Cultura
c
LAC LABORATÓRIO DE ATIVIDADES CRIATIVAS
Da prisão à liberdade para criar
SÃO GONÇALO #005 MAIO 2022
14
Basta passar pelas ruas de Lagos para se conhecer uma parte do LAC. Durante 25 anos, o Laboratório de Atividades Criativas tem sido uma das referências culturais da freguesia, do concelho e até de todo o Algarve. Na antiga Cadeia de Lagos, local onde antes se cortava a liberdade, nasceu todo um grito de livre criação artística, seja na área da música ou das artes visuais. O «São Gonçalo» falou com Nuno Pereira, responsável por uma equipa de homens e mulheres que há mais de um quarto de século projetam Lagos no país e no mundo.
Para definir o LAC de forma abrangente, importa dizer que esta instituição cultural da nossa freguesia aposta na realização de inúmeras atividades de caracter experimental e não comercial, que se inserem em quatro eixos prioritários: Residências Artísticas; Exposições, Concertos e Workshops nos domínios Criação; Programação, circulação nacional, internacionalização e desenvolvimento de públicos; Edição e Formação nas áreas artísticas das Artes Visuais (Artes Plásticas, Fotografia, No-
vos Medias) e das Artes Performativas (Música, Dança e Artes de Rua). Fundado em 1995, muito por culpa do trabalho desenvolvido por um conjunto de artistas onde se destacava Xana (Alexandre Barata), verdadeiro pai do LAC tal como o conhecemos hoje, este espaço de liberdade artística e de experimentação tem sido visto a nível nacional e internacional como uma referência, com destaque para o trabalho efetuado nos últimos anos a nível da arte urbana.