1 minute read

Relações com a Capital

Frota do interior causa trânsito em SP

De acordo com uma matéria publicada pela Folha de São Paulo em 2008, a posição ocupada pela cidade de São Paulo no ranking de veículos por habitante, que é a 31ª, não é tão relevante para explicar o trânsito na cidade quanto o número de veículos que entram diariamente provenientes de outras cidades. Para investigar essa correlação, foram coletados dados sobre a frota de veículos da cidade de Jundiaí no período de 2006 a 2020, a fim de calcular a variação dessa frota ao longo desse período.

Advertisement

Δ Frota= (ano/ano anterior) -1= %

Buscou-se pois, correlacionar com a média da velocidade média Bairro-Centro ao longo do dia:

Vmédia BC= ((Manhã+Tarde)/2 = X

Destarte, plotou-se em um gráfico de correlação pelo método estatístico de Pearson onde, o que se buscava para uma correlação positiva era um r aproximado à 1; quando se aproxima de 0, a correlação vai ficando cada vez mais fraca.

A velocidade média foi plotada no eixo X do gráfico, enquanto a variação da frota, no eixo Y. Traçada uma reta de tendência, tanto mais os pontos os pontos distam dela, menor a força de correlação entre os dois fatores. Deste modo, o resultado foi o seguinte:

Gráfico 4- Correlação entre frota no interior e Trânsito na Capital

A partir dos dados interpretados acima, é possível traçar algumas alternativas do porque o índice de correlação não deu um significativo resultado. A princípio, pode-se supor que as relações de troca entre as cidades não seja significativa o suficiente para uma relação tão explícita e lógica como se supõe, a verdade é que a velocidade média da via de São Paulo, não seria tão influenciável a ponto de ser perceptível com as variações ocorridas na frota de carros em uma cidade com relativa distância. É possível esperar que a correlação seja verdadeira, porém, não foi possível observá-la a partir desta escolha de dados e metodologia.

This article is from: