

BENFICA EM NÚMEROS
12
oleões inteligentes em Benfica
80
caixas com artigos de higiene para bebé recolhidas em campanha solidária B.Box


50º
aniversário Mercado de Benfica
8º
encontro do ciclo de encontros do núcleo de saúde mental

Palcos no Junta-te à dança, em versão online
BARÓMETRO DE BENFICA
COMUNIDADE DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA E TRANSFOBIA
Para assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia, que se assinalou a 17 de maio, foi hasteada a bandeira arco-íris na sede da Junta de Freguesia de Benfica. Uma iniciativa aprovada em Assembleia de Freguesia e que pretendeu afirmar Benfica como uma freguesia de tolerância zero a todas as formas de discriminação e violência.


A comemoração, a 17 de maio, marca a data em que a Organização Mundial de Saúde, em 1990, retirou a homossexualidade da classificação

DIREITOS SOCIAIS BENFICA ASSINALA MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA

Para assinalar o mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que se comemora em abril, a Junta de Freguesia de Benfica e o Projeto NO! associaram-se à Campanha Laço Azul, promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
O objetivo foi sensibilizar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal, física e psicológica.


estatística internacional de doenças e problemas relacionados com a saúde. Benfica é uma freguesia de liberdade e tolerância, respeitadora dos direitos e opções individuais, e continuará a promover iniciativas para fomentar a igualdade e o respeito entre todos dentro da nossa comunidade!
As turmas dos Jardins de Infância das Escolas Pedro de Santarém, Arq. Gonçalo Ribeiro Telles e Jardim de infância nº 1 construíram laços humanos, respeitando as regras relacionadas com a COVID-19 e estipuladas pela DGS.
O Projeto NO! pretende continuar a lutar contra a discriminação e desigualdade de género, em estreita relação com diferentes entidades, educando a comunidade.
Obrigada a todos os que participaram nesta iniciativa simbólica!
concertos na iniciativa “Sons Maio” no Palácio Baldaya
3371
utentes por mês no Complexo Desportivo de Benfica
28110
refeições sociais entregues ao domicílio no último ano
930
crianças inscritas nos programas de férias de verão na CAF/AAAF
15.000€
de apoios a fundo perdido para comércio e restauração no programa Lisboa Protege
BENFICA, UM BAIRRO QUE CUIDA DOS ESTADOS DE ALMA
O tempo que vivemos, sublinhou a importância do imaterial, da solidariedade, dos afetos e do trabalho de proximidade, em rede, para mobilizar respostas para as pessoas.
O Bairro de Benfica é hoje um bairro com mais alma, que sabe conciliar a memória do seu património com as vivências atuais, as tradições com as inovações, o imaterial com as intervenções concretas de valorização do espaço público e das respostas à população, num quadro de proximidade, de diversidade e de dinâmicas que reforçam a nossa identidade como comunidade. É esse o sentido do nosso trabalho de valorização das tradições e dos pilares fundamentais do quotidiano, alguns com um longo trajeto de serviço à comunidade, como acontece com o Mercado de Benfica, a festejar meio século de vida, ou com a riqueza da oferta do nosso comércio local, que apoiámos neste tempo de grande exigência.
Da mesma forma que valorizamos o passado e o presente para a construção de um futuro ainda melhor, procuramos gerar espaços e oportunidades para as diferentes necessidades, gostos e ambições da população. É essa visão integrada do Bairro de Benfica que está presente na aposta em espaços verdes e de atividades desportivas informais presentes no território, nas atividades orientadas para a saúde e o bem-estar ou no investimento em ideias, projetos e iniciativas intergeracionais.
O Bairro conta como um todo, com atenções especiais aos mais jovens, aos que estão em situação de maior fragilidade e aos que têm maior experiência de vida, a nossa população sénior.
Todos contam, todos são importantes, quando disponibilizamos programas que valorizam a sabedoria da população sénior, o envelhecimento ativo e o acesso a oportunidades fundamentais para a qualidade de vida.
Todos contam, todos são importantes, quando investimos na concretização de respostas que reforçam o percurso pedagógico e de crescimento das nossas crianças e jovens, as interações com as comunidades educativas e as políticas orientadas para a juventude, da

participação cívica – orçamento participativo jovemao lazer.
Apostar nas pessoas, no seu bem-estar, conforto e equilíbrio como partes ativas de uma comunidade é sempre uma boa opção. Pode não ser tão visível como qualquer obra física, mas é a aposta que faz a diferença na alma e nas dinâmicas de um território.
Depois dos picos da pandemia, dos confinamentos e dos isolamentos, nunca foi tão importante cuidar dos estados de alma. Isso passa pelas questões de saúde, de resposta aos riscos que o isolamento e as limitações implicaram, mas também pela reposição gradual de dinâmicas importantes para cada um e para a comunidade. Um desafio que enfrentamos com a confiança e a esperança no contributo individual de respeito pelas regras de proteção individual e pelas normas adotadas para as interações comunitárias.
Voltar a viver e a conviver é um imperativo de equilíbrio e de bem-estar, de promoção de bons estados de alma, que devemos prosseguir, em segurança.
É cuidar dos estados de alma, relançar a atividade cultural do Bairro, no Palácio Baldaya, no Auditório Carlos Paredes e noutros palcos da expressão criativa do território, mantendo a firmeza do apoio aos agentes culturais como protagonistas essenciais das dinâmicas de Benfica, nas diversas expressões de talento. A cultura está de volta à sua expressão presencial, de acordo com as regras da DGS, porque no plano digital, no Bairro, nunca deixou de estar presente e de ser apoiada.
Ao longo destes meses, fizemos sempre questão de apoiar a cultura e os agentes culturais, porque são parte fundamental da vida do Bairro, da sua identidade e da sua afirmação como espaço de vivências positivas, de experiências marcantes e de qualidade de vida.
O Bairro de Benfica, que regressa nas suas dinâmicas, mantém assim o desafio de sempre de responder ao quotidiano, com as soluções de sempre, de continuar a concretizar soluções para o quadro da pandemia e de impulsionar a retoma das dinâmicas da comunidade, o esforço de recuperação de quem esteve condicionado
Apostar nas pessoas, no seu bem-estar, conforto e equilíbrio como partes ativas de uma comunidade é sempre uma boa opção. Pode não ser tão visível como qualquer obra física, mas é a aposta que faz a diferença na alma e nas dinâmicas de um território.
e a emergência de novas realidades. Como sempre, estamos cá para continuar a responder e a cuidar dos estados de alma do Bairro de Benfica. Ainda que nem sempre seja visível, sente-se.
Presidente da Junta de Freguesia de Benfica
Foram inauguradas, no passado dia 7 de maio, duas obras importantes na zona do Calhariz! Em primeiro lugar, o jardim do Calhariz Novo, após as obras de requalificação que transformaram este espaço e lhe deram uma nova vida. Até há pouco tempo, apenas existiam neste local hortas abandonadas e entulho, mas agora esta é uma zona verde de lazer com equipamentos de fitness, zonas de estadia, percursos pedonais e um parque canino.
Situado na Estrada do Calhariz, este novo jardim do Bairro de Benfica integra o Corredor Verde Periférico de ligação a Monsanto, e pode agora ser desfrutado por todos. Esta foi uma intervenção financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia de Benfica. Já no Campo de Jogos do Calhariz, foi inaugurado um novo projeto de arte urbana intitulado “Cara ou Coroa”, que pretende valorizar o espaço urbano e difundir valores de fair play e igualdade de género.
Da autoria dos artistas Edis One e Pariz One, a iniciativa está inserida no projeto “NO”, que combate a discriminação e a violência doméstica na freguesia, com a colaboração de diferentes entidades, educando e promovendo uma mudança de mentalidades.


Um projeto promovido com o apoio da Galeria de Arte Urbana e da Câmara Municipal de Lisboa. O Campo de Jogos foi também, recentemente, alvo de requalificação, também financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia de Benfica.



As duas cerimónias de inauguração contaram com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina e do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques.
Foram instalados oito novos oleões em Benfica, no âmbito de uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa. Estes novos equipamentos permitem aumentar a rede de recolha de óleo alimentar na cidade, e têm uma tecnologia inteligente. Os munícipes podem descobrir a localização do oleão mais próximo e saber, em tempo real, o seu nível de enchimento. Para que tal seja possível, é necessário ter instalada a aplicação “RENO”, concebida para permitir essa funcionalidade. Pode também registar-se através da plataforma www.reno.pt.

Com esta instalação e também com a substituição dos oleões antigos por equipamentos inteligentes, Benfica tem agora um total de 12 locais para a correta deposição do óleo alimentar, permitindo criar uma maior proximidade e facilidade para que a população de Benfica possa contribuir para o correto encaminhamento destes resíduos.

Fique a saber onde se localiza o oleão mais próximo da sua casa! Em Benfica, pode encontrá-los na Rua Olivério Serpa, Alameda Padre Álvaro Proença, Avenida Gomes Pereira, Avenida Grão Vasco, Estrada dos Arneiros, Rua das Pedralvas, Rua Engenheiro Paulo Barros, Rua Jorge Barradas, Estrada do Calhariz de Benfica, Rua Quinta do Charquinho, Rua República da Bolívia e, finalmente, na Rua das Magnólias.
No próximo dia 28 de maio, em cerimónia a realizar no Palácio Baldaya com a presença de inúmeras entidades locais e da cidade de Lisboa, é lançado o livro “Coletividades de Lisboa – Freguesia de Benfica“.
Da autoria de Maria João Figueiroa Rego, a obra é o quinto volume do projeto editorial “Coletividades de Lisboa” iniciado em 2006 pela Câmara Municipal de Lisboa, e é o resultado de três anos de trabalho da autora, com o apoio das equipas da Junta de Freguesia de Benfica, no levantamento exaustivo sobre o movimento associativo em Benfica desde finais do século XIX até aos nossos dias com especial enfoque no legado histórico, cultural, social e desportivo que as coletividades e associações de Benfica, algumas delas com mais de cem anos de existência, possuem.
Uma obra indispensável para todos os que procuram saber mais sobre a nossa Freguesia e as nossas gentes.
Estão em fase de conclusão as obras para criação de um novo parque desportivo, no bairro do Calhariz!
A empreitada deverá estar terminada no final deste mês de maio, naquela que é uma intervenção financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia de Benfica. Trata-se de um campo de jogos informal, com tabelas de basquetebol e uma mesa de Teqball, além de uma zona de lazer com mesas, cadeiras e uma pérgula para criar uma área de sombra. Esta empreitada permitiu, ainda, a formalização de 32 lugares de estacionamento e a construção de novos passeios de ligação do Bairro do Calhariz à Estação de Benfica.

JARDINS DE BENFICA ESTÃO A GANHAR UMA NOVA VIDA
Estão concluídas as requalificações do Jardim do Charquinho e do Jardim Sustentável e Jardim da Rua das Garridas, no Bairro de Santa Cruz.
O grande objetivo é criar melhores condições para que as famílias usufruam destes espaços verdes no Bairro de Benfica.

No Charquinho, foram alvo de intervenção os caminhos interiores do jardim, além de terem sido colocados equipamentos de fitness, mesas de merendas e jogos com bancos, bebedouro, uma mesa de ping pong e uma mesa de teqball, para que este espaço possa ser mais vivido pelos moradores do bairro.

No Jardim de Santa Cruz foram requalificados os caminhos existentes, e criada uma zona de estadia e lazer com bancos de jardim, mesas para merendas e jogos, uma pérgula, um bebedouro e novos equipamentos de fitness, para uma maior utilização do espaço por toda a família.
No Jardim Sustentável foram colocadas duas mesas de jogos e respetivas cadeiras para promover um local de permanência e utilização do jardim, dando resposta a um pedido da Associação de Moradores do Bairro.
Estas intervenções, financiadas pela Câmara Municipal de Lisboa e executadas pela Junta de Freguesia de Benfica, dão nova vida aos jardins e espaços verdes de Benfica, com zonas de lazer, que convidam a um piquenique ou a um passeio de família.
Viva mais o nosso Bairro de Benfica!
A Junta de Freguesia de Benfica promoveu uma campanha de recolha solidária, de artigos de higiene para bebé, e a iniciativa foi um sucesso!
A campanha B.Box conseguiu recolher mais de mil produtos de higiene para bebé, graças à generosidade de muitas pessoas, que entregaram artigos como fraldas, cremes, toalhitas, champôs, entre outros. Desta forma, foi possível construir cerca de 80 caixas com artigos de higiene para entrega a famílias carenciadas.

A recolha solidária aconteceu no dia 10 de maio, junto aos supermercados da Rua Nossa Senhora do Amparo, em mais uma iniciativa de apoio à parentalidade, no âmbito do projeto Baby Stuff, que tem vindo já a promover a economia circular e a reutilização de artigos da primeira infância, de que tantas famílias necessitam.
Estão também a ser preparadas outras iniciativas, desde cursos de preparação para o parto, consultas de aleitamento e nutrição, entre outras medidas.
Obrigada a todos os que contribuíram com o seu donativo!
ENCONTROS DO NÚCLEO DE SAÚDE MENTAL
Cerca de uma centena de pessoas participaram, no dia 28 de abril, no 8º encontro do Ciclo de Encontros do Núcleo de Saúde Mental, da Comissão Social da Freguesia, e que se debruçou sobre a problemática da violência doméstica. Um encontro online, com entrada livre, que contou com a participação do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques e como orador com o psicólogo da APAV, Dr. Daniel Cotrim, especialista nesta área Para além da partilha de informação, houve ainda espaço para o debate e para as questões por parte dos participantes.

Obrigada a todos os que marcaram presença neste encontro!
COMUNIDADE
A Junta de Freguesia de Benfica lançou o desafio para uma proposta criativa para um outdoor a colocar à entrada da freguesia, com o tema “Bem-vindos ao Bairro de Benfica”, e o Diogo Monteiro foi o grande vencedor deste concurso.
Obrigada ao Diogo mas também a todos os participantes que nos enviaram as suas ideias! Desta forma, é possível continuarmos a apostar na cultura e, na arte urbana no nosso bairro!
NOVO MURAL NO CENTRO PAROQUIAL DA NOSSA SENHORA DO AMPARO
Duas gerações estiveram unidas pelo mesmo desafio, a criação de um mural no âmbito das atividades intergeracionais do projeto + Ativo, promovido pelo Centro Social e Paroquial da Nossa Senhora do Amparo, em parceria com a Junta de Freguesia de Benfica.



O resultado final mostra que crianças e idosos estiveram empenhados e que a atividade foi concluída com sucesso. A criação deste mural contou também com a participação do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e do Padre Nuno Rosário Fernandes.
O projeto +Ativo foi criado em fevereiro de 2020 e pretende combater o isolamento e promover a melhoria da qualidade de vida dos seniores de Benfica, através de atividades intergeracionais, estimulação cognitiva e motora, uma rede de acompanhamento para idosos em risco e um banco de ajudas técnicas, que já está atualmente em funcionamento.
Este banco de ajudas técnicas promove a melhoria da qualidade de vida a pessoas com mobilidade condicionada, através da cedência de equipamentos que contribuam para a sua autonomia na realização das tarefas quotidianas. Destinado aos nossos residentes, é constituído por equipamentos e material ortopédico, como: camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos ou gruas de transferência, que a título de cedência temporária, visam apoiar pessoas isoladas ou inseridas em agregados familiares em situação de carência sócio económica e que simultaneamente se encontrem com perda ou diminuição de autonomia causada por problemas de saúde ou acidentes.
FORMAÇÃO

WORKSHOP “INOVAÇÃO EM TEMPOS COVID” PARA COMÉRCIO LOCAL
O Palácio Baldaya recebeu a 5 de maio o workshop “Inovação em tempos Covid”. Esta é mais uma iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica, na área da formação, totalmente gratuita, e também de apoio ao comércio local do nosso Bairro, uma vez que foi destinada a responsáveis e colaboradores de estabelecimentos no setor do comércio.
No contexto atual de pandemia, que veio demonstrar como tudo pode mudar de forma abrupta, as adversidades podem gerar excelentes oportunidades para inovar.
O que é a inovação, a forma como pode ser implementada nos negócios, além do esforço e resultados associados, foram algumas das questões em análise.
CULTURA Agenda cultural do Bairro de Benfica
A Agenda Cultural do Bairro de Benfica já foi distribuída e concentra a programação para os próximos meses, que não pode mesmo perder!

Há imensos eventos para descobrir, cumprindo todas as condições de segurança, pensada para todas as idades e estilos. Em Benfica, a cultura é segura. Esperamos por si!
A agenda cultural está disponível online em: www.jf-benfica.pt
“Bem vindos ao Bairro de Benfica”: Diogo Monteiro vence concurso
CLUBE CORRIDA E CAMINHADA ESTÁ DE REGRESSO
O Clube Corrida e Caminhada retomou a sua atividade, no passado dia 8 de maio, com a realização de uma caminhada em Monsanto. A primeira iniciativa, depois do confinamento, juntou cerca de duas dezenas de participantes, que durante algumas horas tiveram oportunidade de percorrer os trilhos deste verdadeiro “pulmão” de Benfica.
O ambiente foi animado e descontraído neste passeio, que contou com a presença da vogal da Junta de Freguesia de Benfica, Carla Rothes, e na parte final com o Presidente, Ricardo Marques.
O Clube Corrida e Caminhada é uma iniciativa semanal, gratuita, que decorre em vários percursos do Parque Florestal de Monsanto. Tendo em conta as restrições atuais, é necessário fazer uma inscrição prévia na atividade e as vagas são limitadas.
Os interessados devem enviar um email, para desporto@jf-benfica. pt, com o nome e a data de nascimento, entre 2ª feira e 5ª feira, na semana anterior à caminhada.
O ponto de encontro é às 9.30h no Complexo Desportivo de Benfica.
Participe! Venha passear connosco!
EDUCAÇÃO
ESCOLA PARQUE SILVA PORTO RECEBE TABULEIRO DE XADREZ GIGANTE!


A Escola Parque Silva Porto recebeu, no passado dia 13 de maio, um tabuleiro gigante de xadrez e acolheu uma sessão sobre as regras e objetivos deste jogo de tabuleiro.
Foram também entregues aos monitores da CAF (Componente de Apoio à Família) dois conjuntos de tabuleiros e peças de xadrez normais, numa iniciativa da ADRC Mata de Benfica, através de uma delegação composta pelo presidente da direção, Rui Henriques, e dois elementos da secção de xadrez, o treinador Henrique Galvão e a jogadora Camila Avelino. Na entrega, esteve também presente a vogal da Junta de Freguesia de Benfica, Carla Rothes.
Obrigada à ADRC Mata de Benfica pela generosidade e por incentivar o desporto juntos dos mais jovens, no nosso bairro de Benfica!
NOVA LOJA SOLIDÁRIA NO BAIRRO DO BOM PASTOR

A nova loja solidária de Benfica, o “Armário do Bairro”, localiza-se no Bairro do Bom Pastor e foi inaugurada no passado dia 14 de maio. Trata-se de uma iniciativa implementada pela Cafinvenções, enquadrada no projeto BipZip 2020 Recicl@mente, que conta com diversos parceiros, entre os quais a Junta de Freguesia de Benfica. Este projeto tem como principais objetivos promover uma economia sustentável, cuidar da limpeza do Bairro e oferecer um ponto de encontro a moradores e parceiros que queiram trabalhar pela sustentabilidade.

As receitas revertem para atividades culturais, formativas e sociais para melhorar as condições de vida dos moradores do Bairro do Bom Pastor.
Venha conhecer este projeto!
A música clássica invadiu os jardins do Palácio Baldaya, que recebeu a 1ª edição do evento “Junta-te ao Clássico”, com dois concertos inesquecíveis e de entrada livre.




A atuação do Ensemble de Trompetes, um concerto integrado também no evento Sons pela Cidade - Música em Festa, a cargo dos solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, proporcionou uma tarde única para o público presente. Também a Camerata Sílva Dioniso trouxe a música clássica para este espaço, eles que são um dos agrupamentos residentes da Escola Superior de Música de Lisboa, criado para preencher um espaço vazio na área da música de Câmara, para médias formações de sopros.
“SONS DE MAIO” ANIMARAM PALÁCIO BALDAYA
Cumprindo todas as normas de segurança, a música regressou ao jardim do Palácio Baldaya permitindo o reencontro entre artistas e público, com os concertos inesquecíveis de Fernando Tordo, Sebastião Antunes e os Quadrilha e, ainda, Yami Aloelela.

Estes espetáculos inseriram-se na iniciativa “Sons de Maio”, que trouxe a Benfica uma fusão entre a música tradicional portuguesa e os ritmos tropicais, e encheu de alegria o jardim do Palácio no fim-de-semana de 8 e 9 de maio. A freguesia de Benfica continua a apoiar os agentes culturais e a trazer para o Bairro concertos dos mais variados estilos musicais. Participe nas nossas iniciativas!
O concerto da cantora Márcia, no jardim do Palácio Baldaya, trouxe a Benfica um dos grandes talentos da composição em língua portuguesa, para interpretar alguns dos maiores êxitos da carreira.
A atuação teve lugar no passado dia 15 de maio, com entrada livre, mas sujeita a marcação, e contou com lotação esgotada.
Márcia lançou o seu primeiro trabalho a solo em 2009, com o título “Márcia”, de onde se destaca a sua canção mais conhecida “A pele que há em mim” e que daria origem a um dueto com JP Simões. Além dos álbuns a título próprio, escreveu canções para artistas como António Zambujo e Ana Moura.
COMUNIDADE
Dia Mundial do Livro
No passado dia 23 de abril, assinalou-se o Dia Mundial do Livro!
A Junta de Freguesia de Benfica não quis deixar de celebrar esta efeméride, através da Biblioteca do Palácio Baldaya que, em parceria com a Fnac Portugal, distribuiu QR Codes para acesso a e-books gratuitos.


Uma verdadeira caça ao livro!
COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL EM BENFICA
O Dia da Liberdade foi assinalado de forma especial em Benfica!
Até dia 31 de maio, no âmbito das comemorações do 25 de abril, está patente no Palácio Baldaya uma exposição discográfica de José Afonso, intitulada “Desta canção que apeteço”.


Produzida pela Associação José Afonso, esta é uma homenagem ao poeta e músico e destina-se a todas as idades. Os visitantes podem ouvir as músicas e assistir ao vídeo realizado por Tiago Pereira, com o testemunho de instrumentistas que participaram nos discos do cantor.
Da exposição fazem ainda parte livros sobre a obra de José Afonso e outros temas relacionados, como partituras, fotografias, instrumentos musicais e outros objetos do “universo” de José Afonso, como gira-discos, gravador e o prémio “disco de ouro”.
Além desta iniciativa, destaque também para o programa especial “Versando Abril”, que foi transmitido em streaming nas redes sociais da Junta de Freguesia de Benfica e Palácio Baldaya, no dia 25 de abril, em que foram recordados os valores e ideais de abril, nas suas expressões e formas culturais, inteiramente filmado no Bairro de Benfica!
CULTURAJUNTA-TE À DANÇA EM EDIÇÃO ONLINE
Nos dias 30 de abril, 1 e 2 de maio, voltámos a celebrar a dança no Bairro de Benfica, com o Junta-te à Dança, em edição online.


Destinado a todas as idades, este foi um evento inesquecível, com três palcos online para explorar, entrevistas e workshops gratuitos com professores de dança da freguesia.
Os Palcos Salão Emergente, Terra Mãe e Pedra e Cal trouxeram diferentes estilos de dança e fizeram as delícias dos participantes, com vários nomes sonantes do panorama da dança nacional e com a participação da comunidade da dança de Benfica.
Esta foi uma iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica, em parceria com a escola Arcade Center, e com a colaboração das escolas de dança de Benfica.
COMÉRCIO Lisboa protege

Devido ao impacto da COVID-19, a Câmara Municipal de Lisboa criou um plano de apoio destinado a empresas, emprego, famílias e associações. Das medidas, consta o apoio a fundo perdido ao comércio e restauração da cidade, até 15.000 euros.
O Lisboa Protege pretende apoiar estes estabelecimentos, que se viram forçados a encerrar, durante o confinamento. No total, para todos os apoios, o programa tem uma dotação de 90 milhões de euros.
O NOSSO MERCADO
UM ESPAÇO QUE CONTINUA A SER FUNDAMENTAL NA VIDA DO BAIRRO DE BENFICA, ENQUANTO LOCAL DE ENCONTRO DA COMUNIDADE, ONDE OS ODORES DE PEIXE SE MISTURAM COM OS CHEIROS DE FRUTAS E O PERFUME DAS FLORES E O SOM DOS PREGÕES SE FUNDE COM A CONVERSA DE VIZINHOS.
A PALAVRA MERCADO TEM A SUA ORIGEM NO LATIM MERCATUS, QUE SIGNIFICA O LOCAL, OU A FORMA DE CONTACTO, ENTRE PESSOAS QUE COMPRAM E PESSOAS QUE VENDEM.
DESDE A SUA ORIGEM, OS MERCADOS ESTÃO LIGADOS AO ABASTECIMENTO DE PRODUTOS, SÃO LOCAIS DE TROCAS NECESSÁRIAS À SUBSISTÊNCIA DAS POPULAÇÕES E, DESTE MODO, ESPAÇOS DE ENCONTRO POR EXCELÊNCIA. OS MERCADOS PROMOVEM AS INTERAÇÕES SOCIAIS, ESPELHANDO O MODO DE VIDA DA COMUNIDADE, ATRAVÉS DOS PRODUTOS COMPRADOS E DISPONIBILIZADOS. PERMITEM-NOS RECONHECER O MODO DE VIDA QUOTIDIANO, AS TRADIÇÕES POPULARES E A FORMA DE ORGANIZAÇÃO ECONÓMICA E SOCIAL COMUM ÀS PESSOAS QUE ALI VIVEM.








EMBORA A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO DE BENFICA POSSUÍSSE O SEU CANTO DE TERRA, O SEU PEQUENO QUINTAL OU GRANDE QUINTA - DE ONDE TIRAVA O SUSTENTO NECESSÁRIO À SUA SOBREVIVÊNCIA - NO INÍCIO DO SÉCULO XX COMEÇA A SER NOTÓRIA A NECESSIDADE DE CRIAR UM LOCAL PRÓPRIO PARA O ABASTECIMENTO DE PRODUTOS FRESCOS DE CONSUMO, NOMEADAMENTE HORTÍCOLAS E PISCÍCOLAS. PARA DAR RESPOSTA A ESTA NECESSIDADE, A 1 DE ABRIL DE 1923 É CRIADO UM ARMAZÉM NA AVENIDA GRÃO VASCO, UM MERCADO (FOTO 1). A CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO É ENTREGUE A JOSÉ TEÓFILO DE OLIVEIRA LEONE, POR UM PERÍODO DE 10 ANOS, TENDO SIDO LAVRADA A ESCRITURA A 17 DE MARÇO DE 1923 E, POSTERIORMENTE, PROLONGADA POR MAIS 15 ANOS. NO FINAL DESSE PERÍODO, O MERCADO PASSAVA PARA AS MÃOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA.
EM JULHO DE 1948, NESTA MESMA AVENIDA, APARECE UM OUTRO MERCADO. ESTE ERA UM MERCADO DE LEVANTE, EM QUE AS BANCAS SÃO MONTADAS E DESMONTADAS TODOS OS DIAS. COM O PASSAR DO TEMPO, AS CONDIÇÕES DE HIGIENE E SANITÁRIAS FORAM-SE DETERIORANDO E NASCE A IDEIA DE SE CONSTRUIR UM MERCADO MAIS DEFINITIVO, CAPAZ DE CORRESPONDER ÀS CRESCENTES NECESSIDADES DA POPULAÇÃO QUE, ENTRETANTO, AUMENTAVA ACENTUADAMENTE.




O LOCAL ESCOLHIDO PARA A EDIFICAÇÃO DO NOVO MERCADO FOI A QUINTA DA CASQUILHA, SENDO O PROJETO ENTREGUE AO ARQUITETO FERNANDO DA COSTA BELÉM.
É ABERTO UM CONCURSO PÚBLICO, GANHO PELA CONSTRUTORA EMPEC – EMPRESA DE ESTUDOS E CONSTRUÇÕES, LDA.
ESTÁ DE PARABÉNS!
A ESCRITURA CELEBROU-SE A 22 DE OUTUBRO DE 1968 E FOI PUBLICADA EM DIÁRIO MUNICIPAL, A 26 DO MESMO MÊS. A QUANTIA ENVOLVIDA NA CONSTRUÇÃO DO MERCADO RONDOU OS 12 MILHÕES, 723 MIL E 700 ESCUDOS. AS OBRAS COMEÇAM A 6 DE NOVEMBRO DE 1968. O PROJETO DO EDIFÍCIO, BASTANTE ORIGINAL, ERA COMPOSTO POR UMA PLANTA CIRCULAR, COM 60 METROS DE DIÂMETRO E UMA COBERTURA DE CALOTE ESFÉRICA. FOI DESCRITO, NO PLANO GLOBAL DE ORDENAMENTO, COMO UM «NOTÁVEL EXEMPLO DE UMA ARQUITETURA COM UMA COMPONENTE ESTRUTURAL IMPORTANTE. É UM DESAFIO À TÉCNICA DE ENGENHARIA DE BETÃO».
































O MERCADO FOI O ÚLTIMO A SER INAUGURADO ANTES DA REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974. ABRIU AS SUAS PORTAS, PELA PRIMEIRA VEZ, A 19 DE OUTUBRO DE 1971, RECEBENDO NESSE DIA A VISITA DE ALGUMAS INDIVIDUALIDADES. NOMEADAMENTE, DO PRESIDENTE DA CÂMARA, O ENGENHEIRO FERNANDO AUGUSTO SANTOS E CASTRO, E O VICE-PRESIDENTE, ENGENHEIRO SEGISMUNDO DO CARMO DA CÂMARA DE SALDANHA.
NA ALTURA, FOI CONSIDERADO COMO IDEAL, SOB O PONTO DE VISTA ARQUITETÓNICO E DE LOCALIZAÇÃO. EM TERMOS ARQUITETÓNICOS, O SEU DESENHO É SIMPLES E EFICAZ, CRIANDO NAVES DE CIRCULAÇÃO INTERCALADAS POR BANCADAS DE VENDA, COM O SETOR DE PEIXE AO CENTRO, E UMA CINTURA DE LOJAS NA PERIFERIA DO EDIFÍCIO. O ACESSO AO INTERIOR FAZIA-SE POR TRÊS ENTRADAS, CADA UMA DECORADA COM UM RELEVO, COLOCADO NA PAREDE LATERAL E SIMBOLIZANDO DIFERENTES PRODUTOS QUE ALI PODIAM SER ENCONTRADOS, COMO A CAÇA, O PEIXE E AS FLORES. À DATA DE ABERTURA, CONTAVA COM UM TOTAL DE 11 LOJAS: 4 TALHOS, 3 SALSICHARIAS, 1 TALHO DE MIUDEZAS, 2 LOJAS DE LACTICÍNIOS E 1 CANTINA, E COM UM TOTAL DE 151 LUGARES DE VENDA: 90 DE PRODUTOS HORTÍCOLAS FRESCOS E SECOS, 10 DE FRUTA, 10 DE CRIAÇÃO, OVOS E CAÇA, 30 DE PEIXE E MARISCOS FRESCOS, 4 DE EMBALAGENS, 6 DE FLORES, PLANTAS E SEMENTES E, POR FIM, 1 DE GELO.
CORRIAM OS ANOS 70 DO SÉCULO XX, QUANDO SE INICIA UMA ÉPOCA DE CONSTRUÇÕES URBANAS QUE, POUCO A POUCO, ALTERARIAM PARA SEMPRE A IMAGEM CAMPESTRE DE BENFICA.








A HISTÓRIA DO MERCADO SOFRE UM DURO GOLPE, LOGO UM ANO APÓS A SUA INAUGURAÇÃO. ESPERAVA-SE QUE A POPULAÇÃO FREQUENTASSE O ESPAÇO EM GRANDE NÚMERO. NO ENTANTO, SOBRETUDO OS MAIS JOVENS, NÃO FREQUENTAVAM ASSIDUAMENTE O MERCADO, PREFERINDO FAZER AS SUAS COMPRAS NOS MODERNOS SUPERMERCADOS, QUE NESTA ALTURA SE ENCONTRAM EM EXPANSÃO. UM DELES FICAVA PARTICULARMENTE PRÓXIMOO PÃO DE AÇÚCAR DA VENDA NOVA. POR OUTRO LADO, A CONCORRÊNCIA DO AGLOMERADO DE VENDA AMBULANTE DA RUA GENERAL MORAIS SARMENTO TAMBÉM SE FAZIA SENTIR.
À CONCORRÊNCIA DOS SUPERMERCADOS, JUNTAVAM-SE OUTRAS QUEIXAS, COMO OS MÉTODOS ANTIQUADOS DE EXPOSIÇÃO E VENDA DOS PRODUTOS; OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO RESTRITOS; A FALTA DE PUBLICIDADE JUNTO DA POPULAÇÃO E DOS RESTAURANTES LOCAIS. COMO RESULTADO, MUITOS DOS LUGARES DE BANCAS E LOJAS COMEÇARAM A VAGAR.
PARA TENTAR FAZER FRENTE A ESTES PROBLEMAS, A CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA LEVOU A CABO OBRAS DE MELHORAMENTO: ALARGAMENTO DA ÁREA COMERCIAL E DO LEQUE DE PRODUTOS COLOCADOS À VENDA; A INSTALAÇÃO DE SANITÁRIOS NOVOS E A CONSTRUÇÃO DE LOJAS MAIORES, COM DIMENSÃO IGUAL À DOS TALHOS.
AINDA ASSIM, ESTE CONJUNTO DE OBRAS NÃO FOI SUFICIENTE PARA A RECUPERAÇÃO DO MERCADO, TORNANDO-SE NECESSÁRIO PLANIFICAR UMA INTERVENÇÃO MAIS PROFUNDA PARA RESOLVER EFICAZMENTE OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS.
O PLANO GLOBAL DE ORDENAMENTO
ASSIM, É CRIADO O PLANO GLOBAL DE ORDENAMENTO, DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE REABILITAR O MERCADO COMO LOCAL PREFERENCIAL DE AQUISIÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTARES FRESCOS. PARA TAL, DELINEOU-SE UM PLANO DE REMODELAÇÃO DO INTERIOR DO EDIFÍCIO; MODERNIZAÇÃO DA IMAGEM; MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE HIGIENE E LIMPEZA; MODERNIZAÇÃO DOS EXPOSITORES DOS PRODUTOS, SUBSTITUINDO BANCAS DE PEDRA POR OUTRO TIPO DE EXPOSITORES; REDUÇÃO DO NÚMERO DE COMERCIANTES DE PEIXE E DE HORTÍCOLAS E AUMENTO DAS DIMENSÕES DOS SEUS ESPAÇOS, POR FORMA A MELHORAR AS CONDIÇÕES DE COMERCIALIZAÇÃO, PERMITINDO BAIXAR OS PREÇOS; A DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS; O ALARGAMENTO DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO, ENTRE OUTRAS MEDIDAS.

UM OUTRO ASPETO, CONSIDERADO PELO PLANO, FOI A INTEGRAÇÃO DO AGLOMERADO DE VENDA AMBULANTE DA RUA MORAIS SARMENTO NO PRÓPRIO MERCADO. NASCE O PROJETO GERAL DE AMPLIAÇÃO DO MERCADO DE BENFICA, QUE PREVÊ A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO ADJACENTE AO EDIFÍCIO, NA ENTRADA SUL, PREENCHENDO UMA ÁREA COBERTA TOTAL DE 1 450 M2., PARA OS COMERCIANTES DOS PRODUTOS NÃO ALIMENTARES. OS PRODUTOS ALIMENTARES SÃO INSTALADOS NO PRÓPRIO RECINTO DE VENDA DO MERCADO. DESTA AÇÃO, DESTACA-SE A INTEGRAÇÃO DO IMPORTANTE SETOR DE PEIXE QUE CONTAVA, NESSA ALTURA, COM UM TOTAL DE 32 VENDEDORES.


O PROJETO É DA AUTORIA DO ARQUITETO MOREIRA GOMES E A SUA MAIOR PREOCUPAÇÃO, EM TERMOS DE CONCEITO, FOI A DO AJUSTAMENTO AO EDIFÍCIO ORIGINAL, PARA QUE OS VISITANTES VISSEM NELE UMA CERTA CONTINUIDADE DO INTERIOR. ESTA FOI CONSEGUIDA ATRAVÉS DE UMA GRANDE ÁREA TOTALMENTE COBERTA, LIGADA AO EDIFÍCIO POR UMA DAS ANTIGAS PORTAS (A PORTA SUL), NÃO NECESSITANDO O UTENTE DE UTILIZAR PERCURSOS DE DIFÍCIL LEITURA
OU DE ULTRAPASSAR OBSTÁCULOS FÍSICOS DESACONSELHÁVEIS. A RELAÇÃO COM O EXTERIOR FAZ-SE PELA AUSÊNCIA DE PAREDES DE FECHO DESTA ÁREA, PERMITINDO UMA FÁCIL APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS CONTÍGUOS E PELO FÁCIL ACESSO AOS MESMOS.
ENTRE MARÇO DE 1996 E JANEIRO DE 1997, PROCEDE-SE AO REORDENAMENTO DO MERCADO COM VISTA A UMA DISTRIBUIÇÃO ADEQUADA DOS VÁRIOS SETORES DE PRODUTOS.


EM 2012, A COBERTURA DO ENTÃO MERCADO DO “LEVANTE”, SOFREU MELHORAMENTOS E ALTERAÇÕES, SENDO MAIS RELEVANTE, A CALOTE ESFÉRICA DA NAVE, CONSTITUÍDA POR PERFIS DE AÇO DE SECÇÃO CIRCULAR, SUPORTADOS EM BANZOS E DIAGONAIS, QUE É SUBSTITUÍDA POR UMA “CUMEEIRA” DE REMATE DAS DUAS ÁGUAS DA TELHA TRANSLÚCIDA NO CORREDOR CENTRAL LONGITUDINAL, EM CHAPA COM O MESMO PERFIL DAS CHAPAS DA COBERTURA (TRAPEZOIDAL) NA SUA EXTREMIDADE.
O MERCADO DE BENFICA É, AINDA HOJE, UM ESPAÇO DE REFERÊNCIA NA CIDADE DE LISBOA, PELA VARIEDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS.
MESMO EM TEMPO DE PANDEMIA, O MERCADO CONSEGUIU REINVENTAR-SE E CUMPRIR TODAS AS NORMAS. DESDE MARÇO DE 2020 ATÉ FINAL DE ABRIL DE 2021, TINHA RECEBIDO MAIS DE 43 MIL VISITANTES, SEM ESQUECER TAMBÉM O NOVO SERVIÇO DE ENTREGAS AO DOMICÍLIO, QUE O TORNA CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DE TODOS.










































Active StArt
- Atividades Desportivas gratuitas para crianças inscritas na CAF/AAAF. - Academias desportivas em sistema de rotatividade por períodoFutsal, Andebol, Ginástica, Dança, Decatlo, Basquetebol, Atletismo, Judo, Natação, Futebol, Râguebi, Ioga, Esgrima, Radiomodelismo, Hóquei em Campo, Badmington.

AEC – ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
- Oficinas Musicais, Artes Plásticas, Desporto e Fotografia e Multimédia, (Judo, Movimento e Drama)
AtivArte
- Academias de expressões artísticas gratuitas para crianças inscritas na CAF/AAAF (Teatro, Música e Dança).
- Atividades desportivas em sistema rotativo fora do recinto escolar: badminton, esgrima, aventuras radicais e hóquei em campo.

- Programa de Alimentação Saudável “Somos o que comemos”.
ACADEMIA DO SABER
- Projeto de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres para alunos do 2º ciclo das escolas de Benfica.
- Apoio ao Estudo diário.


- Dinamização de ateliers lúdico-pedagógicos: Informática, Artes Plásticas, Dança, Desporto (Hóquei em Campo), Teatro/Escrita Criativa e Música | PREÇOSACESSÍVEISPARAAPOPULAÇÃO.
DESDE 2019/2020
- Apoio ao Estudo a alunos 7º ano a Matemática, Física e Química.

- Novas modalidades desportivas: Judo, Natação, Rugby.
BRINCAR AO DESPORTO
DESDE 2012
- Projeto desportivo destinado a alunos de Jardim de infância da rede pública da Freguesia, desenvolvido em parceria com os agrupamentos de Escolas de Benfica e Quinta de Marrocos.
JOGOS ESCOLARES DE BENFICA
DESDE 2016
- Projeto desportivo desenvolvido em parceria com os estabelecimentos de ensino públicos e privados da freguesia, para divulgar e incentivar o desporto entre a comunidade estudantil de Benfica através da organização de uma competição em várias modalidades entre as escolas da freguesia e vários níveis de ensino.
GESTÃO REFEITÓRIOS ESCOLARES
Férias Desportivas
PROJETO REFEIÇÕES ESCOLARES SAUDÁVEIS
Desenvolvimento de PROGRAMA DE ATIVIDADES DIÁRIO publicado nas redes sociais das CAF/AAAF e JFB durante os períodos de confinamento - “Bando da Brincadeira”
ADAPTAÇÃO E REORGANIZAÇÃO
DE
TODOS OS PROGRAMAS DE FÉRIAS para garantir o cumprimento das normas de Segurança da DGS

Criação de SITE AEC COM CONTEÚDOS
VÍDEO DAS DIVERSAS ATIVIDADES desafios para alunos e encarregados de educação, conselhos de nutrição, durante o período de confinamento
READAPTAÇÃO DOS REFEITÓRIOS
adotando as medidas prevenção Covid 19
AULAS AEC ON-LINE DUAS VEZES POR DIA, via zoom, com interprete de língua gestual portuguesa, considerando que o Agrupamento de Escolas Quinta de Marrrocos é um agrupamento de referência para alunos surdos
APOIO DOS SERVIÇOS SOCIAIS COM CONFEÇÃO DE REFEIÇÕES para dar resposta às necessidades alimentares da comunidade: idosos, famílias carenciadas, associações locais
EXPLICAÇÕES ONLINE
DISTRIBUIÇÃO DE 2000 KITS DE SEGURANÇA
254 COMPUTADORES ANGARIADOS E ENTREGUES
ACADEMIA DO SABER COM ATIVIDADES DE APOIO AO ESTUDO ONLINE, utilizando a plataforma Classroom durante o período de confinamento
PLANOS DE ATIVIDADES EM CONTEXTO ESCOLAR ADAPTADOS de forma a minimizar os riscos de contágio e cumprir as normas DGS, sem perder a dinâmica e a qualidade das atividades desenvolvidas ao longo dos últimos anos junto das crianças e suas famílias
28.110
REFEIÇÕES SOCIAIS ENTREGUES AO DOMICÍLIO
REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE ESCOLAR - DESDE 2009
Uma das grandes apostas da freguesia, ao longo dos últimos anos, tem passado pela requalificação do Parque Escolar Público, visível na recente requalificação total das escolas Parque Silva Porto e Pedro Santarém, nas obras em curso para requalificação da Escola Jorge Barradas e para construção da nova escola Arquiteto Ribeiro Telles, no Bairro da Boavista. Ainda no verão de 2021 avançará também a requalificação do Jardim de Infância nº1. As três obras inserem-se no âmbito do projeto "Escola Nova - programa de expansão e modernização das escolas públicas de Lisboa" e irão dotar brevemente estes estabelecimentos de ensino de melhores condições e infraestruturas, revelando uma aposta inequívoca no ensino público de excelência.
ESCOLA PEDRO SANTARÉM ESCOLA PARQUE SILVA PORTO
ESCOLA JORGE BARRADAS (EM CURSO – INICIADA EM JULHO 2020)
ESCOLA ARQUITETO RIBEIRO TELES (EM CURSO – INICIADA EM MARÇO 2021)
JARDIM INFÂNCIA Nº 1 – A INICIAR NAS FÉRIAS DE VERÃO 2021

FORMAÇÃO E EMPREGO
UMA DAS PRIORIDADES EM BENFICA NOS ÚLTIMOS ANOS, TEM SIDO A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DIRECIONADAS PARA O EMPREGO.

EM 2013, NO PICO DA CRISE, COM NÚMEROS RECORDE DE DESEMPREGO E AUSÊNCIA DE INVESTIMENTO PÚBLICO EM FORMAÇÃO DIFERENCIADA, A JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA DECIDIU CRIAR UM CENTRO DE FORMAÇÃO PARA TER UM PAPEL ATIVO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, AUMENTO DE QUALIFICAÇÃO E CRIAÇÃO EFETIVA DE EMPREGO. A REVOLUÇÃO NA FORMAÇÃO PARA ADULTOS COMEÇOU EM 2014, COM A CRIAÇÃO DO FORMUP BENFICA, COM UMA OFERTA DE CURSOS DE CURTA DURAÇÃO, ALTAMENTE ESPECIALIZADOS E DE ELEVADO TEOR PRÁTICO, DEFINIDOS EM ESTREITA LIGAÇÃO COM AS ENTIDADES EMPREGADORAS
CENTRO QUALIFICA
1ª Junta de Freguesia do país com um Centro Qualifica
Programa vocacionado para o aumento da qualificação e empregabilidade de adultos através da melhoria dos níveis de educação e formação, destina-se a Adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procurem uma qualificação e, excecionalmente a jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.

555
DE MARÇO 2020 A ABRIL 2021 | PANDEMIA
35 NOVOS POSTOS DE TRABALHO criados em parceria com o IEFP no âmbito da candidatura à Medida de Apoio e Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde (MARESS)
7 CURSOS DE FORMAÇÃO ONLINE com bolsa individual de apoio financeiro
DISPONIBILIZAÇÃO DE MEIOS INFORMÁTICOS PARA PARTICIPAÇÃO EM CURSOS ONLINE (para pessoas sem possibilidade de acesso)
CENTRO QUALIFICA COM ATENDIMENTO E SESSÕES ONLINE para assegurar a continuidade dos processos RVCC em curso
DESPORTO
PROPORCIONAR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA AOS MORADORES DE BENFICA E CRIAR AS MELHORES CONDIÇÕES
PARA A PRÁTICA DO DESPORTO E PARA A MANUTENÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL É UMA DAS MISSÕES DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA.
A PRÁTICA DE DESPORTO REGULAR E A PARTICIPAÇÃO NUM CONJUNTO DE ATIVIDADES DESPORTIVAS AO AR LIVRE DIRECIONADAS ÀS VÁRIAS FAIXAS ETÁRIAS, JÁ FAZ PARTE DO DIA-A-DIA DE MUITOS DOS MORADORES DE BENFICA, QUE ENCONTRAM PERTO DE CASA UMA GRANDE VARIEDADE DE PROPOSTAS PARA SE MANTEREM EM FORMA. NOS ÚLTIMOS ANOS O NÚMERO DE INFRAESTRUTURAS E ATIVIDADES DESPORTIVAS DISPONIBILIZADAS À POPULAÇÃO CRESCEU SUSTENTADAMENTE E DESSE CRESCIMENTO RESULTOU UM AUMENTO SUBSTANCIAL DO NÚMERO DE UTENTES DOS COMPLEXOS DESPORTIVOS DE BENFICA, BEM COMO NO NÚMERO DE PARTICIPANTES NAS NOSSAS ATIVIDADES AO AR LIVRE.

COMPLEXO DESPORTIVO DE BENFICA
O Complexo Desportivo de Benfica funciona junto ao edifício dos serviços da Junta de Freguesia de Benfica e disponibiliza uma piscina de 25 metros, um ginásio para a prática de desportos indoor e aulas de grupo e ainda um ringue coberto com uma bancada com capacidade para cerca de 400 pessoas.
MODALIDADES 202 UTENTES / MÊS
DE MARÇO 2020 A ABRIL 2021 |
GINÁSIO
PISCINA
RINGUE [ALUGUERESEPROTOCOLOSCOMCLUBESEASSOCIAÇÕESLOCAIS]
COMPLEXO DESPORTIVO DO BAIRRO DA BOAVISTA
O Complexo Desportivo do Bairro da Boavista (tutelado pela Junta de Freguesia de Benfica desde 2014) é uma instalação com excelentes condições, enquadrada no Bairro da Boavista, com um pavilhão que permite a prática de diversas modalidades coletivas/individuais e uma piscina de 25 metros.
DIREITOS SOCIAIS
A JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA É O MOTOR PROPULSOR DA INTERVENÇÃO SOCIAL DA FREGUESIA, SOMANDO ÀS SUAS INICIATIVAS DE INTERVENÇÃO SOCIAL A ARTICULAÇÃO COM AS AJUDAS PROVENIENTES DOS MAIS DE 50 PARCEIROS SOCIAIS LOCAIS. A ESTRATÉGIA CONSISTE EM APOIAR, EM SIMULTÂNEO:
• AS FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E ECONÓMICA AO NÍVEL DOS CUIDADOS BÁSICOS DE VIDA, • AS INSTITUIÇÕES QUE DESEMPENHAM ESSA TAREFA, MULTIPLICANDO ASSIM A NOSSA AÇÃO, UMA VEZ QUE CONSEGUIMOS ABRANGER UM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS, EVITANDO SOBREPOSIÇÕES DE AJUDAS E RENTABILIZANDO OS RECURSOS EXISTENTES. NO SENTIDO DE MINORAR O AGRAVAMENTO DAS CONDIÇÕES SOCIOECONÓMICAS DAS FAMÍLIAS MAIS VULNERÁVEIS DA FREGUESIA TÊM VINDO A SER CRIADAS AO LONGO DOS ANOS, PLATAFORMAS DE AJUDA DIRETA QUE PRETENDEM APOIAR OS FREGUESES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA SOCIAL, BEM COMO PROMOVER O ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL.
ATENDIMENTO SOCIAL E SINALIZAÇÃO DE CASOS DE RISCO
ATENDIMENTO SOCIAL
Atendimentos e avaliações para encaminhamento dos indivíduos para as vertentes mais adequadas às suas necessidades. Este é, também, um sistema de rastreio e sinalização de situações de Emergência Social.
APOIO A SENIORES
SOS REPARAÇÕES
Com o intuito de melhorar as condições de habitabilidade dos nossos fregueses, a JFB criou o programa SOS reparações, destinado a pequenas reparações como, torneiras a gotejar, troca de lâmpadas, troca de ripas de estore, troca e reparação de sanitários.
BANCO DE AJUDAS TÉCNICAS
O Banco de Ajudas Técnicas consiste no empréstimo de material ortopédico, tais como andarilhos, camas articuladas, entre outros.
TRANSPORTE SOLIDÁRIO
Destinado a seniores, o Transporte Solidário pretende proporcionar à população sénior um transporte mais cómodo e seguro para consultas em hospitais, clínicas, centros de dia, centros de fisioterapia, sendo um importante suporte para as famílias.
PROGRAMA GIRO | DESDE JANEIRO DE 2012
À época pioneiro e inovador, o Programa GIRO – Grupo de Intervenção de Rua, foi criado com o objetivo de identificar todos os casos de isolamento sénior existentes em Benfica, criar uma rede informal de apoio e sensibilizar a população para a necessidade da criação de laços de vizinhança que permitam um maior acompanhamento dos seniores que se encontram isolados.

Além da Junta de Freguesia de Benfica e da PSP, que acompanha todas as equipas do programa, são ainda entidades parceiras os Centros de Dia, os Centros de Saúde, a SCML e o Núcleo de Voluntariado de Benfica.
APOIO DIRETO AO DOMICÍLIO
O Apoio Direto ao Domicílio foi criado com o intuito de estar mais próximo dos casos de isolamento, e pretende acompanhar os idosos, ajudando nas tarefas mais simples, desde uma ida às compras, ao pagamento das contas de casa.
SAÚDE MENTAL
GABINETE DE APOIO PSICOLÓGICO
A Junta de Freguesia de Benfica garante às famílias referenciadas o acesso a apoio psicológico, através de sessões de psicologia, avaliação psicológica, do acompanhamento psicológico e do aconselhamento parental.
ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL
Para prevenir o isolamento dos seniores e promover o inter-relacionamento na geração mais idosa, a Junta
MEMÓRIA ATIVA SÉNIOR | DESDE NOV 2015
O projeto Memória Ativa Sénior é um programa criado em parceria com a Universidade Lusófona, que através da realidade virtual combate a demência nos idosos. Promove o envelhecimento ativo, combatendo o isolamento social da população com mais de 65 anos, atuando na estimulação das funções cognitivas e na promoção do relacionamento social, através do recurso às novas tecnologias.
APOIO ALIMENTAR
O Apoio Alimentar surge com a necessidade de prover alimentos às famílias carenciadas da freguesia. A Junta de Freguesia tem sido um impulsionador do Banco Alimentar dado que tem assumido o transporte dos alimentos para as várias instituições distribuidoras em Benfica.

FORMAÇÕES
PROGRAMAS DE COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS A CRIANÇAS E JOVENS, NO ÂMBITO DA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.
FORMAÇÃO E PROGRAMAS DE PREVENÇÃO BASEADOS NUMA CULTURA DE NÃO VIOLÊNCIA, DE TOLERÂNCIA E DE INCLUSÃO
SERVIÇOS DE APOIO SOCIAL LAVANDARIA SOCIAL
BALNEÁRIO PÚBLICO E BANCO DE ROUPA
FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL
Para fazer face às dificuldades que encontram em assumir as despesas básicas do seu agregado como rendas, água, luz, medicação, consultas, entre outros.
COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA
PROJETO DE APOIO À PARENTALIDADE – BABY STUFF
Um projeto único e inovador, de apoio à parentalidade, que tem como objetivo combater o desperdício de bens da primeira infância (desde o nascimento até aos 36 meses) através da sua redistribuição para famílias (futuras utilizadoras), promovendo a reutilização destes artigos, de forma totalmente gratuita. Estão já em fase de implementação outras medidas de apoio à parentalidade como: cursos de preparação para o parto, consultas de aleitamento e nutrição, consultas avaliação psicomotora do bebé, programas de formação parental, ginástica pós-parto, bolsa de baby sitters, atividades de música e movimento corporal para bebés, aula adaptação ao Meio Aquático, campanhas de recolha solidária.

26
TODAS AS QUARTAS E QUINTAS FEIRAS 21H00
TEATRO AUDITÓRIO CARLOS PAREDES
RELAÇÃO ABUSIVA
LUCIENE BALBINE
Bilhetes à venda em www.ticketline.sapo.pt
28 DE MAIO A 16 DE JULHO
TODAS AS SEXT E SÁB 18H00
TEATRO AUDITÓRIO CARLOS PAREDES
MULHERES À BEIRA DO PRECIPÍCIO
LUCIENE BALBINE
Bilhetes à venda em www.ticketline.sapo.pt



05 DE JUNHO A 25 DE JULHO


SÁB. E DOM. 11H00
TEATRO AUDITÓRIO CARLOS PAREDES
CRIANÇA NATUREZA
LUCIENE BALBINE
FESTA DE SANTO
AOS SÁBADOS (TODOS OS SÁBADOS) 11h30


OFICINA DE LEITURA PARA FAMÍLIAS PALÁCIO BALDAYA - LUDOTECA
5 E 6 DE JUNHO 09h30>19h00
PALÁCIO BALDAYA
mediante inscrição bibliotecabaldaya@jf-benfica.pt
CONTA-ME UMA HISTÓRIA HISTÓRIAS ENCENADAS PALÁCIO DA BRINCADEIRA
mediante reserva bilheteiraonline@jf-benfica
Entrada