BENFICA, UMA FREGUESIA SOLIDÁRIA E RESILIENTE
VOTAÇÃO NOS LOCAIS HABITUAIS (ESCOLAS)

VOTAÇÃO NOS LOCAIS HABITUAIS (ESCOLAS)
2
NOVOS ABRIGOS PARA GATOS DE RUA
Referendo local sobre estacionamento tarifado na freguesia Assinados 18 novos contratos de trabalho em funções públicas
18 NOVOS CONTRATOS DE TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS ASSINADOS
RECURSOS HUMANOS
18 NOVOS CONTRATOS DE TRABALHO EM FUNÇÕES
Foram assinados 18 novos contratos de trabalho em funções públicas para trabalhadores da Junta de Freguesia de Benfica, na sequência do procedimento concursal comum para as carreiras/categorias de Técnico Superior, Assistente Técnico e Assistente Operacional.
O presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Marques, marcou presença neste momento, em que estiveram também os vogais Hernâni Silva, João Roseta, Filipa Flor e Carla Rothes. Nos últimos cinco anos, foram integrados 160 trabalhadores nos quadros da Junta de Freguesia de Benfica, contribuindo para o combate à precariedade laboral.
A integração destes trabalhadores constitui um processo importante para a estabilidade e coesão das equipas da Junta de Freguesia de Benfica, com vantagens evidentes na resposta eficaz às necessidades dos residen-
DIREITOS SOCIAIS
O presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, está a realizar um conjunto de visitas a instituições e entidades fundamentais na área dos apoios sociais, na freguesia de Benfica.
Até ao momento, já foram realizados encontros nas IPSS “O Companheiro”, “Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger” (APSA) e na “Nova Aliança Centro Social” (NACS), que contribuíram para consolidar os laços de parceria, fazer um levantamento de necessidades e criar sinergias para o futuro.
Estas três Instituições Particulares de Solidariedade Social, à imagem de muitas outras no nosso Bairro de Benfica, trabalham diariamente em prol da nossa comunidade, em diferentes áreas de intervenção. “O Companheiro” luta pela inclusão de reclusos e ex-reclusos, enquanto a APSA trabalha com os portadores e famílias de doentes com Síndrome de Asperger. A NACS apoia famílias, abrangendo crianças e jovens em perigo e pessoas idosas.
ANIVERSÁRIO CARLOS PAREDES
tes, contribuindo de forma inequívoca para a melhoria da qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, da qualidade de vida dos cidadãos.
Núcleo de Corfebol brilha na Europa
N.º54 | PUBLICAÇÃO MENSAL • PROPRIEDADE: Junta de Freguesia de Benfica • DIRETOR: Gonçalo Lopes
GRÁFICO: Junta de Freguesia de Benfica • IMPRESSÃO: Funchalense - Empresa Gráfica
• COORDENAÇÃO, REDAÇÃO, FOTOGRAFIA, COMPOSIÇÃO E DESIGN
DO EXECUTIVO: Ricardo Marques | Presidente (PS)
• Carla Rothes (PS)
• Hernâni Silva (PS)
• João Roseta (PS)
• Filipa Flor (Independente)
• Miguel Pais (Independente)
• Marta Barreto (Independente) ASSEMBLEIA DE FREGUESIA | MESA DA ASSEMBLEIA: Teresa Damásio (PS)• José Neves (PS)
• Gilda Caldeira (PS)
MEMBROS DA ASSEMBLEIA: Noémia de Freitas (PS)• Romualda Fernandes (PS)
• Frederico Sequeira (IND/PS)
• Sara Gaspar (CDS)Ana Cabral (CDU)
• Francisco Ribeiro (PS)
• Maria Eulália Brito (CDU)
• Tiago Simões (IND/PS)
• Carla Costa (PSD)
• António Luiz (IND/PS)
• Bruno Coelho (PSD)
• Ana Teresa Leitão (IND/PS)
• João Almeida (BE) • António Martins (Chega)
• Paula Mendes (CDS)• David Ferreira (CDS)
ALUNOS VÃO INTEGRAR A NOVA ESCOLA DA BOAVISTA
3 CONCERTOS DE TIAGO NOGUEIRA NO PALÁCIO BALDAYA
32 000
PARTICIPANTES NO PRIMEIRO PASSEIO DE 2023 DA AGENDA SÉNIOR
30 000
ELEITORES CHAMADOS A VOTAR NO REFERENDO LOCAL
Acredito numa cidadania participativa, em que não podemos ter medo de ouvir as pessoas, mesmo nos temas mais fraturantes no seio da comunidade. Não significa que o poder político está a demitir-se de tomar decisões, trata-se de fomentar a participação cívica enquanto elemento vital para decidirmos de forma consciente, materializando a vontade e os anseios das pessoas a quem devemos servir. Trabalhamos com e para as pessoas, e foi com elas que assumi um compromisso claro e inequívoco: defender uma política de proximidade e devolver a voz à comunidade para que se possa pronunciar sobre os problemas que mais a dividem na sua vida diária, construindo um caminho conjunto, que não passa apenas por decisões tomadas em gabinetes fechados, sem terem em conta as preocupações da comunidade.
No dia 12 de fevereiro, serão chamados 32 mil eleitores a pronunciarem-se sobre um tema que fratura o nosso Bairro: o estacionamento. A consulta será feita através do primeiro referendo local da cidade de Lisboa, sexto a nível nacional. Este é um instrumento de participação cívica previsto na Constituição, pouco utilizado em Portugal, apesar de frequente noutros países.
Sempre afirmei que só tomaria uma decisão sobre a entrada da EMEL, em novos territórios da freguesia, se existisse um largo consenso na comunidade. Esta posição não limita o esforço que temos vindo a fazer de criar lugares de estacionamento, cerca de 300 nos últimos dois anos, e com projetos já enviados à Câmara Municipal de Lisboa, que poderiam resultar em mais dois mil lugares na nossa freguesia.
Este é, de facto, um tema com uma década de discussão, dezenas de reuniões no mandato passado – uma das reuniões com mais de 400 participantes - e já com 14 iniciativas comunitárias de debate no atual mandato.
A Assembleia de Freguesia de Benfica apoiou a decisão da Junta de Freguesia de envolver todos nesta discussão, convocando um referendo local, que mereceu também a validação do Tribunal Constitucional.
O referendo local é um ato de coragem e maturidade da nossa comunidade e apelo, uma vez mais, ao voto da nossa população nesta consulta histórica e diferenciadora, dando um exemplo claro à cidade de Lisboa e que possa vir a gerar outros fenómenos similares, nomeadamente em temas de cisão, como o Alojamento Local e políticas de habitação pública.
Além do referendo, nas próximas páginas desta edição do jornal Bairro de Benfica abordamos também outro tema fundamental: os apoios sociais. Nunca abdicámos daquela que é a nossa espinha dorsal, priorizando e estando na linha da frente no apoio às famílias, seniores, crianças e jovens.
A nossa comunidade, à imagem do nosso país, tem vindo a ser fustigada por situações que afetam o quotidiano das
nossas famílias, com a guerra na Ucrânia, a crise com uma inflação galopante e, mais recentemente, as cheias na cidade. Temos vindo a dar respostas a quem mais precisa de nós, com apoios alimentares, na área da habitação, junto dos mais idosos, porque é também dever de um órgão autárquico estar próximo dos seus e proteger os mais vulneráveis. Agradeço de forma especial à nossa comunidade e às entidades que diariamente trabalham connosco na área de intervenção social. Pela sua importância e com o objetivo de gerar novas sinergias para o futuro, temos vindo também a realizar um conjunto de visitas às Instituições Particulares de Solidariedade Social da nossa freguesia, fazendo um levantamento das suas necessidades, partilhando experiências e criando parcerias.
Um abraço, Conto convosco no dia 12.
PESSOAS COM APOIOS ALIMENTARES NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS
A DEMITIR-SE DE TOMAR DECISÕES, TRATASE DE FOMENTAR A
PARTICIPAÇÃO CÍVICA
ENQUANTO ELEMENTO
VITAL PARA DECIDIRMOS DE FORMA CONSCIENTE, MATERIALIZANDO A VONTADE E OS ANSEIOS DAS PESSOAS A QUEM DEVEMOS SERVIR.
EDUCAÇÃO
Decorreu, a 11 de janeiro, mais uma visita técnica às obras de construção da nova escola do Bairro da Boavista, cuja abertura está prevista para setembro, de forma a poder acolher o ano letivo 2023/2024.
A visita às obras de beneficiação da Escola Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, além de equipas da Junta de Freguesia de Benfica, SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana), Câmara Municipal de Lisboa e, ainda, da coordenadora da Escola, Ana Teixeira, e da diretora do Agrupamento de Escolas de Benfica, Rosária Alves, e Joaquim Pinto, da Associação de Moradores do Bairro da Boavista.
O investimento da autarquia neste projeto ronda os 10 milhões de euros, para uma nova escola que irá receber cerca de 300 alunos, distribuídos por três salas de jardim de infância e oito salas de 1º ciclo. A escola irá também dispor de um auditório interior, apresentando outras valências, e privilegia o espaço exterior, com quatro recreios amplos e um anfiteatro exterior.
CAUSA ANIMAL
No âmbito de uma estratégia direcionada para o bem-estar animal, que tem vindo a ser desenvolvida pela Junta de Freguesia de Benfica, durante o mês de janeiro foram instalados mais dois abrigos para gatos de rua no nosso Bairro. Os dois novos gatis situam-se junto ao Mercado de Benfica e, também, nas imediações da rua da República da Bolívia. Os abrigos fazem parte de um protocolo com a Casa dos Animais de Lisboa, e foram construídos de raíz pela equipa da Oficina Criativa by C.A.D. Em ambas as iniciativas, marcou presença o vogal da Junta de Benfica, Hernâni Silva. Durante a instalação do gatil junto à Rua da República da Bolívia, foram também entregues alimentos doados pela população ao comércio local, que resultaram de uma campanha promovida durante a época de Natal.
Através destes gatis, que têm vindo a ser colocados em diferentes localizações da freguesia, é possível garantir noites de inverno mais confortáveis para estes felinos.
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, serão realizados trabalhos de pintura de pavimentos e implementação da alteração dos sentidos de trânsito no Bairro de Santa Cruz de Cima, situações que já tinham sido reportadas quer pela Junta de Freguesia quer pela Associação de Moradores e que finalmente vão ser resolvidas.
Está a decorrer uma intervenção na Av. do Uruguai, para a implementação de piso confortável e beneficiação da mobilidade pedonal. O objetivo é garantir melhores acessibilidades, promovendo um maior conforto dos peões, através de um pavimento moderno e seguro.
Nesta zona muito movimentada do nosso Bairro, esta obra permite substituir a calçada existente por piso misto, o que implica a remoção parcial das pedras de calcário, introduzindo lajetas de betão e, por isso, não escorregadio.
Além de um piso antiderrapante, destaque para as melhorias nas calçadas existentes, na zona envolvente destas intervenções.
DIREITOS SOCIAIS
A Junta de Freguesia de Benfica promoveu uma reunião com a Associação de Reformados do Bairro da Boavista, a Associação de Moradores do Bairro da Boavista, a Associação “Os Putos Traquinas”, e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O objetivo deste encontro foi abordar a proposta a apresentar à Câmara Municipal de Lisboa, sobre a gestão das novas instalações da Associação de Reformados.
A Junta de Freguesia irá entregar um pedido à autarquia para assumir a gestão deste espaço, suportando os custos decorrentes da implementação da Associação de Reformados e a
abertura de um novo centro de dia, em conjunto com a IPSS “ Os Putos Traquinas”.
Recorde-se que, em 2020, devido à alteração dos pressupostos acordados entre a Câmara Municipal e a Associação de Reformados da Boavista, foi inviabilizada a possibilidade da transferência da Associação de Reformados para as novas instalações.
Através desta proposta, é possível concretizar o compromisso firmado com os seniores, apoiando e contribuindo para melhorar as respostas de apoio a esta população.
ESPAÇOS VERDES
A Junta de Freguesia de Benfica promoveu uma reunião com a Associação de Reformados do Bairro da Boavista, a Associação de Moradores do Bairro da Boavista, a Associação “Os Putos Traquinas”, e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O objetivo deste encontro foi abordar a proposta a apresentar à Câmara Municipal de Lisboa, sobre a gestão das novas instalações da Associação de Reformados.
A Junta de Freguesia irá entregar um pedido à autarquia para assumir a gestão deste espaço, suportando os custos decorrentes da implementação da Associação de Reformados e a abertura de um novo centro de dia, em conjunto com a IPSS “ Os Putos Traquinas”.
Recorde-se que, em 2020, devido à alteração dos pressupostos acordados entre a Câmara Municipal e a Associação de Reformados da Boavista, foi inviabilizada a possibilidade da transferência da Associação de Reformados para as novas instalações.
Através desta proposta, é possível concretizar o compromisso firmado com os seniores, apoiando e contribuindo para melhorar as respostas de apoio a esta população.
• ENViANdO SMS GráTiS PArA 3838 (ESCrEVENdO rE ESPAÇO NO dE BI OU CC ESPAÇO dATA dE NASCiMENTO NO MOLdE AAAAMMdd)
• www.rECENSEAMENTO MAi.GOV PT
•JUNTA dE frEGUESiA dE BENfiCA (SErVIÇOS ABErTOS dIA 12 fEV. dAS 08H -19H)
Escola PEdro dE santarém ESTrAdA dE BENfiCA, 535, 1500-105 LISBOA
Escola 52 - JorgE Barradas rUA JOrGE BArrAdAS, 1500-372 LISBOA
Escola Quinta dE marrocos ESTrAdA dE BENfiCA, 549, 1500-328 LISBOA
Escola 17 - JosE salvado samPaio rUA dr. CUNHA SEixAS, 12, 1500-205 LISBOA
InstalaçõEs Provisórias Escola arQuitEto gonçalo riBEiro tEllEs rUA ANTóNiO PiNHO, 1500-661 LISBOA
UMA FREGUESIA SOLIDÁRIA E RESILIENTE
2.314
ATENDIMENTO PSICOLOGIA (consultas)
8.120 211
ATENDIMENTO PSICOLOGIA (contactos/apoios telefonicos)
312.000€
FES FUNDO DE EMERGENCIA SOCIAL
VALES REFEIÇÃO (Nº Famílias apoiadas)
22.507
30.000 267
11.500
1.610
TOTAL CONTACTOS TELEFÓNICOS PARA IDOSOS ISOLADOS (pandemia)
APOIO ALIMENTAR (Refeições confecionadas)
RASTREIOS (Projeto MEMÓRIA ATIVA SÉNIOR)
TRANSPORTE SOLIDÁRIO (Idosos)
PASSEIOS E FÉRIAS SENIORES
Diariamente, as equipas da Junta de Freguesia de Benfica trabalham num conjunto de projetos do Pelouro dos Direitos Sociais, que visam proporcionar respostas adequadas às necessidades das famílias, idosos, jovens e crianças do nosso Bairro.
No programa de apoio direto às famílias, a Junta de Freguesia de Benfica oferece um conjunto de serviços diversificados, que têm vindo a ser adaptados aos desafios atuais, associados ao impacto e dificuldades causadas pela crise económica, as cheias recentes na freguesia, a pandemia, entre outros fatores externos, motivo de instabilidade e pressão nos orçamentos das famílias. O apoio psicológico, alimentar, o combate ao isolamento, são algumas das facetas do apoio prestado à comunidade.
Atualmente, em Benfica existem cerca de 10 mil pessoas com mais de 65 anos, tornando essencial encontrar também respostas para esta faixa etária, em inúmeras áreas. Algumas das preocupações centrais estão relacionadas com o combate à solidão e exclusão social, o fornecimento de apoio alimentar e psicológico, a monitorização através de visitas ao domicílio, ou a identificação de situações de risco.
A prevenção da deterioração cognitiva é outra das prioridades, através do projeto MAS (Memória Ativa Sénior), um conceito inovador que já realizou mais 267 rastreios desde 2020. Mesmo durante a pandemia, foi possível manter os encontros deste programa, em formato online. O MAS dedica-se a identificar precocemente problemas cognitivos e a fornecer atempadamente respostas, estimulando os participantes e reforçando as suas competências socioemocionais.
Finalmente, visando também a promoção de um envelhecimento ativo e saudável, destaque para o desenvolvimento de uma programação que inclui passeios e caminhadas, uma agenda cultural focada nesta po-
pulação e a realização de programas de férias seniores com mais de 1600 participantes nos últimos dois anos.
Contribuir para defender a igualdade de género e lutar contra a violência, em especial contra a violência doméstica, tem sido outra das áreas prioritárias da Junta de Freguesia de Benfica, através do projeto NO!. Neste âmbito, tem sido realizada uma intervenção com crianças, jovens e agentes educativos através de ações de formação, sessões nas escolas, num projeto que pretende sensibilizar a comunidade e alertar para a importância desta temática e que dinamiza também ateliers criativos, concursos abertos à população da freguesia, entre outras iniciativas.
Os apoios sociais no nosso Bairro de Benfica não esquecem a primeira infância, mobilizando os seus recursos a nível técnico, e neste sentido foi criado o projeto Baby Stuff, que irá promover no próximo dia 25 de fevereiro um Open Day no Palácio Baldaya. O objetivo será dar a conhecer as valências desta iniciativa, com medidas que vão desde a promoção de competências parentais à criação de uma loja solidária. Recentemente, foi também criado um Gabinete de Habitação, devido ao crescente agravamento no acesso à habitação, nomeadamente populações mais jovens e com menores rendimentos. Este serviço centra a sua intervenção no apoio a situações de emergência, preenchimento de candidaturas aos programas e apoios existentes ou candidaturas disponíveis; e na resolução de outras situações relacionadas com habitação.
No nosso Bairro de Benfica, com o apoio de diferentes entidades e instituições, e tendo como base a solidariedade e coesão da nossa comunidade, continuamos a enfrentar os desafios e a ajudar diariamente quem mais precisa de nós.
NO PROGRAMA DE APOIO DIRETO ÀS FAMÍLIAS, A JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA OFERECE UM CONJUNTO DE SERVIÇOS DIVERSIFICADOS, QUE TÊM VINDO
A SER ADAPTADOS AOS DESAFIOS ATUAIS...
A Junta de Freguesia de Benfica, enquanto entidade promotora do Projeto NO!, vai promover uma ação de formação gratuita e acreditada, destinada a professores e que terá lugar entre os dias 6 de fevereiro e 15 de março.
A formação intitula-se “O Projeto NO! na Promoção do Género, Igualdade e Cidadania” e irá decorrer em formato online, mediante inscrição prévia, com uma duração total de 25 horas.
As sessões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 18h00 às 20h00.
O Projeto NO! é financiado no âmbito do Programa EEA Grants Portugal Conciliação e Igualdade de Género e operado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
FORMAÇÃO
Os sabores e aromas da Tailândia, Indonésia, Malásia, mas também de Portugal voltam a invadir o Mercado de Benfica no dia 3 de março, em mais uma edição do evento Mercado de Chefs.
Nesta experiência gastronómica, com demonstrações de show cooking e venda de comida ao público, os visitantes do Mercado podem degustar pratos destes países.
Mais uma iniciativa de dinamização do nosso Mercado!
No passado dia 18 de janeiro, a Junta de Freguesia de Benfica promoveu a ação de formação “A Arte do Empreendedor”, no Castelo Sul das Portas de Benfica.
O curso destinou-se aos adultos ativos ou desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos que, no âmbito da sua vida profissional, quiseram obter conhecimentos na área do empreendedorismo, numa perspetiva de otimização do seu potencial pessoal.
O objetivo passou por sensibilizar os formandos para a importância do empreendedorismo no mundo atual, desenvolvendo competências e ferramentas que permitem implementar estratégias para ajustar e alcançar objetivos empreendedores.
ESPAÇO PÚBLICO
No dia 1 de fevereiro, teve lugar uma reunião com representantes da Junta de Freguesia de Benfica, incluindo o presidente, Ricardo Marques, a Associação de Moradores do Bairro de Santa Cruz e da Câmara Municipal de Lisboa.
O encontro serviu para abordar os trabalhos pendentes por parte da autarquia, no âmbito da intervenção recente realizada naquele Bairro, dando assim seguimento aos pedidos dos moradores e da Junta de Freguesia.
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, serão realizados trabalhos de pintura de pavimentos e implementação da alteração dos sentidos de trânsito, situações que já tinham sido reportadas quer pela Junta de Freguesia quer pela Associação de Moradores, e que finalmente vão ser resolvidas.
As intervenções irão decorrer no Bairro de Santa Cruz de Cima, já que no Bairro de Santa Cruz de Baixo, a CML comprometeu-se a avançar com a segunda fase da obra no início de 2024, estando atualmente a adicionar pequenas alterações ao projeto
As obras no Bairro de Santa Cruz pretenderam tratar do reordenamento do espaço público, melhorando a circulação rodoviária e pedonal bem como melhorias na acessibilidade e pavimentos viários, permitindo ainda harmonizar a vegetação e respetivas caleiras.
“Conhece a idade das suas artérias?” foi o mote para um rastreio gratuito ao coração, no dia 30 de janeiro, no Palácio Baldaya, destinado à população com mais de 65 anos. A ação foi realizada pela equipa clínica do Centro do Coração, do Hospital Cruz Vermelha, no âmbito do protocolo entre a Junta de Freguesia de Benfica e esta Unidade Hospitalar. A iniciativa foi bastante participada e teve como objetivo prevenir situações graves de saúde nos seniores da freguesia, orientando para estilos de vida mais saudáveis e alertando para a necessidade de acompanhamento médico regular.
A primeira iniciativa em 2023, da Agenda Cultural Sénior, teve como destinos Alcobaça e a Nazaré.
A visita contou com 44 participantes, e é mais uma proposta cultural, com o objetivo de promover um envelhecimento ativo e saudável.
Com o mar ali tão perto e a possibilidade de visitar alguns monumentos históricos, foi possível proporcionar a este grupo um dia diferente, com muitos momentos de convívio.
AÇÃO DE FORMAÇÃO
“A ARTE DO EMPREENDEDOR”
A equipa do nosso Bairro continua a dar cartas no Corfebol, não só a nível nacional como internacional e a prova disso é a vitória na 1ª edição da Satellite Final da IKF Korfball Champions League conseguida no último fim de semana de janeiro em Barcelona onde o Núcleo de Corfebol de Benfica venceu os 2 jogos disputados e conquistou o ouro nesta competição da modalidade, onde marcam presença alguns dos melhores clubes da Europa.
O Clube Futebol Benfica está a disputar a fase de apuramento de campeão e consequente subida à Liga BPI (1ª divisão nacional) e no último jogo recebeu e venceu por 3-0 o FC Famalicão B ocupando o 4º Lugar. Na próxima jornada a equipa desloca-se a Guimarães para defrontar o Vitória Sport Clube
Casa Pia Atlético Clube - Os Gansos estão a disputar a 1ª liga onde estão a fazer um campeonato fantástico ocupando um espetacular 5º lugar geral. No último fim de semana receberam e venceram o Santa Clara por 2-1 marcando o golo da vitória no último minuto de jogo. Na próxima jornada o Casa Pia desloca-se ao estádio da Luz para defrontar o SL Benfica, o jogo está marcado para o próximo dia 4 de fevereiro.
Clube Futebol Benfica – O Fófó está a disputar a 1ª Divisão distrital da AF Lisboa e com 15 jogos disputados estão em 12º lugar com 18 pontos. No último jogo a equipa de Benfica empatou a 2 com o Tires no Francisco Lázaro. No próximo jogo, a realizar dia 5 fevereiro, a equipa recebe o Atlético Povoense.
CSD Bairro da Boavista - A disputar a série 3 da 3ª divisão da AF Lisboa, a equipa do Bairro da Boavista está, ao fim da 1ª volta do campeonato, num excelente 2º lugar e a lutar pela subida de divisão. No último jogo a equipa deslocou-se aos Olivais vencendo o SL Olivais por 2-0. Na próxima jornada nova deslocação, desta feita a Carcavelos para defrontar a equipa local, o jogo é dia no domingo dia 5 às 15h.
Corfebol
O Núcleo de Corfebol de Benfica lidera a 1ª divisão nacional, prova que tem dominado na última década com maior ou menor dificuldade. O Núcleo de Corfebol de Benfica tem ainda uma equipa B e uma C a disputarem a 2ª e 3ª divisão respetivamente, estando ambas bem classificadas. A nível internacional a equipa disputou e venceu no último fim de semana a 1ª Poule de acesso à final da Liga dos Campeões da modalidade.
Hóquei em campo
Terminada a primeira fase do Campeonato nacional Indoor, que contou com a participação das duas equipas da freguesia, casa Pia e Futebol Benfica, apenas o Fófó se qualificou para a fase final fruto do 2º lugar final alcançado. A fase final junta os dois primeiros classificados da zona norte e da zona sul e será disputada em data e local a divulgar pela Federação portuguesa de Hóquei. Em femininos e também para a primeira fase do Campeonato nacional Indoor o Clube Futebol Benfica e o Casa Pia Atlético Clube apuraram-se para a fase final após a realização da primeira fase.
Judo
O Clube de Judo 2009 festejou no passado dia 13 de janeiro o seu 14º aniversário. Aceite o desafio que o Clube de Judo lança aos Fregueses de todas as idades e faça uma aula gratuita. Mais informações em https://clubejudo2009. com/
Pia Atlético
O desporto adaptado é desde há muitos anos uma das bandeiras do Casa Pia Atlético Clube sendo Hugo Passos na modalidade de luta uma referência mundial, por isso não foi de estranhar que, partindo de um desafio do Vogal de Desporto da JF Benfica, fosse prontamente aceite pela Instituição a criação de uma nova modalidade num projeto continuo de inclusão, o rugby em cadeira de rodas. Os treinos decorrem no Pavilhão do Bairro da Boavista todas as sexta feiras entre as 21h e as 23h e está aberto a todos os atletas que que queiram praticar este desporto.
Arrancou no dia 12 de janeiro, em Benfica, o “Amarelo”, um projeto piloto de mobilidade escolar promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, pela CARRIS, e pela Junta de Freguesia de Benfica.
A iniciativa pretende criar hábitos mais sustentáveis, nas deslocações dos alunos para a escola. O projeto abrange quatro estabelecimentos de ensino da freguesia: Parque Silva Porto, Arq. Gonçalo Ribeiro Telles, Pedro Santarém e Jorge Barradas.
O Quiosque Almeida foi o grande vencedor desta edição do concurso Montras de Natal, cuja votação online terminou no passado dia 13 de janeiro.
A Florista Tuchaflor ficou em segundo lugar, enquanto a loja Bailarico encerrou o pódio, na terceira posição.
A votação foi feita pelo público do facebook através do nº de “gostos” em cada uma das fotografias disponibilizadas nas redes sociais da Junta de Freguesia de Benfica.
A violinista Malú Garcia contou com casa cheia, no passado dia 20 de janeiro, no Auditório Carlos Paredes, naquele que foi o primeiro concerto de lançamento do seu álbum de estreia, “Caminhos”. Malú Garcia começou os seus estudos de violino aos 8 anos e já atuou em performances clássicas com a orquestra Gulbenkian, mas também protagonizou espetáculos pop ao lado de artistas como Carlão ou Capitão Fausto. Uma das fortes características do projeto musical de Malú Garcia é a diversidade de estilos num só álbum, fruto de diferentes influências.
O primeiro disco da violinista portuguesa contém músicas cheias de ritmos contagiantes que vão do jazz até à world music, com incursões por estilos como a morna, o tango, o swing, o samba e o fado.
No dia 19 de janeiro, estreou no Palácio Baldaya a iniciativa Stand Up By Night, na Sala Arcade.
Uma noite dedicada à comédia, promovida pela Byfurcação Teatro e que juntou convidados mais e menos experientes do mundo da comédia, divertindo o público.
Ainda vai a tempo de ver as próximas sessões deste espetáculo, ao longo dos próximos meses. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.
Em 2023, o projeto “A Biblioteca vai à Escola” continua a dinamizar os estabelecimentos de ensino da freguesia, promovendo a descoberta da leitura. Durante os próximos meses, há muitas histórias para descobrir.
As inscrições devem ser endereçadas para o e-mail: tatianacarmo@jf-benfica.pt
Tiago Nogueira, um dos seis músicos que compõem a reconhecida banda portuguesa “Os Quatro e Meia”, fez do Palácio Baldaya a sua residência artística, entre os dias 26 e 28 de janeiro.
“Tiago Nogueira convida” é o nome desta série de três concertos, que contou com a presença de artistas bem conhecidos do panorama musical português.
Os espetáculos tiveram a participação de António Zambujo, Teresinha Landeiro e João Só, e revelaram diversos momentos especiais. Tiago Nogueira mostrou temas da sua autoria e co-autoria, mas revisitou também temas de outros artistas, que fazem parte da sua essência e crescimento musical.
Recorde-se que este não foi o primeiro concerto de Tiago Nogueira em Benfica, depois de uma passagem pelo Monsanto Fest, com “Os Quatro e Meia”, em 2021.
No âmbito das comemorações do aniversário do mestre Carlos Paredes, e dos cinco anos do Auditório, batizado com o seu nome, este espaço vai receber três grandes concertos nos dias 16 e 17 de fevereiro.
Uma aposta em diferentes formas de assinalar o 98º aniversário do nascimento do grande compositor e mestre da guitarra portuguesa, que cresceu em Benfica, através de fusões de estilos e influências musicais, com as atuações de Joana Amendoeira, Fred Martins e a banda “O Gajo”.
Nos meses de fevereiro e março, a Junta de Freguesia de Benfica promove uma formação online de língua espanhola, em horário pós-laboral, entre as 19h00 e as 22h30!
O curso destina-se a profissionais ativos, empregados ou desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações literárias a partir do 9º ano.
1- O STRESS AFETA O CORAÇÃO?
O stress é um fator de risco cardíaco, embora ainda não existem estudos clínicos que o confirmem, a nossa pratica clinica nos permite evidenciar que o efeito do stress cronico afeta o sistema cardiovascular de forma importante. Só a partir de 2012 o stress foi incluído nos guias europeias de prevenção cardiovascular considerando-se hoje em dia um novo fator de risco cardiovascular.
2- PORQUE O STRESS PODE INTERFERIR NOS BATIMENTOS CARDÍACOS?
OS SISTEMAS ENVOLVIDOS NA RESPOSTA DO CÉREBRO A ESTÍMULOS ESTRESSANTES SÃO:
O eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, o sistema nervoso autônomo, ramo simpático e o sistema imunológico.
Perante uma situação de stress a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam devido à estimulação do SNS pela ativação das sustâncias chamadas catecolaminas no sistema nervoso central (locus ceruleus, noradrenalina, SNS). Ou seja, aquelas sustâncias que ajudam ao nosso organismo a estar em situação de alerta perante uma situação de stress. É importante esclarecer que uma situação de stress não tem que ser necessariamente negativa, as emoções e outras situações agradáveis podem igualmente desencadear estes mecanismos de alerta. O Stress considerado fator de risco é aquele que se mantem de forma crónica e diária como resposta a uma situação mantida de agressão ambiental, social ou laboral.
O stress não só afeta o coração, cria per se uma resposta inflamatória generalizada com o aumento de uma hormona, o cortisol, que nos leva a um estado de desregulação geral do nosso organismo. O Stress crónico aumenta os valores de colesterol fundamentalmente do colesterol de baixa densidade, responsável pela capacidade de criar placas de ateroma nas nossas artérias, diminui o efeito da insulina, o que provoca uma tendência a sofrer diabetes, diminui a capacidade do nosso organismo em regular a formação de trombos e ajudar mediante a fibrinólise a resolver atempadamente qualquer obstrução de uma artéria seja esta localizada no coração ou numa outra região do nosso organismo.
A resposta cardíaca e vascular inclui o aumento da frequência cardíaca e da tensão arterial e como consequência o coração é submetido a um maior esforço e necessidade de aumento de consumo de oxigénio. As artérias coronárias ficam mais reativas provocando vasoconstrição, ou seja, diminuindo o calibre das mesmas. Existe ainda uma maior tendência a sofrer arritmias e sensação de palpitações. Outras alterações que podem prejudicar de forma indireta o nosso coração é por exemplo, um aumento da atividade das plaquetas, células do sangue que participam na formação de trombos, este aumento da atividade leva a um maior risco de trombose cardiovascular.
4- STRESS PODE CAUSAR ENFARTE?
Definitivamente sim, ainda mais quando associado a outros fatores de risco como, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, sobrepeso, vida sedentária, colesterol elevado etc.
Outras doenças associadas ao stress crónico são igualmente importantes pela alteração da nossa qualidade de vida. Doenças como Diabetes, disfunção eréctil, amenorreia, doenças digestivas como ulceras, colon irritável, doenças neurologias como cefaleias e insónia, doenças autoimunes, alergias para alem da temida e cada vez mais frequente depressão e síndrome ansioso.
5- COMO PROTEGER O CORAÇÃO
O ser humano deve ser entendido como “um todo “. O objetivo primordial será sempre combater o stress cronico para proteger o coração e o nosso organismo por ser estas entidades indivisíveis. Manter hábitos de vida saudáveis como pratica de exercício físico moderado, preferentemente ao ar livre , pois a atividade física regular aumenta a produção de endorfinas ou hormonas do “bem estar” , ajuda a reduzir os fatores de risco cardiovascular .Uma correta alimentação , equilibrada, sem abuso de substancias como o café, álcool e açúcar , outras medidas como reforçar a ingesta de Vitamina A e C , selénio e substancias orgânicas como o Ginseng e o Chá verde está demostrado que ajudam a combater o stress e favorecer o bem estar geral . Outra medida altamente eficaz no combate ao stress é adquirir uma rotina de descanso e sono de qualidade, o conceito de higiene do sono tem ganho cada vez maior relevância e medida como desligar os computadores e os telemóveis horas antes de ir dormir aumentam a nossa capacidade de segregar melatonina cuja função é favorecer o sono de qualidade.
As vezes numa fase inicial, será preciso recorrer a medicação ansiolítica e antidepressiva nos casos em que existe já um desequilíbrio de stress de longa data.
O Grupo Desportivo do Calhariz de Benfica organizou, a 28 de janeiro, um jantar com Noite de Fados!
A iniciativa pretendeu também prestar homenagem a “Zé Pinto” pela sua dedicação, espírito solidário e trabalho desenvolvido em prol da freguesia e do clube, enquanto presidente e associado, ao longo de mais de três décadas
No Dia de Reis, teve lugar o concerto de Natal do Orfeão Sport Lisboa e Benfica.
Fundado em 1957, o Orfeão do Sport Lisboa e Benfica tem como principal objetivo a divulgação da Música Coral como arte e cultura. O espetáculo contou com a presença da vogal, Carla Rothes.
O concerto fez parte da programação do “Natal no Bairro”, que dinamizou iniciativas para todos os gostos e todas as idades nesta quadra festiva, em diversos pontos da freguesia de Benfica.
VOTAÇÃO NOS LOCAIS HABITUAIS (ESCOLAS)