













Jesus disse: “Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda esse é o que Me ama; e aquele que Me ama será amado de Meu Pai, e Eu o amarei, e Me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que Te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu,
e disse-lhe: Se alguém Me ama, guardará a Minha palavra, e Meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem não Me ama não guarda as Minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é Minha, mas do Pai que Me enviou.” (João 14.21-24).
Nesta passagem, Jesus dis-
se que quem obedece e pratica a Palavra d’Ele é quem O ama e que, por isso, será também amado pelo Pai e verá a manifestação da Presença d’Ele. O problema é que muitas pessoas pensam que, pelo facto de irem à Igreja e fazerem caridade, já demonstram que amam o Senhor Jesus. Contudo, elas não compreendem que, na verdade, não O amam, porque não obedecem integralmente à Palavra d’Ele. Muitos cristãos, por exemplo, dizem que têm fé em Deus, mas não sacri cam a própria vontade para fazer a Vontade do Pai.
Os cristãos precisam, então, avaliar se realmente obedecem à Palavra de Deus para a rmarem de facto que amam o Senhor Jesus. É simples: quem ama guarda e executa a Palavra d’Ele. Quem não O ama não A guarda, mas também não tem o direito de cobrar pelo cumprimento das promessas que estão n’Ela.
Édevastadoramente generalizada e inicia-se cada vez mais em idades mais jovens. Assim tem sido a violência contra mulheres, a violação dos direitos humanos mais prevalente no mundo. Uma em cada três, ou seja, são 736 milhões submetidas a violência física ou sexual por parte do seu parceiro ou de violência sexual por parte de um não parceiro. São números que permanecem
quase inalterados há 10 anos, o que é, de facto, assustador.
Estreitando o escopo, Portugal apresenta um panorama igualmente preocupante, sendo que mais de 80 por cento das vítimas pertencem ao sexo feminino. Até ao mês de julho, 19 mulheres e 1 criança tinham morrido às mãos dos seus agressores. Por isso, os alertas não podem calar, enquanto as vozes das vítimas continuarem a gritar.
Edir Macedo
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Foi o que Jesus disse, em certa ocasião, aos que estavam próximos d’Ele. No entanto, o mais comum nos dias de hoje é uma sociedade composta por pessoas sem rumo e sem direção, vagando na busca constante de um caminho impossível de ser encontrado.
“Nos Passos de Jesus” é um livro de suave leitura, como são os Seus ensinamentos. Agradável, de fácil compreensão, é um dos textos mais lidos e requisitados no mercado editorial brasileiro. Leia, ame e aprenda a andar nos passos de Jesus. “Nos Passos de Jesus” é um livro escrito por Edir Macedo.
O medo não pode ser a razão para nenhum dos nossos atos, pois, ele é o oposto da fé. Qualquer coisa que for feita tendo o medo como motivação, irá fracassar. Portanto, façamos o que é certo, mas pelas razões certas. Só assim, Deus poderá honrar-nos.
Não esteja num mau relacionamento, por medo da solidão.
Não se case, por medo de não encontrar alguém melhor.
Não tenha filhos, por medo da velhice.
Não economize, por medo da pobreza.
Não trate bem as pessoas, por medo de não gostarem de si. Não estude, por medo de não ser respeitado. Não cuide do cônjuge,
Seg a Dom | 06h15 | 12h Diariamente, o Bp. Macedo traz uma mensagem de fé e fortalecimento espiritual. instagram.com/nubiasiq
por medo de ser trocado. Não invista na aparência, por medo da beleza dos outros.
Enfim…
São tantos os medos que ficam escondidos no coração, que precisamos sempre nos avaliarmos.
“Porque Deus não nos deu o espírito de temor (medo), mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.”
2Timóteo 1.7
Os cristãos precisam, então, avaliar se realmente obedecem à Palavra de Deus
Ir pelo mundo a levar a Boa Nova é um mandamento que a Universal tem cumprido desde a sua criação e a ação a que o Bispo Macedo se tem proposto, recentemente, por vários países da Europa
Otrabalho da Igreja Universal do Reino de Deus em França começou em 1992
e conta, atualmente, com 37 igrejas no país, incluindo 10 nos territó-
rios ultramarinos. Lidar com as pessoas, ao nível do seu bem-estar, tanto físico como espiritual, e no que respeita à realização dos seus objetivos pela fé, este é o propósito
Foi na passada quarta-feira, dia 26 de outubro, que teve lugar o evento “Nova Vida” da Igreja Universal do Reino de Deus (UKGR) na Holanda. O local escolhido para a realização do encontro foi muito especial, nomeadamente, o Centro de Convenções
HOLANDA
Postillion. Esta reunião aconteceu no âmbito da viagem missionária que foi realizada pelos Bispos Edir Macedo e Domingos Siqueira, por vários países da Europa.
Orações foram feitas em favor das pessoas que estavam doentes e que carregavam um enorme peso
na alma. Mas, acima de tudo, a Palavra que leva à Eternidade foi transmitida a todos, a saber, a Palavra cuja essência é a Pessoa do Senhor Jesus. Algumas pessoas narraram como, após a oração de fé, a sua dor cessou, assim como os pensamentos suicidas.
Seg a Sáb | 22h Dom | 01h
Seg a Sex | 18h30
Uma mensagem que lhe fará levantar a cabeça diante dos problemas que tem enfrentado, obtendo uma direção de como os superar.
Todos os dias terá uma mensagem de fé e de fortalecimento espiritual, trazida até si pelo Bispo Edir Macedo. Veja como uma palavra de fé pode fazer toda a diferença na sua vida e no seu interior.
da Universal. O Bispo Macedo realiza, regularmente, viagens missionárias pelo mundo, para levar essa Palavra de força e de Fé a todos aqueles que a querem e aceitam. E foi após 14 anos, que o Bp. Macedo, juntamente com o Bp. Domingos Siqueira, realizou um encontro especial, no Dock Pullman, em Paris. Era um encontro muito aguardado por todos aqueles que estavam sedentos de uma palavra que renovaria as suas mentes... e foi essa a mensagem transmitida na manhã do dia 23 de outubro.
Os participantes estavam ansiosos, na la que já existia do lado de fora do Teatro Rainbow, às 6 da manhã. Tudo para garantir o seu lugar na reunião especial do “Domingo da Força”, com o Bispo Macedo, que teve lugar na passada manhã do dia 30 de outubro, às 10h.
Com o espaço completamente lotado, o Bispo Domingos iniciou a reunião, ministrando cura e libertação em nome de Jesus. As pessoas que estavam presentes testemunharam e experimentaram o poder de Deus.
A parte principal do encontro foi liderada pelo Bispo Macedo, que enfatizou a importância de se ter uma verdadeira comunhão com Deus e a necessidade de se investir em ter o Espírito Santo. O Bispo leu Romanos 8.9, que diz: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é d’Ele.”
Os participantes deixaram o local com a sua fé renovada e revigorada. Foi de facto um domingo de força para quem escolheu investir no seu relacionamento com Deus.
Depois de acompanhar durante 14 anos cerca de 2,3 mil norte-americanos, os especialistas comprovaram cientificamente o que a sabedoria popular já dizia: crises económicas funcionam como um gatilho para o tabagismo e para o alcoolismo.
A primeira pesquisa a mensurar os efeitos económicos sobre o vício mostrou que, em momentos de tensão económica, aumentam em até 30% as hipóteses de as pessoas beberem excessivamente e fumarem mais que o habitual.
Estudo realizado por cientistas da Universidade de Albany, nos Estados Unidos
Éna tentativa de amenizar o stress de uma vida mais restritiva, que milhares procuram válvulas de escape. Para estes, o álcool e o tabaco surgem no primeiro lugar, como forma de lidar com as dificuldades fi nanceiras causadas pelos problemas sociais.
Muitos já possuíam uma relação com o cigarro e a bebida, que acaba por se agravar. Ganhar menos, pagar mais pelos bens alimentares, estar sobre-endividado, lidar com o aumento da prestação da casa... causa uma ansiedade que, para muitos, só o cigarro ou o álcool parecem ‘aliviar’, ainda que momentaneamente.
vazio e a ansiedade deixaram de existir
omecei com o tabaco, quando tinha 16 anos, e passei para a cannabis e, depois, a cocaína, que foi o meu fundo de poço. Todos os dias tinha de cheirar cocaína. Quando me mudei para os Estados Unidos, conheci as drogas sintéticas, como a ecstasy, a heroína, que são drogas bem pesadas. Quando usava essas substâncias, chegava a ficar acordado cer-
ca de 3 dias seguidos. A minha mãe sofreu muito, até que decidi sair de casa, por já não aguentar mais aquela situação. Foi aí que tudo piorou.”
O TRATAMENTO. “Permaneci cerca de 8 anos nos vícios e o meu fundo de poço foi quando comecei a ter sucessivas overdoses. Numa overdose de heroína, cheguei a perder os sentidos durante 15 horas. Foi através da minha mãe que conheci o Tratamento. Ela fez um voto de fé, pois sempre acreditou e lutou. Nesse mesmo dia, ela ligou-me e fez uma oração. Nesse momento, senti-me livre de todos os vícios. Fui à Universal, decidido a mudar de vida. Batizei-me e hoje tenho a vida totalmente transformada! Filipe
PROCURAR AJUDA! “Agora é a minha vez!” é o encontro que tem feito a diferença na vida de quem se tem visto apoiado em vícios que, aos poucos, têm consumido a sua vida. Desta vez, o encontro, realizado na Universal do Templo Maior, no âmbito do Tratamento para a Cura dos Vícios,
ocaína, crack, cannabis, álcool e tabaco... eram estes os vícios que mantinha. Comecei aos 15 anos por curiosidade e influência de amigos. Foi aos poucos, mas rápido. Perdi tudo o que tinha, a ponto de ficar 3, 4 dias numa favela, no meio do lixo, sem
e a ansiedade deixaram de existir.
tomar banho ou comer e a ser ameaçado de morte. Roubava em casa para ter dinheiro para consumir.”
A TROCA. “Permaneci cerca de 10 anos nos vícios e o meu fundo de poço foi quando fiquei dentro de uma favela, preso por traficantes, por não ter como pagar. Conheci o Tratamento para a Cura dos Vícios através dos meus pais, que sempre lutaram por mim. A minha vez chegou numa noite em que decidi aceitar o convite e algo mudou. Fui ganhando forças e, gradualmente, fui abandonando tudo, sem ter recaídas! Troquei os vícios por uma nova vida!” Sérgio
Altamente viciantes, assim são descritos o álcool e o tabaco como drogas. Porém, a grande contradição é que a sua produção, venda e consumo são legais na maior parte do mundo. É por esse mesmo motivo que
Sabemos que com o avançar da tecnologia, os vícios, que outrora eram
de difícil acesso, estão à distância de um simples ‘click’.
Muitos, por curiosidade, influência de amigos ou uma
Apresentador: Wesley Silva
também são as drogas mais usadas. Mas, o facto de serem permitidas, de forma alguma diminui os danos que podem causar. Pelo contrário, isso torna-as as substâncias
adversidade da vida têm-se refugiado nos vícios, entrando num ‘labirinto’, do qual não conseguem sair. O programa “Vencendo os Vícios” vai para o ar
viciantes que se apresentam como o maior fardo para a saúde pública global, muito mais do que todas as drogas ilícitas, como a cocaína, heroína e outros opioides juntos.
diariamente, das 5h às 5h20 da manhã, na Unifé Tv, com histórias de
superação daqueles que hoje podem afirmar: “EU VENCI O VÍCIO!”
“C
“C
Em plena crise, provocada pelo que se passa no mundo, Portugal tem assistido a várias mudanças sociais que, infelizmente, não são para melhor...
Quem não gosta de saber que a sua opinião merece ser ouvida? “Debate Público” é o programa onde você liga e nunca fica de fora!
No Debate Público, recentemente, emitido pela Unifé TV, foi abordada a última polémica de colocação de alarmes em bens alimentares primários, por muitos supermercados. Produtos como azeite, bacalhau congelado, polvo ou simples latas de atum possuem alarme, tudo devido ao aumento do número de furtos nos estabelecimentos, motivados pela pobreza extrema e a fome que se tem vindo a verificar nos últimos tempos no país.
A opinião pública é perentória: “rouba-se para comer, porque se tem fome! Para além disso, o número de pessoas a dormir nas ruas
tem aumentado! É o país que temos!”, disse uma das entrevistadas ... com os produtos cada vez mais caros e a consequente diminuição do poder de compra dos cidadãos, o Debate Público ficou aberto para quem quisesse participar e deixar a sua opinião, pois cada uma não só é ouvida, como tem o seu valor!
É o programa, por excelência, para debate de ideias e onde a troca de opiniões contribui de maneira positiva para a sociedade civil. Se quer deixar o seu contributo ou
Todos os dias... Os noticiários revelam o que acontece, não só um pouco pelo país, como também no resto do mundo... Mas, quem discute as razões? Os porquês? Os temas da atualidade merecem um palco para o cidadão, lugar de destaque, um debate público! Por isso, todos são convidados a dar a conhecer o que gostariam de ver debatido... quais os temas que devem ser discutidos! Este é o programa que quer ouvir as suas histórias, situações pelas quais tenha passado, injustiças! Para isso, é disponibilizado um endereço de email (jornalismo@unifetv.pt), pois cada pessoa é a voz ativa... deste debate público!
OPINIÃO VALORIZADA. Debate Público é o programa para quem sente que ninguém fala dos verdadeiros problemas da sociedade, para quem acredita que a sua opinião não é ouvida e muito menos valorizada! Ao assistir a este programa, verá que se trata de um fórum de debate único, onde são discutidos temas sobre a atua-
propor um tema de interesse ou da atualidade, envie o seu email para: jornalismo@unifetv.pt Você é a voz ativa... deste debate público!
lidade, factos e histórias que merecem ser escrutinadas em televisão nacional.
TEMAS DE INTERESSE.
Para que o debate seja mais abrangente, são convidados a es-
túdio especialistas e profissionais, sempre para uma conversa da qual o telespectador pode e deve também fazer parte. Este debate público é especialmente pensado nos temas de interesse da sociedade, onde o valor da palavra tem, sem dúvida, um grande destaque.
Aqui ninguém ca de fora, e a sua opinião conta!
Todas as terças-feiras, às 23h, venha ser a voz ativa do ‘Debate Público’.
O Debate Público ficou aberto para quem quisesse participar e deixar a sua opinião
Existe, é devastadora na vida da vítima e começa cada vez mais cedo. Falamos da violência de toda a ordem, tanto a física, como a psicológica e o abuso in igido maioritariamente sobre as mulheres, que já se tornou tão comum no mundo que se revela assustador. Quase que diariamente, deparamo-nos com casos de violência nos média, que são uma pequena amostra do que acontece, sendo que a realidade é ainda mais assustadora, tendo em conta os casos que ainda continuam encobertos.
À PORTA FECHADA. Começou quando ela ainda não tinha sequer 10 anos e prolongou-se por oito anos... foi este o martírio de uma menina de Peniche,
mente e tentar ter a vida normal que nunca conheceu.
DADOS MORTÍFEROS. A data de 25 de novembro deve-se, então, à homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. Mas Portugal, como cada país, não escapa às
cujo pai a sujeitava a abusos sexuais graves constantes, sempre com o conhecimento da mãe. Ambos foram presos preventivamente, mas à lha cabe lidar com um novo percurso, a de se reconstruir física e psicologica-
estatísticas, tendo só nos primeiros 6 meses do ano morrido 19 mulheres e 1 criança às mãos dos seus agressores. Como quebrar este ciclo? Essa é a pergunta que, ano após ano, sempre ca por responder...
abuso é um perigo real e muito próximo, uma vez que, muitas vezes, os agressores são alguém do seio familiar ou de convivência, seja um amigo, um vizinho, um conhecido. E, está mais do que provado, que as repercussões podem ser amplas e devastadoras: “A vivência de situações traumáticas, como o abuso sexual durante a infância e a adolescência, pode acarretar sérios prejuízos tanto ao desenvolvimento infanto-juvenil quanto para a vida adulta, com repercussões
cognitivas, emocionais, comportamentais, físicas e sociais, que variam para cada indivíduo. (Briere e Elliot et al., 2003 apud Rangé B.)”
Vive com essa ferida aberta que considera impossível de cicatrizar? Acha que já não tem mais valor? Isso é um grande engano. Pode ter vivido momentos dolorosos, mas a sua essência mantém-se. Tudo aquilo que viveu, as situações que a(o) marcaram (e ainda marcam) … nada disso tira o seu valor!
Conheça os sinais de alerta que mais caracterizam as formas de violência exercidas
MAUS-TRATOS FÍSICOS:
Marcas evidentes de maus-tratos
Versões sucessivas e inconsistentes do mesmo “acidente”
Fraturas e/ou lesões em diferentes graus de cicatrização
Higiene deficiente/ ausente
Sinais evidentes de malnutrição
Absentismo e abandono escolar
VIOLÊNCIA
Problemas na saúde sexual e reprodutiva
Linguagem sexual precoce
Envolvimento na prostituição
Comportamentos bizarros
Lesões físicas, danos inexplicáveis nos objetos pessoais e no material
Perda de dinheiro que não é capaz de explicar
Sintomas de mal-estar físico associados à frequência escolar
Pioria no rendimento escolar
Lesões físicas para as quais não apresenta explicação plausível
Medo claro na presença do/a parceiro
Afastamento em relação aos amigos
Recusa ou desinteresse por atividades anteriormente apreciadas
Pioria no rendimento escolar
Fugas da escola/de casa
“Quando casei, passei a ser maltratada verbal e psicologicamente, devido ao meu marido ter problemas com álcool e ser ciumento possessivo. Era abusada constantemente e ameaçada, mas, se contasse a alguém o que ele me fazia ninguém iria acreditar, pois, por ser meu marido dizia que podia fazer o que quisesse. Depois de cada episódio de maus-tratos ele falava como se nada tivesse acontecido, pedia perdão e dizia que estava arrependido, mas que eu era a culpada, já que ele só fazia aquilo porque me amava muito.”
OS TRAUMAS. “Como já tinha o meu lho, tentava protegê-lo, para que não crescesse traumatizado como eu. Então, sempre que era m do mês, pedia à minha mãe para car com ele, pois já sabia o que me esperava..., mas, como nem sempre era possível, ele acabou por sofrer também, tendo de ter acompanhamento de psicó-
tava há meses com hemorragias, quei com anemia e, devido ao descontrolo hormonal, engravidei do meu segundo lho. Com as promessas de que tudo iria mudar, fui aguentando aquele inferno, mas tudo piorou. Temia ser cumprimentada na rua por alguém do sexo masculino, pois já sabia que quando chegasse a casa seria acusada de in delidade. Quem o visse na rua, jamais imaginava o que eu passava em casa.”
A SÍNDROME. “Confrontada pela médica de família, acabei
É um termo frequentemente usado com mulheres que enfrentaram padrões repetidos de abuso físico ou mental.
Foi usado pela primeira vez na década de 1970 pela pesquisadora Lenore Walker para a violência doméstica repetida que ela observou em dados que foram recolhidos em 400 mulheres.
por contar o que estava a passar. Já estava com depressão profunda e teria de tomar medicamentos para o resto da vida. Descobri que tinha ‘síndrome de mulher agredida’. Por amor aos meus lhos, nunca pensei em fazer loucuras, pois tinha a missão de os proteger. Mas, a dor na alma era tão grande, que não conseguia olhar-me ao espelho, pois, sentia vergonha e nojo de mim mesma.”
NOVA HISTÓRIA. “Tive conhecimento do trabalho da Igreja Universal e decidi agarrar a oportuni-
dade de mudar a minha história. Entreguei-me com todas as forças e depositei a minha fé e con ança nos ensinamentos transmitidos. Não foi um processo fácil, mas co-
logo no infantário. Com a vergonha do que vivia e com medo de que ninguém acreditasse em mim, disfarçava com uma roupa melhor e maquilhagem. Cheguei ao ponto de não conseguir dormir.”
SEQUELAS FÍSICAS. “Como o meu organismo estava muito debilitado, tinha emagrecido e es-
O padrão é explicado como um ciclo de três estágios distintos: escalada de tensão ou conflito, abuso físico ou emocional e, então, uma fase amorosa que às vezes é chamada de fase de lua de mel.
Fonte: spiegato.com
mecei por perdoar todos os que me tinham feito sofrer, depois, busquei o Espírito Santo de todo o meu coração. Através d’Ele fui curada de todos os traumas e marcas do passado. Hoje, mesmo após muitas outras conquistas, Ele é a minha maior riqueza. Hoje, os meus lhos estão formados, sou feliz, tenho paz e tranquilidade. Podem vir lutas, mas, no meu coração existe a certeza de que Deus é comigo e em tudo sou mais que vencedora.”
A Terapia do Amor, para mim tem sido uma escola que me ajuda a superar todos os meus medos, complexos e marcas do passado, e a tornar-me, a cada dia, uma pessoa melhor. Eventos com o The Love Walk são muito importantes, pois, além do convívio, podemos sair da nossa rotina e conhecer outras pessoas que vivem segundo o mesmo espírito.
Susana Ribeiro
“... pedia perdão e dizia que estava arrependido, mas que eu era a culpada”
“Por amor aos meus filhos, nunca pensei em fazer loucuras...”
Violência, ódio... atualmente, o conceito de família tem sido alicerçado num fundamento nefasto, nocivo, desencadeando várias mudanças no seio da sociedade. O núcleo familiar é um conceito que se tem vindo a transformar por questões, principalmente, mais focalizadas na deterioração da parte afetiva entre os seus membros. Muitas famílias, com o passar do tempo, acabam por desenvolver uma relação con ituosa, levando à instabilidade e a uma separação abrupta.
AMOR REAL. O mundo tem-se tornado bastante individualista, e as pessoas es-
tão cada vez mais solitárias, envolvidas num mundo “virtual” onde procuram, habitualmente, o interesse próprio. E foi com esse objetivo que foi criado o evento intitulado “A Caminhada do Amor”. É um acontecimento que tem lugar anualmente, no mundo inteiro, cujo objetivo é promover o diálogo entre casados, noivos, namorados e os solteiros que desejam conhecer-se, para no
INVESTIR. Esta Caminhada trouxe consigo vários pontos e dicas importantes de como
investir na vida amorosa, que estimulam, sobretudo, a importância do diálogo como a ferramenta essencial para quem deseja manter um relacionamento saudável.
Uma relação feliz e duradoura exige sacrifícios de ambas as partes e, para isso, é necessário um investimento diário, esta é a receita para um relacionamento não só bem estruturado, como feliz e duradouro. Não há como existir amor se não houver de facto conhecimento mútuo e diálogo.
Conheceram-se antes dos 20 anos e logo ali perceberam que algo forte estava para nascer. “Gosto de ti, vais ser para mim!”, disse Gracinda. Passado pouco mais de um ano estavam casados...
“Já me perguntaram como é que consegui estar casada tantos anos com o mesmo marido? Eu respondi que é preciso ter muita paciência com o outro, que é a melhor forma de viver!”, refere Gracinda.
APOIO E RESPEITO. “A vida
tem muitos altos e baixos! É claro que tivemos os nossos momentos. Estive emigrado e ela cou cá sozinha com os nossos lhos, até que se pudessem juntar a mim. A vida dá muitas voltas e, se não tivermos coragem
para enfrentar, é muito difícil...”, salienta Leonel.
A FÉ. Diferenças de personalidade, hábitos e manias todos têm, mas Gracinda e Leonel, que hoje professam a fé em Deus, desfrutam do companheirismo de uma relação estável e feliz.
Tudo começou por Gracinda sofrer de dores de cabeça há mais de 50 anos, das quais foi curada através da sua fé! Frequentam a Universal há 31 anos, garantindo que a sua vida foi transformada e hoje têm a paz proporcionada pelo Espírito Santo.
Gracinda e Leonel“Saber colocar-se no lugar do outro, a paciência e o respeito são essenciais”, Gracinda e LeonelDÉCADAS DE AMOR. O Bp. Domingos e Núbia Siqueira transmitiram uma mensagem especial para todos os participantes futuro próximo darem início a um relacionamento amoroso.
“A CAMINHADA DO AMOR” é o nome que reflete um dos eventos mais proativos no que respeita a valorização do sentimento mais poderoso que existe no combate à violência e ao ódio, o AmorMadeira Porto
O amor pode evitar a depressão, ansiedade, assim como outros transtornos psicológicos. Também pode ajudar a vencer medos e tende a melhorar a autoestima.
2ALIVIA DOR. Quem nunca segurou a mão de uma pessoa querida num momento de dor? Isso por-
que o sentimento de amor pode aliviar as dores.
FAZ BEM AO CORAÇÃO. Está cientificamente comprovado que uma vida amorosa bem resolvida faz bem ao coração, reduzindo os índices de morbidade cardiovascular.
REFORÇA A IMUNIDADE. O sentimento de amor pode aumentar a libertação da endorfina, conhecida como a hormona do bem-estar, que reforça o sistema imunológico, deixando-o mais forte para enfrentar alguma doença.
5SONO DE QUALIDADE. A melatonina é
puderam
responsável pela regulação do sono e é uma hormona libertada em maior quantidade quando amamos alguém ou a nós mesmos.
CRIATIVIDADE. O amor consegue deixar a imaginação fluir mais leve e solta, melhorando a capacidade de planear e executar projetos.
7EMPATIA. Aqueles que vivem a vida com o coração cheio de amor costumam ter mais facilidade de se colocar no lugar dos outros, evitando sofrimentos desnecessários.
“Esta experiência tem sido uma aprendizagem, em que estamos a conhecer-nos mais um ao outro, pois, com a correria do dia-a-dia, acabamos por deixar de falar sobre certas coisas que parecem pouco importantes, mas são. As perguntas propostas são uma oportunidade de haver esse diálogo e ver a necessidade do outro. Permitiram-nos relembrar diversas fases do nosso relacionamento, conversar abertamente sobre temas
“A Caminhada do
Amor foi muito importante para mim e para a minha esposa, todas
porque tivemos um tempo reservado só para podermos conversar e o questionário deu-nos uma direção para tirarmos todas as dúvidas pendentes na nossa relação. Mesmo com 15 anos de casado, fazer essa manutenção no casamento é essencial para uma vida feliz.
Muito obrigado à Terapia do Amor por esta oportunidade.”
Clemilson e Kelly
Segunda a Sábado | 19h30 Domingo | 11h00
Não perca o programa EM BUSCA DO AMOR, para todos os que querem ser felizes na vida sentimental!
importantes e raciocinar juntos sobre os nossos interesses, sobre a nossa família. Rimos muito juntos e tirámos imensas fotos!”
Catarina e Henrique
“Foi a minha primeira vez na Caminhada do Amor e gostei muito da experiência. Consegui perceber que há algumas questões internas que tenho de trabalhar, para transformar a minha vida sentimental. Eventos como este são importantes para reforçar laços entre os casais. Para os solteiros, é uma oportunidade de conhecer alguém.”
Andreia Pires
ssistimos a algumas reuniões, ouvimos a Palavra e, inclusivamente, desprendemo-nos de muita ‘bagagem’ que carregávamos. No entanto, fomos deixando progressivamente de participar. Apesar de tudo, ‘a semente’ permaneceu e nunca deixámos totalmente de falar com Deus.”
AS LUTAS. “Passados 2 anos, estávamos a viver em França e uns familiares de visita levaram-nos uma Bíblia. De início, cámos um pouco constrangidos com o presente, mas as lutas que se seguiram foram o solo certo para a nossa fé nalmente ganhar raízes. Percebemos, então, o verdadeiro signi cado da Palavra e vemos como, até hoje, se tem materializado na nossa vida.”
O CASAMENTO. “Atualmente, temos ambos 27 anos e estamos casados. Para o nosso casamento, quisemos que um Cordão de 3 Dobras, feito por nós, zesse também parte da cerimónia. Este Cordão é, claro, um gesto simbólico, mas representa a nossa escolha de que Deus seja parte integrante da nossa história.”
GRATIDÃO. “Já faz dois anos que nos mudámos para a Alemanha, porém, com um espírito totalmente diferente. Hoje, os nossos alicerces estão rmados na Palavra, a qual nos assegura que, onde quer que formos, Ele estará connosco! Agradecemos a Deus, todos os dias, por tudo aquilo que Ele fez, faz e continua consistentemente
Rúben e Sara Sousa“Aa fazer.” “Cerca de 3200 pessoas participaram no evento, que foi um sucesso absoluto! Tivemos um feedback excelente dos participantes. Tanto solteiros, como casados cuidar de si e do relacionamento. Em toda a Europa tem vindo a acontecer a Caminhada do Amor!”
Foi a convite de familiares, ainda durante os primeiros anos de namoro, que o casal conheceu a Universal...Pr. Pedro Alvarenga Terapia do Amor
Reprimir sentimentos e emoções. Reprimir emoções por muito tempo deixa as pessoas stressadas. Elevados níveis de stress atrapalham o funcionamento regular do corpo, causando um conjunto de sintomas desagradáveis, como irritabilidade e insónia.
Fechada em si mesma e cheia de complexos, Maria viu a depressão levar por
completo a sua vontade de viver
Notícias negativas. Um estudo, publicado na revista Health Communication, considerou “severamente problemático” o estado das pessoas que consomem constantemente notícias negativas, originando níveis maiores de stress, ansiedade e problemas de saúde.
Pensar de forma negativa. Esperar o pior das situações e relacionamentos é uma caraterística de quem pensa negativamente. Esta postura também pode fazer com que você acredite ser uma pessoa horrível, sem talentos e sem esperança de ser feliz.
Diminuir-se. Devido a más experiências ou mentalidade pessimista, algumas pessoas tendem a diminuir-se. Culpam-se por tudo e ficam a remoer possíveis equívocos da sua parte. Este hábito não só prejudica a saúde mental, como cria motivos para se odiarem.
Apegar-se ao passado. O apego ao passado está, habitualmente, associado a um estado emocional e psicológico pouco saudável. Quando você não consegue esquecer o que já passou, tem dificuldade para viver o presente e construir um futuro ainda mais agradável.
tos problemas familiares e na escola. Na escola comecei a sofrer de bullying verbal, até que tentaram colocar-me num caixote de lixo. Era muito criticada e julgada por ser mais fechada e não seguir tendências, tinha muitos traumas e complexos em todos os sentidos e achei que ter um relacionamento iria ajudar. No início até correu tudo vieram os
bem, mas, logo
Tristeza, desânimo, falta de vontade para viver. São estes os sentimentos de quem tem depressão. “Saindo da Depressão”
ção.
problemas, porque amava mais essa pessoa do que a mim mesma e isso gerou brigas e a separação. Isso levou-me à depressão, e, devido à doença, não gostava mais de me ver ao espelho.”
SUICÍDIO. “Tentei o suicídio três vezes, pois achava que a morte seria a única solução. Já me tinha envolvido em amizades que só me levaram à destruição, trabalhei na noite, que me levou ao vício do álcool, entre outras coisas. Tomava medicação para dormir e, mesmo assim, não conseguia, pois tinha muito medo, já que via vultos e ouvia vozes. Sentia bichos no meu corpo e debaixo da cama. A depressão levava-me a extremos, ou queria estar com muitas pessoas ou com nenhuma. Discutia com as pessoas na rua e comecei a fazer bullying
é um programa motivacional e inspirador que o ajuda a superar este sentimento de mágoa profunda.
verbal com os outros devido a tudo o que passei.”
SUPERAÇÃO. “Atualmente, está tudo bem. Conquistei duas viaturas, negócio próprio, fui
curada dos males espirituais, venci a depressão, venci os males na minha vida e alcancei o Bem Maior, o Espírito Santo, que transformou a minha vida por completo, de dentro para fora. Hoje, levo uma vida normal, não tenho mais traumas, nem complexos ou
doenças. Está tudo bem e continuo sempre a lutar para que se mantenha, pois nunca mais quero perder esse Bem que recebi e que transformou a minha vida!”
Cansado? Satisfeito? Relaxado?... de que maneira, habitualmente, termina o seu dia? A sua resposta a esta pergunta pode indicar os hábitos que têm alimentado a sua saúde mentalMaria
“Tentei o suicídio três vezes, pois achava que a morte era a única solução”
uma
bem-
Sempre foi muito insegura e dependente da aprovação dos outros, Cheila sentia que não conseguia tomar decisões, mesmo nas coisas mais simples. “Era muito instável e não conseguia decidir nada por mim. Tinha cerca de 15, 16 anos, quando comecei a trabalhar... sempre tive o meu próprio dinheiro e consegui fazer as minhas coisas. Também conheci o meu marido
ainda muito jovem e foi com essa idade que começámos a namorar. A realidade é que não tinha uma vida financeira muito estável, mas também não passava necessidades. Porém, eu ansiava por um futuro diferente daquele que tinha sido o da minha mãe.”
A MUDANÇA. “A nível financeiro, não queria viver com a incerteza de um dia me poderem
cortar a luz ou a água... ou seja, desde muito cedo decidi que não iria passar por aquelas situações e que iria fazer de tudo para contrariá-las. Conheci a Universal através de um convite da mãe de uma amiga minha. Recordo-me de, no primeiro dia em que fui à igreja ter sentido como se tivesse chegado a casa. Era uma sensação de conforto, de aconchego e comecei a ver uma grande mudança! Mas, ainda sentia que me falta algo, pois continuava na dependência da aprovação dos outros, algo que se intensificou depois de ter sido mãe. Dava uma importância que me desconcentrava e incapacitava.”
OPORTUNIDADE IDEAL. “Senti como se alguém me estivesse a segurar pela mão e me dissesse que eu não precisava de mais ninguém. Foi uma experiência transformadora. Foi muito mais do que felicidade! Naquele momento, comecei a acreditar mais em mim, a sonhar mais, a entender que seria capaz de fazer as coisas. Quando chegou a
Fogueira Santa, decidi subir ao Altar em favor da minha vida financeira e profissional. Eu nunca tinha tido a vontade de ter um negócio próprio, mas, o meu desejo era de glorificar o nome de Deus através da minha vida financeira.”
O ATELIER. “Até àquele momento não tinha uma ocupação profissional, porque acompanhava o meu marido nas suas viagens a trabalho. Mas, foi quando se criou a possibilidade de regressarmos a Portugal, que me apareceu um anúncio de uma loja que decidi visitar. Estava num estado muito degradado, mas eu decidi que iria ser minha. Após um dia da assinatura do contrato de arrendamento, entrámos em quarentena. Porém, foi
nesse ano mais complicado que construí o meu atelier. Remodelei a meu gosto e Deus nunca deixou faltar nada, paguei tudo!”
O SUCESSO. “Ali tenho um local onde posso desempenhar o meu trabalho com rigor, qualidade e profissionalismo. Formei-me na minha especialidade e Deus colocou no meu caminho pessoas que elevaram o meu projeto a nível de marketing e de branding! É Ele que me guia e capacita em todas as áreas da minha vida! Descobri que, sem o Espírito Santo, os sonhos não se tornam realidade e nem permanecem!”
Cheila Soares
“Foi nesse ano mais complicado que construí o meu atelier!”
Cheila, pasteleira de profissão, é hoje
mulher
-sucedida, tanto na sua vida familiar, como profissional, mas nem sempre foi este o seu percurso...MÃE E EMPREENDEDORA. A união familiar de Cheila reflete a fé, amor e sucesso que pautam a sua vida MAMAMY CAKES
PÓVOA DE SANTO ADRIÃO. Rua General Alves Roçadas, nº 4
PONTINHA. Estrada Militar, s/n (próximo do supermercado Europa)
BENFICA. Avenida Gomes Pereira, nº 39 A
ALVALADE. Rua Marquesa de Alorna, nº 25 D
IMPÉRIO Alameda D. Afonso Henriques, nº 35 (em frente à estação da Alameda)
TORRES VEDRAS. Edifício Choupal, bloco D, r/c
ALVERCA. Rua António de Souza, Galerias Choupal, 1º piso
S.
Sacadura
1º andar - Verderena
MONTIJO. Rua da Indústria Corticeira, lote 16 E
ÉVORA. Av. São Sebastião, s/n
ALMADA. Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade
CRUZ DE PAU. Rua da Cordoaria, Qta. das Cordas, nº 42, Vale dos Gatos-Amora
SETÚBAL. Avenida do Alentejo, nº 30, 4 Caminhos
MATOSINHOS. Avenida Villagarcia de Arosa, 1034
S. J. DA MADEIRA. Rua da Arrifana 201, Arrifana
BRAGA. Av. Imaculada Conceição, 567
GUIMARÃES. Rua Gil Vicente, nº 33 (em frente ao C. C. Palmeiras)
VILA REAL. Av. Almeida Lucena, letra E FAMALICÃO. Rua Amélia Rey Colaço, nº 300
COIMBRA. Rua do Sota, nº 20
FIGUEIRA DA FOZ. Rua Vasco da Gama, nº 47, r/c
AVEIRO. Av. D. Lourenço Peixinho, nº 181
AMADORA. Praceta da Carranca, nº5 (próximo dos Bombeiros)
BAIXA DA BANHEIRA. Estrada Nacional 11, nº 243
BARREIRO. Av. do Bocage, n.º 7
PAREDES. Av. Comendador Abílio Seabra, C.C. Vale do Sousa, loja 116
CENÁCULO VILA NOVA DE GAIA. Rua do Agueiro, nº 151, Mafamude
RIO TINTO. Rua Fernão Magalhães, nº 306
VISEU. Av. Dr. António José de Almeida, s/n (ao lado da central de camionagem)
CASTELO BRANCO. Rua Prior Vasconcelos, nº 14
LEIRIA. Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, nº 105
CALDAS DA RAINHA. Rua da Alegria, nº 3
SANTARÉM. Largo Comendador Paulino Cunha e Silva, nº 1
ENTRONCAMENTO. Rua 5 de Outubro, nº 85 (Em frente à Câmara Municipal)
PORTIMÃO. Largo Gil Eanes, lote A
FARO. Largo de São Sebastião, nº 10
LOULÉ. Rua Padre António Vieira, nº 141
ILHA DA MADEIRA
CENÁCULO DO FUNCHAL. Rua Dr. Brito Câmara, nº 32
FUNCHAL 1. Rua Dom Carlos 1º, nº 11 (Atrás da Casa da Luz)
RIBEIRA BRAVA. Edifício D. Pedro, letra A, sítio da Murteira
f /IgrejaUniversalpt /igrejauniversalpt 218 368 008 igrejauniversal.pt A UNIVERSAL TEM REUNIÕES ESPECIAIS PARA CADA DIA DA SEMANA Não importa a sua religião ou crença, as nossas portas estão abertas para todos os que desejam alcançar uma solução para os seus problemas. Mais moradas da Universal em: Segunda-feira Congresso para o Sucesso Financeiro Palestra de fé para o sucesso nanceiro. Quinta-feira Terapia do Amor Palestra para solteiros, noivos e casados que procuram a felicidade amorosa. Domingo REUNIÃO DE FÉ E MILAGRES Encontro especial para quem deseja estabelecer a sua vida no Reino de Deus às 7h30 e 9h30 Terça-feira Dia da Cura Reunião para a restauração da saúde física e emocional. Sexta-feira Libertação Espiritual Orações para a quebra de maldições e todos os rituais do mal. Quarta-feira Escola da Fé Reunião para o fortalecimento espiritual. Sábado Jejum das Causas Impossíveis Orações para quem tem causas na justiça e problemas sem solução. 8h Força Jovem Universal – 16h UNIVERSAL MAIS PRÓXIMA: TEMPLO MAIOR: RUA DR. JOSÉ ESPÍRITO SANTO, 36 - LISBOA CENÁCULO DO PORTO: RUA DE EGAS MONIZ, 485 Horário das Reuniões: Segunda a quinta: 7h, 10h, 12h, 15h e 20h Sexta: 7h, 10h, 12h, 15h, 19h e 21h (Con rme o horário das reuniões com um representante da IURD)