ATUAÇÃO DA INTERNET NA SOCIEDADE, POLÍTICA, E EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA

Page 11

pouco conhecidos e zebras passam a ter mais chances, porque dispõem de uma plataforma de grande penetração e comparativamente barata para alcançar os eleitores. Dependem de um bom discurso (relevância) e de uma boa estratégia (oportunidade).” (IBOPE, 2011). Se como plataforma eleitoreira as tecnologias virtuais parecem conquistar o espaço de ferramenta indispensável, tal força não é tão facilmente verificada na gestão política e democrática, principalmente no que tange a participação dos indivíduos. Gomes cita Pipa Norris, retomando a mesma conclusão de Novelli, de que mesmo com a disponibilidade de canais online os indivíduos continuam com participação discreta, “a apreciação da democracia digital numa ênfase participacionista é uma rota para a frustração, porque sempre leva a concluir que a internet fracassa em seu propósito de produção de participação de massa e que, portanto, a democracia digital tem impacto mínimo sobre a democracia” (NORRIS, 2001, p.101-02. In GOMES, 2010). Destaca ainda que o brasileiro não é incentivado a participar ativamente de assuntos políticos, o que faz aumentar o abismo entre “nós” (cidadãos) e “eles” (políticos). Tais constatações reiteram conclusões de que se de um lado a técnica, principalmente através das redes sociais e produção de conteúdo independente, parece estar pronta para servir ao exercício da democracia, de outro lado encontra-se o usuário fazendo pouco uso dessas ferramentas no exercício político. Se é real a constatação de Wolton de que a técnica evolui em uma velocidade muito superior às dimensões social e cultural da comunicação, a preocupação maior sobre a democracia digital é descobrir quanto tempo será necessário para que a sociedade aprenda a utilizar todo o potencial dos recursos digitais no exercício da democracia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para promover um debate sério sobre os efeitos das tecnologias virtuais na comunicação e sociedade, é obrigatório inicialmente ponderar sobre sua utilização e o cenário social e cultural em que se encontra. Efeitos esses, não tão simplistas quanto Wolton descreve, nem tão revolucionários quanto os propagados pelos entusiastas de um determinismo tecnológico, como Levy e Negroponte.

390


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.