Page 1

Bibliotecando Notícias da

+

Sendo fevereiro o mês do amor e amizade, por alusão ao S. Valentim, a BE destaca nesta edição do Bibliotecando as sessões de leitura “Histórias com coração”. No entanto, a BE desenvolveu e participou em inúmeras atividades conforme poderemos constatar com a leitura desta newsletter. “Histórias com coração”

Biblioteca

Agrupamento

Aver-o-Mar

Edição 29 Fevereiro 2013 DESTAQUE

No âmbito das suas funções, no domínio “Leitura e Literacia”, e aproveitando o facto de se festejar o “Amor” em fevereiro, com o S. Valentim ou Dia dos Namorados, a BE dinamizou sessões de leitura em torno da temática do amor / amizade. Para a educação pré-escolar foi selecionada a obra “Grisela” de Anke de Vries. Uma ratinha pequenina que andava muito triste com a sua cor cinzenta e que tudo fazia para resolver o seu problema. Imaginem quem o resolveu? Claro, um rato! Para o 1º e 2º anos foi a história “Sara tem um grande coração” de Peter Carnavas. Uma história cheia de metáforas em que o grande e pesado coração de Sara acaba por encontrar um coração leve de um rapaz e juntos resolvem os seus problemas. Para o 3º ano, a história “Viste o leão” de Armando Quintera delicia-nos com o amor que o leão, a cada ciclo lunar, renova com a leoa. Já o 4º ano, ouviu e participou na reflexão sobre a obra “Oficina de corações” de Arturo Abad. Aqui os alunos consciencializaram-se para o facto de que não devemos desistir, mesmo quando é difícil “semear” o amor e “consertar” o coração de alguém. Se persistirmos acabamos por vencer. Também na escola sede, a BE andou a contar a história de Beatrice Masini, “Ciro à procura de amor”. Ciro é um gato muito especial que procura um amor baseado no respeito, na liberdade e na generosidade gratuita. Através da leitura desta história os alunos partilharam emoções e viajaram até Veneza, local onde se desenrola a ação da história. Puderam visualizar um filme sobre a cidade do amor, perceber as suas particularidades e ampliar conhecimentos. Enfim, sem dúvida, momentos muito pertinentes para o desenvolvimento literário dos nossos alunos, momentos que proporcionaram o encontro entre o autor e o leitor na (re) escrita da narrativa. E nesse encontro o leitor, neste caso os nossos alunos, implicou-se emotivamente, acrescentando mundos aos seus mundos, e refletindo nas questões de amizade e de amor.

“Correntes d´Escritas”

NESTA EDIÇÃO: Histórias com amor Correntes d´Escritas “Construindo Leitores” Dormir+ para ler melhor em Aver-o-Mar Sessões sobre consumo Responsável Desafio da BE “Faça lá um poema”

No âmbito das Correntes d´Escritas, no dia 21 de fevereiro visitaram a biblioteca da escola sede os autores João Tordo e Maria do Rosário Pedreira. Esta última autora da coleção “Detective Maravilhas”, um clássico infanto-juvenil que foi série da TVI, que se encontra disponível na BE. Conforme se verifica na gravação de parte desse encontro, disponível na página do agrupamento, http:// joomla.ebaveromar.com/, foram momentos agradáveis que se pautaram pela simpatia e empatia entre escritores e alunos. Este ano, numa iniciativa paralela e pela primeira vez, as Bibliotecas Escolares do concelho fizeram uma apresentação pública dos seus projetos de leitura e ou de escrita, nos espaços da Biblioteca Municipal. A nossa BE apresentou o seu projeto de leitura “Construindo Leitores”, um projeto estruturante e aglutinador, e realçou as respetivas dinâmicas de colaboração, interação e implementação deste projeto. A iniciativa foi considerada muito positiva porquanto possibilitou a tomada de consciência do muito que a BE faz em prol da leitura, assumindose cada vez mais como um pilar fundamental nestas questões de formar leitores e possibilitou ainda, uma partilha de práticas entre os diferentes professores bibliotecários ali presentes

Newsletter nº29


Bibliotecando

+

Construindo Leitores

Já que falamos do Construindo Leitores, vem mesmo a propósito referenciar que está a decorrer com regularidade o subprojecto A Ler+ Os Livros, havendo um movimento crescente da circulação dos packs de e para a sala de aula de disciplinas como HGP, Física e Química, Português ou Educação Visual.

“Dormir+ para ler melhor em Aver-o-Mar” Neste mês de fevereiro iniciamos a implementação do projeto “Dormir+ para ler melhor em Aver-o-Mar”. Assim, e com a devida autorização, distribuímos os questionários aos pais e alunos das turmas envolvidas no projeto; recolhemos os mesmos e estamos a lançar os dados para uma base de dados que devemos enviar para a equipa coordenadora do projeto, a nível Com os pais... nacional. Iniciamos os workshops com a nossa psicóloga, Drª Fátima Pires, junto dos alunos e dos pais / encarregados de educação. Os alunos e crianças participaram de forma interessada e ativa nestas sessões. Quanto aos pais, apesar da pouca afluência nas sessões, fizeram questão de registar que gostariam de participar em outras iniciativas do género. Um MUITO OBRIGADO para a Fátima Pires pelo empenho e profissionalismo demonstrados. No próximo mês, a BE iniciará as sessões de leitura relativas a este projeto.

AL2A

NA2

JIAG4

EB23

JIAL2

EB23

Sessões sobre consumo responsável

Durante todo o mês continuaram a decorrer as sessões sobre consumo responsável e sustentável para os alunos de 3º ciclo. Uma iniciativa da biblioteca em colaboração com o Gabinete de Apoio ao Consumidor da CMPV. Nestas sessões têm sido discutidas questões relacionadas com os serviços públicos essenciais: água, gás, eletricidade, telefones; bem como abordados alguns comportamentos de risco, direitos dos consumidores, dicas para ser um consumidor mais responsável e informado.

EB Teso

Desafio da BE

São muitos os trabalhos que têm sido produzidos no âmbito de desafio da BE, em muitas das turmas do Agrupamento. Os jogos de linguagem, com pergunta e responde, fizeram surgir variados textos “poéticos” que acompanham a diversidade dos trabalhos apresentados: cartazes, painéis, vídeos, podcast, ilustrações… estes podem ser apreciados num dos blogues da BE: http:// prepriaveromar.blogspot.pt/ Também alguns dos alunos do 6º C realizaram trabalhos baseados no desafio da BE mas também na leitura de “A Menina do Mar” de Sophia de Melo Breyner Andresen e de histórias co piratas. Parabéns ao 6ºC pela sua criatividade e participação. Não podíamos deixar de registar a participação ativa de muitos dos encarregados de educação que perante o desafio de construírem um painel conjunto, pais, alunos, professo- 6º C res, sobre a temática do mar, não pouparam esforços e o resultado foi (é) deveras surpreendente! As imagens ao lado, da EB Teso, elucidam este facto. O mês da Leitura promete!!!

EB Teso

EB Teso

EB Teso

EB Teso

Concurso “Faça lá um poema” “Faça lá um poema” é um concurso do PNL no âmbito da poesia. A turma TE34 concorreu com um poema da aluna de 3º ano, Anastasia Romanova, que teve origem no Desafio da BE “Jogos de Linguagem, pergunte e responde.” PARABÉNS pelo empenho demonstrado !!!!!!!

Até ao próximo mês !!!

Newsletter nº29

Edição 29  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you