2 minute read

Mineração Vale Verde conclui planta de cobre em Alagoas

A Mineração Vale Verde (MVV), empresa do Grupo Appian Brazil, concluiu as obras de implantação do Projeto Serrote no dia 31 de maio. O empreendimento foi finalizado antes do prazo previsto, com custos abaixo do orçamento inicial, segundo a companhia. A Mineração Vale Verde engloba a pesquisa e desenvolvimento mineral, extração de cobre, o seu beneficiamento e a venda do concentrado por meio de logística portuária. “Estamos muito orgulhosos de entregar para Alagoas e para o Brasil esse que é o primeiro empreendimento 100% planejado e construído pelo Grupo Appian Brazil. Foram muitos os desafios, principalmente diante do cenário da pandemia da Covid-19, mas, de forma segura e responsável, conseguimos concluir o projeto antes do prazo”, afirma o CEO do Grupo Appian Brazil, Paulo Castellari.

Localizado no município de Craíbas, no agreste alagoano, a MVV terá produção de 50 mil toneladas de concentrado de cobre, ao longo de uma vida útil de 14 anos, em uma mina de céu aberto que alimentará uma planta de processamento com capacidade de 4,1 milhões de toneladas por ano.

Advertisement

As reservas estão confirmadas em 52 milhões de toneladas de minério, com 0,6% de cobre e 0,1 g/t. A operação de lavra nos anos iniciais será terceirizada e ficará a cargo da empresa Fagundes Construção e Mineração. A MVV informa que agora se empenha em possibilitar a geração de valor por meio da definição de um plano de expansão para atingir as 108,9 milhões de toneladas de recurso medido e indicado, bem como no desenvolvimento de planos para gerar valor por meio dos recursos oxidados e depósitos satélites.

O concentrado de cobre da MVV será destinado principalmente para o mercado asiático, cuja demanda por metais básicos tende a crescer ainda mais nos próximos anos com o aquecimento do mercado de eletrificação.

“Com o Serrote, temos um ativo de alta qualidade com baixos custos de produção, uma longa vida útil de mina e uma vantagem significativa com potencial de expansão futura. O cobre continua sendo uma mercadoria incrivelmente atraente e a MVV está em uma posição ideal para se beneficiar do crescente foco global em eletrificação e descarbonização”, afirma Castellari.

No pico da implantação do projeto, cerca de dois mil colaboradores – sendo 70% do Estado de Alagoas – se revezaram em turnos para avançar com as obras.

O primeiro embarque está previsto para ocorrer em novembro de 2021. A MVV informa ainda que vai produzir um concentrado de cobre de alta qualidade contendo ouro e prata como subprodutos, garantindo uma classificação premium, elevando o seu valor de mercado.

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, que é um fundo de investimento privado – private equity –, com sede em Londres, e com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel - operação de níquel sulfetado no sul da Bahia - e a Mineração Vale Verde (MVV) - empreendimento de cobre e ouro em cava de céu aberto localizado no agreste alagoano.

Atualmente, a Appian Capital Brazil já estuda a expansão no país com a aquisição de novos ativos. Foto: Alexandre Rezende/Nitro

Empreendimento da Mineração Vale Verde no agreste alagoano