Comunidades
c
Alexander Rathenau – Cônsul da Alemanha em Lagos
SÃO GONÇALO #003 JULHO 2021
14
COMUNIDADE ALEMÃ DE LAGOS ALEXANDER RATHENAU – CÔNSUL DA ALEMANHA EM LAGOS
«Os alemães olham para Portugal como um exemplo» Alexander Rathenau é um alemão que vive nas terras do Infante desde tenra idade. Foi aqui que frequentou o ensino básico e secundário, antes de se transformar num empresário e, posteriormente, no representante oficial da República Alemã no Algarve. Falámos com o cônsul da Alemanha para saber mais sobre o papel do único consulado existente na cidade e como é que este diplomata vê a numerosa comunidade alemã que vive há muito entre nós.
Como é que chegou ao Algarve? Vim com os meus pais para o Algarve em 1982, quando o meu pai decidiu deixar a Alemanha. A ideia era mudarmo-nos para a Nova Zelândia, mas, como era muito longe, optou pela costa vicentina, em Aljezur. Ainda hoje é em Aljezur que sinto que estou em casa. Mais tarde, por questões profissionais, acabei por me mudar para Lagos. Entretanto chega a cônsul… Fui convidado em virtude de um convite que me foi feito pelo Embaixador da Alemanha em Portugal. Para se ser cônsul, é preciso ter algumas características, como por exemplo conhecer bem o território e ter algum conforto económico. Como cumpria ambas as condições, acabei por ser convidado para ser Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha.
O que faz exatamente o consulado? Do ponto de vista institucional, sou o representante oficial do país em toda a região sul de Portugal, desde o Ribatejo ao Algarve. Quanto ao consulado em si, o papel mais importante que temos passa pelo reconhecimento oficial de toda a documentação, elemento vital para os alemães que vivem em Portugal. Depois, temos ainda a possibilidade de emissão de documentos, como o passaporte, como se fosse uma conservatória ou uma loja do cidadão para os alemães. E têm muito trabalho? Bastante. Atendemos entre 10 a 15 pessoas por dia neste consulado, pois há muitos cidadãos alemães nesta região de Portugal. E sempre assim foi, porque este posto consular é o mais antigo de Portugal, já que existe desde 1742. Acho que este dado diz bem das excelentes