Issuu on Google+

DESPORTEEN

pág 3

O que é o hipismo?

#AKI SÓ FALTAS TU!

MARÇO 2014 - N.24 - ANO 3

facebook.com/f teenportugal

Antes, durante

e depois

pág 4

"Quem tudo quer, tudo perde!" Mas será que é errado querer ter tudo?

A VERDADEIRA

AMIZADE

és um amigo verdadeiro? Tens amigos verdadeiros?

pág 6

"Eu tinha muito medo, mas hoje sou confiante e feliz!" Conhece a história do rui figueira...

pág 5

No conhecer portugal deste mês vamos até

águeda!

SEDE NACIONAL: Rua Dr. José Espírito Santo, 36, Bairro das Amendoeiras, Marvila - Lisboa (próximo da estação de metro de chelas)

pág 9


n e e t e b u Cl

marco 2014

sumário

3

Desporteen

5

4

fala teen

Mensagem Bispo

júlio freitas

eva maria

Maryana zadilska

TF Teen mafra

TF Teen viseu

andré santos

6

TF Teen sacavém

Tema capa

7

sabias que?

9

conhecer portugal

11

entrevista teen

8

Catarina Esteves TF Teen camacha

Chef Teen

10

perfil teen

12

mundo teen

A Folhinha Universal e TF Teen News é uma publicação da Igreja Universal do Reino de Deus FOLHINHA MENSAL: MARÇO 2014 Edição nº 24, ano 3

Ruben bastos

TF Teen S. j. da madeira

Tiago lima

TF Teen figueira da foz

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: EBI (Educação Bíblica Infantojuvenil) Direção: Katia Cardoso Coordenação: Edilene Silvestre Redação: Edilene Silvestre Correção: Vanessa Jorge

Revisão: Vanessa Jorge e Andreia Duque Ilustração e Paginação: Elsa Gomes, Carlos Paredes Sede: Rua Dr. José Espírito Santo, n.º 36, Chelas - Lisboa Site: ebi.iurd.pt Facebook: facebook.com/tfteenportugal


marco 2014

desporteen O que é Hipismo?

H

ipismo é um desporto moderno e é considerado mesmo uma arte, onde se monta um cavalo, o qual pratica várias atividades desportivas com o seu cavaleiro.

to, “dressage” (adestramento do animal), corridas, salto. No ano 1883, as competições modernas e as regras surgiram nos Estados Unidos.

É um dos desportos praticados nas competições olímpicas e sabem quais são as provas que são avaliadas? O sal-

3

CURIOSIDADES SOBRE ESTE DESPORTO  Contribui para um grande equilíbrio emocional;  melhora a postura física;  agilidade;  melhor perceção do que a rodeia;  melhora a autoestima;  melhora a concentração; (benefício reflete-se também a nível escolar) Andar de cavalo é bom para todo tipo de temperamento. Hiperativa: fica mais calma. tímida: torna-se mais comunicativa. 
Para além disso, as crianças desenvolvem a audição devido ao som das patas e o tato devido ao contato do pelo do cavalo. 


O QUE PRECISO FAZER PARA PRATICAR?

PRATICAR COM UM OBJETIVO, PORQUÊ?  Para tornar-se num des-

 Matricular-se numa escola para aprender como praticar hipismo com toda a segurança

portista olímpico;  Para manter uma vida saudável, uma vez que trata-se dum desporto que traz muitos benefícios para saúde, pois trabalha a saúde mental, física, entre outros.

 Ter equipamento de segurança (que pode encontrar na própria escola);  Um cavalo bem treinado para esse tipo de desporto.

(RECORTA E UTILIZA COMO MARCADOR DE LIVROS OU, SE PREFERIRES, OFERECE A ALGUÉM QUE SEJA ESPECIAL PAR A TI!)

DE: MENSAGEM:

PARA:


marco 2014

4

Confere no Blog do Bispo Júlio Freitas juliofreitas.com

HISTÓRIA DE

SABEDORIA ... com Bispo Júlio Freitas

Antes, durante

e depois

Será que é errado querer ter TUDO?

O

s que apenas buscam a Não, muito pelo contrário, a prórealização de um propósi- pria Palavra de Deus estimula-nos to material, têm sempre a a que persigamos esta realização sensação de insatisfação, plena, pois é a única maneira de já os que buscam a realização de sermos verdadeiramente felizes e um propósito material com base realizados neste mundo. espiritual, estão sempre satisfeitos. Então, onde é que muitos fa“Quem tudo quer, tudo perde!”... lham? Precisamente na forma Quem nunca escutou este ditado como procuram a realização dos popular? Mas, pára um pouco, seus propósitos, ou seja, com a já alguma vez pensaste em única finalidade de satisfazer profundidade sobre o o seu ego. Porém, os que que quererá dizer esta sustentam a realização “Quem conhecida expressão dos seus sonhos sobre tudo quer, portuguesa? Será que a Promessa Divina, a intudo é errado querer ter satisfação não faz parte perde!” TUDO? do seu dia a dia, pois os seus sonhos, independenPor exemplo, uma famítemente da origem, são um lia feliz, uma vida profissional realizada, bens materiais, a paz e o complemento de algo infinitamenequilíbrio interior, o amor, a saúde... te superior: DA SUA RELAÇÃO Será um crime tão grande desejar COM DEUS!” ter este TUDO na vida? Te vejo na IURD, ou nas Nuvens! Bjf

juliofreitas.com


marco 2014

fala

teen

5

"Pensei em tirar a minha própria vida" Olá, o meu nome é Alison Soares, tenho 14 anos e faço parte do TF Teen de Matosinhos. Antes de estar no grupo dos teens, tinha pensamentos muito maus, pensava em tirar a minha própria vida, era muita negativa, não falava com a minha mãe, era uma rapariga muito fechada, muito tímida e não respeitava a minha família. Depois de conhecer este grupo fiquei livre destes pensamentos, passei a ajudar mais a minha mãe, melhorei na escola. Hoje, sou mais positiva e tenho mais autoestima, sou uma adolescente transformada.

Alison soares

TF de matosinhos

"Eu tinha muito medo, mas hoje sou confiante e feliz!" Olá, eu sou o Rui Figueira do TF Teen do Funchal 1. Antes de frequentar o TF Teen, eu tinha muito medo de estar sozinho em casa, não conseguia ficar só no meu quarto, via vultos e não conseguia dormir durante a noite. Devido a essa situação comecei a isolar-me das pessoas e a sentir-me muito triste. Mas, um dia fui convidado a participar num dos encontros do TF Teen e foi, então, que aprendi a usar a minha fé, encontrei forças para vencer esse medo que me aprisionava e consegui ver-me livre de tudo o que me oprimia. Hoje posso contar-vos que consigo dormir bem, já não tenho medo de nada, pois sei que o Senhor Jesus me guarda e ensina-me a confiar Nele. Hoje sou um adolescente muito feliz!

rui figueira

TF do funchal I


marco 2014

6

fa c e b o o k . c o m / f t e e n p o r t u g a l

Tema capa

és um amigo verdadeiro? Tens amigos verdadeiros?

A VERDADEIRA

AMIZADE

Q

uando falamos de amizade entre dois ou mais adolescentes, o que vem à nossa mente?! Logo pensamos naquelas pessoas pelo qual temos afeição, cumplicidade, estima, simpatia, companheirismo, dedicação, entendimento,... São estes os adjetivos que vêm à nossa mente quando meditamos sobre o verdadeiro significado de amizade. Porém, existe uma distinção que

todos fazemos, pelo menos uma vez na vida, que é entre a amizade verdadeira e a de ocasião, esta última refere-se a pessoas a quem chamamos de “conhecidos(as)”. Verdadeiro amigo O verdadeiro amigo é aquele que nos estima e valoriza como pessoa. Ele não considera a posição, se és aquele jovem que chama atenção de todos na escola ou aquele que

é mais reservando; a cor da pele; a família; se tens condições ou não. Ou seja, o verdadeiro amigo não se importa com o que tens, nem quer a tua amizade pelo o que tu podes fazer por ele materialmente, mas sim pelo que és e pelo que representas para ele. Quando isto acontece, quando criamos estes verdadeiros laços de amizade, então, não importa se somos mendigos ou as pessoas mais ricas deste

não importa se somos mendigos ou as pessoas mais ricas deste mundo, pois os noss


marco 2014 O verdadeiro amigo não se

importa com o que tens, nem quer a tua amizade pelo o que tu podes fazer por ele materialmente

A gentileza não quer dizer fraqueza?

Gser, uma maneira de ver o mundo e o ser

entileza é um modo de agir, um jeito de

mundo, pois os nossos amigos estarão sempre perto, do nosso lado, a ajudar-nos em verdade, a apoiar-nos e são connosco fielmente. Por isso, não percas tempo!! Procura fazer amigos verdadeiros, pois estes não quererão saber o que tu fazes ou o que tens e sim quem tu és. E TU, ÉS UM AMIGO VERDADEIRO? TENS AMIGOS VERDADEIROS? ANALISA-TE A TI MESMO...!

ois os nossos amigos estarão sempre perto

humano. ) Portanto, ser gentil é uma das qualidades mais sofisticada e profunda que a pessoa pode ter. Visto que reflete na personalidade e no caráter de uma pessoa, que é ser educada, de alguém que cumpre as regras da boa educação, mas que, sobretudo, tem o desejo de contribuir para um mundo mais humano e prestativo para todos. ) Para se tornar numa pessoa gentil, é preciso reflitir no modo como tem-se relacionado consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. Porque ser gentil é ser humano, e saber colocar-se no lugar do outro e, principalmente, ter vida com Deus!

Isaac Com

Rebelo  Tf Teen Figueira da Foz


Cantinho do

Educador Com a Coordenadora

Mariza Alberto

Influência É

evidente o papel que o Conselheiro exerce na vida do adolescente, pois este, normalmente, identifica-se com o seu educador. Se é sério, comprometido com o seu trabalho, se analisa a sua responsabilidade, dificilmente a sua influência será negativa, porque certamente as suas colocações serão adequados ao adolescente, e, por sua vez, este o terá como um exemplo para o resto da vida, servirá como fonte de inspiração. O Conselheiro não deve desviar-se da sua missão que é educar nem desanimar diante dos desafios. É essencial que procure saber dos problemas do adolescente, permitindo desta forma estabelecer mais um elo de proximidade com ele. O verdadeiro Conselheiro deve fazer sempre um comentário crítico construtivo como, por exemplo: “Quase conseguiste, vamos ver se amanhã já conseguirás recuperar!” E a forma como conduz a aula deve despertar a curiosidade pelo ouvir e aprender do adolescente. O mesmo acontece quando investe na criatividade e diversificação na forma de dar aula, utilizando diferentes materiais ou formas de agir. Assim, o Conselheiro terá uma maior influência não só espiritual, académica, como também, cultural.

marco 2014

Chef teen

com António Manuel

Tf Teen Entroncamento

Chocolate Quente!! Hummm...! Com este friozinho nada melhor do que um chocolate quente! Então, aqui fica a receita...

Ingredientes ) ) ) ) ) )

1l de leite;
 1 lata de leite condensado;
 4 colheres de sopa de chocolate em pó; 2 colheres de sopa de amido de milho; Canela em pó para polvilhar;
 Canela em pau e chantilly para decorar.

Preparação Bater todos os ingredientes no liquidificador (exceto a canela); Colocar o preparado num tacho e deixe ferver em lume brando 
até o líquido engrossar; Depois é só servir em chávenas e decorar as mesmas com a 
canela em pó, em pau e chantilly. 
Convida os teus amigos e desfrutem! 
 ATENÇÃO: Sempre que fores mexer com o fogo, pede a um adulto que te ajude!


marco 2014

Conhecer Portugal

Bem vindo a águeda

9

Com a conselheira

Elisabete Rodrigues e tf Tiago Miguel

O

lá chamo-me Tiago Miguel e faço parte do TF Teen de Águeda. Eu e a minha Conselheira Elisabete Rodrigues vamos falar um pouco da cidade de Águeda. A cidade de Águeda pertence à Região de Aveiro. Foi elevada a cidade em 1985. Tem quatro vilas: Aguada de Cima, Fermentelos, Mourisca do Vouga e Valongo do Vouga. Dentro do espaço do Concelho passa a linha de Caminho de Ferro do Vouga, uma via estreita que liga Aveiro a Sernada do Vouga, a qual desempenha um papel muito importante na deslocação diária da população de toda a região. Esta cidade tem muitos restaurantes e é muito rica na hotelaria, pois é uma cidade turística. A gastronomia típica é: leitão assado à bairrada; na doçaria tem os pastéis de Águeda, barriga de freira, os fuzis, sequilhos e a regueifa. A atividade agrícola é uma das atividades mais

na doçaria tem os pastéis de Águeda, barriga de freira, os fuzis, sequilhos e a regueifa produtiva, nomeadamente, o milho, a fruta, o vinho, bem como, a madeira. As atividades artesanais

são: olaria, a cestaria, a tecelagem, a tanoaria, a latoaria, os rendados e os bordados. Tem o parque da cidade onde podemos fazer as nossas caminhadas e apreciar os animais e a floresta. No Verão, pode-se passar umas tardes muito refrescantes e praticar-se desporto.

Águeda também tem uma grande fabricação de bicicletas e é denominada a cidade das duas rodas devido a ter uma equipa de ciclismo. O “RECREIO DE ÁGUEDA” já teve uma equipa de ciclismo, em 1964, que disputou a Volta a Portugal em Bicicleta, terminando com três ciclistas: Carlos Simão, Hélder Manique e Maciel Barreiros.

é nesta linda cidade convidamos a todos os teens a participarem do nosso grupo TF TEEN em: Estrada Nacional 1 águeda


marco 2014

10

Perfil

tfteen

Nome: ANDREIA CATARINA DA SILVA Idade: 12 anos
 TF Teen: Cantanhede Deus: É o meu Único Salvador Bispo: Júlio Freitas
 Prato Favorito: Feijoada Hobby: Brincar à apanhada Cor: Vermelho Um sonho: Ser médica Não vivo sem: Deus e a minha família Versículo: “Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará.” (Salmos 55:16)

Nome: RAFAEL ALEXANDRE CORREIA SEMEDO Idade: 15 anos
 TF teen: Almada
 Deus: Sem Ele não sou nada Bispo: Guaracy Santos Prato preferido: Farjitas
 Cor: Azul
 Um sonho: Ser líder de uma grande empresa Não Vivo sem: Deus Um versículo: “E disselhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” (Mateus 4.19)

Envia-nos o teu perfil :) ...ou, então, pede ao conselheiro dos TF Teen para enviar por e-mail para:

infoebi@iurd.pt

Vamos conhecer mais três amigos do tf teen!!!

Nome: ANDREIA FILIPA MENDES Idade: 12 anos
 Tf Teen: Loulé Deus: É tudo para mim Bispo: Edir Macedo Prato preferido: Lasanha Cor: Azul
 Um sonho: Ter a alegria da salvação Não vive sem: Deus Um versículo: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria...” (Provérbios 9:10)


entrevista teen

marco julho Maio 2014 2012 2013

11

mo tema: Batis nas águas

Jéssica - O que é o batismo nas águas? katia - O batismo nas águas

é o afirmar da crença no Senhor Jesus. É quando a pessoa reconhece que tem estado e andado errada e a partir daquele momento toma a decisão de entregar o seu passado para receber e ter uma nova vida com Deus. Jéssica - Porque é que preciso ser batizada? katia - É importante ser-

-se batizado, uma vez que, o candidato tem a oportunidade de aceitar Jesus como seu Único Senhor e Salvador. E Jesus disse: “quem crê em mim e for batizado será salvo.” Jéssica - Com que idade pode-se batizar? katia - Uma vez que o batismo

conselheira

katia matos

é uma decisão individual e consciente, o batismo deverá ocorrer a partir da idade que a pessoa tem consciência dos seus atos.

e a teen jéssica ferreira

Jéssica - O que é o arrependimento?
katia - O arrepen-

dimento é o que leva ao batismo, pois a pessoa reconhece os seus erros e decide abandoná-los. Jéssica - Quantas vezes pode-se batizar? katia - O

verdadeiro batismo acontece apenas uma vez. No entanto, este tem de ser total e sincero. Muitas pessoas “batizam-se” várias vezes, pois a sua velha natureza ainda está viva, ou seja, tudo o que fazia de errado ainda não foi abandonado. Jéssica - Uma pessoa pode ser salva antes de ser ba-

tizada? katia - Sim, se uma pessoa se arrepende dos seus erros, aceita o Senhor Jesus, e logo de seguida morre, esta será salva.

Jéssica - O batismo pode garantir a minha salvação? katia - Não, o batismo não garante a salvação de uma

pessoa. Alguma pessoas mesmo após o batismo, desistem da fé, devido às pressões, tribulações, etc. Jéssica - E depois do batismo, o que acontece? katia -

Surgirão oportunidades para a pessoa cometer os seus velhos erros, tais como, mentira, desobediência, etc. Tudo para provar se de facto a entrega e a aceitação ao Senhor Jesus foi verdadeira ou não. A pessoa deve permanecer firme numa fé viva em Deus e desenvolver a sua salvação.

O TEU PROGRAMA!

SÁBADOS

21h15 I iurdtv.eu


maio 2012 marco 2014

12 mundo teen

vê o que se passa em alguns grupos tf do país

TF Teen  de Viseu N mos a importância de o TF Teen, aprende-

ser alguém transformado! Isto, porque a cada dia aprendemos coisas novas, temos muitas opiniões e ideiais, o que ajuda a ter uma visão diferente das coisas e, assim, poder ser um adolescente diferente do que é normal. Anda daí! Deixa o normal e o vulgar...
E junta-te a nós, porque: #Aki só faltas tu!! TF TEEN DE VISEU Rua da Vila Lusitana, nª 15 - Viseu

Olá, somos o TF TEEN de Portimão! No TF TEEN aprendemos a importância de sermos unidos e companheiros uns dos outros. Não só no TF, mas em casa, na escola, onde quer que estejamos e com todos os que estiverem ao nosso redor, porque aprendemos a ser exemplo de Deus. E algo que devemos guardar é isso mesmo, que Deus é o nosso maior e melhor exemplo. Participa dos nossos encontros tu também! TF TEEN DE PORTIMÃO Largo Gil Eanes, Lote A - Portimão (próx. Est. Comboios)

Teen, encon tra mais mora das em: iurd.pt/moradas

Ag

o ra ae s tr tu e la é s !

Se tu, Teen, tens talento fala

com o Conselheiro da tua Igreja envia o teu vídeo para nós!

fa c e b o o k . c o m / f t e e n p o r t u g a l


TF Teen NEWS # Março 2014