
4 minute read
Ampliando horizontes
from Folhas molhadas MDP
by EdLab Press
Proposta de atividades II
A obra Folhas molhadas possibilita trabalhos interdisciplinares e integradores de diferentes campos do saber e áreas de conhecimento. A seguir, propomos algumas atividades que podem ser desenvolvidas conjuntamente com professores de outras áreas. Além das habilidades de Linguagens e suas Tecnologias e de Língua Portuguesa, indicadas nas etapas da seção anterior e válidas também para esta, listamos a seguir as habilidades de outras áreas, presentes na abordagem interdisciplinar.
Advertisement
DE OLHO NA BNCC As atividades sugeridas nesta subseção contemplam as seguintes habilidades propostas pela BNCC:
(EM13CNT201) Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente. (EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações. (EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. (EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
(EM13CHS106) Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e de diferentes gêneros textuais e as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
Pré-leitura
7. Na pré-leitura, recomenda-se ao professor da área de Linguagens e suas Tecnologias, conjuntamente com o auxílio dos professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, um estudo sobre a água, partindo de sua natureza físico-químico com todas as suas propriedades peculiares, indicando, por exemplo, que ela é o solvente universal e o elemento fundamental para prover a vida como a conhecemos, bem como trabalhar com os detalhes do ciclo hidrológico e, a partir dessas informações, tratar da importância desse elemento para a biologia e a ecologia. Munidos dessas informações, os estudantes devem ser organizados em grupos para preparar seminários, nos quais aprofundarão os conhecimentos obtidos no início da atividade, bem como poderão propor estratégias para uma boa preservação e combate à poluição da água.
Leitura
8. Conforme se avança na leitura da obra, promova rodas de leitura entre os estudantes ou proponha leituras em pequenos grupos, que, ao final, compartilharão coletivamente suas impressões.
Durante a leitura, o professor da área de Linguagens e suas Tecnologias, juntamente com os professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, podem propor uma reflexão sobre o papel desempenhado pela memória na construção da identidade. É uma atividade interessante, pois a memória pode ser abordada tanto do prisma individual quanto do coletivo. Guardadas as devidas proporções, a seletividade da memória, e do que conscientemente se lembra, propicia a construção das identidades tanto de um indivíduo quanto de um grupo de pessoas. Feitas as análises preliminares, recomenda-se, também, promover debates sobre trechos do Estatuto do Idoso, com o intuito de verificar como a sociedade valoriza essa etapa da vida e se essa fase recebe a mesma atenção e deferência que outros momentos da existência.
Pós-leitura
9. Por fim, valendo-se de tudo o que fora até então desenvolvido, os estudantes podem produzir crônicas, nas quais é possível também se explorar a linguagem poética, cujo conteúdo deve abordar a passagem do tempo, a construção individual ao longo dos anos e o acúmulo de experiências. Nesse exercício, procure trabalhar com eles os conceitos de memória individual, de modo que fique natural a percepção de que a memória é elemento fundamental na construção do ser, mas, também, é um dos veículos de transmissão de experiências e conhecimentos.
10. Em conjunto com os professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, retome as discussões iniciadas na etapa Pré-leitura sobre a água e sua importância, e proponha que os estudantes, ainda em grupo, pesquisem, por meio de textos de divulgação científica, sobre o estado de preservação hídrica em que se encontra o Brasil e, especificamente, a região onde os estudantes vivem e quais ações são necessárias para a sua preservação.
Para isso, organize a turma em grupos de até cinco integrantes e proponha uma discussão, no formato de um painel aberto. Determine o tempo para as pesquisas e o cronograma de apresentação.
Durante as apresentações, proponha que cada grupo exponha, para os colegas e professores envolvidos na atividade, os principais conceitos presentes nos artigos e na matéria de divulgação. Além da exposição informativa, é importante estimular a argumentação a partir dos conteúdos.
A apresentação será realizada oralmente, mas a leitura prévia deve ser conduzida de maneira ativa, ou seja, com incentivo ao registro e à tomada de notas por parte dos estudantes, para posterior levantamento conjunto dos aspectos principais.
Ao final, cada estudante pode redigir, utilizando o editor de textos do computador, uma síntese sobre as principais conclusões a que chegou após as discussões. As produções podem ser, posteriormente, publicadas em redes sociais, no site da escola ou em um blog da turma.