Jornal A Crítica - Edição 2193 - 31/03/2024

Page 1

EXPOGRANDE 2024 começa nesta semana com expectativade120milpessoasem11diasdefeira

Evento acontece de 4 a 14 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho

Inicia nesta quinta-feira (4)a84ªediçãodaExpogrande. A exposição, considerada a maior de Mato Grosso do Sul, acontece até o dia 14 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

As obras no local seguem a todo vapor para se readequar

Operações

ao novo modelo da feira. A pista de shows mudará de lugar, passando a ocupar o local que era utilizado como estacionamento para os associados. A antigaarenadeshowsserá"devolvida" aos criadores, voltando a ser o que sempre foi – a pista de julgamentos de bovi-

nos e equinos, onde também tradicionalmente era realizada a cerimônia de abertura oficial daExpogrande.Opresidenteda Associação dos Criadores de MatoGrossodoSul(Acrissul), Guilherme Bumlai, que concedeu entrevista coletiva à imprensa, reafirmou em sua discurso de apresentação da feira, que "a Expogrande é uma das maiores feiras do agronegócio sul-mato-grossense, que atrai

milhares de pessoas todos os anos, bem no coração da América Latina." Segundo ele, a Expogrande é um evento que reúne um público diversificado, entre produtores rurais, empresários, pesquisadores, estudantes e visitantesinteressadosemconhecer as novidades e as oportunidades do setor agropecuário.

"Asmodificaçõesnolay-out do parque permitirão que no-

vos espaços comerciais sejam criados, para atender a grande demanda provocada pelos excelentes resultados da Expogrande do ano passado, deixando a feira visualmente mais bonita", avaliou Bumlai. Este ano a feira tem a presença confirmada de três restaurantes, além de uma vasta praça de alimentação à disposição dos visitantes.

Continua na 3•A

de segurança marcam o fim de semana de Páscoa em Mato Grosso do Sul

FOTO: DIVULGAÇÃO

Prefeita Adriane trabalha para avanços nas obras de saneamento na Comunidade Homex

na página 3•B

Com avanço na educação jurídica, MS terá a 1ª Escola de Direito

MS recebe um novo e importante avanço na área da educação jurídica com a criação da Escola Sul-Mato-Grossense de Direito (ESD), a 1ª escola do ramo do Estado.Idea lizada pelo renomado advogado João Paulo Lacerda, presidente do Instituto deDireitoAdministrativodeMS (IDAMS), a Escola Sul-MatoGrossensedeDireitosurgecomo uma promessa de excelência em formação jurídica

Aquáriocelebradoisanoscomoreferência em conservação e educação ambiental

FOTO: DIVULGAÇÃO

Veja na página 6•A

Nº 2193. • R$ 1,50
CAMPO GRANDE-MS, 31 DE MARÇO DE 2024 DIRETOR EXECUTIVO:
LUIZ CARLOS FEITOSA • EDITADO
DE AGOSTO/1980 Veja na página 5•A
DIVULGAÇÃO
RESUMO EDIÇÃO
JORNALISTA
DESDE: 01
FOTO:
Pagodin O Samba do Caramelo agita o Ponto Bar no domingão de Páscoa. Horário: a partir das 18h | Local: Ponto Bar - R. Dr. Temis tocles, 103 - Centro | Entrada: R$ 5 na portaria Rockers Sound System Os DJs Diego Manciba e Jah Rebel vão representar a cena do reggae no Capivas Cervejaria. Horário: 17h às 23h | Local: Capivas Cervejaria - R. Pedro Celestino, 1079Centro | Entrada: gratuita Páscoa A programação da Páscoa em Família segue até hoje. Com várias atrações na Vila Morena, o espaço ainda conta com o passeio do City Tour, com saídas diárias da Vila Morena, às 19h e 20h. O evento acontece no Espaço Cultural Vila Morena, nos altos da Avenida Afonso Pena, a partir das 17h30.
VEJA NA PÁGINA 2•B
Veja

INVISÍVEIS:

Alguns passaram em brancopelaAssembleia.Jáodeputado Paulo Duarte (foto) é autor de 6 leis de direitos do consumidornosmandatosanteriores. Entre outras, proibiu a cobrança de taxas na emissão de boletosbancáriosecarnês;proibiuacobrançadeencargospor supostafraudejuntocomataxa mensal de serviços; fixou prazos para entrega de bens e serviçospelosfornecedores.Mostrou serviço.

NA MOSCA: Para o sociólogo Luiz F. Pondé, o Brasil só temleisparaquemnãofaz‘happyhour’comospoderososem Brasília. Essa afirmativa irônica retrata bem a opinião pública da maioria das pessoas quando o julgamento envolve figuras influentes da política ou da elite econômica. Raramente a voz das ruas faz ecos nos tribunais.

‘LAVA JATO’: A reviravolta do caso beneficiou inúmeros condenados, réus confessos – como os empresários da Odebrecht queinclusivepublicaramnamídiaaconfissão dos seus atos desonestos na relação com o poder público. O brasileiro acompanhou o episódio e hoje o seu desencanto reflete na política e na justiça.

1-OPINIÃO PÚBLICA: Pode produzir indignação e clamor público. Quase sempre exerce papel relevante, apontando erros e influenciando. Exemplos de recentes decisões judiciais favorecendo políticos daqui e dacolá que repercutirammalnasociedade.Ocidadãoleigoemmatériaprocessual, se apoia nos preceitos da moral e do bom senso.

2-OPINIÃO PÚBLICA: Ela tem peso na política. Pergunta-se: o que pensam as pessoas sobre nossos partidos e políticos?Algunsdospolíticospriorizamosprojetospessoais ou da comunidade? A intenção de muitos eleitores de não votar mais é uma postura decorrente do que se pensa, ouve e acredita sobre os políticos e partidos.

RESUMINDO: Nada de remar contra a maré. Os homens públicos tentam se alinhar ao pensamento da maioria da população, inclusive sobre temas do cotidiano. Lula se manifestouatésobreasdecisõesjudiciaisenvolvendoosjogadores Daniel Alves e Robinho. Já o governador Zema (MG) disparou contra as ‘saidinhas’ das prisões.

DOURADOS: É preciso prestígio para viabilizar a candidatura num grupo de figuras de peso. Posto isso Marçal Filho foi ungido como pré-candidato a prefeito do PSDB com as bênçãos do ex-governador Reinaldo e outras líderes. Agora, vemafasedeconquistaraliadosedaescolhadovice.Lembro: eleição é guerra – se mata ou se morre politicamente.

AQUIDAUANA: No papo com o deputado Marcio Fernandes senti seu otimismo com a candidatura de Felipe Orro,agoracompanheirodoMDB,àprefeituradeAquidauana. Marcio lembrou o peso eleitoral de Felipe, seu relacionamento com todos segmentos da população e de seu trabalho como deputado. Felipe é um apaixonado pela cidade.

BELEZA: Não faltam elogios dos deputados estaduais ao Conselheiro Jerson Domingos na presidência do Tribunal de Contas. Compara-se a imagem atual da Corte com a anterior asuagestão,quandoescândalosdenegriamoórgão.Oprojeto do TC voltado à educação na 1ª. infância, por exemplo, adotado pelos municípios, é copiado por tribunais de outros estados.

INCOERÊNCIA: Os partidos que apostarem em candidaturas laranjas vão perder as cadeiras conquistadas. Mas não há lei garantindo que eventuais cassações pela burla da regra garanta a ascensão automática e privilegiada de mulheres às cadeiras disponíveis. Enfim, pune-se pela infração à lei de paridade, mas as mulheres continuam no prejuízo.

PREVISÕES: Quantos serão os candidatos à prefeito da capital? Muita especulação nesta fase. Em 2008 tivemos 5 pretendentes:NelsonTrad,PedroTeruel,IaraCosta,Henrique Martini e Suél Ferranti. Em 2012 foram 7 os postulantes: Alcides Bernal, Edson Giroto, Marcelo Bluma, Reinaldo Azambuja, Sidney Melo, Suél Ferranti e Vander Loubet.

RETROVISOR: No pleito de 2016 foram 7 os candidatos: Marcos Trad, Alcides Bernal, Marcelo Bluma, Athayde Neri, Pedrossian Filho, Adalton Garcia, Elizeu Amarilha. Em 2020 foram 15: Cris Duarte, Sidnéia Tobias, Esacheu Nascimento, Guto Scarpanti, João H. Catan, Marcelo Bluma, Marcelo Miglioli, Marcio Fernandes, Marcos Trad, Paulo Matos, Pedro Kemp, Sergio Harfouche, Tiago Carvalho e Vinicius Siqueira.

COMPARANDO: EleiçãoéigualCopadeFutebol.Otime que pretende ser campeão não pode ficar escolhendo adversário. No caso da política, o candidato há de ter um projeto de governo e um discurso convincente. A propósito, dois exemplos de ‘azarões’ vencedores: Ari Artuzzi (em Dourados) e Alcides Bernal (em Campo Grande).

Os equívocos do caso Robinho

ACorte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no uso de competência constitucional e regimental, analisou e, por maioria de votos, homologou o pedido de execução da sentença penal condenatória proferida pela Justiça Italiana contra o ex-jogador Robinho. A discussão central travada entre os ministros residiu na aplicação ou não da Lei de Migração aos fatos narrados na sentença condenatória do ex-jogador, uma vez que ocorreram em 2013 e a referida norma entrou em vigor em 2017.

Não há dúvida que o artigo 100, da Lei de Migração, autoriza a transferência da execução da pena, quando o nacional brasileiro for condenado no estrangeiro e preencha os pressupostos legais previstos no parágrafo único do referido dispositivo.

Mas a dúvida é se a lei nova mais gravosa poderia ser aplicada aos fatos ocorridos no passado. Na hipótese de se considerar a referida norma de natureza processual, poderia ser aplicada de imediato. Por outro lado, considerando-se a norma de natureza penal, não poderia ser aplicada aos fatos ocorridos antes da sua entrada em vigor.

A maioria dos ministros, de forma equivocada ao meu sentir, entenderam que a Lei de Migração é plena e imediatamente aplicável aos fatos tratados na ação penal promovida contra o exjogador Robinho, por entender que se tratar de norma processual, incidindo o princípio do tempus regit actum.

A norma tratada no referido artigo 100 da Lei de Migração, nem de longe pode ser considerada puramente processual.

Pois bem.

Não há dúvida que a norma que trata da “Transferência de Execução da Pena” tem natureza penal e não processual, uma vez que estabelece a possibilidade do cumprimento da pena privativa de liberdade no Brasil, referente a título executivo proferido no estrangeiro. A norma que trata sobre cumprimento da pena é, eminentemente, uma norma de direito material e não procedimental, razão pela qual não pode retroagir para alcançar fatos do passado, conforme preconiza o artigo 5º, XL, da Constituição Federal.

AntesdaentradaemvigordaLeideMigração,aúnicaprevisão no âmbito penal de cumprimento dos efeitos da condenação estrangeira contra brasileiro nato, consistia na possibilidade da

execução dos efeitos secundários da pena, ou seja, da reparação dos danos, nos termos do artigo 9º, inciso I. Portanto, a Lei de Migração, ao autorizar a execução da pena privativa de liberdade no Brasil, trouxe uma inovação mais gravosa, de natureza material, o que impede sua aplicação retroativa.

Com efeito, consoante destacado acima, a Lei de Migração entrou em vigor após a prática do crime pelo qual o jogador foi condenado em solo italiano.

Considerando que a Lei trouxe uma possibilidade de brasileiro nato cumprir pena estrangeira no território nacional, não há como admitir a sua aplicação imediata para alcançar os fatos pretéritos.

Não há dúvida da gravidade dos fatos imputados ao ex-jogador, bem como que, aparentemente, foi possibilitado a ele o exercício pleno do direito de defesa. O que não se pode admitir é a supressão de um direito fundamental, mesmo de um condenado, ou por se tratar de um crime gravíssimo.

Outro equívoco foi a determinação do imediato cumprimento da sentença penal homologada pela Corte Especial do STJ.

AConstituiçãodaRepública,emseuartigo105,incisoI,alínea “i”, estabelece que o Superior Tribunal de Justiça tem competência para analisar e homologar sentença estrangeira para ser executada em território brasileiro. Todavia, nos termos do artigo 109, X, da Constituição, compete à Justiça Federal de primeira instância executar a sentença estrangeira homologada. Dessa forma, não compete ao STJ determinar o regime inicial de cumprimento da pena, muito menos determinar que a Justiça Federal agisse no sentido de dar imediato cumprimento da decisão homologatória.

Não se pode admitir que a justiça brasileira seja pendular, que oscila de acordo com o cliente ou com a gravidade abstrata dos fatos. A irretroatividade da norma penal é uma garantia fundamental dos seres humanos preconizada na Constituição da República, portanto, cláusula pétrea que não está sujeita a ser suprimida, nem mesmo por uma emenda constitucional.

O autor é advogado criminalista. Mestre em Direito Penal pela PUC-SP. Latin Legum Magister (LL.M) em Direito Penal Econômico pelo Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa – IDP. Especialista em Blanqueo de Capitales pela Universidade de Salamanca.

O perigo do cancelamento

Jornal

Editado por: CNC.BR Centro Nacional de Comunicações Ltda CNPJ-MF 04.501.305/0001-38

Jornalista profissional LUIZ CARLOS FEITOSA - DRT/MS 105/L.1/F.53

Diretor Executivo

ELIZETE CONCEIÇÃO RODRIGUES FEITOSA

Diretora Financeira

FONE: (67) 3317-7890

FAX: (67) 3317-7894

Redação, Administração, Departamento Comercial e Parque Gráfico: Av. Júlio de Castilhos, 1747 • Sede própria - 79100-901 - C. Grande-MS

Representante: TÁBULA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

São Paulo - (0xx-11) 5507-5599 - Brasília - (0xx-61) 3242-7460

Whatsapp: (67) 99974-5440 Facebook: /acritica.jornal

Youtube: /wwwacriticanet Instagram: /acriticadecampogrande

Na Grécia Antiga, Platão afirmava que "o ápice da educação é a tolerância", uma ideia que permaneceu através dos séculos. No entanto, os tempos modernos, especialmente com a ascensão das redes sociais e da cultura digital, nos confrontam com uma realidade desafiadora. O que deveria ser um espaço de intercâmbio de ideias e saberes, muitas vezes se transforma em um campo de batalha, onde a compreensão é substituída pela intolerância e pelo cancelamento.

Cristina Navalon (*) de forma física e emocional. É incumbido aquela pessoa um status de “criminoso social”.

O impacto psicológico dessa rejeição social costuma ser profundo e duradouro, deixando cicatrizes emocionais que desafiam a autoestima e o bem-estar de cada um. É crucial buscar apoio psicológico para lidar com os desafios impostos por essa experiência. Participar de terapias individuais e ter práticas de autocuidado auxiliam no desenvolvimento de uma resiliência emocional, e cuidar da mente nesse processo é fundamental.

A internet, longe de ser apenas uma ferramenta de conexão global, se tornou palco para manifestações de ódio e preconceito. O fenômeno do cancelamento, definido como a prática de hostilizar alguém publicamente por suas opiniõesoucomportamentosconsideradosinadequados,temganhado relevância alarmante. Nesse contexto, cancelar alguém não apenasévistocomoumademonstraçãodesuperioridademoral, mas também como uma forma de punição. A grande questão que fica é: como cuidar da saúde mental diante dessa perspectiva?

As consequências práticas da rejeição virtual podem ser devastadoras. O cancelamento pode levar à perda de oportunidades profissionais, sociais e pessoais. A vítima dessa situação costumaenfrentarboicotesemsuacarreira,émarginalizadaem seu círculo social e sofre até mesmo ameaças à sua segurança,

É preciso lembrar que todos nós cometemos erros, e podemos aprender e crescer com eles. A cultura do cancelamento não define valia ou o valor intrínseco de uma pessoa. Pelo contrário, mostra que nós podemos ser bem piores do que aquela atitude que reprovamos. Cultivar a empatia e o perdão, tanto conosco quanto para os outros, é o passo fundamental para abandonarmos de vez essa indústria do ódio, e recuperarmos o lado humano da sociedade.

(*) A autora é é psicóloga com formação pela Universidade Metodista de São Paulo com especialização em Psicanálise do Adolescente, Psicossomática e Doenças Mentais.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 31 de março de 2024 2•A OPINIÃO
afiliado a

STF pode rever restrição de foro privilegiado depois de prisão de Brazão

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a discutir a partir de sexta-feira (29) no plenário virtual, o alcance do foro por prerrogativa de função, ou foro privilegiado.

Desde 2018, a regra em vigor determina que o foro se aplica apenas aos crimes cometidosporautoridadesdurante o mandato e relacionados ao exercício do cargo. Contudo, ainda não é um tema pacificado na Corte. O julgamento vai até 8 de abril. O caso foi enviado para o plenário do Supremo no último dia 14 pelo relator, ministro Gilmar Mendes. No despacho, ele apontou que o julgamento pode recalibrar os contornos do foro privilegiado. "No caso dos autos, a tese trazida a debatenãoapenasérelevante,como também pode reconfigurar o alcance de um instituto que é essencial para assegurar o livre exercício de cargos públicos e mandatos eletivos, garantindo autonomia aos seus titulares", afirmou o ministro.

O julgamento vai ser realizado em meio ao debate sobre acompetênciadoSupremopara

analisar o caso do deputado

Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), preso no último domingo sob suspeita de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 2018. Brazão ocupava o cargo de vereador na época do crime. A discussão no plenário virtual será em torno de um caso concreto: um habeas corpus ajuizadopelosenadorZequinha Marinho (Podemos-PA). Ele pede a declaração de incompetência da Justiça do Distrito Federal para julgá-lo por suspeita de "rachadinha", praticada entre 2007 e 2015, quando ele era deputado federal. Ele argumenta que, desde 2007, desempenhou cargos com foro privativo sem interrupção. Por isso, entende que a competência para julgá-lo é do Supremo. A previsão hoje vigente no Supremo consta na Ação Penal 937.

OABvai

apresentarpareceraLulacontraprojeto que estabelece fim das “saidinhas” de presos

Proposta que apresenta modificações na Lei de Execução Penal pode comprometer princípios essenciais do Estado Democrático de Direito, de acordo com Ordem dos Advogados do Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um parecer sobre o projeto de lei que acaba com a saída temporária de presos em datas comemorativas, conhecida como "saidinha".Odocumentofoiaprovado durante sessão do Conselho Pleno de segunda-feira, 25, e aponta possíveis impactos nas garantias fundamentais asseguradas pela Constituição Federal de 1988.

A proposta aprovada na última quarta-feira, 20, pela Câmara dos Deputados, segue agora para a sanção ou veto de Lula. Segundo OAB, há divergência quanto os artigos do projeto de lei que propõe

EXPOGRANDE 2024 começa nesta semana com expectativade120milpessoasem11diasdefeira

CONTNUAÇÃO DA CAPA

A Expogrande já tem 17 leilões confirmados, de gado de corte, reprodutores, matrizes, além de equinos de várias raças.Nototal,entrejulgamentos e para comercialização a feira reunirá este ano 11 raças.

Inclusive, o primeiro leilão que aconteceu no último dia 23,promovidapelaNeloreSete

Estrelas, faturou R$

LEILÕES

04/04 – Quinta-feira

Leilão Virtual de Corte Acrissul

Local: A definir

1.099.200,00 com a venda de 40 reprodutores nelore P.O, registrando a média de R$ 30.533,00 por animal. O leilão foi organizado pela Central Leilões e pela Leiloboi Leilões Rurais. O lote 7 foi o mais valorizado da tarde, alcançandoopreçodeR$90mildurante o leilão, depois de acirrada disputa entre os compradores. O animal é um touro nelore P.O de 30 meses.

Leiloeira: Leiloboi Leilões Rurais LTDA.

05/04 – Sexta-feira

Leilão Girolando Fazenda Três Nascentes

Horas: 19h

Local: Tatersal de elite 2

Leiloeira: Leiloboi Leilões Rurais LTDA

Leilão Potros do Cerrado Cavalo Crioulo

Horas: 19h

Local: Criadores de Cavalo Crioulo MS

Leiloeiras: União e Taquari Horse Leilões

06/04 – Sábado

Leilão

08/04 – Segunda-feira

38º

Local:

Leiloeiras:

09/04

Leilão

Local:

Leiloeira:

Leilão de Corte Barbosa - Horas: 13 às 19h

Local:

Leiloeira: EBS Eventos Eireli

10/04 – Quarta-feira

Leilão Grupo Rezende - Horas: 19h

Local: Tatersal de elite 1

Leiloeira: Capitaliza Leilões Rurais

11/04 – Quinta-feira

Leilão Fazenda - Horas: 19h

Neste ano, a expectativa da Acrissul é atrair um público de 120 mil visitantes durante os 11 dias. No ano passado a feira recebeu em torno de 102 mil pessoas. "Em termos de negócios a Expogrande deve ter um movimento interno de R$ 150 milhões. E esse número pode ser superado," prevê o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai.

Local: Tatersal de elite 1

Leiloeiras: Capitaliza Leilões Rurais

12/04 – Sexta-feira

Leilão Agropecuária- Horas: 19h

Local: Tatersal de elite 1

Leiloeira: Capitaliza Leilões Rurais

13/04 – Sábado

Leilão Cavalo - Horas: 19h

Local: Tatersal de elite 2

Realização:Assoc.CriadoresdaRaçaPantaneira

Leiloeiras: Taquari Horse Leilões Rurais

Leilão BPW (Corte) - Horas: 12h

Local: Tatersal de elite 1

Leiloeira: Capitaliza Leilões Rurais

14/04 – Domingo

3º Leilão Patriarca Genética Aditiva

Horas: 12h às 20h

Local: Tatersal de elite 1

Leiloeiras: Programa Leilões Rurais

CURSO

Mapeamento e Pilotagem de Drone Agrícolas

Turma 1 – 8 e 9 de abril

Turma 2 – 10 e 11 de abril

Inscrições limitadas: 15 vagas por turma -

Shows musicais

Dia 04/04, quinta-feira: Victor e Léo

Dia 05/04, sexta-feira: Lauana Prado / Gustavo Mioto

Dia 06/04, sábado: Henrique e Juliano

DIa 07/04, domingo: Fred e Fabrício (Entrada franca )

Dia12/04,sexta-feira: AnaCastela/Rayane e Rafaela

Dia 13/04, sábado: Simone Mendes

Dia 14/04, domingo: Guilherme e Santiago – (Entrada franca)

modificações na Lei de Execução Penal. Se sancionada, projeto pode comprometer princípios essenciais do Estado Democrático de Direito e objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, de acordo com o texto. "A saída temporária, como era prevista, era um instrumento de execução da pena privativa de liberdade voltado a fortalecer vínculos familiares, reduzir tensões carcerárias e possibilitar a reintegração social do preso. É dever do Estado garantir que a execução da pena ocorra de modo humanizado, porque a Constituição Federal de 1988 proíbe a utilização de penas cruéis e tratamento de-

gradante, além de assegurar aos presos o respeito à integridade moral", apresenta o parecer.

AOrdeminformaque,caso o presidente opte pela sanção do projeto, não será descartado a possibilidade de apresentação de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental(ADPF)juntoao Supremo Tribunal Federal (STF) para avaliar a constitucionalidade do projeto.

O que estabelece o projeto de lei? - O texto já passou por alterações no Senado Federal e foi aprovado como estava, suavizando a proposição inicial da Câmara, quando indicava o fim integral da saída temporária, isto é, em qualquer possibilidade.

Na atual regra, a autorização é dada aos detentos que tenham cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de primeira condenação, e um quarto, quando reincidentes. Por enquanto, a medida vale, também, para detentos que

estejamnoregimesemiaberto, apresentem bom comportamento e já tenham cumprido ao menos um sexto da pena. Para os que se enquadram nesses requisitos, há a possibilidade de passar datas comemorativas fora dos presídios cinco vezes ao ano. As "saidinhas" ocorrem até cinco vezes por ano e não podem ultrapassar o período de sete dias. Se sancionada pelo presidente, a proposta vai manter o beneficio apenas para o caso de condenados inscritos em cursos profissionalizantes ou que cursem os ensinos médio e superior, somente pelo tempo necessário para essas atividades. O projeto também prevê a exigência de exames criminológicos para a progressão de regime penal e o monitoramento eletrônico obrigatório dos detentos que passam para os regimes semiabertos e aberto. O exame avalia "autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade".

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 31 de março de 2024 3•A Nacional
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
FOTOS:
FOTO:
IPB (Fêmeas) - Horas: 12h Local: Tatersal de Elite 1 Leiloeiras: Programa Leilões Rurais Leilão Comitiva 2024 Horas: 15h Local: Tatersal de elite 2 Leiloeiras: Taquari Horse Leilões Rurais 07/04 – Domingo Leilão Nelore MS (Corte) - Horas: 12h Local: Tatersal de Elite 2 Leiloeira: Capitaliza Leilões Rurais
Leilão Max QM - Horas: 19h
Tatersal de Elite 1
67 Leilões e Taquari Horse Leilões
– Terça-feira
Capitaliza
Corte
- Horas: 19h
Tatersal de Elite 1
Capitaliza Leilões Rurais
Tatersal de elite 2

FOTOS:

Ministério da Saúde libera mais de R$ 4 milhões para medicamentos em MS

Recursos destinados ao SUS fortalecem a Assistência Farmacêutica no combate à dengue e outras doenças no Estado

Mato Grosso do Sul irá receber um aporte financeiro de R$ 4.067.174,00 para reforçar o Componente Básico da Assistência Farmacêutica (Cbaf). Esse incremento beneficiará a população do Estado noacessoamedicamentospara o tratamento da dengue, entre outras doenças abordadas na Atenção Primária à Saúde. Cadamunicípioreceberáum valor específico, destinado à aquisição de fármacos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). A distribuição dos

recursosfoicalculadacombase emdadospopulacionaiseocorrerá em parcela única, prometendo ser efetivada em breve. Campo Grande irá receber umrepassedeR$1.254.375,00, seguida por Dourados com R$ 312.129,00 e Três Lagoas, que receberá R$ 169.943,00. A iniciativa complementa outras ações do Ministério da Saúde, como o suporte financeiro de mais de R$ 79 milhões disponibilizado para o enfrentamento de emergências sanitárias em diversos estados e municípios.

Legislativo Municipal

Aquário celebra dois anos como referência em conservação e educação ambiental

Em Campo Grande, o Bioparque Pantanal, reconhecido como o maior aquário de água doce do mundo, completa dois anos de operações, destacando-se como um importante centro de conservação, pesquisa científica e educação ambiental. Neste período, o Bioparque abrigou mais de 42

Maior aquário de água doce do mundo marca aniversário com evento científico e destaca papel na educação ambiental mil animais de 382 espécies e recebeu cerca de 700 mil visitantes provenientes de 129 países,consolidando-secomoum essencial destino turístico de ciência e contemplação. O governador Eduardo Riedel, presente na cerimônia de abertura, enfatizou a importância do Bioparque na forma-

FOTO: DIVULGAÇÃO

ção educacional de crianças e adolescentes do estado. "O Bioparque desempenha um papel fundamental na educaçãoambiental,oferecendouma nova perspectiva sobre o Pantanal e incentivando a formação de uma consciência diferenciada em relação ao nosso bioma", disse Riedel. O Bioparque Pantanal é lar de 382 espécies de água doce, com destaque para a reprodução de 62 espécies distintas, resultando em 2 mil nascimentos. Entre os feitos, destacamse15registrosinéditosnomun-

do e 12 no Brasil, incluindo três espécies ameaçadas de extinção."Esteespaçonãoapenas elevou o Pantanal a uma nova dimensão em termos de inclusão e turismo, mas também se tornou um polo de pesquisa e disseminação de conhecimentoinestimável",completou o governador. Ajornada técnico-científicarepresentauma oportunidade única para o avanço do conhecimento sobre o bioma pantaneiro, a promoção daconservaçãoeofortalecimentodaculturasul-mato-grossense, brasileira e pantaneira.

FOTO: DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Saúde - Na sessão de terça-feira (26), foi aprovado com urgência o projeto de lei 11.287/24, proposto pela Mesa Diretora, que cria o Plano de Aplicação de Recursos do Fundo de Investimentos Sociais, destinando apoio a entidades de assistência social e saúde. O vereador Delei Pinheiro (PP), 1º secretário da Casa, anunciou que várias instituições na área da saúde serão beneficiadas em 2024, incluindo a Maternidade Cândido Mariano, Associação dos Diabéticos, e outras entidades focadas em reabilitação, diagnóstico, assistência a deficientes visuais e suporte à saúde feminina na polícia militar, entre outras.

Segurança - O vereador Dr. Sandro Benites pediu à prefeita Adriane Lopes que aumente a segurança, melhore a iluminação, e promova a revitalização da ponte e a poda de árvores no Parque Ecológico Águas do Prosa, visando beneficiar os moradores do condomínio Jardins do Jatobá e a região do Bairro Chácara Cachoeira. Atendendo aos pedidos dos residentes, Benites reuniu-se com Marcelo Miglioli, secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP), na segunda-feira (25/3), para apresentar as demandas pessoalmente.

Champions Burguers

O vereador Clodoilson Pires desempenhou um papel crucialnoChampionBurguers, evento realizado no último fim desemana(22a24),graçasà sua lei que cria a Semana Municipal do Hambúrguer e designaodia28demaiocomo o Dia Municipal do Hambúrguer. O festival apresentou uma vasta seleção de hambúrgueres, desde os tradicionais até os mais inovadores e gourmet,preparadosporchefs em food trucks e barracas, utilizando ingredientes frescos e atraindo muitos visitantes.

Motoristas de aplicativo

O vereador Coronel Villasanti participou, na ultima terça-feira (26), de uma carreata organizada pela Frente MS – Motoristas de Aplicativo, a convite do representante dos motoristas, Fuad Salamene Neto. A carreata foi para protestar contra a proposta do Governo Federal de regulamentar as atividades dos motoristas de aplicativo. Os motoristas criticam a falta de consulta e consideraçãonasdiscussões do Projeto de Lei Complementar, que visa modificar o serviço oferecido pelas operadoras de transporte remunerado privado individual, alegando que as mudanças não são vantajosas para a categoria.

Direitos da Mulher

Nomêsdemarço,comoparte das celebrações do Dia da Mulher, ocorreu uma cerimônia no Plenário Edroim Reverdito para homenagear mulheres que foram presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O evento, que aconteceu na segunda-feira (25), contou com a presença de autoridades e ativistas, sendo organizado pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Campo Grande, sob a liderança da vereadora Luiza Ribeiro.

Cultura

Nasessãodeterça-feira(26), EdnalvaOliveira,presidenteda Confraria da Arte e do Artesanato das Moreninhas, falou na Tribuna sobre a contribuição da instituição para a cultura local e a necessidade de apoio, especialmente em relação aos editais públicos.

O convite partiu do vereador Valdir Gomes. Oliveira destacou que a Confraria, que atua no Centro Comunitário da Moreninha II e promove espaço para artistas locais, conta com quase 6 mil artesãos. Este ano, inclusive, o grupo organizou um bloco carnavalesco, evidenciando sua ativa participação na cultura local.

Leitor do Ano

A prefeita Adriane Lopes sancionou uma lei, proposta pelo vereador Ronilço Guerreiro, que cria a premiação "Leitor do Ano" para estudantes do ensino fundamental das escolas públicas municipais. Publicada no Diário Oficial do Município sob o nº 7.213, em 25 de março de 2024, a iniciativa busca não apenas reconhecer os alunos que já apreciam a leitura, mas também incentivar aqueles menos habituados a ler a começarem a explorar o mundo doslivros,visandoaformaçãodeumacomunidadeleitora na cidade.

Lar do Idoso

Na sessão de terça-feira (26), Ivan Queiroz, presidente da Sirpha – Lar do Idoso, discursou na Tribuna sobre a situaçãodaentidade,enfatizandoaimportânciadasemendas parlamentares e das doações de imposto de renda como apoio fundamental aos projetos e atividades da instituição, que se dedica ao acolhimento e proteção de idosos em risco e vulnerabilidade social. O convite para a fala partiu do vereador Prof. Juari.

FOTO: DIVULGAÇÃO

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 31 de março de 2024 4•A Geral
DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Em Campo Grande, o Bioparque Pantanal, reconhecido como o maior aquário de água doce do mundo, completa dois anos de operações

CODECON aprova projetos de indústria têxtil que atende grandes marcas no país

Os investimentos aprovados representam um significativo aporte de recursos na economia e vai movimentar o conjunto da atividade industrial

O Conselho Municipal deDesenvolvimentoEconômico(Codecon)sereuniunaquarta-feira (27), de forma extraordinária, para votar dois projetos que vão trazer mais emprego e desenvolvimento para Campo Grande. Um dos projetos aprovados é da empresa indústria têxtil Kabriolli, sediada noPoloEmpresarialOeste,que atende grandes marcas como C&A, Marisa, Renner, Zara, Luigi Bertolli e outras. O outro projetoédaempresaMarinello, que atua no setor varejista, o que mais emprega na Capital. Segundo dados do Boletim Econômico, publicado pela SecretariaMunicipaldeInovação, Desenvolvimento EconômicoeAgronegócio(Sidagro), nos últimos 12 meses até fevereiro de 2024, foram gerados em Campo Grande 7.778 novos postos de trabalho formais. Com isso, o estoque de empregos formais atingiu 243.858 trabalhadores com carteira assinada, 81,24% desses empre-

gos concentrados no setor de serviços (incluindo o comércio). Com a aprovação dos projetos, que agora seguem para análise da Câmara Municipal, a expectativa é que 148 vagas sejam mantidas e dez sejam abertasemCampoGrande,tanto no setor industrial, como no comércio varejista, já que a segunda empresa que teve benefíciosaprovados,atuanadistribuição de peças para veículos automotores e na prestação deserviçosdemanutençãoveicular.

Para o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, a principal conquista é sempre a geração e a manutenção de postos de trabalho.“Essesnúmerosdemonstram o potencial dos projetos aprovados em promover a inserção e a qualificação profissionaldoscampo-grandensese de quem escolhe viver aqui no mercado de trabalho”, conclui.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Intenção de consumo das famílias registra leve recuo em fevereiro na Capital

A pesquisa aponta que a maioria (61,8%) tem uma perspectiva profissional positiva para os próximos seis meses

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande registrou um leve recuo no mês de março, comparado a fevereiro, ficando em 110,1 pontos ante os 110,9 do mês anterior, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Uma redução de – 0,8%. A pesquisa aponta que a maioria (61,8%) tem uma perspectiva profissional positiva para os próximos seis meses. Já em relação à renda atual, 47,9% afirmam que está igual ao ano passadoe39,9%dosentrevistados estão comprando a mesma coisa, em relação ao mesmo período de 2023. Dos sete indica-

dores apurados, cinco apresentaram índices negativos. Entre as maiores variações estão o momento para duráveis (3,8%), compra a prazo – acesso ao crédito (-1,9%) e nível de consumo atual (-1,2%). O maior índice positivo foi registrado pela perspectiva de consumo (1,6%). “Uma pequena variação, praticamente de estabilidade, que demonstra que o consumidorestácauteloso,mas que não reduziu significativamente o consumo. Provavelmente, com alguns reflexos do início do ano, de pagamento de contas”, afirma a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira.

Com avanço na educação jurídica, Mato Grosso do Sul terá a 1ª Escola de Direito

Escola de Direito foi idealizada pelo advogado administrativista João Paulo Lacerda

Mato Grosso do Sul recebe um novo e importante avanço na área da educação jurídica com a criação da Escola Sul-Mato-Grossense de Direito (ESD), a primeira escola do ramo do Estado.

Idealizada pelo renomado advogado João Paulo Lacerda, presidente do Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul (IDAMS), a Escola Sul-Mato-Grossense de Direito (ESD) surge como uma promessadeexcelênciaemformação jurídica, marcando um momento significativo no desenvolvimento acadêmico e profissional do estado, com uma ampla gama de cursos de especialização, capacitação, treinamento, aperfeiçoamento e mestrado em diversas áreas do direito, oferecidas por um corpo docente altamente capacitado, proveniente não apenas do Mato Grosso do Sul, mas de todo o país e até mesmo do exterior.

João Paulo Lacerda, CEO da Escola, ressalta que os alunos terão a oportunidade não apenasdeadquirirconhecimentos teóricos sólidos, mas também de desenvolver habilida-

FOTO: DIVULGAÇÃO

des práticas essenciais para o sucesso profissional. "Nosso objetivo é conceber uma escola com uma abordagem diferenciada, com uma experiência educacional enriquecedora e abrangente, que não apenas forneça conteúdo técnico de qualidade, mas também eleve o status profissional de nossos alunos", assegurou. Além disso, um dos destaques da ESD, segundo o CEO da Escola, é sua parceria com grandes universidades do país, garantindo que as especializações oferecidas sejam certificadas por instituições de renome nacional e internacional. “Além disso, a instituição tem comofocoapromoçãodeeventos acadêmicos, tais como con-

gressos,seminárioseconferências, que proporcionarão um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências entre alunos, professores e profissionais do direito” enfatizou Lacerda.

Com vasta experiência em Direito Administrativo e ocupando cargos de destaque na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), João Paulo Lacerda é uma figura reconhecida pela suadedicaçãoaoaprimoramento e desenvolvimento do DireitoemMS."AEscolaSul-MatoGrossense de Direito chega em um momento crucial para a

educação jurídica em nosso estado. Estamos ocupando um espaçoimportanteepreenchendo uma lacuna necessária neste campo. A ESD representa não apenas a abertura de uma instituição de ensino, mas também umnovocapítulonahistóriada formação jurídica em Mato Grosso do Sul, solidificando a posição do estado como um polo de excelência acadêmica no campo do Direito. Nosso compromisso é oferecer uma educação de excelência, preparando nossos alunos para os desafios do mundo jurídico", conclui João Paulo Lacerda.

Serviço - Para mais informações, basta seguir as redes sociais da Escola: @escolasulmatogrossensedireito.

FOTO: DIVULGAÇÃO

MinistériodaAgriculturareconheceMScomo área livre de febre aftosa sem vacinação

O Ministério da Agricultura (Mapa) publicou uma portaria na última segunda-feira (25) reconhecendo Mato Grosso do Sul e outros 16 estados brasileiros como áreas livres de febre aftosa sem necessidade de vacinação. Este reconhecimento é um marco para o Mato Grosso do Sul, que realizou a última campanha de vacinação contra a febre aftosa em novembro de 2022 e hoje possui um rebanho

JaimeVerruck,Secretáriode

Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), ressaltou a eficácia da gestão sanitária no estado, em colaboração com o Instituto de Agricultura e Pecuária (Iagro) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Mapa)."Aconquista é vista como um passo importante para o reconhecimento internacional, que permitirá à carne sul-mato-grossense alcançar novos mercados", informa.

Marco histórico para a agropecuária: Estado se junta a outros 16 entes federativos no Brasil alcançando status sanitário avançado de mais de 18 milhões de cabeças. O Governador Eduardo Riedel expressou o significado deste avanço como um reflexo do trabalho contínuo e dedicadonoestado,queagorapromete ampliar ainda mais o reconhecimento internacional da carne bovina sul-matogrossense. "Esta nova classificação não apenas destaca a qualidade e segurança sanitária dos produtos agropecuários do estado, mas também abre portas para a expansão de mercados internacionais", revela.

A portaria do Ministério da Agricultura também estabelece diretrizes para o armazenamento, comercialização e uso da vacina contra a febre aftosa nos estados reconhecidos. A vacinação só será permitida com autorização do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério. Além disso, o trânsito de animais vacinados e o ingressodebovinosebubalinos vacinadosnosestadosreconhecidos como livres da doença semvacinaçãoestãoproibidos, a menos que rotas específicas sejam estabelecidas pelo Serviço Veterinário Oficial.

MS redistribui vacinas contra dengue para outros Estados diante da baixa procura

Além do remanejamento de doses, novas estratégias estão sendo planejadas

Estados com lotes excedentes de vacinas de dengue prestes a vencer serão "emprestados" e repostos para evitar desperdício, numa estratégia para ampliaracoberturavacinalnopaís Na tarde de quinta-feira (27), o Ministério da Saúde solicitou aos estados a redistribuição de doses da vacina com prazo de validade até 30 de abril, numa ten-

tativa de otimizar o uso dos insumos e evitar desperdícios. MS confirmou a disponibilidade para participar desta iniciativa. A quantidade específica de doses a ser re distribuída aindanãofoideterminada,mas a medida adotada é vista como um "empréstimo" de lotes, que serão posteriormente repostos pelo Ministério com vacinas de validade mais extensa. A nota técnica do Ministério es-

clarece que esta ação não se trata de uma doação, mas de um remaneja mento estratégico de lotes com base na disponibilidade e na demanda por vacinas contra a dengue em todooterritórionacional.Além do remane jamento de doses,

novas estratégias estão sendo planejadas para incentivar a vacinação e ampliar a cobertura contra a dengue no país, uma doença que continua representando um desafio significativo para a saúde pública brasileira.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 31 de março de 2024 5•A Direito
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Escola de Direito foi idealizada pelo advogado administrativista João Paulo Lacerda

Promotor Romão Avila Jr é nomeado novo procuradorgeral de Justiça do MPMS

Eleito pela maioria, Romão Avila assumirá o cargo em maio para a evolução institucional e a defesa da Justiça

O promotor de Justiça do Ministério Público de Mato GrossodoSul(MPMS),Romão AvilaMilhanJunior,foinomeado procurador-geral de Justiça, conforme publicação na edição do Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (27). A posse está agendada para o dia 3 de maio de 2024, após sua escolha expressiva pelos membros da carreira do Ministério Público do Estado em eleição realizada no dia 22 de março.

O promotor foi designado ao cargo pelo Decreto “P” nº 217, de 26 de março de 2024, assinado pelo governador Eduardo Riedel. O decreto de-

lineia o mandato do procurador para o biênio 2024/2026, refletindo o resultado da eleição em que Milhan Junior alcançou uma aprovação de 98,63%, representada por 216 dos 219 votos possíveis. Diante de sua nomeação, MilhanJuniorexpressaumprofundo senso de dever para com o cargo que ocupará, ressaltando o peso da responsabilidade recebidatantopelaclassequanto pelo Governador do Estado. "Assumir a Procuradoria-GeraldeJustiçaéumahonraetraz consigo um compromisso com a justiça e a defesa incansável dos direitos dos cidadãos do MS," declara o nomeado.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Cel David é homenageado na celebração de 37 anos da Polícia Militar Ambiental

Solenidade reconhece o papel do deputado na história da PMA e destaca inovações e avanços na proteção ambiental do Estado

Em uma solenidade mar cante realizada na manhã da última quarta-feira (27), em Campo Grande, a Polícia Militar Ambiental (PMA) comemorou seus 37 anos, homenageando o deputado estadual Coronel David (PL) por sua contribuiçãosignificativaàinstituição. O parlamentar, que liderouaPMAentre2000e2002, foi reconhecido por seu papel crucial na coordenação das operações de fiscalização ambiental em Mato Grosso do Sul, um estado com uma vasta área territorial que inclui parte significativa do Pantanal.

Durante sua gestão como comandante, Coronel David enfrentou desafios para consolidar a PMA como uma das principais referências em policiamento ambiental no Brasil. “Parabenizo esses dedicados homens e mulheres que, há

quase quatro décadas, combatem crimes ambientais e protegem nossa sociedade”, destacou o deputado durante a celebração.

O evento também foi palco para a entrega de novas viaturas e embarcações, ampliando as capacidades da PMA na repressão e prevenção de crimes contra o meio ambiente. Estes recursosvisamfortaleceraproteção dos recursos naturais do estado,sobretudonasalvaguarda da biodiversidade e dos ecossistemas únicos do Pantanal. A história da PMA remonta à sua fundação com o objetivo inicial de combater a caça indiscriminada de jacarés. Hoje, a unidade é a maior da PolíciaMilitardoMatoGrosso doSul(PMMS),contandocom um efetivo de 360 profissionais dedicados à proteção ambiental em todo o Estado.

PL bate o martelo e define ex-deputado como pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande

Segundo o deputado federal Marcos Pollon, a escolha por Tavares teve a palavra final do ex-presidente Jair Bolsonaro

Nem Coronel David, JoãoHenriqueouCapitãoContar. Após várias sugestões de nomesquepoderiamconcorrer à Prefeitura de Campo Grande, o Partido Liberal (PL) oficializou o ex-deputado estadual Rafael Tavares como seu précandidato.

Em entrevista a uma emissora de rádio na manhã da última segunda-feira (25), o deputado federal e presidente do PL/MS, Marcos Pollon, enfatizou que a candidatura de Tavares não se baseia apenas em sua associação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas na adoção de um "padrão Bolsonaro" de governança. "CampoGrandemerece,eterá se for uma gestão do PL, um modelo de governança com o

Parceria entre OAB/MS e Faculdade Insted oferece desconto em pós para advogados

Convenção entre instituições proporciona benefício em curso de LLM em Direito Administrativo, com início das aulas previsto para a próxima sexta-feira

AOrdemdosAdvogadosdo Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), e a Faculdade Insted anunciaram um convênio que promete facilitar o acesso à educação especializada para profissionais do Direito.

Pormeiodessaparceria,será concedidoumdescontode25% nas mensalidades da pós-graduação em LLM em Direito Administrativo,visandooaprimoramentoeespecializaçãoda advocacia na área.

Neca Chaves Bumlai, Diretora da Faculdade Insted, destacou a importância dessa iniciativa. "O convênio reforça o compromissodasentidadesem promover o acesso à educação de qualidade e especializada para os profissionais do Direito, reconhecendo a importância do aprimoramento contínuo nesta área fundamental do conhecimento jurídico”, afirmou.

O curso, que tem duração de 12 meses e uma carga horária total de 360 horas, inicia suas aulas na próxima sexta-feira. Será ofertado tanto na modalidade presencial quanto online ao vivo, atendendo às necessidades de todos os estudantes que desejam cursar de forma remota.

Osinteressadosemaproveitar essa oportunidade devem realizar suas matrículas acessando o site insted.edu.br ou entrando em contato pelo telefone/WhatsApp (67) 32015999. Para garantir o desconto, é necessária a apresentação da carteira da OAB/MS no momento da matrícula.

FOTO: DIVULGAÇÃO

'Padrão Bolsonaro', o que significa muita coisa. A meta é fazer de Mato Grosso do Sul, o melhor IDH do Brasil, elevar a renda per capta da cidade, aumentando também as condiçõesdeempregabilidade e indicadores sociais", explica. Segundo Pollon, a escolha por Tavares teve a palavra final do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ex-Chefe do

Executivo havia cantado a bola em fevereiro de que João Henrique Catan seria um nome para representar Campo Grande nas eleições municipais. "Não queremos impor o nome em Mato Grosso do Sul, e ainda não está 'batido o martelo', mas, se der tudo certo, será Catan", afirmou. Tavaresteveomandatocassado no começo do mês, porque o Tribunal Superior Elei-

toral (TSE) manteve decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/ MS) em que anulou os votos recebidos pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB/MS). A Justiça Eleitoral entendeu que houve "abuso de poder e fraude na cota de gênero nas eleições de 2022", conforme consta no Recurso Ordinário Eleitoral 060182264.2022.6.12.0000.

Vice-governadorBarbosinhairá deixar PP para migrar ao PSD

Com a ‘bênção’ de Gilberto Kassab e apoio do senador

Nelsinho Trad, Barbosinha alinha-se ao PSD para as próximas eleições municipais

Ovice-governador de MS, Barbosinha, vai migrar para o Partido Social Democrático (PSD). A informação foi confirmada pelo presidente estadual sigla em MS, o senador Nelsinho Trad. Marcando a saída de Barbosinha do Progressistas (PP), a nova filiação ao PSD sinaliza as intenções do vice-governador em con-

FOTO: DIVULGAÇÃO

correr à Prefeitura de Dourados, a 250 km de Campo Grande. Nos últimos dias, Nelsinho Trad mostrou que está bem alinhado com o PSDB, partido do ex-governador Reinaldo

Azambuja. Uma das principais estratégias, foi retirar a précandidatura do deputado estadualPedrossianNetoparaapoiar a pré-candidatura do deputado federal tucano Beto Pereira.

FOTO: DIVULGAÇÃO

PSB/MScelebradiversidadepolíticaeoficializa pré-candidatura de médico em Corumbá

Evento reuniu lideranças de várias correntes e marca o fortalecimento do partido para as próximas eleições municipais

Na tarde de ontem (25), o diretório estadual do PSB em Mato Grosso do Sul promoveu umacerimôniadefiliação,reunindo pré-candidatos de diversas cidades do interior.

Entre os filiados estavam o médico Gabriel Alves de Oliveira, que foi lançado como pré-candidato à prefeitura de Corumbá, e o vereador Chicão Vianna, também de Corumbá, além de outros nomes da política regional, como Flávia Por-

to da Mota Vasconcelos, vereadoraemSonora,Ezequiel Reginaldo do Santos, também pré-candidato a prefeito em Sonora, e o vereador Hélio César da Silva, de Nova Alvorada do Sul.

O presidente do diretório estadual do PSDB e deputado estadual, Paulo Duarte, reforçou a vontade do grupo formado há um ano de construir não apenas uma Corumbá melhor, mas também um Mato Grosso do Sul mais justo e próspero para todos. "Nós estamos aqui, porque lá atrás, nós não estouramos nenhuma ponte. Muito pelo contrário. Tivemos respeito por nossas diferenças de ideias. Nós estamos aqui, hoje, com muita alegria e de cabeça erguida, com muita vontade de conversarsobreumprojetopara Corumbá", finaliza. A noite contou com a presença dos ex-governadores Reinaldo Azambuja e André Puccinelli,ovice-presidentedo PSB/MS, Ricardo Ayache, e diversos deputados federais e estaduais, demonstrando o amplo apoio à iniciativa do partido.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 31 de março de 2024 6•A Política
FOTOS: DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Barbosinha, vai migrar para o Partido Social Democrático (PSD) Ex-deputado estadual Rafael Tavares

HEMOSUL enfrenta baixa histórica em estoques de O+ e convoca a população

Hemosul enfrenta baixa histórica em estoques de O+ e convoca a população

A crise no banco de sangue de Mato Grosso do Sul alcançouumpontocrítico,com o estoque do tipo sanguíneo O+, o mais comum entre a população,atingindoonívelmais baixo já registrado. O alerta foi dado na última terça-feira (26) pela Chefe Captação de Doadores do Hemosul, Lucéia Fernandes, em entrevista ao Giro Estadual de Notícias.

Umaanáliserevelouumsaldo preocupante de apenas 65 unidades no último dia 23 contraas245necessáriassemanalmente para atender à demanda.

"Essasituação,mesmoqueinédita para os profissionais com anos de experiência, coloca o sistema de saúde em estado de vigilância", explica.

A situação alarmante exige a mobilização imediata da comunidade, com um apelo especial para que doadores habituaisenovosvoluntáriosvenham a contribuir. O apelo é ampliado para todos os tipos sanguíneos, considerando que cada doação passa por um processo

Igualdade de gênero

de separação em componentes distintos, como hemácias, plaquetas e plasma, cada um com sua respectiva validade. "Para atender à demanda contínua, é essencial a regularidade nas doações, pois a disponibilidade de plaquetas, por exemplo, com duração de apenas cinco dias, é um fator limitante. As equipes de captação estão em esforços intensivos para conscientizar sobre a importância das doações regulares e diárias, contando com o apoio da imprensa e parcerias com o setor privado para disseminar a mensagem", informa. SegundoLucéia,apandemia trouxe uma alteração no comportamento dos doadores, com uma queda significativa no número de voluntários desde que as campanhas móveis e as açõesdecoletaforamsuspensas para evitar aglomerações. A retomada da prática regular de doação é agora uma necessidade urgente. "Há a crença de que a pandemia possa ter afetado o

Março marcou o fortalecimento da proteção às mulheres em Mato Grosso do Sul, com a aprovação de quatro leis pelo Legislativo Estadual. Essas leis focam na sensibilização sobre direitos trabalhistas femininos, valorização de artistas locais, combate à discriminação de gestantes e mães na adoção e enfrentamento da violência psicológica. Além disso, outros seis projetos em defesa das mulheres iniciaram sua tramitação no Parlamento durante o mesmo mês.

Novas frentes

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) instituiu duas frentes parlamentares com o objetivo de acompanhar e fortalecer políticas públicas voltadas para Crianças e Adolescentes e para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Publicadas na edição de quarta-feira (27) do Diário Oficial, as iniciativas propostas pelo deputado Lidio Lopes (Patriota) buscam discutir, apoiar e implementar ações nas esferas estadual e federal. A Frente Parlamentar em Defesa da Criança e Adolescente (Ato 62/2024) e a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social (Ato 63/2024) visam o fortalecimento dos direitos e o aprimoramento dos serviços sociais.

Homenagem -Nanoitedeterça-feira(26),aAssembléia de Mato Grosso do Sul (ALEMS) celebrou o Dia do Artesão eaSemanaEstadualdoArtesanato,reconhecendoovalordas tradições artesanais. Essas tradições, que envolvem o uso de materiais naturais e recicláveis, são mantidas através de técnicas passadas de geração em geração. A celebração incluiu a entrega da Medalha Conceição dos Bugres, em homenagem à paixão compartilhada pela arte que comunica cultura e patrimônio.

costume da população de doar sangue. Anteriormente, conseguir doadores era mais fácil, com períodos específicos exigindo esforços adicionais, como campanhas e a utilização de ônibus móveis para ir até os doadores. No entanto, durante a pandemia, essas atividades foram interrompidas para evitaraglomerações,inclusivenas instalações de coleta de sangue, que necessitaram de novas organizações. Isso, segundo a pessoa, pode ter gerado medo ou simplesmente feito com que as pessoas perdessem o hábito de se organizar para doar sangue. Existe, portanto, uma necessidade de reavivar essapráticanapopulação",alerta. Os procedimentos para doação de sangue, muitas vezes percebidos como burocráticos, são na verdade medidas de segurança essenciais para garantir a qualidade do sangue coletado e a segurança dos receptores. "O processo minucioso assegura que o sangue coletado seja de alta qualidade e seguro para quem necessitar dele, destacando a importância da saúde e do bem-estar do doador, além da necessidade de sinceridade durante o processo de triagem. Isso inclui respostas honestas a perguntas pessoais e o entendimento de que, apesar dos exames detalhados, existeajanelaimunológica,um período em que infecções podem não ser detectáveis. Portanto, a 'burocracia' mencionadaporalgunsé,naverdade,um conjunto de medidas rigorosas adotadas para garantir que o

Chefe Captação de Doadores do Hemosul, Lucéia Fernandes, em entrevista ao Giro Estadual de Notícias

sangue doado não apenas atenda, mas exceda os padrões de qualidade e segurança, refletindo o compromisso com a proteção da saúde pública", revela.

É crucial que os doadores

Ponte Bioceânica

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sancionou a Lei 6.206de2024,criandooEstatuto da Mulher Parlamentar. A medida, proposta pela deputadaMaraCaseiro(PSDB), visa combater a violência e perseguição contra mulheres no ambiente parlamentar, assegurar seus direitos políticos e cívicos e erradicar todas as formas de assédio e violência nos espaços de poder.

estejam saudáveis, descansados e bem alimentados, cumprindo os critérios estabelecidos, que incluem levar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos, entre outros requisitos", diz.

O Hemosul, responsável pelo atendimento e coleta de doações, está situado na avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 1304, na região central, com funcionamento de segunda à sábado, das 7h às 17h. O contato pode ser feito pelo telefone (67) 3312-1500.

Previdência - Na manhã de quarta-feira (27), os deputados estaduais receberam do Governo do Estado o Projeto de Lei 62/2024, que propõe a criação de um benefício de assistência médico-social de R$ 300,00. Inicialmente destinado a aposentadosepensionistascomrendadeatédoissaláriosmínimos,asnegociaçõescomosparlamentaresexpandiramoalcance do benefício para aqueles que recebem até o teto do INSS, de R$ 7.786,00.

Declaração de Vacina - Na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado João Henrique (PL) defendeu, na manhã do dia 26, o Projeto de Decreto Legislativo 4/2024. Esse projeto visa anular a Resolução 124 da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS), que exige a apresentação da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) no momento da matrícula em instituições de ensino do estado.

Visita do embaixador -Natarde de terça-feira (26), o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, destacouaimportânciadoestreitamento das relações entre o Japão e Mato Grosso do Sul durante sua visita à Assembléia Legislativa do estado (ALEMS).Enfatizouasparceriasem economia sustentável e, em sua segunda visita ao estado, recebeu o DiplomadeIlustreVisitante.Hayashi, quejáestavahátrêsdiasnoestado, tambémsereuniucomogovernador Eduardo Riedel e líderes do setor industrial.

Diretores escolares - A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu, nesta terçafeira (26), o Projeto de Lei 57/2024 doGovernodoEstado,quepropõea possibilidade de diretores escolares serem reconduzidos ao cargo após afastamento em situações específicas. Essa alteração visa modificar a Leinº5.466/2019,relacionadaàgestão democrática do ensino e ao processo de seleção de dirigentes e membros do Colegiado Escolar na rede estadual de ensino.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 31 de março de 2024 1•B Saúde LEGISLA LEGISLA LEGISLATIV TIV TIV TIV TIVO EST O O ESTADU ADU ADU ADU ADUAL AL AL AL
DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 31 de março de 2024 8•A Expogrande

FOTOS:

CASSEMS realiza Encontros Regionais para fortalecer diálogo com beneficiários

Série de reuniões pelo Estado busca aprimorar assistência à saúde dos servidores públicos de MS

Profissionais da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) está realizando uma série de Encontros Regionais sob o lema "Vamos nos Reunir para o Futuro Construir". Recentemente, as cidades de Naviraí e Nova Andradina acolheram essas reuniões, para abrir um canal direto de comunicação entre a gestão do plano de saúde e seus beneficiários. Segundo o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, esses encontros são essenciais para entender as necessidades dos beneficiários e desenvolverestratégiasconjuntas que assegurem uma assis-

tência à saúde de alto padrão. “ACassemsfoiconstruídacom base no esforço coletivo e no diálogo constante, por isso valorizamos tanto esses eventos. É através da conversa e da escuta ativa que poderemos tomar as melhores decisões para o nosso futuro”, ressalta Ayache. Beneficiários como Edson José da Silva ressaltam a importância desses eventos para criar oportunidades de diálogo e para que os gestores do planopossamouvirdiretamente das comunidades locais. "Participoparacontribuirepara assegurarqueaCassemscontinue a oferecer um bom atendimento", disse Silva.

Agenda - Em abril, os Encontros Regionais serão realizados em Corumbá, na próxima quinta-feira (04 de abril), às 17h, no auditório do Senac – localizado na rua América, 438 – Centro. E na sexta-feira (05 de abril) é a vez dos beneficiários de Campo Grande participarem do Encontro Regional que será realizado no auditório do Grand Park Hotel, localizado na Avenida Afonso Pena 5.282, também às 17h. A programação dos Encontros Regionais inclui 10 cidades do interior de Mato Grosso do Sul sendo elas: Dourados,PontaPorã,TrêsLagoas,Paranaíba,Naviraí,Nova Andradina, Corumbá e Coxim, além da Capital.

Defensora de MS afirma que mulheres cis e trans são grupos vulneráveis ao tráfico de pessoas

No Mês da Mulher, especialista chama atenção para os riscos do tráfico de pessoas e a importância da conscientização

Mulheres cisgênero e transexuais são identificadas como grupos vulneráveis ao tráfico de pessoas, conforme explica Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante,coordenadoradoNúcleo Institucional de PromoçãoeDefesadosDireitosHumanos (Nudedh) e defensora pública de MS. De acordo com a legislação brasileira, no artigo 149A do Código Penal, o tráfico de pessoas é rigorosamente proibido e caracterizado por uma série de ações criminosas, como aliciamento e exploração sexual. “A conscientização sobre o tráficodepessoasesuasdiferentes formas é crucial. É necessário que haja uma compreensão geralsobreoqueconstituiesse crime e como ele pode ser combatido”,enfatizaDefante.

Mato Grosso do Sul não tem um relatório detalhado sobre tráfico de pessoas, mas os dados nacionais fornecem

Governo do Estado propõe auxílio médico socialparaosaposentadosepensionistas

Iniciativa beneficiará mais de 11 mil servidores inativos, ampliando apoio social

OGovernodoEstadode MatoGrossodoSulprotocolou na Assembleia Legislativa, na última quarta-feira (27), um projeto de lei destinado a instituir um auxílio médico social para aposentados e pensionistas que recebem até o teto do INSS, atualmente fixado em R$ 7.786,01. A proposta, que passou por uma revisão recente do Governo, promete beneficiar mais de 30% dos servidores inativos, totalizando 11.150 beneficiários a partir de abril.

Rodrigo Perez, secretário de Governo e Gestão Estratégica, destacou a direção do governador Eduardo Riedel para focar no apoio aos servidores com menores salários. "A criação deste auxílio é uma

resposta às necessidades desse grupo, representando um avanço significativo na política social do Estado", disse Perez.

O benefício se destina a um grupo considerável dos cerca de 29 mil servidores e pensionistas cadastrados na Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev), refletindo o compromisso do Governo com o bem-estar dos seus inativos. Frederico Felini, secretário de Estado de Administração, reforçou o equilíbrio necessário entre a responsabilidade para com os servidores inativos e as demandas da sociedade sul-mato-grossense.

Os recursos para o financiamentodoauxílio,estimadosem R$ 3,2 milhões mensais, virão diretamente dos cofres do Governo do Estado, sem impactar o fundo previdenciário gerido pela Ageprev. A proposta agora aguarda a análise e votação pelos deputados estaduais, não tendo sido solicitado regime de urgência para sua tramitação. "Esperamos que a Assembleia reconheça a importância dessa medida para os aposentados e pensionistas", declarou Eduardo Rocha, secretário de estado da Casa Civil. Além disso, o Governoestadualplanejaapresentar, no segundo semestre deste ano, um novo projeto de lei visando a revisão das alíquotas da previdência dos servidores de MS, atualmente em fase de estudo.

Presidente da FIEMS recebe o embaixador do Japão no Brasil na Casa da Indústria

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

uma diretriz. O Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas do UNODC mostra que mulheres e meninas representam a maioria das vítimas (65%), comaexploraçãosexualconstituindo50%doscasosglobalmente. A defensora destaca a exploração da vulnerabilidade das vítimas como um método frequentemente utilizado para obter consentimento, muitas vezes mascarado por promessas enganosas de emprego.

A receita de exportação do Japão para o Estado aumentou 1.049%, saindo de US$ 768 mil, em 2021, para US$ 8,8 milhões, em 2023

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu, na última segunda-feira (25/03), no edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji. Nos últimos anos, o país tem ampliado as relações comerciais com o Mato Grosso do Sul. Longen ressaltou o protagonismo do país nas mais diversas vertentes. “Nós de Mato Grosso do Sul sabemos da importância dessa ligação com um país como o Japão que é reconhecido no mundo nas áreas de pesquisa e inovação. Enfim, um país muito admirado”. O governador Eduardo Riedel também esteve presente ao encontro e reconheceu a

importânciaestratégicadopaís para o Estado, além de apresentar planos para estreitar as relações. “Como fruto de tudo isso, vamos firmar o compromisso de, no ano que vem, participar de uma missão ao Japão num gesto e numa ação extremamente objetiva de fortalecer os laços e buscar ampliar as oportunidades entre os dois países”. Teiji destacou o potencial estratégico do Estado para a economia do Brasil e a representação dessas parcerias. “Mato Grosso do Sul é um estado muito importante para o Brasil no sentido de sustentabilidade, atividade agropecuária e também inovação. Minha intenção nessa segunda visita oficial a Mato Grosso do Sul é fortalecer ainda mais os nossos laços em várias áreas”.

De acordo com o Núcleo de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, nos últimos três anos, a receita de exportação de Mato Grosso do Sul para o mercado japonês aumentou 334%, saindo de US$ 76,4 milhões em 2021 para US$ 331,8 milhões, em 2023. No ano passado, o Japão foi o 5º país que mais comprou produtos sulmato-grossenses, como milho, frango, farelos e celulose.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 31 de março de 2024 1•B Geral
DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO Thaisa Raquel de Albuquerque Sérgio Longen, recebeu o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji e Eduardo Riedel

FOTO: DIVULGAÇÃO

Operações de segurança marcam o fim de semana de Páscoa em Mato Grosso do Sul

FOTO: DIVULGAÇÃO

Desde quinta-feira (28) até hoje (31), Mato Grosso do Sul está com uma série de operações de segurança rodoviária e ambiental, para aumentar a proteção nas estradas e rios do Estado. As ações coordenadas peloDepartamentoEstadualde Trânsito (Detran/MS), Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar Ambiental (PMA) buscam garantir a segurança de viajantes e turistas, além de preservar a fauna e a flora locais.

ODetran/MSiniciouaOperação Semana Santa, destacando a importância da manutenção preventiva de veículos e a verificação de documentos, para assegurar viagens seguras.

Reforço na fiscalização rodoviária e ambiental protege a vida e a natureza Simultaneamente, o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária intensifica a fiscalização nas rodovias estaduais, com especial atenção às áreas de maior fluxo turístico, como Bonito e Ponta Porã. A operação, que segue até a manhã do dia 1º de abril, combate infrações de trânsito comuns e prevenir acidentes, contando com o apoio de 20 viaturas e aproximadamente 90 policiais militares. A PRF também reforça sua presença nas rodovias federais do Estado, com cerca de 600 policiais empenhados em reduzir os acidentes graves. Ações como o combate ao excesso de velocidade e ao uso de celular ao volante são prioritárias, enfatizando a im-

Relatório aponta que mulheres ganham 32% a menos que os homens em MS

O estudo inédito divulgado na segunda-feira (25) pelo Relatório de Transparência Salarial do Ministério do Trabalho e do Emprego mostrou os resultados em MS

Estudo divulgado pelo RelatóriodeTransparênciaSalarial do Ministério do Trabalho e do Emprego destacou a desigualdade salarial entre homensemulheresemMatoGrosso do Sul.

Segundo o documento, as mulheres no Estado recebem, em média, 32,6% a menos que os homens. O relatório, que analisou dados fornecidos por 580 empresas sul-matogrossenses com 100 ou mais funcionários — cumprindo a exigência legal da Lei nº 14.611, de Igualdade Salarial, sancionada pelo presidente Lula em julho de 2023 —, destaca que a lacuna salarial se amplia em posições de liderança, onde mulheres dirigentes e gerentes ganham 40,5% a menos que seus colegas masculinos.

Além do viés de gênero, o estudo aborda a questão racial, evidenciando que mulheres negras ganham, em média, 21,5% a menos que mulheres não negras, enquanto a diferença salarial entre homens negrosenãonegroséde12,3%.

O levantamento também investigou a adoção, por parte das empresas, de políticas voltadas à promoção da igualdade de gênero no trabalho. Verificou-se que 61,5% das companhias possuem planos de cargos e salários; 37,4% promovem mulheres a posições de liderança; e apenas uma minoria implementa medidas como licençamaternidade/paternidadeestendida(17,1%)eauxíliocreche(14,9%).Adicionalmente, poucas empresas se mostram comprometidas com a inclusão de mulheres LGBTQIAP+(18%),mulheres com deficiência (23,3%) e vítimas de violência (7%). No Brasil, as mulheres ganham19,4%amenosdoqueos homens, de acordo com o 1º Relatório de Transparência Salarial. No total, 49.587 empresas responderam ao questionário – quase 100% do universo de companhias com 100 oumaisfuncionáriosnoBrasil. Destas, 73% têm 10 anos ou mais de existência. Juntas, elas somam quase 17,7 milhões de empregados.

portância do uso de cintos de segurança e dispositivos de segurança para crianças. Complementando as operaçõesdesegurançarodoviária,a PMA foca na proteção ambiental com a Operação SemanaSanta,paracoibirapesca predatória nos rios sul-matogrossenses. A tradicional procura por peixes durante o feriado religioso aumenta o risco de práticas ilegais de pesca, motivando um reforço na fiscalizaçãofluvialeterrestrepara proteger os recursos pesqueirosepreservarabiodiversidade local. As operações conjuntas refletemocompromissodasautoridades de Mato Grosso do Sul com a segurança pública e a conservação ambiental, garantindo que o feriado de Semana Santa transcorra de maneiraseguraeresponsávelpara todos os cidadãos e visitantes do Estado.

Hospital Veterinário do CRAS registra mais de 2 mil atendimentos, com destaque para aves

O local serve como refúgio e recuperação para animais silvestres mais silvestres mantidos em ambientes domésticos, afetando sua saúde e expectativa de vida.

O Hospital Veterinário do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) de Campo Grande tem desempenhado um papel vital na recuperação de animais silvestres desde sua inauguração em 14 de setembro de 2023.

Com 2.112 atendimentos registrados até o momento, a unidade se tornou um refúgio para diversas espécies, sobretudo aves, que representam 70% dos pacientes, muitos deles vítimas de tráfico, acidentes ou criação inadequada em cativeiro.

Entre os casos atendidos, destaca-se um papagaio que passou décadas em cativeiro e agora se recupera no hospital. A médica veterinária Jordana Toqueto aponta que a alimentação inadequada é uma consequência comum para ani-

“Eles ficam com deficiências nutricionais que chegam a prejudicar o funcionamento de órgãos, principalmente o fígado.Umpapagaiopodeviver80 anos, mas com isso a expectativa de vida pode diminuir. Outro problema é que a maioria das pessoas deixa em gaiolas pequenas, isso acaba lesionando asas, penas”, conta. Os papagaios lideram o número de atendimentos na unidade,seguidosporoutrasespécies como maritacas, gambás e araras. Além da reabilitação física, o hospital enfrenta o desafio de preparar animais jovens e filhotes para uma possível reintegração à natureza, evitando que se acostumem

excessivamente com a presença humana. Em 2023, o CRAS recebeu 3.228 animais silvestres, um aumento em relação à média anual de 2.500. Desse total, 60% conseguiram se recuperar, com a maioria dos resgates sendo realizados pela Polícia

Militar Ambiental (PMA), voluntários e por meio de apreensões. A unidade enfrenta desafios constantes, como o tratamento de animais com fraturas múltiplas e lesões graves, muitas vezes irreversíveis, que impedem sua reintrodução ao habitat natural.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 31 de março de 2024 2•B Semana Santa
FOTO: DIVULGAÇÃO Reforço na fiscalização rodoviária e ambiental protege a vida e a natureza Hospital Veterinário do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS)

Prefeita Adriane trabalha para avanços nas obras de saneamento na Comunidade Homex

FOTO: DIVULGAÇÃO

Na tarde da última quartafeira (27), a Prefeitura de Campo Grande intensificou a fiscalização das obras de saneamento básico na Comunidade Homex, localizada no Jardim Centro-Oeste.

Com a presença da prefeita Adriane Lopes, do diretor-adjuntodaEMHA(AgênciaMunicipal de Habitação e Assun-

Com a regularização fundiária em andamento e a conclusão das obras de infraestrutura, a Comunidade Homex está prestes a dar um passo significativo em direção à estabilidade tos Fundiários) Claudio Marques, e do diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis Oliveira, a ação reforçou o compromisso do Executivo com a saúde e a qualidade de vida dos cerca de 5 mil moradores da região. A previsão é de que, em 60 dias, pelo menos 1,5 mil famílias tenham acesso ao sis-

Prazo final para renovação do exame toxicológico de motoristas se aproxima

ASecretariaNacionalde

SENATRAN alerta sobre a importância da regularização para evitar multas mentos de Trânsito Estaduais (Detrans),possibilitandoaaplicação de multas automaticamente após o vencimento do exame.

Trânsito (Senatran) alerta os condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E sobre a proximidadedoprazofinalpara a renovação do exame toxicológico, medida essencialparaevitarpenalidades.Conformeoescalonamentoestabelecido, os motoristas que tiverem o vencimento de suas CNHs entre janeiro e junho precisamrealizaroexameatéo dia 31 de março de 2024. Já para aqueles CNHs que vencem entre julho e dezembro, o limite para a renovação é 30 de abril.

O não cumprimento dessa exigência é considerado uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, sujeitando o infrator a uma multa de R$ 1.467,35 e adição de sete pontos à CNH. A fiscalização será realizada através dos sistemas eletrônicos dos Departa-

Essa medida assegura que condutores de veículos pesados não estejam sob efeito de substâncias psicoativas que possam comprometer a segurança no trânsito. A Senatran ressalta que a penalidade será aplicadaindependentementedo condutor estar ou não operandoveículosdascategoriasmencionadas.

Um levantamento da Senatran, realizado em 20 de março, identificou que aproximadamente 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E em todo o Brasil ainda não atualizaram seu exame toxicológico, sendo 45.240 dessesnoMatoGrossodoSul, um dos estados do CentroOeste com alto número de pendências.

FOTO: DIVULGAÇÃO

tema de esgoto e água tratada. Durante a vistoria, a prefeita Adriane Lopes reiterou a importância dessas melhorias para a comunidade, destacando os benefícios do saneamento para a saúde e o bemestar dos moradores. Até o momento, 160 famíliasjáreceberamáguaemsuas residências, e a expectativa é de que o abastecimento se expanda gradualmente nas próximas semanas. Para Clair Lopes, moradora da comunidade, a chegada da água potável representa a realização de um sonho há muito acalentado. “Ao acompanhar de perto

o progresso das obras, aguardo ansiosamente o momento de desfrutar de um banho confortável e seguro em casa”, revela. Para o diretor-presidente da EMHA, Claudio Marques, essas melhorias são essenciais para promover não apenas a regularização fundiária, mas também a qualidade de vida dos moradores. “Com um investimento estimado em cerca de R$ 8 milhões, a obra reflete o compromisso contínuo da prefeitura em atender às necessidades básicas da população e garantir o acesso a serviços essenciais”, explica.

Obras de infraestrutura são intensificadas em diversas regiões de Campo Grande

Os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep)

Enquanto os trabalhos de drenagem e pavimentação avançam em várias frentes na capital, equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) também se dedicam à recuperação, conservação e manutenção das vias não pavimentadas, além de realizar o serviço de tapa-buracos em sete regiões urbanas de Campo Grande. No Jardim Centenário, no Anhanduizinho, diversas ruas estão passando por obras de drenagem e asfalto, enquanto a equipe da Sisep concentra esforços na recuperação e manutenção da Rua Princesa Cynthia. Ruas como João Selingard, no Parque do Lageado, e no Jardim Centro-

Oestetambémestãosendoatendidas. Na Região Urbana do Segredo,noBairroNovaLima, a Sisep está trabalhando nas vias desprovidas de asfalto, como as Ruas Jerônimo de Albuquerque, Alexandrino Alencar,NarcisoDias,Zulmira Borba, Otaviano Gama e Rosa Lopes Contos, enquanto prepara nova licitação para retomar as obras de drenagem e pavimentação. No Prosa, os trabalhos continuam no Jardim Noroeste, com foco na drenagem e pavimentação da Rua Urupês, para resolver problemas de alagamento em períodos de chuva. Além disso, a manutenção está sendo realizada em várias ruas, incluindo Indianápolis, Bruxelas e Esmeraldo Maluf. No Jardim Carioca, no Imbirussu, as equipes estão concentradas nas ruas Elizete Cardoso, Silvio Aiala Silveira e Avenida Sete, parte de um

grande investimento em obras estruturantesnaregião.NaLagoa, moradores observam o cascalhamento das ruas Jonas Sérgio de Oliveira, Ponta da Praia e Carangola, além de outras vias. No Bandeira, no Bairro Tiradentes, e em outrasregiõesdacidade,asequipes do tapa-buracos estão atuando em diversas frentes, garantindo a conservação das vias e a segurança dos motoristas e pedestres.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 31 de março de 2024 3•B Obras
FOTO: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTOS:

Divórcios em MS crescem 42,6% e casamentos se recuperam pós-pandemia

Aumento significativo nos divórcios em 2022 e tendência de crescimento nos casamentos após restrições da Covid-19

EmMatoGrossodoSul, os números de divórcios concedidos em 2022 dispararam, com um total de 7.678, marcando um aumento de 42,6% em comparação ao ano anterior, segundo a pesquisa Estatísticas do Registro Civil. Essa variação significativa também reflete na taxa geral de divórcios, com o estado registrando um dos índices mais elevados do Brasil, ficando atrás apenas do Distrito Federal. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Os números apontam que, em média, os homens no Estado se divorciam aos 42,9 anos e as mulheres aos 39,9, mantendo a diferença de idades observada no ano anterior. No Estado, o tempo médio entre o casamento e o divórcio diminuiu para 11,6 anos, um dos menores intervalos do País, indicando uma redução na longevidade dos matrimônios em relação à média nacional de 16 anos. A maior parcela de divórci-

os (44,8%) ocorreu em famílias com filhos menores de idade, seguida por famílias sem filhos (34,2%). Esses dados evidenciam as dinâmicas familiares prevalentes nas dissoluções matrimoniais no estado. Enquanto isso, os casamentos mostraram sinais de recuperação após o impacto significativo da pandemia do coronavírus. Em 2022, houve um aumento de 6,1% nos matrimônios em relação a 2021, com 15.038 casamentos registrados. Este aumento é parte de uma tendência de alta na última década, incluindo uma ligeira predominância de casamentos entre cônjuges do mesmo sexo, em particular entre mulheres. Apesar de uma queda notável nos casamentos entre 2019 e 2020, devido às restrições sanitárias, os números voltaram a subir com a introdução de campanhas de vacinação e a relaxação das medidas de contenção da Covid19. Dezembro manteve-se como o mês com mais casamentos registrados, mantendo uma tradição anual.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Concessionária espanhola Aena anuncia investimentos em três

aeroportos de MS

Os aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã irão receber investimentos

AlémdeSãoPaulo,com Congonhas, os investimentos anunciados na última segundafeira, 25, pela concessionária espanhola Aena irão contemplar mais 10 aeroportos localizados no Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais. Esses receberão cerca de R$ 2,5 bilhões dos R$ 4,5 bilhões totais a serem aportados pela concessionária espanhola, já que mais de R$ 2 bilhões serão direcionados ao aeroporto paulista. A Aena não detalhou como essesR$2,5bilhõesserãodivididos entre os aeroportos de CampoGrande(MS),Corumbá (MS), Ponta Porã (MS), Altamira (PA), Carajás (PA), Marabá (PA), Santarém (PA), Montes Claros (MG), Uberlândia (MG) e Uberaba (MG), todos arrematados na sétima rodada de concessões,

Mato Grosso do Sul apresenta o menor desempenho em internet fixa da região

FOTO: DIVULGAÇÃO

promovida em 2022. No entanto, a concessionária informou que todos terão aumento da capacidade operacional,comampliaçãoda área construída dos terminais de passageiros, requalificação das pistas, implantação de faixas de segurança e de áreas de escape nas cabeceiras. De acordo com as necessidades de cada aeródromo, haverá nova habilitação de aproximação de aeronaves e outros recursos para reforçar pousos e decolagens.Tambémestãoprevistas intervenções nos pátios, com novas posições para estacionamento de aeronaves, quando necessário. Além das obras, a companhia também programa aportes emtecnologia,sistemas,novos equipamentos e num novo mix comercial, para melhorar as experiências de viagem.

Resultado é do Prêmio

MelhorPlano.NET 2024, baseado na performance da banda larga no CentroOeste

Em sua sexta edição, o Prêmio MelhorPlano.NET 2024, revelou os estados e capitais com as melhores e piores performances de banda larga durante o ano de 2023, em uma iniciativa conjunta com o site Minha Conexão. Mato Grosso do Sul se posicionou no último lugar entre os estados do CentroOeste, com uma média de velocidade de download de 144,57 Mbps, bem abaixo da média nacional de 173 Mbps. Este resultado coloca em evidência os desafios enfrentados pelo Estado na oferta de uma conexão de internet rápida e estável. No ranking das

capitais, Campo Grande apareceu com a segunda pior performance da região, apresentando uma velocidade média de 169,95 Mbps. A liderança ficou com Goiânia, que alcançou a impressionante marca de 225,60 Mbps, seguida por Cuiabá, com 178,58 Mbps. Brasília, a capital federal, re-

gistrou a menor velocidade entre as capitais do CentroOeste, com 164,12 Mbps. Apesar das classificações inferiores no contexto regional, é importante ressaltar que as velocidades médias observadas tanto em Mato Grosso doSulquantoemCampoGrande são consideradas satisfa

tórias para a maioria das atividades online, incluindo navegação na internet, streaming de vídeos em alta definição e jogos online. Isso indica que, embora haja espaço para melhorias, os usuários nessas localidades ainda podem desfrutar de uma experiência de internet de boa qualidade.

FOTO: DIVULGAÇÃO

MSregistra

crescimentodeempregosem fevereirocomquase6miloportunidades

Setor de serviços lidera criação de vagas, impulsionando desempenho econômico do Estado

Mato Grosso do Sul alcançou um marco importante no mercado de trabalho com a criação de 5.998 empregos formais em fevereiro de 2024, conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do

Ministério do Trabalho e Emprego. O setor de Serviços liderou a expansão com 2.793 novas vagas, seguido de perto pela Agropecuária,com1.568posições,alémdecontribuiçõessignificativas dos setores da In-

dústria, Construção e Comércio. A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) destacou a distribuição das novas oportunidades de emprego entre os municípios do estado. Campo Grande, a capital, liderou a geração de empregos com 1.551 novas vagas, seguida por Dourados, Nova Andradina, Rio Brilhante e outros centros regionais, refletindo o vigor econômico

de MS. Entre esses indicadores, o PIB do agronegócio do Estado registrou um aumento expressivo de 32%, posicionando-se como o maior crescimento do país em 2023. Além disso, Mato Grosso do Sul se destaca por apresentar um dos menores índices de pobreza extrema e desocupação, ao mesmo tempo em que figura entre os estados com maiortaxadeocupaçãoerenda média per capita do Brasil.

Setor industrial em MS é responsável por

45% das vagas criadas em janeiro

Indústria de MS inicia 2024 com forte geração de empregos

O setor industrial de Mato Grosso do Sul abriu o ano de 2024 com um saldo positivo expressivo na geração de empregos, conforme dados divulgados nesta terça-feira (26) pelo Radar Industrial da Federação das Indústrias do Estado de MS (Fiems).

Emjaneiro,osetorfoiresponsável pela criação de 2.252 postos de trabalho formais, fruto de 9.231 admissões frente a 6.979 desligamentos. Esse volume de empregos representa 45% do total de vagas abertas no Estado no primeiro mês do ano, demonstrando a importância da atividade industrial no desenvolvimento econômico regional.

O levantamento também apontou que, em janeiro, 44

FOTO: DIVULGAÇÃO

municípios apresentaram saldo positivo na contratação industrial, totalizando a abertura de 2.476 novas vagas. Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e Nova Andradina lideraram o ranking das cidades com os maiores saldos de emprego, reforçando o papel estratégico da indústria no desenvolvimento local e na atração de investimentos. Por outro lado, 27 municípiosenfrentaramsaldosnegativos, resultando no fechamento de 224 postos de trabalho. As cidades de Água Clara, Fátima do Sul, Chapadão do Sul e Caarapó foram as mais

impactadas,evidenciandoos desafios ainda presentes em algumas regiões do estado. No total, o emprego industrialemMSalcançou158.078 trabalhadores em janeiro de 2024, marcando um aumento de1,45%emrelaçãoaofimdo ano anterior.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 31 de março de 2024 4•B Geral
DIVULGAÇÃO
No total, o emprego industrial em MS alcançou 158.078 trabalhadores em janeiro de 2024

Faculdade

de Campo Grande oferece atendimento psicológico gratuito

Foto: Reprodução

Serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio

„ A Estácio Campo Grande agora conta com o Serviço-Escola de Psicologia, onde é oferecido atendimento psicológico gratuito à população. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino. Os dias de atendimento são previamente agendados com o estagiário e o paciente.

Para garantir o atendimento, é necessário preencher o formulário online, no link https://forms. gle/sZSBkLQGZKUzaXb38, e aguardar o agendamento.

Responsável pelo Serviço-Escola de Psicologia da Estácio, o psicólogo Leonardo Leite de Andrade (CRP 14/10127) explica que o atendimento psicológico é uma importante ferramenta de saúde e bem-estar.

“O atendimento psicológico muda vidas e é um importante aliado no cuidado da saúde mental. Aqui, oferecemos um espaço seguro, ético e confidencial, onde as pessoas atendidas podem explorar e trabalhar as suas emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos, com ajuda de um profissional da área”, explica. Os atendimentos são realizados por acadêmicos supervisionados por profissionais experientes da área, garantindo a qualidade e a eficácia do serviço prestado. Essa iniciativa não só proporciona um ambiente de aprendizado prático para os estudantes, mas também oferece à comunidade a oportunidade de receber apoio emocional sem custo algum.

SERVIÇO:

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO

Estácio Campo Grande (Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 1760 - Vila Rosa Pires)

Segunda a sexta-feira

“Campo Grande Jazz Festival” encerra hoje com apresentações internacionais e locais

Foto: Reprodução

Iniciativa inovadora traz música gratuita ao coração de Campo Grande, marcando a cidade como novo ponto de encontro para amantes do jazz com a participação de artistas renomados de Mato Grosso do Sul, do Brasil e dos Estados Unidos.

A Capital Morena se despede hoje (31) de uma das iniciativas mais inovadoras no cenário cultural local: o “Campo Grande Jazz Festival”. Este evento tem sido uma verdadeira celebração do jazz,

A noite final do festival promete ser memorável, começando às 19h no Armazém Cultural. As atrações incluem

o KATIE THIROUX TRIO, vindo diretamente de Los Angeles, Estados Unidos, que irá encantar o público com seu talento e energia. O evento também prestará uma homenagem especial a Miguel Tatoon, figura emblemática do jazz sul-mato-grossense, além de contar com a performance do EL TRIO, representando o talento local.

A estrutura do festival foi cuidadosamente planejada em duas etapas para aumentar o impacto e o alcance. A primei-

ra etapa surpreendeu os passageiros em terminais de ônibus da cidade, com apresentações ao vivo que transformaram a rotina de volta para casa em uma experiência cultural enriquecedora. A segunda fase, realizada no Armazém Cultural na Esplanada Ferroviária, foi desenhada para criar uma atmosfera imersiva, com tratamento acústico especial, camarins e uma praça de alimentação, fomentando uma conexão mais profunda entre os artistas e o público.

MARÇO VIOLETA MÊS PARA PREVENÇÃO E COMBATE AO CÃNCER DE COLO DO ÚTERO Edição 2193 • Campo Grande,MS 31 de Março de 2024 Editor Enrico Feitosa (DRT MS 148/L2/F74) PÁGINA 03
“Campo Grande Jazz Festival” encerra hoje Molho enriquecido de vegetais estimula o consumo dos alimentos de forma saborosa

Fazenda Churrascada celebra Páscoa com menu especial da Churrascada do Mar

Foto: Reprodução

Fazenda Churrascada está localizada na Avenida do Poeta no Parque dos Poderes

Experiência gastronômica única com pratos de frutos do mar é destaque na Semana Santa

„ Desde quarta-feira (27) até hoje (31), amantes da boa gastronomia em Campo Grande terão a oportunidade de desfrutar do menu de Páscoa exclusivo, da Fazenda Churrascada em parceria com a Churrascada do Mar.

Serão três pratos especiais:

Fish n’ Chips clássico, Lula à

Doré crocante e um saboroso

Filé de Atum na Brasa. Cada prato foi preparado para levar a experiência de churrasco de frutos do mar. Os interessados podem fazer suas reservas para garantir um lugar. As reservas podem ser feitas no link a seguir https://widget.getinapp. com.br/yPAMl9Pz].

SERVIÇO:

FAZENDA CHURRASCADA

Endereço: Av. do Poeta, 520 - Jardim Veraneio

Obras do Shopping Cidade Morena serão levantadas dentro de 12 meses

Time robusto na gestão das obras inclui nomes como Maksoud Rahe, RBK e Jayme Lago Mestieri

APÁSCOA

Campo Grande se despede da Cidade da Páscoa com cultura e celebração familiar

Foto: Reprodução

Moradores de Campo Grande reúnem-se na Vila Morena para o encerramento da Páscoa da Família, destacando a renovação e a união comunitária

„ Neste domingo (31), a Vila Morena se ilumina pela última vez nesta Páscoa, encerrando um ciclo de cinco dias onde a magia da temporada trouxe brilho e união para Campo Grande. Famílias inteiras, moradores antigos e recém-chegados à Capital aproveitaram a hospitaleira Cidade da Páscoa, um refúgio temático que simboliza renascimento e união. Arlete Cardoso, 56, recém-retornada de uma estadia no nordeste, encontrou uma Capital transformada. “Campo Grande está diferente, muito bonita e iluminada”, relata Arlete, expressando seu encanto com a decoração e a segurança do evento. Seu esposo, Carlos Alberto, 53, já planeja trazer toda a família para experimentar a alegria e as cores do espaço no próximo fim de semana.

A presença da Guarda Civil Metropolitana foi um dos pontos altos para os visitantes, trazendo uma sensação de tranquilidade e permitindo que todos se concentrassem no espírito alegre da ocasião. As luzes e ambientes temáticos, especialmente projetados para a temporada, ganharam a admiração dos que por ali passavam.

Camila Brasil, 32, do Bairro Santa Luzia, destaca a Toca do Coelho como a joia da

coroa da Cidade da Páscoa. Sua visita foi inspirada pelas fotos que prometiam uma experiência incrível, uma promessa cumprida pela realidade encantadora do local. “Já aproveitamos todas as atividades e com certeza voltaremos”, compartilhou, refletindo o sentimento de alegria e descoberta que o evento promoveu entre os visitantes mais jovens e também os adultos.

O local ainda conta com o passeio do City Tour, com saídas diárias da Vila Morena, às 19h e 20h. O percurso passa em frente ao Bioparque Pantanal, Shopping Campo Grande, Paço Municipal, Obelisco, Praça do Rádio Clube, Praça Ary Coelho, Relógio da 14 de Julho, Estátua Manoel de Barros, Sesc Cultura, Praça das Águas, Parque das Nações Indígenas, Parque dos Poderes, Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e Museu das Culturas Dom Bosco.

A Páscoa em Família é uma realização da Prefeitura de Campo Grande, com promoção da Famasul/Senar, Sesc e Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania. Conta ainda com o apoio da Águas Guariroba, Velutex, Produserv, Solurb, e UCDB.

zona Sul de Campo Grande terá em breve um mall para chamar de seu. Apesar do nome inclusivo, Cidade Morena deve se posicionar como um centro de compras de quem mora na região da Zona Sul como um todo e promete ca-

lendário vasto de ações locais sob o conceito ESG, ou seja, melhores práticas voltadas para o meio ambiente, o social e a governança. O grupo ICH Ícone Costa Hirota detalha que as obras na avenida Gury Marques

devem iniciar dentro de 9 a 12 meses e já anuncia uma equipe estrelada na força-tarefa. A previsão é que o espaço seja inaugurado no segundo semestre de 2026. A proposta é privilegiar nomes locais, como RBK Construções a Construtora Maksoud Rahe, além de suporte jurídico do escritório Almeida e Almeida Advogados e de marketing e branding com a Salti Design.

A expectativa da população local é alta e vai ser atendida, com anúncio em breve dos lojistas já posicionados no empreendimento, que contempla 150 lojas, entre elas 6 âncoras e várias marcas de renome nacional.

Horário de funcionamento: Das 11h30 às 18h REPRODUÇÃO

Os investimentos na obra até o momento é R$ 140 milhões com estimativa de gerar 3.500 empregos diretos e indiretos. Inicialmente serão 870 vagas, entre carros e motos.

2 CADERNO LIGHT www.acritica.net Campo Grande, 31 de Março de 2024 A CRÍTICA GASTRONOMIA EMPREENDIMENTO
O Cidade Morena alinha conforto e consciência ecológica em cada detalhe do seu amplo estacionamento
era de compras e convívio social
Arquitetura que dialoga com o ambiente: o Cidade Morena alinha conforto e consciência ecológica em cada detalhe do seu amplo estacionamento Espaço, luz e natureza se harmonizam no design inovador do mall Cidade Morena, prometendo uma nova

Patrícia Laburú é reconhecida como uma das 20 melhores agências de viagens do Brasil

À frente da gestão, a empresária Patrícia Laburú conta que o interesse pelo universo das viagens remonta ao avô, fundador do primeiro Terminal Rodoviário de Campo Grande

Para contar a história da criação da agência de viagens Patrícia Laburú, é preciso contextualizar quem é a pessoa que dá nome à empresa. Sagitariana, mãe solo e neta do fundador do primeiro Terminal Rodoviário de Campo Grande em 1973, Patrícia foi naturalmente inserida no mundo do turismo. “Cresci ouvindo falar de viagens, em chegadas e partidas... Cada viagem era um acontecimento”, relembra Patrícia.

Apesar do brilho nos olhos ao falar de viagens, todo o interesse ainda não dava a certeza de que era um assunto com o qual gostaria de trabalhar. A aposta neste mercado aconteceu quando entrou na faculdade de Turismo, um curso que a permitiu transitar por diferentes áreas, eventos, intercâmbio, ecoturismo, até encontrar sua menina dos olhos: a personalização de viagens internacionais para o público premium. Em fevereiro de 2016, nas-

ceu oficialmente a Patrícia Laburú Viagens. Na época, Patrícia encarava a rotina de mãe solo de um menino de 3 anos. Não é necessário explicar os motivos pelos quais ela se tornou ainda mais determinada a trabalhar. “Quero e preciso

fazer dar certo!”, refletia. Hoje, a história da empresária inspira aqueles que estão começando, mostrando que o trabalho bem feito sempre prevalece.

UP E DOWN - Entre suas preferências de viagem, Patrícia destaca Chicago, nos Estados Unidos, como um destino ao qual as pessoas não dão muita bola e se surpreendem. Já a superfaturada Trancoso não caiu nas graças de Patrícia.

Foto:

Mas Patrícia não é da turma dos que invalidam o conhecimento técnico, hoje não mais exigido dos profissionais de turismo. Mais um atestado de que esse era seu destino veio recentemente, com o recebimento do “Prêmio Destaque Regional - Retomada dos Sonhos”, durante cerimônia da operadora Just Tour, no Copacabana Palace, no Rio.

NA MALA - Mala inteligente tem que ter filtro solar, jeans, T-shirt básica, pashmina, biquíni e uma escova secadora de cabelo bivolt.

NO DESTINO - Patrícia relembrou o maior apuro que já passou num destino: esquecer o celular dentro de um táxi em Nova York, um incidente que, felizmente, teve um final feliz.

GASTRONOMIA EDUCAÇÃO

Iniciativa incentiva criatividade e apoio à educação em escolas públicas de Campo Grande

Foto: Reprodução

Grupo Pereira e Supermercado

„ O Supermercado Comper, parte integrante do Grupo Pereira - sétimo maior varejista do Brasil, lança a «Páscoa Social Comper”, uma ação especial em colaboração com 30 escolas públicas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A campanha visa premiar três instituições educacionais participantes com R$10.000,00 cada, enfatizando o compromisso do grupo com o desenvolvimento social e educacional nas comunidades onde atua.

Cada escola recebeu esculturas de cabeças de coelho para serem personalizadas com materiais escolares, desafiando alunos e professores a liberarem sua criatividade e a trabalharem em equipe para conceber obras de arte únicas. O concurso foi estruturado em dois grupos regionais, segregando escolas de Mato Grosso e Distrito Federal em um, e de Mato Grosso do Sul em outro, com o objetivo de estimular uma competição amistosa e criativa entre as instituições. O público tem a oportuni-

Comper promovem concurso cultural com prêmio de R$10.000 para escolas de MT, MS e DF dade de participar ativamente desta iniciativa por meio de votação online, que começou no dia 25 de março e vai até o dia 31 do mesmo mês, acessando o site oficial da campanha em https://www.pascoasocialcomper.com.br para eleger suas esculturas favoritas. Adrileny Constantino, coordenadora de ESG do Grupo Pereira, ressalta a importância da ação: “A ‘Páscoa Social Comper’ reflete nosso desejo de transformar a sociedade e melhorar a vida das pessoas ao nosso redor. Valorizamos profundamente o papel da educação e o suporte às comunidades locais. Esta campanha é uma manifestação do nosso apoio ao desenvolvimento educativo, incentivando a criatividade e o trabalho em equipe entre estudantes.”

As escolas vencedoras, incluindo as duas mais votadas de cada grupo e a terceira colocada em nível nacional, receberão R$10.000,00 para serem utilizados na aquisição de materiais pedagógicos ou na realização de melhorias estruturais.

Na noite de 18 de março, a operadora especializada em turismo de luxo celebrou 15 anos e homenageou seus parceiros. De Mato Grosso do Sul, Patrícia Laburú está entre as 20 melhores agências do Brasil e se destacou como a melhor agência de viagens

de Mato Grosso do Sul, no segmento luxo.

“Receber reconhecimento como a melhor agência de viagens de Mato Grosso do Sul, e figurar entre as top 20 do Brasil, é uma experiência de felicidade indescritível. Este reconhecimento é o resultado de um árduo trabalho e imensa dedicação. Atuar no setor de turismo vai além das maravilhas aparentes”, confessa. Ela complementa: “Como em qualquer profissão, há desafios como o gerenciamento de imprevistos e situações complexas que por vezes escapam do controle do agente de viagens”, finaliza.

Molho enriquecido de vegetais estimula o consumo dos alimentos de forma saborosa

Uma boa receita para aqueles que tem “paladar infantil”

„ Incorporar legumes e vegetais na alimentação diária pode ser um desafio, especialmente para aqueles com um paladar mais seletivo, muitas vezes descrito como “paladar infantil”.

No entanto, existem maneiras criativas de incluir esses ingredientes essenciais de forma saborosa e atraente. Uma estratégia eficaz é integrar legumes em pratos já amados por todos, como macarrão, cachorro-quente e lasanha, utilizando-os em um molho de tomate rico e nutritivo.

A nutricionista do Fort Atacadista, Anne Shirley, desenvolveu uma receita de molho de tomate enriquecido com legumes, ideal para adicionar uma dose extra de nutrientes a pratos tradicionais sem comprometer o sabor. “Este molho incorpora abóbora japonesa,

Foto: Reprodução

Além disso, o Fort Atacadista introduziu uma opção de cachorro-quente “estilo brasileiro” em sua loja Fort Dog

INGREDIENTES:

1/4 de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos

• 1 cenoura pequena cortada em cubos

• 1 beterraba média descascada e cortada em cubos 1 abobrinha média cortada em cubinhos

• 1 cebola média 1 dente de alho grande 4 tomates sem pele

• Azeite Sal a gosto Temperos frescos como cheiro verde e manjericão (opcional)

MODO DE PREPARO: Em uma panela grande, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho até dourarem levemente. Adicione os legumes, os tomates e 200~300 ml de água fervente. Cozinhe com a panela semi-tampada até os legumes amaciarem. Deixe esfriar um pouco, depois processe os legumes até obter a consistência desejada para o molho. Retorne o molho à panela, aqueça em fogo baixo para integrar os sabores. Tempere com sal e, se desejar, pimenta e temperos frescos.

cenoura, beterraba e abobrinha, transformando-se em uma opção colorida e nutritiva que pode ser facilmente disfarçada em vários pratos”, explica.

Receita de Molho de Tomate, abaixo, junto com a foto. Este molho não apenas enriquece a alimentação com nutrientes essenciais mas também apresenta uma maneira de diversificar o uso de legumes de forma deliciosa e inovadora.

Além disso, o Fort Atacadista introduziu uma opção de cachorro-quente “estilo brasileiro” em sua loja Fort Dog, utilizando este molho caseiro como destaque. Este lanche, que combina ingredientes nutritivos de forma rápida e prática, reflete o compromisso da empresa com a promoção de opções de alimentação saudável e acessível, disponível por um valor especial para os titulares do cartão Vuon. O novo sabor de cachorro-quente já está disponível no Fort Atacadista localizado na Av. Cel. Antonino, 5498 – Jardim Montevideu.

3 CADERNO LIGHT www.acritica.net Campo Grande,31 de Março de 2024 A CRÍTICA TURISMO
Reprodução
Mato
Sul
Patrícia Laburú está entre as 20 melhores agências do Brasil e se destacou como a melhor agência de viagens de
Grosso do
viagens
A empresária é apaixonada por
da Justtur
ho -
Bahia | Vila Angatu Resort) e Rúben
Patrícia Laburú, ao lado de Camila Soares (CEO
Operadora), Renato Fabbri (Comercial dos
téis Campo
Leme (Gerente
Geral do Campo Bahia Hotel Villas Spa | Vila Angatu Resort) Esculturas de cabeças de coelho foram disponibilizadas para as escolas, que foram desafiadas a personalizá-las utilizando materiais escolares

Fiat Titano entra em mercado competitivo

Novo Mustang mantém motor V8, ganha itens e baixa de preço

Sétima geração do muscle car chega ao País com preço inicial de R$ 529 mil e está disponível na versão GT Performance

Com o Chevrolet Camaro fora de combate, a Ford vê o caminho livre para o Mustang. A 7ª geração do muscle car acaba de chegar ao País.

Basicamente, a plataforma é a mesma do modelo anterior, na versão Mach 1. Entretanto, de acordo com a marca, todas as chapas da carroceria são novas.

Por aqui, o novo Mustang vem na versão GT Performance, com preço de R$ 529 mil.

Ou seja, custa cerca de R$

50 mil a menos que antes. As entregas começam em junho. O esportivo também preserva a mecânica e traz sob o seu longo capô o motor Coyote 5.0 V8 a gasolina. Este ganhou corpo de borboleta eletrônico duplo. Com isso, coleta mais ar e gera 5 cv a mais de potência, com 488 cv. O torque máximo também cresceu: são 58 mkgf a 5.000 rpm ante os 56,7 mkgf a 4.900 rpm do Mach 1. Além disso, o câmbio automático de 10 marchas foi recalibrado. Assim, o Mustang tem vigor de sobra. Conforme a Ford, acelera de 0 e 100 km/h em 4,3 segundos e alcança 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.

Outra melhoria está nos freios: o Mustang tem discos e pinças de alto desempenho da marca Brembo nas quatro rodas (antes, era apenas na dianteira). O peso é de 1.836 kg, ou seja, 22 kg a mais.

Do lado de dentro, o esportivo tem couro e materiais emborrachados. O acabamento é excelente e o painel traz uma peça curva que une o quadro de instrumentos, com tela de 12,4”, e o multimídia, com display maior de 13,2” e espelhamento sem fio com celulares Android e Apple.

Fiat lança Titano 2024, juntando-se a modelos como Hilux e Ranger. Originária da Peugeot Landtrek, possui motor diesel 2,2 L, 180 cv. Meta de vendas: 12.000 unidades. Versões: Endurance (R$219.990), Volcano (R$239.990), Ranch (R$259.990). Características: caçamba 1.314 litros, tração 4x4.

› Chevrolet Spin 2025 estreia com preço de R$ 119.990

A minivan da GM acaba de chegar às lojas do País redesenhada por dentro e por fora. A versão de entrada LT é a única com opção de câmbio manual ou automático, ambos com seis marchas. Nas demais variantes (LTZ e Premier), a caixa é automática. O motor é o veterano 1.8 flex aspirado de 111 cv e 17,7 mkgf, mas com novo módulo de gerenciamento eletrônico que melhora o consumo. Os preços vão de R$ 119.990 até R$ 144.990.

› HURACÁN STERRATO NO BRASIL.

Apresentado em novembro de 2022, o Lamborghini Huracán Sterrato faz sua estreia em terras brasileiras. A inusitada versão off-road de um dos superesportivos mais cobiçados do mundo chega ao País com apenas três unidades - das 1.499 fabricadas para abastecer o mercado global. Cada uma custa R$ 4,4 milhões, de acordo com a Via Itália, importadora oficial da marca por aqui. Entre as adaptações, a suspensão é 4,4 cm mais alta na comparação com o modelo convencional. Já o motor é conhecido em outras versões do Huracán. Trata-se do 5.2 V10 aspirado que entrega 610 cv de potência e 57,1 mkgf de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas e a tração, integral.

› RS6 AVANT LEGACY.

Depois de lançar a perua RS 6 Avant Performance no Brasil, por preço milionário, outra versão da station wagon da Audi desembarcou em solo nacional. Agora, é a vez da RS 6 Avant Legacy. Feito exclusivamente para o Brasil, o modelo tem preço ainda mais salgado. Custa R$ 1.364.990 e é limitada a só 15 unidades. As entregas serão feitas ao longo do ano. A versão faz parte da série de lançamentos que a marca prepara ao longo deste ano para comemorar seus 30 anos no País. O o motor 4.0 V8 biturbo, com turbinas maiores, gera 630 cv.

› MINI COOPER S MAYFIELD.

Inspirações para séries especiais de carros podem vir de qualquer lugar. Literalmente. A Mini lança no Brasil uma edição limitada do Cooper S Top chamada Mayfield Edition, inspirada na famosa fazenda de lavanda Mayfield, perto de Londres, na Inglaterra. Serão 17 unidades, todas na carroceria de três portas, ao preço de R$ 256.990.

TECNOLOGIAS INÉDITAS.

O cupê oferece cinco modos de condução, quatro de suspensão, três de direção e mais quatro para o escapamento. Tudo muda, desde o comportamento do câmbio até o ronco do motor. O carro também pode detectar buracos na via e preparar para um impacto. Ademais, o Remote REV permite ligar o motor à distância pela chave.

Neste primeiro lote, o novo Mustang terá cerca de 200 unidades disponíveis no Brasil. A paleta de cores tem oito opções, divididas entre preta, cinza, branca, azul e vermelha.

› NOVO NISSAN KICKS.

Carro de maior sucesso da Nissan no Brasil, o SUV compacto Kicks mudará completamente. O modelo (foto) apareceu antes da revelação mundial no Salão de Nova York, que abre nesta quarta-feira. De cara, dá para dizer que o SUV tem visual radicalmente novo, com detalhes inspirados no irmão maior Pathfinder. Outra mudança notável é o tamanho: o novo Kicks é maior em todas as medidas e tem 4,36 metros de comprimento. Nos EUA, usará um motor 2.0 a gasolina de 143 cv e 19,3 mkgf. Já no Brasil, será 1.0 turbo.

4 www.acritica.net Campo Grande,31 de Março de 2024 A CRÍTICA CADERNO LIGHT
REPRODUÇÃO
CURTINHAS
FOTO:

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.