• P O R F A V O R • DISTRIBUIÇÃO Gratuita MARÇO 2023 BIMESTRAL N.º06 L E V A - M E P A R A C A S A E L Ê - M E AlfraMagazine@Júnior
PROFESSORA JOANA LOUREIRO
Qual a sua área de formação?
Sou da área da educação. Licenciei-me em professores do ensino básico – 1.º ciclo.
O que a levou a escolher a profissão?
Tive a sorte de ter excelentes professores que souberam alimentar o meu gosto pela aprendizagem. Quando escolhi esta profissão, ambicionava ter o mesmo papel na vida dos meus alunos.
Encontra-se a lecionar? Em que escola? Fale-nos do seu Projeto Educativo. Sim, leciono no PaRK International School há já onze anos.
No PaRK IS seguimos um modelo de ensino bilingue (português-inglês) desde os 3 anos de idade.
Promovemos diariamente a diferenciação pedagógica para assim conseguirmos corresponder às necessidades individuais dos alunos. Para além dos aspetos referidos, o Projeto Educativo do PaRK International School tem também como base a autonomia, a metodologia de trabalho de projeto e a tecnologia.
O que é que tem sido mais compensador na profissão? Pelo contrário, o que é que a tem desapontado mais?
Para mim, o mais compensador é ver os alunos, cada a um ao seu ritmo e ao seu nível, serem bem sucedidos, a evoluírem positivamente. Aquele brilhozinho nos seus olhares é o que de melhor levo para casa ao final do dia. O meu momento favorito é quando assisto à sua descoberta da leitura e da escrita.
O que mais me desaponta... talvez a pouca valorização da minha profissão.
Qual é o maior desafio que o sistema educacional de hoje enfrenta?
A necessidade de se adaptar a um mundo que muda cada vez mais depressa, para que a sala de aula não fique para trás e continue a acompanhar todas estas (rápidas) evoluções.
ENTREVISTA COM...
A NOSSA
Quais os maiores desafios que os alunos enfrentam atualmente?
A gestão de todos os estímulos existentes hoje em dia pode ser um verdadeiro desafio. É por isso que é tão importante que os ajudemos a selecioná-los e a trabalhar o foco.
Qual a sua opinião sobre a tecnologia nas salas de aulas?
É muito bem-vinda! A tecnologia já faz parte da vida destas crianças. Em sala, devemos colocá-la ao nosso serviço e ao serviço da aprendizagem, contribuindo para que esta seja significativa. Temos também a missão de ajudar os alunos a utilizarem-na de forma adequada, não só ao nível da seleção das plataformas ou aplicações a utilizar para cada fim, mas também para que a utilizem em segurança.
Como motiva os seus alunos a tornarem-se ouvintes ativos na sala de aulas?
Prefiro pensar que, mais do que ouvintes ativos, tenho participantes ativos em sala.
É importante que possamos contar com os seus inputs, que conheçamos os seus pontos de partida. A partir daqui promovemos atividades que os coloquem no centro da aprendizagem, atividades durante as quais vão construindo o conhecimento.
Dinâmicas de discussão – desde temas do dia a dia a conteúdos de aprendizagemtambém funcionam bem para os ajudar a tornarem-se ouvintes (e participantes) ativos.
Acha que os pais fazem parte do sistema educacional?
Sim, sem dúvida. Costumo dizer que somos uma equipa que trabalha com o mesmo objetivo, contribuindo para um desenvolvimento saudável dos educandos, nos diferentes domínios da sua vida.
Enquanto professora, como prepara as suas aulas?
Tenho a sorte de trabalhar em equipa com professoras titulares que lecionam o mesmo ano de escolaridade e com quem planifico trimestralmente e, também, a cada semana. Embora tenhamos o plano prévio, procuramos sempre aferir se os alunos estão realmente prontos para o conteúdo seguinte, gerindo a planificação com a flexibilidade possível.
As aulas são pensadas de acordo com a planificação, claro. Procuramos que tanto a introdução como a prática dos conteúdos seja feita de formas variadas e que exista um “revisitar” frequente dos conteúdos anteriormente trabalhados.
Na sua
opinião, a «figura» do professor é valorizada?
Acredito que seja valorizada por alguns, mas não pela maioria. Dificilmente alguém que não esteja dentro de uma sala de aula compreende a exigência desta profissão.
Talvez a luta atual dos professores possa trazer mais este tema para a “praça pública”, contribuindo de forma positiva para a valorização da “figura” do professor.
Obrigado, gostamos de conhecê-la!
Quem chegou no dia 20 de março às 21h24? Quem sabe é quem diz!
Agora é primavera.
Após alguns meses, a neve derrete. É mesmo primavera!
Os pássaros esvoaçam. O sol brilha. Chove. As sementes ficam tão redondas e cheias que começam a estalar um pouco.
Agora já não são sementes, são plantas. Primeiro enterram raízes no chão, depois os seus pequenos caules e folhas começam a brotar, erguendo-se no ar, em direção ao sol.
O sol tem convidado a ficarmos descontraídos, a passear, a pensarmos. Assim, convidamos-te, enquanto aprecias a beleza natural das nossas paisagens, a refletir e a escrever sobre a estação da «renovação», a primavera.
Para te inspirares, aqui fica um poema escrito por um vizinho nosso.
A primavera são as andorinhas. Que chegam para fazerem os seus ninhos, para pôr os ovinhos e nascerem seus filhinhos
Estação maravilhosa,
Cheia de sol e flores de todas as cores, vermelhas, azuis, amarelas. Árvores altas e verdes cobertas de folhas, onde reluzem as cores do arco íris.
Ah! Que linda é a primavera!
O tempo que aquece e o mundo que floresce!
Ai que bom! Se eu pudesse ser a fada da primavera!
Francisco Fernandes
desassossegado que passa rápido demais É um coração desassossegado, vezes de mais
FICHA TÉCNICA| ALFRAMAGAZINE JÚNIOR N º 6 PropriedadeeEdição JuntadeFreguesiadeAlfragide RuaMiguelTorgan2 EdifíciodaJunta Direção Conceção e design João Garrett Maria F. João Tiragem 1.000 exemplares Depósito legal 499830/22
Mensagem
numa
garrafa
Sabes como funciona? É fácil!
Escreve uma mensagem num papel e coloca-o dentro de uma garrafa de vidro, tapando-a com uma rolha, para que não entre água e possa flutuar. Por fim, lança a garrafa ao mar Depois, basta esperares pela resposta Mas atenção pode demorar anos!
Sabias que a mensagem numa garrafa mais antiga navegou no mar durante 108 anos e 138 dias? E sabias que há mensagens que atravessam oceanos? As garrafas podem dar à costa em qualquer ponto do planeta!
Noutros tempos, esta foi uma técnica usada por estudiosos para perceber as correntes marítimas, mas é também uma forma de estabelecer contacto entre pessoas de países e continentes diferentes
Já imaginaste quem apanhará a tua garrafa e lerá a mensagem?
Para calculares
A João está a passear numa rua de Alfragide e conta 12 pequenos canteiros à sua direita. Na volta, conta 12 à sua esquerda Quantos canteiros viu ela no total?
Para pensares
Quantos triângulos
vês nesta figura?
Presta atenção e não te percas nas contas
CHAMADA
• N Ã O M E D E I T E S N O C H Ã O • • P O R F A V O R • Magazine impresso em papel reciclado. Por uma Alfragide mais verde!
A TODOS... OS PEQUENOS SUPER-ARTISTAS
Atenção sonhadores do MUNDO!
Para viajares basta voares
AUSTRÁLIA AUSTRÁLIA
A Austrália é um país que fica no hemisfério sul, no continente da Oceânia. É banhada pelos oceanos Índico e Pacífico e por vários mares que marcam a fronteira com outros países, como a Indonésia, Timor-Leste e Nova Zelândia.
A nordeste deste país, fica a Grande Barreira de Coral. São mais de 2 mil quilómetros de pequenos seres vivos que formam a maior estrutura de organismos vivos do mundo. É tão grande que pode ser vista do espaço! Consegues imaginar? Pede aos teus pais ou professor que te mostrem imagens e te expliquem o que são corais.
A Austrália é o sexto maior país do mundo. Nas áreas costeiras do sul e leste, existem grandes cidades como Brisbane, Sidney, Melbourne e Adelaide. Mais para o interior, há vastas pastagens de gado, florestas, mato seco, desertos e rochas escaldantes.
Neste país, existem animais que não se veem em mais lado nenhum do mundo, como os cangurus e os coalas. Camberra é a capital da Austrália. Mas é na cidade de Sidney que se situam os monumentos mais famosos: a Ópera e a Ponte da Baía de Sidney. Tal como na freguesia de Arroios, esta cidade da Austrália é conhecida por ter pessoas de inúmeras nacionalidades e origens diferentes.
As praias australianas são perfeitas para fazer surf. Já pensaste em ir lá apanhar umas ondas?
ÁFRICA DO SUL ÁFRICA DO SUL
A África do Sul fica no extremo sul do continente africano, entre os oceanos Atlântico e Índico. Ao contrário da maior parte dos países, tem três capitais: Pretória, Cidade do Cabo e Bloemfontein. Mas a cidade mais povoada é Joanesburgo.
Neste país, existem diferentes culturas, línguas e crenças religiosas. Para teres uma ideia, a Constituição sul-africana (que é a principal lei do país) reconhece 11 línguas oficiais. Já pensaste em como é que as pessoas se entendem?
A África do Sul tem uma paisagem muito variada, desde deserto a pastagens e savanas. Se fizeres um safari por lá, poderás ver inúmeros mamíferos como leões, leopardos, impalas, hienas, hipopótamos e girafas, sem ser no jardim zoológico!
Sabias que foi neste país que nasceu Nelson Mandela? Nelson Mandela foi um líder político mundialmente conhecido por combater o racismo e certas leis discriminatórias neste país. Pergunta a um adulto quem foi este senhor e ficarás assim a conhecer uma importante personalidade da história mundial.
África do Sul
A Quintinha dos Animais
PATO PATO
De certeza que conheces o Donald da Disney, o Psyduck do mundo dos Pokémons ou o Pocoyo da Cartoon Network. Consegues descobrir o que têm em comum? Pois é, são patos!
Os patos são animais que pertencem à classe das aves e à família dos anatídeos. Os anatídeos são aves com um corpo adaptado ao meio aquático, como os cisnes e os gansos. Têm patas em forma de barbatanas, como as que podes usar quando vais à praia. Além disso, as patas dos patos deitam uns óleos que eles esfregam nas penas para não ficarem molhadas. Chamam-se óleos impermeabilizantes.
O pato é um dos animais da natureza que anda, nada e voa. São bons nadadores. Sabias que alguns são capazes de mergulhar até 17 metros de profundidade? E também são bons voadores. Durante a época de acasalamento, algumas espécies formam pares e migram ao longo de muitos quilómetros para outra região à procura de calor e para fazerem o seu ninho.
Existem mais de 140 espécies de patos pelo mundo fora, com diferentes tamanhos, penas e comportamentos. Uma das mais conhecidas é o pato real. O macho desta espécie tem penas azul-esverdeadas na cabeça, bico amarelo e uma cauda com duas ou três penas que enrolam para cima. Já a coloração das penas da fêmea é acastanhada.
Classifição Científica
Reino:Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Também podes aprender mais...para isso vira a página e espreita!
Profissões
Carteiro
Os carteiros são as pessoas que levam as cartas e encomendas até às nossas casas. É uma profissão muito antiga. Desde a altura dos reis que existem pessoas responsáveis por percorrer longos caminhos, para levar mensagens que de outra forma não chegariam ao destino. Nessa altura ainda não se chamavam carteiros, mas a função era mais ou menos a mesma.
Antes de existirem telefones e internet, no tempo dos teus avós, as pessoas comunicavam através de cartas. Era assim que tinham notícias dos familiares e amigos que moravam mais longe. Existiam marcos do correio um pouco por toda a parte, e as cartas demoravam dias a chegar ao destino.
Já pensaste quanto tempo demorava uma carta a ir de um país para outro? Com a chegada dos telefones, telemóveis e internet muitas pessoas deixaram de enviar cartas, mas ainda há quem o faça.
Há mesmo quem diga que é especial! E tu? Alguma vez escreveste uma carta? Envia um postal de Natal para um amigo ou familiar. Ou então, escreve uma carta a uma pessoa especial! Não te esqueças de escrever o nome e a morada direitinha. Depois vai ao posto dos correios, aqui da nossa zona, deixar a tua carta, e, quem sabe, essa pessoa ainda te responde!
Basta ficares à espera do carteiro.
Agricultor
O dia do agricultor começa muito cedo, quando o sol nasce e o galo canta. O agricultor é o profissional que trabalha a terra. Ele utiliza um conjunto de técnicas e saberes para cultivar alimentos e matérias-primas que todos usamos no nosso dia a dia. Já pensaste nisso? Através da agricultura obtemos grande parte daquilo que comemos: cereais, legumes, vegetais e frutas. O algodão e linho de que é feita a nossa roupa também se obtêm através desta atividade.
A agricultura é uma atividade praticada há milhares de anos, desde a pré-história.
Já imaginaste como era quando não havia tratores?
Hoje em dia existem muitos instrumentos que ajudam os agricultores a fazer as diferentes tarefas do campo.
Para se ser um bom agricultor é preciso gostar de andar ao ar livre e saber tratar bem da terra. Sabias que os alimentos têm uma altura própria no ano para serem semeados, criados e colhidos? Os agricultores conhecem essas datas e cumprem-nas, para que possam ter uma boa colheita. Os alimentos da época são mais saudáveis, saborosos e nutritivos. Por exemplo, em dezembro, a romã, o pêssego, os cogumelos, a batata e a abóbora são alguns dos alimentos que deves consumir.
Há quem tenha pequenas hortas em casa para criar os seus próprios alimentos.
Já pensaste em criar a tua mini-horta? Pede ajuda aos adultos lá de casa!
• BOAS LEITURAS • A T É M A I O