Histórias do viver

Page 32

frustrados ou falidos de negócios ou de família, buscaram apossar-se de terras que eram de ninguém. Por fim vieram filhos e netos dos imigrantes europeus,

comprando

uma

colônia

de

empresas

colonizadoras. Na história da origem de muitos ficava, nos esvãos do silêncio, o mistério da desgraça ou da esperança que os alimentava. Intrigava-me

sempre

a

história

de

Bastião.

Agricultor bem instalado em sua colônia4, nas cercanias da cidade de Santa Cruz do Sul, era viciado em jogo de corridas de cavalo. De posse de um excelente cavalo, tendo como certa a vitória, apostou todos os bens inclusive as terras nas patas do animal. Foi traído pelo jockey e pelo juiz. No desespero e na vergonha fugiu naquela noite. Deixou a esposa com um casal de filhos de 2 e 4 anos e sumiu sem nada dizer. Acompanhou-o nesta diáspora desumana a cunhada solteira.

4

Colônia era na verdade uma fração de terra destinada a uma família na época da Imigração européia para o Rio Grande do Sul: até 1850 eram cerca de 70 hectares, depois a colônia contava entre 25 e 30 hectares.

32


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.