
2 minute read
Fototeca: memória e cultura de mãos dadas
FOTOTECA MUNICIPAL DE LAGOS
A arte de preservar a memória
Advertisement
De nada serve promover a cultura se ela se perder. Consciente disso mesmo, desde 2015 que o Município de Lagos tem um local preferencial para o passado não se perca na espuma dos dias.
A gestão de todo o acervo fotográfico de uma região é complexa e morosa. É fácil perceber a dificuldade que é gerir, compilar, identificar e disponibilizar publicamente os milhares e milhares de fotografias que guardam as memórias do nosso concelho. Sendo a fotografia uma arte, podemos dizer que a Fototeca é um lugar de cultura e, em si mesma, um depósito cultural fundamental para todos nós.
É lá que podemos ver como se fazia a Arte Xávega no início do século passado, assim como as imagens do 25 de abril de 1974 ou ainda como era Lagos antes da profunda revolução urbanística que foi a criação da Avenida dos Descobrimentos em 1960.
Porém, mais importante do que tudo isso, é mesmo a preservação das nossas gentes, dos rostos que fizeram Lagos ser o que é, começando desde logo pelos artistas que por aqui passaram e viveram e a obra que deixaram. Seja de forma virtual ou física, vale bem a pena uma visita ao espólio existente. •
