Jornal do Centro Ed376

Page 8

Jornal do Centro

8

29 | Maio | 2009

conselho de governadores Emília Amaral

texto ∑ António Figueiredo / Emilia Amaral

João Inês Vaz

João Pedro Barros

1

Educação sexual nas escolas: É necessária? E como deve ser dada?

2

Proposta da carreira docente dos professores do ensino superior.

∑ No meu mestrado, nos Estados Unidos, retenho com alguma saudade as aulas de educação sexual dadas por médicos e pessoas muito qualificadas, que começavam a acompanhar os jovens desde a terceira classe, explicando-lhes de uma forma cientificamente correcta. Em Portugal, devia começar-se por aí. As escolas deviam começar por ter um pedo-psicólogo que fizesse a orientação destes jovens. Não é só entregar-lhes preservativos. O professor pode ter formação, mas as aulas devem ser orientadas por especialistas. O professor deve ter, sobretudo, preparação na área do bom senso, para só poder ir até onde deve ir. ∑ A discussão do novo estatuto da carreira docente, que está a ser debatido com os sindicatos, faz todo o sentido. No ensino superior, as pessoas, desde a docência aos lugares de direcção, devem ser doutoradas. O ministro [Mariano Gago] vai estabelecer dois patamares de formação em Portugal. Eu só aceito isso, se houver a mesma dignidade para a mesma formação, por isso sempre defendi a universidade politécnica. Agora, é preciso que os professores do ensino politécnico, tenham uma graduação idêntica à dos professores das universidades.

∑ Eu também fui criticado ao longo da vida, por ser um emotivo primário e, às vezes, ultrapassando o que o bom senso aconselhava. Considero que foi uma linguagem metafórica, mas estou convencido que, atirar pedras, nem aos pássaros [Fernando Ruas] seria capaz de o fazer. Todos nós devemos ter cuidado com a linguagem, não são só os políticos. Aconselho a toda a gente, muita contenção verbal. Eu já ouvi coisas na Assembleia da República que mereciam ir a tribunal e continuam os senhores políticos com imunidade parlamentar. ∑ Se me dissessem que António Correia de Campos iria ser candidato à autarquia e candidato ao Parlamento Europeu, colocaria as minhas reservas, como coloco em relação a outros candidatos. Como é candidato à Assembleia Municipal [de Viseu], o comportamento é idêntico aos deputados nacionais, que são deputados e estão na sua assembleia municipal. Publicidade

Publicidade

3 1 2 3

4

Julgamento do presidente da Câmara de Viseu: A expressão surpreendeu-o?

4

Eleições Europeias: Concorda comduplascandidaturascomo a de Correia de Campos?

∑ É tempo de deixar de ser um tema tabu. A educação sexual necessária nas escolas, mas os últimos acontecimentos recordam que é um tema difícil de abordar, quer seja por parte dos pais, quer seja por parte dos professores. Exactamente porque os professores não têm preparação própria para dar educação sexual. Terão que ser feitas acções prévias, no sentido de ver como este tema há-de ser abordado. Está quase a reduzir-se um problema educativo à distribuição, ou não, de preservativos na aula e, se calhar, esse é um problema menor. ∑ Sempre houve um prazo para se fazer o doutoramento, só que os próprios responsáveis pelo ensino superior, quer reitores, iam deixando passar as situações e as pessoas não o faziam nos quatro ou seis anos em que o deviam fazer. O que há a fazer, neste momento, é dar um prazo para as pessoas completarem o doutoramento. Não compreendo que alguém vá para o ensino superior e não tenha um projecto de doutoramento. Não aceito ver à frente de um Instituto Politécnico, um dirigente que não tem o doutoramento e o engenheiro Sebastião (IPV) conhece esta minha opinião. Nas universidades, não é possível ser reitor sem ser catedrático. A credibilização académica das instituições faz-se com pessoas que já tenham credibilidade académica. ∑ Não me surpreendeu, perece-me uma linguagem, não digo comum, mas frequente, na boca do dr. Fernando Ruas. Não o devia ter dito como presidente da Câmara. Uma coisa é certa: o dr. Fernando Ruas é uma pessoa, que utiliza sempre uma linguagem forte e, por vezes, diz coisas que deveria pensar melhor, antes de as afirmar.

∑ Se fosse candidato a presidente da autarquia, era capaz de criticar, assim, até entendo que pode haver uma valorização da própria assembleia. Pode trazer alguma experiência de Bruxelas para aqui [Viseu].

Publicidade

- Fotocópias laser a cores e preto e branco - Encadernações - Estampagens em T-shirts - Revistas - Jornais Rua São Carneiro, 15 - Tel. 232 772 691 3670-234 Vouzela


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.