

BENFICA EM NÚMEROS
40
novas habitações em construção no Bairro da Boavista


15

coletividades e associações retratadas no livro “Coletividades De Lisboa – Freguesia de Benfica”
2000
livros “À Descoberta de Benfica” oferecidos às crianças de JI e 1º ciclo no Dia Mundial da Criança
900
crianças participaram no “Palácio da Brincadeira”
6ª
edição do Orçamento Participativo de Benfica
BARÓMETRO DE BENFICA
COMUNIDADE
DOAÇÃO DE EQUIPAMENTOS À PSP

Com o objetivo de dar mais e melhores equipamentos à 3ª Divisão da PSP de Lisboa e aos seus agentes, para um policiamento mais eficaz, alargando a zona de patrulhamento e permitindo uma maior proximidade à população, foram entregues a esta esquadra quatro bicicletas (com respetivas bolsas e capacetes), dois equipamentos de desfibrilhação (DAE) e quatro computadores portáteis.
A doação resulta de um protocolo entre as Juntas de Freguesia de Benfica e Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica e a Polícia de Segurança Pública.
Tendo em conta o papel fundamental que a PSP tem no Bairro de Benfica, este protocolo




CIDADANIA O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE BENFICA ESTÁ DE VOLTA!
A 6ª edição do Orçamento Participativo da Freguesia de Benfica, arranca já no próximo dia 23 de junho!
Esta é uma iniciativa em que os cidadãos que residem ou trabalham na freguesia são chamados a pronunciarse sobre os projetos que gostariam de ver concretizados em Benfica.
Com o Orçamento Participativo (OP), a Junta de Freguesia de Benfica, além de analisar aquilo que são as prioridades de investimento definidas pelos moradores, promove um processo de votação e compromete-se a executar os projetos vencedores.
O OP é um convite a todos os cidadãos para identificar, debater e propor e escolher os melhores projetos para o bairro de Benfica.
vem dar continuidade ao que já tinha sido assinado este ano, em que a Junta de Freguesia de Benfica cedeu uma viatura, também a esta divisão da PSP.
O momento contou com a participação do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e do presidente da Junta de Freguesia de S. Domingo de Benfica, António Cardoso.
A Junta de Freguesia de Benfica disponibiliza €25.000, para execução das propostas aprovadas no âmbito do OP 2021, num valor máximo de 5000€ por proposta, como forma de garantir a concretização de um maior número de projetos.
Tem um projeto para Benfica? Então participe, apresentando-nos a sua proposta até ao próximo dia 15 de julho.
Para mais informações consulte www.jf-benfica.pt
bicicletas + 2 equipamentos de desfibrilhação + 4 portáteis doados à Esquadra da PSP de Benfica
EDITORIAL -
25 MIL
euros disponíveis para Orçamento Participativo de Benfica
100
participantes no Open Day do BX Adventure Park
12ª
80º aniversário do Bairro da Boavista
O Bairro da Boavista é uma parte de nós, parte estruturante da nossa freguesia. Um território que acolhe uma comunidade tolerante, inclusiva e que valoriza as suas diferenças, criando um conjunto singular de expressões de identidades, de vivências e de solidariedades, enriquecem a nossa realidade. É um bairro com espaço para todos, com a memória de ser o bairro municipal mais antigo da Península Ibérica, com um presente marcado por dinâmicas comunitárias positivas, na vizinhança, na entreajuda, e com um futuro de valorização do território, que continua a ser construído.
A construção da nova escola, da nova igreja, de duas capelas mortuárias, da nova praça central e de mais cerca de três centenas de novas habitações, a par das reabilitações do Pavilhão e das Piscinas, são exemplos de um justo investimento público, sem precedentes, orientado para uma comunidade com alma, com determinação e com sentido da vida em comum, no respeito pelo outro.
Como em qualquer território do Bairro de Benfica, a realidade atual resulta da soma das nossas vivências passadas, do património material e imaterial, do dia-a-dia das comunidades e do futuro que construímos em conjunto, sintonizados com as pessoas, a sua identidade, as suas necessidades, os sonhos e os territórios onde damos expressão a tudo isso.
O Bairro da Boavista é um palco de excelência de uma comunidade que soube fazer das diferenças uma força positiva de integração e tolerância, a partir das diversas tradições, culturas e formas de viver a vida. Tudo que possa ser feito na concretização de respostas para quem lá vive e na valorização do território significa a expressão de um compromisso com a diversidade, a riqueza da vivência do bairro e as pessoas que, na alma, nos gestos e nas partilhas, fazem do Bairro da Boavista um espaço de Benfica e de Lisboa.
O Bairro de Benfica constrói-se assim, com a força de vivências como as do Bairro de Boavista, com a energia de comunidades com espaço para todas as diferenças,
com memória e com sentido de um futuro inclusivo, tolerante e solidário, assente em respostas formais e informais, sempre centradas nas pessoas.
É a esse foco nas pessoas que corresponde o investimento na melhoria dos equipamentos escolares; nos novos equipamentos de saúde que reforçam as condições de acesso aos cuidados fundamentais para o nosso bemestar ou às respostas relacionadas com a nossa perceção de segurança, seja nos ritmos de vida normais do quotidiano ou nas situações de emergência.
As nossas dinâmicas individuais e comunitárias precisam de respostas de proximidade, de serviços de qualidade e de um sentido de ação em rede que temos procurado realizar em articulação com a Câmara Municipal e com as instituições que estão presentes no Bairro de Benfica. É o que fizemos quando instalámos uma base do INEM no território, criámos condições para ter os Bombeiros Voluntários da Ajuda no coração do nosso bairro ou quando apoiamos a PSP na sua capacidade operacional e de apoio à comunidade.
É o que fizemos com a valorização do espaço público, dos jardins, das praças e dos equipamentos desportivos formais e informais, como plataformas de interação das várias gerações, de convívio e de utilização do território comum, que aos poucos volta a ser vivido por todos.
Em cada dia concretizamos respostas e serviços com um sentido de atenção às pessoas, às suas necessidades individuais e às necessidades gerais, num quadro de preocupação em responder a todas as idades, a todas as partes do território do Bairro e a todas identidades e expressões de diversidade. A riqueza da diversidade é saber mobilizá-la para a afirmação da identidade do território, num quadro de tolerâncias, mas também alimentá-la com respostas diferenciadas, próximas, inclusivas e construídas em conjunto.
O Bairro de Benfica é tudo isto, com todos, a todo o tempo e em todos os espaços.
É nisso que continuamos a trabalhar. Como sempre, num compromisso de conjugação da memória, do presente e do futuro que queremos.
Ricardo Marques Presidente da Junta de Freguesia de Benfica

O Bairro de Benfica constrói-se assim, com a força de vivências como as do Bairro de Boavista, com a energia de comunidades com espaço para todas as diferenças, com memória e com sentido de um futuro inclusivo, tolerante e solidário, assente em respostas formais e informais, sempre centradas nas pessoas.
MAIS 40 HABITAÇÕES NO BAIRRO DA BOAVISTA
Foi lançada no dia 26 de maio a primeira pedra para a construção de mais 40 habitações no Bairro da Boavista.
Esta é mais uma fase do processo de requalificação deste bairro, implementada pela Câmara Municipal de Lisboa. Estas são “casas que crescem com a família” e a intervenção inclui a repavimentação de arruamentos, estacionamento, passeios, iluminação pública, bem como infraestruturas e zonas de lazer, incluindo a construção de um campo para o jogo da malha, pedido pelos moradores.
Ainda este ano, está previsto o arranque da construção de mais 50 habitações e da nova sede da Associação de Reformados e Idosos do Bairro da Boavista. Destaque também para outras obras que estão a reabilitar a Boavista: a construção da nova escola, da igreja, e uma nova praça.
A cerimónia de lançamento da primeira pedra contou com a presença de vários moradores e representantes de instituições locais, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, da Vereadora para Habitação, Paula Marques, e do Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques.
Neste projeto, que substitui as antigas casas de alvenaria, a luz solar é aproveitada como fonte de energia e aquecimento, e as águas da chuva são recicladas para regas e despejos sanitários.

Por outro lado, portas mais largas, polibã em vez de banheira, e pisos regulares, facilitam a vida às pessoas idosas, ou com deficiência motora.
As novas habitações também estão preparadas para crescer com a família, através da utilização de paredes modulares, podendo, por exemplo, um T2 ser convertido com facilidade num T3.
Este projeto traz uma nova centralidade a Benfica e ao Bairro da Boavista!
AÇÃO DE TESTAGEM GRATUITA NO MERCADO DE BENFICA
O Mercado de Benfica recebeu, no passado dia 28 de maio, uma ação de testagem gratuita à COVID-19, destinada à população da freguesia de Benfica e cidade de Lisboa.

A iniciativa decorreu entre as 9h e as 14h, e resultou da parceria entre a Junta de Freguesia de Benfica e as Farmácias Progresso e Labor.
Para participar, os interessados necessitaram apenas de levar o seu cartão de cidadão e de estar recenseados em Lisboa.

Por si. Por todos nós. Esta foi mais uma ação na luta contra a pandemia! Esta iniciativa repete-se já no próximo dia 18 de junho, também no Mercado o de Benfica, nos mesmos horários e moldes da ação anterior.

COMUNIDADE
“COLETIVIDADES DE LISBOA FREGUESIA DE BENFICA”
Decorreu, no passado dia 28 de maio, o lançamento do livro “Coletividades de Lisboa –Freguesia de Benfica” no Palácio Baldaya.

Da autoria de Maria João Figueiroa Rego, esta obra é o quinto volume do projeto editorial “Coletividades de Lisboa”, iniciado em 2006 pela Câmara Municipal de Lisboa, através do Gabinete de Estudos Olisiponenses. Este é o resultado de três anos de trabalho da autora, com o apoio das equipas da Junta de Freguesia, para o levantamento exaustivo sobre o movimento associativo em Benfica desde finais do século XIX até aos nossos dias.
O grande foco foi o legado histórico, cultural, social e desportivo deixado pelas coletividades e associações, algumas delas com mais de um século de existência.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, além de inúmeras entidades locais da cidade de Lisboa, artistas e atletas mencionados no livro.

Uma obra que vale a pena conhecer, e que está à venda no Palácio Baldaya.




Foi inaugurado no passado dia 7 de junho um novo parque desportivo, no bairro do Calhariz Velho!
Neste local foi criado um campo de jogos informal, com tabelas de basquetebol e uma mesa de Teqball, além de uma zona de lazer com mesas, cadeiras e uma pérgula para criar uma área de sombra.
Esta intervenção, financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia de Benfica, permitiu, ainda, a formalização de 32 lugares de estacionamento e a construção de novos passeios de ligação do Bairro do Calhariz à Estação de Benfica.
Como forma de agradecimento aos voluntários que apoiaram a comunidade durante a pandemia da COViD-19, realizou-se uma pequena cerimónia com entrega de diplomas aos voluntários. Uma iniciativa New.B!
A cerimónia aconteceu no dia 27 de maio e enquadra-se no projeto Portal do Voluntário, lançado também pela New.B, a marca da juventude de Benfica.
O Portal do Voluntário tem o objetivo de centralizar as iniciativas sociais do pelouro da juventude e inovação da Junta de Freguesia. Através deste portal, todos os jovens podem inscrever-se como voluntários nas iniciativas com
que mais se identificam!
A entrega dos diplomas contou com a participação do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e dos vogais Marta Barreto, Filipa Flor, Hernâni Silva e Frederico Sequeira.
Obrigada a todos pelo empenho e dedicação a esta causa, em prol da comunidade do Bairro de Benfica!
Os interessados em colaborar, podem verificar as oportunidades em aberto e inscreverem-se no Portal do Voluntário, através do site https:// www.voluntariado.jf-benfica.pt.
EDUCAÇÃO
PALÁCIO DA BRINCADEIRA
ASSINALOU DIA DA CRIANÇA
Para assinalar o Dia da Criança, nos dias 5 e 6 de junho, o Palácio Baldaya transformou-se no Palácio da Brincadeira!
Animação, música, teatro, espetáculos de magia, circo, Dj infantil, insufláveis, zona de jogos tradicionais, workshop de instrumentos tradicionais, dança, além de uma exposição de legos, entre outras atividades, fizeram as delícias das mais de 900 crianças e famílias que durante o fim de semana passaram pelo palácio Baldaya!

Um reino de aventura em Benfica, que marcou um fim-de-semana muito especial!
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
Este ano em Benfica celebrámos o Dia da Criança junto da comunidade escolar da rede pública e privada, de JI e 1º Ciclo da freguesia, com a oferta a cada criança d0 livro infantil – “À Descoberta de Benfica”. Este livro pretende mostrar aos mais novos um pouco da história da nossa freguesia, de forma simples e divertida, fomentando também o gosto dos mais novos pela leitura. Como complemento e no âmbito do Projeto NO, foram oferecidos marcadores de livros com os direitos das crianças.


O executivo da Junta de Freguesia de Benfica fez algumas entregas simbólicas nas escolas Jorge Barradas, Arquiteto Ribeiro Telles, Parque Silva Porto, Pedro Santarém, Salvado Sampaio, JI nº1, Secundária de Benfica, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora do Amparo, Colégio São Cristóvão e Colégio de Santa Cruz entre outras.

DESPORTO
CLUBE DE CORRIDA E CAMINHADA ASSINALA DIA DA BIODIVERSIDADE
O Clube de Corrida e Caminhada, da Junta de Freguesia de Benfica, voltou a sair à rua, desta vez para participar na atividade “Conhecer o Parque Florestal de Monsanto”, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Centro de Interpretação de Monsanto.
A iniciativa decorreu no âmbito da comemoração das “Nove Décadas do Parque Florestal de Monsanto” e que assinalou o Dia Internacional da Biodiversidade, no passado dia 22 de maio.
A atividade incluiu, ainda, uma visita guiada ao Centro de Interpretação de Monsanto, onde foi explicada a origem do Parque florestal e como é feita a sua gestão.
Para participar nas iniciativas do Clube de Corrida e Caminhada, o ponto de encontro é no edifício Sede da Freguesia, todos os sábados, às 9h30.
A equipa de Higiene Urbana, da Junta de Freguesia de Benfica, realizou uma ação de Team Bulding, no passado dia 26 de maio, no Palácio Baldaya.
O objetivo desta ação foi aumentar as suas competências de comunicação e relacionamento.

A formação foi gratuita e contou com uma ação de rua, onde foram distribuídos flyers para sensibilizar a população de Benfica, para não atirar beatas para o chão. Foram, ainda, recolhidos três quilos de beatas, em menos de uma hora.
A iniciativa contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e os vogais Carla Rothes e Hernâni Silva.
A aposta é na formação das equipas da Junta, para que possam ajudar a sensibilizar a população, e tornar o nosso Bairro de Benfica cada vez mais bonito e limpo.
EM BENFICA O DESPORTO CONTA!
A cidade de Lisboa foi a escolhida para ser a Capital Europeia do Desporto durante o ano 2021.
Para assinalar a participação da freguesia de Benfica nesta iniciativa, foi apresentado um vídeo que representa o trabalho desenvolvido pelos clubes e associações locais na promoção do desporto no nosso bairro, mostrando assim à cidade e ao país a qualidade das nossas infraestruturas desportivas e a diversidade de modalidades a que os habitantes de Benfica têm acesso. Nesta cerimónia de lançamento contámos com a presença do Judoca Nuno Delgado, Chefe de Missão de Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, de Ricardo Marques e Frederico Sequeira, nomeadamente Presidente e Vogal de Desporto da Junta de Freguesia de Benfica bem como de vários Clubes e Associações desportivas do nosso bairro.


A ocasião serviu ainda para homenagear Edite Fernandes e Sílvia Brunheira, atletas do Clube Futebol Benfica e internacionais pela Seleção feminina de Futebol e que este ano colocaram um ponto final nas suas brilhantes carreiras desportivas. Aos clubes e associações desportivas presentes foi entregue um pequeno troféu como forma de agradecimento pelo trabalho desenvolvido em prole do desporto e dos habitantes da nossa freguesia. O Vídeo, que pode ser visto ou revisto na página de facebook da Junta de Freguesia de Benfica, fará parte da Lisboa Capital Europeia do Desporto que o irá divulgar nas plataformas digitais levando assim a toda a Europa o que de bom de faz no nosso Bairro, porque “ Em Benfica o Desporto conta!”
DESPORTO
OPEN DAY DO BX ADVENTURE PARK FOI UM SUCESSO!
No passado domingo, dia 30 de maio, foram muitas as famílias que se aventuraram nas diversas atividades do BX Adventure Park, que a Junta de Benfica disponibilizou gratuitamente.


Ao longo do dia passaram pelo Parque Silva Porto cerca de 100 participantes de todas as idades e a diversão foi uma constante, todos quiseram experimentar a parede de escalada, o arborismo, o slide e os jogos tradicionais e terminar as atividades com um sorriso no rosto.
Para mais informações, inscrições e reservas do BX ADVENTURE PARK: bx@jf-benfica.pt

2ª EDIÇÃO DO LISBOA CONNECTION FEST
O Lisboa Connection Fest está de regresso, para uma segunda edição, nos dias 10 e 11 de julho.


Com o objetivo de ir ao encontro daquilo que o público do Blues & Folk anseia, o Jardim do Palácio Baldaya recebe alguns dos grandes nomes destes géneros musicais.
Este ano, o cartaz é composto exclusivamente por artistas nacionais, para apoiar a cultura e os artistas do nosso país, nesta fase. Romeu Barios, Frankie Chavez e Kiko&The Refugees prometem conquistar o público e agradar aos fãs de blues e folk.
O festival estará limitado a 280 lugares, devido às limitações de lotação máxima estipulada pela DGS. Por isso, garanta o seu lugar antes que esgote. Os moradores de Benfica têm um desconto especial nos bilhetes! Para adquirir o seu bilhete ou passe para os dois dias do festival, basta aceder à Ticketline.
Mais uma iniciativa a não perder em Benfica, o Bairro da Música!
COMUNIDADE
Grupo Cidadania Ativa percorre bairros de Benfica
O Grupo da Cidadania Ativa da Comissão Social da Freguesia de Benfica percorreu os vários bairros de Benfica, com o intuito de dar a conhecer as instituições parceiras e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.
Momento enriquecedores, de convívio e de partilha. Obrigada a todos os parceiros do grupo pelo seu trabalho e disponibilidade!
12ª EDIÇÃO DO JUNTA-TE AO JAZZ REGRESSOU AOS JARDINS DO PALÁCIO BALDAYA
O “Junta-te ao Jazz” regressou ao jardim do Palácio Baldaya, com dois dias de concertos mágicos, com alguns dos grandes nomes deste género musical.

Maria Mendes, Luísa Sobral, Nuno Guerreiro e Hailey Tuck foram os artistas que marcaram presença na 12ª edição deste festival, e que continua a ser de entrada livre, mas foi limitado à lotação máxima do recinto, de acordo com as atuais regras estipuladas pela DGS.
A abrir o evento, no dia 22 de maio, subiu ao palco a cantora de origem portuense, Maria Mendes, que nos trouxe a alma do jazz mas também abordou o fado, dandolhe uma nova roupagem. Seguiu-se Luísa Sobral, que dispensa apresentações, para um concerto que contou com lotação esgotada. A cantora e compositora portuguesa, que compôs a música vencedora do Festival Eurovisão da Canção, em 2017, “Amar pelos Dois”, interpretou os grandes êxitos do currículo.
Outro nome marcante da música nacional é Nuno Guerreiro, conhecido pelo seu percurso enquanto vocalista da banda “Ala dos Namorados”, mas que se apresentou a solo e conquistou o público, num concerto que também esgotou.
A fechar, o espetáculo de Hailey Tuck, a cantora norte-americana que é considerada uma das grandes vozes do novo jazz e não deixou ninguém indiferente.
No Bairro de Benfica, a cultura é para todos os gostos!
DIREITOS SOCIAIS

Doação de artigos para o projeto
Baby Stuff
No âmbito do projeto Baby Stuff que apoia as famílias mais carenciadas, que necessitem de artigos de bebé até aos 36 meses, a Associação Casapiana de Solidariedade juntou-se à causa. Entre os seus colaboradores e utentes do lar recolheram diversos bens para este projeto de apoio à parentalidade, tais como brinquedos, produtos de higiene e alimentares.
O nosso muito obrigado!
FÉRIAS ATIVAS DE REGRESSO!

As Férias Ativas estão de volta e as inscrições já começaram! Já garantiu um lugar? De que está à espera?
O programa Férias Ativas decorre de 12 de julho a 3 de setembro, em quatro turnos quinzenais, e destina-se a crianças dos 6 aos 14 anos, que não tenham nenhuma inscrição nos programas de verão da CAF ou Academia do Saber, evitando assim a circulação de crianças entre programas de férias. Em causa, estão as normas de prevenção da COVID-19.
As inscrições decorrem online, através do preenchimento de um formulário, e a inscrição só é válida depois de este ter sido preenchido de forma correta, com a documentação solicitada em anexo, e após ter sido efetuado o pagamento (até 48 horas após a inscrição).
O pagamento deverá ser efetuado na receção do Complexo Desportivo da Junta de Freguesia de Benfica, no horário entre 8h às 20h30, de segunda a sexta-feira, aos sábados das 10h às 17h e domingos das 10h às 12h30.
Todas as inscrições estão sujeitas às vagas existentes. Por isso, já sabe, inscreva-se!
Mais informações em: https://www.jf-benfica.pt
“RELAÇÃO ABUSIVA” E “MULHERES À BEIRA DO PRECIPÍCIO” EM CENA NO AUDITÓRIO CARLOS PAREDES


Até ao dia 15 de julho vai estar em cena, no Auditório Carlos Paredes, a peça “Relação Abusiva”, da autoria de Luciene Balbino. A peça conta a história de Maria das Dores, uma mulher que sofreu desde a infância este tipo de relação com a mãe, com colegas da escola e em relacionamentos durante a vida adulta.
Desfazendo o mito de que relação abusiva está relacionada à prática de atos de violência, agressões físicas ou violação, esta peça fala de violência psicológica, tão grave quanto a física. Homens e mulheres são vítimas de relacionamentos abusivos, e podem ser oprimidos pelos parceiros.
Baseada nas muitas histórias de abuso e violência que a autora ouviu em Portugal, as sessões acontecem às quartas e quintas-feiras, às 21h00.
“Mulheres à beira do precipício”, da mesma autora, vai também estar em cena, no Auditório Carlos Paredes, até dia 18 de julho!
Esta peça aborda o tema do cancro de mama, através da história de quatro mulheres e um casal jovem que se encontram por acaso, na sala de espera de um hospital, enquanto aguardam a sua vez para fazerem uma mamografia.
No decorrer do espetáculo, todos se vão abrindo sobre as suas dores, as suas angústias e conflitos, revelando as suas fraquezas e as suas forças. O público irá identificar-se com as personagens, que retratam histórias reais.
As sessões acontecem às sextas-feiras e sábados, às 21h, e aos domingos, às 18h. Os bilhetes para estas peças estão à venda na ticketline.
FORMAÇÃO
“Gerir o Stress e o estudo em exames nacionais” é o tema da formação, destinada a jovens que frequentem o 12º ano, e que irá ter lugar nos dias 15 e 16 de junho, no Palácio Baldaya.
O curso acontece entre as 15h e as 18h00, tendo um total de 6 horas de formação presencial.
Para mais informações e inscrições: formup@jf-benfica.pt
FORMAÇÃO Formação profissional: animador em Parque Aventura

Nos dias 24 e 25 de julho, a Junta de Freguesia de Benfica promove uma formação gratuita, de animador em parque aventura, entre as 10h00 e as 19h00, no BX Adventure Park, do Parque Silva Porto.
Os formandos vão ter acesso a formação sobre técnicas de manobras de cordas e a sua correta aplicação; aprender a montar as estruturas móveis de um parque aventura; dar segurança na escalada, rapel, arborismo e, ainda, vão saber manusear e realizar a averiguação dos diversos equipamentos.
Estamos à tua espera! // Informações: bx@jf-benfica.pt
Formação - “Gerir o stress e o estudo em exames nacionais”
Parabéns ao Bairro da Boavista, que este ano assinala o seu 80º aniversário!

TRATA-SE DE UM DOS BAIRROS MUNICIPAIS MAIS ANTIGOS DA CIDADE DE LISBOA, IMPLANTADO ENTRE O PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO, O ESTÁDIO DE PINA MANIQUE E A ESTRADA DA CIRCUNVALAÇÃO.


A ORIGEM DO BAIRRO DA BOAVISTA REMONTA AO PERÍODO DAS POLÍTICAS HABITACIONAIS DO ESTADO NOVO, DE FINAIS DA DÉCADA DE 30 DO SÉCULO XX. NA SUA ORIGEM ESTÁ O REGIME DE «CASAS DESMONTÁVEIS», CRIADO EM 1938, AO ABRIGO DO DECRETO-LEI 28 912, COM O OBJETIVO DE TRANSFERIR AS POPULAÇÕES DOS BAIRROS DE LATA PARA FOGOS COM CONDIÇÕES MÍNIMAS DE HABITABILIDADE. ESTA MEDIDA PROCURAVA-SE DAR RESPOSTA AO PROBLEMA HABITACIONAL QUE A CIDADE DE LISBOA ENFRENTAVA. (F.01)
O REALOJAMENTO DAS FAMÍLIAS PARA AS CASAS DESMONTÁVEIS, FEITAS DE CHAPAS DE MATERIAIS POBRES, COMO O FIBROCIMENTO E A MADEIRA, TINHA UM CARÁCTER PROVISÓRIO, PREVENDO-SE A TRANSFERÊNCIA PROGRESSIVA DOS MORADORES, EM DEFINITIVO, PARA BAIRROS DE CASAS ECONÓMICAS. (F.02)
O NASCIMENTO DO BAIRRO
O BAIRRO, NA SUA DEFINIÇÃO ORIGINAL PROVISÓRIA, CONHECEU TRÊS FASES DISTINTAS DE CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO ARQUITETÓNICO E URBANÍSTICO.
A PRIMEIRA FASE INCLUIU A EDIFICAÇÃO DE 488 CASAS UNIFAMILIARES E UM CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA: CAPELA, DUAS ESCOLAS PRIMÁRIAS (MASCULINA E FEMININA), O CENTRO SOCIAL COM LACTÁRIO, UMA CRECHE, UM POSTO CLÍNICO E JARDIM DE INFÂNCIA COM CONSULTAS DE PEDIATRIA, UMA PEQUENA MATERNIDADE, UM POSTO FISCAL, A MOCIDADE PORTUGUESA, UM MERCADO E UM LAVADOURO PÚBLICO.
A 8 DE DEZEMBRO DE 1940, COMEÇAM A CHEGAR AS PRIMEIRAS FAMÍLIAS E, ENTRE OS MESES DE DEZEMBRO E JANEIRO DE 1941, TODOS OS DOMINGOS, DESLOCAVAM-SE PARA O BAIRRO GRUPOS DE 40 A 60 FAMÍLIAS. ERAM PROVENIENTES DE BAIRROS INSALUBRES, EXISTENTES EM TORNO DO PARQUE DE MONSANTO, NOS SETE MOINHOS, FORNOS DA CAL, ESTRANGEIRAS DE BAIXO E DE CIMA, PONTE NOVA, CRUZ DAS OLIVEIRAS, FURNAS DE MONSANTO.
A INAUGURAÇÃO DO BAIRRO FEZ-SE A 25 DE OUTUBRO DE 1941, NA PRESENÇA DO CHEFE DE ESTADO, O MARECHAL ÓSCAR CARMONA; DO CARDEAL-PATRIARCA, D. MANUEL GONÇALVES CEREJEIRA, ENTRE OUTRAS PERSONALIDADES. INTEGRADA NA COMEMORAÇÃO, PARA OS MORADORES, UMA SESSÃO DE CINEMA, ONDE FOI EXIBIDO O FILME «A REVOLUÇÃO DE MAIO», COM O PROPÓSITO DE VEICULAR A IDEOLOGIA DO REGIME (SÉCULO, 1941).
A ATRIBUIÇÃO DAS CASAS ESTAVA ASSENTE NUM MODELO DE SUBMISSÃO DOS CASAIS, A UM CONJUNTO DE NORMAS DE CONDUTA E CONDIÇÕES, E QUE GARANTIAM A MANUTENÇÃO DA MORAL E BONS COSTUMES, GARANTINDO A ORDEM SOCIAL.
O DECRETO-LEI PROMOVEU A CONSTRUÇÃO DE MIL CASAS DESMONTÁVEIS, TENDO-SE PROJETADO PARA O EFEITO O BAIRRO DA QUINTA DA CALÇADA E O BAIRRO DA BOAVISTA.
A CONSTRUÇÃO DO BAIRRO ORIGINAL, À ÉPOCA TAMBÉM CONHECIDO POR BAIRRO NOVO DO CALHARIZ E BAIRRO DO ALTO DA BOA VISTA,

REQUISITOS E NORMAS DE CONDUTA PARA HABITAR O BAIRRO
À SEMELHANÇA DO QUE TINHA ACONTECIDO NO BAIRRO DA CALÇADA, A GESTÃO SOCIAL E ADMINISTRATIVA DO BAIRRO ESTAVA A CARGO DE DUAS COMISSÕES: A COMISSÃO ADMINISTRATIVA DOS BAIRROS DE CASAS DESMONTÁVEIS E A COMISSÃO DA AÇÃO SOCIAL DOS BAIRROS MUNICIPAIS. À PRIMEIRA, COMPETIAM FUNÇÕES DE GESTÃO, FISCALIZAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO, COMO A COBRANÇA DAS RENDAS, A ADMISSÃO DE FUTUROS MORADORES, AS ALTERAÇÕES PLANEADAS DAS HABITAÇÕES E A FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS. A SEGUNDA COMISSÃO ESTAVA INCUMBIDA DA COORDENAÇÃO DO CHAMADO SERVIÇO PÚBLICO SOCIAL, CONSTITUÍDO PELA LEGIÃO PORTUGUESA, A OBRA DAS MÃES PARA A EDUCAÇÃO NACIONAL E A MISERICÓRDIA DE LISBOA. COMPETIA-LHES A IMPOSIÇÃO DE REGRAS, NUM CONTEXTO DE UMA ESPÉCIE DE PLANO DE EDUCAÇÃO DE COMPORTAMENTO SOCIAL E CONTROLO INTERNO, SOBRE AS ATIVIDADES DIÁRIAS DAS FAMÍLIAS. (FIGUEIREDO, 1999).
AS DESPESAS DE ELETRICIDADE E DE ÁGUA DE CADA FOGO ESTAVA A CARGO DO MUNICÍPIO, O QUE JUSTIFICAVA A PROIBIÇÃO DE UTILIZAR LÂMPADAS COM VOLTAGEM SUPERIOR A 25W, TER TELEFONE OU QUALQUER OUTRO APARELHO ELÉTRICO, E ALTERAR INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. CABIA AO FISCAL MUNICIPAL - NO CASO DO BAIRRO, AO SR. RIBEIRO - O CORTE DA CORRENTE, DIARIAMENTE, A PARTIR DAS DEZ HORAS DA NOITE; A COBRANÇA DAS RENDAS E DOS EXCESSOS DE CONSUMO DE ÁGUA; GARANTIR QUE OS MORADORES NÃO RECEBIAM DENTRO DE CASA PESSOAS QUE NÃO PERTENCESSEM AO AGREGADO FAMILIAR; NÃO PERMITIR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO OU DE CRIAÇÃO, A APREENSÃO DE MATERIAL ELÉTRICO QUE NÃO PERTENCESSE À INSTALAÇÃO ORIGINAL; ASSEGURAR QUE A POSTURA MUNICIPAL ERA RESPEITADA, NÃO PERMITINDO O USO DE FOGAREIROS, ROUPA ESTENDIDA FORA DO ESTENDAL DO BAIRRO, VENDAS AMBULANTES, PEDIR ESMOLA NAS MORADIAS E OBRIGAR OS INQUILINOS A REPOR OS MATERIAIS DANIFICADOS; A ADMISSÃO E TRANSFERÊNCIA DE NOVOS INQUILINOS; A RECEÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE MÓVEIS DA COMISSÃO ADMINISTRATIVA PARA AS MORADIAS; COMUNICAR À COMISSÃO AS
COMEÇA EM 1939 NOS TERRENOS QUE TINHAM SIDO PERTENÇA DO 4.º CONDE DO BONFIM, JOSÉ FRANCISCO DE MELO TRAVASSOS VALDEZ, E SEGUIU A DISPOSIÇÃO URBANÍSTICA E ARQUITETÓNICA APLICADA NO BAIRRO DA QUINTA DA CALÇADA, O PRIMEIRO BAIRRO PROVISÓRIO DA CIDADE, INICIADO EM 1938. (F.03/04)
MORADAS DAS CASAS EM MAU ESTADO DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO, ENTRE OUTROS. PARA AUXILIAR O FISCAL NAS SUAS TAREFAS, HAVIA UM VIGILANTE. A ESTE, COMPETIA VIGIAR E REPOR SITUAÇÕES COMO A FALTA DE CUIDADO DOS INQUILINOS AO DEIXAR LUZES ACESAS E TORNEIRAS ABERTAS, A ROUPA ESTENDIDA À PORTA DE CASA, O DEPÓSITO DE SUCATAS NO LOGRADOURO E O LANÇAMENTO DE LIXO PARA A RUA. ERA, AINDA, DA SUA COMPETÊNCIA EVITAR QUE AS PESSOAS ATRAVESSASSEM JARDINS E RELVADOS, QUE OS RAPAZES JOGASSEM À BOLA NA RUA E EVITAR E TERMINAR QUALQUER DISCUSSÃO ENTRE MORADORES (FIGUEIREDO, 1999):
“Tínhamos cá um fiscal que era de gancho, que era o que aqui recebia rendas. Um polícia. Chamava-se Ribeiro. Era bera como o raio que o parta.” (TSF, 2016)
A CÂMARA DETINHA, AINDA, OS ENCARGOS DE CONSERVAÇÃO DAS CASAS, OS TRABALHOS DE URBANIZAÇÃO (ARRANJOS DE PAVIMENTOS, AJARDINAMENTO PÚBLICO), E O SALÁRIO DOS FUNCIONÁRIOS QUE PRESTAVAM SERVIÇO PERMANENTE NO BAIRRO: UM FISCAL, UM VIGILANTE, DOIS JARDINEIROS E UM SERVENTE (FIGUEIREDO, 1999).
O ARRENDAMENTO A UMA FAMÍLIA NÃO DEPENDIA EXCLUSIVAMENTE DA SUA CONDIÇÃO DE CARÊNCIA SOCIAL E ECONÓMICA. AS FAMÍLIAS TINHAM DIREITO A CASA ENQUANTO CUMPRISSEM AS REGRAS ESTIPULADAS NO REGULAMENTO INTERNO, ELABORADO PELA COMISSÃO ADMINISTRATIVA LOCAL. O INCUMPRIMENTO LEVAVA À TRANSFERÊNCIA DAS FAMÍLIAS PARA OUTROS BAIRROS MAIS DISTANTES.
“Na Boavista não se vivia em pecado. (…) Em 41, só tinha direito a uma habitação social quem fosse casado pela Igreja”. (TSF, 2016)
O BAIRRO: ORGANIZAÇÃO E DESCRIÇÃ0
AS PEQUENAS CASAS DE «LUSALITE», CONSTRUÍDAS NA PRIMEIRA FASE, COR RESPONDIAM AO MODELO CRIADO PELO ESTADO NOVO ONDE, PARA ALÉM DA MORFOLOGIA, ATÉ A SUA IMPLANTAÇÃO URBANÍSTICA PROCURAVA CONDICIO NAR OS COMPORTAMENTOS DOS MORADORES. AS 488 HABITAÇÕES FORAM DISTRIBUÍDAS EM BANDA, REPARTIDAS POR QUATRO QUARTEIRÕES RETANGU LARES, ORGANIZADOS SEGUNDO UM CORPO CENTRAL E DOIS LATERAIS (F.05) E ACOMPANHANDO A TOPOGRAFIA LIGEIRAMENTE INCLINADA DO TERRENO.
TODAS AS CASAS (F.06) TINHAM UM TERRENO, ABERTO PARA A RUA, COM POUCOS METROS QUADRADOS, PASSÍVEL DE SER CONVERTIDO EM JARDIM OU QUINTAL. PARA INFLUENCIAR O ISOLAMENTO DE CADA FAMÍLIA, A ORIENTAÇÃO DAS CASAS ERA ALTERNADA, FAZENDO COM QUE CADA CASA E RESPETIVO JARDIM APENAS TIVESSE VISTA PARA AS TRASEIRAS E PAREDES LATERAIS DOS SEUS VIZINHOS, QUE CORRESPONDIAM SEMPRE A EMPENAS CEGAS.
RESPONDENTE À TIPOLOGIA. OS MÓVEIS DA SALA ERAM CONSTITUÍDOS POR UMA MESA, QUATRO CADEIRAS, UM ARMÁRIO E UMA PRATELEIRA DE MADEIRA. NOS QUARTOS, O MOBILIÁRIO CORRESPONDIA A UMA CAMA, UMA MESA-DE-CABECEIRA DE FERRO E UM COLCHÃO DE PALHA OU SERAPILHEIRA. A ZONA DE HIGIENE ERA COMPOSTA POR UMA SANITA, LAVATÓRIO E UM BALDE DE ALUMÍNIO, QUE SERVIA DE DUCHE SUSPENSO (SOARES, 2017).

AS HABITAÇÕES FORAM AGRUPADAS POR TIPOLOGIAS, O QUE LEVOU OS MORADORES A CRIAR A DENOMINAÇÃO DE BAIRRO AZUL, BAIRRO VERDE, BAIRRO VERMELHO DE CIMA E BAIRRO VERMELHO DE BAIXO. (FIGUEIREDO, 1999).


NO PLANO SUPERIOR DO BAIRRO, NA COTA MAIS ELEVADA, FORAM COLOCADOS OS EQUIPAMENTOS SOCIAIS: A IGREJA, O CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E O POSTO MÉDICO. ESTE FOI TOTALMENTE EQUIPADO PELA ORDEM DAS MÃES, PERMITINDO A REALIZAÇÃO DE CONSULTAS PRÉNATAL E PARTOS. AINDA NO PLANO SUPERIOR DO BAIRRO, MAS EM LADOS OPOSTOS, ENCONTRAVAM-SE OS DOIS ESPAÇOS DE CONVÍVIO, BEM COMO DE CONFLITOS: O MERCADO E OS TANQUES DE LAVAGEM DE ROUPA, COMUNS A TODAS AS FAMÍLIAS. A ZONA DOS TANQUES E DO ESTENDAL ERA CONTROLADA PELO VIGILANTE E OBEDECIA A REGRAS. ERA OBRIGATÓRIO AGUARDAR JUNTO DA ROUPA ATÉ QUE ESTA SECASSE.
NAS ZONAS ONDE OS DOIS CORPOS LATERAIS SE ENCONTRAVAM COM O CORPO CENTRAL, ABRIRAM-SE DOIS LARGOS, ONDE FORAM INSTALADAS AS ESCOLAS E AS INSTITUIÇÕES DE CONTROLO SOCIAL (A LEGIÃO PORTUGUESA, A MOCIDADE PORTUGUESA E O POSTO FISCAL). (F.09/10/11)
2.ª FASE (1945-1960)
O BAIRRO CRESCE

A PARTIR DE 1945, E NOS QUINZE ANOS SEGUINTES, O BAIRRO EXPANDE-SE, EM GRANDE MEDIDA POR CAUSA DA EXPANSÃO URBANA DA CIDADE E DO INCREMENTO E FIXAÇÃO DE ESTRUTURAS INDUSTRIAIS NOS CONCELHOS PERIFÉRICOS.

SÃO CONSTRUÍDAS MAIS 220 CASAS, DISTRIBUÍDAS POR DOIS QUARTEIRÕES, SITUADOS DE CADA LADO DO EIXO PRINCIPAL, EM BANDA CONTÍNUA, ABANDONANDO-SE A LÓGICA DE IMPLANTAÇÃO UTILIZADA ANTERIORMENTE.
AS NOVAS MORADIAS FORAM IMPLANTADAS A PARTIR DA RUA D. CATARINA, NO SEGUIMENTO DO LIMITE DA 1.ª FASE DE CONSTRUÇÃO, ATÉ À ESTRADA DA CIRCUNVALAÇÃO, O LIMITE DO TERRENO. ENTRE AS MELHORIAS, REGISTA-SE A CRIAÇÃO DE ARRUAMENTOS MAIS LARGOS, A COLOCAÇÃO, À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO, DE TERRENOS QUE PODIAM SER ALUGADOS PARA FAZER HORTAS, ONDE SE PODIA FAZER CRIAÇÃO DE ANIMAIS E ABRIR POÇOS PARA A RECOLHA DE ÁGUA PARA REGA. A PENSAR NOS CASAIS COM MUITOS FILHOS, FOI DESENVOLVIDA MAIS UMA TIPOLOGIA DE CASA – T4 – COM 28M2 E INTRODUZIDA NO MODELO UMA SEGUNDA PORTA, DE ACESSO AO QUINTAL, NAS TRASEIRAS. AS CASAS CONSTRUÍDAS NA 1.ª FASE COMEÇAVAM A DAR SINAIS DE DETERIORAÇÃO. A PRECARIDADE DOS MATERIAIS EMPREGUES, DITAVA O INSUCESSO DO PROGRAMA DE REALOJAMENTO E ELIMINAÇÃO DOS BAIRROS DE LATA E TORNAVA PREMENTE A NECESSIDADE EM INTRODUZIR ALTERAÇÕES NO MODELO DE CONSTRUÇÃO DESTES BAIRROS.
FORAM EDIFICADAS 44 CASAS DE TIPOLOGIA T1, COM ÁREA TOTAL DE 15 M2, DE COR AZUL. DISPUNHAM0 DE UM QUARTO, UMA SALA E ZONA DE HIGIENE, ATRIBUÍDAS A PESSOAS ISOLADAS OU CASAIS SEM FILHOS. DA TIPOLOGIA T2, FORAM CONSTRUÍDAS 262 ESTRUTURAS, DE COR VERDE, COM APROXIMADAMENTE 20 M2, CONCEDIDAS A CASAIS COM UM OU MAIS FILHOS DO MESMO SEXO.

POR FIM, 180 CASAS, DE TIPOLOGIA T3, COM ÁREA DE 24 M2, DE COR VERMELHA, DESTINADAS A FAMÍLIAS COM FILHOS DE SEXOS DIFERENTES. AS REDUZIDAS DIMENSÕES DAS CASAS IMPEDIAM-NAS DE TER PORTAS NO INTERIOR A SEPARAR AS DIVISÕES, OBRIGANDO AS FAMÍLIAS A UTILIZAR CORTINAS PARA ESSE EFEITO.
TODAS AS CASAS FORAM ENTREG UES JÁ MOBILADAS (F.08), COM MOBILIÁRIO DE ESTILO RÚSTICO ALENTEJANO PINTADO DA COR COR

SOBRE OS EIXOS PRINCIPAIS DO BAIRRO, OS QUATRO QUARTEIRÕES, ESTES ORGANIZAVAM-SE A PARTIR DE UMA VIA CENTRAL – A RUA RAINHA D. MARIA I – QUE DIVIDIA O BAIRRO DE FORMA SIMÉTRICA E TERMINAVA À FRENTE DA IGREJA. AINDA HOJE, CONSERVA O MESMO NOME E É ONDE SE CONCENTRA O COMÉRCIO DO BAIRRO. PERPENDICULARMENTE À RUA RAINHA D. MARIA I, E PARALELAS ENTRE SI, MAIS DUAS VIAS – A RUA RAINHA D. BRITES, ONDE SE ENCONTRAVAM OS SERVIÇOS (IGREJA, O CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E O POSTO MÉDICO), E A RUA RAINHA D. CATARINA QUE UNIA OS DOIS LARGOS – O LARGO RAINHA SANTA ISABEL, ONDE FICAVA A ESCOLA MASCULINA E O LARGO RAINHA SANTA LEONOR, ONDE FICAVA A ESCOLA FEMININA, O POSTO FISCAL E O CENTRO DA MOCIDADE PORTUGUESA. A TOPONÍMIA DOS ARRUAMENTOS SECUNDÁRIOS, SEMPRE PEDONAIS POR SEREM ESTREITOS, REVESTIDOS COM CALÇADA E INCLINADOS AO CENTRO PARA O ESCOAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS, ERA FLORAL – RUA DAS AÇUCENAS, DAS DÁLIAS, DOS GIRASSÓIS, DAS HORTÊNSIAS, DOS JA CINTOS, DOS LÍRIOS, DAS MADRESSILVAS, DOS MANJERICOS, DAS MAR GARIDAS, DOS NARCISOS, DAS PASQUILHAS, DAS PER PÉTUAS, DAS VERBENAS, DA VERÓNICA E DAS VIOLETAS.
EXISTIAM, AINDA, AS RUAS DOS BONS DIAS, DOS CASA DINHOS, DAS MARAVILHAS E DAS SAUDADES (TOPONÍMIA DE LISBOA, 2004).
O NOVO MODELO (F.12), AGORA SOB A DESIGNAÇÃO DE «CASA PARA ALOJAMENTO DE FAMÍLIAS POBRES», FAZENDO DESAPARECER A REFERÊNCIA AO CARÁCTER DESMONTÁVEL DAS CASAS, MANTÉM A APLICAÇÃO DO FIBROCIMENTO, MAS COM UM REVESTIMENTO INTERIOR EM ESTUQUE, QUE PERMITIA O REFORÇO DA ESTRUTURA (PINTO, 2009). NOTE-SE QUE, ESTA DIFERENÇA DE TERMINOLOGIA OFICIAL NÃO RESULTA DE UMA QUEBRA DO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DE QUE A OCUPAÇÃO DESTAS CASAS DEVIA MANTER UM CARÁCTER TRANSITÓRIO, PELO CONTRÁRIO, ESTE DEVIA «SER MANTIDO, CONTINUANDO A PROCURAR-SE, COMO SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA O PROBLEMA, A CONSTRUÇÃO DE “CASAS ECONÓMICAS” E DE “CASAS DE RENDA ECONÓMICA”» (DECRETO-LEI N.º 34 486, DE 1945).

“A minha mãe ficou viúva muito cedo, com seis filhos, e teve que os criar sozinha. Nós tínhamos seis sopas e três pães” (TSF, 2016)
FRUTO DE UMA REMODELAÇÃO NA ASSISTÊNCIA ALIMENTAR, POR VOLTA DE 1958, SURGIU NO BAIRRO UM POSTO DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE SOPA E PÃO – A “SOPA DOS POBRES” (PINTO, 2009).
NA ZONA HOJE CORRESPONDENTE AO ESTÁDIO PINA MANIQUE, FOI CRIADO UM CAMPO DE FUTEBOL, CUJA INICIATIVA PARTIU DA ASSISTENTE SOCIAL E DO CAPELÃO DA IGREJA DO BAIRRO, SENDO OBRA DA POPULAÇÃO E LIGADO À CRIAÇÃO DO PRIMEIRO GRUPO DESPORTIVO LISBOA E ÁGUIAS, POR SEU TURNO, FRUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PEQUENOS CLUBES QUE SE FORAM FORMANDO NO BAIRRO.
PARA DAR CUMPRIMENTO A ESTA IMPOSIÇÃO DO ESTADO, OITO DIAS APÓS A INAUGURAÇÃO DO BAIRRO, O SENHOR BISPO DE HELENÓPOLE REALIZOU SEIS BATISMOS, DE CINCO NOIVAS E UM NOIVO, E 14 CASAMENTOS. DEPOIS DA CERIMÓNIA, A LEGIÃO PORTUGUESA OFERECEU UM LANCHE, NO EDIFÍCIO DA CRECHE, E A OBRA DAS MÃES, PRESENTEOU CADA CASAL COM UM ENVELOPE COM O VALOR CORRESPONDENTE À RENDA DE UM MÊS (NOVIDADES, 1941). O MODELO DE CONSTRUÇÃO DAS CASAS ERA CONSTITUÍDO POR UMA ESTRUTURA EM MADEIRA, O ESQUELETO, REVESTIDA A FIBROCIMENTO («LUSALITE») (F.07), TODAS DE PISO TÉRREO E DE ACORDO COM TRÊS TIPOLOGIAS: T1, T2 E T3. A CADA TIPOLOGIA FOI ATRIBUÍDA UMA COR DIFERENTE.AS CASAS DE ALVENARIA
1.ª FASE DE REALOJAMENTO (1971-1975) AS CASAS
DE
ALVENARIA DE DOIS PISOS
COM A REVOLUÇÃO AS INSTITUIÇÕES DE CONTROLO SOCIAL FORAM EXTINTAS E, CONSEQUENTEMENTE, AS NORMAS QUE EXISTIAM, ATÉ ENTÃO, DEIXARAM DE SER APLICADAS. ESTE FACTO VEIO INSTALAR UMA CERTA INSTABILIDADE, INSEGURANÇA E PERDA DE IDENTIDADE, UMA VEZ QUE AS CONDIÇÕES URBANÍSTICAS FORAM ALTERADAS DE FORMA DESREGULADA.
EM 1958, FOI NECESSÁRIO REPENSAR E MODIFICAR O SISTEMA MODELAR CONSTRUÍDO ATÉ À DATA, EM GRANDE MEDIDA DEVIDO AO ESTADO DE DETE RIORAÇÃO DAS CASAS CONSTRUÍDAS NA 2.ª FASE. DESTE MODO, A PARTIR DE 1961, SÃO ERIGIDOS UM TOTAL DE 38 CASAS DE ALVENARIA, ONDE AP ENAS O TETO ERA EM FIBROCIMENTO, DE UM PISO, IMPLANTADOS, EM BANDA CONTÍNUA (F.13/14), COM PEQUENOS LOGRADOUROS NAS TRASEIRAS E CORRE SPONDENTES ÀS TIPOLOGIAS T2 (TOTAL DE 18 CASAS) E T3 (TOTAL DE 20 CASA). DE RESSALTAR QUE, O NOVO MÉTODO DE CONSTRUÇÃO VEIO IMPRIMIR MELHORI AS CONSIDERÁVEIS NO QUE RESPEITAVA À QUALIDADE DOS MATERIAIS, AO ASPE TO EXTERIOR, À DI MENSÃO DAS ÁREAS, AGORA AMPLIADAS, À COLOCAÇÃO DE PORTAS NO INTERIOR E NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE IM PERMEABILIZAÇÃO E INSONORIZAÇÃO. NA DÉCADA DE 60, A RENOVAÇÃO DA CIDADE CONTINUAVA EM CURSO, ATRAVÉS


DO
CHEGADOS À DÉCADA DE 70, MUITAS FAMÍLIAS DO BAIRRO VIVIAM EM CASAS SOBRELOTADAS E SEM DIGNIDADE. AS FAMÍLIAS FORAM CRESCENDO, NO ENTANTO, AS HABITAÇÕES NÃO ACOMPANHAVAM ESSE CRESCIMENTO. COM O OBJETIVO DE SE RESPONDER A ESTAS NECESSIDADES, PROCEDEUSE À TRANSFERÊNCIA OU DESDOBRAMENTO DE FAMÍLIAS, PARA UM NOVO LOTEAMENTO COMPOSTO POR 520 CASAS, COM CARÁCTER DEFINITIVO( F.21)
“Foi uma loucura. A ordem era rasgar e queimar tudo o que havia. Muitas coisas foram roubadas.” (PINTO, 2009)
OS EDIFÍCIOS DA LEGIÃO PORTUGUESA, DA MOCIDADE PORTUGUESA E O POSTO DO FISCAL, AGORA EXTINTOS, FORAM TAMBÉM OCUPADOS. A TÍTULO DE EXEMPLO, NO EDIFÍCIO ONDE FUNCIONOU A MOCIDADE PORTUGUESA, INSTALOU-SE A SEDE DO CLUBE SOCIAL E DESPORTIVO DO BAIRRO DA BOAVISTA. ATUALMENTE, SÃO AS INSTALAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DO BAIRRO DA BOAVISTA (PINTO, 2009).
2.ª FASE DE REALOJAMENTO (APÓS 1975)





A FALTA DE TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DITOU QUE AS NOVAS CASAS FOSSEM CONSTRUÍDAS ACIMA DA ZONA DOS SERVIÇOS DE APOIO SOCIAL. DESTE MODO, O BAIRRO EXPANDIA-SE ATÉ À ZONA CIRCULAR INTERNA DE MONSANTO.
EM 1976, INICIOU-SE UMA NOVA FASE DE REALOJAMENTO, SENDO CONSTRUÍDOS UM TOTAL 80 FOGOS, DISTRIBUÍDOS POR QUATRO EDIFÍCIOS, COM TRÊS ANDARES, EM BANDA, ALTERANDO-SE, PELA PRIMEIRA VEZ, A MORFOLOGIA DO BAIRRO E, DOIS ANOS MAIS TARDE, CONSTRUÍRAM-SE MAIS 80 CASAS. AS NOVAS HABITAÇÕES DESTINARAM-SE AOS MORADORES DO BAIRRO VERMELHO DE CIMA E DO BAIRRO VERMELHO DE BAIXO, CUJAS CASAS, AINDA DA PRIMEIRA FASE DE IMPLANTAÇÃO, FORAM DEMOLIDAS DE TÃO DEGRADADAS QUE ESTAVAM.
DE ERRADICAÇÃO DAS


DA PRIMEIRA PONTE SOBRE O TEJO, A 5 DE NOVEMBRO DE 1962, DITOU A NECESSIDADE DE DESOCUPAR A ZONA DE AL CÂNTARA, TRANSFERINDO ESSAS
O
O BAIRRO (F.015/16/17/18/19/20) A CHEGADA DESTAS FAMÍLIAS, ALIADA À SOBREOCUPAÇÃO E À EVIDENTE DEGRA DAÇÃO E ENVELHECIMENTO DAS HABITAÇÕES JÁ EXISTENTES, À COLOCAÇÃO DE TANQUES DE LAVAR A ROUPA E A CRIAÇÃO DE ESTENDAIS NOS LOGRADOUROS DAS NOVAS CASAS, IRIA ALTERAR A ESTRUTURA DISCIPLINAR DO BAIRRO. A MUDANÇA COMEÇOU A ACONTECER E A POPULAÇÃO CONQUISTOU ALGUNS DIREITOS. UM EXEMPLO CLARO DISSO FOI A DESTRUIÇÃO DO LAVADOURO E ESTENDAL PÚBLICO, E CONSEQUENTE AUTORIZAÇÃO DE POSSUIR TANQUE E LAVAR E ESTENDER ROUPA EM CASA. OUTRA ALTERAÇÃO, TESTEMUNHO DESTA MUDANÇA, FOI A DISPUTA ENTRE AS ASSOCIAÇÕES LIGADAS À IGREJA E OS SÓCIOS DO CLUBE DESPORTIVO PELA GESTÃO E UTILIZAÇÃO DA SALA DE ESTAR E DE UM SALÃO DE FESTAS, CONSTRUÍDO PELA CÂMARA MUNICIPAL, PARA FESTAS DE CASAMENTO, BATIZADO E RECEÇÃO DE SOLDADOS REGRESSADOS DA GUERRA (FIGUEIREDO, 1999).
UM IMPORTANTE PASSO CONTRA O ISOLAMENTO DO BAIRRO FOI O INÍCIO DA PASSAGEM DE UMA CARREIRA DA CARRIS. ATÉ 1969, A POPULAÇÃO TINHA DE SE DESLOCAR A PÉ ATÉ ALGÉS OU AO CENTRO DE BENFICA PARA APANHAR TRANSPORTES PÚBLICOS.
AS NOVAS MORADIAS MANTINHAM UM CARÁCTER UNIFAMILIAR, SEMELHANTE ÀS CONSTRUÍDAS NA 3ª FASE, MAS AGORA COM DOIS PISOS E APLICANDOSE BETÃO ARMADO, ALVENARIA E TELHADO EM FIBROCIMENTO. IMPLANTADAS EM BANDA CONTÍNUA, AGRUPADAS EM CÉLULAS DE 10 A 20 CASAS CADA E DISTRIBUÍDAS POR QUATRO TIPOLOGIAS (T1 A T4). OS LOGRADOUROS, PRESERVADOS DESDE A 1.ª FASE, TAMBÉM FORAM MANTIDOS E A TOPONÍMIA ATRIBUÍDA ÀS RUAS FOI SIMPLESMENTE UMA NUMERAÇÃO (RUA 1, RUA 2, …).
NO CONTEXTO DO PÓS-REVOLUÇÃO DE ABRIL DE 1974, DEU-SE A OCUPAÇÃO DESORGANIZADA DE CASAS VAZIAS OU EM FASE DE ACABAMENTO. A 29 DE ABRIL DE 1974, COM A AJUDA DE MILITARES E DA UNIÃO DEMOCRÁTICA POPULAR, REGISTOU-SE A PRIMEIRA OCUPAÇÃO DE CASAS (REIS, 1994), POR PARTE DE MORADORES DO BAIRRO, QUE AGUARDAVAM, OU SONHAVAM COM O REALOJAMENTO; POR FAMILIARES DE MORADORES DO BAIRRO E, AINDA, POR PESSOAS EXTERIORES AO BAIRRO.
“A minha mãe morava na rua das violetas n.º 43 e foi posta fora do bairro porque a minha irmã andou à tareia com a filha da vizinha. As duas, a minha mãe e a vizinha, foram expulsas do bairro. Fizeram uma barraca na Estada da Circunvalação, mas no 25 de abril viemos morar para o bairro e ocupámos duas casas” (PINTO, 2009)
AS DUAS ESCOLAS (FEMININA E MASCULINA), ENCONTRAVAM-SE MUITO DEGRADADAS E ERAM INADEQUADAS E PROCEDEU-SE, POR ISSO, À CONSTRUÇÃO DE UM NOVO BLOCO ESCOLAR NO TERRENO DE COTA ACIMA DA IGREJA, SITUADA NA RUA 4.
CONSTRUÍRAM-SE, AINDA, QUATRO BLOCOS DE PRÉDIOS, QUE ACOLHIAM DIVERSAS LOJAS E ONDE FUNCIONAVAM O CENTRO DE ACOLHIMENTO INFANTIL DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA, OS SERVIÇOS DE SAÚDE E O SALÃO DA IGREJA
3.ª FASE DE REALOJAMENTO (1978 - 1996)
O PROCESSO DE ERRADICAÇÃO DAS CASAS COM MARCAS DE PRECARIDADE ARRASTOU-SE POR QUASE VINTE ANOS.
ENTRE 1980 E 1984, FORAM CONSTRUÍDOS E ATRIBUÍDOS 13 LOTES DE CINCO PISOS, NUM TOTAL DE 230 CASAS, DE DIVERSAS TIPOLOGIAS (T1 AO T3) E ABRANGEU FAMÍLIAS QUE AINDA VIVIAM NUMA ZONA MAIS ANTIGA DO BAIRRO, EM CASAS DE FIBROCIMENTO.
FOI NESTA ÉPOCA QUE SE INAUGUROU O POSTO DA PSP E QUE O ACESSO À CIRCULAR INTERNA DE MONSANTO FOI ABERTO, PERMITINDO REGULAR MELHOR O TRÂNSITO.
4.ª FASE DE REALOJAMENTO (ANOS 80-90)
O PLANO DE INTERVENÇÃO A MÉDIO PRAZO (PIMP) FOI O PRIMEIRO PROGRAMA DE REALOJAMENTO LANÇADO, EM 1987, PELA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA QUE PRETENDIA POR FIM AO PROBLEMA SÓCIO URBANÍSTICO DAS BARRACAS EXISTENTES POR TODA A CIDADE. ESTE PROGRAMA CONSISTIU NA CONSTRUÇÃO DE FOGOS DE HABITAÇÃO SOCIAL, PARA REALOJAMENTO DE FAMÍLIAS A VIVER
EM BARRACAS OU EM FOGOS DE CON STRUÇÃO PRECÁRIA (CML, 2013).
NO BAIRRO DA BOAVISTA O PIMP
RETOMOU O REALOJAMENTO LOCAL INICIADO EM 1980. A PREVISÃO
DE FOGOS A CONSTRUIR SOB ESTE
PROGRAMA PERFAZIA UM TOTAL DE 759 HABITAÇÕES. ENTRE 1988 E 1996 FORAM DEMOLIDOS 557 FOG OS, ERRADICANDO AS BARRACAS E AS CASAS DE FIBROCIMENTO AINDA EXISTENTES NO BAIRRO (F.22) PARA OS SUBSTITUIR FORAM CONSTRUÍDOS 30 LOTES, NUM TOTAL DE 541 FOGOS CORRESPONDENTES A TIPOLOGIAS ENTRE T1 E T4. NO TOTAL, SÃO 18 EDIFÍCIOS DE CINCO PISOS, ALGUNS DOS QUAIS QUARTEIRÕES COM PRÉDIOS DE SETE ANDARES, ONDE O RÉSDO-CHÃO SE DESTINA A ESPAÇOS DE COMÉRCIO E SERVIÇOS. (PINTO, 2009).
5.ª FASE DE REALOJAMENTO (ANOS 90)
O PROGRAMA ESPECIAL DE REALOJAMENTO (PER) FOI OUTRO PROGRAMA DE REALOJAMENTO QUE SERVIU PARA COBRIR AS INSUFICIÊNCIAS DO PIMP. ASSIM, O PROCESSO DE REALOJAMENTO DAS FAMÍLIAS CUJAS HABITAÇÕES HAVIAM SIDO DEMOLIDAS, ASSIM COMO DE FAMÍLIAS ORIUNDAS DE OUTROS LOCAIS, FOI CONCLUÍDO, CORRIA O ANO DE 1996, DITANDO O DESAPARECIMENTO DAS CASAS DE FIBROCIMENTO.
O BAIRRO DA BOAVISTA NA ATUALIDADE






FACE ÀS NECESSIDADES ATUAIS DA HABITAÇÃO DOS BAIRROS MUNICIPAIS, FOI CRIADO A 1 DE MAIO DE 1997, PELA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA, A GEBALIS, COM A MISSÃO DE GESTÃO, MANUTENÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS BAIRROS MUNICIPAIS, PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO SOCIAL DOS SEUS MORADORES.

EM FINAIS DE 1997, NO LOCAL ONDE TINHA FUNCIONADO O JARDIM DE INFÂNCIA NA DÉCA DA DE 40, FOI INICIADA A CONSTRUÇÃO DE UM EQUIPAMENTO DE APOIO SOCIAL MULTIG ERACIONAL. A CONSTRUÇÃO SOFREU VÁRIOS ATRASOS, O QUE FEZ COM QUE SÓ ABRISSE TRÊS ANOS APÓS O INÍCIO DAS OBRAS.
O PROCESSO DE REALOJAMENTO FOI CONTINUANDO E A ÚLTIMA ENTREGA, DE CERCA DE 50 FOGOS, FOI FEITA A 8 DE ABRIL DE 2019.
A PAISAGEM BUCÓLICA E RURAL DO INÍCIO DO SÉCULO XX DEU LUGAR A ZONAS INDUSTRI AIS, A NOVOS COMPLEXOS HABITACIONAIS E A NOVAS ACESSIBILIDADES QUE EM MUITO ALTERARAM, NÃO SÓ A PAISAGEM, COMO TAMBÉM OS MODOS DE VIDA E OS QUOTIDIANOS. NO ENTANTO, O PASSADO CONTINUA TATUADO EM PLACAS ONDE AINDA SE PODE LER “BELA VISTA” OU “BOA VISTA”.


O QUE DIZEM OS MORADORES?
BIBLIOGRAFIA

Figueiredo,


“O Bairro da Boavista para mim é o futuro”
“O Bairro da Boavista para mim é lindo”
FABIANO QUARESMA E ANDRÉ QUARESMA
“O Bairro da Boavista para mim é tudo, foi aqui que nasci, é aqui que vivo e é aqui que vou terminar os meus dias”
MARIA ANTONIETA CORTEZ“O Bairro da Boavista para mim é o grande Bairro onde moro há 80 anos”
MANUEL ENCARNAÇÃO
“O Bairro da Boavista para mim é uma família”
MÁRIO RUI CRESPIM
“O Bairro da Boavista para mim é a minha vida, o meu coração ”
ANABELA REBELO
“O Bairro da Boavista para mim é bonito”
YARA LOPES

“O Bairro da Boavista para mim é maravilhoso”
ERNESTINA CABRAL
“O Bairro da Boavista para mim é a minha casa”
SANDRA COSTAToponímia de Lisboa (2014). A Rua Rainha D. Brites no Bairro da Boavista https://toponimialisboa.wordpress.com/2014/10/29/a-rua-rainha-d-brites-no-bairro-da-boavista/ (consultado a 26 de fevereiro de 2021) TSF (2016). Bairro da Boavista, em Lisboa, faz 75 anos Disponível em https://www.tsf.pt/sociedade/bairro-da-boavista-em-lisboa-faz-75-anos-5465017.html (consultado a 3 de março de 2021)
LEGISLAÇÃO
Decreto-lei n.º 28912 de 12 de agosto do Ministério das Obras Públicas e Comunicações. Diário do Governo n.º 186/1938, Série I (1938). Disponível em https://dre.tretas.org/dre/161510/decreto-lei-28912-de-12-de-agosto Decreto-lei n. º 34486 de 6 de abril do Ministério das Obras Públicas e Comunicações. Diário do Governo n.º 73/1645, Série I (1945). Disponível em https://dre.tretas.org/dre/1108/decreto-lei-34486-de-6-de-abril
Ivo (Dir.) (1999) – Lisboa. O outro Bairro – Os provisórios do Estado Novo, Cidades & Municípios Editora, A.1, N.º 1, 1999. Novidades (1941). NO Bairro da Boavista, o Senhor Bispo de Helenópole sagrou ontem a união de 14 famílias 02 de novembro de 1941. Pinto, Joaquim (2009). História do bairro. Bairro da Boavista. Web Site. Acedido em 22 de março de 2021, em http://bairrodaboavista-lisboa.blogspot.com/p/historia-do-bairro_14.html. Século (1941). O Bairro de Casas Económicas do Alto da Boa Vista foi inaugurado pelo Chefe de Estado Soares, Mónica Silva (2017). CidadePartilhada.CidadeParticipada.Propostaparticipativadequalificação.OBairrodaBoavistaemLisboa. Dissertação de mestrado, apresentada à Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa, dezembro de 2017.•
O nosso Bairro de Benfica mudou nos últimos quatro anos. Mudou para melhor e estamos orgulhosos do que fizemos, do empenho com que trabalhámos nas diferentes áreas, para conseguirmos chegar a essa mudança. Foi um trabalho de todos, associações, clubes e centenas de fregueses, que contribuíram com a sua participação ativa e exemplar.
Somos hoje um bairro mais dinâmico, feito de coesão e solidariedade, que respira cultura, com mais infraestruturas e serviços para apoiar a nossa população.

Estivemos ao lado de quem mais precisa de nós, especialmente quando a pandemia nos trouxe novos e desconhecidos desafios. Agarrámos nas dificuldades e, com a ajuda de todos, foi possível superar os obstáculos. Sabe o que mudou no seu Bairro? Confira aqui os principais projetos e medidas:
COMÉRCIO LOCAL
Estimular a atividade económica e apoiar o comércio local do Bairro de Benfica tem sido uma aposta nos últimos quatro anos. A dinamização do comércio local é um elemento central na estratégia de valorização do nosso território.

Também o Mercado de Benfica, continua a ter um papel preponderante no dia a dia da nossa freguesia, assumindose como um espaço de referência do comércio tradicional, sendo simultaneamente património histórico e cultural da Benfica.
Mercado de Benfica
Requalificação do Mercado de Benfica
• Reabilitação e ampliação do edifício existente
• Modernização e reorganização dos espaços comerciais

• Requalificação do mercado de levante
• Investimento: 7 milhões de euros
Em concurso público
Criação do Serviço de Entregas ao Domicílio
1º Mercado Municipal com serviço de entregas ao domicílio • 36659 entregas ao domicílio • Disponível para particulares e profissionais restauração • Disponível para as freguesias de Benfica, São Domingos de Benfica, Carnide Serviço Gratuito • Disponível para as freguesias de Benfica, São Domingos de Benfica, Carnide • Pick Up point
Apoio ao Comércio a Local
Dinamização de diversas iniciativas de apoio ao Comércio Local: Concursos Gastronómicos, Concurso de Montras, Feiras temáticas
Campanhas digitais de divulgação do Comércio Local da freguesia – 35 vídeos comércio local, 400 posts de divulgação, instalação de um quiosque digital na Estrada de Benfica com divulgação comércio local;
• App “Bairro de Benfica” com diretório de lojas de comércio local
• Isenção de taxas de licenciamento e de ocupação de espaço público (esplanadas e publicidade) durante a pandemia, no valor de mais de 80 mil euros
• programa de apoio à restauração com vouchers para famílias carenciadas, no valor de mais de 21 mil euros
• Implementação da Rua Verde na Rua Cláudio Nunes, com criação de espaço pedonal no troço entre a R. Ernesto Silva e a Estrada de Benfica, criando mais espaço para esplanadas e comércio local
• Aumento de 130 esplanadas na freguesia
Novas Creches
• Rua General Morais Sarmento integrada no Novo Centro Intergeracional de Benfica
• Rua Marechal
2 NOVOS EQUIPAMENTOS DE PROXIMIDADE
O envelhecimento ativo e saudável, o apoio à população sénior e o apoio às novas famílias de Benfica são desde sempre uma prioridade desta equipa. Conseguimos este ano avançar a construção do Centro Intergeracional de Benfica, na Rua General Morais Sarmento, bem como a nova Unidade de Saúde Familiar do Fonte Nova e quatro novas creches.
MAIS MOBILIDADE

A mobilidade é cada vez mais um desafio das cidades modernas. Nos últimos anos temos vindo a mudar o paradigma, adequando a oferta de transporte público e criando soluções de mobilidade sustentável, que permitam reduzir a dependência do transporte individual.
Criação da Carreira de Bairro
• Nova Carreira de Bairro 70B

• Linha circular entre o Colégio Militar e o Bairro da Boavista
• Possibilita a ligação dos Bairros a diversas infraestruturas como escolas, mercado, estação de metro e de comboios
• 25 mil passageiros/mês
• Complemento à rede de carreiras já existente
Novo Centro Intergeracional
Criação de novas ciclovias
MAIS E MELHOR ESCOLA
VIVER EM BENFICA
Com o objetivo de atrair para Benfica jovens famílias, temos vindo a criar melhores condições, para que estas se possam fixar na freguesia. Assim está em fase de concurso público a construção de 459 casas renda acessível, foram já entregues 95 novas habitações no Bairro da Boavista e estão em fase de construção mais 90. Criámos programas de apoio à parentalidade e primeira infância e estamos a alargar a rede de creches e jardins de infância, garantindo assim às jovens famílias o acesso a melhores condições nesta fase inicial e crucial da sua vida.
Habitação a preços acessíveis
Jardim de Infância nº1
• Requalificação total com redimensionamento das salas
• Cobertura do acesso ao interior
• Remodelação total de cozinhas e casas de banho


• Investimento total de 2 milhões de euros
• A iniciar no segundo semestre de 2021
Novas Habitações Municipais no Bairro da Boavista • 95 novas habitações entregues para substituição das antigas casas de alvenaria

90 novos fogos de habitação em construção
• Casas da nova geração, evolutivas, sustentáveis e eficientes energeticamente que garantem melhores condições e dignidade a todos os aqueles que vivem em habitações municipais

Programas de Apoio à Parentalidade – Baby Stuff
• Projeto único e inovador, de apoio à parentalidade com diversas medidas implementadas ou em fase de implementação
• Recolha e redistribuição de bens da primeira infância com o objetivo combater o desperdício, promovendo a reutilização destes artigos, de forma totalmente gratuita
• Mais de 1850 artigos doados e mais de 5000 produtos alimentares distribuídos a bebés de famílias mais vulneráveis
• 98 famílias apoiadas
• Aula adaptação ao Meio Aquático
• Outras medidas de apoio à parentalidade: cursos de preparação para o parto, Consultas de aleitamento e nutrição, Consultas avaliação psicomotora do bebé, Programas de formação parental, Ginástica pós-parto, Bolsa de baby sitters, Atividades de música e movimento corporal para bebés
Educação Digital
uma candidatura ao EEAGrants, com a duração de 2 anos •Intervenção de arte urbana sobre a temática da igualdade no acesso á prática desportiva, no Ringue do calhariz
•
CULTURA EM BENFICA
A Junta de Freguesia de Benfica tem vindo a apostar nos últimos anos na criação de uma programação cultural diversificada e de excelência eminentemente gratuita, que coloque o bairro na vanguarda das propostas culturais da cidade de Lisboa.

Com uma estratégia de eventos de rua em vários locais da freguesia, proporcionámos a toda a comunidade o acesso gratuito e próximo a propostas culturais de grande qualidade.
Estes anos foram de afirmação de Benfica no panorama cultural da cidade, provando que a disponibilização de programação cultural de relevo é um imperativo moral de uma autarquia moderna que tenha orgulho nas suas tradições, raízes e gentes.

Requalificação do Património Histórico e de Espaços Culturais
•
•

•
Grandes Eventos
• Junta-te ao Jazz (Maria João, Ibrahim Ferrer Jr., Cristina Branco, Jacquie Naylor, Miguel Nuñez, Luísa Sobral, Hailey Tuck)
• Comemorações do 25 de abril (Fernando Tordo, Camané, Paulo de Carvalho, Teresa Salgueiro)
ESPAÇOS VERDES
Cuidar dos espaços verdes tem sido uma das prioridades que a Junta de Freguesia de Benfica assumiu nos últimos anos. Com o objetivo de oferecer à população de Benfica áreas de convívio, lazer e atividades desportivas, criámos e requalificámos jardins, dotando-os de melhores condições para usufruto das famílias. Criámos também parques caninos e zonas verdes com equipamentos desportivos.
Parque Silva Porto
• Instalação do 1º Pombal Contracetivo
• Construção de Parque Canino
• Substituição do piso do Parque infantil

Restauração do gradeamento e portões centenários e recuperação de chalet estilo art nouveu, devolvendo-lhes a dignidade de outrora, instalação de percurso escultórico sobre a história da BD portuguesa em parceria com a BDteca de Lisboa (2º semestre de 2021)

Requalificação de Jardins
• Novo Jardim do Charquinho: instalação de pérgula, mesas e cadeiras, equipamentos de fitness e mesa de teqball e requalificação de caminhos interiores
• Jardim das Garridas no Bairro de Santa Cruz: requalificação de caminhos existentes, colocação de equipamentos de fitness, mesas de merendas e jogos, bebedouro e pérgulas
• Jardim Sustentável: colocação pérgula, mesas de jogos e cadeiras
• Jardim do Mercado de Benfica, requalificação da pista de tartan e colocação de nova iluminação na pérgula existente (a iniciar no 2º semestre de 2021)
Requalificação de Terrenos Expetantes

• Rua Nossa Senhora do Amparo: criação de parque de estacionamento com 111 lugares, com iluminação autossuficiente, melhoria das condições de acessibilidade, mobilidade, segurança rodoviária e de circulação pedonal
• Estrada do Calhariz de Benfica: construção de novo jardim dando lugar ao Jardim do Calhariz Novo, com aumento da oferta de estacionamento (18.100m2 área de intervenção)
• Rua Comandante Enrique Maya: requalificação do terreno baldio de cerca de 3000m2, com criação de caminhos pedonais e de zona de estacionamento informal com cerca de 20 lugares
• Estrada A-da-Maia, requalificação de terreno baldio de 7200 m2 para estacionamento com 91 lugares
• Rua da Venezuela, requalificação do terreno expectante com criação de caminho pedonal com árvores de citrinos (obra a iniciar no 2ª semestre de 2021)
Novos Parques Caninos
• Quinta da Granja
• Praça do Fonte Nova
• Jardim do Calhariz Novo
• Bairro das Pedralvas (a iniciar no 2º semestre de 2021)
Rega Automática
•Colocação de regra automática nos Jardins do Bairro do Charquinho e das Pedralvas
Benfica Green Steps
• Criação de circuito pedonal circular com 15 pontos de interesse arbóreo, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do património arbóreo de Benfica.
AMBIENTE
A limpeza do espaço público tem um papel preponderante na qualidade de vida dos cidadãos, por isso, a Junta de Freguesia de Benfica tem vindo a investir não apenas na melhoria dos sistemas de recolha de resíduos, mas também na colocação de ecopontos enterrados, de grande capacidade, em locais estratégicos da freguesia, no reforço dos meios mecânicos de limpeza e varredura das ruas. Também para minimizar os impactos ambientais, apostamos numa cada vez maior eficiência energética dos nossos edifícios, através de investimentos em sistemas com consumos energéticos sustentáveis.
Eco-ilhas Subterrâneas
• 25 eco-ilhas subterrâneas de grande capacidade instaladas em zonas estratégicas da freguesia
Limpeza e varredura
• Reforço em 30% dos cantoneiros
• Reforço dos meios mecânicos de limpeza e varredura: 2 varredoras, 1 trator debulhadora, 2 carrinhas de apoio à recolha de monos
• Campanhas de sensibilização para recolha de beatas


DESPORTO
O desporto é fundamental para a promoção do bem-estar e da saúde. Na procura de um estilo de vida saudável, a prática de atividade física exterior, de forma informal, é cada vez mais uma preferência das famílias.
Nos últimos 4 anos o número de infraestruturas e atividades desportivas disponibilizadas à população cresceu sustentadamente e desse crescimento resultou um aumento substancial do número de utentes dos Complexos desportivos de Benfica, bem como no número de participantes nas nossas atividades ao ar livre.

Novos Campos Jogos
• Novo Campo de Jogos do Calhariz Velho, campo de jogos informal, com tabelas de basquetebol e mesa de Teqball


• Requalificação do Ringue do Calhariz Novo, novo piso com intervenção de arte urbana, reparação e substituição das redes de vedação, colocação de novas tabelas de basquetebol e reparação dos muretes exteriores
• Reabilitação do Campo de Jogos Escola Secundária de Benfica, convertendo-o num campo para a prática de várias modalidades desportivas como voleibol, andebol, futsal e basquetebol. Colocação de pavimento em relva sintética, tabelas, balizas, mesa de teqball, iluminação e vedação com acesso.
FORMAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E EMPREGO
Uma das prioridades em Benfica nos últimos anos, tem sido a educação e a formação direcionadas para o emprego. Dada a aposta na qualificação de adultos para que possam melhorar as suas competências e garantir uma maior eficácia no seu desempenho, a Junta de Freguesia de Benfica criou um centro de formação com o objetivo de desempenhar um papel ativo no desenvolvimento de competências, aumento de qualificação e criação efetiva de emprego.
Nestes últimos 4 anos, abrimos um Centro de formação Qualifica, o primeiro do país entregue a uma Junta de Freguesia, com certificação DGERT.
Formup Benfica
• Cursos de curta duração, altamente especializados e de elevado teor prático
• Realizámos 74 cursos, em que participaram 1589 formandos,
Reciclagem
Centro de Formação Qualifica
Programa vocacionado para o aumento da qualificação e empregabilidade de adultos através da melhoria dos níveis de educação e formação
Destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procurem uma qualificação ou a jovens que não se encontrem a estudar ou que não estejam inseridos no mercado de trabalho

940 pessoas inscritas
encaminhados para uma qualificação escolar
encaminhados para uma qualificação profissional
pessoas em processos RVCC concluídos ou em curso
Benfica Central
• Escola José Salvado Sampaio: Requalificação da zona de recreio e parque infantil e criação de espaço multiusos coberto
• Abertura de um Espaço do Cidadão no edifício da Junta de Freguesia de Benfica
• Melhoria das condições de acessibilidade, mobilidade, segurança rodoviária e circulação pedonal na Av. Grão Vasco e Nossa Senhora do Amparo, com a adaptação das passagens de peões existentes a pessoas com mobilidade condicionada;

• Reperfilamento e substituição da iluminação pública da Rua República Peruana;
• Substituição integral do pavimento do Parque infantil da Rua da República Peruana;
• Renovação do Auditório Carlos Paredes;

• Requalificação do Centro Clinico;
• Substituição do sistema de iluminação para led, para maior eficiência energética no Mercado de Benfica e Ringue António Livramento
• Requalificação da cobertura da zona exterior do Mercado de Benfica
• Requalificação do acesso á praceta Nina Marques Pereira

• Requalificação do acesso á rua André Resende
• Nova cobertura da pérgola do jardim do mercado
• Requalificação Mercado de Benfica – Em concurso público



• Novo Centro Intergeracional de BenficaObra a iniciar no 2ª semestre 2021;
• Arte urbana - Mural campo da feiteira (R. Emília das Neves) 2º semestre 2021
• Requalificação das calçadas na zona do chafariz e Igreja de Benfica - 2º semestre de 2021
Avenida Gomes Pereira

• Reconstrução do arrumamento e repavimentação total
• Requalificação das caldeiras das árvores
• Requalificação de passeios
• Renovação total da rede de saneamento no subsolo
• Recuperação de muros e base pedestal da estátua na Praça Dr. Teixeira de Aragão
Edifício Sede Junta de Freguesia de Benfica

• Requalificação balneários da piscina; substituição e reparação do revestimento do tanque da piscina
• Substituição de revestimento de paredes interiores no cais da piscina; manutenção de pavimentos de balneários e receção, melhoria da iluminação da receção e bar
• Renovação do espaço de atendimento - Novo Espaço Cidadão
• Pintura da fachada
• Colocação de plataforma elevatória na entrada da sede
• Adaptação e melhorias das acessibilidade, segurança, e melhoramentos interiores que permitem garantir melhorias na sua funcionalidade para acomodar as várias competências delegadas

• Otimização dos sistemas de deteção de incêndio, de AVAC e de iluminação
• Substituição do sistema de iluminação para led, para eficiência energética
Palácio Baldaya
• Inauguração de espaço de cowork
• Colocação de plataformas elevatórias e novos elevadores
• Requalificação dos caminhos do Jardim para mobilidade universal;
• Colocação de portões e vedações nos limites do jardim colocação de CCT
• Colocação de portas de vidro com sistema de controlo de acessos na zona de cowork e biblioteca, para segurança dos utilizadores
• Aplicação de películas de proteção térmica nas janelas com maior exposição solar;
• Colocação de mobiliário urbano reciclado
Estrada A-da-Maia

. Criação de novo parque de estacionamento com 91 lugares requalificando o terreno baldio com 7200m2
• Pavimentação e renovação da rede de saneamento no subsolo
Estacionamento Nossa Senhora do Amparo
• Criação de parque de estacionamento com 111 lugares Instalação de iluminação autossuficiente melhoria das condições de acessibilidade, mobilidade, segurança rodoviária e de circulação pedonal. Obra a iniciar no 2ª semestre 2021
Novo jardim Carlos Consiglieri

• Requalificação de terreno baldio para criação de jardim entre a rua Jorge Barradas e a rua Cláudio Nunes
• Criação de anfiteatro ao ar livre, campo de jogos zona de estadia e equipamentos infantis
• Criação de caminhos pedonais
Edifício Portas de Benfica
• Recuperação e requalificação do edifício dos Castelos enquanto marco histórico de entrada na cidade de Lisboa

• Adaptação dos interiores para salas de formação, eventos, reuniões e serviços à comunidade
Rua Comandante Enrique Maya
• Requalificação do terreno baldio de cerca de 3000m2
• Criação de caminhos pedonais
• Criação de zona de estacionamento informal com cerca de 20 lugares


Rua Cláudio Nunes
Implementação da Rua Verde
• Criação de Espaço Pedonal no troço entre a R. Ernesto Silva e a Estrada de Benfica
• Mais espaço para esplanadas e comércio local

• Mobiliário exterior feito de material reciclado
Rua 3 do Bairro das Pedralvas
• Construção do Parque Infantil inclusivo com equipamentos para crianças com mobilidade reduzida, colocação de vedação e pavimento

• Colocação de rega automática nos jardins
Requalificação total Escola Jorge Barradas
• Criação de um núcleo de ensino pré-escolar com capacidade para três salas de atividade,
• Ampliação de espaços interiores e exteriores para a prática da atividade física
• Ampliação da cozinha e refeitório e novos espaços de lazer e recreio.
• Requalificação do largo adjacente
Medidas acalmia tráfego e nova iluminação pública no Bairro das Pedralvas
. Requalificação de 20 passadeiras com o objetivo de as adaptar, eliminando de obstáculos, irregularidades e descontinuidades, melhorando assim as condições de acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida.
• Nova iluminação pública led
Benfica Norte
•Requalificação do pavimento da Calçada do Tojal
•Pintura dos muros do cemitério de Benfica
• Nova iluminação pública e melhoria das acessibilidades
• Colocação de eco-ilhas subterrâneas
• Repavimentação da Estrada de Benfica

• Reparação do pavimento do Parque infantil do Eucaliptal de Benfica
• Substituição integral do pavimento do Parque infantil da Rua Lucília Simões


• Colocação de rega automática nos jardins do bairro das Pedralvas
• Novo parque canino e campo desportivo no bairro das Pedralvas (traseiras R. Alm. Campos Rodrigues)
• Requalificação das calçadas na praça do Jardim das Oliveiras (Av do Uruguai) - 2º semestre de 2021
Requalificação da Praça Fonte Nova
• Recuperação do antigo parque de estacionamento, sob viaduto transformando-o numa zona de lazer
• Criação de Parque Canino
• Distinguida prémio FAD 2018 de Cidade e Paisagem
• Criação de ciclovia
Ringue do Calhariz Novo
• Requalificação do piso
• Reparação e substituição das redes de vedação
• Substituição das tabelas de basquetebol e reparação dos muretes
• “Cara ou Coroa” - pintura de Arte Urbana no piso
Requalificação arruamentos Calhariz Novo
• Repavimentação e reparação de calçadas na R. Pery de Linde, R. Manuel Correia Gomes, R. José Purificação Chaves e R. José dos Santos Pereira
• Reperfilamento com regularização de estacionamento na via central da R. José dos Santos Pereira
• Criação de parque infantil e instalação de equipamentos street workout na R. Tenente Coronel Ribeiro dos Reis
Obra a iniciar 2º semestre 2021
Colégio Militar, Fonte Nova e Calhariz Novo

• Colocação de eco-ilhas subterrâneas
• Rua João de Barros: requalificação de arruamentos, com pavimentação, sinalização vertical e horizontal e reordenamento do estacionamento com criação de 17 novos lugares de estacionamento
• Requalificação da Rua Professor Santos Lucas com reordenamento do estacionamento no eixo central, criação de 83 novos lugares de estacionamento, e requalificação de Espaços Verdes
• Requalificação Rua José Marinho, com repavimentação e alteração dos sentidos de trânsito
• Criação de 3 parques caninos no Jardim do Calhariz Novo, Praça do Fonte Nova e Quinta da Granja


• Jardim Infantil nº1 com intervenções de manutenção diversas, requalificação de pavimentos interiores e exteriores no JI e pavilhão
• Requalificação Total Jardim de Infância nº1obra a iniciar nas férias de verão 2021
• instalação de equipamentos street workout na Quinta da Granja - 2º semestre 2021
• Nova creche da R. José Rodrigues Migueis 2º semestre 2021
Jardim do Calhariz Novo
• Requalificação do antigo talude da Estrada do Calhariz de Benfica e ordenamento paisagístico
• Criação de nova zona verde de lazer com equipamentos de fitness, zonas de estadia, percursos pedonais e parque canino.

• Repavimentação do Pavimento e criação de uma ligação pedonal entre a área de Saúde do Fonte Nova e a Estrada do Calhariz de Benfica
• Colocação de parque infantil a decorrer no 3º trimestre 2021
Novo Campo de Jogos Escola Secundária de Benfica

• Reabilitação de antigo campo de jogos convertendo-o num campo para a prática de várias modalidades desportivas como voleibol, andebol, futsal e basquetebol
• Colocação de pavimento em relva sintética, tabelas, balizas, mesa de teqball, iluminação e vedação com acesso

Nova unidade de Saúde Familiar Fonte Nova
• Prevê uma Unidade de Saúde (US), uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) que permitirá aumentar a oferta existente ao nível da promoção da saúde, prevenção da doença e prestação de serviços especializados como consultas de Nutrição, Psicologia, Saúde Oral, Terapia da Fala entre outras
• Dará resposta a mais de 30 mil utentes residentes na freguesia de Benfica
• O edifício ocupará uma área bruta de cerca de 1.700m2 e será ladeado por dois novos parques de estacionamento, com acesso pela Estrada do Calhariz de Benfica, e pela Rua Tenente Coronel Ribeiro dos Reis
• Obra em curso na Rua Tenente-Coronel Ribeiro dos Reis
• Estacionamento junto à escola secundária de Benfica
Renda Acessível na Av. Marechal Teixeira Rebelo
• Construção de 459 habitações no âmbito do Programa Renda Acessível
• 8 edifícios destinados maioritariamente ao uso habitacional,

• Com espaços comerciais e serviços.
• Creche e Jardim Infantil
• Concurso público relativo à obra a decorrer
Bairro do Charquinho
• Criação de uma saída a norte do bairro, melhorando as condições de acessibilidade, mobilidade, segurança rodoviária e circulação pedonal na Rua Manuel Múrias com a Rua Quinta do Charquinho
• Colocação de rega automática nos jardins do bairro
• Colocação de 8 Eco-Ilhas Subterrâneas
• Colocação de Corrimãos de Acesso e guardas metálicas para melhorar as condições de segurança, mobilidade e qualidade de vida da população, especialmente a mais idosa
• Requalificação do parque infantil

• Requalificação caminho pedonal circundante à Quinta da Granja entre a Av. de Uruguai e o terminal da Av.Colégio Militar
•
Rua Joaquim Manso
• Requalificação do arruamento com criação de 17 novos lugares de estacionamento
• Valorização dos espaços verdes, com a colocação de um novo tapete de relva e sebe para separação entre o estacionamento e a zona verde

Jardim do Charquinho
• Requalificação de caminhos interiores
• Colocação de equipamentos de fitness
• Criação de zona de estadia com mesas e bancos
• Colocação de mesa de ping pong e mesa de teqball
Nova ciclovia Av. Marechal Teixeira Rebelo - obra em cursoBairro de Santa Cruz e Calhariz velho

• Requalificação da Rua da Buraca, com a criação de 14 lugares de estacionamento, ordenamento paisagístico, reparação de calçadas e colocação de guardas de proteção na zona de restauração
• Requalificação do Jardim Sustentável com colocação de duas mesas de jogos e respetivas cadeiras
• Novo Elevador de acesso à Estação de Benfica
• Colocação de Eco-Ilhas Subterrâneas

•Instalação de Pombal contracetivo e substituição do pavimento do parque infantil do Parque Silva Porto



• Recuperação dos portões, instalação percurso escultórico e requalificação de W.C histórico no Parque Silva Porto - 2º semestre 2021
• Nova ciclovia entre rotunda Pina Manique e R. Carolina Michaelis com melhoria nas ligações ao Monsanto 2º semestre 2021
• Instalação de lombas redutoras de velocidade R. da Casquilha 2º semestre 2021
Novo Parque de Estacionamento Caminho da Feiteira
(Traseiras da rua da Venezuela)
• Criação de 90 novos lugares de estacionamento
• Melhoria de percursos pedonais, sinalização e iluminação pública
• Requalificação do terreno expectante com criação de caminho pedonal com árvores de citrinos obra a iniciar no 2ª semestre de 2021
Estrada da Buraca
• Melhoria das condições de acessibilidade e circulação pedonal
• Requalificação das calçadas em frente aos restaurantes “O Batista” e “Panças”
• Colocação de uma guarda de proteção
• Implementação de uma passadeira acessível
Requalificação dos Jardins das Garridas no Bairro de Santa Cruz
• Requalificação de caminhos existentes
• Criação de uma zona de estadia e lazer com bancos de jardim, mesas para merendas e/ou jogos, uma pérgula, um bebedouro
• Colocação de equipamentos de fitness
Requalificação de arruamentos no Bairro de Sta. Cruz
Campo Jogos Calhariz Velho

• Criação de campo de jogos informal, com tabelas de basquetebol e mesa de Teqball
• Criação de zona de lazer com pérgula mesas e cadeiras
• Formalização de 32 lugares de estacionamento

• Construção de novos passeios de ligação do Bairro do Calhariz á estação de comboios
Requalificação do Largo do Calhariz Velho
• Recuperação da calçada histórica do adro da Igreja de S. Martinho de Dume
• Requalificação da escadaria de acesso ao largo
• Pintura de muretes
• Repavimentação das Ruas: Comandante Augusto Cardoso, Maestro Raúl Ferrão, Actor Alves da Cunha, Actor Nascimento Fernandes, do Parque, Actor Vasco Santana, Actor Estevão Amarante, Doutor José Alberto de Faria, Jaime Brasil, Helena de Aragão
• Reparação de calçadas, substituição de arvoredo, reparação de caldeiras e novo mobiliário urbano na Rua Comandante Augusto Cardoso
Obra a iniciar 2º semestre 2021
Bairro da Boavista e Monsanto
• Criação de 1 novo parque infantil
• Requalificação de 2 parques infantis
• Melhoria da acessibilidade pedonal da Rotunda de Pina Manique;
• Criação de passeios pedonais entre o Bairro da Boavista e Benfica;

• Requalificação de passadeiras e passeios
• Implementação dos projetos padaria comunitária, cozinha comunitária. Lavadaria comunitária, sala de formação multiusos e novo estudio de som, a implementar no 2º semestre 2021


• Instalação de Escola Provisória no Bairro da Boavista com salas de aula climatizadas, campo de jogos, parques infantis e sala para alunos multideficiências.



• Criação de um corredor verde, com ciclovia entre o Parque de Campismo, com ligação a Monsanto e Carolina Michaelis (obra em curso)
• Reabilitação da pista de Radiomodelismo do Monsanto e construção da cafetaria de apoio
• Instalação de lombas redutoras de velocidade R. Rainha D. Brites e R. Rainha D. Catarina
Novas Habitações Municipais Bairro da Boavista
• Construção de 185 novos fogos de habitação para substituição das antigas casas de alvenaria
• Casas da nova geração, evolutivas, sustentáveis e eficientes energeticamente
Requalificação do Pavilhão da Boavista
• Reparação de patologias nas coberturas, claraboias, caleiras, fissuras de paredes exteriores
• Substituição do pavimento desportivo
• Remodelação e união da zona de receções
Nova Escola Arquiteto Ribeiro Telles
• Implantação numa área que amplia o atual lote escolar, em mais de 10.000 m2
• 3 salas para jardim de infância, 8 salas de 1º ciclo e uma futura creche
• Anfiteatro
• Instalações para a Orquestra Geração

• Recreio verde - integrando o recinto escolar na área do parque florestal de Monsanto
Criação de Parque Street workout
• Criação de zona uma zona de lazer

• Colocação de equipamento de crossfit, parque de merendas e equipamento infantil
Nova Igreja do Bairro da Boavista
• Construção da nova igreja, duas capelas mortuárias na Boavista, salão paroquial, sala multiusos (obra a iniciar 2º semestre 2021)
• Campo de jogos exterior
• Sala Snoezelen para alunos com necessidades educativas especiais.
• Obra em curso
