1 minute read

Cais das Descobertas

PATRIMÓNIO: CAIS DAS DESCOBERTAS

Local de partidas e chegadas ao longo dos séculos

Advertisement

Numa cidade com tanta história para contar, por vezes o património esconde-se debaixo dos nossos pés. Foi o que aconteceu com o chamado «Cais Antigo» ou «Cais das Descobertas», que em 2008 renasceu para nos contar a sua história.

Era do conhecimento público entre as gentes mais antigas de Lagos que, algures próximo do Palácio dos Governadores, havia um velho cais cuja memória se perdia no tempo. Em 2008, uma equipa de arqueólogos – com o apoio da população – trouxe à luz do dia esse património ancestral.

Depois de analisados os achados, chegou-se à conclusão que estávamos na presença de duas estruturas diferentes, uma mais recente, que esteve em funcionamento até aos anos 40 do século XX, e uma outra do século XVII.

Além do Cais das Descobertas, os trabalhos realizados permitiram identificar duas portas de acesso à cidade, que se encontravam ilustradas na planta elaborada por Alexandre Massai no século XVII, assim como a muralha existente entre o Palácio dos Governadores e a Messe Militar.

Num número em que falamos de gente que chega a Lagos e que aqui fica para viver, nada como recordar este importante monumento da nossa freguesia que, afinal, funcionou como porta de entrada e de saída ao longo de inúmeras gerações.

Muito da história de Lagos passou seguramente por aqui… •

This article is from: