Cultura
c SÃO GONÇALO #005 MAIO 2022
17
SOCIEDADE FILARMÓNICA LACOBRIGENSE 1.º DE MAIO
A verdadeira «escola de música» do povo Ao longo da quase centenária história da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio, carinhosamente conhecida apenas por «Filarmónica» entre nós, foram milhares as crianças e jovens que aqui se formaram musicalmente. O «São Gonçalo» foi falar com Nuno Zeferino e José Rodrigues, dois dos rostos que seguram firmemente o estandarte da continuidade no tempo de uma das associações mais emblemáticas do nosso concelho.
O primeiro dia do mês de maio de 1931 foi histórico em Portugal e em Lagos. No País, esta foi a data das últimas celebrações livres do Dia Internacional do Trabalhador, antes do Estado Novo proibir manifestações públicas que assinalassem a data, algo que durou até ao 25 de Abril de 1974. Já em Lagos, a data marcou o nascimento da Sociedade Filarmónica Lacobrigense, uma referência para o ensino da música nas «Terras do Infante». Ao longo dos 91 anos de vida da nossa «Filarmónica», a instituição passou por inúmeros desafios que, com maior ou menor dificuldade, foram sendo superados por quem manteve a paixão pela música como a grande linha orientadora desta casa. Hoje, quase com um século de vida, a Filarmónica conti-
nua a marcar a Praça d’Armas e toda a zona envolvente mantendo-se como um ícone da Cultura em Lagos. Falámos com Nuno Zeferino e José Rodrigues, presidente e vice-presidente da direção, sobre o passado, presente e futuro de uma casa que simboliza bem a ligação entre os lacobrigenses e a música.
«Somos uma grande família que tem na música a sua paixão.»