



refugiados resgatados pela Caravana Humanitária Bairros de Paz
participantes na primeira edição do Cross Park Kids
Encontro do Núcleo de Saúde Mental da Comissão Social da Freguesia de Benfica
anos assinalados pelo Grupo Desportivo de Direito
árvores plantadas em ação de reflorestação no Parque Silva Porto
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença em Benfica no dia 2 de abril, no âmbito das comemorações dos 70 anos do Grupo Desportivo de Direito, em Monsanto, no Complexo Desportivo Direito. Depois de inaugurar o mural de homenagem a Miguel Nobre Ferreira, ex-presidente do clube , o Presidente da República entregou os prémios do 6.º Torneio Internacional do Direito, confraternizou com os jovens atletas e descerrou uma placa alusiva ao 70.º aniversário.
O Grupo Desportivo Direito nasceu nos bancos da Faculdade de Direito de Lisboa, em 1952, onde Marcelo Rebelo de Sousa foi aluno, assistente e professor universitário.
Os estudantes do navio Semester at Sea estiveram em Lisboa e realizaram, no dia 10 de março, uma visita de estudo ao Jardim das Marias, no âmbito da cadeira de Introdução à Economia dos Recursos Naturais.
O Semester at Sea é um programa educacional, orientado pela Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, e organizado pelo Institute for Shipboard Education, cuja particularidade é ser operado a bordo de um navio. Cada semestre recebe cerca de 500 alunos universitários e 30 professores de todo o mundo
Nesta visita, que contou com a presença do vogal da Junta de Freguesia de Benfica, Hernâni Silva, os alunos puderam conhecer o Jardim das Marias
No total, estiveram presentes 1173 jogadores, dos 5 aos 11 anos, em representação de 23 clubes de Portugal e Espanha.
Nesta iniciativa, marcaram também presença o presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e a vogal Filipa Flor.
enquanto exemplo de cidadania ativa, já que resultou da iniciativa de cinco moradoras, que além da paixão por espaços verdes, partilhavam o mesmo nome: Maria.
Este jardim comunitário está localizado numa zona residencial, num antigo espaço esquecido e que agora tem uma nova vida, decorado de flores, com bancos e sombras para os que se pretendem refrescar.
Para apoiar a continuidade deste projeto e ajudar a comunidade a tratar deste espaço, os visitantes trouxeram ainda donativos (adubo e terra).
gabinetes de apoio à comunidade do projeto Escuta o Bairro
05peças de Teatro em cena no Auditório Carlos Paredes, durante o mês de março
EDITORIAL - RICARDO MARQUEScães participaram em mais uma edição da Cãominhada
Em 9 anos de serviço público, nunca senti tanto orgulho num projeto realizad0, e no espírito solidário da comunidade de Benfica, que tornou possível cumprir a missão de resgatar dezenas de famílias ucranianas de um cenário de guerra, transportá-las e acolhê-las no nosso Bairro.
Esta foi uma das missões mais desafiantes e marcantes da minha vida, concretizada graças à generosidade de moradores, comerciantes, associações, e muitas outras entidades, que desde o primeiro momento foram solidárias com o povo ucraniano, e foram inexcedíveis no acolhimento dos novos vizinhos e na busca de soluções de habitação, trabalho, saúde ou integração na comunidade escolar. Poucos dias depois de terem chegado ao nosso Bairro de Benfica, estes novos vizinhos foram totalmente integrados e começam a adaptar-se à nova realidade e a reconstruir a sua vida na nossa comunidade.
Há muito que contamos com uma comunidade ucraniana com alguma expressão, no Bairro de Benfica, com quem estreitámos laços nos últimos anos. A escola ucraniana de Benfica, funciona todos sábados na Escola Pedro Santarém, e foi criada há 17 anos pela Associação de Ucranianos de Portugal, que agora tem também a sua sede no Palácio Baldaya. Desde o início do conflito, que sabíamos que não podíamos assistir a este drama humanitário como meros espetadores.
Ajudar quem precisa e apoiar quem tudo perdeu são das missões mais nobres da política e da cidadania. Por isso, e porque sabemos que somos uma comunidade com um grande espírito de união, dias após o início da guerra delineámos uma estratégia, em que o primeiro passo foi realizar uma campanha para enviar auxílio humanitário para a Ucrânia, em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo e com a Associação dos Ucranianos de Portugal. O resultado deste apelo foi uma enorme onda de generosidade, que permitiu angariar em apenas uma semana 70 toneladas de bens para apoiar o povo ucraniano com medicamentos, agasalhos e alimentos não perecíveis.
alunos do “Semester at Sea” no Jardim das Marias
pessoas na comitiva da caravana humanitária “Bairros de Paz”
Mas sabíamos que tínhamos de fazer mais e avançámos para o segundo momento do nosso plano, onde lançámos um programa especial de medidas de acolhimento, proteção e integração de refugiados no nosso bairro. Está disponível desde os primeiros dias de março e inclui bens de primeira necessidade, alojamento, ensino da língua e apoio no acesso a atividades desportivas.
Ao longo das semanas, a Junta de Freguesia de Benfica estreitou os contactos com a Associação dos Ucranianos em Portugal, com a Embaixada da Ucrânia e com o governo regional de Lviv, que sinalizaram casos humanitários urgentes, de famílias deslocadas e em situações vulneráveis, nesta cidade ucraniana, e que necessitavam do nosso apoio.
A nossa missão passava também por uma ação humanitária de resgate e transporte de refugiados para Portugal, em que montámos a caravana humanitária “Bairros de Paz”, também com o apoio imprescindível de mais quatro autarquias portuguesas, do projeto local do programa Escolhas e de uma empresa de aluguer de viaturas da nossa freguesia.
Com uma equipa de 19 pessoas, fomos à fronteira que separa a Polónia da Ucrânia para resgatar 59 refugiados, 29 adultos e 30 crianças, oriundos de zonas terríveis de guerra, como Mariupol, Kharkiv e de outras localidades no Donbass.
Foram dias difíceis e de emoções fortes, em que percorremos milhares e milhares de quilómetros, para trazer estas pessoas para um local seguro.
Hoje, é possível ver as transformações desde que trouxemos estes refugiados de Lviv, dando-lhes a oportunidade de começarem uma nova vida na segurança do nosso bairro. Obrigado a todos os que acolheram a nossa comitiva ao longo do trajeto, e demonstraram também a sua solidariedade para com a nossa missão.
Agradeço também a todo o bairro de Benfica, às entidades, parceiros institucionais, empresários, comerciantes e moradores que, mais uma vez, voltaram a demonstrar a capacidade tremenda do nosso bairro em ajudar quem mais precisa. É um orgulho pertencer a este Bairro. É um orgulho ter feito parte desta missão.
Bem-vindos novos vizinhos ласкаво просимо сусідів Bem-vindos ao Bairro de Benfica
“Ajudar quem precisa e apoiar quem tudo perdeu são das missões mais nobres da política e da cidadania. “
A Junta de Freguesia de Benfica instalou mais um abrigo para gatos de rua, junto à colónia de gatos do Parque Silva Porto, construído de raiz pela equipa da Oficina Criativa by CAD e que se junta aos espaços que já tinham sido criados nas Pedralvas e no Bairro da Boavista, ao abrigo de um protocolo com a Casa dos Animais de Lisboa.
Os animais que vivem na rua estão em situação de maior fragilidade e esta é mais uma forma de os apoiar, melhorando as suas condições diárias, e contribuindo para o bem-estar animal no Bairro de Benfica, uma causa que tem levado à criação de protocolos e à dinamização de diferentes iniciativas na freguesia.
O presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, os vogais Hernâni Silva, Carla Rothes e Miguel Pais, e as cuidadoras da colónia de gatos deste local, marcaram presença durante a instalação deste novo gatil. Obrigada a todos os que tornaram possível esta iniciativa!
Desde o dia 7 de março, está a funcionar na freguesia de Benfica o projeto SAFE (Serviço de Apoio à Família e ao Estudante) que, através de um trabalho de mediação e acompanhamento nos pátios e recreios escolares, pretende apoiar as crianças, jovens e famílias na resolução dos seus problemas e conflitos do quotidiano, prevenindo situações de risco e combatendo a exclusão social e o insucesso escolar.
Para integrar este projeto, foi criada uma equipa de mediadores de pátio, que está presente diariamente em todas as escolas públicas de ensino básico de Benfica, e que tem como função acolher, aconselhar, esclarecer e encaminhar todos os membros da comunidade educativa no que diz respeito a questões relacionadas com a educação, saúde e bem-estar pessoal e familiar dos alunos, bem como estabelecer estratégias de intervenção de combate à exclusão social que contribuam para o sucesso escolar.
Este projeto resulta de um trabalho concertado com serviços de apoio especializado existentes na escola e outras instituições da comunidade escolar e educativa, em articulação com os próprios docentes, e quer sensibilizar os alunos e as suas famílias para a importância da escola na construção de um projeto de vida.
Os objetivos passam também por alertar para a importância da família na resolução dos conflitos e fomentar uma relação de maior interação e proximidade entre os vários agentes educativos, nomeadamente entre as famílias, a escola e comunidade educativa, mediando e facilitando estas interações.
O absentismo, abandono, desinteresse e insucesso escolar, dificuldades de integração social, dificuldades socioeconómicas, negligência, ou conflitos familiares, são algumas das situações que serão referenciadas neste projeto, que irá acompanhar diretamente as famílias e alunos em situação de maior vulnerabilidade, adequando a cada caso específico a metodologia de trabalho e as ações a realizar.
Chegou mais uma época de férias escolares, onde não faltará diversão!
Durante o período de Interrupção Letiva da Páscoa, os mais pequenos terão oportunidade de participar em ateliers de expressão plástica e dramática, assistir a uma peça de teatro e até desenvolver o espírito mais aventureiro com várias atividades de desporto aventura.
Mais um programa de férias inesquecível para as crianças do nosso bairro!
Foram várias as famílias que responderam ao repto lançado pela Associação de Moradores do Bairro de Santa Cruz de Benfica, e participaram na iniciativa Plogging no Bairro, no passado dia 19 de março, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica.
O objetivo foi promover a reciclagem, através do plogging, uma atividade que combina a atividade física com a sensibilização dos moradores para a necessidade de terem comportamentos ambientalmente corretos, numa caminhada sustentável pelas principais artérias do Bairro de Santa Cruz.
Neste percurso pelas ruas do bairro, foi possível recolher vários quilos de resíduos, numa atividade que promove a cidadania ativa e o envolvimento dos mais jovens na limpeza do seu bairro, incutindo comportamentos mais responsáveis para a preservação do ambiente.
Esta caminhada sustentável contou com a participação do Vogal da Junta de Freguesia de Benfica, Hernâni Silva, que no final da atividade distribuiu presentes aos mais pequenos, entregando alguns dos jogos originais criados pela Junta de Benfica.
No mês de abril, regressam as caminhadas à segunda-feira do Clube de Corrida e Caminhada, com partida às 18h45, a partir do Complexo Desportivo de Benfica.
Pode também continuar a fazer exercício aos sábados, já que as caminhadas se mantêm, como habitualmente, com início às 9h30.
As corridas também acontecem aos sábados, sempre a partir das 9h00, com ponto de encontro na sede do Grupo Correr Lisboa, no Centro de Interpretação de Monsanto (CIM).
Ao abrigo do projeto “Escuta o Bairro”, que faz parte do programa nacional “Bairros Saudáveis”, foram criados Gabinetes de Apoio à Comunidade nas cinco Associações de Moradores de Benfica, numa estratégia de maior proximidade, e que irão funcionar em dias específicos da semana, no horário compreendido entre as 10h00 e as 12h00.
O projeto “Escuta o Bairro” pretende dinamizar parcerias locais que promovam a saúde e o bem-estar no Bairro de Benfica, em articulação com as associações de moradores, unidades de saúde e outras entidades.
As cinco associações de moradores de Benfica abrangem mais de 20.000
pessoas, no Bairro das Pedralvas, Bairro do Calhariz de Benfica, Bairro do Charquinho, Bairro da Boavista e Bairro de Santa Cruz.
Este projeto permite criar uma rede de serviços de apoio local, destinada aos idosos, famílias, e comunidade, no âmbito social e na área da saúde, otimizando os recursos existentes para dar respostas rápidas às necessidades identificadas, nomeadamente através de bancos de ajudas técnicas, sistemas de monitorização e acompanhamento local.
Desta forma, é possível tornar as comunidades mais saudáveis, utilizando como grande recurso o trabalho em rede.
Durante o mês de março, o Projeto NO! desenvolveu mais duas ações, para a Prevenção da Violência contra as Mulheres e Violência Doméstica. A propósito do Dia Internacional da Mulher, que se assinalou a 8 de março, teve lugar a primeira sessão de trabalhos da Comissão Interinstitucional. Os parceiros identificados, para constituírem esta Comissão, participaram numa manhã de reflexão, no Auditório Carlos Paredes, num evento que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e da vogal dos Direitos Sociais, Carla Rothes.
O objetivo é que esta Comissão se torne uma rede de instituições locais, que deve atuar de forma articulada, e ajudar a prevenir situações de violência doméstica, através de uma cultura de não violência, de promoção dos direitos humanos, igualdade e não discriminação. Nesta primeira sessão de trabalhos, foi também apresentado um Plano Local de Prevenção.
Já no passado dia 29 de março, teve lugar uma sessão na Escola Secundária José Gomes Ferreira, que abordou em específico as situações de violência no namoro. Esta intervenção destinou-se aos alunos do 12º ano desta escola, mas contou também com a presença de alunos do 10º ano, que participaram na moderação de um debate sobre violência nas relações.
O projeto “NO” é um projeto de prevenção primária e de estratégias de apoio a crianças e jovens na área da Violência contra as Mulheres e Violência Doméstica (VMDV), dinamizando programas que desenvolvem competências interpessoais, livres de estereótipos, e uma cultura de não violência. Outra das prioridades é fomentar a inclusão, o respeito pela pessoa e condição humana e os direitos humanos, e promover a igualdade de género.
No âmbito dos projetos em análise para requalificar o Bairro do Calhariz, decorreu, no dia 29 de março, uma visita de trabalho a este bairro, que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e com os departamentos de Espaço Público, Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia e UIT Norte da Câmara Municipal de Lisboa.
Esta visita centrou-se no projeto de requalificação da zona histórica deste bairro e da ligação ao Parque Florestal de Monsanto.
No dia 1 de abril, teve lugar um encontro com a Associação de Moradores, com a Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Filipa Roseta, e também com a Gebalis para a identificação das necessidades e visita às infraestruturas destes locais, e também para reflexão sobre a política de intervenção destas entidades nos Bairros Sargento Abílio e Bom Pastor.
A Junta de Freguesia de Benfica continua a desenvolver diariamente o seu trabalho, para construir um bairro de futuro.
A Junta de Freguesia de Benfica promoveu um conjunto de reuniões com alguns dos comerciantes do Mercado de Benfica, em que foi apresentado o projeto aprovado para a requalificação deste espaço, que prevê a reabilitação e ampliação do edifício existente, a modernização e reorganização dos espaços comerciais e, ainda, a requalificação do mercado de levante, promovendo um maior envolvimento de quem diariamente trabalha no Mercado de Benfica.
Estes encontros foram realizados por setores, nomeadamente padarias e charcutarias, talhos e aves, peixes e congelados, hortofrutícolas e Mercado de Levante, com a apresentação da planta final com as especificidades do projeto para cada um destes setores, e o plano de faseamento da obra.
O enquadramento com o Jardim do Mercado ou os projetos de estacionamento previstos, foram outros dos temas abordados nestas reuniões, em que foi possível recolher os contributos e opiniões dos comerciantes, para enriquecer o projeto, cujas obras não implicam o encerramento das atividades durante a sua execução, pois vai ser criada uma zona de venda no exterior com monoblocos.
O projeto para a requalificação do Mercado de Benfica irá dinamizar o comércio local e será um importante investimento na freguesia.
Mais de 3.500 quilómetros separam a freguesia de Benfica, em Lisboa, da Polónia. Uma distância que não demoveu a caravana humanitária “Bairros de Paz”, de ir ao encontro de 60 refugiados na fronteira com a Ucrânia, dispostos a deixar a guerra para trás e a começar uma nova vida em Portugal e, para alguns deles, uma nova vida no nosso Bairro de Benfica.
Uma comitiva composta por 19 pessoas integrou esta missão, que demorou uma semana a ser concretizada, e contou com a participação do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e da Vogal dos Direitos Sociais, Carla Rothes, além de muitos outros membros da equipa da Junta de Freguesia, que se prontificaram a embarcar nesta longa, mas gratificante viagem.
Um desafio que apenas foi possível superar graças à parceria com diversas entidades, como as autarquias de Proença-a-Nova, Ponte de Sor, Campolide e Olivais, a Movyng Rent a Car, o projeto Retrocas e a paróquia de Nossa Senhora do Amparo, e também graças à solidariedade e união de empresas, associações locais, e comunidade em geral, que ajudaram a concretizar esta missão e nos deram a possibilidade de conseguir integrar e acolher todas estas pessoas.
No regresso a Portugal, depois de horas incontáveis de viagem, apoiados pela solidariedade de quem foi recebendo a comitiva ao longo do trajeto, e, claro, com muitas histórias na bagagem, foi possível concluir o passo mais difícil e marcante de uma estratégia delineada pela Junta de Freguesia de Benfica, para acolher e apoiar a comunidade ucraniana.
Todas as etapas deste processo estão intrinsecamente ligadas à generosidade da comunidade do Bairro de Benfica, que começou por se unir numa campanha solidária de recolha, através da qual foi possível angariar e enviar para a Ucrânia dezenas de toneladas de bens essenciais, onde constavam alimentos não perecíveis, medicamentos, roupas, entre outros artigos, e que teve também o apoio de inúmeros voluntários, que doaram o seu tempo a esta causa.
O passo seguinte foi criar uma plataforma, em parceria com a Associação de Ucranianos em Portugal, para acolher famílias ucranianas em Portugal, que começaram por chegar a Benfica pelos seus próprios meios, através da criação de sinergias entre quem precisa de ajuda e quem quer ser ajudado. Esta plataforma permite a quem tem alojamento, ofertas de emprego, ou outro tipo de valências e donativos para apoiar os refugiados, disponibilizar estes apoios, contactando a linha que foi criada para este efeito e que serve também para receber e encaminhar os pedidos de ucranianos que precisam de auxílio.
“Começa uma nova vida para estas famílias no Bairro de Benfica, apenas possível graças ao esforço e sentido de dever para com o próximo, da nossa comunidade. Continuaremos ao lado da comunidade ucraniana no futuro e a acompanhar a integração destes novos vizinhos, na vida quotidiana do nosso bairro. “
Seguiu-se a ação humanitária de resgate e transporte de refugiados para o nosso país, “Bairros de Paz”, preparada na sequência dos contactos estabelecidos com a Associação dos Ucranianos em Portugal, Embaixada da Ucrânia e com o governo regional de Lviv, que sinalizou os casos mais urgentes, de famílias oriundas de outras regiões afetadas pelo conflito, e que se encontravam a viver em condições muito precárias, em Lviv.
À chegada a Portugal alguns dos refugiados foram imediatamente acolhidos e integrados em Proença-a-Nova, enquanto em Benfica os serviços disponibilizados pela Junta de Freguesia estavam a postos para dar respostas rápidas a estes recémchegados, na resolução das questões mais urgentes, como a documentação, avaliação médica através do Centro Clínico - para averiguar a situação de saúde em que chegaram ao nosso país - quer em termos físicos, quer em termos psicológicos,
RECEÇÃO DOS REFUGIADOS E AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO CLÍNICA
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
AVALIAÇÃO SOCIOECONÓMICA
CONSULTAS DE ESPECIALIDADE CONSULTAS PSICOLÓGICAS
ENTREGA DE KITS DE ACOLHIMENTO HIGIENE ROUPA CALÇADO ALIMENTAÇÃO BÁSICA
e ainda com apoio alimentar, presença de intérpretes para quebrar a barreira linguística e acompanhamento nos primeiros momentos da sua integração na nossa comunidade.
No último passo da estratégia, concebida para acolher e integrar os refugiados ucranianos no Bairro de Benfica, era fundamental conseguir respostas do mercado de trabalho, das escolas e ao nível do alojamento. Mais uma vez, a comunidade respondeu ao repto lançado, e os comerciantes e empresários locais disponibilizaram oportunidades de emprego, as escolas conseguiram integrar os menores que foram resgatados enquanto diversas famílias se disponibilizaram para acolher estes refugiados. Numa semana, estas famílias estavam devidamente integradas, com respostas laborais, educativas e de alojamento.
A tudo isto acresce a necessidade de ultrapassar as dificuldades de integração causadas pela diferença linguística, com a disponibilização de aulas de português, e a integração num conjunto de outras respostas e atividades culturais e desportivas.
Começa uma nova vida para estas famílias no Bairro de Benfica, apenas possível graças ao esforço e sentido de dever para com o próximo, da nossa comunidade. Continuaremos ao lado da comunidade ucraniana no futuro e a acompanhar a integração destes novos vizinhos, na vida quotidiana do nosso bairro.
PROGRAMA DE PADRINHOS ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL C/ARTICULAÇÃO FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO
INTEGRAÇÃO NA COMUNIDADE
EM FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO EM HABITAÇÃO PÓPRIA
BANCO ALIMENTAR AJUDAS TÉCNICAS (MOBILIÁRIO, EQUIPAMENTOS, ETC.) APOIO COM DESPESAS CORRENTES (ÁGUA, LUZ, GÁS)
INTEGRAÇÃO DE MENORES EM CRECHE/JI/ ESCOLA
INTEGRAÇÃO DE ADULTOS NO MERCADO DE TRABALHO
COLOCAÇÃO EM ATIVIDADES DESPORTIVAS E CULTURAIS
INSCRIÇÕES NAS ESCOLAS KIT MATERIAL ESCOLAR MONITORES DE PÁTIO
BOLSO DE EMPREGADORES LOCAIS ENTREVISTAS COM EMPREGADORES COLOCAÇÃO EM POSTOS DE TRABALHO ABERTURA DE CONTA BANCÁRIA PORTUGUESA
AULAS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
No dia 6 de abril, decorreu no Auditório Carlos Paredes, a Assembleia de Freguesia de Crianças, que serviu para eleger dois representantes do Bairro de Benfica para integrarem a Assembleia das Crianças de Lisboa, que pretende constituir-se como um órgão consultivo e informal, com membros das 24 freguesias da cidade, entre os 8 e os 12 anos, e onde serão debatidas as políticas que envolvem os mais jovens, em áreas como o desporto, habitação, cultura, espaço público, segurança, e direitos sociais. Dar voz às preocupações, experiências, necessidades e expetativas dos mais pequenos, para a construção de uma cidade mais amiga das crianças, é o grande objetivo desta Assembleia, que se irá realizar a 31 de maio e permitirá fomentar o espírito crítico e uma cidadania ativa desde a mais tenra idade.
Em Benfica, o evento contou com a participação do presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Marques e da Diretora do Agrupamento de Escolas de Benfica, Rosária Alves.
Para assinalar o Mês da Juventude, em Benfica, a New.B dinamizou um conjunto de iniciativas ao longo do mês de março, com concertos, atividades desportivas, a final do New.B Talent, a serenata a Benfica com as tunas universitárias e atividades no campus do Instituto Politécnico de Lisboa.
O cartaz do Mês da Juventude trouxe a Benfica espetáculos com algumas das novas referências do panorama musical português, com as atuações das jovens cantoras Carolina de Deus, Mari Segura e Nena.Os estudantes universitários da freguesia e outras tunas convidadas também atuaram, junto ao Chafariz de Benfica, e a população juntou-se para ouvir “As Serenatas a Benfica”
No dia 26 de março, foi a vez da final do New.B Talent, que continua em busca de talento no nosso Bairro. No Palácio Baldaya, a Sara Oliveira e a Beatriz Reis foram as grandes vencedoras. Em segundo lugar, ficou o Davide Barroso, e a fechar o pódio a Tahis Morais.As iniciativas incluíram também uma componente de sensibilização ambiental, através de uma atividade de plogging. Nesta caminhada sustentável, o objetivo foi alertar para comportamentos mais sustentáveis.No desporto, os amantes de skate tiveram direito a mais um evento, com o Benfica Bridge Skate Jam, que permitiu aos amadores aperfeiçoarem as manobras ou iniciarem-se na modalidade, e aos profissionais entrarem em competição.
Um conjunto de atividades que foi pensado para a população mais jovem do nosso Bairro!
Decorreu, no passado dia 16 de março, em formato online, o 9º Encontro do Núcleo de Saúde Mental da Comissão Social de Freguesia, intitulado “Labirintos da Violência”, e que contou com um total de 93 participantes.
O orador deste encontro foi o psicólogo da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), Dr. Daniel Cotrim, e o debate foi moderado pelo Dr. Pedro Abafa, psicólogo no Centro de Saúde de Benfica.
A iniciativa contou ainda com a participação da Vogal dos Direitos Sociais, da Junta de Freguesia de Benfica, Carla Rothes.
Com este encontro, que decorreu através da plataforma Zoom, pretendeu criar-se um momento de partilha e debate de informação, abordando o tema da violência na saúde mental, e integrando um debate com espaço para questões por parte do público presente.
Estão abertas as inscrições para a formação de monitores em campo de férias, que capacita os participantes, que devem ter mais de 18 anos, para a realização e dinamização de campos de férias, ATL’s e OTL’s.
A formação teórica acontece em 2 turnos, realizados de 2 a 6 de maio e de 16 a 20 de maio, no Palácio Baldaya, enquanto a formação prática vai decorrer em Proença-aNova, num turno único, de 20 a 22 de maio.
O valor do curso é de 120€ e assegura deslocações, refeições e estadia de 20 a 22 de maio na parte prática do curso, todas as formações do mesmo (parte teórica e prática) e concede um certificado de formação DGERT emitido no final da formação mediante aproveitamento.
Para mais informações e inscrições contactar: formup@ jf-benfica.pt
No Dia do Pai, que se assinalou a 19 de março, não faltaram atividades para que as famílias pudessem celebrar, esta data especial, no Palácio Baldaya.
Durante o dia de sábado, decorreram duas aulas abertas a pais e filhos. A aula de dança foi promovida pela escola Arcade Center, e o exercício físico em família também esteve em destaque através de uma sessão de Cross Fit da Box Move On.
Na Ludoteca, a proposta foi de uma hora do conto muito especial, alusiva ao Dia do Pai, enquanto no Salão Nobre decorreu uma oficina de movimento, com a Dança das Mãos, e no jardim se adoçaram os sentidos com um workshop de decoração de cupcakes.
Estas foram algumas das iniciativas para um dia inesquecível entre pais e filhos, que incluiu ainda uma feira de artesanato e um parque de insufláveis, que garantiram a animação durante todo o dia.
O teatro assume cada vez mais um peso preponderante na Agenda Cultural do Bairro de Benfica, quer seja através de peças de diferentes companhias de teatro ou mesmo de produção teatral própria, conduzida pelo Grupo de Teatro Amador de Benfica (GTAB).
Em março e no início do mês de abril, estiveram em cena peças para todos os gostos, no Auditório Carlos Paredes. No teatro de improviso, “É caso para desconfi(n)ar”, de Jorge Peseiro Mocinho, mais conhecido como “O Mocinho”, e os espetáculos “Tal Pai Tal Filho” e “FCC – Combate de Comédia”, ambos com a chancela da Byfurcação
Teatro, foram as propostas apresentadas e que arrancaram muitas gargalhadas aos espetadores.
O humor também esteve presente no espetáculo “Humor no Regresso à Normalidade”, do Grupo de Teatro Amador de Benfica (GTAB), de Benjamim Falcão, que também apresentou a peça “Ciclone”, na qual abordou o tema do suicídio assistido.
No Bairro de Benfica também houve teatro para os mais pequenos, com duas peças infantis intituladas “Com a cabeça nas nuvens” e “Ulisses e o Cavalo de Tróia”.
O Formup Benfica abriu as inscrições para um conjunto de formações, que irão decorrer durante os meses de abril e maio, com o objetivo de aumentar as competências dos participantes em diversas áreas. A formação “Processador de Texto” irá decorrer de 26 de abril a 25 de maio, às segundas e terçasfeiras, das 9h30 ao 12h30, destinandose a profissionais ativos, empregados e desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos e habilitações iguais ou superiores ao 9º ano (desempregados com habilitação mínima de 12º ano).
Também em abril e maio, vai acontecer a formação online dedicada aos “Plano de
Negócio e criação de micronegócios”, em horário pós-laboral.
Em meados de maio e já com inscrições abertas, irá decorrer o curso online sobre “Comunicação Assertiva e Técnicas de procura de emprego”, no horário entre as 14h e as 17h00, com uma duração de 25h.
A formação destina-se a desempregados com mais de 18 anos, sem necessidade de escolaridade obrigatória. Os participantes têm direito a bolsa de formação e subsídio de almoço.
Participe nestas formações e invista no seu futuro!
O Grupo de Saúde Mental da Comissão Social de Freguesia de Benfica acaba de lançar um site, onde vai ser possível acompanhar as várias atividades promovidas por este grupo de trabalho, que é constituído por diferentes entidades que atuam na freguesia na área da saúde mental.
Através deste site, poderá encontrar também recursos online para a promoção da Saúde Mental e o registo de alguns dos encontros promovidos sobre esta temática. O endereço deste novo portal é: https://nsmbenfica.wixsite.com/website
O dia 2 de abril foi dedicado aos Jogos Escolares, com um Corta-Mato na Quinta da Granja.
Os objetivos desta iniciativa passam pelo convívio e pela promoção do desporto, unindo todos os alunos das escolas de Benfica, na prática de diferentes modalidades.
Obrigada a todos os participantes!
Decorreu, no passado dia 19 de março, mais uma edição da Cãominhada, num percurso pelos parques caninos e bairros da freguesia, e que contou com 26 participantes e 20 cães.
Com ponto de partida no Complexo Desportivo de Benfica, esta Cãominhada permitiu aos participantes praticarem exercício físico, com os amigos de quatro patas, e serviu ainda um propósito solidário, ao permitir recolher donativos para ajudar o Banco Alimentar da Freguesia de Benfica, a apoiar famílias com dificuldades económicas e que têm animais de estimação, suprindo as necessidades básicas destes patudos.
O percurso contou com vários momentos de interação entre os donos e os animais, e muito boa disposição, em mais uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia Benfica.
Fique atento às próximas edições!
No passado dia 6 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Atividade Física e no nosso Bairro foram várias as iniciativas realizadas nesse âmbito.
No campo do Clube Futebol Benfica levámos a cabo o primeiro treino de “Walking Football” e pelo entusiasmo de todos os “atletas” será uma atividade para repetir em breve.
O “Walking Football” é basicamente um treino tranquilo de futebol em que tudo é feito a passo, permitindo assim que todos possam praticar, até os que não têm jeito para a bola.
Nas ruas do nosso Bairro realizou-se uma caminhada sénior que reuniu cerca de duas dezenas de participantes
que, num ambiente descontraído, percorreram os cerca de 2000 metros do percurso entre a Junta e o Campo do Fófó.
Já no Palácio Baldaya, e no período da tarde, realizaramse várias iniciativas sendo de destacar a ação de sensibilização acerca da importância da atividade física em todas as idades e a aula de ginástica sénior que juntou algumas dezenas de participantes.
Também internamente o dia Mundial da Atividade Física foi assinalado com uma aula de ginástica laboral que contou com a presença de algumas dezenas de Colaboradores da Junta de Freguesia, ficando no ar o desejo de repetir esta iniciativa mais vezes.
No passado dia 19 de março, decorreu a primeira edição do “Cross Park Kids”, no Jardim do Mercado, com atividades que fizeram as delícias de miúdos e graúdos!
Mais de 12 famílias, num total de 35 participantes, experimentarem este novo evento, que tem uma periodicidade mensal, e tem como objetivo a promoção da prática de exercício de físico das crianças, nos parques infantis, permitindo aos pais conhecer um conjunto de atividades que podem realizar nestes espaços com os seus filhos, o que irá tornar as interações muito mais divertidas.
O Jardim do Mercado esteve dividido em estações, com material de educação física, e também foram utilizados os brinquedos do próprio parque, com os escorregas e baloiços a serem aproveitados para dinamizar momentos de exercício físico e convívio entre as famílias.
O evento voltou a repetir-se no dia 9 de abril, desta vez no Jardim do Eucaliptal.
O projeto My Planet, em parceria com a Junta de Freguesia de Benfica, plantou 150 novas árvores no Parque Silva Porto. A ação de plantação, aberta à comunidade, aconteceu no dia 18 de março, numa celebração antecipada do Dia Internacional das Florestas.
As árvores foram oferecidas pela The Navigator Company, mentora do projeto My Planet. Criado com o objetivo de criar um futuro mais sustentável através de um conjunto de iniciativas, este projeto assumese como um veículo de responsabilidade social e ambiental.
Nesta iniciativa, marcou presença o Vogal da Junta de Freguesia de Benfica, Hernâni Silva, e as crianças inscritas no Projeto AAAF (Atividades de Animação e de
Apoio à Família) e AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) do Agrupamento Quinta de Marrocos, estando representado também o Agrupamento Escolas de Benfica, com a presença das crianças inscritas na AAAF da Boavista, e também o Externato Grão Vasco.
A Junta de Freguesia de Benfica acaba de lançar um projeto de preparação para exames, no âmbito da Academia do Saber, para auxiliar os alunos e promover o sucesso escolar nas provas de aferição, provas de finais de ciclo e exames nacionais do ensino secundário, com uma aposta num conjunto de atividades pedagógicas e no estudo acompanhado em grupo.
Com uma vertente social, este projeto ambiciona satisfazer e fidelizar os alunos da freguesia e todos aqueles que, mesmo fora do Bairro de Benfica, estão interessados em usufruir de apoio na preparação para exames.
O objetivo é disponibilizar um serviço de qualidade, baseado numa atitude inovadora, onde predomina a solidariedade, e o espírito de equipa, dotando os alunos de autoconfiança e autonomia para enfrentar os desafios escolares. A aposta é em metodologias de trabalho e de aprendizagem adequadas a cada aluno e a cada grupo.
À semelhança dos anos anteriores, a Junta de Freguesia de Benfica, através do seu Espaço Cidadão, disponibiliza um serviço de apoio ao cumprimento da entrega do modelo 3 do IRS, na entrega da declaração automática de rendimentos dos anexos A e H; obtenção e recuperação da senha de acesso ao Portal das Finanças e agendamento presencial, por marcação através do Portal das Finanças, para os casos de declarações de IRS de maior complexidade para uma repartição de finanças.
Para usufruir deste serviço não é necessário fazer marcação. Pode comparecer no Espaço Cidadão da Junta de Freguesia de Benfica, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 16h30.
O Benfica Street Market está de regresso entre os dias 27 e 30 de abril, na Estrada de Benfica, junto à pastelaria Nilo.
Um mercado de moda, design e acessórios para artesãos, produtores ou comerciantes de pequena escala, que pretende ser mais um ponto de encontro de empreendedores das áreas da moda, acessórios, arte, design, artesanato, decoração, gastronomia, entre outros.
Um evento a não perder!
A Escola Básica Pedro Santarém garantiu o apuramento nas provas regionais do projeto Eco-Cozinheiros, dos grupos de 2º e 3º ciclo, garantindo a passagem à final nacional, que se realiza no dia 29 de abril, em Coimbra.
O objetivo desta atividade é incentivar as crianças e jovens a cozinharem ao vivo, sendo valorizadas a sustentabilidade e criatividade das ementas, bem como a sua qualidade nutricional. A iniciativa está enquadrada no âmbito das Eco-Escolas, um programa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE)
A Escola Pedro Santarém é uma Eco-Escola há vários anos, enquanto instituição de ensino que envolve a comunidade escolar em práticas sustentáveis e amigas do ambiente.
Ao longo do mês de março, foram promovidas diversas iniciativas destinadas aos seniores da freguesia, com caminhadas que continuam a promover a atividade física e também através de passeios culturais, que contribuem para um envelhecimento ativo e saudável.
Portalegre, Almeirim, Vila de Rei e a Serra da Lousã foram os destinos da Agenda Cultural Sénior deste mês de março. Estes passeios permitem conhecer o património cultural do nosso país, desde a sua gastronomia, passando pela arquitetura, e pela história destes locais.
As caminhadas seniores e percorreram diferentes locais, em harmonia com a natureza, com percursos na Quinta das Conchas, Vale do Jamor e Monsanto, estimulando a atividade física dos participantes e dinamizando momentos de interação e convívio na comunidade.
O Grupo de Cidadania Ativa da Comissão Social da Freguesia de Benfica promove no próximo dia 13 de abril de 2022 pelas 18h00, uma ação de sensibilização, dinamizada pela DECO, que decorrerá no Auditório Carlos Paredes.
Os tempos atuais de crise obrigaram-nos a olhar ainda com maior atenção para as nossas finanças, inscreva-se e saiba o que pode fazer para ajudar esta gestão!
Para mais informações e inscrições envie um email para: cidadaniaativa.grupo@ gmail.com
ABRIL A 22 DE MAIO | SÁBADOS ÀS 15H00
E DOMINGOS ÀS 11H00
AUDITÓRIO CARLOS PAREDES TEATRO INFANTIL DOM QUIXOTE DE LA MANCHA DE MIGUEL DE CERVANTES BYFURCAÇÃO BILHETES À VENDA EM WWW.TICKETLINE.SAPO.PT M/6
16 DE ABRIL | 15H30
PALÁCIO BALDAYA | MÚSICA PARA BEBÉS CONCERTO PARA BEBÉS
NEW MUSIC SCHOOL
PARA FAMÍLIAS COM BEBÉS DOS 6 MESES AOS 4 ANOS
ENTRADA LIVRE, MEDIANTE INSCRIÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL PALACIOBALDAYA@JF-BENFICA.PT
16 DE ABRIL | 14H00 17 E 24 DE ABRIL | 11H00
PALÁCIO BALDAYA BIBLIOTECA CLUBE DE LEITURA
ENTRADA LIVRE, MEDIANTE INSCRIÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL MJOAOCOVAS@GMAIL.COM
21 DE ABRIL | 21H30
AUDITÓRIO CARLOS PAREDES | CINEMA FILME DO MÊS
“MILAN KUNDERA, DA BRINCADEIRA À INSIGNIFICÂNCIA” ZERO EM COMPORTAMENTO
BILHETES: 4€ – GERAL • 3€ – MORADORES COM APRESENTAÇÃO
23 DE ABRIL | 10H00 ÀS 17H00
PRAÇA