Impactos e boas práticas percecionados pela participação do AE Carlos Gargaté nos projetos KA1 e KA2

Page 17

são bons profissionais e são –lhes dadas condições ara se assumirem! Confiança, respeito e responsabilidade 2 – Sentido de responsabilidade pessoal por parte dos alunos Decididamente a imagem que me fica da generalidade dos alunos de todos os níveis de ensino com os quais tive oportunidade de me cruzar era de que estes davam a impressão de se sentirem felizes na escola e de esta fazer sentido para eles. Pareceu-me existir um sentido de responsabilidade pessoal, fruto da confiança que os professores neles depositam. Exemplo paradigmático foram um grupo de três alunos aos quais um diretor novo numa escola deixou a responsabilidade de acompanhar o nosso grupo de visitantes. Tivemos ocasião de tentar ver o seu ponto de vista sobre a escola finlandesa e esta pareceu-nos conforme à nossa impressão geral. Não obstante, em sala de aula nem sempre vimos todos os alunos focados na aula, se é que alguma vez isso seria possível num ser humano sendo apenas o bom sonho de um docente: ver todos os seus alunos interessados, empenhados, participativos em todas as suas aulas! 3 – A necessidade de trabalhar competências nos professores de forma contínua Analisando de uma forma criteriosa o conteúdo do curso que frequentei só posso constatar que também na Finlândia é necessário trabalhar os docentes. Estes não são anjos. Reparemos: Se eu digo para alguém não fazer determinada coisa, é porque esta é feita. De outra forma não haveria necessidade de verbalizar esse pedido. Se eu olho para o conteúdo de um curso e vejo a forma como ele é trabalhado, só posso constatar que ele é fruto de muita reflexão e prática. Lá como cá é necessário levar os professores a dar o seu melhor, a focarem-se no seu progresso. As estruturas de liderança têm que realizar o papel que lhe compete. Um ser humano faz-se. Um bom professor, também se faz ao longo da vida. Este será ainda melhor se os diretores, estruturas de liderança intermédia trabalharem com ele a forma como este pode progredir. Todos estes três aspetos são, no meu entender, transferíveis para qualquer escola do meu país . Assim queira a comunidade educativa.

Descreva três boas práticas que encontrou e que, no seu entender, seriam transferíveis para a sua instituição. Qual o Projeto / Qual é o público-alvo do Quais são as características do Programa / iniciativa projeto/programa/iniciativa projeto/programa/iniciativa que o tornam /… numa boa prática A atmosfera calma nas escolas

Diretores, alunos

professores, A atmosfera nas escolas que tive oportunidade de visitar pareceu-me 17/77


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.