2 minute read

ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA ESCOLA PASSOS MANUEL

EDUCAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA ESCOLA PASSOS MANUEL SOMOS UM ELO AGREGADOR NA COMUNIDADE ESCOLAR

Advertisement

José Augusto Ravasco Pato tem 51 anos, é arquiteto e, desde 2019, presidente da Associação de Pais da Escola Passos Manuel. Antes, havia feito parte da equipa que fundou a Associação de Pais da Escola das Gaivotas, onde também desempenhou as funções de presidente.

Que importância tem a Associação de Pais, no seio da comunidade escolar? Sendo a Associação de Pais a estrutura dentro da comunidade escolar que pode ouvir e perceber os problemas, não necessariamente só dos alunos e dos pais, mas também de quem está mais tempo com os alunos, como os professores e restantes técnicos, acredito que podemos ser um elo agregador e construtivo. É nas associações de pais que os encarregados de educação podem trocar experiências, relatar dúvidas e sucessos e acertar formas de atuação que lhes permitam apresentar os problemas às entidades em causa, de uma forma concertada, unida, coerente e adequada, demonstrando que as questões que expõem, são comuns a muitos e não só a alguns. Todos os que dedicam o seu tempo às atividades escolares e á vivência no interior da Escola são peças importantes no funcionamento desta grande comunidade.

Que maiores dificuldades sentem no decorrer da atividade? Há ainda alguma ausência e relativa preocupação na forma como os pais devem participar na educação dos seus filhos. Ainda existe a mentalidade de que é a escola que deve dar educação, embora, a meu ver, a escola deve assumir a função de formadora e pedagoga. A educação deve ser dada em casa de cada aluno e filho.

EDUCAÇÃO

Num horizonte próximo, que iniciativas se propõem desenvolver? Depois do êxito que foi a edição do concurso de desenho e as iniciativas comemorativas do 25 de Abril, que foram inseridas no Programa da Junta de Freguesia, realizámos com a Associação 25 de Abril um participado debate com os alunos, em que contámos com a presença do General Garcia dos Santos e do Coronel Vasco Lourenço. Ainda no âmbito das comemorações do 25 de Abril, organizámos apresentações de livros a cargo de Guadalupe Portelinha e de Helena Pato. Dos eventos que nos propomos desenvolver, destaco uma iniciativa que pretende abordar o preocupante mau uso, ou uso indevido, da informática por parte dos utilizadores, através dos telemóveis ou outros equipamentos com acesso ao online. Ainda estão por definir os pormenores de um evento sobre cidadania, mas o certo é que estaremos presentes e empenhados nas comemorações do aniversário do Liceu Passos Manuel, no final deste ano letivo.

Como classifica a relação que mantêm com a Junta de Freguesia? A relação que a Associação de Pais mantém com a Junta de Freguesia da Misericórdia é excelente. É uma Junta muito atenta às escolas da freguesia, aos seus alunos e famílias, o que nos agrada bastante.

48 ANOS DO 25 DE ABRIL

O auditório da Escola Passos Manuel foi pequeno para ouvir os testemunhos dos militares de Abril, General Garcia dos Santos e Coronel Vasco Lourenço. Neste evento, promovido pela Associação de Pais da Escola Básica e Secundária Passos Manuel e inserido no programa da Junta de Freguesia da Misericórdia para comemorar os 48 anos do 25 de Abril, foram satisfeitas as curiosidades dos jovens. Trocaram-se impressões sobre a revolução, as suas motivações, como foi a sua preparação, o dia da revolução e o futuro, que está nas mãos dos que encheram a plateia.

This article is from: