Livro de Urbanismo 1

Page 30

Apesar de ter alta identidade tipológica e proporcionalidade, o território carece de maior diversidade de usos e melhor distribuição de densidade populacional

4. LEITURA INTEGRADA Elaborar as diversas análises temáticas e posteriormente confrontá-las de modo integrado demonstra-se como metodologia bastante simples e coerente quando se pretende efetivar um planejamento urbano sustentável. O olhar sistêmico, ao contrário do que se pode imaginar, permite a integração de aspectos distintos que, quase sempre, tem fortes relações entre si e ocorrem nas cidades de modo interdependente. Em outras palavras, para que uma determinada gestão pública faça “decisões simples, justas e econômicas” (FARR, 2012), nada mais sustentável do que a justaposição dos diversos problemas e potencialidades que apontem para a definição de políticas e ações mais estratégicas. Após analisar no território os doze atributos necessários para promover um Espaço Urbano Cidadão, constata-se um evidente desequilíbrio e um cenário quase sempre desvantajoso para os usuários e moradores locais. Como pode ser observado no infográfico a seguir, 1/3 dos atributos (33,33%) obtiveram um baixo grau na análise, 50% foram avaliados com grau razoável e 16,66% com alto grau ou positivo. Avaliando os atributos relacionados à meta de promover “um centro preservado e produtivo”, nota-se que apesar da alta identidade e proporcionalidade tipológica, o território carece de maior diversidade de usos, sobretudo o incremento da densidade populacional. Quanto ao objetivo de fomentar “um centro humanizado, seguro e confortável’, mesmo apresentando razoável permeabilidade visual e iluminação, a realidade da caminhabilidade e vegetalização na área é extremamente baixa, principalmente pelo desconforto causado ao se caminhar durante o dia, devido à forte incidência solar. Tendo em vista isso, o local não se torna confortável para a transição de pedestres. Analisando os itens do “centro integrado e inclusivo”, identifica-se que a área em questão possui todas as pétalas com percentual médio ou razoável. Embora ofereça muitas alternativas de deslocamento, não oferece a devida importância para o transporte público, tornando o local menos acessível. Finalmente, após realizar uma leitura integrada no território, reunindo atributos relacionados tanto aos espaços públicos quanto aos espaços privados, fica evidente que ainda faltam muitas qualidades para conquistarmos um “ESPAÇO URBANO CIDADÃO” no bairro da Iputinga, tendo em vista também que a área está passando por várias revitalizações urbanas, espera-se que em breve esse cenário mude e todos os aspectos estudados tornem-se positivos e efetivos para quem usufrui do bairro.

Ár e clu a i s mé iva nteg pro dia co rada s ac por ou m p e c e mo ssib ian raz éta invid dal ilida do oáv las e ad ida de bo is, e e de , a , m co lab con ultiora ect çã io.

el áv uo raz vis oe p ta ad , en bilid ção ilida o s b ã a re a Ap rme umin inha lizaç xa. pe e il cam eta bai mg al ve ente m a am ré , e am o u hum nde trem end co e co v ex mo pou uro o r P nte , seg vel. bie ado fortá niz


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.