



A Junta de Freguesia de Benfica conquis tou dois prémios da APCE – Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa, nas categorias de “Campanha Integrada Entidades Governamentais, Associações e ONG”, Edição Especial COVID, sendo distinguida também pela Excelência em Comunicação - Vídeo Corporativo “Em Benfica o Desporto Conta”, no âmbito da participação ativa da Junta de Benfica na iniciativa Lisboa Capital Europeia do Des porto.
A APCE é uma associação de referência nas áreas da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas em Portugal, con correndo para a sua promoção e defesa, em benefício dos seus membros e da socieda de portuguesa.
Foi assinado, no passado dia 17 de novem bro, um protocolo entre a Junta de Fregue sia de Benfica e a Cooperativa de Ensino Universitário (CEU), entidade instituidora da Universidade Autónoma de Lisboa. O objetivo é criar uma parceria para a reali zação de oficinas e workshops de sensibili zação sobre o consumo de água.
Na assinatura, estiveram presentes o pre sidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e o vogal Hernâni Silva, o Professor Doutor António de Lencastre Bernardo, presidente do Conselho de Ad ministração da CEU, e o Professor Doutor Reginaldo Rodrigues de Almeida, vice-pre sidente desta entidade.
Como resultado deste protocolo, vai ser criado um dispositivo de recolha de água para distribuição e rega de terrenos e jar dins em espaços públicos, desenvolvido pelo Centro de Estudos Arquitetura Cidade e Território (CEACT), e que será instalado no Jardim da Cortiçada, no Bairro de Santa
Cruz. Paralelamente, irão ser realizadas campan has de sensibilização e consciencialização para a redução do consumo de água e para a sua sustentabilidade.
ANIVERSÁRIO DA ESCOLA JOSÉ GOMES FERREIRA
EDITORIAL - RICARDO MARQUESBenfica é hoje um Bairro cada vez mais ligado à sua comu nidade. Criar e estreitar estes laços de proximidade foi o nosso desígnio desde o início, um caminho que traçámos e do qual não nos iremos desviar no futuro. Para cumprirmos esta missão, não podemos ter medo nem desistir de ouvir os nossos cidadãos, dando voz às suas opiniões e às suas preocupações, principalmente nos temas que dividem a nossa comunidade.
Na última década, o tema mais fraturante no seio do nos so Bairro e que motivou um conjunto de petições (a favor e contra a medida), é a possibilidade de existir um alarga mento da EMEL a mais zonas da freguesia de Benfica. Ao longo deste ano, dinamizámos múltiplas reuniões com mo radores, comerciantes e forças vivas do nosso Bairro, sem que tivesse sido possível criar uma base de entendimento sobre a melhor solução a adotar.
O meu compromisso com os nossos moradores sempre foi claro: a Junta de Freguesia só emitiria um parecer favorável à entrada da EMEL em novas zonas do Bairro com um con senso alargado da nossa população. Cumprindo este compromisso com todos, decidimos de volver a voz aos nossos moradores. Para esse efeito, apre sentamos à Assembleia de Freguesia de Benfica uma pro posta para a realização de um referendo local sobre este tema e que mereceu o consenso alargado dos partidos nela representados: foi aprovada com com os votos a favor do PS, BE, CDS, CHEGA e de uma eleita do PSD.
Aguardamos agora a decisão do Tribunal Constitucional, esperando poder realizar este referendo local em fevereiro ou março de 2023, acreditando que a comunidade é sem pre mais forte quando decide e é chamada a pronunciar-se sobre os assuntos que a dividem, como está a acontecer neste caso. Em Benfica todos contam, em Benfica todos decidimos enquanto comunidade.
No nosso Bairro, respeitamos o passado, estamos focados no presente, sem nos esquecermos de projetar o futuro. Perspetivas diferentes que partilham o mesmo objetivo: fazer da nossa freguesia um melhor local para viver.
Dos muitos projetos em que estamos a trabalhar, e porque urge continuar a criar soluções de estacionamento para Benfica, destaco o novo parque de estacionamento da Rua Nossa Senhora do Amparo. Uma obra que permite cumprir um desejo antigo dos moradores, ao transformar um terre no descampado que servia de estacionamento improvisa do e sem condições, num parque ordenado e com capa
cidade para 126 lugares. Com esta intervenção executada pela Junta de Freguesia de Benfica, e financiada pela Câ mara Municipal de Lisboa, cumprimos mais um projeto pro tocolado com a autarquia, à semelhança de todos os outros que temos vindo a executar, desde 2013. Para o novo ciclo de de contratos de delegação de competências, já propu semos à autarquia mais 34 projetos, que significam um in vestimento a rondar os 5 milhões de euros.Projetos para o futuro, em que teremos como grande desafio a busca pela sustentabilidade.
O parque da Rua Nossa Senhora do Amparo é também um símbolo do que estamos a mudar, tornando-se o primeiro estacionamento público da cidade de Lisboa onde foi insta lada iluminação autossuficiente com lâmpadas LED, para uma maior eficiência energética, redução dos custos de energia e de manutenção.
Temos vindo a fazer grandes investimentos na introdução de soluções fotovoltaicas e instalação de leds, o que dimi nui a fatura energética da freguesia, mas também a nossa pegada ambiental, protegendo o futuro dos nossos filhos e netos.
Entramos agora na época de Natal, que volta a realçar a proximidade e o espírito de união da comunidade. Apela mos novamente à solidariedade dos nossos vizinhos, tal como já aconteceu noutras situações, para continuarmos a ajudar quem mais precisa através de uma recolha solidária. Num ano em que a inflação galopante está a causar difi culdades financeiras sérias a tantas famílias, iremos des empenhar também o nosso papel, estando cada vez mais próximos e atentos ao que acontece na nossa comunida de. Destinámos uma parte do investimento habitual nas iluminações de Natal para podermos ajudar os mais vulne ráveis, com o aumento do número de cabazes solidários, reforçando a rede de apoio às famílias mais carenciadas.
Finalmente, desejo a todos Boas Festas e convido as fa mílias a descobrirem a programação do nosso “Natal no Bairro”, que traz para as ruas e para os diferentes espaços da nossa freguesia, música, dança, teatro, atividades para as crianças, entre outras iniciativas, para uma quadra fes tiva mágica e que dinamize Benfica e o seu comércio tra dicional.
Em 2023, cá continuaremos com a ambição de concretizar novos sonhos e projetos, contando com a participação de todos.
Nos últimos anos, a Junta de Freguesia de Benfica tem levado a cabo a execução de vários projetos nas mais di versas áreas de intervenção, ao abrigo de protocolos de delegação de competências, celebrados na sequência do processo de descentralização iniciado em 2012 com a Re forma Administrativa da cidade de Lisboa.
Entre 2013 e 2022 a Junta de Freguesia de Benfica tem vindo a executar todos os projetos protocolados com Câ mara Municipal de Lisboa, tendo concluído 29 dos 32 proje tos delegados, estando os restantes 3 projetos em fase de conclusão. O Palácio Baldaya, o Jardim do Calhariz Novo e os parques de Estacionamento da Estrada A-da-Maia e da Rua Nossa Senhora do Amparo, são apenas alguns exem plos de projetos já implementados no nosso bairro.
Na renovação de mais um ciclo de Contratos de Delegação de Competências, a Junta de Freguesia de Benfica propôs recentemente à CML mais um conjunto de projetos que considera prioritário implementar no nosso bairro até ao fi nal deste mandato, tendo em conta a divisão territorial do investimento, a criação de pontos âncora em cada bairro para fruição de espaço público e a implementação de so luções sustentáveis nos equipamentos públicos para uma maior eficiência energética, redução dos custos de energia e diminuição da pegada ecológica.
Conheça aqui a lista de projetos propostos para Benfica:
Espaço Público - requalificação ou criação de equipamentos e espaços públicos
Zona Histórica Calhariz de Benfica
Zona Histórica Benfica
Rotunda das Oliveiras, Avenida do Uruguai
R. José Batista de Sousa
R. Jorge Barradas
R. João Ortigão Ramos
Jardim do Eucaliptal
A Junta de Freguesia de Benfica tem vindo a reportar à Câ mara Municipal de Lisboa a existência de vias em mau esta do, em diversos arruamentos da freguesia, nomeadamente na Rua Coronel Campos Gonzaga, Rua Irene de Lisboa, no Bairro de Santa Cruz, e na rua Rainha D. Brites e Estrada da Circunvalação, no Bairro da Boavista. Nestas e em muitas outras artérias da freguesia, já devida mente identificadas, há uma necessidade urgente de pro ceder à execução de obras de repavimentação que permi tam melhorar as condições de mobilidade e circulação da população, e como consequência, a sua qualidade de vida. Aguardamos por uma intervenção e resolução rápida para estes problemas, por parte da Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta também que se trata de um conjunto de ar térias com um enorme fluxo de veículos.
Continuamos a trabalhar diariamente para melhorar o nosso Bairro de Benfica.
Parque Infantil Quinta da Granja Parque Infantil Mercado
Parque Infantil R. Lucília Simões
Parques Canino (Bairros de Santa Cruz, Charquinho e Boavista)
Equipamentos Street Workout (Bairros de Charquinho, Boavista e Pedralvas)
Recuperação da envolvente do Ringue do Calhariz Novo de Benfica (Campos Cara e Coroa)
Recuperação da estrutura de escoamento e pavimentos do Parque Silva Porto
Largo Cura Mariano
Zona Lazer Boavista
Introdução pisos confortáveis – zona comercia de Benfica Intervenções corretivas de Passadeiras (Estrada de Benfi ca, Al. Padre Álvaro Proença e R. dos Arneiros) Introdução de Lombas (Estrada das Garridas) Rebaixamento de Passadeiras (Pedralvas e Colégio Militar)
Desporto
Readaptação Ginásio Complexo Desportivo Benfica Recuperação Ringue António Livramento Campo de Multi-Jogos R. Maria Lalande Skate Park Bairro do Calhariz
MAS - Memoria Ativa Sénior SAFE – Serviço de Apoio a Famílias e Estudantes
Serviços Públicos
Requalificação Centro Clínico no edifício sede Junta de Freguesia de Benfica Recuperação do espaço exterior desportivo da Escola Par que Silva Porto
Habitação
SOS Reparações
Ambiente - promoção de soluções de redução consumos de água e energia Plano de sustentabilidade hídrica Intervenção de manutenção Piscina Benfica Projeto “In Situs” (Jardim da Cortiçada)
Introdução de Iluminação Foto-Voltaica Pública (Caminho da Feiteira, traseiras Pedralvas Velha, Morro do Calhariz de Benfica)
Abertura de furo de captação de água (Parque Silva Porto)
Está concluída a intervenção para criação de um parque de estacionamento de 126 lugares na Rua Nossa Senhora do Amparo, resultado da requalificação do espaço expectante situado nas traseiras desta via, junto ao Mercado de Ben fica.
Este novo parque é o primeiro estacionamento público da cidade de Lisboa onde foi instalada iluminação autossufi ciente com lâmpadas LED, para uma maior eficiência ener gética, redução dos custos de energia e de manutenção. Esta intervenção, executada pela Junta de Freguesia de Benfica e financiada pela Câmara Municipal de Lisboa, teve também como objetivo a melhoria das condições de acessibilidade, mobilidade, segurança rodoviária e de cir culação pedonal nesta zona.
A Assembleia de Freguesia de Benfica aprovou, em reunião extraordinária realizada no dia 14 de novembro, a proposta apresentada pelo Executivo para a realização de um refe rendo local, sobre a possibilidade de alargamento do esta cionamento tarifado da EMEL a novas zonas de Benfica.
A decisão de avançar para a realização de um referendo surge após um conjunto de reuniões com moradores, co merciantes, associações e Comissão Social de Freguesia, com destaque para a reunião participada do passado dia 18 de outubro, com mais de 300 moradores, em que não foi possível chegar a um consenso alargado sobre as soluções de estacionamento para Benfica.
A proposta para a realização de um referendo local foi apro vada na Assembleia de Freguesia com os votos a favor do PS, BE,CDS, CHEGA, e de uma eleita do PSD, e irá colocar à comunidade a questão: “Concorda que a Junta de Fre
guesia de Benfica emita um parecer favorável à colocação de parquímetros nas Zonas de Estacionamento de Du ração Limitada de Benfica? Sim / Não”.
O resultado decorrente deste referendo irá vincular a po sição e o parecer da Junta de Benfica sobre o alargamento da atuação da EMEL a novas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, já existentes na freguesia, dando conti nuidade ao compromisso assumido de auscultar a opinião da comunidade antes de emitir qualquer parecer sobre esta matéria.
A Assembleia de Freguesia de Benfica submeteu a delibe ração ao Tribunal Constitucional, que terá de se pronunciar sobre a constitucionalidade e legalidade deste referendo local, que deverá ter lugar no primeiro trimestre do próximo ano.
Nesta edição do jornal Bairro de Benfica, entrevistamos a vogal dos Direitos Sociais, Carla Rothes. Num período em que assistimos a um agravamento das condições económi cas e sociais das famílias, que motivam o aumento do nú mero de pedidos de ajuda, a Junta de Freguesia de Benfica implementou um conjunto de projetos, que contam tam bém com o espírito solidário da comunidade.
A pandemia, a guerra e a crise a que hoje assistimos são três fatores que ajudam o explicar o aumento das situações de vulnerabilidade das famílias de Benfica. Que projetos têm sido desenvolvidos pela Junta de Fre guesia para apoiar estas pessoas?
C.R: Sem sombra de dúvida. Estes três fatores trouxeram preocupações adicionais relativamente às dificuldades e vulnerabilidades que já existiam no nosso território. Tive mos de reorganizar os nossos serviços, de forma a poder mos dar respostas rápidas e eficazes a todos os que nos pediram ajuda. Disponibilizamos uma plataforma de emer gência social às famílias mais carenciadas, que serve para apoiar no pagamento de diversas despesas, entre as quais a renda da casa, contas de água ou luz. Damos também apoio através do Banco Alimentar, às famílias referencia das, que podem também usufruir de refeições confeciona das pelos nossos refeitórios ou por instituições locais que, inclusive, fazem a recolha de produtos na restauração e co mércio do Bairro.
Surgiu também a necessidade de criarmos uma série de projetos adicionais, nomeadamente o Gabinete de Empre gabilidade, por onde já passaram mais de 100 pessoas ao longo deste ano, e que nos permitiu fazer a ligação entre os desempregados que residem na freguesia e as necessida des de emprego no comércio local. No nosso Bairro, exis tem cerca de 900 estabelecimentos com a porta aberta, e muitas vezes são eles que nos pedem ajuda no preenchi mento de vagas de emprego.
Neste último ano, sentimos também a necessidade de des envolver alguns projetos mais focados nas problemáticas sociais, em especial, a violência doméstica. A pandemia e o confinamento obrigatório deixaram, principalmente as mulheres e as crianças, mais expostas e vulneráveis a este tipo de comportamentos. Desenvolvemos o Projeto “No!” para darmos uma resposta mais eficaz a situações dessa natureza. Outro projeto que criámos destinou-se ao apoio a refugiados, em que nos deslocámos à Ucrânia e transportá mos algumas dezenas de ucranianos para o nosso país. To dos eles estão a ser monitorizados e acompanhados desde a sua chegada a Benfica. Os adultos estão integrados no mercado de trabalho e as crianças estão a frequentar as nossas escolas. As nossas equipas prestam um acompan hamento diário a estas pessoas, e temos vindo a dinamizar inúmeras iniciativas para promovermos a sua integração e bem-estar dentro da nossa comunidade.
Temos de falar também da população idosa, em que a pandemia expôs ainda mais as suas vulnerabilida des….
C.R: Atualmente, residem na freguesia de Benfica mais de 10.500 idosos, com mais de 65 anos. A Junta de Freguesia
de Benfica e as entidades locais disponibilizam programas diários, que promovem um envelhecimento saudável e ati vo da população sénior.
De facto, a principal consequência da crise recente e, prin cipalmente, do isolamento a que estas pessoas estiveram sujeitas durante a pandemia, foi a deterioração das capa cidades cognitivas e o agravamento das condições psico lógicas. Ao longo destes últimos dois anos, chegaram-nos muitos casos de idosos que se recusavam a sair de casa. Monitorizávamos diariamente estas situações, através de consultas por videochamada e visitas semanais, realizadas pelos nossos técnicos e voluntários. Desenvolvemos uma rede muito ampla de monitorização do idoso, com o progra ma GIRO e através de telefonemas diários feitos através do nosso Call Center.
O GIRO é um programa de emergência, em parceria com a PSP e com o Centro de Saúde, em que os vizinhos formam uma rede de apoio para estes idosos. Por exemplo, se nos ligarem a comunicar que há três dias que o senhor Manuel não é visto, uma técnica da Junta de Freguesia irá visitar este idoso para confirmar que está tudo bem. Em alguns casos, temos mesmo de avançar para outras diligências, para termos acesso a esses idosos referenciados pelos vi zinhos e pelos comerciantes.
De acordo com os dados dos Censos de dezembro de 2021, há 1.300 idosos que vivem sozinhos na freguesia e há mais 2600 casos, em que vivem dois idosos na mesma casa. Estas pessoas não têm um suporte institucional e esse papel acaba por recair na Junta de Freguesia, em co laboração com a comunidade.
A atual crise contribui também para o aumento dos pe didos de ajuda?
C.R: Sim. Antes da crise apoiávamos uma média de 200 famílias, semanalmente, através do Banco Alimentar. Com o aumento das dificuldades económicas durante a pande mia, esse número ascendeu às 700 famílias.
Neste momento, damos apoio a cerca de 580 famílias. A precariedade de trabalho continua a ser uma realidade e damos conta de um agravamento de problemas de saúde. Muitas famílias até têm trabalho, mas estão em situações de baixa permanente. Com a diminuição dos rendimentos, que já eram escassos, passaram a necessitar de ajuda ali mentar. O aumento dos preços da alimentação e despesas fixas, devido à crise energética que estamos a viver, geram um novo fluxo de pedidos de ajuda.
Há também uma mudança no perfil de quem nos pede aju da, já que antigamente a maior parte das pessoas a quem prestávamos apoios económicos e alimentares eram resi dentes nos bairros sociais que temos na freguesia. Neste momento, só metade dos nossos utentes estão nessa si tuação. A outra metade vive noutras zonas da freguesia, o que demonstra a alteração do perfil do utilizador do apoio social, neste contexto económico em que vivemos.
Fale-nos um bocadinho sobre esta rede de voluntários e também dos projetos para envolver e capacitar cada
C.R: Não conseguimos construir comunidades sem as pessoas e não podemos olhar apenas para aquelas a quem prestamos apoio. Precisamos de uma rede muito mais alar gada, com o apoio de voluntários, para podermos chegar a todos. Temos desenvolvido, nos últimos anos, uma cultura de partilha das necessidades e temos, de facto, uma comu nidade muito solidária.
Todos os anos, e este Natal não será exceção, fazemos uma campanha de recolha de brinquedos junto do comér cio local, destinados às famílias mais vulneráveis a nível económico e social.
Anualmente, nascem em Benfica mais de 400 bebés, e temos muitas famílias que não conseguem fazer face às despesas. Neste sentido, criámos também o projeto Bab yStuff, onde recolhemos bens e equipamentos para bebés, junto dos nossos moradores, para serem reutilizados. De pois, fazemos campanhas três vezes por ano, no comércio local e também junto das farmácias.
Com todas estas campanhas a decorrer, dinamizadas pela Junta de Freguesia e com a solidariedade das diferentes instituições, precisamos uma rede de voluntários. Existe um banco de voluntariado jovem a funcionar, desde o início da pandemia, e vamos arrancar agora com um projeto cha mado Kids’r’us, um projeto de voluntariado para crianças, que as vai envolver em iniciativas positivas, juntamente com os pais.
Vamos criar também um projeto similar, mas para os ido sos, o “Team Sénior”. Estas pessoas têm muita vontade de ajudar a comunidade e iremos capacitá-las com uma for mação em diferentes áreas.
Estamos na época de Natal, que iniciativas vão realizar neste âmbito e o que estão a preparar para 2023?
C.R: O nosso objetivo imediato passa por garantir que, nas casas das famílias que apoiamos regularmente, have rá uma refeição de consoada e brinquedos para distribuir pelas crianças. Para que isso seja possível, precisamos da ajuda de toda a comunidade. Estamos a realizar uma campanha de recolha de alimentos e brinquedos com a colaboração do comércio local, e também direcionada aos animais. Nos dias 10 e 11 de dezembro, vamos angariar ali mentos nos supermercados Pingo Doce e Continente, da Rua Nossa Senhora do Amparo.
Iremos também dinamizar uma campanha chamada “Natal mais doce”, onde os nossos jovens voluntários vão visitar os nossos idosos que vivem sozinhos, e passar algum tem po com eles, levando-os a umas das pastelarias do nosso Bairro, para que comam um doce de Natal. Quando exis tem dificuldades na mobilidade, serão os nossos volun tários a levar os doces a casa dos nossos idosos.
Há uma célebre frase que diz que todos os caminhos vão dar a Roma. A razão de ser desta afirmação está relacionada com o sistema de estradas construído por este império, e que conduziam quase sempre à cidade de Roma.
Podemos adaptar esta frase e dizer que todos os caminhos vão hoje dar a Benfica. Não falamos de estradas, mas sim de “pontes”, que consistem em serviços e infraestruturas que temos vindo a construir, para estarmos mais perto da nossa comunidade e para a transformarmos num Bairro de proximidade e solidariedade.
Um Bairro verdadeiramente próximo da sua comunidade é aquele que, em poucos minutos, nos leva a encontrar serviços de qualidade e que satis fazem as necessidades da população.
As pontes são também digitais e, por isso mesmo, disponibilizamos duas ferramentas fundamentais para estarmos mais ligados ao nosso Bairro.
Um novo site e uma app atualizada, para que seja mais fácil reportar oco rrências no espaço público, obtendo respostas mais céleres, bem como aceder a todas as informações que os cidadãos procuram, incluindo os serviços da Junta de Freguesia de Benfica, notícias sobre o nosso Bairro, eventos, curiosidades, e muito mais. Através da aplicação, podemos tam bém imediatamente ter acesso em formato virtual, ao cartão Bairro de Ben fica, com descontos no comércio local.
A tecnologia aproxima-nos, mas um verdadeiro Bairro faz-se também de serviços físicos, como é o caso do Espaço Cidadão, onde é possível tra tar da revalidação da carta de condução, alterações ao cartão do cidadão, Segurança Social, ADSE ou Autoridade Tributária, entre outras opções essenciais ao quotidiano. A reabertura do Quiosque da Avenida Grão Vas co trouxe-nos outro polo fundamental, funcionando como ponto de infor mação da Junta de Freguesia de Benfica, local de venda de bilhetes para espetáculos e extensão da biblioteca do Palácio Baldaya.
Recentemente, nasceu outro espaço de atendimento ao público, no Bairro da Boavista, descentralizando os serviços e albergando uma nova sala de formação.
A par da formação, o emprego é, naturalmente, das necessidades mais prementes dos nossos moradores. Nas Portas de Benfica, existem cen tros de formação e empregabilidade, que vão ao encontro deste requisito básico para a qualidade de vida de um Bairro.
No Centro Clínico da Junta de Freguesia de Benfica, agora Centro Clíni co Saúde + Próxima (após um protocolo com o Hospital Cruz Vermelha) há um número cada vez maior de especialidades e profissionais de saúde, acesso a meios complementares de diagnóstico, vacinação, entre outros tratamentos, demonstrando também o investimento em serviços de proxi midade na área da saúde.
Ser saudável é também praticar atividade física mesmo no coração do nosso Bairro, nos Complexos Desportivos da freguesia ou nos parques e jardins, com diferentes atividades desportivas direcionadas para as várias faixas etárias.
Um comércio local com vitalidade é outros dos eixos fundamentais para garantir que, em escassos minutos, encontramos o que precisamos para o nosso dia-a-dia. Implementámos um conjunto de iniciativas e eventos para dar dinâmica às nossas ruas e ao nosso comércio, nomeadamente através do cartão Bairro de Benfica, que oferece descontos exclusivos nos espaços aderentes.
Finalmente, um Bairro ligado e sintonizado com as necessidades da sua população tem de ouvir as suas críticas e os seus desejos, o que tem sido potenciado através da realização de presidências abertas e reuniões com moradores, comerciantes, entidades e associações locais, promovendo o diálogo, a partilha de experiências e auscultando as vontades de quem vive, trabalha e estuda em Benfica.
Ao traçarmos estas pontes e estes caminhos, desenhamos o futuro de um Bairro. Um Bairro feito de mobilidade, com serviços para todos, uma comunidade que participa ativamente nas decisões diárias e em que não precisamos de ir mais longe. Em que em poucos minutos chegamos exa tamente onde queremos ir.
Com o objetivo de continuar a dar a conhecer o que de mel hor se faz no comércio tradicional de Benfica, dinamizando a vida de bairro, a iniciativa “Benfica com (n) vida” animou a Praça do Fonte Nova.
Entre os dias 11 e 13 de novembro, realizaram-se ativida des para agradar a todos os gostos e idades, com diferen tes conceitos num mesmo espaço e que pretenderam aliar a música, gastronomia e animação, com divertimentos insufláveis para os mais pequenos, mercado de produtos regionais, moda, além de uma zona de street food. Dos motivos de interesse, destaque para a realização de um desfile de moda com a colaboração das lojas de roupa, maquilhadores e cabeleireiros locais, que deu a conhecer alguns destes profissionais do nosso Bairro. No domingo, o S. Martinho foi assinalado com a realização de um magusto sénior.
Outras das propostas passaram por aulas de dança, pila tes, alongamentos, atuação de Dj’s, exposição de carros, entre outras iniciativas em parceria com o comércio local, numa grande festa com entrada livre.
O Centro Clínico Saúde + Próxima, da Junta de Freguesia de Benfica, em parceria com o Hospital da Cruz Vermelha, continua a trabalhar para oferecer mais e melhores ser viços de saúde de proximidade aos seus utentes. Além das especialidades já disponíveis, recentemente passou a ser possível usufruir de consultas de Pediatria e Osteopatia e também dos serviços de Thai Yoga Massage e Reiki, a preços convencionados.
Atualmente, estão disponíveis vários acordos estabeleci dos com Seguradoras e Sub-sistemas de Saúde e pode também beneficiar das vantagens do cartão “Saúde + próxima - Bairro de Benfica”, com acesso preferencial a Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica nas instalações do Hospital Cruz Vermelha.
Cardiologia, Cirurgia Geral e Vascular, Estomatologia, Fi sioterapia, Ginecologia/Osbtetrícia, Medicina Dentária, Medicina Interna, Medicina Tradicional Chinesa, Nutrição/ Dietética, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pedopsiquiatria, Psicologia e Urologia são as restantes especialidades que o Centro Clínico de Benfica tem à sua disposição.
O Castelo Sul das Portas de Benfica recebeu, no dia 27 de outubro, a terceira edição do evento de empregabili dade Submeet. A iniciativa voltou a ser um sucesso, em mais uma parceria da Junta de Freguesia de Benfica com a Dress For Sucess e, este ano, com o apoio da Adecco, duas entidades especialistas na área dos recursos huma nos.
Os participantes tiveram acesso a formação certificada, com vista a maximizar as suas competências para con quistarem o mercado de trabalho com confiança. Para além da construção de um currículo apelativo e outras di cas essenciais, destaque para a simulação de entrevistas com o apoio de técnicas especializadas.
Todos os participantes têm acesso a um acompanhamento personalizado nos projetos de empregabilidade: FormUp Benfica, Gabinete de Empregabilidade e Centro Qualifica.
As
“Há cabazes no Bairro” foi o projeto apresentado pelos Pa drinhos do Mundo, que lhes irá permitir compor cabazes de primeira necessidade para, para suprimir as carências das famílias, tendo como público-alvo famílias numerosas com crianças, enquanto o Colinho da Rute venceu o concurso da loja Grão Vasco com o projeto “A nossa Horta Pedagó gica”.
O objetivo do programa “Bairro Feliz” é apoiar, com valores até mil euros, causas escolhidas pela comunidade local, que podem ser inscritas por qualquer entidade ou grupo de vizinhos. As causas mais votadas em cada loja ganham um donativo para serem executadas.
Mais de 50 veículos marcaram presença no II Encontro de Clássicos do Bairro de Santa Cruz, que decorreu no passa do dia 6 de novembro.
A segunda edição desta iniciativa voltou a ser organizada pela Associação de Moradores do Bairro de Santa Cruz, com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica, e incluiu um passeio pelas ruas do nosso Bairro, que terminou na Pista de Radiomodelismo de Monsanto, onde os participantes trocaram os clássicos pelos carros telecomandados, num animado convívio entre todos.
Neste encontro de clássicos, o presidente, Ricardo Mar ques, e os vogais Miguel Pais, Hernâni Silva e Carla Rothes distribuíram lembranças aos proprietários destas verdadei ras relíquias de quatro e duas rodas
A Paróquia de Nossa Senhora do Amparo recebeu, nos Castelinhos de Benfica, a imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel, que integra o denominado «Círio dos Sa loios», numa tradição que remonta ao ano de 1430.
A imagem esteve pela primeira vez em Benfica, em 1444, e anteriormente encontrava-se na paróquia de Bucelas, em Loures. Para assinalar o regresso da imagem a Benfica, realizou-se uma procissão entre as Portas de Benfica e a Igreja Paro quial, com centenas de fiéis a acompanharem o percurso.
A imagem irá permanecer em Benfica durante um ano, par tindo depois para outra localidade.
O momento contou com a presença do presidente da Jun ta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e do vogal Hernâni Silva.
A Escola José Gomes Ferreira assinalou, no dia 21 de no vembro, o seu 42º aniversário, através de um conjunto de iniciativas. Destaque para a cerimónia de entrega dos pré mios de Mérito (ao melhor aluno finalista do ano 2021/2022) e do Concurso Literário.
O momento contou com a presença do presidente da Jun ta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, dos vogais Carla Rothes e Hernâni Silva, e de Rosária Alves, Diretora do Agrupamento de Escolas de Benfica.
As atuações da Orquestra Geração e de um grupo de dança da Nova Academia, além de workshops e uma con ferência sobre a comunicação no século XXI, completaram o programa que assinalou este aniversário.
Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, realizou-se no Mercado de Benfica, no dia 15 de novembro, um rastreio gratuito para avaliar os níveis de glicemia.
A iniciativa foi organizada pelo Centro Clínico Saúde + Próxima, e decorreu entre as 9h00 e a13h00, com a pre sença de uma enfermeira, um nutricionista e três estudan tes do curso de Nutrição e Dietética, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
No total, foram realizados 51 rastreios aos níveis de glice mia no sangue, além de avaliações e aconselhamentos nutricionais. O objetivo desta iniciativa foi alertar para a necessidade de prevenção desta doença, promovendo um estilo de vida saudável.
Os utentes que não tiveram a oportunidade de participar neste rastreio, podem deslocar-se às instalações do Cen tro Clínico e efetuar uma avaliação
Arrancou, no passado dia 20 de outubro, mais uma edição do Campeonato de Futebol de Veteranos. No total, estão em competição oito equipas, ao longo da temporada 2022/2023, entre as quais clubes e empresas da freguesia. Na jornada inaugural, que contou com a pre sença dos representantes de todas as equipas e do vogal Miguel Pais, a formação da Junta de Freguesia de Benfica venceu a Fujitsu por 6-3.
O objetivo deste torneio, destinado a atletas entre os 35 e os 90 anos, é promover a prática desportiva, através de jogos semanais, no campo de jogos do Clube Desportivo Lisboa e Águias.
O Bairro do Charquinho foi o local escolhido para receber a segunda edição da iniciativa “Desporto no Bairro”, uma manhã de divertimento e dedicada ao desporto, que teve lugar no passado dia 27 de novembro.
Organizado pela Junta de Freguesia de Benfica, com o apoio da Associação de Moradores do Bairro do Char quinho, este evento disponibilizou às famílias modalidades como o futebol, basquetebol, ténis de mesa, teqball, xadrez e tiro com arco, fomentando a prática de atividade física.
As atividades, de entrada livre, aconteceram entre as 9h30 e o 12h00, junto ao novo parque do Bairro do Charquinho.
Depois do sucesso da primeira edição, no Bairro das Pe dralvas, o objetivo é repetir estas atividades ao longo dos próximos meses, nos restantes bairros da freguesia de Benfica.
O Quiosque da Av. Grão Vasco já faz par te da rede Payshop, permitindo o carrega mento de telemóveis, títulos de transporte, além do pagamento de contas de telefone, eletricidade, água, gás, portagens, entre outros serviços.
Neste espaço, passa a ser disponibilizada uma funcionalidade segura e simples, sem necessidade de cartões bancários, regis tos, digitação de dados ou códigos.
A Quinta da Granja recebeu a primeira prova de OCR Ninja da cidade de Lisboa, uma modalidade que junta a corrida à superação de obstáculos com diferentes graus de dificul dade. A vertente Ninja acrescenta a velocidade, tornando este desporto ainda mais espetacular, o que motivou a cu riosidade de centenas de pessoa que quiseram ver os atle tas em ação, na pista montada para o efeito.
A competição desta modalidade regressa ao nosso Bairro em dezembro, com a organização da prova OCR Fireman Challenge em Monsanto.
Os seniores de Benfica podem agora fre quentar aulas de Danças de Salão na es cola Arcade Dance Center, todas as segun das-feiras, a partir das 16h00.
O objetivo é dinamizar uma atividade que promova o convívio e um envelhecimento ativo e saudável. As aulas têm um custo mensal de 5€ e as inscrições podem ser fei tas no Quiosque da Av. Grão Vasco.
Proença-a-Nova foi o destino de mais uma edição das Fé rias Seniores, que continuam a percorrer o país e a dar a conhecer as tradições, gastronomia, e a mostrar as paisa gens e a beleza do nosso país.
Durante uma semana, não faltaram motivos de interesse e animação para os participantes nesta viagem, que tiveram a oportunidade de visitar vários locais de interesse histó rico, tais como monumentos que retratam as histórias e lendas locais, igrejas, miradouros, e com passagem pelo edifício da Câmara Municipal, com visita a obras de pintura de autores locais.
Os momentos de lazer e convívio ajudam a combater a ex clusão social e a solidão, integrando numa estratégia de promoção de um envelhecimento saudável e ativo.
O Auditório Carlos Paredes recebeu mais um grande es petáculo protagonizado pelo Grupo de Teatro Amador de Benfica (GTAB), que apresentou em estreia a peça “É ur gente o amor”, com encenação do ator Benjamim Falcão. Uma história comovente, com interpretações de grande qualidade por parte dos atores que integraram este elenco.
A iniciativa foi um sucesso, com casa cheia ao longo das sessões, que decorreram entre os dias 13 e 19 de novem bro.
O GTAB desenvolve o seu trabalho durante todo o ano, no Auditório Carlos Paredes, e continua a apostar numa pro gramação diversificada, impulsionando o teatro amador na freguesia de Benfica.
Foi com casa cheia que o Grupo Coral “Planície Cantada”, sediado em Benfica, se apresentou ao vivo no Auditório Carlos Paredes com o espetáculo “Meu Alentejo Queri do”. O concerto assinalou o aniversário da classificação do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanida de, pela UNESCO.
Decorreram duas sessões, no dia 27 de novembro, em que o “Grupo Coral Alentejano da Amadora” e “Os Boinas de Ferreira do Alentejo” foram os grupos convidados para este espetáculo original, com mais de 60 cantadores em palco, e que nos levou numa viagem ao Alentejo profundo.
Durante dois dias, o mítico Cine-Teatro Turim voltou a abrir as suas portas para uma viagem ao passado, através de uma programação diversificada, com espetáculos de dança, teatro, música, cinema e retrogaming, revivendo o espírito dos anos 80.
Um fim-de-semana inesquecível e que constituiu uma amostra do que se pretende para o futuro deste espaço emblemático da cultura e da memória coletiva do Bairro de Benfica, que em breve será devolvido oficialmente à po pulação. Recentemente, foi assinado o contrato de arren damento, que irá permitir reabilitar este local, integrado no projeto municipal “Espaços Lxis – Um teatro em cada bairro”, que pretende garantir a existência de um equipa mento desta natureza em cada bairro ou freguesia da cida de de Lisboa.
Durante estes Open Days, foram muitos os que passaram por este local, incluindo as visitas do Primeiro-Ministro, An tónio Costa, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do humorista Nuno Markl, que irá parti cipar ativamente nos projetos para a reabertura oficial do Turim, em 2023.
Com este projeto, será possível promover uma maior demo cratização na oferta artística e cultural da capital e do Bairro de Benfica, a par do que já acontece com outros dois equi pamentos: o Auditório Carlos Paredes e o Palácio Baldaya. O objetivo é continuar a dinamizar e revitalizar a freguesia de Benfica, mas também a zona norte da cidade. A expetativa é de que o Cine-Teatro Turim seja um espaço de fruição cultural, eclético, de apoio a artistas emergentes, de experimentação e projeção de novos artistas e projetos no domínio das artes performativas, da música, da dança e do teatro.
A mesa de Natal e da Passagem de Ano espera-se farta e com refeições longas, o que faz com que nesta época se cometam frequentemente exces sos alimentares. A começar pelas tradicionais re ceitas natalícias que, para além de ultrapassarem as recomendações diárias de açúcares refinados, gorduras e sal, são também bastante calóricas. Para evitar os exageros, característicos desta altu ra do ano, siga os seguintes conselhos da equipa de nutricionistas do Hospital Cruz Vermelha:
1. Modere a quantidade total de alimentos a con sumir, escolhendo refeições ligeiras ou adaptando receitas e ingredientes às tradicionais.
2. Inicie a ceia de natal com entradas simples e saudáveis, substituindo os queijos, salgados, chouriços, manteiga, por palitos de legumes, azei te e vinagre balsâmico, pães integrais e patê de grão.
3. Como prato principal privilegie os métodos de confeção simples tais como os cozidos ou assa dos com pouca gordura em substituição dos fritos e acompanhe os pratos típicos de natal com varia dos produtos hortícolas.
4. Para limitar o teor de sódio, aconselha-se de molhar o bacalhau com a pele virada para cima durante pelo menos 24 horas e em ambiente refri gerado.
5. Habitualmente o peru também é privilegiado nesta época, contudo para beneficiar desta carne deve evitar o consumo da pele e optar por ervas aromáticas e limão para temperar.
6. Para não pecar, no final da refeição como es tratégia sirva-se de pequenas porções de sobre mesas de modo a que possa provar um pouco de todas sem exagerar. Sempre que possível escolha fruta, sendo que uma fatia de ananás ou mesmo a maçã assada ou as peras bêbedas são bons exemplos.
7. As sobremesas fritas (por exemplo as rabana das ou os sonhos) podem ser preparadas no forno ou a vapor, e as quantidades de açúcar ou de gor dura reduzidas, alterando as tradicionais receitas.
8. Caso não exista contraindicação clínica, um copo de vinho (150 ml) a acompanhar a refeição está dentro das recomendações para a saúde.
9. No dia seguinte aos excessos alimentares, opte por refeições bastantes ligeiras, tais como os cre mes de legumes, infusões, iogurtes, frutas ou su mos de frutas naturais.
10. Aproveite a época para ser fisicamente ativo, as recomendações apontam para 60 minutos de atividade física moderada por dia, que pode subs tituir por 10000 passos.
A Junta de Freguesia de Benfica está à procura de jovens entre os 8 e os 18 anos, que gostem de cantar, para inte grarem o grupo “Vozes em Liberdade”, que irá preparar um espetáculo exclusivo de celebração dos últimos 50 anos da música portuguesa, passando por todos os géneros musi cais, a apresentar nas comemorações do 25 de abril.
As inscrições acontecem online e os ensaios arrancam a 5 de janeiro, decorrendo às quintas-feiras, entre as 18h e as 19h, no Auditório Carlos Paredes.
O projeto tem direção coral e musical de Martim Vicente, com arranjos de Valter Rolo, aos quais se irá juntar Orques tra e Banda
O Auditório Carlos Paredes recebeu o concerto que assi nalou os 50 anos de carreira da fadista portuguesa, Lena Silva.
Uma verdadeira homenagem a uma filha de Benfica, mais precisamente do Bairro da Boavista, que iniciou a carreira musical em 1972 e ficou conhecida por ter integrado, junta mente com o marido, José Crispim, o duo de música popu lar portuguesa “Ele e Ela”.
Um concerto de entrada livre, em que Lena Silva foi agra ciada com uma placa comemorativa por estas cinco dé cadas de dedicação à música portuguesa, num momento partilhado com o presidente da Junta de Freguesia, Ricar do Marques, e com a vogal Carla Rothes.
O Mercado de Benfica assinalou o seu 51º aniversário com uma tarde de fados, que contou com muita afluência, no passado dia 21 de outubro.
O presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e a vogal Carla Rothes, juntaram-se às cele brações de mais um ano de existência deste local funda mental de dinamização do comércio de Benfica, e que ago ra tem um horário mais alargado.
O Mercado de Benfica está agora aberto todas as sex tas-feiras, entre as 16h e as 20h, além do horário habitual, para que os seus visitantes possam antecipar as compras de fim-de-semana.
No mês de novembro, decorreu a segunda sessão da As sembleia das Crianças de Lisboa, que contou com a inter venção do representante de Benfica, Tomás Antunes, alu no da Escola Pedro Santarém.
A iniciativa, organizada pela Assembleia Municipal de Lis boa, pretende envolver as crianças na discussão sobre as políticas públicas da cidade, nomeadamente educação, desporto, habitação, espaço público, cultura, direitos so ciais, e segurança, promovendo a cidadania ativa.
Com a participação de cerca de 200 ciclistas, decorreu no dia 6 de novem bro, em Monsanto, a prova de resistência BTT Monsanto, organizada pela LX Cycling (Academia de Ciclismo de Lisboa) e que contou A prova contou com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica e realizou-se junto ao Estabelecimento Prisional de Monsanto. No final, o vogal do Des porto, Miguel Pais, participou na cerimónia de entrega de prémios aos ven cedores das várias categorias.
SÁBADO 10H00-21H00 ATIVIDADES PARA CRIANÇAS NO PALÁCIO* PALÁCIO BALDAYA
CORO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM BENFICA PALÁCIO BALDAYA
11H30 TEATRO INFANTIL - O NATAL ESPECIAL DO MENINO TOY > Associação Juvenil “O Tártaro” PALÁCIO BALDAYA
14H15 CONCERTO DE NATAL ORQUESTRA GERAÇÃO PALÁCIO BALDAYA
16H00 ATUAÇÃO CAF/AAAF > JI Nº1 PALÁCIO BALDAYA
16H15 ATUAÇÃO CAF/AAAF > Escola Jorge Barradas PALÁCIO BALDAYA
DOMINGO
10H00-20H00 ATIVIDADES PARA CRIANÇAS NO PALÁCIO* PALÁCIO BALDAYA
11H30 ATUAÇÃO CAF/AAAF > Escola Parque Silva Porto PALÁCIO BALDAYA 15H00 TEATRO INFANTIL
O NATAL ESPECIAL DO MENINO TOY
Associação Juvenil “O Tártaro” PALÁCIO BALDAYA