Boletim Internacional da JMV | Dezembro 2021

Page 1

oletim Internacional «Levanta-te e põe-te a caminho»”

Nº 134

Dezembro 2021

Que Jesus nasça no teu coração

Aquele amor que certamente, sabe que a paz duradoura não prevalecerá, a menos que as estruturas pecaminosas e as ordens opressivas de poder sejam quebradas.

oletín

Sim, as Escrituras dizem que Jesus nasceu numa manjedoura, nela estavam a sua missão e a sua mensagem: o Amor.

Internacional

Pensando nas circunstâncias em que Jesus nasceu e aquelas que o levaram até à Cruz, descubro sempre um amor que é sem dúvida destemido, firme, tolerante, inquebrantável e perspicaz. E eu estou convencido de que se realmente o seguirmos, não poderemos escapar a este amor. Encontro um amor que implora uma e outra vez para renascer e florescer no meu coração. Um amor que convida repetidamente cada coração a ser outra manjedoura da sua missão e da sua mensagem.

Um amor que continua a partir o pão para os famintos e a bebida com os sedentos. Um amor que diz não a qualquer força que nos intimidaria de avançar, que continua a mostrar um coração que não se deixa intimidar pelo Observamos como Jesus deixa pouco espaço mal. para o medo e a dúvida. Ao contrário do primeiro Natal em que Vemos que muitas pessoas inflamadas por ninguém parecia ter notado a presença do este amor continuam a atravessar mares e Emanuel (exceto os pastores das zonas rios para fazer sentir o amor de Deus, muitas marginais e alguns estranhos do Oriente) que vezes sob a forma de um sorriso caloroso. nós, como vicentinos, nos esforcemos sempre Vemos esquemas cuidadosamente por ser manjedouras do seu amor. Que pensados para o desenvolvimento humano estejamos sempre conscientes de que se sustentável. perdermos esta oportunidade, é possivel que nunca nos vejamos a nós próprios, como o Um amor que é certamente inventivo até ao amor de Deus a andar pelas ruas deste mundo infinito porque está enraizado e alimentado conturbado. pelo próprio coração d'Aquele que nos salvou.

Um Natal Santo e um Ano Novo cheio de graça para todos.

Vejo um amor que não descansa até que cada ser amado seja capaz de amar. Um amor que se recusa constantemente a ficar em casa, mesmo durante uma pandemia, para ir e partilhar um pedaço de pão.

P. Kiko Magnaye, CM Diretor do Secretariado Internacional e subdiretor geral da JMV

Um amor que desafia a segurança pessoal para que se continuem construindo casas para os sem-abrigo.

JMV no mundo

África Ásia América Europa

Formacão

Testemunho

Natal: um tempo JMV de espera e Honduras simplicidade

Conteúdo

Conselho e Secretariado Internacional


JMV NO MUNDO

África

TANZÂNIA

Os jovens participam nas fases iniciais da formação da JMV com o apoio da Congregação da Missão e das Filhas da Caridade. Recentemente realizou-se uma reunião na paróquia vicentina de Dar-Es-Salaam para fortalecer as relações entre os membros, o carisma vicentino, a posição na igreja e o crescimento espiritual. Em breve, esperam ter lá um grupo forte de jovens.

Ásia

JAPÃO

A 28 de Novembro, a JMV Japão (na cidade de Osaka) celebrou o seu segundo aniversário. Graças a Deus e a Nossa Senhora, após 2 anos de existência, o grupo reuniu mais de 125 jovens membros que vivem a identidade da JMV através de várias atividades de serviço e apostolado.

EQUADOR

América

De 31 de outubro a 1 de novembro de 2021, realizou-se a XII Assembleia Nacional da JMV Equador na Casa de Retiro de Colores na cidade de Quito. Sob o tema «Testemunhar com Esperança», reuniram-se 51 membros da JMV entre coordenadores, assessores e consagrados dos grupos locais. Entre os seus pontos mais importantes foi a eleição do novo conselho nacional da JMV Equador para o triénio 2021-2024.

PERU

De 19 a 21 de novembro de 2021, realizou-se virtualmente a VII Assembleia Nacional da JMV Peru. Sob o lema «Evangelizados para evangelizar», os membros do Conselho Nacional, os delegados regionais, os assessores leigos e consagrados e os jovens representantes de 22 centros locais reuniram-se para eleger o novo Conselho Nacional e para decidir o futuro da Associação no país.

Europa

PORTUGAL

A JMV de Portugal lançou a campanha «Faz o teu presente chegar mais longe» que procura recolher donativos que permitam a continuidade da missão realizada pelos jovens portugueses a favor das crianças do Centro Social «Renascer Pra Esperança» em Moçambique. Descubra como colaborar com esta nobre causa e saiba mais sobre esta missão em @missaomozozambiquejmvp (Missão Moçambique JMV PT). Cada donativo faz a diferença!

GRÉCIA De 4 a 6 de dezembro, os membros da JMV Grécia tiveram a honra de encontrar-se com o Papa Francisco em Anavyrta durante o último dia da sua visita à Grécia. Com grande alegria, os membros participaram neste evento como voluntários, membros do coro de boas-vindas e um dos membros (Catherine Binibini) teve a maravilhosa oportunidade de partilhar o seu testemunho de fé perante o Papa Francisco.

ALBÂNIA-KOSOVO

A 26 de setembro, mais de 100 participantes da Família Vicentina na Albânia e Kosovo (CM, FC, JMV, AMM, SSVP) e alguns sacerdotes das paróquias onde a JMV está presente participaram numa reunião online para partilhar e agradecer a Deus pelo 25º Aniversário da Associação da JMV nestes países.

ITÁLIA A 24 de novembro, tiveram o privilégio e a honra de participar na audiência geral na presença do Papa Francisco, no final da peregrinação da imagem de Maria através da Itália. Quase todos tiveram o prazer de apertar a mão ao Papa, uma experiência única e inesquecível.


Natal: um tempo de espera e simplicidade

Formacão

Preparamo-nos para celebrar o nascimento de Jesus, é um tempo de cores, luzes, brilho e bons sentimentos, mas não se limita a isto. O significado do Advento é preparar-nos para renascer com o Menino Deus, mas estamos realmente preparados para isso, ou simplesmente experimentamos o que a Igreja nos pede para este tempo? Qual é o verdadeiro significado de renascer para nós? Começo este texto com estas reflexões para começar a pensar sobre o verdadeiro e profundo significado do Natal nas nossas vidas. Os evangelhos contam a história desde o anúncio do anjo a Maria, uma mulher simples e humilde de origem pobre e sobrevivente da sociedade patriarcal da época. Ela que era invisível aos olhos da sociedade, era vista por Deus como o meio para a salvação do mundo. O anjo apareceu, ela disse «sim» e posicionou-se como uma serva, reconhecendo a sua humildade perante os planos de Deus porque Ele a escolheu. Deus não pediu a José para fazer de Maria a mãe do salvador, recorreu a ela, e mesmo sabendo as dificuldades que isso implicaria numa sociedade patriarcal, Maria disse «sim» e Deus guiou-a.

Catarina Érika Morais Vicepresidente Nacional - JMV Brasil Conselhera Internacional da América

O evangelho de Lucas conta a história da viagem de José e Maria para fazer o censo, tal como ordenado pelo imperador romano César Augusto. José era da casa de David e teve de registar-se apenas durante a gestação de Maria. No caminho, não encontraram lugar para a criança nascer, por isso foi na periferia, numa pequena aldeia da Judeia, que nasceu a pobre criança, um refugiado, vítima da opressão do Império Romano, o filho de José e Maria. Jesus nasceu num lugar simples, entre os pobres, sem os privilégios de um rei, sem grandes estruturas, ostentação ou luxo, diferente de quantos experimentam o Natal. Maria deu à luz num estábulo, um lugar que albergava animais, Jesus foi envolto em panos numa manjedoura, onde os animais comiam. E ali, na simplicidade da pobreza, nasceu o Menino Deus, que depois cresceu, desafiou os poderosos, venceu os preconceitos, proclamou a justiça e um reino de igualdade que respeita a diversidade. Outro ponto interessante no nascimento de Jesus (narrado por Mateus) foi a participação dos magos que foram à procura do «rei» que estava prestes a nascer e que de acordo com as escrituras «governaria e salvaria o seu povo». A notícia suscitou o medo de Herodes de perder o seu trono, e o desejo pelo poder levou-o a fazer o mal: sabendo que um «rei» estava a chegar ao mundo, ordenou que todas as crianças com menos de dois anos de idade em Belém e arredores fossem mortas. Contudo, o reino de Jesus era outro, não deste mundo, mas Herodes que estava cego pelo poder e pelo ódio não compreendeu isto. O nascimento de Jesus tem muito a ensinar-nos sobre simplicidade, caridade, humildade, e afasta-nos do desejo de poder e luxo. Quantos Jesus nascem hoje sem condições de vida básicas? Quantas famílias vivem na extrema pobreza enquanto outras comem banquetes e até deitam comida fora? Quantas não têm um pão na véspera de Natal? Muitos de nós somos privilegiados, mas não o compreendemos e não o vemos…

Testemunho

Alejandro Quijano Presidente nacional JMV Honduras

Natal com os olhos postos em Jesus

Olá, amigos da JMV! Chegámos à época mais esperada do ano por muitos, talvez por várias razões que podemos mencionar: os presentes, as festas, a comida, etc., mas durante estas datas por vezes esquecemo-nos da razão principal desta grande celebração: Jesus, sim, Ele é o verdadeiro protagonista no Natal. Tal como Maria e José, que também nós fixemos os nossos olhos em Jesus para cuidarmos dele.

Antes do Natal, têm lugar as famosas «posadas», onde se prepara o coração para o nascimento de Jesus, refletindo e recordando o caminho para Belém. Também entre familiares, amigos e irmãos têm lugar os «cuchumbos» (a troca de presentes) para partilhar a alegria do Natal com outros.

Nas Honduras, as festividades de Natal começam no início de novembro e terminam em janeiro. É costume decorar casas, igrejas, parques, edifícios, etc. É certamente bonito ver a alegria e o esforço de todos para mostrar o espírito natalício.

Como cristãos colaboramos com famílias necessitadas com cestos de Natal, cada um de nós dá um pouco do que temos para encher os outros de esperança.


No meu país, a comida de Natal é uma delícia. Durante estas datas, pode-se provar uma variedade de pratos: frango/peru/porco assado, frango ou peru recheado, sandes de frango, arroz com legumes, salada de batata e o que não pode faltar nas casas hondurenhas são os deliciosos «tamales» de porco ou frango, entre as bebidas que temos estão: «rompope», ponche de fruta, vinho e refrigerantes. Algo que adoro do Natal nas Honduras é que, como família, é costume ir à Missa na véspera de Natal para agradecer a Deus por ser tão bom para nós. Além disso, adoramos partilhar e ser acolhedores porque onde quer que vás durante esta época do ano, terás comida e alojamento. Gostamos de trocar pratos com os vizinhos ou simplesmente desfrutar com os outros o que preparámos. A festa não é só com a sua família, mas com todos aqueles que o rodeiam e o visitam. O Natal nas Honduras é belo e inesquecível devido à música, à dança, à comida, aos jogos, ao karaoke, mas sobretudo, devido ao espaço que reservamos à meianoite para agradecer a Jesus por encher os nossos corações de alegria e para darmos um gesto de paz aos que nos rodeiam.

Desejo-vos um Feliz Natal e um abençoado Ano Novo 2022. A Jesus com Maria!

O Diretor Geral da JMV: P. Tomaž Mavrič CM confirmou e emitiu as seguintes nomeações: Pierinna Lucía Dueñas Guerra (Presidente - Peru); Mario Alexander López Flores (Coordenador - Equador); RANDRIAMIZARAONY Jean Baptiste Jacko (Presidente - Madagascar); P. Iván Juarros Aranguren CM (Assessor Nacional - Honduras); P. Ferdinant Kodra CM (Assessor Nacional - Albânia-Kosovo); P. TSIAKIPAKA Antonio Cyprien, CM (Assessor Nacional - Madagascar); Ir. Elżbieta Piętka, FC (Assessora Nacional – Polônia) O Diretor Geral da JMV: P. Tomaž Mavrič CM visitou a sede do Secretariado Internacional em Madrid a 26 de novembro e agradeceu aos voluntários pelo seu serviço e animou a equipa a continuar a sua missão. Agradecemos a Yvette Ramanjakatiana (JMV Madagáscar) pelos seus quatro anos de serviço como voluntária para os países francófonos no Secretariado Internacional, que terminou a 19 de novembro. Que a nossa Mãe Santíssima continue a acompanhá-la e a ajudá-la em tudo o que ela faz. A 13 de novembro, a voluntária para os países hispanos: Lizeth Alvarado; a Delegada Internacional: Ir. Amadita Pinzón FC e o Director Internacional: P. Francisco Magnaye CM participaram na reunião de formação organizada pela Equipa Coordenadora Latino-Americana, na qual a antiga Presidente Internacional da JMV (2005-2015), Yasmine Cajuste, deu uma conferência sobre «Liderança Partilhada». A 13 de novembro, a Presidente Internacional: Patricia Roppa; a Conselheira Internacional da América: Catarina Erika Morais; o Diretor Internacional: P. Francisco Magnaye CM e a Delegada Internacional: Ir. Amadita Pinzón tiveram uma reunião com o Conselho Nacional da JMV Brasil para saber mais sobre a situação da Associação neste país e para os orientar na realização da sua próxima Assembleia Nacional. De 19 a 21 de novembro, a Presidente Internacional: Patricia Roppa e a Delegada Internacional: Ir. Amadita Pinzón FC @sijmv participaram na Assembleia Nacional da JMV do Peru, onde animaram os jovens a continuar com amor e alegria esta missão e a aceitar com coragem os desafios propostos na V Assembleia Geral da JMV.

Estamos à tua procura!

JMV Internacional

O Secretariado Internacional retoma a procura do próximo voluntário para os países SI JMV lusófonos. Se falas português e queres saber mais sobre este serviço, envia-nos um e-mail para portugues.jmv@gmail.com.

Anima-te a dar mais de ti e a viver uma experiência inesquecível!

SIJMV

@sijmv

www.secretariadojmv.org


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.