BEMVINDO:
O número de personalidades presentes à posse do deputadoPauloDuarte(foto) reflete seu prestígio. De perfiltécnicoligadoaáreatributária,Pauloterápapelimportante nas tratativas da futura regulamentação da Reforma Tributária. Avesso ao radicalismo, ele transita bem entretodasascorespartidárias. Uma boa aquisição.
BELEZA: Analisando as declarações de vereadores da capital ao justificarem a troca de partidos, percebe-se de que com a abertura da janela partidária, alguns deles pulam pra fora e outros pra dentro. Mas o interessante ou curioso nisso tudo é que eles jamais batem a cabeça. Ao final todos eles devem sair levando alguma vantagem.
LEI DE MURPHY: “Se algo tem a chance remota de dar errado, certamente dará errado”. A tese do engenheiro americano pode ser aplicada na estratégia eleitoral. Por analogia é maior a chance da fatia do pão cair com a parte da manteiga virada para a parte de baixo. Concluindo: é algo que não deu certo e que poderia ter sido evitado.
ENTENDA: O engenheiro Edward Murphy foi chamado para investigar as causas da desaceleração rápida em pilotos de aeronaves que registrava a frequência cardíaca e a oxigenação deles. Descobriu que a instalação do aparelho estava errada e aí disse aquela frase conclusiva. Também na política - a escolha equivocada remete-nos a Lei de Murphy.
CLARO!‘ É cedo para avaliação conclusiva’. Até que se registrem as candidaturas a prefeito vai tempo. No caso da capital, os dirigentes partidários não podem ignorar o ‘clima fora das salas refrigeradas a ar’. A opinião pública há de ser levada em conta. Ela pode descobrir e denunciar o erro como relata a Lei de Murphy, evitando o pior (nas urnas).
PERGUNTAS: Quem será o candidato a vice da prefeita Adriane Lopes? O PT caminhará com Rose Modesto ou lançará Camila Jara? Qual o rumo do MDB? Tenta o último suspirocomPuccinelliouserámerocoadjuvante?Qualovice mais provável de Beto Pereira? Quais partidos nanicos conseguirão ter candidatura própria? Como se comportarão as lideranças do PL?
SORAYA THRONICKE: ‘Ex-senadora do Bolsonaro’. No saguão da Assembleia Legislativa perguntaram-me: ‘em qual palanque ela estará nestas eleições? ’ Apesar de filiada ao Podemos, não tem espaço nos grupos políticos. Impressionante, no lugar de atrair votos pode até provocar desgastes. Chegando ao final da linha. Lei do retorno.
ATENTOS: Os deputados Lia Nogueira (PSDB), Pedro Caravina (PSDB) e Rinaldo Modesto (Podemos) criticaram o conteúdo do livro ‘Avesso da Pele’ distribuído pelo MEC à Rede Estadual. A obra faz abordagem inadequada da sexualidade aos alunos do ensino médio. Indignados, pediram a sua imediata retirada das bibliotecas estaduais, o que aconteceu na quinta feira por determinação direta do governador Riedel.
REPARAÇÃO: No art. 225 § 4º da Carta Magna, constam como patrimônio nacional a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira. O atento deputado Roberto Hashioka (União Brasil) tem proposta para alterar o texto incluindo o termo Pantanal Sul-Matogrossense que foi omitido no texto oficial. Ato que valoriza nossa cultura, pois dois terços do pantanal está no MS.
DOURADOS: Após as últimas eleições o PL de Dourados está embalado e quer ser protagonista no pleito municipal. Neste sábado, o presidente do diretório municipal, deputado federal Rodolfo Nogueira e sua mulher Gianni Nogueira –presidente do Diretório Mulher, comandam ato de filiação na Câmara Municipal. Fala-se em união e entusiasmo da militância.
TEMPESTADE: O anteprojeto da Reforma do Código Civil que pretende refundar a visão social de pessoa e de família causando revolta entre juristas católicos. Algumas premissas no texto aparentam perverter a essência da sociedade, atendem os anseios progressistas de grupos identitários sem buscar o contraditório. Incentivo a divisão do país entre esquerda e direita.
NA MOSCA: Tributação elevada é um convite para evasão fiscal. Um exemplo disso é o tabaco. Sua desproporcional tributação, no Brasil, produziu um gigantesco mercado ilegal. Como não paga impostos, esse mercado desfruta de uma enorme vantagem competitiva sobre o mercado legal. O mais grave é que os mais pobres são os que mais consomem esses produtos ilegais. (Everardo Maciel – ex-secretário da Receita Federal)
A intuição feminina
Camila Carvalho Duarte (*)
Aintuição pode ser, por vezes, confundida com o que algumas pessoas costumam chamar de "sexto sentido", porém a intuição é muito mais profunda e palpável. Esta percepção feminina tem muito mais a ver com sensibilidade, fruto de uma sabedoria herdada de nossas mães e avós. É uma capacidade de discernir diferente em situações decisivas ou críticas.
Mesmo que alguns homens possam ter certa sensibilidade, somos diferentes. Homens e mulheres são por essência diferentes, possuem talentos e experiências próprias. Por isso, a intuição é uma característica bem mais comum à mulher.
Ecomo,então,amulherpodecontribuircom a sociedade a partir da sua percepção mais aguçada e sensível? Te convido a refletirmos um pouco acerca disso.
Sabe aquele sentimento que surge do nada e incomoda frente a um perigo ainda não iminente, sem sabermos explicar sua origem? É a intuição. Isto é, a capacidade de dizer o que é, por vezes, inexplicável. Aquela opinião solicitada por seu esposo ou namorado frente a algo que ele está inseguro de decidir, fazer. Aquela visão esclarecedora que ele espera de você, esta éaintuição.Nessaseemtantasoutrassituações,aintuiçãopode ser colocada a serviço próprio e também do outro.
Obviamente que nós, mulheres, não podemos usar deste artifício para nos considerarmos "donas da verdade". Se o meu e o seu coração não estiverem intimamente ligados ao Senhor e ao discernimento no Espírito Santo, sairão de nossas bocas apenas palavras soltas, palavras vãs, das quais o mundo está cheio!
OJornal
Editado por: CNC.BR Centro Nacional de Comunicações Ltda CNPJ-MF 04.501.305/0001-38
Jornalista profissional LUIZ CARLOS FEITOSA - DRT/MS 105/L.1/F.53
Diretor Executivo
ELIZETE CONCEIÇÃO RODRIGUES FEITOSA
Diretora Financeira
FONE: (67) 3317-7890
FAX: (67) 3317-7894
Redação, Administração, Departamento Comercial e Parque Gráfico: Av. Júlio de Castilhos, 1747 • Sede própria - 79100-901 - C. Grande-MS
Representante: TÁBULA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
São Paulo - (0xx-11) 5507-5599 - Brasília - (0xx-61) 3242-7460
Whatsapp: (67) 99974-5440 Facebook: /acritica.jornal
Youtube: /wwwacriticanet Instagram: /acriticadecampogrande
Recordo sempre de uma cena em que meu esposo diz que foi decisiva para ele me pedir em namoro. Éramos amigos e frequentávamos o ambiente universitário por algumas horas. Certo dia, ele disse que, ao atravessar o portão de entrada da faculdade, me viu parada no pátio, contemplando e tentando tirar uma foto do lindo pôr do sol que estava por detrás de uma árvore. Naquele momento ele disse a si mesmo que queria se casar comigo, pois enquanto ele (homem) só via mais um dia comum, eu (mulher) via uma cena incrível da natureza a nos presentear em mais um dia de vida. Ele sabia que precisava, na vida dele, de alguém que visse as coisas com outros olhos.
Para mim, minha atitude no pátio era algo natural, mas para ele fez toda a diferença. E saber disso, que trago outro olhar e sensibilidade para a vida do outro, não é algo trivial. Por isso, não devemos nos acostumar com o que sentimos, com nossas atitudes que consideramos apenas pessoal. Devemos transformar nosso dom e sensibilidade em dedicação, em serviço ao outro.
Usemos dos dons que Deus nos deu para sermos melhores e fazermos o mundo se encantar com a beleza que passa despercebidanacorreriadodiaadia.QueDeusabençoeseusdons,sua intuição! Com carinho, Camila Carvalho Duarte.
(*) Auora é colaboradora da Fundação João Paulo II e atua como educadora no PROGEN (Projeto Geração Nova) e no CAC (Centro de Atendimento Comunitário), duas Unidades pertencentes à Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova. Instagram: @camilacarvalhoduarte.
Qual vida vale mais?
último pronunciamento do atual Presidente da República expõe o pensamento de boa parte da nação brasileira, quiçá, mundial: há “genocídio coordenado em massa” no contraataque do Estado de Israel à faixa de Gaza, e são osfatosconcretosquedemonstramessamáquina de horror, não opiniões em tal ou qual sentido político. Não há escusa exercível em defesa de qualquer liderança de Estado pelo fato de criar uma estratégia de desmantelo, perseguição e morte à determinada população.
Leonardo de Moraes (*)
Há uma confusão generalizada - alimentada pelo próprio Estado de Israel e sua máquina milionária de publicidade e informação - em misturar o conceito de “país” com o conceito de “povo judeu”, multi-citadino e espalhado ao redor do globo; bem assim, em misturar a aversão ao massacre em Gaza com antissemitismo ou antissionismo.
Israel fez - e ainda faz - sua luta para ser reconhecido como um país geograficamente estabilizado, e há no mínimo uma contradição jurídica entre esse desejo e colocar-se alheio à jurisdição da ONU, como um Estado que merecesse tratamento especial para seus equívocos, em razão do sofrimento histórico de seu povo, ou por fatos anteriores à sua própria pedra fundamental.
Lembremos: Israel foi criado em 14 de maio de 1948, após o fim da Segunda Guerra Mundial, justamente com a proposta de se tornar um porto seguro de paz e desenvolvimento para um povo perseguido. Propôs-se como uma página em branco para a criação de um novo futuro, mais feliz e pacífico.
Hoje é palpável estarmos diante do típico caso de “abusado” que se torna “abusador”, com Israel sob a visão embaçada do primeiro-ministro Netanyahu, renitente em ignorar os excessos das reações armamentícias do Estado que comanda. Reação estatal exacerbada que, frise-se, não é unânime nem dentre o próprio povo israelense e a nação judaica espalhada no mundo.
Éimportantelembrarmosqueamortede6milhõesdejudeus perpetrada durante a Segunda Guerra Mundial foi uma mancha à história da Humanidade - absurdo lembrado e relembrado com especial constância pela imprensa e audiovisual norteamericanos. Mas assim também foram (e são) as perseguições a inúmeras populações e grupos étnicos, vejamos: durante a Segunda Guerra Mundial, estima-se que 10% da população polonesa tenha sido igualmente exterminada, incluindo quase 10milhõesdeciviseprisioneirosdeguerra(dediferentesetnias e sob diversas justificativas), mortos pelo regime nazista.
Durante a década de 70, o povo cambojano teve 30% de sua população (ou aproximados 3 milhõesdepessoas)eliminadapeloregimedoKmer Vemelho. Durante as primeiras décadas do século XX, a população armênia sofreu verdadeira limpeza étnica pelo Império Otomano, com o desaparecimento de cerca de 2 milhões de vidas civis.
Nas Américas, deu-se a chacina e extinção de povos ameríndios nativos (estimativas giram em 8 milhões), seguidas da importação por mão-deobra escravizada de milhões de africanos de seus reinos originários. Só no Brasil, cometeu-se o desterro de 6 milhões de africanos (com estimativas de 1 milhão de mortos apenas no transporte marítimo) que foram subsequentemente escravizados, torturados e eliminados durante mais de 4 séculos, apenas no Brasil.
Sofrer pela mão cruel da natureza humana não é primazia de nenhum povo, em nenhum momento da história mundial.
Qual o valor de uma vida? Qual vida vale mais que outra? Morte é morte. Perseguição é perseguição.
O número de mortos em Gaza, segundo estimativas da imprensa internacional, já conta 40 mil pessoas, sendo que quase 2 milhões encontram-se sem acesso a água potável, comida e remédios. Não há como escapar de Gaza, num verdadeiro confinamento engendrado por Israel. Um campo prisional a céu aberto, cuja única saída é a morte.
Pois bem. Não há senso lógico na criação de escusas absolutórias para quem perpetra esse tipo de abuso, muito menos quando lembramos do passado de agressão e perseguição que o próprio povo judeu sofreu. Concordar com posturas armamentícias que exorbitam a defesa é, sim, concordar com a guerra pela dominação, com a morte como instrumento de expressão política.
Hoje, infelizmente, Israel se considera acima da lei internacional, ignorando o órgão que lhe apoiou a própria criação. Um país de verdade deve acreditar na igualdade dos seres humanos e saber quando jogar o jogo da paz,
(*) O autor é mestre em Direito do Estado, professor de Direitos Humanos e tabelião. Nas artes, é roteirista, artista visual e autor do romance “Tia Beth”, sobre as dores e perdas dos períodos de violência no Brasil
a www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 10 de marco de 2024 2•A OPINIÃO
afiliado
MS em Foco: Riedel vai abrir palestras que debaterá futuro do agronegócio
AprovaçãodoGovernoLula
sobre Israel e Venezuela, aponta pesquisa
Pesquisa do instituto divulgada na última quintafeira, 7, mostra que aprovação do governo passou de 52% para 47%, enquanto a reprovação, de 43% para 46%
CampoGrandeserápalcodo“MSemFoco”,umevento de grande relevância para o setor agrícola, marcado para a próxima quinta-feira, dia 14 de março, no Bioparque Pantanal. O auditório escolhido para o evento promete reunir importantes nomes e especialistas para discutir o futuro do Agronegócio no Mato Grosso do Sul.
Com a presença confirmada do atual governador do estado, Eduardo Riedel, o ciclo de palestras será inaugurado por um discurso inicial de abertura, antecipando os debates que visam enriquecer o conhecimento dos participantes sobre temas cruciais para o setor. Entre ostópicosdediscussão,estãoo PlanejamentoSucessório,Mercado de Capitais, Finanças, Imobiliária e Tributação, áreas consideradaschaveparaentender o cenário atual e as pers-
O evento é uma iniciativa do FLH Advogados, escritório com amplo reconhecimento em diversas publicações nacionais e internacionais como Chambers, Legal 500, Leaders League e Latin Lawyer 250 pectivas para o agronegócio na região. Oeventoéumainiciativado FLH Advogados, escritório comamploreconhecimentoem diversas publicações nacionais e internacionais como Chambers, Legal 500, Leaders League e Latin Lawyer 250. A parceria com a Virgo Securitizadora sinaliza o compromisso em promover um espaço de diálogo qualificado e aprofundado sobre as questões mais pertinentes ao agronegócio sul-matogrossense. A oportunidade é única para profissionais da área, estudiosos e interessados no tema, que buscam insights e debates de alto nível sobre as tendências e desafios do setor. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do formulário disponibilizado pelos organizadores.
Santullo assume Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais
Com vasta experiência no serviço público, Santullo se compromete a impulsionar políticas públicas para a Capital
MarcoSantulloéonovo secretárioMunicipaldeGoverno e Relações Institucionais de Campo Grande, com sua nomeação oficializada na última quarta-feira(6)conformeanunciado em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande). Nascido em Aquidauana, em 5 de março de 1961,Santullotrazconsigouma rica trajetória no serviço público,quecomeçaem1982,quando atuou como auxiliar administrativo na Secretaria de Saúde do estado.
FormadoemAdministração de Empresas e Ciências Políticas em Brasília, sua carreira tomou um rumo significativo quando se juntou à equipe da Câmara Federal como assessor técnico legislativo. Essa posi-
ção lhe proporcionou a oportunidade de integrar um grupo técnico legislativo da Câmara dos Deputados em 1986, levando-oaumamissãoemLondresparaestudaroparlamento.
Em 2016, Santullo assumiu a Superintendência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), seguindo para uma nomeação como Diretor Administrativo Financeiro da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) em 2019, cargo que ocupou por quatro anos. Casado e pai de dois filhos, Santullo assume o cargo com o compromisso de utilizar sua experiência acumulada para contribuir significativamente para o desenvolvimento de Campo Grande.
Leilão do Tribunal de Justiça de MS oferece eletrônicos com lances iniciais atrativos
OTribunaldeJustiçado
Estado de Mato Grosso do Sul anuncia a reta final de seu aguardado leilão, que se destaca pela oferta de uma vasta gama de eletrônicos, eletrodomésticos e equipamentos de informática.
Desde quinta-feira (7), os interessados estão com a oportunidade de visitar os itens até amanhã (11) antes de participarem do pregão conduzido pelo renomado leiloeiro Tarcílio Leite.
O evento ocorre primeiramente de forma online, permitindo lances através do site www.casadeleiloes.com.br,até
Evento apresenta oportunidade única para adquirir TVs, computadores e eletrodomésticos com preços abaixo do mercado as 13h30min do dia 13 de março,horáriolocal.Posteriormente, lances verbais e presenciais serão aceitos no auditório da AssociaçãoBrasileiradeOdontologia de Mato Grosso do Sul, localizado na Rua da Liberdade, nº 836, Bairro Monte Líbano, em Campo Grande. Os lotes disponíveis, que somam 95 e incluem quase 3.000 itens, poderão ser inspecionadospresencialmente na Casa de Leilões, situada na Rua Jaboatão, 271, Bairro Jardim das Reginas, proporcionandoaosinteressadosachance deavaliarascondiçõesdosprodutos.
OpresidenteLuizInácio Lula da Silva (PT) registrou um recuo na avaliação positiva do seu trabalho no governo federal, segundo a nova pesquisa do instituto Atlas Intel divulgada na última quinta-feira, 7. O levantamento aponta que 47% dos brasileiros aprovam o desempenho do petista. No estudo anterior, realizado em janeiro, o percentual era de 52%. O índice de reprovação passou de 43% para 46%. Outros 7% dos entrevistados não souberam responder. Os resultados de positivos e negativos do trabalho de Lula empatam dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais.
Olevantamentoouviu3.154 pessoas entre os dias 2 e 5 março e o nível de confiança é de 95%.
Já sobre o governo, pela segunda vez desde o início do mandato do petista, a maior parte dos brasileiros considera a gestão do petista ruim ou péssima (41%). Outros 38% consideram o mandato ótimo ou bom e 18%, regular. Não souberam ou não responderam, 3%.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou um recuo na avaliação positiva
A primeira vez em que o índice negativo superou o positivo foi em novembro do ano passado, quando 45% consideravam o governo ruim ou péssimo e 43% como ótimo ou bom.
Maioria dos brasileiros tem uma imagem negativa de Lula - A imagem positiva de Lula passou de 51% para 47% de janeiro até o início deste mês de março. A avaliação negativa da imagem presidente oscilou de 45% para 49%.
Os números ainda são superiores ao da imagem do expresidenteJairBolsonaro(PL), que manteve uma avaliação negativa de 51% e registrou umaoscilaçãode43%para44% na positiva. De acordo com Andrei Roman, CEO da Atlas Intel, o fato de a imagem de Lula ser melhor avaliada do que a de Bolsonaro não fez com que o presidente tivesse índices percentuais melhores. Segun-
do Roman, o fato ocorre pelas declarações do petista sobre a ação de Israel na Faixa de Gaza e a aproximação com o ditador venezuelano Nicolás Maduro.
“Curiosamente, quando se tratadaimagempessoaldopresidente, mesmo no ambiente polarizadoquetemos,essebom desempenho relativo ao Bolsonaro não gera uma avaliação positiva acima da negativa. Isso se explica principalmente por uma piora relevante na imagem do Lula por conta decontrovérsiasrecentes,principalmente as declarações sobreIsraeleVenezuela”,disseo CEO da Atlas Intel. Avaliação do governo nas relações internacionais sofre queda após fala de Lula sobre Holocausto - O estudo também mostrou que a avaliação positiva do governo nas relações internacionais caiu após a fala de Lula sobre o Holocausto. No último dia 18, o petista comparou a ação de Israel na Faixa de
Gaza com o massacre a judeus pela Alemanha nazista e foi alvo de críticas do governo israelense e de um pedido de impeachment protocolado na Câmara.
Em janeiro, 47% dos brasileiros aprovavam a gestão de Lula nas relações internacionais. O estudo divulgado nesta quinta mostra que a avaliação positiva agora é de 38%. A pior área temática do governo continua sendo a segurança pública. Para 66% dos brasileiros, a atuação é ruim ou péssima, enquanto 24% acham que é ótima ou boa. Buscando melhoraraimagemdoPlanalto no setor, Lula nomeou Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça e Segurança Pública no início do mês passado. Lewandowskisubstituiuonovo ministro do Supremo Tribunal Federal(STF)FlávioDino,que foi criticado por falta de projetos durante a sua passagem na pasta.
MS enfrenta quedas em rankings nacionais de candidaturas femininas e cargos de liderança
Estado registra avanços e desafios na representação feminina na política e mercado de trabalho
Nos últimos anos, o Mato Grosso do Sul apresentou avanços e desafios significativos na representação feminina na política e nos cargos gerenciais. Os
dados foram divulgados na última sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Emboratenharegistradoum crescimento de 1,6% na pro-
porção de mulheres candidatas à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) em nove anos, passando de 33,8% em 2014 para 35,4% em 2022,oEstadosofreuumaqueda de quinze posições no ranking nacional, despencando da quinta para a 20ª posição entre as unidades federativas. Hoje, a ALEMS conta com
Mara Caseiro (PSDB), Lia Nogueira (PSDB) e Gleice Jane (PT) representando o eleitorado feminino. Neste cenário, Piauí, Roraima e Amapá lideram as posições com as maiores proporções de candidatas, enquanto Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro ocupam as últimas.
FOTO: DIVULGAÇÃO
MS
busca apoio federal para enfrentar crise estimada em 40% na agricultura
Ministério da Agricultura sinaliza medidas de suporte diante de perdas esperadas de 40% na receita com soja no Estado
O Governo de Mato Grosso do Sul, em reunião com o Ministério da Agricultura na últimaquarta-feira(6),articulaajuda ao setor agrícola, que enfrenta uma crise devido à quebra na produção e à estiagem. O ministro Carlos Fávaro indicou que medidas de apoio serão direcionadas aos setores de soja, milho e pecuária. Com expectativa de anunciar as ações em 15 dias, antes do
término da colheita da safra de grãos,aUniãobuscamitigaros impactos do clima e do mercado na produção agropecuária doestado.Aáreacultivadacom soja foi de cerca de 4,2 milhões de hectares nesta safra, mas os custos elevados e a estiagem resultaram em colheitas abaixo das estimativas, acarretando grandes perdas na receita dos produtores e endividamento do setor.
Entre as medidas preparadas pelo Ministério da Agricultura estão a prorrogação de parcelas de investimentos com vencimento em 2024 e a disponibilização de linha de capital de giro em dólar via BNDES, com carência e prazo para pagamento. O governador Eduardo Riedel destacou a importância da atuação conjunta da bancada federal e estadual para encontrar soluções para a crise. “Nós estamos atentos, conversando com todo mundo sobre essa situação. Neste momentoéimportantequeanossa bancada federal está presente e atuando nessa discussão, assim como a nossa bancada es-
tadual na Assembleia Legislativa.Parlamentaresparticipando diretamente para que abusquemossoluçõesparaesse difícil momento,” ressaltou o governador. Representantesdeentidades rurais como Famasul, Aprosoja-MS e Câmara Setorial da Soja enfatizaram a necessidade de agilidade na execução das medidas para aliviar os prejuízos enfrentados pelos produtores rurais. “Vai ajudar o setor. É uma luz no fim do túnel, porque realmente a quebra de receita do produtor é significativa,” reiterou o presidente da Aprosoja-MS, Jorge Michelc.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 10 de marco de 2024 3•A Política
Intel
caiapósfalas
Atlas
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
Prefeito de Paranhos garante investimentos significativos em infraestrutura e habitação
Donizete Viaro e lideranças garantem apoio do Estado para projetos de desenvolvimento
A semana foi marcada por avanços significativos para o município de Paranhos, a 460 km de Campo Grande, graças à agenda do prefeito
Donizete Viaro em Campo Grande. Com uma série de reuniões importantes, o prefeito se dedicou a discutir e promover projetos de desenvolvimento local, com ênfase especial em questões habitacionais.
Durante sua estadia na Capital, Viaro, acompanhado pelo vice-governador José Carlos Barbosa e pelo deputado estadual Renato Câmara, focou em fortalecer parcerias e obter suporte para as iniciativas de Paranhos.
O prefeito também se reuniu com Maria do Carmo Avesani Lopez, diretora-presidente da Agehab, onde discutiram "estratégias para
melhorias habitacionais", evidenciando a prioridade dada à qualidade de vida da população de Paranhos. Um avanço notável foi confirmadonaquinta-feira(7)pelo
Governo do Estado, que anunciou investimentos para a drenagem e asfaltamento de vias urbanas na área central e em três bairros de Paranhos. Essas obras, além de valorizar os imóveis, eliminam a poeira e o barro. Os investimentos foram definidos em uma reunião com o governador Eduardo Riedel.
"Sentamos com o prefeito e vereadores para definir as prioridades de Paranhos. Vamos fazer estes novos investimentos na cidade para levar benefícios diretos à população", afirmou o governador, ressaltando a união de esforços para o progresso de Paranhos. Com a implementação des-
FOTO: DIVULGAÇÃO
tes projetos, Paranhos se aproxima de ter 90% de suas ruas pavimentadas, um marco significativo para o município. O prefeitoDonizeteViaroexpres-
FOTO: DIVULGAÇÃO
O prefeito Donizete Viaro esteve com governador Eduardo Riedel e outras autoridades
sou sua gratidão pelo apoio estadual, destacando os resultados positivos da parceria: "Uma parceria como esta não tem como não tocar bem a ci-
dade. Em nome da população temos que agradecer ao governador pelo apoio."
A assinatura contou com a presença do vice-governador
Barbosinha, do deputado federal Dagoberto Nogueira, deputados estaduais e secretários estaduais, além dos vereadores da cidade.
FOTO: DIVULGAÇÃO
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 10 de marco de 2024 4•A Interior
FOTO: DIVULGAÇÃO
Viaro cumpriu uma série de agenda na Capital
O prefeito esteve com o deputado Dagoberto e o governador Riedel Temas como infraestrutura e habitação foi tema dos encontros
TJMS inaugura comitê para monitorar política antimanicomial
Parceria entre TJMS, Ministério Público e Defensoria Pública irá melhorar a atenção a pessoas com transtorno mental em conflito com a lei
Em um movimento significativo para o avanço das políticas antimanicomiais no Mato Grosso do Sul, o Tribunal de Justiça do Estado. O lançamento ocorreu na sede do Tribunal na última quarta-feira (6) representando um marco importante para o tratamento e ainclusãodepessoascomtranstorno mental ou qualquer forma de deficiência psicossocial em conflito com a lei.
O Comitê Estadual
Interinstitucional de Monitoramento da Política Antimanicomial (CEIMPA/ REINTEGRA) foi criado para propor ações estaduais focadas na desinstitucionalização e atençãointegralaessesegmento da população, alinhando-se à Política Antimanicomial do Poder Judiciário estabelecida pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 487/ 2023.
Este comitê tem como missão garantir o tratamento digno e adequado para as pessoas custodiadas,investigadas,acusadas, réus, ou privadas de liberdade, bem como promover a articulação entre os sistemas
de justiça, penitenciário e os serviços e políticas públicas de saúde, assistência social e direitos humanos.
O desembargador Sérgio Fernandes Martins, presidente do Tribunal de Justiça, destacou a importância dessa iniciativa como um avanço nas políticas antimanicomiais no estado, refletindo o compromisso do Poder Judiciário em expandir e melhorar essas políticas. Ele ressaltou que o Reintegra, agora integrado ao CEIMPA, simboliza um esforço contínuo para ampliar o trabalho de cuidado e atenção a essa população vulnerável.
““Uma das nossas prioridades para esse ano de 2024 era implantar essa exigência do CNJ que é a política antimanicomial. Nós já tínhamosessapolíticaaqui,mascom outro nome que é o Reintegra e hoje o Poder Judiciário está dando um passo a mais no sentido de ampliar esse trabalho”, destacou.
A ação acontece em colaboração com o Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Fórum de Segurança mostra que MS é o 4º Estado com maior índice de feminicídio
Relatório do FBSP revela preocupante cenário de violência contra mulheres, apesar de recente redução nas ocorrências
Mato Grosso do Sul figura como o quarto estado do Brasil com o maior número de casos de feminicídio, segundo o mais recente anuário divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) na última quinta-feira (7). Com 72 vítimas nos últimos dois anos, o Estado destaca-se em um contexto nacional de violência contra a mulher, que é alarmante e demanda atenção urgente. A inserção do feminicídiocomoqualificadora do homicídio doloso no CódigoPenal,atravésdaLei13.104/ 2015, foi um marco na legislação brasileira para o reconhecimento e combate específico da violência de gênero. Desde então, o acompanhamento desses crimes tornou-se possível, revelando que, de 2015 a 2023, pelo menos 10.655 mulheres foram vítimas dessa brutalidade em todo o país. O ano de 2023 registrou o maior número de feminicídios desde a tipificação do crime, com 1.463 mulheres assassinadas, o que corresponde a uma taxa de 1,4 mortes para cada
SenadoraTerezaCristinareafirmaapoioa Adriane Lopes: “O PP está te apoiando”
FOTO: DIVULGAÇÃO
grupode100milmulheres.Este número representa um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior, evidenciando a persistência e até o agravamento do problema. Apesar da taxa de feminicídio de Mato Grosso do Sul ser superior à média nacional, com 2,1 mortes por 100 mil mulheres, o estado apresentou uma redução de 25% no número de casos em comparaçãocomoanoanterior,passando de 42 vítimas em 2022 para 30 em 2023. Este dado pode indicar um avanço nas políticas de prevenção e combate ao feminicídio, mas ainda há um longocaminhoapercorrerpara a erradicação dessa forma de violência. Os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS(Sejusp/MS) complementamocenário,apontando que desde a tipificação da lei, 291 mulheres foram assassinadas no estado, reforçando a urgênciadeaçõesefetivasparaa proteção das mulheres e a promoção de uma cultura de paz e igualdade de gênero.
Senadora de MS destaca projeto revolucionário do partido para a Capital, reforçando a união para as próximas eleições
Durante a cerimônia de posse de Marco Aurélio Santullo como novo secretário de Governo de Campo Grande, asenadoraTerezaCristina(PP) expressou forte apoio do PartidoProgressistas(PP)àprefeita Adriane Lopes, sublinhando o compromisso do partido com o desenvolvimentodacapitalsulmato-grossense.
"O PP está aqui te apoiando", declarou a presidente do PP/MS,indicandoumaestratégia coesa do partido para o futuro político de Campo Grande.
A transição de João Rocha
para a Câmara de Vereadores, com vistas a futuras eleições, e a indicação de Marco Aurélio Santullo, ex-tesoureiro do PP, para a Secretaria de Governo, sãomovimentosestratégicosdo PP na preparação para o pleito eleitoral que se aproxima. Tereza Cristina enalteceu a colaboraçãocontínuacomaprefeita Adriane,mencionandoumprojeto "revolucionário" para a cidade,queseráreveladooportunamente aos cidadãos de Campo Grande. "A prefeita Adriane, juntamente com o PP, tem um projeto para Campo Grande, que
vocês vão conhecer na hora certa. Um projeto revolucionário, pensando Campo Grande da forma que ela merece, pensando Campo Grande 10, 15 anos na frente. É isso que a prefeita vai fazer, e é isso que ela vai mostrar para a população",enfatizouasenadora,pro-
metendo inovações e planejamento de longo prazo para o bem-estar dos moradores.
ApossedeSantullotambém contou com a presença de figuras políticas importantes como o deputado federal Luiz Ovando (PP) e o prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP).
Prefeita celebra o empoderamento feminino emcomemoraçãodoDiaInternacionaldaMulher
Primeira mulher eleita prefeita de Campo Grande enfatiza o respeito e a conquista de espaço pelas mulheres no âmbito político
A prefeita celebra o empoderamento feminino em comemoração do dia internacional da mulher Primeira mulher eleita prefeita de Campo Grande enfatiza o respeito e a conquista de espaço pelas mulheres no âmbito político Em uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), destacou a importância do empoderamento feminino na política e a necessidade de respeito mútuo entre gêneros. Com uma mensagem de união e colaboração, a prefeitaenfatizouque"Notopo há espaço para todas, basta que a gente se declare para chegar lá", reforçando a ideia de que mulheres não buscam disputa, mas sim coexistir e contribuir significativamente para a gestão e a política.
Adriane Lopes foi homenageada com a Medalha Legislativa “Celina Martins Jallad”, uma lembrança à exdeputadaestadualeconselheira do TCE/MS, reconhecida por seu pioneirismo e luta pelas mulheres na política sul-matogrossense. A prefeita ressaltou a trajetória de mulheres que abriram caminho na política, enfrentando discriminação e violência política, e homenageou Celina Martins Jallad como um exemplo inspirador para todas as mulheres da região.
Reconhecendo a diversidade partidária e a importância do respeito às diferenças, Adriane Lopes mencionou a colaboração entre mulheres de diferentes partidos, como a vereadora Luiza Ribeiro e a deputada Camila Jara do PT, como essencial para o exercício democrático de suas funções.
Adriane Lopes, a primeira
mulher eleita pelo voto para o cargo de prefeita de Campo Grande, também destacou as conquistas de sua gestão, incluindo o alcance de um equilíbrio de gênero na ocupação de cargos de comando nas secretarias, representando 40% das posições. Seu mandato é marcado pela busca de melhorias administrativas e pelo fortalecimento do papel das mulheres na política municipal, rompendo barreiras históricas.
“Quero dizer a todas que queremos ser mulheres poderosas, que conquistam, vão à luta e não desistem na primeira dificuldade.Nósnãoqueremos umpoderemprestado,momentâneo. ‘Empoderar’ alguém é como emprestar algo por um tempo, dar um poder temporário e depois de certo tempo você tirar. O ‘empoderar’ é emprestar algo. E nós quere-
mos ser poderosas, que não recuam e exercemos nossos direitos de fato. Sou a primeira mulher em 124 anos de Campo Grande a ocupar esse cargo de fato e de direito”. Ao concluir, a prefeita re-
forçou o desejo de que as mulheres se vejam como poderosas por direito, capazes de superar desafios e exercer plenamente seus direitos, sem se contentar com um poder temporário ou concedido.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 10 de marco de 2024 5•A Geral
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Primeira mulher eleita prefeita de Campo Grande
Campo Grande inova com implementação do Sistema de Controle Operacional
Novo sistema integra e otimiza serviços de segurança, tornando a Capital um modelo para outras cidades
Campo Grande deu um importante passo rumo à modernização e eficiência dosserviçosdesegurançapública com o desenvolvimento do Sistema de Controle Operacional e Porte (SICOP).
A iniciativa, liderada pela Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), é fruto de um ano de desenvolvimento e visa aprimorar a gestão e o atendimento à população na área de segurança.
O SICOP tem como propósito a integração com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp/CAD), utilizado na capital desde 2022, adaptando-o às especificidades regionais. A implementação dessa tecnologia não apenas reduziu o tempo de resposta a ocorrências, mas também aprimorou o planejamento operacional, posicionando
Elas Podem
Campo Grande como a primeiracapitaldoCentro-Oeste a adotar o sistema. O sucesso do programa incentivououtrascidadesdo estado, como Dourados, Bonito, e Corumbá, a adotarem o Sicop, demonstrando o papel de Campo Grande como multiplicador do uso e funcionamento desse software avançado. O sistema foi tão bem recebido que a Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande foi convidada pela Guarda de Foz do Iguaçu para auxiliar na implementação do sistema naquela cidade.
AprefeitaAdrianeLopes sublinhouocompromissoda gestão com a modernização dos serviços públicos, internos e externos. “A nossa intenção é modernização do trabalho feito pela gestão. Com a tecnologia, a gente abrange muito mais, traz economia e gera indicadores e estatísticas muito importantesparaquenossotrabalho seja cada vez mais assertivo”, pontua.
Durante a celebração do Dia Internacional da Mulher na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), mulheres destacaram sua importância em diversas atividades e profissões, especialmente aquelas predominantemente masculinas. O evento, sob o tema “Elas Podem”, celebrou a força, resiliência e determinação feminina, e foi organizado pelas deputadas Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Casa, Lia Nogueira (PSDB), e Gleice Jane (PT).
Lei do Esporte
A Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023) criou o Sistema Nacional do Esporte (Sinesp), responsável pelo desenvolvimento de políticas, programas e ações esportivas nas várias esferas governamentais. Em conformidade com esta lei, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a pedido do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), sediará uma audiência pública para discussão da criação da Lei Estadual do Esporte. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira (11), às 14h, no plenário Deputado Júlio Maia, e contará com a participação de legisladores, profissionais do setor e atletas.
Homenagem -NaAssembléiaLegislativadeMatoGrosso do Sul (ALEMS), numa sessão solene realizada na manhã do dia 7, o cardeal Ángel Fernández Artime, décimo sucessordeDomBoscoelíderda
Missão Salesiana de Mato Grosso, que há 130 anos se dedica à catequese e educação de jovens brasileiros, foi homenageado com o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. A honraria, proposta pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB) em coautoria com Gerson Claro (PP) e Pedro Kemp (PT), reconhece o compromisso da Missão Salesiana com a formação de jovens.
Receita Federal projeta aumento nas declarações do IRPF em MS para 2024
Expectativa de declarações supera o ano anterior, refletindo mudanças significativas nas regras de declaração
A Receita Federal divulgou na última quarta-feira (6) que espera receber um total de 623.365declaraçõesdoImposto deRendadePessoaFísica(IRPF) em Mato Grosso do Sul para o anode2024.Essenúmerorepresentaumaumentoemrelaçãoao anode2023,quandoforamrecebidas 596.568 declarações, evidenciando uma tendência de crescimento na quantidade de declarações enviadas no estado. O prazo para a entrega das declarações começa em 15 de março, com o programa necessário para a declaração disponibilizado para download na página da Receita Federal, tanto para computadores quanto
para celulares. Emâmbitonacional,aexpectativa é que cerca de 43 milhões de brasileiros cumpram com a obrigatoriedadedadeclaraçãoaté o final de abril, um incremento frenteaos41,1milhõesdedeclarações enviadas em 2023. Para 2024, a Receita Federal atualizou os critérios para quem deve declarar o IRPF. Entre as
condições, destacam-se: Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90duranteoanode2023; Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte superiores a R$ 200 mil; Ganho de capital na alienação de bens ou direitos; Operações em bolsas de valores com rendimento maior que R$ 40mil;Receitabrutaemativida-
deruralacimadeR$153.199,50; Posseoupropriedadedebensou direitos de valor total maior que R$ 800 mil.
Alémdisso,aReceitaFederal estabeleceuasdatasparaoslotes derestituição,queiniciamem31 de maio e terminam em 30 de setembro, priorizando idosos, portadores de doença grave e pessoas com deficiência.
Campanha de combate ao Aedes aegypti segue até sexta-feira na região do Anhanduizinho
Segueatésexta-feira(15) acampanha“MeuBairroLimpo – Todos em Ação contra a Dengue”. A ação acontece na região doAnhanduizinhoecontacoma mobilização de agentes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) e apoiadores, dedicados à inspeção de casas e terrenos baldios,
Iniciativa irá reduzir casos de dengue, zika e chikungunya através de ações conjuntas de prevenção e conscientização alémdorecolhimentoeeliminação de materiais inservíveis que possamservirdecriadourospara o mosquito. A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, enfatizouaimportânciadaparticipação ativa da comunidade paraosucessodasaçõesdecombate ao mosquito. "É extrema-
LEGISLA LEGISLA LEGISLATIV TIV TIV TIV TIVO EST O O ESTADU ADU ADU ADUAL AL AL AL
Despedida
Na sua última agenda como deputado estadual na Assembléia Legislativa de Mato Grosso doSul(ALEMS),RafaelTavares(PRTB)criticou em coletiva de imprensa a cassação de seu mandato pela Justiça Eleitoral, baseada na manutenção, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) que anulou os votos recebidos pelo seu partido. A cassação foi formalizada pelo Ato 58/2024 da Mesa Diretora, publicado no Diário Oficial do Parlamento.
mente importante a colaboração de todos para que a gente consiga vencer o combate contra o mosquito. Se cada um contribuir, certamente teremos maior sucesso neste trabalho", destacou. Entre as medidas preventivas sugeridasestãomanterrecipientes de armazenamento de água devidamente tampados, descartarcorretamenteobjetosquepossam acumular água, e manter o quintal sempre limpo e organizado. A Prefeitura também disponibilizou pontos de coleta
paraqueosmoradorespossam descartar materiais de grande volume que não sejam entulhos ou restos de materiais de construção. Atéofinaldefevereirodeste ano, Campo Grande registrou 2.310 casos de dengue, semnotificaçõesdezikaecom apenas duas notificações de chikungunya.Acidadefechou o segundo semestre do último ano com uma redução significativa nos casos de dengue, especialmente após o pico da doença em abril.
Livro polêmico - Na sessão ordinária de terça-feira (5), deputados estaduais criticaram a inclusão do livro “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, nas bibliotecas da Rede Estadual de Ensino. O deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos) destacou o assunto e recebeu apoio de colegas. O livro faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), gerido pelo Ministério da Educação (MEC).
Trabalhadoras - Em Mato Grosso do Sul, 40% das mulheres trabalhadoras estão na informalidade Visando protegê-las e promover seus direitos, o deputado Pedro Kemp (PT) apresentou o Projeto 40/2024 na Assembléia Legislativa, que propõe diretrizes para o atendimento dessas trabalhadoras. O projeto busca facilitar a transição para a formalidade, garantindo renda estável na aposentadoria, oferecendo instrução e orientação sobre a formalização empresarial e seus benefícios, além de promover a educação financeira, previdenciária e auxiliar na regularização fiscal.
Tecnologia no Pantanal - Durante a sessão ordinária de terça-feira (5), o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio Alves de Carvalho, anunciou o Pantanal Tech MS. O evento, focado em tecnologia e inovação, ocorrerá em 28 e 29 de junho na unidade de Aquidauana e abordará as oportunidades e desafios da Rota Bioceânica dentro do bioma Pantanal. O lançamento oficial está previsto para 15 de março, às 9h, no Bioparque Pantanal.
Adoção - A Lei 6.197 de 2024, proposta pela deputada Gleice Jane (PT), cria a Semana Estadual de Conscientização e Educação sobre a Entrega Legal deCriançasparaAdoção,marcada para a primeira semana de outubro anualmente. Publicada no Diário Oficial, a lei visa aumentar a conscien tização e combater a discriminação contra gestantes e mães que optam pela entrega legal, assegurando a segurança e dignidade das crianças.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 10 de marco de 2024 6•A Geral
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
FOTO:
FOTO: DIVULGAÇÃO
A Receita Federal diz que espera receber um total de 623.365 declarações do IRPF
PauloDuarteéempossadoparaseuquartomandato na Assembleia com muita emoção e compromisso
Cerimônia marcada por gratidão e presença de autoridades reafirma a importância do diálogo e respeito na política
Durante a solenidade de posse na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o ambiente foi tomado pela emoção ao celebraroiníciodoquartomandato de Paulo Duarte (PSB), eleito com 16.663 votos em 2022.
O deputado Gerson Claro (PP), presidente da ALEMS, declarou ao iniciar a posse:
"Convocado por determinação na Justiça Eleitoral e já tendo apresentado os documentos exigidos,osenhorPauloDuarte encontra-se apto a tomar posse. Designo então uma comissão composta pelos deputados Pedro Kemp [PT], Renato Câmara [MDB] e Paulo Corrêa [PSDB], para acompanhar o senhor Paulo Duarte até o plenário".
PauloCorrêa,natribuna,leu o termo de posse, formalizando o início do mandato de
Duarte: "Em 5 de março, em sessão ordinária presidida pelo senhor deputado Gerson Claro, atendendo a convocação da presidência, feito nos termos do disposto no artigo 78 do Regimento Interno, o senhor Paulo Roberto Duarte compareceu para tomar posse como deputado estadual em vaga aberta. Apresentou o diploma de deputado estadual que lhe foioutorgadoemconsequência do resultado das eleições de 2022, e a declaração dos bens. O presidente o declarou empossado após a leitura do termo do compromisso, que adotaráonomepolíticodePaulo Duarte".
Emseuemocionantediscurso, Paulo Duarte expressou sua gratidão: "Estou agradecendo por estar aqui com saúde e vendo aqui neste momento quatro ex-governadores. Gratidão é
algo que não significa ser subserviente a alguém, só estou aqui porque o senhor [Zeca] teve a coragem de me dar a oportunidade de ser secretário de fazenda. Com o deputado e ex-governador Zeca, eu aprendi muito a conviver e respeitar as diferenças. O que me traz aqui é que essa trajetória tem muita gente, e estou aqui e quero aproveitar esse momento. Prometo honrar os 16.663 que me trouxeram a esta Casa de Leis".
O governador Eduardo Riedel elogiou Duarte, ressaltando o significado da ocasião: “Ouvi atentamente a sua fala e discurso e, muito além da emoção que o senhor está sentindo, todo esse processo é natural e forte da democracia. Paulo Duartetrazaoassumiraquiuma grande contribuição para esta Casa e para o debate."
Finalmente, Gerson Claro concluiu: "Esta Casa de Leis tem se pautado pelo respeito às diferenças, tratando com responsabilidade os temas que interessamaoBrasileMatoGros-
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
so do Sul, e desta Casa de Leis nãoiráfaltarempenhoparaque os debates sejam qualificados e os debates façam o povo sulmato-grossense ter ainda mais motivos para amar esse Estado". Paulo Duarte entrou no lugar do ex-deputado Rafael
Tavares (PRTB) que teve o mandatocassado,porqueoTribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TER/MS) em que anulou os votos recebidos pelo Partido Renovador Traba-
lhista Brasileiro (PRTB/MS). A Justiça Eleitoral entendeu que houve "abuso de poder e fraude na cota de gênero nas eleições de 2022", conforme consta no Recurso Ordinário Eleitoral 060182264.2022.6.12.0000.
FOTO: DIVULGAÇÃO
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 10 de marco de 2024 7•A Política
FOTO: DIVULGAÇÃO
O deputado Paulo Duarte ao lado do governador Eduardo Riedel e deputado Gerson Claro
Paulo Duarte assume o quarto mandato na Casa de Leis
Deputados Rinaldo Modesto e Londres Machado receberam Duarte
O deputado falou da emoção em retornar a ALEMS
Ex-deputada Dione Hashioka é nomeada secretária adjunta da Educação em MS
Sua carreira política teve início em 2006, quando foi eleita deputada estadual pelo PSDB, assumindo o cargo na Assembleia em 2007
O governador Eduardo Riedel nomeou na última segunda-feira (4), a ex-deputada estadualDioneMarlyGandolfo Hashioka como secretária adjunta da Secretaria de Estado de Educação (SED). A nomeação, oficializada através de publicação no Diário Oficial do Estado, coloca Hashioka ao lado de Helio Daher na condução das políticas educacionais do estado.
DioneHashioka,queécasada com o deputado estadual Roberto Hashioka, traz para o cargo uma vasta experiência política e uma formação em odontologia. Sua carreira política teve início em 2006, quando foi eleita deputada estadual pelo PSDB, assumindo o cargo na Assembleia Legislativa em 2007. Durante seu mandato, destacou-sepelapresidênciada
Comissão de Saúde e pela participação ativa em comissões importantes como as do Meio Ambiente, Educação, além das comissões especiais da Companhia Energética de São Paulo (CESP) e do Agronegócio. Reeleita em 2010, Hashioka serviu como 2ª vice-presidente daCasadeLeisde2011a2015. Pormeiodasredessociais,a nova secretária adjunta expressou gratidão pelo convite do governador e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento educacional de Mato Grosso do Sul. “Com a convicção de que dedicarei o melhor de meus esforços, aceito este desafionacertezadequeháum firme propósito em contribuir com meu Estado, e com o desenvolvimento desta área que tanto sou entusiasta”, afirmou Hashioka.
PrefeitaAdrianeLopesanunciaconcurso público com 2 mil vagas na educação
Iniciativa irá fortalecer a Rede Municipal de Educação com foco na qualidade e na inclusão
A prefeita Adriane Lopes (PP) anunciou a realização de um concurso público destinado a preencher mais de 2 mil vagas para cargos administrativos na Secretaria Municipal de Educação (Se med).Esta medida, divulgada naúltimasegunda-feira(4),vai aprimorar os serviços da Rede MunicipaldeEducação(Reme) e assegurar uma educação de qualidade aos estudantes da Capital. As vagas anunciadas cobrem uma variedade de funções essenciais, incluindo Assistente de Educação Infantil, Assistente de Inclusão Escolar,Merendeiro,AssistenteAdministrativoII,MonitordeAlunos, e Motorista de Transporte Escolar,entreoutros.Aprefeita também comunicou o envio de dois Projetos de Lei à Câmara
FOTO:
Municipal, visando à ampliação do número de vagas e à criação do cargo de Assistente de Educação Infantil (AEI), refletindo o compromisso da administração municipal com a promoção de uma educação inclusiva e de alta qualidade. Esteconcursorepresentaum passosignificativoparaa substituição dos contratados por
servidores efetivos, resultando em benefícios tanto para a previdência municipal (IMPCG) quanto para a transparência e isonomia do processo seletivo. Além disso, a criação do cargo de AEI irá oferecer uma assistência contínua e especializada aos alunos nos primeiros anos de escolaridade, atendendo a uma demanda antiga dos pais e
reforçando o ambiente educacional inclusivo e respeitoso. A Secretaria Municipal de Gestão será responsável por executar os procedimentos do concurso, conforme detalhado noDecreton.15.848,garantindo que todos os aspectos do processo sejam realizados em conformidade com a legislação vigente.
Campo Grande vê crescimento no setor de franquias com faturamento de R$ 1,4 bilhão
Osetordefranquiasem Campo Grande registrou um faturamento expressivo de R$ 1,4 bilhão no último ano, marcando um crescimento de 1% emcomparaçãocomoanoanterior. Este avanço demonstra
Prefeitura anuncia redução de ISS para franquias, incentivando mais investimentos e geração de empregos a vitalidade e a importância das franquiasnaeconomialocal,com a Capital abrigando atualmente 1.258 operações franqueadas gerando 10.861 empregos diretos, também refletindo um crescimentode1%nomesmoperío-
do. Para fomentar ainda mais estesetor,aPrefeituradeCampo Grande, liderada pela prefeita Adriane Lopes, implementou uma política de incentivo significativa, aprovando uma lei que reduz a alíquota do ISS de 5% para 2% para empresas franqueadoras. Esta medida é vista como crucial para atrair novosinvestimentosefortalecer osistemadefranquiasnacidade, especialmente após os desafios impostospelapandemia,masque
agora mostra sinais de recuperação e crescimento.
Além disso, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), organizará um encontro que reunirá diretores da associação e renomados multifran queados, como representantes d'O Boticário e Quem Disse Berenice.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 10 de marco de 2024 8•A Cidade
FOTOS: DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Adriane Lopes (PP) anunciou a realização de um concurso público destinado a preencher mais de 2 mil vagas
RevitalizaçãodaLagoaItatiaiaemCampoGrande inicia com investimento de R$ 1,2 milhões
Projeto aguardado há anos promete transformar o ponto turístico em um espaço mais acolhedor e acessível
As obras de revi talização da Lagoa Itatiaia, um dos pontos turísticos mais queridosdeCampoGrande,começaram na última segunda-feira (4), trazendo alegria e expectativa aos moradores e fre quentadores da área. Com um investimento de R$ 1,2 milhões, de recursos do Governo Federal e de contrapartida municipal, o projeto marca o início das primeiras grandes melhorias destinadas ao complexo, designado área de interesse ambiental desde 1995.
O plano de revitalização inclui a construção de um novo prédio que servirá como base para a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e depósito para a Fundação Municipal de Esportes (Funesp), além do início das obras para a academia ao ar livre e os decks. Importante destacar,paratranquilidadedos frequentadores, que não haverá interdição das vias no entorno durante os trabalhos, permitindo que as atividades de lazer continuem sendo realizadas normalmente, já que os servi-
ços serão executados por etapas.
O projeto abrangente prevê a instalação de um playground, área de convivência, palco, redário (espaço com redes para descanso), estação de ginástica, fonte interativa, bancos de concreto, calçadas acessíveis, pista de caminhada, decks e uma passarela (píer) de 40 metros. Como a Lagoa Itatiaia éconsideradaumaáreadeinteresse ambiental, todas as melhorias serão realizadas seguindo as recomendações e orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), garantindo a preservação do espaço e a integração harmoniosa com o meio ambiente.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Projeto aguardado há anos promete transformar o ponto turístico em um espaço mais acolhedor e acessível
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 10 de marco de 2024 1•B Cidade
FOTO: DIVULGAÇÃO
MS receberá investimentos avaliados em R$ 23 bilhões pelo NOVO PAC SELEÇÕES
Anúncio do presidente Lula destaca o foco em Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, e Infraestrutura Social e Inclusiva
O presidente Luiz
Inácio Lula da Silva fez um anúncio na última quinta-feira (7), revelando os beneficiários de 16 das 27
modalidades do Novo PAC Seleções. O programa engloba investimentos prioritários nos segmentos de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia,
FOTO: DIVULGAÇÃO
OAB/MS alerta para golpe envolvendo fictício advogado e liberação de precatório
População é orientada a ter cautela com mensagens que solicitam pagamento para liberação de processos judiciais
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), emitiu um alerta para a população sobre a ocorrência de um golpe que vem sendo praticado por indivíduos se passando por advogados.
Neste esquema fraudulento, os golpistas entram em contato com potenciais vítimas através do WhatsApp, utilizando o nome de um escritório de advocacia fictício, e informam sobre uma suposta autorização de processo judicial em fase de pagamento.
Os criminosos solicitam um pagamentoinicialparaqueseja realizada a liberação de créditosdeprecatórios,alegandoser uma etapa necessária para o recebimento dos valores a que as vítimas teriam direito.
Um dos casos foi oficialmente registrado em boletim de ocorrência, onde a vítima relatou ter recebido uma mensagem solicitando um valor de entrada para a liberação do crédito decorrente de um processo judicial.
Diante dessa situação, a OAB/MS enfatiza a importância de se manter vigilante e aconselha a população a não fornecer dados sensíveis nem efetuar qualquer tipo de pagamento sem antes confirmar a legitimidadedascomunicações recebidas.
A orientação é para que as pessoas verifiquem diretamente com os profissionais ou escritórios de advocacia envolvidos sobre a veracidade das informações apresentadas antes de tomar qualquer ação.
e Infraestrutura Social e Inclusiva, somando R$ 23 bilhões para execução por parte dos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte. No segmento de saúde, Mato Grosso do Sul se destaca com um total de 81 projetos, que incluem a implantação de Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Maternidades,CentrosdePar-
to Normal, novas ambulâncias para o SAMU, Centrais de Regulação, Centros de AtençãoPsicossocial(CAPS),Oficinas Ortopédicas, e Unidades Odontológicas Móveis.
Na educação, Mato Grosso do Sul será contemplado com 70 projetos, abrangendo EscolasemTempoIntegral,Creches e Escolas de Educação Infantil,eveículosparaTrans-
porte Escolar. NocampodaInfraestrutura Social e Inclusiva, o Estado receberá um total de oito projetos,distribuídosentreosMinistérios da Cultura e Esporte. Destacam-se a construção de CEUs da Cultura, projetos de engenharia para o Patrimônio Histórico, e a criação de Espaços Esportivos Comunitários.
No total, Mato Grosso do Sul executará 159 obras e empreendimentos, beneficiando diretamente mais de 2,5 milhões de sul-mato-grossenses, o que corresponde a 93% da população do estado. Com uma ativa participação no Novo PAC Seleções, o Estado garantiu projetos em todas as modalidades propostas, atingindo 57 municípios.
Hospital Cassems de Campo Grande realiza oitavo transplante de medula óssea
Na véspera do Dia Internacional da Mulher, servidora pública é a segunda mulher a fazer transplante autólogo de medula e receber alta
A equipe de oncologia do Hospital Cassems de Campo Grande comemorou mais umtransplanteautólogodemedula óssea bem-sucedido, na última sexta-feira (07). A técnica de Enfermagem Erika da Silva Dourado, que ficou 22 dias internada, é a oitava pessoa a passar por transplante na unidade hospitalar e a segunda mulher, número marcante na véspera do Dia Internacional da Mulher.
Em pouco menos de dois de anos do primeiro transplante, a servidora pública, vítima de mieloma múltiplo, realizou todo o tratamento no Hospital Cassems de Campo Grande e o procedimento foi feito de forma bem rápida. A responsável técnica pelo transplante e médica hematologista do Hospital Cassems de Campo Grande, Soraia Romanini, comemora a alta da paciente.
“A Erika tem 34 anos, é jovem, técnica de Enfermagem, mãe e, na véspera do Dia Internacional da Mulher, a gente comemoraaaltadelacommuita emoção. A gente percebe que tudo isso teve influência em como ela passou os dias aqui.Elacompreendiatodosos riscos a que ela estava sendo submetida, além de ser uma pessoa de muita fé, muita entrega, acreditou muito no processo desde o início. Então, a
gente tem hoje dupla comemoração, porque estamos fazendo o segundo transplante em uma mulher, nosso oitavo no total, e podemos comemorar a força, a garra e a resiliência que ela teve durante todo o processo”, afirma. Extremamenteemocionada, a mãe de Erika, Lindalva França da Silva, não cansa de elogiar a equipe que atendeu sua filha durante todo o tratamento. “A emoção que eu estou sentindo hoje é cheia de alegria e gratidão, porque, apesar do sofrimento, a gente foi muito bem cuidada, com muito carinho. Os funcionários são excelentes, eles fazem coisas fora do trabalho deles, fazem de coração, que nos acolheram bastante, nos ajudaram bastante. Realmente, é uma emoção muito grande que eu não sei nem como descrever essa felicidade que estou sentindo. Eu quero agradecer a todos que cuidaram da gente, da senhora que vem fazer a limpeza até o médico.Essassenhorasdalimpezasempreconversavamcom a gente. Elas deixam seus filhos, seus maridos para vim cuidar da gente. São pessoas especiais”, agradece Lindalva. Apacientetransplantadanão mede palavras para agradecer o tratamento bem-sucedido recebido nas dependências do Hospital Cassems de Campo
FOTO: DIVULGAÇÃO
A equipe de oncologia do Hospital Cassems de Campo Grande comemorou mais um transplante autólogo
Grande. Ela, que também é da área da saúde, confiou nos profissionais e na estrutura da unidade hospitalar. “Por mais que eu seja da área da saúde, a oncologia é uma área que eu não conhecia, não tinha muito conhecimento, mas eu fui muito bem acolhida aqui no hospital da Cassems. Eu trabalho em um hospital bemgrandeaquideMatoGrosso do Sul, um hospital de referência e, quando eu tive o diagnóstico, até pensei em fazer o tratamento nesse hospital, mas como eu fui muito bem acolhida aqui na Cassems, resolvi fazer aqui. Foi tudo bem diferente para mim, me pegou de surpresa, foi um diagnóstico bem rápido e eu fui muito bem atendida aqui, não tenho que reclamar de nada, desde o pessoal da limpeza, equipe de enfermagem, médico. Eu recebi um excelente atendimento. Agradeço muito a Deus por eu ter sido muito bem acolhida,
muito bem tratada e com muito carinho, e eu não tenho palavrasdeestarsaindodealtahoje, ir para casa, para a minha família, porque, essa área que eu fiquei é totalmente isolada, eu não recebia visitas. Então, hoje é como se eu tivesse renascido e eu vou ter agora duas datas de aniversário”, agradece Erika. Para o diretor administrativo da unidade hospitalar, Alessandro Depieri, “o Hospital Cassems de Campo Grande segue o seu legado, o seu DNA de ser um hospital de referência no estado de MS, no procedimento de medula óssea. Este é o oitavo paciente com transplante bem-sucedido e isso nos deixa muito felizes”. O presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, lembra que, após quase cinco anos do recebimento da autorização para realizar o transplante de medula óssea, o Hospital Cassems de Campo Grande chega ao oitavo transplante.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 10 de marco de 2024 2•B Geral
FOTO: DIVULGAÇÃO
Ministério da Saúde reajusta salário para mais de seis mil agentes de saúde de MS
FOTO: DIVULGAÇÃO
Reajuste de 7,7% beneficia mais de 6 mil profissionais e fortalece o combate a doenças no Estado
O Diário Oficial da União publicouoreajustesalarialpara os profissionais de saúde em
Mato Grosso do Sul. Os 4.165 agentes comunitários de saúde e 2.087 agentes de combate às
FOTO: DIVULGAÇÃO
Funsau lança edital para
contratar enfermeiros para o
Hospital Regional de MS
Processo seletivo simplificado oferece 40 vagas; inscrições abertas até 7 de março de 2024
A funsau (fundação serviços de saúde) anunciou o lançamento do edital do processo seletivo simplificado para contratar 40 enfermeiros para o hrms(hospitalregionaldemato grosso do sul). todos os requisitos e condições estão especificados no edital disponível no mesmo site.
Com essa iniciativa, o HRMS amplia para 122 o númerodevagasdisponíveispara profissionais da enfermagem. Além disso, segue em vigor o período de inscrições para o concurso público do hospital, que oferece 30 vagas para enfermeiros e 52 para técnicos de enfermagem.
As inscrições podem ser feitas até 7 de março de 2024, exclusivamente pelo site www.concursos.ms.gov.br.
As inscrições para o concurso público, que oferece um total de 279 vagas em diversas áreas, estão abertas até 15 de março, exclusivamente pelo site www.selecon.org.br.
Empresa abre 120 vagas em MS para produção de biocombustíveis
endemias do estado foram contemplados com um aumento de 7,7%, alinhando o piso salarial da categoria a dois salários mínimos.
Este incremento salarial é financiado por recursos federais, posteriormente distribuídos aos estados e municípios
responsáveispelaremuneração destes trabalhadores. Estes agentes são pilares na promoção da saúde e prevenção de doenças, especialmente em regiões de difícil acesso. Com a recente escalada de casos de dengue no país, o trabalho destes profissionais tor-
na-se ainda mais crucial. Eles desempenham um papel vital na identificação e eliminação de potenciais focos do mosquito transmissor da dengue, atuando diretamente nas residências e outros imóveis para prevenir a proliferação do vetor. A atualização do piso sala-
rial reflete o reconhecimento e a valorização do trabalho essencial realizado por aproximadamente 369 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias em todo o Brasil, fortalecendo as ações de saúde pública no combate a epidemias.
Novo boletim mostra MS com quase
5 mil casos de
Covid-19
Boletim da SES mostra redução de novos casos, mas aumento no número de óbitos na nona semana epidemiológica
Mato Grosso do Sul já contabiliza 4.746 casos de Covid-19 em 2024, com 34 óbitos registrados devido à doença, de acordo com o boletim divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na última terçafeira (5), referente à nona semana epidemiológica.
Nos últimos sete dias, foram notificados 641 novos casos, representando uma redução em relação à semana anterior, que registrou 776 casos. No entanto, a semana também viu o maior número de óbitos do ano, totalizando 8.
A empresa
Atvos anunciou a abertura de 120 vagas de trabalho distribuídas igualmente entre suas unidadesemMS,paraampliar sua capacidade produtiva e reforçar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. As unidades Costa Rica (UCR), Santa Luzia (USL) e Eldorado (UEL) estão com 40 vagas cada, em diversas áreas de atuação como agrícola, industrial e manutenção. O processo de seleção está aberto a todos os interessados, incluindo homens,mulheresepessoascom deficiência, e consistirá em
Oportunidades abrangem diversas áreas e funções nas unidades de Costa Rica, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante triagem de currículos e entrevistas.Aempresabuscacandidatos para cargos que vão desde assistente (piloto automático) e auxiliar agrícola até operador de processo (etanol), além de especialistas em manutenção e operação industrial, mecânicos e eletricistas automotivos, motoristas especializados e técnicos de laboratório industrial, com requisitos específicos para cada função. Para os interessados em se candidatar às vagas em Costa Rica, as posições disponíveis exigem desde habilitações específicas (CNH categorias B,
e 34 óbitos
FOTO: DIVULGAÇÃO
Naviraí liderou em novos casos, com 79 registros, seguido por Chapadão do Sul (73), Dourados (70), Três Lagoas (53), Brasilândia (48), Santa Rita do Pardo (43) e Campo Grande (40). Os últimos óbitos ocorreram em diversas cidades, com destaque para Paranaíba, Dourados, Três Lagoas,Naviraí,ChapadãodoSul, Costa Rica, Aparecida do Taboado e Bataguassu. A maioria das vítimas pertencia aos grupos de risco, incluindo pessoas idosas e com comorbi dades. A SES disponibiliza o Plantão CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) Estadual para informações adicionais pelos telefones 0800-6471650, (67) 3318-1823.
Com MS na lista, síndrome respiratória aguda grave tem crescimento no País
Estudo da Fiocruz indica aumento de casos em todos os estados, com destaque para Mato Grosso do Sul entre os principais responsáveis pelo surto atual. Notadamente, em Mato Grosso do Sul, o incremento mais significativo foi observado nos casos de Covid-19.
O Brasil enfrenta uma preocupante ascensão de casos de síndrome respiratória aguda grave, conforme revelado pelo maisrecenteboletimInfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O período entre 25 de fevereiro e 4 de março marcou um aumento expressivo de incidências em Mato Grosso do Sul e em todo o território nacional.
O levantamento aponta que os vírus influenza A e B, o vírus sincicial respiratório e o Sars-CoV-2/Covid-19 estão
CampoGrande,acapitalsulmato-grossense, figura na lista de 18 capitais brasileiras com tendência de elevação no número de casos nas semanas finais do verão e início do outono, período que inicia em 20 de março. Este é um momento particularmente propício para a propagação de vírus respira-
tórios. As demais capitais em alertaincluemAracaju,Belém, Cuiabá, Curitiba, Floria nópolis, Fortaleza, Goiânia,
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 10 de marco de 2024 3•B Saúde
Macapá, Maceió, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.
Estudo da Fiocruz indica aumento de casos em todos os estados
MS já contabiliza 4.746 casos de Covid-19 em 2024
MS registra recorde de abertura de empresas em fevereiro, revela JUCEMS
Número de novas firmas constituídas aumenta em comparação com o ano anterior, impulsionando o crescimento econômico no Estado
• Mato Grosso do Sul apresentou um novo recorde no número de abertura de empresasnomêsdefevereiro,com 988 novas firmas constituídas, em comparação com 834 no mesmo período do ano anterior, segundo dados da Jucems (JuntaComercialdeMatoGrosso do Sul), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sema desc). O saldo do ano totalizou 1.850 novas empresas, com a maioria concentrada no setor deServiços(703),seguidopelo Comércio (244) e Indústria (41). Na distribuição regional, observa-se uma concentração
significativa nas maiores cidades, com Campo Grande liderando com 42,51% dos novos registros (420), seguida por Dourados, Três Lagoas e outras. Além disso, a Jucems divulgou o número de MEIs (MicroempreendedoresIndividuais) constituídos em fevereiro, com o setor de Serviços também liderando nessa modalidade de negócios, seguido pelo Comércio e Indústria. Campo Grande foi o município com o maior número de MEIs abertos no mês passado, evidenciando o espírito empreendedor na Capital e em outras regiões do Estado.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Custo da cesta básica em Campo Grande registra aumento em fevereiro
Em Campo Grande, o custo da cesta básica para uma família de quatro pessoas atingiu R$ 2.244,60 em fevereiro de2024,revelandoumacréscimo mensal de 1,55%. No acumulado do ano, a variação chega a 7,24%, enquanto a variação nos últimos doze meses foi de 3,93%, conforme dados divulgados recentemente.
A banana destacou-se com o aumento mais significativo no mês, marcando uma elevação de 16,72%, com o preço médio do quilo da fruta em R$ 14,73. Esse aumento resultou em uma ascensão acumulada de 22,35% em 12 meses, evi-
Preço da banana lidera as altas enquanto óleo de soja apresenta a maior queda nos últimos 12 meses denciando um trimestre consecutivo de alta nos preços. Por outro lado, itens essenciaiscomoofeijãocarioquinha também registraram aumento, com um crescimento de 2,47% no mês, estabelecendo um quadrimestredevalorizaçãodo produto, que teve seu preço médio fixado em R$ 9,13 por quilo. A farinha de trigo e o pão francêsviramseuspreçossubirem 0,81% e 1,71%, respectivamente, após um período de retração nos meses anteriores. A farinha foi comercializada a R$ 4,17, enquanto o pãozinho chegou a R$ 16,07.
Contrastando com as altas, reduções significativas foram observadas em diversos itens, com destaque para o óleo de soja (-7,60%), a batata (-5,91%) e o tomate (-1,72%). Além disso, o óleo de soja e a farinha de trigo foram os produtos que apresentaram as maiores quedas nos últimos doze meses, com reduções de 28,67% e 14,83%, respectivamente.
O comprometimento do salário líquido para a aquisição da cesta básica foi de 57,29%, representando uma jornada de trabalho de 116 horas e 35 minutos. Em comparação com fevereiro de 2023,houveumaligeiramelhora,quandoocomprometimentoera de59,78%dosaláriomínimolíquido,demandando121horase39 minutos de trabalho para a compra da cesta.
MS busca apoio federal para enfrentar crise estimada em 40% na agricultura
Ministério da Agricultura sinaliza medidas de suporte diante de perdas esperadas de 40% na receita com soja no Estado
O Governo de Mato
GrossodoSul,emreuniãocom o Ministério da Agricultura na última quarta-feira (6), articula ajuda ao setor agrícola, que enfrenta uma crise devido à quebra na produção e à estiagem.
O ministro Carlos Fávaro indicou que medidas de apoio serão direcionadas aos setores de soja, milho e pecuária.
Com expectativa de anunciar as ações em 15 dias, antes do
término da colheita da safra de grãos,aUniãobuscamitigaros impactos do clima e do mercado na produção agropecuária doestado.Aáreacultivadacom soja foi de cerca de 4,2 milhões de hectares nesta safra, mas os custos elevados e a estiagem resultaram em colheitas abaixo das estimativas, acarretando grandes perdas na receita dos produtores e endividamento do setor.
Entre as medidas preparadas pelo Ministério da Agricultura estão a prorrogação de parcelas de investimentos com vencimento em 2024 e a disponibilização de linha de capital de giro em dólar via BNDES, com carência e prazo para pagamento. O governador Eduardo Riedel destacou a importância da atuação conjunta da bancada federal e estadual para encontrar soluções para a crise. “Nós estamos atentos, conversando com todo mundo sobre essa situação. Neste momentoéimportantequeanossa bancada federal está presente e atuando nessa discussão, assim como a nossa bancada es-
tadual na Assembleia Legislativa.Parlamentaresparticipando diretamente para que abusquemossoluçõesparaesse difícil momento,” ressaltou o governador.
Representantesdeentidades rurais como Famasul, Aprosoja-MS e Câmara Setorial da Soja enfatizaram a necessidade de agilidade na execução das medidas para aliviar os prejuízos enfrentados pelos produtores rurais.
“Vai ajudar o setor. É uma luz no fim do túnel, porque realmente a quebra de receita do produtor é significativa,” reiterou o presidente da Aprosoja-MS, Jorge Michelc.
ReuniãoentreCelDavideRiedeltemsinalização positiva para demandas salariais dos militares
O parlamentar recebeu sinalizações positivas do governador, marcando um avanço significativo nas negociações
Em um encontro promissor ocorrido na última quinta-feira (7), na sede do governo do Mato Grosso do Sul, o deputado estadual CoronelDavid(PL)discutiucom o governador Eduardo Riedel (PSDB) as demandas dos militares,focandoprincipalmente nas questões salariais. O parlamentar recebeu sinalizações positivas do governador, marcando um avanço significativo nas negociações.
Dentre os pontos chave da reunião, destaca-se a proposta de retorno aos 7 níveis salariais, uma medida essencial para atender às expectativas financeiras dos profissionais da segurança. Além disso, Coronel David apresentou um anteprojeto que visa garantir o direito de ingresso no último nível sa-
promoções previstas para este ano. O deputado também solicitou que a convocação dos candidatos remanescentes dos
concursos seja realizada antes do vencimento dos exames físicos e de saúde, visando não prejudicar os envolvidos.
FOTO: DIVULGAÇÃO larialparaosmilitaresdareserva remunerada, após 30 anos de serviço, e também para seus pensionistas,queatualmentese encontram no penúltimo nível. A agenda incluiu ainda discussões sobre a atualização do QuadrodeDistribuiçãodeEfetivo (QDE) e a convocação dos candidatos remanescentes dos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O governadorRiedelcomprometeuseaorganizarumareuniãocom os comandantes-gerais e representantes de entidades de classe para fornecer uma resposta oficial do governo às demandas apresentadas. A importância de agilizar o processo de implementação do novo QDE foi enfatizada pelo Coronel David, ressaltando a necessidade de promover as
FOTO: DIVULGAÇÃO
MS liderou crescimento do PIB do agronegócio no Brasil
MSregistrouomaior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio entre os estados brasileiros em 2023, alcançando uma impressionante taxa de 32%, de acordo com a Resenha Regional do Banco do Brasil. Esse avanço coloca o estado à frente de Tocantins, Mato
Estado se destaca com expansão de 32% em 2023, refletindo a união entre produção agrícola e sustentabilidade ambiental Grosso e Paraná, demonstrandoodinamismoearobustezdo seu setor agropecuário. Além dosucessonoagronegócio,MS também viu crescimento em outros setores da economia em 2023, com o PIB da indústria avançando 1,1%, serviços em 4,3%eumcrescimentototaldo PIB de 8,4%. O estado se destacou na produção de soja, mi-
lhoealgodão,contribuindosignificativamente para a agrope cuária nacional. Para o governador Eduardo Riedel, Mato Grosso do Sul consegue avançar na produção sem descuidar do meio ambiente. “São duas coisas que caminham juntas: produção e sustentabilidade ambiental. Mato Grosso do Sul é destaque no agro sustentável evamostrabalharcadavezmais para avançar em infraestrutura elogísticaparaescoaressaprodução. Temos uma grande preocupação com os nossos biomas e conquistamos avan-
ços importantes como a lei que protege o Pantanal. Não tem como dissociar esse agro moderno e competitivo do meio ambiente”, afirmou Riedel. Apesar de uma estiagem no ano passado, as projeçõespara2024indicamuma safra de soja 6,5% maior em relação ao ciclo anterior, cobrindo uma área de 4,265 milhões de hectares e uma produtividade esperada de 54 sacas por hectare. A expectativa é de uma produção total de 13,818 milhões de toneladas de soja.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 10 de marco de 2024 4•B Economia
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
Governador Eduardo Riedel deputado estadual Coronel David
Com criação de mural, cidade celebra arte urbana com a segunda edição do Dia do Graffiti
Perez Imóveis recebe Elisa Rosenthal para talk em comemoração ao Dia das Mulheres
A imobiliária se firma como a primeira do Centro-Oeste a sediar um evento sobre liderança feminina no segmento
Campo Grande foi palco de um marco para o mercado imobiliário na última quinta-feira (7), ao receber a visita de Elisa Rosenthal, arquiteta, mentora e uma das mulheres mais influentes do setor. Organizado pela Perez Imóveis, o evento reuniu cerca de 50 corretoras com para destacar
e discutir a crescente importância da liderança feminina na área.
Com 60% do seu quadro composto por profissionais femininas, que representam a maior parte do faturamento da empresa, o empresário e proprietário da Perez Imóveis, Renato Perez, expressou a mo-
tivação por trás da iniciativa, enfatizando a relevância das mulheres na indústria imobiliária.
Elisa Rosenthal, reconhecida pela Imobi Report como a mulher mais influente do setor imobiliário em 2023 e premiada nas categorias Voz Feminina e ESG nos prêmios Conecta Imobi 22 e 23, compartilhou sua experiência e conhecimento com as participantes. A profissional que é fundadora do ‘Mulheres do Imobiliário’, também se dedica à mentoria de profissionais
Foto: Reprodução
Elisa Rosenthal esteve em Campo Grande
de variadas áreas, contribuindo regularmente com artigos para publicações de renome como Imobi Report e Conecta Imobi.
Autora de “Proprietárias: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário” e “Degrau Quebrado: A jornada da autoliderança para mulhe-
res em ascensão”, Rosenthal também realiza cursos de liderança feminina no LinkedIn Learning e quejá atraíram mais.
MARÇO VIOLETA MÊS PARA PREVENÇÃO E COMBATE AO CÃNCER DE COLO DO ÚTERO Edição 2190 • Campo Grande,MS 10 de Março de 2024 Editor Enrico Feitosa (DRT MS 148/L2/F74) PÁGINA 03
Várias profissionais participaram do evento
Casa que recebeu Nana Caymmi nos anos 80 vira restaurante no Jardim dos Estados
Restaurante Residenza será inaugurado no final deste mês de março
Encravado em uma das esquinas mais movimentadas do bairro do Jardim dos Estados, na Rio Grande do Sul com a rua da Paz, o restaurante Residenza vai ser aberto no fim deste mês, mas já chama atenção pela arquitetura inusitada.
Envelopado com uma estrutura de aço e vidro, o prédio original da casa permanece quase intacto, com algumas mudanças estratégicas feitas para conceber um empreendimento ao qual o dono se refere como restaurante festivo.
Conversamos rapidamente com Henrique Fracalanza, que está à frente do empreen-
dimento, que tem funcionado em esquema de soft opening para eventos privados, desde o último dia 17 de fevereiro.
Expectativas por parte do público não faltam. Acompanhe: Por que Residenza?
Henrique: Residenza remete ao conceito de casa da família e significa residência, em italiano. Meu sobrenome paterno é Alves Corrêa, de Aquidauana (MS), mas o da minha mãe é Fracalanza, família do Norte da Itália. Nasci nessa casa há 50 anos atrás. Muito da arquitetura, de manter a estrutura da fachada
O espaço está funcionado em esquema de soft opening para eventos privados, desde o último dia 17 de fevereiro
Residenza remete ao conceito de casa da família e significa residência, em italiano
e optar por envelopar com uma estrutura industrial respeita essa história. As escolhas do cardápio também têm influências dessa ancestralidade Ítalo-brasileira.
Por quanto tempo morou nessa casa?
Henrique: Eu nasci e morei
PÁSCOA
por mais de 20 anos aqui.
Alguma memória ou curiosidade para compartilhar da época em que morou?
Henrique: A casa sempre foi muito festiva. Meus pais faziam pré Carnaval, antes do Baile no Rádio Clube, pré Ré-
veillon, até after de apresentação cultural. Lembro de Nana Caymmi lá em casa depois de um show. Vamos resgatar um pouco disso, buscar ser um restaurante com alma boêmia brasileira, com alegria e festividade, mas sem perder a mão da cozinha.
Agora uma memória que tenho de um incidente ocorrido aqui em frente foi quando caiu um raio na Tamburiu, árvore tombada na frente da casa. Pegou fogo por uns dias, nem bombeiro conseguiu apagar, mas ela resistiu firme até hoje, é um símbolo, pulmão do Jardim dos Estados.
Quem são os arquitetos e profissionais envolvidos na obra? Calma que o time é grande: O planejamento e projeto pré pandemia, tem branding da Kick Comunicação de SP; conceito e projeto arquitetônico executivo inicial da 134 Office de São Caetano do Sul; projetos complementares da
Foto: Reprodução
Almeida Engenharia; projeto de cobertura industrial STEEL aços; A “pantaneirização” do projeto arquitetônico paulistano ficou com o Rodrigo Gameiro (Rala) é delea concepção local do projeto; Construtoras: Gameiro (inicial), Shiota (etapa mediana), RD Engenharia finalização; Interiores: 134 Office, Rodrigo Gameiro, Patrícia Grison e Adriana Seron, Letícia Ribeiro; Terra paisagismo. Outras curiosidades do Jardim dos Estados - por Henrique Fracalanza Nos anos 70, o bairro não tinha asfalto em todas as ruas, faltava água, e essa casa ficava a uma quadra da cadeia municipal. Lembro que quando fugiam presos, tocava uma sirene. Era um tal de mãe catando a criançada, botando pra dentro de casa e trancando tudo, era divertido de todo o jeito. Acabou que a cidade cresceu para estes lados, a cadeia virou fórum, e hoje o Residenza está na esquina mais charmosa do bairro.
Campo Grande oferece oficina gratuita de ovos de Páscoa para 1,3 mil participantes
Prefeitura abre inscrições para curso que promete impulsionar renda familiar e capacitação profissional
A Prefeitura de Campo Grande, por meio do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), iniciou na última
quinta-feira (7) as inscrições para uma oportunidade doce e rentável: a oficina de ovos de Páscoa de colher. Programado para acontecer entre os dias 15 a 27 de março no Instituto Mirim, o curso disponibiliza 1,3 mil vagas para aqueles interessados em adquirir conhecimentos na confecção desse cobiçado produto sazonal.
O evento é organizado em colaboração com a Secretaria de Assistência Social (SAS), tendo como meta a capacitação profissional dos
Curso oferecido de graça em Campo Grande
participantes para inserção no mercado de trabalho e incremento da renda familiar. As aulas acontecerão no período vespertino, divididas em duas turmas às 15h e às 16h30, com turmas adicionais aos sábados às 8h, 10h e 14h.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o link https://forms.gle/47frAfScrTddjTSB8. A equipe técnica do FAC entrará em contato para concluir o processo de matrícula, sendo essencial adicionar o número do FAC (2020-1361) na agenda telefônica para garantir a comunicação.
Sob a orientação da chef Eva Galvão, os participantes aprenderão desde noções básicas de higiene na manipulação de alimentos até técnicas avançadas, como a temperagem do chocolate e o preparo de casquinhas. Além disso, serão abordadas receitas de recheios tendência no mercado, técnicas de venda e precificação.
O curso é gratuito, incluindo o material utilizado em sala. Cada participante receberá um kit para iniciar sua produção e comercialização, além de uma apostila com mais de 20 receitas e um certificado de conclusão.
2 CADERNO LIGHT www.acritica.net Campo Grande, 10 de Março de 2024 A CRÍTICA
HISTÓRIA
Restaurante Residenza será inaugurado no final deste mês de março
ADOÇÃO
Campo Grande promove campanha de adoção de cães e gatos na Praça da Bolívia
REPRODUÇÃO
A feira de adoção acontece neste domingo em Campo Grande
Evento da Subsecretaria do BemEstar Animal oferece 70 filhotes para adoção, com direito a castração gratuita
A Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) da Prefeitura de Campo Grande realiza uma campanha de adoção de cães e gatos neste domingo (10) para encontrar lares para 70 filhotes.
O evento, que conta com o apoio de protetores independentes, acontecerá das 09 às 13h na Praça da Bolívia, disponibilizando filhotes de até cinco meses de idade, todos já avaliados, vermifugados e vacinados com a primeira dose da vacina viral.
A Subea enfatiza a importância da adoção responsável e informa que todos os animais
adotados durante a campanha terão direito à castração gratuita, um procedimento essencial para a saúde e bem-estar dos pets, realizada em clínicas veterinárias credenciadas pela Secretaria. Para adotar um pet, os interessados devem comparecer ao local do evento munidos de um documento com foto e comprovante de residência. Esta é uma oportunidade única para quem deseja ampliar a família com a adoção de um animal de estimação, contribuindo para o combate ao abandono e incentivando a posse responsável.
SERVIÇO:
ADOÇÃO DE CÃES E GATOS
Local: Praça da Bolívia, Rua Aníbal de Mendonça –Santa Fé
Data: 10/03/2024 Horário: 9h às 13h
ENCONTRO
MS sedia Encontro Nacional de Jovens Empresários para fomentar empreendedorismo
Evento promovido pela CONAJE a capacita e fortalece o ecossistema empreendedor no Estado
Mato Grosso do Sul será palco do Encontro Nacional de Jovens Empresários (ENJE) de 13 a 17 de março, um evento promovido pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) que busca reunir lideranças empreendedoras de 22 estados.
Com atividades iniciando em Campo Grande, o ENJE se propõe a ser um espaço de capacitação, desenvolvimento, rodadas de negócios e compartilhamento de experiências de sucesso no empreendedorismo.
Willyan Francescon, coordenador do Conselho de Jovens Empresários (CJE) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), destacou a importância do evento para o estado. “ACICG e CJE articularam para trazer o evento para Mato Grosso do Sul para proporcionar dias de muito aprendizado e conexões com empreendedores de outras localidades. Nosso intuito é criar parcerias e debater possibilidades para fortalecer o ecossistema empreendedor”, afirmou.
A abertura oficial ocorrerá no restaurante Casa Colonial,
Com criação de mural, cidade celebra arte urbana com a segunda edição do Dia do Graffiti
REPRODUÇÃO
com as atividades principais se desenrolando na ACICG, incluindo a 108ª Assembleia Geral Ordinária da CONAJE. Um dos momentos mais aguardados será na sexta-feira, com uma programação voltada à comunidade empreendedora do estado, destacando palestras sobre economia criativa e histórias de sucesso nos setores de tecnologia e construção civil no Bioparque Pantanal. Além das discussões e capacitações, o ENJE também trará o lançamento da edição 2024 do Feirão do Imposto, uma iniciativa que busca conscientizar sobre a carga tributária e sua influência no empreendedorismo. “Na sexta-feira, faremos o anúncio da edição 2024 do Feirão do Imposto, com as diretrizes e datas para esse ano”, destacou Francescon. O evento se encerra com uma visita à cidade de Bonito, reconhecida por suas belezas naturais e negócios de ecoturismo, proporcionando aos participantes uma visão ampliada sobre as oportunidades de empreendedorismo ligadas ao turismo e à sustentabilidade.
SERVIÇO:
ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS EMPRESÁRIOS (ENJE)
Data: 13 a 17 de março
Palestra aberta: 15 de março, às 15h, no Bioparque PantanalCampo Grande.
Evento reúne talentos locais e convidados para pintar mural temático em homenagem à cultura do Mato Grosso do Sul e Hip Hop
Hoje (10) a partir das 9h, as cores e as formas da arte urbana tomarão as avenidas Costa e Silva e Fábio Zahran em Campo Grande, com a realização da segunda edição do Dia do Graffiti.
O evento, uma iniciativa do coletivo Campão Graffiti, reunirá treze artistas locais e dois convidados do Rio Grande do Sul para criar um mural de 120m² sob o tema “Fauna, Flora e Letras”, celebrando a rica biodiversidade e a vibrante cultura do Mato Grosso do Sul, bem como a influência do Hip Hop. San Martinez, um dos organizadores do evento, destaca o significado do Dia do Graffiti como uma expressão de cidadania e arte: “Nós nos unimos a essa causa nobre para comemorar nosso Dia do Graffiti em Campo Grande. É uma forma de expressar mensagens, de trazer cor e vida às ruas cinzentas,
Mural será pintado neste fim de semana
e de instigar novas perspectivas sobre nossa cidade.”
O evento promete ser um dia de celebração cultural, com atividades como uma parada literária e troca de livros, música ao vivo com DJ Marcelinho da ZS, e sorteio de brindes para os artistas participantes. A colaboração da Prefeitura de Campo Grande e o apoio de patrocinadores locais, como Vitoria Tintas e CNS Street Wear, são fundamentais para o sucesso da celebração, que visa também promover o diálogo e a
integração comunitária através da arte.
O Dia do Graffiti oferece uma oportunidade única para a comunidade local e visitantes experimentarem a arte de rua em um ambiente interativo e
festivo, reforçando o papel do graffiti como uma forma legítima de expressão artística e social. Para mais informações, os interessados podem acessar o perfil do Campão Graffiti no Instagram.
SERVIÇO:
DIA DO GRAFFITI
Data: Domingo, 10 de março
Local: Praça da Bolívia, Campo Grande Horário: 9h às 18h
Atividades: Pintura de mural, parada literária, música ao vivo, sorteio de brindes
Exposição “Arte das Mulheres” celebra a criatividade feminina nas artes visuais até a próxima quarta-feira
Evento iniciado na sextafeira destaca obras de 13 artistas locais na Galeria de Vidro até 13 de março
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), deu início à exposição “Arte das Mulheres” na última sexta-feira (8).
Mara Bethânia Gurgel, secretária municipal de Cultura e Turismo, expressou o propósito do evento: “Nossa principal motivação ao produzir essa exposição é reconhecer o talento e a criatividade das mulheres nas artes, além de promover uma reflexão sobre suas contribuições que, por vezes, são subestimadas. Este espaço também é muito importante para inspirarmos novas artistas”.
A exposição, que permanecerá aberta até o dia 13 de março na Galeria de
Exposição “Arte das Mulheres” celebra a criatividade feminina
Vidro, localizada na Plataforma Cultural, disponibiliza um ambiente para visitação diversificado, com horários estendidos durante a semana e também aos sábados, facilitando o acesso do público às obras.
Entre as obras e artistas destacados na exposição estão:
Antônia Hanemann com “Iemanjá” (2023)
Dani-se apresentando “Identidade” (2022)
Dino e sua obra “Senhorita sentimental” (2013)
Érica Rando Arctan com “Zanthulus” (2023)
Erika Pedraza e “Mulher Fenomenal” (2022)
Gisele Fraga trazendo “Índia” (2023)
Grolli com “Impactos” (2022)
Iacita Azamor e “Baianas do Bonfim” (2018)
Isabê e sua peça “Dona Sucuri” (2022)
Lucia Monte Serrat com “Pensando na natureza” (2018)
Luciana Rondon e “Renovação” (2024)
Patrícia Helney apresentando “A sem teto” (2021)
Priscilla Pessoa com “Fábula Instantânea” (2023)
SERVIÇO:
LANÇAMENTO DA EXPOSIÇÃO “ARTE DAS MULHERES”
Horário: 19h
Local: Galeria de Vidro, Avenida Calógeras, 3015, Centro
3 CADERNO LIGHT www.acritica.net Campo Grande,10 de Março de 2024 A CRÍTICA
DATA
ARTE
FOTO: REPRODUÇÃO
Lançamento Picape Oroch
NOVA LIBERDADE DE IMPORTAÇÃO
Após o novo acordo com a CAOA, a Hyundai terá mais liberdade para importar modelos mais recentes para o Brasil, acelerando o processo de eletrificação de sua linha de produtos.
A Hyundai Brasil (HMB), em colaboração com a CAOA, anunciou na última quarta-feira (06) alterações significativas na estratégia de importação e produção de veículos no Brasil. A revisão da parceria entre as duas empresas objetiva expandir a oferta de veículos da marca sul-coreana no mercado brasileiro, enfatizando a aceleração no processo de eletrificação da frota disponível.
Rodolfo Stopa, diretor de planejamento de produto, destaca 2024 como um ano de transição, mantendo o utilitário HR com atualizações como luzes diurnas de LED. A produção do HR e do Tucson, que permanece desatualizado globalmente, continua em Anápolis, GO. A produção de novos modelos iniciará em 2025, possivelmente incluindo o novo Tucson.
Entre as importações, o Santa Fe chegará com opções de motorização 2.5 aspirado,
2.5 turbo e 1.6 turbo híbrido.
O Kona de nova geração será oferecido com opções híbrida e elétrica, visando competir no segmento de SUVs compactos. O Palisade, com motor 3.8 V6, e o Ioniq 5 elétrico são outros destaques, programados para o segundo semestre de 2024.
A nova parceria entre Hyundai e CAOA unifica a rede de concessionárias, com a CAOA mantendo 46 das 250 lojas. A Hyundai agora tem controle sobre as importações, enquanto a CAOA recebe uma porcentagem das vendas. A fábrica da CAOA em Goiás será utilizada para a produção de novos modelos a partir de 2025. Esta estratégia visa diversificar a oferta de veículos da Hyundai no Brasil, alinhando-se às tendências de eletrificação e sustentabilidade. A Hyundai planeja investir US$ 1,1 bilhão no Brasil até 2032, focando em tecnologias como o hidrogênio verde.
ASPECTO DETALHES
Estratégia de Distribuição Unificação de Concessionárias: Parceria renovada unifica rede de distribuição, CAOA mantém 46 de 250 lojas.Autonomia de Importação: Hyundai assume controle das importações, com CAOA recebendo porcentagem sobre vendas.
Investimento e Inovação Investimento de US$ 1,1 bilhão: Plano até 2032 inclui pesquisa em hidrogênio verde e ampliação da linha de veículos sustentáveis.
CURTINHAS
Renault Oroch Iconic 1.6 MT, nova opção topo de linha por R$127.800, traz motor 1.6 SCe e estilo Outsider 1.3 turbo. Equipada com elementos exclusivos como alargadores para-lamas, capota marítima e rodas diamantadas. Interior moderno com ar digital, sensores, câmera de ré e volante em couro. Oferece tecnologia EasyLink 8", vidros elétricos, barras de teto e mais. Um veículo que une desempenho e sofisticação.
Novo Ford Mustang já está no Brasil com motor V8
Fãs de muscle cars norte-americanos podem comemorar. As primeiras unidades da mais recente geração do Ford Mustang desembarcaram no Brasil. Segundo a Ford, as primeiras unidades do esportivo chegaram na última semana no Porto de Vitória, no Espírito Santo, e dão um pequeno sabor do que vem por aí. Serão vendidos aqui modelos na versão GT Performance com o já conhecido motor V8 Coyote, o mais potente já produzido pela marca. A chegada do novo modelo ao País coincide com as comemorações dos 60 anos do Mustang, cuja celebração acontecerá ao longo deste ano.
POLO ROBUST
Hatch mais vendido do País em 2024, o VW Polo ganhou mais um reforço em sua linha. Chega ao modelo a inédita versão Robust, já conhecida da picape compacta Saveiro, voltada para o trabalho e uso em pisos ruins e estradas de terra, por exemplo. A novidade só tem suspensão mais elevada e dois kits de acessórios. A versão usa o mesmo conjunto do Polo Track, versão de entrada da linha: motor 1.0 aspirado trēs cilindros de até 84 cv e 10,3 mkgf de torque com etanol. Assim, revive a estratégia utilizada no passado no Gol Titan, durante sua quarta geração. O preço não foi divulgado e o modelo será oferecido apenas por venda direta ao público Agro.
BMW i5 NO BRASIL
Chegou às concessionárias da BMW no País o sedã elétrico i5 M60. Por R$ 759.950, o modelo de alto luxo movido por força armazenada em bateria tem conforto de sobra, soluções aerodinâmicas e até detalhes em fibra de carbono e cristal no interior. Derivado da 8ª geração do Série 5, por ora, chega apenas com motor elétrico, mas, ainda neste semestre, será acompanhado pela versão híbrida.
NOVOS SUVS DA JLR
A Jaguar Land Rover lançou os novos Discovery Sport e Range Rover Evoque (foto), ambos com produção na fábrica de Itatiaia (RJ). Com atualizações no visual e no interior, os SUVs agora trazem como destaque o novo multimídia com tela curva de 11,4”. O Discovery Sport tem versões com motor 2.0 turbolfex de 250 cv e 2.0 a diesel de 204 cv com tecnologia híbrida leve, ambas com cinco ou sete lugares. Os preços partem de R$ 434.490. Já o Evoque está disponível na versão Dynamic HSE com preço inicial de R$ 471.950.
KIA STONIC COM DESCONTO.
Se o Kia Stonic já era o híbrido mais barato do Brasil, agora a modelo está mais em conta até que alguns compactos com motor a combustão. O crossover sul-coreano, que vem importado do México, recebeu um desconto de R$ 15 mil e, agora, sai por R$ 124.990 até o fim de março. O modelo tem motor 1.0 turbo de três cilindros que, associado ao sistema MHEV, gera 120 cv de potência e 20,4 mkgf de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete marchas e tração, dianteira. De acordo com o Inmetro, roda 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina.
4 www.acritica.net Campo Grande,10 de Março de 2024 A CRÍTICA CADERNO LIGHT
amplia oferta no Brasil com importação de novos modelos e mais foco na eletrificação VEÍCULO DETALHES OBSERVAÇÕES HR Mantém produção; atualizações incluem luzes diurnas de LED, vidros elétricos, computador de bordo com tela de 3,5", ar-condicionado e rádio com Bluetooth.Tucson Continua produção; versão desatualizada Configuração única em em relação ao modelo global. Novos modelos todas as concessio nárias. prometidos a partir de 2025 Santa Fe Importado; opções de motor incluem 2.5 Competirá com Honda CR-V, aspirado, 2.5 turbo a gasolina, e 1.6 turbo Toyota SW4, Jeep híbrido. Commander Kona Importado; opções híbrida e elétrica. Visual mais radical, miran(Nova do em segmento de SUVs Geração) compactos. Palisade Importado; lançamento programado para o Configuração com motor 3.8 segundo semestre de 2024. V6 a gasolina, competindo com Land Rover Discovery e Jeep Grand Cherokee. Ioniq 5 Importado; lançamento programado para o Veículo elétrico com baterias segundo semestre de 2024 de 72,6 kWh, competindo com modelos Volvo como XC40 e C40.
Hyundai
SANTA FÉ
PALISADE
TUCSON
IONIQ 5