II SIMULADO - PROVA e GABARITO

Page 1

CURSINHO INGRESSA INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO (MEC-UNILA) QUESTÕES SIMULADO- FILOSOFIA/SOCIOLOGIA

1

Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida. KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado).

Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa: A) B) C) D) E)

a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade. o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas. a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma. a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento. a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão. 2

Sobre o empirismo, pode-se dizer: 1 2 3 4

A alma é como uma tabula rasa. O conhecimento só é construído em virtude do contato com a realidade empírica, ou seja, em contato com a realidade sensível. Um filósofo representante dessa concepção é John Locke. O homem é portador de uma racionalidade confiável e segura na produção do conhecimento e deve-se desconfiar dos sentidos.

São verdadeiras apenas: I e II I, II e III II e III II, III e IV III e IV

1 2 3 4 5

3

Kant em sua epistemologia postula a seguinte frase “não vejo as coisas em si, mas as coisas em mim”. Isso significa que

1 2 3 4 5

Não temos acesso a realidade senão pela experiência empírica O conhecimento é apreendido pelos sentidos Conhecimento é interpretação Todo conhecimento é a posteriori A metafisica é a forma mais coerente de conhecimento já produzido.

4

Conhecimento espontâneo é a primeira compreensão do mundo resultante da herança do grupo a que pertencemos e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. Trata-se da seguinte produção do conhecimento:

1 2 3 4 5

Arte Ciência Filosofia Senso comum Religião


5

Essa forma de saber nos dá não o conhecimento de um objeto, mas de um mundo, interpretado pela sensibilidade do criador e traduzido numa obra individual. Trata-se da seguinte produção do conhecimento: Religião Filosofia Arte Ciência Senso comum

1 2 3 4 5

6

Os antigos filósofos acreditavam que a razão segue um processo de atividade racional, modus operanti do pensar, através do uso dos princípios racionais. Sobre os princípios racionais é correto afirmar:

1

O principio da identidade afirma que uma ideia só pode ser conhecida se percebida e conservada como ela é. Afirmando que uma ideia que se nega a si própria não existe, é chamado do principio do terceiro excluído. O principio da razão suficiente é também denominado de principio da causalidade. O terceiro excluído afirma que isto ou aquilo e exige que apenas uma seja verdadeira, excluindo outras possibilidades Afirmando que tudo tem uma causa e que se ocorreu A, ocorrerá B, temos o principio da causalidade.

2 3 4 5

São corretas apenas: I, III, IV e V I, II e III Apenas II III e V I, II, III, IV e V

1 2 3 4 5

7

Platão dizia que a filosofia nascera do espanto humano diante da vida e do universo. A palavra espanto (thauma em grego) teria aqui o sentido de:

1 2 3 4 5

Medo ou receio Perplexidade ou admiração Ignorancia ou trevas Susto ou pavor Conhecimento ou esclarecimento

8

Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente. ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado).

O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação? 1 2 3 4 5

Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas. Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles. Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis. Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não. Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.


9

Segundo o inatismo o homem desenvolve ideias a partir

1 2 3 4 5

de seu próprio sujeito da observação empírica dos dados coletados cientificamente de uma metodologia rigorosa da realidade externa

10 Texto I Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez. DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. São Paulo: Abril Cultural, 1979. Texto II Sempre que alimentarmos alguma suspeita de que uma ideia esteja sendo empregada sem nenhum significado, precisaremos apenas indagar: de que impressão deriva esta suposta ideia? E se for impossível atribuir-lhe qualquer impressão sensorial, isso servirá para confirmar nossa suspeita. HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento. São Paulo: Unesp, 2004 (adaptado). Nos textos, ambos os autores se posicionam sobre a natureza do conhecimento humano. A comparação dos excertos permite assumir que Descartes e Hume: 1 2 3 4 5

Defendem os sentidos como critério originário para considerar um conhecimento legítimo. Entendem que é desnecessário suspeitar do significado de uma ideia na reflexão filosófica e crítica. São legítimos representantes do criticismo quanto à gênese do conhecimento. Concordam que conhecimento humano é impossível em relação às ideias e aos sentidos. Atribuem diferentes lugares ao papel dos sentidos no processo de obtenção do conhecimento.

11. Sobre a história do nascimento da sociologia, é possivel afirmar: a) Os primeiros sociólogos estavam cientes de que nao era possivel elaborar uma ciência semelhante as ciencias naturais e que, portanto, era necessário criar um metodo próprio da sociologia. b) A função única da sociologia é buscar soluções para os problemas sociais impostos pela ascenção do capitalismo. c) A revolução industrial foi o contexto historico em que nasceu a sociologia, determinando inclusive a necessidade do aparecimento de intelectuais que compreendessem as grandes transformações que com ela ocorriam na sociedade da epoca. d) Ela nasceu do interesse especifico e do esforço de um intelectual que acreditou ser necessario elaborar uma filosofia social, já que nunca o ser humano havia, até então, teorizado o tecido social. e) A revolução industrial não pode, por si só, justificar o surgimento da sociologia, pois ela propiciou bem-estar material para as sociedades europeias, solucionando, de fato, muitos dos problemas sociais que havia antes. 12. O individuo, explica Durkheim, ao nascer, não escolherá o idioma ou as normas de comportamento, pois tudo isso já esta definido de acordo com a sociedade em que venha a nascer. Nesse sentido, para ele: a) O individuo é dotado de grande autonomia diante do ser social. b) A sociedade é caminho para transcender a condição de liberdade. c) O individuo é dotado de exterioridade. d) A sociedade é dotada de coerção. e) Os fatos sociais sao sempre normas.


13. Na sociedade de produção capitalista, a classe dominante esta representada pela burguesia que detém os meios de produção e a classe dominada, pelo proletariado, que nada possuindo, vende sua força de trabalho como se fosse uma mercadoria. Tal concepção teórica é do clássico: a) Max Weber b) Émile Durkheim c) Karl Marx d) Auguste Comte e) Émile Rousseau 14. Sobre a idéia de papel e status sociais, marque a alternativa incorreta: a) Chamamos de papéis sociais as regras de condutas ou normas que são esperadas pela sociedade em relação as posições ocupadas pelas pessoas dentro dos diversos momentos de convivência. b) Os papéis sociais sao explicados como o conjunto de expectativas associadas a um determinado status social. c) O status de um individuo pode ser notado em razão da sua profissão ou do seu lugar na hierarquia familiar. d) O status seria a posição de uma pessoa em um sistema, enquanto o papel seria a dinamica do espaço. e) O status social seria toda e qualquer conduta estabelecida pelas normas de um sistema social em relação aos diversos papeis, ou seja, posições que ocupamos nos diversos espações existentes. 15. Só existem proprietários que acumulam riqueza porque há uma massa de despossuídos. Esse pensamento marxista implica a idéia contida na alternativa: a) Para a formação de uma sociedade os pobres são necessários. b) Sempre houve e sempre haverá pessoas pobres. c) É da natureza humana o sentimento de ambição. d) O capitalismo se baeia na exploração do homem pelo homem. e) A exploração do trabalho humano é condição natural da relações humanas. 16. O etnocentrismo está relacionado mais especificamente como preconceito: a) cultural b) sexual c) regional d) físico e) racial 17. Sobre o conceito de status, julgue as assertivas abaixo e assinale a alternativa que agrupa comente as verdadeiras. I - toda sociedade é formada por um sistema de status ou posições. II - status é a localização do individuo na hierarquia social de acordo com a sua participação na distribuição desigual de riqueza, prestigio e poder. III - onde quer que exista igualdade de status, tende a haver alguma forma de manifestação de poder IV - status define uma posição perene (permanente e definitiva), inseparável e própria e que cada individuo possui ao nascer numa determinada sociedade. a) I e III b) I e II c) II e IV d) III e IV e) I e IV

18. Sobre o surgimento so sociologia, analise as proposições abaixo.


I - Os primeiro sociólogos pretendia uma ciencia semelhante às ciencias naturais, por isso mesmo, a caracteristica mais clara da sociologia nascente era a preocupação com a cientificidade. II - A sociologia nasceu da vontade ou genialidade intelectual de dois intelectuais e sem o esforço deles, essa forma de conhecimento nao existiria. III - A sociologia nasceu num momento historico especifico, repleto de conflitos e contradições sociais. Trata-se da Revolução Industrial que trouxe grandes mudanças na historia da civilização ocidental. IV - Desde o seu nascimento até os dias atuais, a sociologia tem o unico papel de propor soluçoes para os problemas sociais e, portanto, problema social e problema sociológico possuem o mesmo conceito. São coerentes: a) apenas I e II b) apenas I e III c) apenas II e III d) apenas III e IV e) apenas II 19. A condição de assalariado e a propriedade privada condenam o operário a uma situação de alienação. Sobre isso leia e julgue as assertivas abaixo: I- O trabalhador está separado do fruto do seu trabalho que é o bem por ele produzido e que pertence ao patrão. II - Na sociedade de economia planejada, o trabalhador não possui o fruto de seu trabalho , pois tudo pertence ao governo que também é uma forma de propriedade privada. III - Para Marx, a socialização dos meios de produção é o caminho para acabar com a alienação. É (são) verdadeiras apenas: a) I e II b) I e III c) I d) II e) III 20. O homem vê o mundo atraves da sua cultura e considera o seu modo de vida como o mais correto e natural. Trata-se de um fenômeno universal denominado: a) etnocentrismo b) antropocentrismo c) padrão de comportamento d) apatia cultural e) acultução 21. “Ao contrário do que muitos imaginam, o Brasil, conhecido por seus altos indices de desigualdade, é também a terra das oportunidades, o que lhe permite ser o campeão mundial da mobilidadade social, diz professor da USP”. Assim, s epode dizer que o Brasil: a) È uma autêtica democracia econômica b) É o país que mais cresceu economicamente nas últimas décadas c) É um país de paradoxos e contradições d) É um país socialmente igualitário e) É um país equitativo, ou seja, que oferece chances iguais para todos

22. A desigualdade é um conceito mais amplo. Em muitas sociedades, por exemplo, existem desigualdades de prestigio de acordo com a idade ou o gênero. Porém a estratificação refere-se a um tipo de desigualdade especificamente de condição econômica. Uma sociedade está estratificada quando apresenta grupos de pessoas que ocupam mais ou menos a mesma condição de poder aquisitivos e privilégios econômicos, estabelecendo diferentes classes.


A partir da leitura do texto julgue as afirmações abaixo: I - O conceito de desigualde e estratificação são similares II - A desigualdade implica sempre diferenças econômicas III - A estratificação implica diferenças de poder aquisitivo IV - Quando o texto fala de grupos de pessoas que ocupam mais ou menos a mesma condição de poder econômicom está se referindo à sociedade de classes. Sao verdadeiras apenas: a) I e II b) I e III c) II e IV d) III e IV e) I e IV 23. “Pobreza não é uma escolha do individuo nem uma condenação divina, é o resultado de forças sociais”. (Hebert Gans) Sobre a frase é possível afirmar: I - Está fundamentada no senso comum, como um ditado popular destituído de rigor e coerência II - É coerente e está fazendo referência as causas históricas da pobreza III - È uma afirmação baseada somente no ateísmo IV - È uma colocação que se preocupa em enraizar adequadamente as causas da exclusao social São verdadeiras apenas: a) I e II b) II e III c) I e III d) III e IV e) II e IV .............................................................................................................................................................................................. GABARITO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

A B C D C A B D A E C D C E D A B B B A C D E


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.