Page 1

R$ Editor-chefe: Kiko Carli Ano I - Edição 029

2,50

Quarta-feira, 24 de julho de 2013

www.redeindecomunicacao.com

Vereador Dr. Junior acusa vice-prefeito Zé Eduardo de adulterar nota fiscal O vereador Dr. Junior apresentou uma denúncia em sessão da Câmara Municipal, na qual ele questionou gastos com viagem a Brasília feita pela secretária da Saúde e o vice-prefeito. De posse da Nota Fiscal a ele apresentada, na última segunda-feira (22), o vereador Willer rebateu as acusações. Mas, segundo Dr. Junior, Willer teria sido enganado. Quem está mentindo? Qual é a versão verdadeira para tal gasto? “Ele falou que eu falsiquei nota. Agora ele vai ter que responder por isso na Justiça”, disse Zé Eduardo. Página 05.

Polícia encontra corpo de agricultor que estava desaparecido

Acusação de homofobia contra boate da cidade O cabeleireiro Gilmar Oliveira (Natasha) e seus amigos foram barrados na entrada de uma boate no sábado (20). De acordo com Gilmar o motivo da proibição da entrada teria

No último domingo (20), por volta das 09h, um senhor que estava procurando um animal perdido na Chácara São Paulo, localizada na Ponte Alta, acabou encontrando um cadáver. Ao chegar no local a Polícia Militar constatou que a vítima havia se enforcado, acionando imediatamente a Perícia Técnica de Itapeva. Segundo informações Sergio dos Santos Xavier estaria na condição de desaparecido há mais de 60 dias. Página 04.

Abertas as inscrições para o Miss Itararé 2013 Estão abertas as incrições para o Miss Itararé 2013. As interessadas devem ter entre 15 e 18 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de julho no anfiteatro Sylvio Machado entre às 13h e às 17h. A primeira eliminatória acontece no dia 28, em que serão classificadas sete meninas. O desfile com as classificadas ocorrerá no dia 24 de agosto, no Clube Atlético Fronteira. Neste ano a Comissão de Eventos da Santa Casa será a responsável pela organização do Miss Itararé. Mais informações com Rafael (9802-1389) e Vera (9796-8456). A renda será revertidade para a entidade.

Programa “Internet para todos” é indicado por vereadores O vereador Marcos Vincenzi, em parceria com o vereador João da Égua, solicitam à Prefeitura um estudo sobre a viabilidade de implantação do pro-

grama “Internet para todos”, que disponibilizaria sinal de internet gratuito no município. Vincenzi explicou como funciona este programa. Página 09.

Acidentes causados por uso de cerol aumentam nas férias Crianças e jovens aproveitam o período de férias escolares passando o dia em busca de entretenimento. Soltar pipa é uma opção de lazer que, embora tenha diminuído bastante comparado a épocas anteriores, até hoje é optada como forma

de diversão, principalmente em cidades menores como Itararé. A brincadeira não costuma oferecer riscos por si só, apenas é preciso atenção aos fios de eletricidade e principalmente quanto ao uso de cerol, que é proibido por lei. Página 08.

sido por ele e seus amigos serem homossexuais. A denúncia teve grande repercussão e levantou questões sobre homofobia e discriminação. Detalhes na página 03.

Foragido da Justiça que aterrorizava a região é capturado No dia 18, a PM em patrulhamento pela Rua 1º de Maio abordou um indivíduo de 39 anos. Embora não tenha sido encontrado nada na busca pessoal, e tendo o mesmo mentido o próprio nome, logo foi

reconhecido por uma foto de procurado disponibilizada pelo município de Itaporanga. O indivíduo já cumpriu 18 anos de pena por 4 homicídios e agora será julgado por roubo. Página 08.


02

24 de julho de 2013

Editorial

Estamos de Olho

100% A Rede In de Comunicação cobra diversos municípios em toda a nossa região e chega a impressionar a participação da população de Itararé na política local. Ninguém abre mão de mostrar sua posição, seja a favor ou contra eleitos, ou aqueles que pretendem um dia chegar ao poder. É evidente que salvo alguns exageros, a participação popular é de extrema utilidade ao crescimento da cidade, que sofre há muitos anos com desmandos de governantes e líderes políticos, os quais na realidade tomavam conta apenas de seus “afilhados”, deixando Itararé a um plano secundário. Oposição e situação vivem em conflito constante ao longo

de 365 dias e vinte e quatro horas, ano a ano e sempre criando novas lideranças, que apesar do trabalho desenvolvido não conseguem chegar ao poder, seja pelo Legislativo ou Executivo. O importante é que a participação popular está cada dia mais envolvente e as cobranças também, o que exige ainda mais dos eleitos, os quais em casos de omissão são crucificados imediatamente, seja por meio da imprensa, ou nas redes sociais. Que o exemplo de Itararé sirva para a região, que às vésperas de mais uma eleição não pode levar ao poder pessoas que não tenham compromissos reais com a nossa terra e com a nossa gente!

A entidade Fim de semana sem médico na Santa Casa? Sábado havia denúncias na rede social. Também há denúncias de uma mãe que, com sua filha doente segunda-feira à noite, ficou aguardando atendimento no Pronto Socorro até que desistiu indignada, pois não haviam outros pacientes que justificassem a demora no atendimento, e acabou encontrando auxílio nas farmácias locais.

A entidade II O maior problema na Santa Casa de Misericórdia de Itararé não está sendo as dívidas, está sendo a falta de humanização por parte dos atendimentos médicos. A falta de verbas ou pagamentos não justifica não respeitar seres humanos que por lá comparecem na ânsia de no mínimo uma palavra amiga. Respeito faz parte de um bom início para a recuperação.

A piada E o vereador Zetão, em sua “esplendida” colocação na Tribuna na sessão desta semana falou que a melhor forma de resolver o problema da Santa Casa seria entregála aos médicos. (A colocação provocou gargalhadas de incredulidade em alguns cantos do plenário...)

Cuidado gente PREFEITURA MUNICIPAL DE ITARARÉ ATOS OFICIAIS DECRETO Nº 110 DE 17 DE JUNHO DE 2.013. Dispõe s obre o Regimento Inter no das Esc olas Municipais de Educaç ão Infantil, localizadas no município de Itararé e dá outras providencias. DECRETO Nº 119 DE 12 DE JULHO DE 2.013. Conc ede es tabilidade à funcionária que especif ica. Patricia Flora Lucio Chechi – Professor de Educação Básica Infantil (PEBIN) – RG: 14.001.306.    DECRETO Nº 120 DE 12 DE JULHO DE 2.013. Conc ede es tabilidade à funcionária que especif ica. Maria Isabel Tortelli – Profess or de Educação Básica Inf antil (PEBIN) – RG: 24.950.859-X.    DECRETO Nº 121, DE 12 DE JULHO DE 2.013. Concede estabilidade à funcionária que es pecifica. Josiele Natali Dognani Pinto – Coordenador Pedagógico – RG: 34.190.779-0.  DECRETO Nº 124, DE 12 DE JULHO DE 2.013. Alter a a repres entatividade do Conselho Municipal de Educação – CME, nomeando em substituição a Sra. Edna Fátima Borel o Sr. Eurico T. Marques de Carvalho e dá outras pr ovidências.   Itararé, 22 de Julho de 2.013.  MARIA CRISTINA CARLOS MAGNO GHIZ ZI PREFEITA MUNICIPAL

Itararé News - Jornais, Revistas e Serviços de Comunicação Multimídia Ltda ME CNPJ: 13.614.945/0001-45 Inscrição Estadual: 380.041.059.119 Rua XV de Novembro, 770 - Itararé/SP - CEP 18460-000 Fone: 3532-3948 Editor-chefe: Kiko Carli Jornalista Responsável: Marcus Vinicius de Oliveira - MTB 42.240 Consultor Jurídico: Dr. Renato Jensen Rossi - OAB 234.554 Impressão: Gráfica Ita News (Registrada em Cartório sob nº 2470 em 26/08/2009) Tiragem: 2.000 exemplares Registrado em Cartório sob nº 2474, no livro de matrículas de jornal no dia 17/09/2009. A direção deste jornal não se responsabiliza por artigos assinados que não necessariamente expressam a opinião deste veículo. O jornal Ita News não é responsável pela qualidade, proveniência, veracidade e pontualidade das colocações dos anúncios classificados publicados em suas páginas, bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuem nenhum vínculo empregatício com a empresa.

Apelo aos motoristas para que respeitem o limite de velocidade permitido na Rua XV de Novembro. Sábado motorista em alta velocidade atropelou cachorro e fugiu. Crianças e adultos também transitam pelo local e, lamentar depois de nada adiantará.

Fartura Feira da Lua pode ser implantada em Itararé. Com comidas típicas, bolos, conser-

vas, frutos e produtos artesanais as feiras teriam início sempre às 18h. A população está animada. Já que faltam projetos e boa vontade dos políticos, que venham os bons pratos.

Importante Depois de revitalização, número de visitantes aumenta significativamente na Barreira. A Barreira, importante ponto turístico da cidade, após grande período abandonado finalmente encontra uma administração que está se importando em revitalizar o local. Agora, habitável novamente, as famílias voltam a pensar em visitar o local como faziam antigamente e prestigiar a bela e tradicional revoada de andorinhas.

Ordem Já estamos recebendo há várias semanas denúncias de que os lixeiros estariam deixando lixo caído após a passagem do caminhão. Os cães pegam as sacolas deixadas para trás e espalham lixo por toda a rua. O que é isso? Agora que tem caminhão, uniforme e equipamento está faltando o quê? Boa vontade? Isso mais parece falta de comando sobre os profissionais, que sempre foram prestativos com o povo, bem diferente da atual administração.

Opção O que aconteceu com a Nordeste e a Kaiowa? Tiveram suas licenças de tráfego cassadas? Que o Poder Executivo esclareça tal dúvida sobre o transporte no município.

Homofobia? Pessoas denunciam que tiveram sua entrada barrada em conceituada boate da cidade por serem homossexuais. Proprietários se pronunciam a respeito. Confira a matéria completa nesta edição!

por Kiko Carli

A única? Na sexta-feira passada foi realizada no município a 1ª Conferência Municipal de Cultura em Itararé. O evento é o primeiro do tipo a ser realizado em nossa cidade, embora já tenha havido mais dois em anos anteriores, onde, não se sabe por que motivo, nunca foram trazidos para nossa cidade. A Cultura é a coordenadoria que mais vem se destacando na atual administração.

Aniversariando Parabéns à GCM por seus 11 anos completados esta semana em Itararé. Uma história de trabalho e bons serviços prestados à comunidade.

Isso é crime Na sessão da Câmara Municipal desta semana, o vereador Willer rebateu as acusações proferidas pelo Dr. Júnior em sessão anterior sobre os gastos da secretária da Saúde em viagem à Brasília, baseando-se em documento contendo os gastos, entregues a ele pelo vice-prefeito. Em seu pronunciamento, porém, Dr. Júnior surpreendeu a todos da tribuna e do plenário alegando que os documentos que o vice-prefeito (marido da secretária da Saúde) deu a Willer eram falsos. Para provar, o vereador entregou à imprensa cópia dos dois documentos. A alegação chocou a todos os presentes, incluindo o próprio Willer, que, depois, em opinião pessoal, decepcionado se desculpou com todos os presentes por ter lido, convicto, o documento que lhe foi entregue sem antes conferir os dados - “Hoje é um dia que eu deveria ter ficado calado...”, disse o vereador.

cumentos públicos ou processo se for calúnia. Quem se habilita? Se a acusação foi falsa merece ser investigada da mesma forma, já que não se pode basear a oposição em mentiras.

Dignidade Não sei por quanto tempo o competente vereador Willer Costa conseguirá defender a atual administração municipal. A prefeita toma decisões sem consultar seu grupo e se acha a última bolacha do pacote. É o princípio de uma queda, que poderá ocorrer muito rapidamente. Quando vereadora ela tinha solução para tudo, e agora?

Saiu Luciano de Oliveira foi contratado pela prefeita Cristina Ghizzi como uma salvação e solução para todos os problemas da cidade e já não faz parte do time da prefeita. Será que o líder do PR não aguentou a instabilidade da chefe do Executivo?

Presente O deputado federal Jorge Tadeu esteve em Itapeva em visita à sede dos Renais Crônicos e uma pessoa que foi muito enaltecida na ocasião foi o ex-prefeito Cesar Perucio.

Presente II Dona Bila Fadel também esteve por lá e mesmo no dia de seu aniversário fez questão de participar da recepção de um deputado que destinou R$ 1 milhão para a região. Parabéns ao deputado e também a Dona Bila pela passagem de mais um aniversário.

Isso é crime II

Presente III

Com base no que foi citado e mostrado cabe uma denúncia no Ministério Público e também na Polícia Civil sob a acusação de falsificação de do-

Rodrigo Fadel fez questão de recepcionar o deputado e aproveitou a oportunidade para se aproximar de uma pessoa que tem muito carinho pela região.

Lobo Guará atropelado é resgatado pela Guarda Municipal

CONV ITE

PREFEITURA DE ITARARÉ

Atrav és do  presente, temos  a  honra  em convidá-lo  (a)  para  a quinta  reunião para a formalização do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, a realiz ar-s e no dia 7 de agos to de 2013, às 16h00, loc al: Coordenador ia Ger al de Turismo, rua XV de novembro, 56 (pr imeiro andar, Teatro Sylvio Machado). Gos tar íamos de convidar os prof issionais das mais variadas áreas para participar da reunião do c onselho, que está em fase de implantação em nossa cidade. Colocamo-nos a dispos ição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários pelo e-mail:turismo@itarare.sp.gov.br, ou pelo telefone: (15) 3531-1749.

A Pr efeitura de Itararé torna público que está aberta a licitação: Pr egão Pr esencial 37/13 Aquis ição de f raldas para Secr etar ia Municipal de Saúde, abertura dia 02 de agosto às 10hs: Departamento de Licitações ou fone (15) 3532-8000.

No dia 22, o Grupamento Ambiental foi acionado por um caminhoneiro na Rodovia Senador Flávio Carvalho Guimarães, PR 151, próximo ao Rio Funil na divisa do Estado. No local, segundo o solicitante, um lobo guará havia sido atropelado estando às margens da Rodovia. Ao chegarem no local, os GMs constataram o fato e prontamente encaminharam o animal ao veterinário Dalmerson Lopes Machado, que fez os primeiros atendimentos. Logo após, o animal foi encaminhado ao Zoológico Quinzinho de Barros em Sorocaba, onde receberá todos os atendimentos veterinários necessários à sua recuperação. Trata-se de um lobo de aproximadamente três anos, 1,30 de comprimento, 80 cm de altura e 36 quilos.


03

24 de julho de 2013

Escritos de História & Política por Luis Felipe Genaro

Pesquisa de opinião e sua manipulação pela imprensa: quem não notou a diferença entre os governos Perúcio e Ghizzi? Estampou-se em manchete claramente sensacionalista no dia 12 de julho em jornal regional, libelo semanal frontalmente contrário à atual administração, a seguinte manchete: “Para 55% da população não há diferença entre governo Perúcio e Ghizzi”. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itararé conta com 47.934 habitantes. Segundo a pesquisa de opinião solicitada pelo jornal, feita no dia 01 de julho, 150 de 47.934 pessoas foram entrevistadas. Seria ingenuidade, senão falta de simples informação não admitir que as mudanças ocorridas no Executivo até agora, representam um marco histórico para os cidadãos itarareenses. Contrastando com anos de retrocessos, corrupção financeira, ardilosos interesses, fraudes, ignorância e descaso político, o governo Cristina Ghizzi cumpre uma gestão transparente, capacitada, séria e envolta de múltiplas potencialidades. Potencialidades, de acordo com a pesquisa, notadas por 38% dos entrevistados. 6% dizem não saber, ou não querer responder.

Mas afinal, a construção discursiva da manchete e as informações contidas no jornal como um todo seriam plenamente confiáveis? Ou a manchete se fez palatável apenas para uma parcela da população pouco interessada nas recentes transformações? Não obstante, como um discurso jornalístico e uma pesquisa de opinião podem influenciar na maneira como as pessoas vivem e enxergam as coisas? Claramente estudado nos meios acadêmicos, a imprensa é atualmente considerada o 4º e invicto poder. Sua supremacia e influência ideológicas nas modernas sociedades democráticas são assustadoramente maléficas, senão ardilosas. A imprensa, em poucas palavras, faz o que bem entende e o que bem deseja. Continuamos nossa reflexão: de maneira nenhuma a manchete sensacionalista aqui analisada, “Para 55% da população não há diferença entre governo Perúcio e Ghizzi”, estamparia a informação que apenas 150 pessoas haviam sido entrevistadas em 24 horas, num universo de aproximadamente 50.000 cidadãos. Citar porcentagens e utilizar palavras ge-

neralizantes como “população”, mostram-se técnicas infalíveis de manipulação da opinião pública. E mais, como é padrão nas pesquisas de opinião, os entrevistados são questionados sobre não um, mas diversos assuntos relativos ao tema proposto pela pesquisa. Afinal, essas outras perguntas não publicadas pelo periódico não poderiam ter sido favoráveis à administração Ghizzi? Tendo em vista outras manchetes publicadas pelo periódico – a grande maioria propositalmente distorcidas – rememoramos o notório autor britânico Aldous Huxley, envolto de ácidos pensamentos a respeito da sociedade, dos meios de comunicação e dos poderes instituídos. Segundo Huxley, “os fatos são como os bonecos dos ventríolocos. Sentados em joelhos de sábios articularão palavras de sabedoria; noutros joelhos não dirão nada ou dirão disparates, ou comprazer-se-ão em puro diabolismo”. Pois é, Huxley esteve correto este tempo todo. Coautor: Silvio Mazzalai Machado

Fique atento!

por Sargento Cristiano Borges

Passageiro na caçamba Na busca de preservar a integridade física dos cidadãos, as leis com os passar dos tempos foram alteradas e dessa forma passaram a mudar o comportamento das pessoas, contudo há ainda na sociedade algumas condutas que, embora pareçam inofensivas, estão legalmente proibida e grande maioria da sociedade as desconhecem. Muitas vezes as necessidades do dia a dia nos faz cometer algumas irregularidades no trânsito. O proprietário de um veículo de carga, seja ele um caminhão, caminhonete ou pick-up, na falta de espaço para mais um passageiro na cabine, entende que não há nada de mal em transportar quem está sobrando na CARROÇARIA, nome dado ao compartimento de cargas de veículos. O Código de Trânsito Brasileiro, quando sancionado em 1997, proibiu o transporte de passageiros no compartimento de carga “ Art. 230. Conduzir o veículo: II - transportando passageiros em compartimento de carga, salvo por motivo de força maior, com permissão da autoridade competente e na forma estabelecida pelo CONTRAN”. Em caracterizando a infração, além da penalidade de multa GRAVÍSSIMA, outra penalidade a ser aplicada é a

APREENSÃO DO VEÍCULO com a sua remoção imediata. Alguns condutores se surpreendem com tal medida e embora acreditem que o simples fato do desembarque dos passageiros já seja suficiente, neste caso a lei é severa e determina a REMOÇÂO do veículo de carga, independente da quantidade das pessoas que estejam sendo transportadas, sendo várias ou somente uma o que se observa, em termos legais, é a exposição da vida humana a perigo eventual. No que diz respeito ao motivo de força maior, deve se ob-

servar que há uma permissão prévia que deve ser emitida e podemos citar os veículos de Trabalhadores Rurais. Embora existam questionamentos das pessoas entre esta ou outra Penalidade, devemos sempre considerar que a aplicação da lei com suas devidas correções ao cidadão nos garante cada vez mais uma Sociedade organizada e segura.

Cabeleireiro e amigos denunciam homofobia ao serem barrados em entrada de boate

O

cabeleireiro Gilmar Oliveira (Gil) e seus amigos foram barrados na entrada de uma boate neste sábado (20). De acordo com Gilmar, o motivo da proibição da entrada teria sido por ele e seus amigos serem homossexuais. A denúncia, postada em rede social teve grande repercussão e levantou questões sobre homofobia e discriminação. Nossa equipe de reportagem esteve com o denunciante e com o proprietário do local. Em entrevista, Gilmar Oliveira, conhecida como Natasha contou o que aconteceu, confira: IN – O que aconteceu na noite deste sábado (20)? Gilmar – Sábado, por volta da 1h eu e meus amigos chegamos na frente da boate. Eu já tinha conversado pelo site com os responsáveis, eles já tinham me esclarecido o valor da entrada, dizendo que seria R$ 20,00 adiantado. Não me falou

o valor do ingresso na hora. Quando nós chegamos, uma funcionária gritou para o segurança, que nos atendeu e disse que nós só entraríamos caso tivéssemos o nome na lista. Mas,

nunca soubemos de lista, nunca foi falado de lista nenhuma. Nós não fomos informados de que havia essa necessidade para entrar. Eu pendi então que ela chamasse o gerente para que ele mesmo me esclareces-

Saúde por Josué Benedito Alberto

“Não tenho tempo para atividade física” Essa frase é bem comum ouvir da maioria dos sedentários que não fazem nenhum tipo de atividade física ou que só jogam o futebol no final de semana. Na verdade é um grande equívoco, pois as pessoas esperam um tempo livre na agenda para fazer atividade física e nunca vão arrumar esse tempo. Quem organiza a agenda e faz os exercícios é VOCÊ! Segue a mesma lógica de poupar dinheiro; se você não estiver empenhado num objetivo e não tiver força de vontade não vai adiantar nada! Muitos alunos meus fazem aulas seis horas da manhã, nove

horas da noite, uma hora da tarde, na hora do almoço e não reclamam disso, pois sabem dos benefícios que estão angariando para si. Lembre-se também que atividade física pode ser de quinze minutos por dia. Sair do sedentarismo não significa malhar duas horas por dia. Comece leve, com uma caminhada e procure um profissional para orientá-lo! Atividade física previne muitas doenças que certamente aparecerão se você não se mexer!

se porque não queriam nos deixar entrar, se era pela minha opção sexual, se era pelas nossas aparências... Nós estávamos em cinco pessoas, entre nós não tinha ninguém mal vestido, drogado ou alcoolizado, então eu queria saber qual era o motivo para nós sermos barrados, para não entrarmos naquele recinto. Ela não chamou o gerente e simplesmente falou que ele não viria nos atender. Quando nós viramos as costas para ir embora, nós ouvimos alguém, não sei quem foi, gritando bem claramente: “Não voltem mesmo aqui! Aqui não é o lugar de vocês”. Será que gays tem que ter lugares específicos para frequentar? IN – Em algum momento a funcionária citou o fato de vocês serem homossexuais? Gilmar – Ela não falou, mas para bom entendedor, meia palavra basta, né? Pelos olhares que estavam ali, pelas entrelinhas, pelo que ela falava, isso ficou bem claro para mim. Ela falou com todas as letras que não era por ela que ela não nos deixava entrar, que era pelo patrão. Ela até nos disse que não queria que nós ficássemos com raiva dela. IN – Depois do ocorrido o senhor viu outras pessoas entrando e que não estavam listadas? Gilmar – Sim, eu vi. Depois ainda falei com várias pessoas na rede social que entraram comprando o convite depois da 1 hora da manhã, depois que eu

sai dali. Não tinha lista, eles simplesmente pagaram o convite e entraram. IN – O que o senhor sentiu na hora? Gilmar – Eu me senti indignado. Fiquei humilhado e arrasado. Senti-me como se fosse a pessoa mais inferior do mundo. Como se fosse a pessoa mais problemática do mundo. Como se eu tivesse algum problema. Só que o problema ali não era eu, eram eles. IN – Que mensagem o senhor deixa? Gilmar – Eu quero falar que nós somos gente. Eu não peço que vocês me amem, mas eu peço respeito. Respeito porque eu sou uma pessoa com todos os di reitos na Constituição e eu exijo ser respeitado. Em entrevista à nossa equipe,

os proprietários da boate nos concederam a seguinte declaração, confira: “No último evento que esta casa promoveu, parece ter ocorrido um enorme mal entendido, que aqui pretendemos esclarecer: como acontece em tantas outras casas de festa temos, o que nos obriga o nosso alvará e também por questões de segurança, um limite máximo de pessoas (tanto no camarote como na pista). Quando este limite é atingido, infelizmente, não podemos mais vender entradas. Neste dia em tela, os convites para a pista foram vendidos antecipadamente durante toda a semana, restando apenas alguns poucos convites para o camarote, com open bar incluído, o que foi oferecido a todos sem qualquer discriminação.

Seria um enorme prazer receber a todos que nos procuram, mas, estamos limitados ao nosso espaço físico e sabemos que é comum que muitos não consigam entrar. Além da venda de convites temos também uma lista de participantes de promoções, que ocorrem durante a semana, aniversariantes, de clientes já cadastrados e reservas, que é uma das formas de fidelização que temos. Esclarecemos que nunca houve e jamais toleraremos em nosso estabelecimento qualquer forma de tratamento distinto baseado na orientação sexual, sexo, gênero, raça, cor, profissão, classe social ou quaisquer outras formas de discriminação, sendo que somos a favor de toda a forma de diversidade, que só vem a agregar.”


04

24 de julho de 2013

Polícia encontra corpo de agricultor que estava desaparecido

N

o último domingo (20), por volta das 09h, a Polícia Militar recebeu um chamado via 190, de um senhor, que estava procurando um animal perdido na Chácara São Paulo, localizada na Ponte Alta, o qual relatou ter encontrado um cadáver. Ao chegar no local, a guarnição da PM constatou que a vítima havia se enforcado, acionando imediatamente a Perícia Técnica de Itapeva. Segundo informações, Sergio dos Santos Xavier estaria na condição de DE-

SAPARECIDO há mais de 60 dias. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o tenente PM Ricardo falou sobre esta ocorrência, confira: IN - Como a Polícia chegou até este cadáver? Tenente - Um agricultor estava à procura de uma vaca e sentiu um mal cheiro na mata. Após adentrá-la percebeu que havia uma pessoa com uma corda no pescoço, amarrada em uma árvore. IN - Ele já foi identificado? Tenente - Sim, trata-se de

uma pessoa desaparecida há 3 meses, segundo relato do seu irmão, que realizou o reconhecimento no local. IN - Já se sabe a causa da morte? Tenente - Não. Isso ficará a cargo da Polícia Técnica e de posterior exame de necropsia. IN - Havia algum B.O. dando falta do homem? Tenente - Sim. As investigações estavam sendo realizadas pela Polícia Civil. IN - Foi apurado algum depoimento? Tenente - As investigações estão a cargo da Polícia Civil e não temos conhecimento. IN - Qual foi o estado que o corpo foi encontrado? Tenente - Em estado avançado de decomposição. IN - Havia uma previsão de quanto tempo ele poderia estar ali? Tenente - Não, isso ficou a cargo da Polícia Científica. IN - O que o corpo fazia nesta propriedade? Ele tinha alguma ligação com este local? Tenente - Ainda não se sabe, acreditamos que a já iniciada

investigação, pela Polícia Civil, apurará este e outros detalhes. IN - O que foi encontrado juntamente com o corpo do indiví-

duo? Tenente - Um celular e certa quantia em dinheiro. NR: Foi encontrado R$ 2.600,00,

que estavam no interior de uma bolsa preta, que foram lacrados no local pela Perícia. O irmão da vítima o reconheceu pelas vestes.


05

24 de julho de 2013

Vereador acusa vice-prefeito de adulterar nota N a sessão da Câmara Municipal desta semana o vereador Willer rebateu as acusações proferidas pelo Dr. Júnior em sessão anterior sobre os gastos da secretária da Saúde em viagem à Brasília, baseando-se em documento contendo os gastos, entregue a ele pelo vice-prefeito Zé Eduardo. Em seu pronunciamento, porém, Dr. Júnior surpreendeu a todos alegando que os documentos que o vice-prefeito forneceu ao Willer eram falsos. Para provar o vereador entregou à imprensa cópia dos dois documentos.

Porém, segundo Willer e Zé Eduardo, Dr. Júnior usou de má fé mais uma vez confira: IN – O que aconteceu neste episódio em relação à Nota Fiscal? Willer – Na sessão de segunda eu apresentei a documentação de devolução de dinheiro do vice-prefeito Zé Eduardo. Ele devolveu R$ 1.002,12 da passagem, devolvendo dinheiro de emprenho no valor de R$ 875,00. Ele poderia ter usado desse dinheiro, que é adiantamento de viagem, mas ele devolveu e pagou o serviço de hotelaria do bolso está tudo aqui nas Notas Fiscais. O problema

que aconteceu foi que o vereador Dr. Júnior agiu de má fé, com dolo contra o vice-prefeito Zé Eduardo. Primeiro ele tinha dito que a secretária da Saúde tinha gasto R$ 381,10 com refeições. Mentira, ela gastou R$ 225,00 com refeições. Teve uma diferença de R$ 12,00 no cupom da R.A. Catering Ltda., que foi que o vice-prefeito apresentou uma nota de R$ 31,10, mas na verdade era de R$ 18,90. O vice-prefeito apresentou gasto a mais. O Dr. Júnior, como agiu de má fé, apresentou essa documentação e disse que o vice-prefeito falsificou documento. Foi computado troco de R$ 50,00, que sendo gasto os R$ 18,90, o troco seria de R$ 31,10. Essa diferença foi de troco e ele disse que foi documento falso. Acho que o vice-prefeito deveria mover uma ação contra ele. Não houve falsificação nenhuma e o documento está aqui comprovando. Houve uma falha, mas devido a ter sido computado o troco de R$ 50,00 e não o gasto propriamente dito. Ele criou o maior espetáculo por causa disso, mas ele tinha o documento comprovando, ele tinha o xerox do cupom. Este, ele não entregou para nós. Ele teria como confirmar a informação, mas preferiu agir com má fé, dolo, maldade. Eu disse na sessão, mas depois ele quis descaracterizar tudo e não tem nada de falso aqui. Falso foi a fala dele, que agiu com dolo e má fé. Zé Eduardo – O que eu tenho a dizer é o seguinte: eu fui para Brasília junto com a minha esposa, pois nós tínhamos uma reunião marcada e tínhamos que comparecer, a secretária da Saúde e a prefeita e fui representando a prefeita. Eu poderia ter ido junto com a secretária com o

carro Executivo, mas eu fui com o meu carro para São Paulo. Poderia ter ido à custa da Prefeitura, mas paguei as minhas passagens de avião. Ficamos três dias viajando e eu não trouxe nenhuma nota de hotel. Nós poderíamos ter feito 12 refeições e veio uma nota de uma refeição. Eu fiz questão de pagar tudo do meu bolso. Mas é sempre assim, quando você faz certo, parece que as coisas dão errado. E dessa viagem resultou muitas coisas boas para o município. Eu estive no gabinete do Milton Monti, onde consegui uma verba de R$ 400.000,00 para o município e mais R$ 200.000,00 para o VICC. Fomos ver a respeito da construção do Posto de Saúde da Vila Osório, que vai ser ali na Praça São José. Agora vem o Dr. Júnior, e eu acho que como ele não tem onde achar coisas erradas no município, em vez de se promover com projetos e trabalho, ele prefere ficar procurando “pelo em ovo”. Quando ele falou que nós estávamos mal usufruindo do dinheiro público, eu pedi para nossa contadora a prestação de contas que foi para ele, e não me preocupei em avaliar se tinha alguma coisa erra-

da. Eu disse simplesmente que queria a prestação de contas, que foi para o Júnior, onde nós gastamos um pouco mais de R$ 300,00 para ir em duas pessoas a Brasília, permanecendo lá durante 3 ou 4 dias. Acho que gastar essa quantia numa viagem para Brasília em duas pessoas é na verdade zelar pelo dinheiro público. O Dr. Júnior vem fazendo sensacionalismo com isso para ver se ganha alguma coisa. Como ele não tem condições de apresentar projetos, não tem condições de fazer um trabalho realmente para a população, então ele começa a procurar esse tipo de coisa. Ele falou que eu falsifiquei documento. Agora vai ter que responder por isso na Justiça. E outra, ninguém falsificaria um documento dando nota a mais do que gastou, não é verdade? Ele tem como ver que tudo isso que ele falou é falso, mesquinho e mentiroso, pois ele tinha condições de analisar as notas. Houve sim uma falha da contadora, que digitou e providências serão tomadas quanto a isso. Ela se equivocou ao ver a nota, o valor gasto era R$ 18,90, mas como foi pago com R$ 50,00 o último valor marca-

do era o do troco de R$ 31,10 e ela acabou digitando, em vez do valor gasto, o valor do troco. Provavelmente toda essa confusão pudesse ser evitada sim sem este erro, porém a confusão não precisava nem ter ocorrido, porque o próprio Júnior tem uma cópia da nota com ele. Até é perdoável a moça errar isso aqui, mas o vereador não, usando de maldade, de má fé para se promover, já que não consegue se promover com trabalho, trazendo emendas, apenas com críticas. Pois eu repito, ele tem a nota com ele. Dr. Junior – Eu havia feito um pedido de informação no início do mês de junho acerca desta viajem da secretária para Brasília. Eu recebi as informações da Prefeitura, acerca dos empenhos, das despesas que houveram nessa viagem. Na oportunidade, verifiquei que havia uma nota de uma despesa em um restaurante que a meu modo de ver é exagerada para o nosso município, uma vez que foram gastos R$ 225,00 numa refeição em uma churrascaria famosa chamada “Porcão”. Eu trouxe essa informação à público semana passada através da tribuna, dizendo que num município como o nosso, pobre, com as dificuldades que a Santa Casa vem passando, a secretária nos traz uma despesa dessa para ser paga pelo município, para ser paga com dinheiro público. No decorrer da semana, o vice-prefeito, que é marido da secretária da Saúde e esteve a acompanhado na viagem à Brasília, tentou se justificar diante da classe política, da classe social da cidade e da imprensa, se valendo de alguns documentos onde ele dizia que ele havia pago uma série de despesas dessa vi-

agem, mas que a despesa do restaurante havia sido efetivamente paga pela secretária, pelo adiantamento que ela havia pego na Prefeitura, e entregou alguns documentos, dando conta do comprovante da passagem dele, de um valor que ele devolveu para o município e tal, tentando justificar essa despesa. Dentre esses documentos que ele entregou aos vereadores e para a imprensa havia uma prestação de contas e esta era diversa da qual eu tinha em minhas mãos, oriunda daquele pedido de informação que eu havia feito. Em decorrência disso, comparando os dois documentos, comparando também outros, que estão em minha posse, as notas de empenho, as prestações de contas desse valor que ela tinha pego, eu concluí que o documento que está em minha posse, que eu recebi da Prefeitura é um documento legal, correto, e o documento que o vice-prefeito passou a distribuir para os vereadores e para a imprensa é falso. IN – O senhor recebeu o xerox da nota? Dr. Junior – Eu tenho também o xerox da nota. IN – Por que motivo o senhor omitiu o xerox da nota que tinha a alteração em questão, na documentação que o senhor disponibilizou à imprensa e aos outros vereadores? Dr. Junior – Não me chamou a atenção para isso. Mas, o que vem ao caso e eu procurei demonstrar foram às irregularidades que havia em um e em outro documento. A falta de assinatura do secretário de Finanças, a falta do PIS/PASEP da secretária, que é obrigatório para ela receber o ressarcimento, no documento dado pelo vice-prefeito não tem. São dois documentos diferentes para um mesmo fato. Não me ative a trazer a nota que supostamente teria causado isto, porque tantas eram as irregularidades que dá para se ter a conclusão de que um documento não era igual ao outro, inclusive a data. Não existem dois documentos para uma mesmo prestação de contas. IN – Que mensagem o senhor deixa quanto a isso? Dr. Junior – É lamentável. Eu posso com todas as palavras confirmar categoricamente que o documento que eu tenho do pedido de informação é correto, e que esse documento que foi distribuído pelo vice-prefeito, assinado pela secretária é falso. Se formos à contabilidade da Prefeitura estará o primeiro lá.

Morador solicita a retirada de trilhos antigos de rua onde mora

O

morador Mário Lúcio Fuglini solicita à Prefeitura a retirada de um resto de trilho antigo presente na rua Sebastião Jacopetti, travessa com a Felipe Mazorca. O trilho é o último que restou na cidade da antiga ferrovia que atravessava o município, porém atualmente vem causando transtornos e prejuízos em veículos de moradores por estar, principalmente em sua extremidade, acima do nível da rua. IN – Por que o senhor solicitou à Prefeitura a retirada dos trilhos? Mario – Em conversa com o secretário de Obras do município, Sr. Lico Demétrio, solicitei a ele que realizasse a retirada dos trilhos por dois motivos, primeiro que quando passa caminhões ali, inclusive já perdi 2 ou 3 pneus, danifica os pneus devido ao trilho estar em um nível acima da rua. Carros pequenos quando passam por ali batem a parte de baixo, principalmente aqueles que não têm o chamado “peito de aço”, e es-

traga todo o carro por baixo. Ninguém for falar que os trilhos fazem parte da história da cidade, pois na verdade a história está na Estação, nas memórias que os ferroviários guardaram em arquivos na Prefeitura. O certo é tirá-los, porque está dando prejuízo a terceiros, pois na realidade é só para isso que eles estão servindo. IN – Qual foi a resposta da Prefeitura? Mario – De imediato o se-

cretário Lico, muito atencioso por sinal, disse que em 15 dias no máximo ele e o Renato virão aqui para resolver o problema. Vão tirá-los dale porque aquilo não tem nada mais a ver com Itararé. IN – É o último trilho existente na cidade? Mario – Pelo que eu tenho conhecimento é o último trilho, mas de história não tem nada, afinal a história tem que ser preservada e aquele pedaço não tem mais nada de identidade relacionado a Itararé e à ferrovia. A história está presente no centro de eventos, que é a Estação. Na realidade eles deveriam ter preservado o trecho de trilho que tem na Gruta da Barreira, que inclusive tem uma ponte da estrada de ferro lá que faz divisa entre o Estado de São Paulo e o Paraná. Nada disso foi preservado, então porque deixar aquele pedaço abandonado de trilho ali só para atrapalhar? IN – O senhor já havia feito o pedido para administrações anteriores?

Mario – Sim. Já pedi para o prefeito anterior e ao outro ainda antes dele. Mas nada foi solucionado e ninguém tomou partido. Eu acredito que com essas pessoas agora, isso se resolva. IN – O senhor quer deixar alguma mensagem? Mario – Eu posso dizer o seguinte: o que eu tenho solicitado à Prefeitura eles têm me atendido. Tem pessoas criticando em relação àquela parede do Rio da Prata que caiu aqui perto, mas aquilo ali já estava caindo em mandato de outros prefeitos. A prefeita entrou agora, está com praticamente 6 meses e desse tempo trabalho mesmo foi há uns 4 meses, pois teve todo um início de ano muito chuvoso, ela teve que “arrumar

a casa” que estava bem bagunçada, pegou a Prefeitura praticamente sem condições financeiras. Então eu acho que nós devemos dar um tempo para a prefeita, para que ela possa mostra o que realmente pode fazer e o que não pode. Eu gostaria de agradecer ao pessoal da

Prefeitura, muitos reclamam deles, mas eu, até agora, sempre fui pronto atendido. O que eu acho mais importante é que eles são atenciosos com a população, mesmo que demorem a fazer alguma coisa, eles são atenciosos, coisa que não acontecia em outras gestões.


06

24 de julho de 2013

Rede de Sustentabilidade: transformando sonhos em realidade Após as eleições de 2010, com a expressiva votação alcançada pela então candidata a presidente da República, Marina Silva (ex-senadora e ministra do Meio Ambiente), iniciou-se um movimento social por simpatizantes, visando agregar ideias e ideais para construir novo modelo político para o país. Denominado

“Rede Sustentabilidade”, o movimento sob a liderança de Marina Silva, vem recebendo apoio da sociedade, suficiente para transformá-lo em um Partido Político com significativas diferenças, quando comparado aos demais já existentes. Conforme estatuto registrado, o movimento que pretende se consolidar num Partido Po-

lítico, comtempla propostas que atendem aos anseios da sociedade para resgatar a ética na política. A Rede Sustentabilidade, dentre outras inovações, não aceita reeleição para os cargos executivos (prefeito, governador e presidente), admitindo somente uma reeleição para os cargos legislativos (vereador, deputado federal e estadual, e senador), evitando a profissionalização da política, dando oportunidade para uma renovação constante. Defende ainda candidaturas cívicas ou avulsas, de pessoas não filiadas, indicadas pela sociedade; disciplina e restringe rigorosamente as doações para campanhas, impedindo a influência do poder econômico nas eleições, além de manter canal de discussão constante com a sociedade para ser sua efetiva porta voz. Em Itararé, o advogado Adolfo Bandoni Filho, simpatizante das propostas moralizadoras contempladas pela “Rede da Sustentabilidade” e acreditando ser este um instrumento autêntico para influenciar as mudan-

ças por ele sonhadas e reclamadas pela sociedade, tornou-se um mobilizador e está coletando assinaturas de apoio para ajudar a transformar os sonhos em realidade.

Segundo nos afirmou Adolfo Bandoni, que neste sábado esteve entregando pessoalmente inúmeras fichas de apoio diretamente a Marina Silva, a “Rede Sustentabilidade” já con-

tabiliza mais de 700 mil assinaturas em todo o Brasil, o que assegura a perspectiva de tornar-se realidade partidária, rumo a construção de um novo país.

Tiro de Guerra realiza entrega de braçais aos atiradores e passa por inspeção

Por Luiza Salla

No dia 13, o TG realizou uma solenidade para a entrega dos braçais aos monitores que concluíram o curso de formação de cabos. Durante dois meses os monitores receberam instruções de armamento, defesa territorial, regulamentos, patrulhas, topografia, chefia e liderança. A solenidade contou com a presença da prefeita Cristina Ghizzi e do assessor da Secretaria da Indústria, Comércio e Empreendedorismo, o senhor Milton Henrique dos Santos Junior, que fizeram, juntamente com o subtenente Robson a entrega dos braçais aos monitores Gelin, Calazans, Mariano, Perúcio, Feliciano, Elvis, Bueno, Pereira, Nunes, Dias, Kevin, Oliveira, Morais, Rafael e Paulino. Em seu pronunciamento durante a solenidade a prefeita Cristina Ghizzi destacou a importância da hierarquia a disciplina na vida do jovem, enaltecendo o trabalho que o TG vem desenvolvendo na cidade de Itararé.

Uma comitiva do Comando da 2ª Região Militar, composta pelo Major Ticiano e pelo 3º Sargento Claudomir esteve no TG no dia 15, para realizarem uma inspeção. Durante a inspeção o Major Ticiano pôde verificar e avaliar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sten Robson com relação às Instruções Militares. Além de aspectos relacionados à instrução, o oficial inspecionador visitou as instalações do TG e pôde avaliar o convênio existente entre a Prefeitura Municipal e o Comando do Exército.

O Major Ticiano parabenizou o Sten Robson, bem como os atiradores pelo desempenho alcançado durante a Inspeção. Segundo o Sten Robson, o

desempenho dos atiradores foi excelente e com certeza o TG de Itararé, estará mais uma vez, entre os mais bem conceituados do Estado.

melo e mello


07

24 de julho de 2013

VICC completa 15 anos em Itararé

O

VICC – Voluntários Itarareenses no Combate ao Câncer completou 15 anos de existência e bons préstimos ao município e comemorou o acontecimento com um grande jantar dançante, que além de simbolizar a data, também serviu para arrecadar fundos à entidade, como nos contou em entrevista a vereadora Mara Galvão, que também é uma das voluntárias deste projeto, que se dedica às pessoas portadoras de câncer, confira: IN – O jantar realizado pelo VICC supriu todas as suas expectativas? Mara – O jantar que nós fizemos lá na AABB, em comemoração dos 15 anos do VICC foi excelente. Nós já temos essa caminhada aqui em Itararé, somos voluntários que se dedicam a ajudar as pessoas carentes com câncer em nosso município, que hoje é uma média de 500 cadastradas. O objetivo era dar um jantar até para agradecer à população, a todos que nos ajudaram durante esses anos. Nós

queríamos comemorar junto com a população de Itararé. Graças a Deus foi um jantar maravilhoso, a expectativa foi boa, não vendemos todos os convites, mas foi o essencial e ficamos muito satisfeitos. Com isso, nesse dia, nós ganhamos da Loja Maçônica Renascer de Itararé e alguns amigos dois aparelhos: um bisturi eletrônico e um foco cautério. Esses aparelhos serão muito importantes para realizar as biópsias de pele. Nós seguimos em nossa caminhada e estamos muito felizes. Esperamos poder continuar contando com a população de Itararé. A todos que quiserem ser voluntários e quiserem fazer parte dessa conquista nós estamos de portas abertas. IN – Como as pessoas podem ajudar? Mara – Hoje nós temos vários meios. Temos o carnê, onde a própria pessoa escolhe a quantia que deseja doar e não tem metas. Temos o bazar de usados na Rua XV e temos nossa sede, juntamente com o ambulatório.

No ambulatório estamos sempre precisando de cestas básicas, leite e fraldas. Leite nós gastamos mais de 20 mil litros por mês, porque as pessoas que fa-

Secretaria de Saúde faz inovação no serviço de transporte de pacientes para a cidade de Itapeva

zem quimioterapia e radioterapia necessitam muito. IN – A quanto tempo a senhora está no VICC? Mara – Estou desde o início,

serviço de centenas de pessoas que precisam de conforto e tranquilidade para realizarem seus tratamentos em Itapeva”, comentou. “Quando iniciamos nosso trabalho para restruturação do transporte da saúde, avaliamos a dificuldade do acesso dos pacientes até o local que seriam atendidos, onde os mesmos tinham que se deslocar da rodoviária da cidade até as unidades de saúde”, relata Edenilson de Genaro. “De imediato procuramos organizar uma logística

que se adequasse a nossa realidade para suprir essa necessidade inicial...” acrescenta Carol Holtz. A secretaria de Saúde salienta que além da economia para os cofres públicos, o mais importante é levar conforto e satisfação para os pacientes durante suas viagens. As viagens podem ser agendadas no CVET que fica na Secretaria da Saúde, localizada na rua Frei Caneca,1471. Mais informações podem ser obtidas no telefone (15) 3531-2080.

um respaldo e carinho. Eles têm chance de se curar. IN – A senhora acredita que o convívio com pessoas que vêm trazer uma energia mais positiva para eles ajuda? Mara – Com certeza. Acho que 50% da doença a pessoa é curada pela sua cabeça e pelo amparo psicológico. Eles sabendo que já têm com quem contar, possibilita mais chances de cura. IN – Qual a mensagem que a senhora deixa a todos que estão lendo esta entrevista? Mara – Eu quero agradecer muito a população de Itararé, principalmente aos comerciantes locais, que hoje têm a caixinha da nota fiscal paulista dedicada ao VICC. Quero agradecer a todos que participaram e colaboraram e quero agradecer a oportunidade que o Itararé News está nos dando, por ter ido lá tirar foto e por essa oportunidade de falar do VICC. Que Deus abençoe a todos e que dê muita saúde para podermos continuar lutando.

Grande Otelo e Prefeitura Municipal de Itararé oferecem Oficina de Fotografia Inscrições já podem ser realizadas A parceria entre a Coordenadoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Itararé e a Oficina Cultural Grande Otelo trouxe para o município a Oficina de Fotografia “Registro Artístico O Meu Olhar”, coordenado pelo tecnólogo em Multimídia Digital, Edson Inaba, com atividades programadas para os quatro últimos sábados do mês de agosto. Nos dias 10, 17, 24 e 31, das 10h às 13h e das 14h às 17h, os inscritos utilizarão técnicas do projeto, que tem como objetivo estimular e desenvolver o olhar fotográfico, trans-

A equipe responsável pela Central de Vagas Encaminhamento e Trânsito (CVET) preocupada com a melhoria do transporte dos pacientes com destino a cidade de Itapeva, restruturou o serviço disponibilizando para a população um veículo exclusivo para o transporte dos mesmos em horários flexíveis. O veículo tem saídas programadas de Itararé de segunda a sábado nos horários das 6h, 11h e 14h30. Segundo a prefeita Cristina Ghizzi “este veículo estará a

pois eu ajudei a criar a fundação no dia 02 de junho de 1998. Nós nos reunimos com o representante do Hospital Amaral Carvalho e na época éramos 8 mulheres. Quem entrou em contato com eles em Jaú na época foi a Sra. Cassilda Ribas, uma pessoa que tinha câncer na época e até já veio a falecer. Ela que trouxe ele aqui e reuniu algumas senhoras convidadas para montarmos isso aqui. A ideia surgiu porque o Hospital Amaral Carvalho chegou a conclusão que, aonde existem voluntários na cidade, que hoje são 103 cidades cadastradas, 14% dos pacientes são curados. Antes de ter os voluntários essa porcentagem não existia. Nós queremos aumentar essa porcentagem. O paciente, por exemplo, que ia para Jaú, tinha toda a assistência médica, daí quando retornava para cá não tinha uma alimentação adequada, um acompanhamento e um remédio adequados. Como formou esse grupo de voluntários hoje eles têm toda essa assistência, têm todo

formando registros de elementos do cotidiano numa enriquecedora experiência artística. De acordo com o Coordenador Municipal de Cultura, Murilo Cleto, as atividades devem compôr parte da programação destinada às comemorações dos 120 anos do município de Itararé: “estamos muito satisfeitos com a conclusão desta parceria especialmente para o mês de agosto, tão especial para os itarareenses. Trabalhar o sentimento de pertencimento através do registro fotográfico é uma das maiores propostas

desta oficina, que será concluída com uma grande mostra aberta ao público. É desta forma que vamos enriquecer nosso olhar diante das experiências vivenciadas no cotidiano”, disse. O curso é totalmente gratuito. Classificação: 14 anos Vagas: 20 Inscrições: 23 de julho a 09 de agosto Local: Coordenadoria de Cultura - Rua XV de Novembro, 69. Atividades: 10, 17, 24 e 31 de agosto (das 10h às 13h e das 14h às 17h)  Assessoria de Imprensa PMI


08

24 de julho de 2013

Acidentes causados por uso de cerol aumentam nas férias Com a chegada do mês de julho as crianças e jovens aproveitam o período de férias escolares passando o dia em busca de entretenimentos. Soltar pipa é uma opção de lazer que, embora tenha diminuído bastante comparado à épocas anteriores, até hoje é optada como forma de divertimento, principalmente em cidade menores, como a nossa. A brincadeira não costuma oferecer riscos por si só, apenas é preciso atenção aos fios de eletricidade, que quando tocados podem resultar em descargas elétricas perigosas no usuário do brinquedo. Porém, o que era para ser apenas uma brincadeira, pode tornar-se um grande perigo quando o usuário opta por usar o famoso “cerol” na linha da pipa, geralmente destinado à cortar a linha dos outros, em disputas entre os “empinado-

res” mas que já foi responsável por diversos acidentes graves, incluindo até mesmo morte de pessoas. “O cerol é uma mistura criminosa de cola de madeira com vidro moído usada em linhas de papagaio (pipas). Em meados de julho, agosto e setembro, onde os ventos são fortes e as crianças estão em período de férias escolares, e em dezembro, janeiro também época de férias escolares são comuns os acidentes com motociclistas que passam por áreas onde crianças e adolescentes empinam papagaios e enroscam o pescoço em suas linhas. São também vítimas do cerol: Aeronaves, pedestres, ciclistas, paraquedistas, skatistas e outros. A criminosa mistura é a responsável por vários acidentes ocorridos por todo Brasil.” Segundo a Associação Brasileira de Motociclistas, os mo-

tociclistas são as principais vítimas das linhas cortantes. “Estimamos que ocorra no Brasil mais de 5 mil acidentes envolvendo pipas anualmente”, revela Lucas Pimentel, fundador da instituição que também conscientiza o motociclista sobre os perigos da linha de pipa. “Do total de acidentes, ao menos cem são gravíssimos e deixam algum tipo de sequela. Por isso também trabalhamos para conscientizar a população a respeitar a vida”, conclui. Animais e aves também são constantes vítimas das linhas cortantes. Além de ser uma ameaça à integridade física de seres vivos, as pipas com linhas com cerol também podem deixar a população sem energia. O cerol e outros materiais utilizados na confecção podem provocar curto circuitos na rede, e muitos consumidores chegam a ter o

Foragido da Justiça que aterrorizava a região é capturado pela Polícia No dia 18, por volta das 22h30, a Polícia Militar estava em patrulha na Rua 1º de Maio, quando abordaram um indivíduo de 39 anos. Embora não tenha sido encontrado nada na busca pessoal e tendo o mesmo mentido o próprio nome, logo foi reconhecido devido uma foto de procurado disponibilizada pelo município de Itaporanga. Como havia mandado da prisão, o indivíduo foi levado à Cadeia Pública. Segundo apurado, o ho-

mem teria sido o mesmo que cometeu roubo na cidade de Itaporanga no dia 12 deste mês e que teria sido capturado em operação da Polícia Militar de Itararé, no Bairro do Cerrado no dia 13. O indivíduo porém teria sido libertado devido uma falha no sistema de dados entre o Tribunal de Justiça do Estado e a Secretaria de Segurança Pública. Após apurado foi constatado que havia sim um mandado de prisão emitido pelo juiz da

Comarca de Angatuba para o homem, motivo pelo qual, ao ser capturado agora no dia 18, novamente pelos policiais militares de Itararé, o indivíduo encontra-se detido. O indivíduo já cumpriu 18 anos de pena por 4 homicídios e agora será julgado por roubo. Durante todo o período em que esteve solto, sua presença amedrontou moradores de bairros rurais de Itararé e região, os quais permaneceram alertas e temerosos.

fornecimento de energia interrompido, em alguns casos. Essa semana um munícipe de nossa cidade denunciou em rede social que um jovem teria jogado uma linha com cerol em um fio de alta tesão na rua Itararé, próximo a radio AM, estourando o fio, que caiu na rua, onde brincavam várias crianças pequenas. A atitude terminou em briga e confusão e a PM teve que ser acionada, assim como o Conselho Tutelar. Porém “não adiantou nada hoje eles estão aqui novamente com suas pipas e cerol” denunciou o morador. Infelizmente a realidade é que o que mais falta para a população é conscientização. Brincadeira que oferece riscos não é brincadeira, é CRIME, e com o cerol não é diferente. Portanto se você ver algum grupo de jovens fabricando cerol entre em contato com

a Polícia Militar (Telefone 190) que tomará as devidas providências. Muita gente não sabe, mas existe uma campanha nacional mobilizada contra o uso do cerol, apoiada por diversas empresas, entidades, Moto Clubes, Aero Clubes, sites e pessoas físicas de todo o Brasil. É a Campanha “Cerol Não”. A Campanha Nacional “Cerol Não” é um projeto social voluntário com duração indeterminada. Não dispõe de nenhuma ajuda governamental, órgão federal, estadual ou municipal. Sua finalidade é a conscientização, prevenção, de acidentes com o uso indevido do cerol. Objetivo da campanha é orientar motociclistas, paraquedistas, pilotos de aviões, ciclistas, pedestres, etc, que podem se acidentar devido ao uso ilegal do

cerol. A Campanha também visa orientar toda população referente aos perigos do cerol. Para saber mais acesse o site www.cerol.com.br. O site traz, além de informações acerca do tema, depoimentos, fotos e reportagens de vítimas que sentiram na pele as ações nocivas do cerol. Como sempre a prevenção é o melhor remédio e é importante que todos busquem saber mais sobre o assunto para poderem assim orientar bem suas crianças e vizinhos sobre os riscos de se usar o cerol. As férias estão aí para serem aproveitadas. Brinque, corra, se divirta, mas não seja responsável por acabar com a vida de alguém só por curtição. Cerol é crime e as consequências de seu uso deixam marcas profundas e eternas. Pense nisso.

Jovem tenta se afogar em lago No dia 18, por volta das 21h25, a Guarda Civil Municipal foi acionada a comparecer na Área de Lazer Miguel Jorge Fadel, onde de acordo com o informante, um jovem estaria seguindo para o local e tentava cometer suicídio. Os GCMs se deslocaram rapidamente até o local e depararam com o jovem dentro do lago já se afogando. OS GCMs o retiraram da água e realizaram os primeiros so-

corros, pois o jovem já estava desacordado e havia ingerido bastante água. O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém não foi necessário o socorro, porque o rapaz já havia recuperado a consciência e não corria risco de morte. O jovem foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi registrado o fato e posteriormente foi encaminhado a sua residência, sendo entregue aos seus familiares.

Formada a 1ª turma de bombeiros mirins do ano de 2013 Na tarde da sexta-feira (19), aconteceu a formatura da 1ª turma de bombeiros mirins do ano de 2013. Estiveram presentes a prefeita Cristina Ghizzi, a capitão da PM Adriana Duch Machado, o sub tenente PM Helio Almeida Rocha, o presidente da Câmara Municipal José Aparecido dos Santos, os vereadores

Homem crava faca no próprio peito No dia 17 foi registrado Boletim de Ocorrência na Polícia Militar por tentativa de suicídio no Bairro Cruzeiro. Segundo informações contidas no B.O., o homem de 41

anos teria tentado agredir a esposa com uma faca. Ela fugiu e quando o homem viu a PM chegando ao local teria cravado a faca em seu próprio peito. Até a chegada dos

Bombeiros, a Polícia prestou os devidos socorros. Segundo informações, o indivíduo teria sido levado à Santa Casa, onde veio a falecer pouco tempo depois.

Mara Galvão Ribeiro, Gilberto Santana, Lucio Mariano Camargo e Laércio Antonio Amado, a sra. Maristela Fabbri presidente do CONSEG de Itararé, Milton Komnicki presidente do FUMBOM e familiares dos formandos. O curso de bombeiro mirim teve início no dia 15 de julho das 13h às 17h, onde as crian-

ças aprenderam noções de cidadania, preservação do meio ambiente, prevenção a acidentes domésticos, noções de primeiros socorros e noções de combate a princípios de incêndio. Foram formadas 25 crianças com idade de 09 a 12 anos, tendo como instrutores o soldado PM Deivide Teixeira Carlos e a GCM Maria Angela Sulviki.


09

24 de julho de 2013

Programa “Internet para todos” é indicado por vereadores

O

vereador Marcos Vincenzi, em parceria com o vereador João da Égua, solicitam à Prefeitura um estudo sobre a viabilidade de implantação do programa “Internet para todos”, que disponibilizaria sinal de internet gratuito no município. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, ele explicou como funciona este programa, confira: IN – Quais as vantagens que este programa pode oferecer à população do município de Itararé? Marcos – Eu fiz essa indicação em comum acordo com o vereador João Antônio Vieira, o João da Égua, pois nós estávamos conversando ao longo do mês passado e estudando sobre alguns municípios onde já existe o programa “Internet para todos”. Nós acabamos fazendo por meio de indi-

cação, porque este não poderia ser um projeto de lei por vício de iniciativa que onera os cofres públicos, porque a Prefeitura tem que realizar toda a instalação e adquirir as antenas. Seria um incentivo também ao munícipe em estar com o seu IPTU em dia, pois, nesse projeto que nós indicamos, seria disponibilizado a internet para as residências, uma por IPTU, e a senha seria disponibilizada para todos que estivessem com seus impostos em dia. Então seria um modo de que os munícipes pudessem usufruir hoje desse importante meio de estudo, trabalho e entretenimento no mundo globalizado, principalmente para as famílias mais carentes e também para que o município tivesse um modo de incentivar a todos a manterem o seu IPTU em dia. Eu acho que seria muito váli-

do, nós já sabemos que em ou-

ACEI parabeniza comerciantes No dia 16 é comemorado o Dia do Comerciante e nesta importante data, a Associação Comercial e Empresarial de Itararé (ACEI), parabeniza a pessoa que é mais do que um realizador de negócios, o comerciante é hoje um agente de transformação, aproximando o desejo ou a necessidade do cliente. Por meio de segmentos tão diferentes como turismo, alimentação, serviços, varejo e vários outros, esse profissional ajuda a transformar crises em oportunidades. Como destacou a ACEI, o trabalho do comerciante fortalece a economia da cidade e região contribuindo com o crescimento, fazendo a economia girar. Como enfatizou o Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior, esse setor de serviços, que corresponde à venda de produtos e aos serviços comerciais oferecidos à população, é um dos principais responsáveis pela economia nacional. Considerado como um dos propulsores do desenvolvi-

mento econômico no País, nos últimos anos o setor terciário ajudou a aumentar a competitividade interna e externa, gerou milhares de empregos qualificados e acelerou o progresso tecnológico. Eles são tão presentes na vida dos brasileiros que o setor terciário corresponde a quase 70% do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de tudo o que o país produz – e por mais de 75% dos empregos formais, segundo o IBGE. Só o comércio varejista brasileiro é formado por mais de 1,4 milhão de empresas (ou 80% delas), com receita total de cer-

ca de R$ 1,6 trilhão. Já o comércio atacadista e de veículos respondem por 17% e 10%, respectivamente. Em Itararé, o comércio também é responsável por grande parte dos empregos formais. Hoje, aproximadamente 300 empresários são filiados a ACEI e, segundo dados do IBGE, são 3.376 funcionários empregados no comércio e reparação de veículos automotores de Itararé. “O bom comerciante investe na qualidade, na variedade e nas promoções. E tudo que a economia de Itararé precisa para crescer é de bons comerciantes”, finalizou a Associação.

Secretaria da Agricultura poderá implantar Feira da Lua No último dia 12, a Secretaria da Agricultura em parceria com a Prefeitura de Itararé, realizou uma pesquisa na tradicional feira livre da 28 de agosto. O objetivo desse estudo é criar a ‘Feira da Lua’, onde serão comercializados produtos agrícolas, gastronômicos e artesanais produzidos em Itararé e região. “Se implantado, o evento sempre terá início às 18h., e contará com uma estrutura de várias barracas que irão dispor de comidas típicas da região, bolos, conservas, frutas e produtos artesanais”, explicou o secretário da pasta, Roberto Cogo, que informou que a Secretaria da Agricultura irá incentivar os produtores rurais a participarem da feira, oferecendo todo o apoio no planejamento. Segundo informações do se-

cretário, foram entrevistadas 196 pessoas. Conforme a enquete, alguns entrevistados optaram para que haja o ‘rodízio’ nas principais praças da cidade, de modo a valorizar os bairros. “Vamos apresentar o projeto desse

evento para a administração e em breve teremos novidade nesse sentido”, finalizou o secretário que afirmou que todas as outras feiras da cidade continuarão a ocorrer na sua normalidade. Assessoria de Imprensa da P.M.I

tras cidades funciona muito

bem o projeto, então nós mandamos uma cópia desse estudo, com essas leis de outras cidades, para a prefeita poder falar com sua Pasta competente para que estude e talvez futuramente possa trazer mais esta melhoria para a população. IN – Qual a possibilidade da implantação? Marcos – Nós já conversamos sobre esse projeto com o secretário de Administração Antônio Eduardo e ele se mostrou muito interessado quanto a conhecer outros locais, entrar em contato com outras Prefeituras, para, quem sabe, no futuro, diante a viabilidade econômica, a possibilidade da implantação e Itararé também poder oferecer isso aos seus munícipes. IN – O senhor acha que este projeto, juntamente com o projeto de disponibilização de si-

nal digital gratuito para o município, seria um caminho para que nossa cidade se alavancasse no processo de comunicação moderna? Marcos – Com certeza. Mas eu até acho que este processo da internet seria uma coisa ainda mais a curto prazo. Segundo o que conversamos com amigos que são da área da informática, da computação, não é um programa caro de se implantar no município e, com seu custo benefício, ele poderia viabilizar num período mais curto de tempo. IN – O programa acarretaria aumento nos impostos dos moradores? Marcos – Não. A Prefeitura faria este investimento e ele seria uma forma de incentivar o munícipe a ter seus impostos pagos em dia para que ele possa usufruir de um benefício.

Gestantes concluem o curso oferecido pela Unidade Básica de Saúde da Vila Osório A equipe PACS formada por Enfermeira e Agentes Comunitários de Saúde, realizou cinco encontros com as gestantes de sua área de abrangência, marcado por muito aprendizado, troca de experiências, diversões e surpresas, acompanhado de um lanche especial oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Em quatro destes encontros foram abordados os seguintes temas: Como ocorre a fecundação; Desenvolvimento da gravidez semana a semana; Alimentação da gestante durante o período gestacional; Relaxamento e Alongamento; Sinais de perigo na gravidez; Pré Parto, Parto, Pós Parto e Puerpério; Como organizar a vida do bebê; Cuidados voltados ao recém-nascido e Planejamento Familiar. Um dos encontros foi um “mimo” oferecido às gestantes. Preparamos um Dia de Princesa para elas, onde a própria equipe prestou serviços de manicure, cabeleireiro, maquiagem e sessão de fotos. Em todos os encontros notamos as gestantes interessadas e satisfeitas, mas este dia superou nossas expectativas, pois de variadas maneiras cada qual soube expressar o quanto sentiase Especial. Uma delas verbalizou da seguinte forma: “Eu nunca tirei foto em nenhuma das vezes em que estive grávida, desta vez eu vou ter uma foto”! Assim partiu a ideia de não somente presentearmos as gestantes com a impressão da foto

de sua escolha, mas também presenteá-las com uma mídia/ CD onde gravamos todas as fotos das futuras mamães. Na data do encerramento, contamos com a presença de toda a equipe da UBS Vila Osório, onde as fotos e os cds foram entregues, além de um certificado de conclusão do curso de gestante e um kit para o bebê. Agradecemos a presença da

Secretária Municipal de Saúde, Sra. Juliana Longo Tagliatella; Coordenadora Municipal da Atenção Básica, Sra. Juliana Campanelli; Articuladora da Atenção Básica, Srª Mariangela e a Chefe Administrativa da UBS Vila Osório, Sra. Cláudia Abrão que não mediram esforços em nos inserir num ambiente digno de prestar cuidados básicos à população.


10

24 de julho de 2013

Lanchonete do Rock é inaugurada com sucesso no município

A

lanchonete “Hangar 18” inaugurou seus serviços em nossa cidade exatamente no Dia Internacional do Rock. Coincidência ou não, é este mesmo o tema do local, que quer se especializar em oferecer shows e eventos baseados neste gênero musical. Em cidade tradicionalmente sertaneja, montar uma lanchonete focada no rock pode ser um desafio, porém a inauguração superou as expectativas dos proprietários e atraiu simpatizantes de várias cidades. Apesar do clima rock’n roll, os proprietários deixam claro que o Hangar 18 será um ambiente totalmente democrático e que todos os gêneros musicais serão respeitados, podendo, inclusive, haver shows com bandas sertanejas locais esporadicamente. O proprietário Rodrigo Lemes Alves falou à nossa equipe de reportagem. Confira a seguir: IN – Como foi a inauguração do Hangar 18? Rodrigo – Nós inauguramos a lanchonete agora dia 13 de julho e o público nos surpreendeu,

o que nos deixou felizes e ao mesmo tempo desesperados (risos)! Foi muito bom. Tivemos um show espetacular da Banda Soul Reaver e na verdade estou rouco até hoje de tão bom que foi o show. Tivemos a participação especial do Dj Bitoca, que animou bastante o pessoal antes e depois do show com sua seleção de músicas muito boas. O pessoal curtiu. Nós tivemos também a participação de uma turma de motoqueiros de fora, que, inesperadamente, apareceram para prestigiar o evento. IN – Qual o público alvo? Rodrigo – No começo nossa intenção era criar uma mescla entre o rock e o reggae, e o público seria os apreciadores desses dois gêneros musicais. Nossa intenção era permanecer nessa linha. Porém o chefe, meu pai, adora sertanejo, então nós resolvemos reservar quinta-feira para contemplar também mais este gênero. Nós estamos com a filosofia de que o Hangar 18 é um lugar democrático. IN – Quais os horários de funcionamento? Rodrigo – Apenas de segun-

da-feira estaremos fechados para balanço. De resto nós estamos pensando em abrir das 14h à 00h, de terça a sexta, e de fim de semana das 14h até às 02h. IN – Quais as opções de cardápio? Rodrigo – Somos uma mescla de lanchonete com bar. Servimos lanches, bebidas e porções como batata frita, mandioca frita, mini pasteis, frios e calabresa acebolada. De bebidas nós teremos uma variedade imensa, porém agora de começo, como ainda estamos treinando nosso barman no preparo dos drinks, estamos servindo apenas as doses. Uma ideia foi batizar os lanches com nomes de bandas, que nós curtimos. A ideia foi da Tati, minha namorada e aproveito para agradecê-la, pois se não fosse por ela metade das coisas do bar ainda não estariam prontas. O cardápio ainda está sofrendo constantes alterações, no próximo pretendemos incluir o lanche “Queen”, à base de salsicha. Temos várias ideias loucas e aos poucos vamos nos organizando. Como temos uma churrasquei-

Definida a programação bimestral do Circuito Cultural Paulista Circo e teatro serão apresentados em praça pública nos meses de agosto e setembro Estão confirmadas as atrações do Circuito Cultural Paulista em Itararé para o próximo bimestre. No dia 22 de agosto, a Família Burg apresentou o espetáculo “Piparote” na Praça Francisco Alves Negrão. O grupo integra o quadro de companhias da Cooperativa Brasileira de Circo e conquistou visibilidade em importantes Festivais de Circo, como a Palhaçaria Paulistana e o Festival de Circo de Limeira. Formada em Campinas por Ivens Burg Cacilhas, Hugo Burg Cacilhas e pela atriz Joana de Toledo Piza, a Família Burg participa também da Virada Cultural Paulista e do Circuito Sesc de Artes.

Em setembro, é a vez do teatro invadir a Praça Coronel Jordão no dia 29 com o espetáculo “Relampião”, apresentado pelas companhias do Miolo e Paulicea, unidas para uma releitura das lutas no cangaço. Nas ruas desde 2003, a Cia do Miolo criou os espetáculos “Amores no Meio Fio”, “Alice”, “Ao largo da Memória”, “O Doente Imaginário”, É de Cantar É de Brincar” e, mais recentemente, “Taiô”. Fundada em 1997, a Cia Paulicea recebeu o Prêmio Estímulo Flávio Rangel 2000 e esteve em cartaz no Centro Cultural São Paulo, na Sala Jardel Filho e no Teatro Paulo Eiró. O grupo participou do projeto Circuito Cul-

tural, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, da Caravana Paulista de Teatro 2002 e do projeto Recreio nas Férias da Secretaria Municipal de Educação nos anos de 2003, 2004 e 2005. O Circuito Cultural Paulista é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Coordenadoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Itararé e execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte. Mais informações em breve em http://itarare.sp.gov.br, na fan page da Coordenadoria de Cultura no Facebook e no Twitter: http://twitter.com/ CulturaItarare

ra estamos pretendendo servir algumas porções de carne aos fins de semana. Estamos com planos futuros de servir café da manhã, porém ainda estamos nos adequando aos horários. IN – Da onde surgiu o nome “Hangar 18”? Rodrigo – Eu curto muito o Megadeth e adoro a música cha-

mada “Hangar 18”, que é uma música que fala sobre um Hangar 18 dentro da área 51, onde os EUA escondem informações sobre OVNIs. A partir dessa ideia criamos o logo do bar com o ET. IN – Você acredita que Itararé, sendo uma cidade tradicionalmente sertaneja, comporta bem um bar de rock? Rodrigo – Acredito que sim. Na verdade, na inauguração nós tivemos a presença inclusive de um pessoal de Sengés e de outras cidades da região também. Nós vamos divulgar em toda a região. A lanchonete é um lugar bacana, temos mesas de sinuca, fliperama e máquina de som. IN – A entrada é cobrada? Rodrigo – Normalmente não será cobrada, mas quando tiver show vai depender da banda. Se a banda tiver algum cachê vamos precisar cobrar a entrada. IN – Que mensagem vocês deixam à população?

Rodrigo – Eu quero agradecer aos meus pais, a minha namorada, a Tati, que têm colaborado muito com a gente, quero agradecer à galera, que compareceu na inauguração, à banda que tocou super bem, ao clube de motoqueiros Diablos Brasil, que inesperadamente apareceram lá prestigiar o show. Quero agradecer também ao pessoal de Sorocaba, que ajudou muito com as coisas para o bar, como a Carol Marques e o Rafael Sampei. Nós fazemos questão de convidar todo o pessoal de Itararé que curte um bom rock, que curte uma música mais alternativa a comparecer no Hangar 18, vir conhecer e vir curtir. Falando em curtir, nós estamos com nossa página no face, entrem lá e curtam a página, conheçam nosso trabalho, pois nós estamos pensando em diversas promoções e vantagens para quem curtir a fan page do Hangar 18 no face.

Atividade ocorrerá dia 08 de agosto no Sylvio Machado

Através da parceria celebrada entre a Coordenadoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Itararé e o Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo, o Teatro Municipal Sylvio Machado receberá mais uma oficina de vídeo, desta vez promovida pelo videomaker, professor e produtor de cinema, Renato Bulcão. O oficineiro foi premiado no VideoBrasil, expôs na Bi-

enal da São Paulo e participou da produção de diversos filmes e longas metragens.   O objetivo desta oficina é familiarizar os participantes às noções básicas de enquadramento e apresentar os diferentes tipos de planos e suas variações. Após a compreensão dos conceitos básicos de composição e gramática cinematográfica, será realizado um exercício

prático em que os alunos captarão uma sequência de planos que serão exibidos e comentados pelo professor. A atividade acontecerá às 13h do dia 08 de agosto, quinta-feira, no Sylvio Machado. São 20 vagas para interessados a partir de 14 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Coordenadoria de Cultura, Rua XV de Novembro, 69.

Atleta Gedson foi considerado o melhor ala direito da Liga Paulista de Futsal 2013 No último dia 12 foi realizado a final da Liga Paulista de Futsal entre as equipes do Corinthians x AABB/SP, ficando com o título a equipe do Corinthians. Este campeonato organizado pela Federação Paulista de Futsal conta com a equipe de Itapeva e esta equipe tem em seu elenco o jogador Itarareense Gedson Alexandre. Gedson foi considerado o melhor ala direito do Campeonato e ficou com a vice artilharia, com 17 gols um a menos que o artilheiro Claudemir da AABB. “Para-

béns Gedson que também foi campeão dos Jogos Regionais de Votorantim”. Confira os escolhidos pela Liga Paulista 2013: (http://futsalempauta. blogspot.com.br/) Melhor goleiro: Bagé (AABB) Melhor fixo: Bigão (AABB) Melhor ala direito: Gedson (AA Itapeva) Melhor ala canhoto: Felipe Mello (AABB) Super Craque: Falcão (Intelli) Revelação: Rafinha (Corinthians) e Victor Mello (AABB)


11

24 de julho de 2013

Agendamento das quadras esportivas é alvo de reclamação por parte da população N a sessão de Câmara do dia 15 de julho, o vereador Rodrigo Fadel levou à tribuna a informação de que teria recebido reclamações de alguns munícipes referentes às “burocracias” para agendamento do uso das quadras de esportes municipais. Nossa equipe de reportagem procurou o coordenador geral interino de Esportes, Denis Galvão Ribeiro, para nos explicar quais são os procedimentos que a Prefeitura está exigindo agora para agendamento das quadras e quais as principais vantagens que esses novos procedimentos instaurados pela atual administração oferece aos praticantes de esportes em nosso município. Confira a seguir: IN - A quadras esportivas do município estão disponíveis para o uso da população? Denis - Sim, com certeza. A Coordenadoria de Esportes entende que o esporte praticado por lazer é muito importante para a população e por isso disponibiliza esses espaços. IN - Quais os ginásios disponíveis e quais horários eles permanecem abertos? Denis - Temos três ginásios de esportes disponíveis: o Lauro Loureiro de Mello (Elefante Branco), Antonio Pelissari e Eu-

clides Figueiredo. Até o fim do ano temos o projeto de funcionamento do Ginásio do Semefer (Ludovico Carlos Panis). Referente a este espaço já aconteceu o processo licitatório e estamos aguardando o início das obras pela empresa vencedora. Quanto aos horários de funcionamento, os espaços funcionam das 8h às 23h. Porém, os horários disponíveis para a população são os que estão vagos – não utilizados por nossos instrutores desportivos com

as escolinhas. IN - Quais os procedimentos para agendar o uso das mesmas? Denis - Para conseguir um horário para uso dos espaços, o cidadão deve comparecer na Coordenadoria de Esportes e agendar o seu horário e local. O agendamento é feito por ordem de chegada. Porém, os horários das segundas-feiras são distribuídos nas sextas-feiras e no restante dos dias serão distribuídos a partir das segundasfeiras.

Itarareenses participam de prova de Mountain Bike em Tomazina Aconteceu no dia 14, na cidade de Tomazina-PR a 4ª Copa Norte Pioneiro de MTB, válida pelo Campeonato Paranaense de Marathon, que teve dois percursos, sendo um com 48 km para as categorias PRÓ e 33 km para as categorias SPORT. A maior dificuldade foram as grandes altimetrias, com mais de 60% de subida. Mesmo assim foi uma prova rápida, que exigiu muita força e atenção devido as descidas com pedras soltas. A prova contou com a presença de mais de 200 atletas do Estado Paraná e alguns de São Paulo. De Itararé foram apenas Otávio Prego e Reinaldo Fortes, que fizeram uma boa prova. Otávio como não consegui fazer a sua inscrição, apenas usou a prova como treino, concluindo em 2h09. Reinaldo concluiu os 48 km em 1h56,

IN - Quais as principais vantagens desta forma de agendamento estipulado por esta administração? Denis - Esta forma de distribuição torna a utilização das quadras mais justas. Pois nenhum grupo tem horário préagendado e nem por contato telefônico poderá ser feito o mesmo. Quem se organizar primeiro tem a escolha do local e horário que preferir. Com esta organização temos mais grupos praticando esportes em nossos

disse Fortes. No fim de semana a equipe esteve em Itaí para mais uma prova. Agradecimentos: Bazar Cristal, Amazon Representações, Du Bike, Miraluz, Auto Posto Estradão, Fazenda Gamelão, Jornal O Guarani e Jornal Itararé News.

material de uso pessoal, no caso as bolas, os próprios usuários devem levar. Devido a demanda disponibilizamos todos os materiais a nossos instrutores para realizarem seus trabalhos dentro das escolinhas. Vale ressaltar que para a utilização dos espaços públicos não é cobrada nenhuma taxa. IN - Gostaria de deixar uma mensagem à população? Denis - Gostaria de ressaltar que a Coordenadoria de Esportes tem três grandes linhas de abordagem, a do esporte como lazer, a do esporte amador, que representa o município em competições e a do esporte educacional. Portanto, estamos trabalhando no sentido que os três grandes eixos sejam atendidos nas mesmas proporções. No cronograma deste segundo semestre temos em nosso calendário a organização e realização do Festival de Basquete na Praça São Pedro, os Jogos Escolares, a Copa dos Comerciários, o Torneio dos Servidores Públicos, Campeonato Municipal de Futebol – adulto e juvenis e o Campeonato Rural de Futebol. Além destes eventos teremos a importante parceria entre as Coordenadorias de Cultura, Esportes e Turismo na organização do Motocross e do Campeonato de Skate Rock.

Comissão técnica da Seleção de Futebol de Itararé A Prefeitura Municipal de Itararé, através de sua Coordenadoria de Esportes, comunica que está designando para a comissão técnica das Seleções de Itararé nas categorias Fraldinha, Dentinho e Dente de Leite, os instrutores desportivos concursados: Danilo Rafael Bozoky (Técnico) e Maurício Gomes Pinheiro (Assistente Técnico). A confiança depositada para tal, se dá pelo trabalho desempenhado nesta Coordenadoria há vários anos e também pelo fato de recentemente estes te-

ficando em 4º lugar na categoria Master 40. “Foi muito chato, porque o pódio era apenas para federados e por pouco não ficamos sem troféus. Como dizia o regulamento temos que respeitar as regras e quem sabe uma próxima criem uma categoria para não federados”,

espaços. IN - Por que algumas pessoas podem se sentir prejudicadas pelo procedimento? Denis - Em outro tempo esses horários eram pré-definidos, ou seja, somente o mesmo grupo usava determinado local, mas agora não. O que deve ter acontecido quanto ao descontentamento é a disponibilidade da pessoa ir retirar a ordem na Cooresp, o que foge de nossa alçada. A intenção é de deixar um espaço público melhor distribuído e utilizado por mais cidadãos, que na verdade têm os mesmos direitos. IN - Existem normas de bom uso das quadras de esporte? Denis - Sim, com certeza, principalmente regras de bom convívio e relacionamento. Assim como da conscientização do bom uso do espaço público. Além disso, está sendo feito um regulamento geral de uso, onde possíveis tentativas de burlar as regras e o não uso correto do espaço ocasionará sansões quanto às próximas utilizações. IN - A Prefeitura sede os equipamentos (bola, rede...) ou é responsabilidade de cada grupo agendado levar o seu próprio? Denis - A Prefeitura disponibiliza o espaço físico para a atividade esportiva, porém o

Tuchê

rem recebido o título de especialistas em Futebol e Futsal – Ciências do Esporte pela Gama Filho. Lembrando que para completar as comissões, serão enviados convites aos técnicos dos clubes CAF e AABB. O instrutor Helcio Celio Martins, responsável pelo grande trabalho nos polos do Jardim Alvorada e Novo Horizonte da Cooresp fará parte da equipe técnica na categoria 98-99. Na categoria Dentão o representante da cidade será a Associação Atlética Itararé,

Miojo

onde após contato foi feito através de seus competentes diretores Fábio e Cleberson e do técnico Érico Everaldo Lopes, que vem fazendo um bom trabalho desde que assumiu a equipe sub 17 da Caçula. Os treinamentos das Seleções de Itararé para a disputa do Campeonato Estadual terão início no dia 27, no campo Saul Calvette (Elefante Branco). Fraldinha: das 9h às 10h, Dentinho: das 10h às 11h e Dente: 11h às 12h. (Assessoria de Imprensa PMI)

Helcio


12

24 de julho de 2013

Realizada com sucesso a primeira Conferência Municipal de Cultura Conforme decretado pelo gabinete da ministra da Cultura, Marta Suplicy, através das Portarias nº 33 e 52, a Prefeitura Municipal de Itararé e a Coordenadoria de Cultura realizaram na sexta-feira (19), a 1ª Conferência Municipal de Cultura, na Câmara Municipal. O encontro fez parte da 3ª Conferência Nacional de Cultura, que tem como tema geral “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional”. Segundo o Ministério da Cultura, “as conferências são uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal e façam propostas para seu aperfeiçoamento”. O evento teve como objetivo a discussão de quatro eixos temáticos estabelecidos pelo Plano Nacional de Cultura, definidos na Lei Federal nº 12.343, de 02 de dezembro de 2010, sendo eles: I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA - Foco: Impactos da Emenda Constitucional do Sistema Nacional de Cultura na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (União, Estados/Distrito Federal e Municípios). II - PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL Foco: O fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial. III - CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS - Foco: Garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial. IV - CULTURA E DESENVOLVIMENTO - Foco: Economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável. O evento contou com a participação de pessoas da sociedade civil e do poder público municipal. Nele os cidadãos presentes foram apresentados às atuais realizações que a Prefei-

tura Municipal de Itararé na parte da gestão cultural vem realizando em nosso município, assim como as parcerias e apoios instituídos, canais de comunicação e informações fundamentais para o envolvimento nas políticas públicas de incentivo à Cultura. Também foi realizada uma eleição para nomear três delegados de Cultura (sendo 2 representantes da sociedade civil e 1 do poder público) que serão responsáveis por representar culturalmente o município em ocasiões futuras. Em entrevista à nossa equipe de reportagem o coordenador de Cultura Murilo Cleto falou a respeito: IN – Qual é a importância da Conferência de Cultura para o município? Murilo – A importância é, sobretudo, abrir o diálogo do poder público com a população, estabelecer um contato direto entre o que é o Poder Executivo e o que a sociedade civil de fato precisa para uma política verdadeiramente de estado para ser executada, não só no município, como também nas esferas estaduais e federais. A Conferência tem esse poder de estabelecer um contato mais efetivo entre esses dois polos, que durante muito tempo aqui em Itararé permaneceram separados, e agora podem ser conectados através dessa Conferência, que abre portas neste sentido. IN – O que será discutido? Qual a programação? Murilo – Nós falaremos so-

bre um tema geral, que é uma política de estado para culturas e os desafios do sistema nacional. A partir desse tema geral nós temos alguns subtemas, que serão destrinchados e, algumas reinvindicações dos munícipes serão colocadas num relatório final, que será entregue por sua vez para a fase estadual e federal dessa Conferência. A última Conferência, em Brasília, vai procurar aprimorar o contato do Governo Federal em relação aos municípios e, consequentemente, com a sociedade civil. IN – Por que essa conferência não foi realizada antes em nossa cidade? Murilo – Então, na verdade nós já tivemos outras duas conferências nacionais de cultura, mas em Itararé, não sei por que motivo, nunca aconteceram. Essa é a primeira vez que vamos realizar a conferência e daí a importância de uma primeira experiência hoje dar certo, para que numa próxima oportunidade, ou nas próximas, a gente tenha uma participação mais efetiva e incluída em um calendário regular mesmo de participação da sociedade nessas políticas públicas. IN – Que mensagem você deixa à população? Murilo – Na verdade eu tenho pouco a dizer a não ser agradecer pela confiança com que têm depositado em meu trabalho, principalmente lembrar que esse é todo um trabalho de equipe, pois por trás de mim tem uma equipe trabalhando de forma bastante árdua para que as coisas aconteçam. Existe uma prefeita que confia muito no meu trabalho e que nos dedica autonomia completa para a realização das ações. Eu gostaria de pedir a participação das pessoas, que elas procurem amplificar as informações que recebem através dos nossos meios de comunicação, para que a participação das pessoas seja cada vez mais efetiva nessas nossas pequenas conquistas para o município de Itararé.

Willer cria projeto de lei que institui o “Dia do Agricultor” e a “Semana Municipal da Agricultura Familiar”

E

m uma cidade pequena, cuja a economia gira bastante em torno da agricultura como Itararé, o agricultor é uma figura de extrema importância. Foi pensando nisso que o vereador Willer Costa Mendes criou um projeto de lei, visando a instituição do Dia do Agricultor em nossa cidade. Outros municípios já possuem esta data instituída, sendo o dia 28 de julho a data oficial. Juntamente com a data, o vereador Willer também criou um segundo projeto de lei, instituindo a Semana Municipal da Agricultura Familiar em Itararé. IN – Qual a importância de se instituir na cidade um Dia do Agricultor? Willer – Em respeito ao agricultor. Porque no Brasil todo existe a Semana do Agricultor, mas nós não temos e o agricultor é uma das pessoas mais sofridas. Ele sofre com as intempéries da natureza, sofre com más condições de estradas rurais, sofre com a distância, condução, criação, doenças e distâncias de postos de saú-

de, com as lavouras, por que, por exemplo muitas vezes planta-se uma lavoura de feijão, quando o saco está custando R$150,00, e quando ele chega a colher já teve vezes que custou R$ 40,00 o saco aqui em Itararé. Aí o produtor fica endividado com banco, com investimento e muitas vezes chega até a perder a propriedade, ficando assim desempregado. IN – Isso tem algo a ver com Itararé ser uma cidade bastante

agrícola? Willer – Sim. Nossa cidade tem tendência agrícola, já chegamos a ser considerados a capital do feijão e da madeira. Temos uma grande produção. Então eu acredito que teria que ter um modo de honrar nosso produtor e nada melhor do que dedicar a ele um dia, que seria o 28 de julho e a última semana de julho como a Semana do Agricultor. É uma honraria que eu pude dar a eles. IN – Como seria elaborada a Semana do Agricultor? Willer – Como o projeto foi feito agora nós esperamos que no próximo ano nós possamos fazer uma programação, unindo Prefeitura Municipal e a Câmara para que tenha algum evento e que os agricultores venham a participar e prestigiar. IN – Que mensagem o senhor deixa? Willer – Quero falar que todos os agricultores do município podem contar comigo, que eu sempre que puder estarei ao lado deles.


Quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ed Show

SUPLEMENTO ESPECIAL DO JORNAL ITARARÉ NEWS


02

24 de julho de 2013


03

24 de julho de 2013

Funcionário Nota 10

Destaque Empresarial Norton Luís de Oliveira é proprietário da empresa Agro Sante, que foi inaugurada em dezembro de 2011. Apesar de ter pouco conhecimento na área de pet shop e agropecuária foi persistente fez curso de auxiliar de veterinária e pet e mesmo assim continua buscando aprimoramentos, pois sabe que este ramo é bem promissor. Futuramente pretende instalar prestação de serviços em banho e tosa de cães e gatos, juntamente com o sistema de transporte dos animais.

Cassiana Sembarski é a funcionária nota 10 pela empresa Diego Calhas. Cassiana atende como secretária e ajuda em serviços gerais, sempre com muita competência, carinho e atenção aos clientes desde o início do comércio há um ano.

Semana começa com mudanças! O Sol entra em Leão, signo de elemento Fogo como o seu, portanto movido a intuição e certeza interior. Para você, promessa de mais desenvoltura em competições, desafios, possibilidade de brilhar. A cheia lunar reforça a vida social.

Mercúrio em seu signo está se movimentando adiante, finalmente! O que significa mais clareza no pensar e também nas artes da expressão pessoal. Com o Sol em Leão, seu talento será reconhecido nas próximas semanas e suas finanças prometem receber um ótimo estimulo.

Notícias de abertura e reconhecimento no trabalho começam a alegrar seu coração a partir de hoje! Outra boa noticia é que o Sol em Leão, signo amigo do seu, atrai amigos enérgicos e bem dispostos a seu favor. E a Lua entra na fase cheia, destacando seu poder intelectual.

Mantenha a atenção nas suas necessidades pessoais até o início da tarde. Aí, o Sol entra em Leão e a Lua fica cheia - o foco muda para o que pode realizar com seu talento visionário e seu poder de somar forças com outras pessoas. Atenção maior as suas finanças agora.

Com o Sol em Leão a partir de hoje começa a fase mais fértil do ano para você se dedicar aos assuntos familiares, renovando o ambiente de casa também. A alegria deste signo festeiro e dado a generosidade, ajudará você a tornar o seu lar um local energético e mais feliz.

O Sol entra em seu signo, configurando quatro semanas ótimas pra você cuidar de seus interesses pessoais, de sua saúde e bem estar também. E já começa trazendo novidades no campo social e nos relacionamentos, com a cheia lunar em Aquário. Abra-se para encontros!

A partir de hoje pense duas vezes em tudo que fizer no campo social e profissional - você está na berlinda! O Sol em Leão promove honrarias se você der testemunho de sua capacidade organizativa. Bom administrador, obterá o que espera. Resgate sonhos esquecidos.

De uma atitude reticente e distraída você se torna uma espécie de radar que multiplica anseios coletivos. A cheia lunar de hoje ocorre em seu signo, marcante e poderosa para tratar de tudo que seja intimo e pessoal. E o Sol entra em Leão: atente para o valor de suas parcerias!

Mudança astral acentuada: Mercúrio, seu regente, agora em movimento direto começa a desembaçar assuntos financeiros; você pode até recuperar um objeto perdido! O Sol em Leão ativa sua inteligência criadora. A Lua cheia abre período de compreensão maior.

Mercúrio direto em Câncer torna mais claras as intenções de amigos, o que irá ajudar você a planejar melhor os próximos passos. O Sol entra em Leão, abrindo a temporada de reflexão interior profunda. A busca por mais alegria deveria nortear seus questionamentos.

O mundo é um lugar tão atraente.. e com o Sol em Leão a partir de hoje, você estará ainda mais disposto a sair em busca de horizontes amplos. Nada de rotinas estreitas e chatas! Mercúrio traz solução para dívidas financeiras e a Lua cheia de hoje esclarece desentendimentos.

Depois de uma fase de imersão total no mundo delicado dos sentimentos e das subjetividades, começa hoje um período em que será necessário se esforçar mais para se impor, se fazer respeitar e admirar. Sol em Leão reforça papel de uma rotina bem administrada.


04

24 de julho de 2013

Happy Birthday

Tiago Carvalho – 25/07

Su Kulik – 27/07

Rogério – 28/07

Pedro – 28/07

Paulinho – 29/07

Pamela – 26/07

Murilo – 29/07

Mayra – 26/07

Luís – 28/07

Luana – 27/07

Juliano – 29/07

Jayne – 27/07

Jadair – 25/07

Isabelleh – 25/07

Fran – 24/07

Erika – 27/07

Elizângela – 28/07

Daniele – 27/07

Christian – 24/07

Andréa – 27/07

Ana Caroline– 24/07

Alan – 29/07

Wagner – 25/07

Carlos – 26/07


24 de julho de 2013

Hangar 18

05


06

24 de julho de 2013


24 de julho de 2013

Jantar do VICC

07


08

24 de julho de 2013

Jornal itararé News edição 029  

Acesse nosso portal www.jornalitanews.com.br

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you