2 minute read

Organizando a estante

Bibliografia comentada

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http:// basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_ versaofinal_site.pdf. Acesso em: 7 mar. 2021. • Documento oficial do Ministério da Educação (MEC) que traça as diretrizes curriculares para a Educação Básica.

Advertisement

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 1977. • Contrapondo-se ao estilo capitalista de vida, o autor analisa a natureza e a função da poesia.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. • O livro é um repertório de ensinamentos sobre a participação política e o mundo do trabalho no Brasil. Trata do dia a dia dos imigrantes, dos operários e dos trabalhadores domésticos sob uma ótica realista.

CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas, 2006. • Sua obra é constituída pela análise de poemas de Manuel Bandeira, devido à qualidade de sua obra e à introdução para o estudante encontrar todas as modalidades de verso, desde os rigorosamente fixos até os mais livremente experimentais.

DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. • A obra apresenta de forma consistente os diversos conceitos de gênero textual, assim como argumentos para diferenciar tipologia textual de gênero textual; além disso, discute a respeito de diversos gêneros e sua relação com o ensino de língua portuguesa.

KOCHE, Vanilda S.; BOFF, Odete M. B.; PAVANI, Cinara F. Prática textual: atividades de leitura e escrita. São Paulo: Vozes, 2004. • Essa obra foi escrita visando desenvolver competências, habilidades e estratégias de compreensão, interpretação e produção de textos. A estratégia adotada permite que o estudante elabore diferentes tipos de textos em diferentes níveis de linguagem. As atividades propostas também podem ser aplicadas a estudantes do Ensino Médio.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2010. • O livro discorre sobre a análise dos recursos épicos utilizados por dramaturgos, diretores e correntes teatrais, seja na Idade Média, seja no Renascimento e Barroco, ou no Romantismo, chegando na dramaturgia brechtiana, que examina detidamente.

SENNA, Miguel Angelo Braga. A poesia nos livros didáticos: contribuição para um projeto educativo emancipatório Tese (Doutorado em Educação). Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2OftAVx. Acesso em: 1o abr. 2021. • O pesquisador faz um estudo a respeito de poemas selecionados de livros didáticos do Ensino Médio. Ao longo da tese, apresenta importantes conceituações a respeito do poema enquanto gênero literário.

This article is from: