Jornal Itararé News Regional - Edição 118

Page 1

R$

2,50

Quarta-feira, 20 de maio de 2015

 Fundador: Kiko Carli / Editor Chefe: Juliana Carli – Ano III – Edição 118

Duas pessoas morrem em acidente na ponte do Rio Pelame Um grave acidente ocorreu na noite de quinta-feira (15), quando um caminhão, que seguia sentido Itararé a Sengés veio a cair da ponte do Rio Pelame. De acordo com informações obtidas no local, o motorista da carreta, a qual estava carregada com laranjas, acabou perdendo o controle da direção na curva, vindo a passar direto pela ponte e cair no rio. No veículo estavam duas pessoas, as quais não resistiram ao forte impacto e vieram a óbito. Confira na página 05 todos os detalhes desta triste ocorrência.

ITAPEVA

APIAÍ

Prefeito Roberto Comeron participa de passeata ao Dia da Luta Contra o Abuso Infantil

Polaco Moura pede atenção do Governo do Estado em relação ao esgoto do Bairro Lajeado

Justiça de Itararé proíbe Baile Funk e festa teve que ser cancelada. Página 07. Vereador pede ação do Executivo junto a Banco para melhorar atendimento de servidores municipais em dias de pagamento. Página 02. Comerciantes não têm respeitado a lei do consumo de água e continuam lavando calçadas fora do horário permitido. Página 02. Problema de vagas no Cemitério Municipal preocupa vereadores de Itararé. Página 08. Santa Casa de Misericórdia completa 101 anos com direito a bolo. Página 03.

A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do CREAS, promoveu uma passeata nesta segunda-feira, (18) pelo

Centro da cidade, alusiva ao Dia Nacional de Mobilização Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Detalhes na página 13.

O Bairro Lajeado, localizado na zona rural de Apiaí tem sofrido com a falta da rede de esgoto, a qual é de responsabilidade do Governo do Estado. Alu-

nos da Escola Osvaldina Souza em protesto ao problema foram de máscara assistir aula, já que o cheiro da fossa tem se tornado insuportável. Página 15.

Servidores de Nova Campina podem entrar em greve por melhores salários. Página 03. Sandro Sala acompanha obras da Sabesp em Ribeirão Branco. Página 06.


02 02

www.jornalitanews.com.br

Editorial Mais duas vidas Na última semana, mais duas vidas foram ceifadas em acidente de trânsito ocorrido na PR 151. A ponte do Rio Pelame tem sido cenário frequente desses desastres de trânsito, os quais têm tirado pais de filhos, filhos de pais e maridos de mulheres, deixando famílias desamparadas e desesperadas em diversas localidades. Este trecho que liga os municípios de Itararé a Sengés possui tráfego intenso e as curvas são bastante perigosas. É possível notar a falta de sinalização na Rodovia, bem como também a imprudência por parte dos motoristas, que exclusivamente trafegam em alta velocidade por este local. Muitos já perderam seu entes queridos nesta estrada, a qual requer muita atenção, especialmente à noite. Seria importante que as autoridades do Paraná se sensibilizassem com as vidas perdidas no local e pelo menos sinalizassem melhor o

trecho ou implantassem radares e redutores de velocidade por ali, pois assim evitariam muitas tragédias, que vão deixando cicatrizes entre os motoristas que transitam pelo local. Entretanto, Sengés é a última cidade do estado do Paraná, que faz fronteira com o estado de São Paulo e é bem da verdade, que está esquecida por seus políticos, alguns nem sabem de sua existência, cuja população paga imposto com o mesmo dinheiro dos grandes centros e têm os mesmos descontos, mas vivem em condições totalmente diferentes e inferiores. Quantas pessoas mais precisarão morrer para que alguém tome alguma iniciativa? Quantas vidas serão arrancadas de forma brutal como os dois caminhoneiros mortos na última semana? Quantas viúvas e órfãos continuarão sendo criados pelo sistema? Do pedágio não temos como fugir, mas dos acidentes podemos nos esconder.

Retirado projeto de lei que amplia perímetro urbano

A Prefeitura - baseada em recomendação da área jurídica do Legislativo - optou por retirar para reformulação, antes que fosse à votação, projeto de lei que amplia o perímetro urbano do município. Com a migração interna ocorrida principalmente nas décadas de 80 e 90, hoje 90% da população de Itararé, de 50 mil habitantes, vive na cidade, o que acarreta uma grande demanda por habitação e, em conseqüência, a necessidade de expansão do espaço destinado à construção de novas moradias. Pelo projeto de lei, encaminhado à Câmara em 29/4, seriam incorporadas à zona urbana três áreas particulares no bairro Lavapés ? Chácara Bela Vista, Estância São Genaro e Estância O Casarão ? num total de 32,5 ha, para serem utilizadas em programas habitacionais do governo estadual (CDHU) ou federal (Minha Casa, Minha Vida). Os argumentos do Legislativo Em seu parecer a Câmara alertava que para ampliação da área urbana são necessárias adequações tanto em relação ao

Plano Diretor Municipal, de 2006 ? que estabelece as políticas de expansão urbana do município ? como para atender o Estatuto das Cidades (lei federal). O não cumprimento destas determinações poderá trazer problemas legais tanto para a Prefeitura como para a Câmara. O Plano Diretor determina que no planejamento e execução de programas habitacionais “deve estar assegurada a participação da sociedade civil organizada e da população interessada, por meio do Conselho Municipal de Habitação”, o que ainda precisa ser criado e regulamentado. Além disso, pelo Estatuto das Cidades, para expansão do perímetro urbano do município é necessário elaboração de projeto que demonstre antecipadamente como será feita a ocupação do solo ? sistema viário, instalações públicas, proteção ambiental, obras de prevenção de desastres naturais, entre outras determinações. Diversos municípios no país já tiveram ampliações questionadas judicialmente por falhas nestes e em outros procedimentos legais.

Jornal e Lista Telefônica Itararé News Thaís Helena Penteado de Moura - MEI CN PJ: 22.013.543/0001- 56 Inscri ção Esta dual : 380.064.528.112 Fone: (15) 3532-3948 E-m ail: itara renews@gma il.com - Facebook: Jornal Itararé N ews Editor-chefe: Juliana Carli - MTB 7910 -SP Jornalista Responsável : Marcus Oliveira - MTB 42.240 Consul tor Jurídi co: Dr. Renato Jensen Rossi - OAB 234.554 Impres são: Gráfica Ita News (Reg istrada em Cartório s ob nº 2470 em 26/08/2009) Tiragem : 2.000 exem plares Registrado em Cartório sob nº 2474, no livro de matrículas de jornal no dia 17/09/2009. A direção deste jornal não se responsabiliza por artigos assinados que não necessariamente expressam a opinião deste veículo. O jornal Ita News não é responsável pela qualidade, proveniência, veracidade e pontualidade das colocações dos anúncios classificados publicados em suas páginas, bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuem nenhum vínculo empregatício com a empresa.

20 de maio de 2015

Servidores municipais são prejudicados por atendimento demorado em banco

F

uncionários públicos municipais passaram na última semana por dificuldades no atendimento, decorrente da falta de estrutura do Banco Itaú, empresa financeira responsável pela folha de pagamento da Prefeitura de Itararé. Os servidores enfrentaram longas filas, que se estendiam para fora da agência.

Esta situação foi abordada pelo presidente da Câmara de Itararé, Dr. Junior, o qual comentou o assunto na Tribuna e indignado com a situação ele destacou o desrespeito para com os servidores municipais e ao mesmo tempo sugeriu que o Executivo faça um trabalho junto ao banco para que se adequem à demanda. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o vereador Dr. Junior, falou sobre este problema enfrentado pelos funcionários e o que espera por parte da Prefeitura. IN - Qual o problema enfrentado pelos servidores em nossa cidade? Dr. Junior - O problema tem sido o descaso com o cliente Itaú, em especial o cliente que é o funcionário público municipal, o qual hoje recebe seu pagamento através do banco e no dia do pagamento da Prefeitura a estrutura da agência estava totalmente inadequada para recepcionar todos estes funcionários, sem atender com dignidade como eles merecem. Hoje o Itaú não tem condições de atender a totalidade dos funcionários públicos municipais. IN - Qual seria a solução? Dr. Junior - Eu entendo que o banco deve apresentar uma infraestrutura melhor, talvez montando caixas eletrônicos

em alguns departamentos da Prefeitura, como por exemplo, na sede do Paço Municipal, na Garagem e na Secretaria da Saúde, onde existe um acúmulo de funcionários que comportasse esta demanda. Acredito que esta seria uma das soluções, mas o que precisa mesmo é que o banco invista em infraestrutura, porque ficou demonstrado no último pagamento que eles não têm adequação nenhuma para atender o funcionalismo público. IN - Os caixas eletrônicos foram tirados da Prefeitura por motivos de segurança, e se colocarem de volta não correria algum risco? Dr. Junior - Nós temos duas opções aquele caixa eletrônico que ficaria disponível 24 horas aos dias e aí sim sujeito a ataques, mas também poderíamos disponibilizar estes caixas eletrônicos em um determinado horário, é o que acontece, por exemplo, no banco das 10h às 15h, no caso específico da Prefeitura das 8h às 18h, mas eu rebato esta afirmação com a seguinte circunstância: todo o patrimônio público municipal tem que ser vigiado pela Guarda Municipal, então se tivermos lá uma corporação da Guarda dificilmente este local será alvo de vandalismo, ataque ou até mesmo de roubo. IN - O senhor foi contra a retirada dos caixas da Prefeitura? Dr. Junior - São duas coisas distintas, o banco da Prefeitura não saiu de lá, o que saiu foi o banquinho da própria Prefeitura, e passou a recolher todos os tributos na Caixa Econômica Federal, então quando falamos da retirada do banco não foi o Banco Itaú que saiu da Prefeitura, foi um departamento que existia na Prefeitura o qual era possível fazer o recolhimento dos tributos e isso eu sou totalmente favorável, passando a recolher tão somente na Caixa Econômica Federal ou até o vencimento podendo ser pago em qualquer banco. Então é preciso deixar bem claro isso, que não foi tirado este banco que afirmam que foi. IN - Existe uma lei sobre o atendimento dos bancos, o que esta lei fala? Dr. Junior - Esta lei determina que as pessoas precisam ser

atendidas em no máximo 20 minutos, nos dias normais, e até no máximo em 30 minutos nos dias de pico. Vamos considerar assim, segunda-feira em razão do banco ficar fechado no sábado e no domingo, após os feriados prolongados, isso seriam os dias de pico, fora isso tem o dever legal não só o Itaú, mas todos os bancos em atender as pessoas no prazo mínimo de 20 minutos. IN - De quem seria a culpa? Dr. Junior - Neste caso em especial a culpa é todinha do banco, 100% do banco, porque a partir do momento que ele assume uma folha de pagamento de quase duas mil pessoas, tem que estar consciente de que naquele determinado dia, no pagamento daquelas pessoas, deve ter uma estrutura para atender todo mundo nas condições que a lei determina e não foi isso o que vimos no dia do pagamento dos funcionários públicos municipais. Constatamos inúmeras filas do lado de fora do banco. Entendo que o que a Prefeitura poderia fazer é pressionar, fazer uma gestão em cima do banco

Itaú para que ele atenda os funcionários públicos municipais da melhor forma possível, porque existe uma contrapartida quando o banco assume uma folha de pagamento. Ele passa a ter o potencial de dois mil prováveis clientes, passa a ter esta gama de clientes e em contrapartida ele precisa atender todo mundo dignamente. Aí que eu digo que a Prefeitura poderia procurar o banco, a fim de exigir um melhor atendimento aos funcionários públicos. IN - O senhor como vereador o que pretende fazer? Dr. Junior - Nós vamos encaminhar uma Moção para a prefeita, para que ela intensifique a fiscalização, não apenas no Itaú como em todos os bancos, afinal de contas é uma lei municipal e ela precisa ser cumprida, não é porque é um banco que vamos deixar de cumprir o que diz a legislação. E a nós vereadores não temos nenhum outro poder, nem de polícia, nem de execução para tomar algumas medidas, a lei foi criada já no ano de 2001 e ela precisa ser cumprida.

Comerciantes não têm respeitado a lei do consumo de água para lavar calçadas Desde o ano passado, o município de Itararé tem adotado a campanha de combate ao desperdício de água, que também auxilia os pedestres que circulam pelo passeio público após as 9 horas, já que muitos comerciantes tinham o hábito de lavar as calçadas após esse horário e segundo a fiscalização da Prefeitura isso acabava atrapalhando o trânsito dos munícipes por nossa cidade. No entanto, muitos comerciantes não têm respeitado esta lei. “Observamos que são apenas empresas grandes que desrespeitam a lei, e sabemos que a fiscalização não tem como ficar trabalhando só nisso, mas tem que meter a caneta neles, para ver se aprendem e começam a respeitá-la”, disse a munícipe Cleonice Arruda. Além do desperdício a população reclama de ter que desviar da água. “É um transtorno grande, precisamos desviar da calçada e às vezes ir lá pelo meio da rua, e se um carro bate em alguém? Como que a gente faz?” disse Lucas Medeiros.

A multa para quem lava as calçadas após as 9 horas da manhã e antes das 10h da noite é de R$ 222,94. Vale destacar que a multa só é aplicada após a pessoa receber a notificação por escrito. “Mesmo Itararé não sofrendo com a falta de água como aconteceu tempos atrás, a Prefeitura aderiu a esta campanha justamente para evitar um racionamento, e ajudar a população que anda pelas calçadas da cidade”, disse Renato Azevedo, chefe da fiscalização municipal. Renato lembra também que a Sabesp utiliza a água, mas o

poder de fiscalizar é da Prefeitura, como nos explicou em entrevista, confira: IN - Como está sendo realizado o trabalho da fiscalização quanto a lavar calçadas? Estão havendo muitas denúncias? Renato - Sim, muitas pessoas estão conscientes da importância de economizar água e realizam a denúncia, justamente para tentar combater o desperdício. Ontem mesmo realizamos 3 notificações e o nosso trabalho não para, precisamos cada vez mais que a população de Itararé use a água de forma correta.

IN - Como é gerada a denúncia? Renato - Se os fiscais pegarem a pessoa fazendo usando a água fora do horário permitido, o denunciado receberá uma notificação, isso a primeira vez, e se for pego cometendo esta infração mais uma vez receberá a multa. Quem pegar um morador cometendo esta infração pode sim denunciar através do 35328000 e pedir para falar com o setor de fiscalização. IN - Poderia destacar mais uma vez o que pode e o que não pode? Renato - Das 22h até às 9h é permitida a lavagem de calçadas, já a lavagem de carros é totalmente proibida, seja no horário que for. Se a pessoa for pega lavando carro será notificada e se for pega novamente multada. O que nós queremos é conscientizar as pessoas, queremos cidadãos conscientes e que use a água com responsabilidade. Itararé não sofreu com a falta de água, mas não é por isso que vamos desperdiçar, temos que ser conscientes e zelarmos por aquilo que temos.


20 de maio de 2015

www.jornalitanews.com.br

por Kiko Carli

Estamos de Olho E a lei? Rodrigo Fadel - “Muitas pessoas têm reclamado na cidade sobre a atuação dos GCMs, que estão aplicando multas. Não sou ninguém para julgar a lei, mas muitas infrações não são motivos para multas. Acredito que poderia existir um diálogo, não haveria necessidade de uma multa imediata. Em hipótese alguma quero me sentir privilegiado pela posição de vereador, mas as reclamações por parte dos cidadãos itarareenses são muitas e também não concordo com a atitude desse policial, que está aplicando multa em todo mundo”. Se o policial está fazendo abuso do poder, deve ser denunciado aos seus superiores, mas se está cumprindo a lei, que se mantenha o seu trabalho. As normas de trânsito devem ser seguidas a risca, já que possíveis “erros” podem até causar mortes. Aos infratores, a lei.

Negativa Zeca da Cofesa – “Foi feito um pedido à secretária da Saúde uma ambulância para atender um Campeonato de Futebol Infantil e ela negou. Quero lembrar que independentemente do tipo de campeonato, o importante é atender as crianças. Este

ao qual a secretária negou a ambulância é tradicional em nossa cidade, acontece em diversos municípios da nossa região”. É obvio que dentro das possibilidades todo setor público atende a este tipo de reivindicação, mas o prioritário é o atendimento do dia a dia, que acontece na cidade. A criança é por demais importante, mas toda e qualquer situação que possa ocorrer ao atendimento sempre será imediato.

Saindo Willer – “O Luciano Ostrowinski pediu para sair do PT, Partido dos Trabalhadores. É triste saber disso, e não é ele apenas são vários que estão saindo do PT aqui de Itararé devido à decepção com o Partido, principalmente daqui de Itararé. Eu só estou esperando a minha expulsão para eu sair também, pois ela conseguiu destruir o PT de Itararé”. Com base nas palavras do vereador, o último que sair apague as luzes.

Pode? O baile funk foi cancelado em Itararé. Interessante que a entrada de menor de idade era proibida, mas o cantor era um adolescente, pode isso? Coisas do Brasil.

kikocarli@bol.com.br – Facebook/kikocarli

Evidente A reclamação novamente recai sobre a atuação dos GCMs de Itararé como agentes de trânsito. Se não tem infração, não tem multa, se quiserem acabar com a fábrica de multa é só andarem de acordo com a lei.

Brincadeira Muitos estão reclamando da mão única da Rua XV de Novembro. Os moradores que se queixam de ter que dar voltas para chegar ao seu destino. Se a ação é para melhorar devemos aguardar antes de criticar.

Eis aí Para quem tanto reclamou a Rua 24 de Outubro, ela voltará a ser mão dupla. Uma prova de que nem toda a tentativa é fadada ao sucesso e retroagir também é uma virtude.

Tiro no pé Depois de um final de semana vitorioso graças à visita do ministro Gilberto Kassab, o prefeito Roberto Comeron resolveu tentar fazer com que as contas de 2012 do prefeito Luiz Cavani fossem rejeitadas. O tiro saiu pela culatra e o atual

Santa Casa comemora 101 anos Nesta segunda-feira (18), a Santa Casa de Misericórdia de Itararé realizou um evento que marcou os 101 anos da entidade. A comemoração festiva teve início às 9 horas e contou com a presença de alunos de escolas

municipais, políticos e autoridades do município. Todos os presentes deram um abraço coletivo ao redor do prédio da Santa Casa. A Santa Casa para festejar o evento com grande estilo pre-

11 03

parou um grande bolo e foi distribuído para os presentes. “Esta entidade é guerreira, já passou por tantos problemas e ainda se mantém de pé”, disse a munícipe Cleonice, que fez questão de participar do evento.

chefe do Executivo somou uma derrota estonteante pelo placar de 11 x 4. Não era necessário se expor.

pelo secretariado? Com que cara vão bater na Prefeitura em busca de algo para seu eleitorado?

Goleada

Reclamando

O placar deu mostras ao prefeito, que a maioria dos vereadores, inclusive dois de seu partido, apostam em uma vitória do Cavani e viram por bem votar a favor do ex-prefeito, que era somente sorrisos na convenção do PSDB.

Formiga (Itapeva) – “Hoje nós estamos aqui, primeiro para agradecer essa Casa que nos trata muito bem. Nem na Prefeitura somos recebidos tão bem assim, entramos com as mãos vazias e saímos com as mãos vazias. Estamos hoje aqui para pedir duas coisas: a Vila Taquari está necessitando de médico, não tem remédio, temos que buscar no Jardim Maringá e quando não tem, temos que ir até o centro da cidade. A Saúde da Vila Taquari está péssima, só tem funcionário, não tem médico e não tem remédio”. Quanto à reclamação de atendimento quem poderá responder é o secretário de Administração Armando Ribas, já pela Saúde tenho a certeza de que consultado o Dr. Luiz Tassinari não se omitirá ao problema como sempre o faz. A confirmação veio através do telefone do vereador Margarido de que a solução será rápida.

Ao final O que era fato concreto é que independente da aprovação das ressalvas contidas na contas de 2012, estas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas, seriam facilmente revertidas e não tornariam o exprefeito inelegível. Um desgaste desnecessário do atual prefeito, que viu dois vereadores de seu partido votarem em favor de Luiz Cavani.

E agora? Como fica a situação de vereadores e presidentes de partido, que têm cargos no atual governo? Devolvem? Serão dispensados pela administração? Continuarão fazendo pedidos e sendo atendidos

Será? Formiga – “As casinhas realmente não saíram para a nos-

sa turma, porque essas casas só sai para rico”. Na realidade só sai para quem se enquadra nas condições exigidas para financiamento. O Formiga deve cobrar quem prometeu casa para todos, inclusive para negativados.

Unidos? Roberto Comeron e a vereadora Áurea estão desfilando pela cidade fazendo um trabalho em conjunto. Seria o prenúncio de uma dobradinha para 2016? Seria uma estratégia diferenciada, visando o próximo pleito.

Unidos? II A vereadora mais uma vez garante que não é candidata ao Legislativo e que buscará um espaço no Executivo. Será esse o seu momento? É aguardar e conferir.

Nova Campina A greve é um direito de todo cidadão e definido por lei. É importante que o Poder Executivo e os grevistas analisem se tal paralisação não fere o direito dos demais, já que a Educação é sempre tema prioritário para qualquer segmento.

Vereador faz indicação à prefeita para a construção de pontos de ônibus

M

uitas pessoas que utilizam o transporte municipal ou até mesmo intermunicipal têm sofrido com a falta de pontos de ônibus, principalmente em época de chuva. Este assunto foi tratado em sessão da Câmara no dia 11, em que o vereador Josias dos Santos, através de uma indicação trouxe a atenção ao problema, principalmente ao da Rua Tiradentes, em frente ao n° 487. O vereador comentou que já presenciou muitas pessoas esperando o ônibus sem nenhuma proteção, seja da chuva, ou do sol. Nossa equipe de reportagem entrevistou o vereador Josias, o qual falou um pouco mais sobre o problema enfrentado por muitos. IN - Qual seria o problema enfrentado? Josias - Neste pouco tempo que estou na Câmara, tenho notado a dificuldade que muitos estão enfrentando em relação aos pontos de ônibus. Há vários locais e principalmente vilas, onde é necessário se fazer o quanto antes um abrigo para passageiros, tendo em vista que aqui no Centro não tem, mas aí eles se escondem na cobertura de lojas, o ideal seria ter também um abrigo nestes pontos regulamentados pela Prefeitura. IN - Mais ou menos quantos pontos que precisam ser cons-

truídos? Josias - Aproximadamente cerca de 50 coberturas em pontos de ônibus. Os que já existem chega a cerca de uns 15 pontos. A Prefeitura trabalha por orçamento, então existe orçamento que é aplicado nas vias públicas. Eu acredito que esta área, que é destinada a serviços municipais pode ser aplicada no melhoramento de pavimentação, em que se usa esta verba para a área do desenvolvimen-

to da via pública e também pode ser aplicada em construção de abrigo para passageiros. Estou marcando uma reunião com a senhora prefeita, para tratar deste assunto que sem dúvida irá beneficiar muito a nossa população, que também pode nos ajudar cobrando dos demais vereadores e na medida do possível apresentarem o problema à prefeita também, para que possamos ter sucesso nesta nossa indicação.


04 04

www.jornalitanews.com.br

20 de maio de 2015

Tempo de Aprendizado

por Pedro Novaes

Caos político Não convém nutrir grandes esperanças na tal reforma política. Uma reforma política séria deveria começar pela obediência ao postulado de que a cada cidadão corresponde um voto, de igual valor. O voto de um eleitor de Roraima, para deputado federal, vale 15 vezes o voto do eleitor paulista. Em 2014, Roraima elegeu um senador com 97.000 votos, com os mesmos poderes e prerrogativas do senador paulista, eleito com 11.000.000 de votos. Na verdade, a representação é mais geográfica que populacional. Tal situação gera guetos de poder, e núcleos de pressão com pouca representatividade popular. Não é raro representantes de regiões pouco povoadas terem sotaques diferentes dos que os elegeram. Cidadãos probos, quando eleitos, não militam somente por melhorias em suas regiões de origem, mas por todos os rincões do país. É preconceituosa a ideia de que a representação populacional agravaria as diferenças entre as diversas regiões do país. A situação é mais grave no senado, onde cada estado tem

Reticências

direito a 3 vagas, tenha centenas ou milhões de habitantes. Na verdade, estamos submetidos a minorias. Existe, ainda, o tabu do voto distrital, cuja imagem acabou associada ao maior contato e acompanhamento, entre eleitor e eleito. As decepções, tão comuns, do eleitorado, no tocante à maioria dos vereadores eleitos, é prova de que tal proximidade não rende frutos na melhoria da qualidade das escolhas eleitorais. O voto distrital amesquinha a atuação dos eleitos, tendendo a voltar-se unicamente aos interesses de seu distrito. Deputados são chamados a opinar sobre temas mais abrangentes. Devem representar parcela da população de todo o estado, e não moradores de determinada região. O voto distrital tende a arrasar minorias e gerar feudos, abençoados pelo direcionamento de recursos, sempre ridiculamente vinculados à atuação dos preferidos pelo poder Executivo. Candidatos ambientalistas, por exemplo, possuem votos dispersos pelo estado, e dificilmente conseguirão o necessário sufrágio, em um único distrito. As famosas listas partidári-

as, em país onde a diferença entre as agremiações vão pouco ou nada além das letras, soa como piada ou império de cúpulas. Nas listas partidárias, o eleitor somente ratifica a escolha feita pelos controladores dos partidos, e, na prática, ocorre o engessamento das representações, em detrimento da necessária alternância. Na verdade, a reforma política não vai além do entendimento e conveniência dos atuais legisladores, que dificilmente legislarão contra si próprios. As reformas que temos vivenciado acabam confinadas a mudanças periféricas e perfumarias. O país tem resistido, desde 1.500, ao desenrolar de administrações e desempenhos sofríveis, e nossos melhores momentos são breves e descontinuados. Não há representação política de verdade, e o desempenho da maioria dos eleitos é sofrível, de Brasília ao menor dos municípios.

por Amanda Cristina A. Batista

Tá rindo do que? Sorrir expõe sutilmente os pensamentos, convicções e julgamentos modeladores da personalidade (ideia de eu) de quem assim age. Rir e gargalhar também. A utilização dessas três formas de manifestação corporal não necessariamente demonstra alegria e positividade de quem as mantém – podendo representar o completo contrário disso. Conheci uma pessoa bem séria e ao mesmo tempo muito consciente da felicidade e da tristeza. Por este motivo, ela emana paz quando é observada: pois encara com leveza os opostos que criam a harmonia entre tudo neste mundo. É só pensarmos, por exemplo, que acima e abaixo são o “ao mesmo tempo” e que ambos compõem uma unidade.

Enquanto eu falava e gargalhava inconscientemente, o meu interlocutor só me observava com seriedade, me acompanhando com o olhar e ouvidos apenas. Após alguns minutos assim, percebi que estava realizando um monólogo, tentando evitar o silêncio e, para isso, falando e rindo despropositadamente sobre qualquer coisa (apontando problemas em outros e criando barreiras em mim). Desculpei-me por tagarelar tanto e “ofereci” a oportunidade para a outra pessoa falar. Ela simplesmente afirmou que “não se importava” que eu falasse e que preferiria ouvir. Isso me faz parafrasear, de memória, o mestre de Yoga Hermógenes: “para conhecer quem é fulano é só ouvir como e o que ele fala de sicrano”.

Pois bem, meu “ouvinte” estava me conhecendo a partir das palavras que eu emitia, sempre me ouvindo sem esboçar qualquer reação. Aos poucos, comecei a me sentir incomodado por rir tanto e não ter minha risada acompanhada. “Rir é às vezes um ato de crueldade. As pessoas costumam gargalhar, rir, a partir de deboches e de maldades dissimuladas de brincadeiras contra defeitos, fraquezas e características dos outros”, afirmou meu atento ouvinte, com um sorriso nos lábios (ele havia me pegado). A partir deste dia, fiquei menos sorridente e mais feliz.

Escritos de História & Política por Luis Felipe M. de Genaro

À Itararé Nos raiares últimos, o poder no interior mostra sua face mais arcaica; mais penosa. Nele penam os honestos, coerentes, gente que entre uma e outra opinião cai em parlatórios generalizados. Quem fala? Quem escuta? Jornais; pasquins; gibis; Púlpitos do espetáculo. Neles, tortuosos rios

cavam pedras; Desabam montes e campinas. Onde o saber faz crer que mudar é impossível. Quando um velho alemão que na divisa se desconhece desdisse o que pensastes, publicastes, noticiastes, defendestes. Ó, caros doutores. Reconstrução? Não vos interessa. A verdade? Dispensastes. Futuro? “A Deus pertence”.

O passado herdado? Marcado. Seu cheiro? Podre. Oras, de fato o conhecestes? A vós, outros, quando notardes tereis perdido no interior os que opinam. Aqueles que, como barragens, tentaram impedir que tortuosos rios continuassem seu curso. Toda barragem, por fim, racha. Sem passado, presente ou futuro, os montes e campinas tornar-se-ão deserto. Interior ardente de parentes, descrentes, dementes.

Estudantes da rede municipal receberam material de Matemática A Secretaria de Educação adquiriu material apostilado EMAI – Ensino de Matemática dos Anos Iniciais que foram entregues para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. A entrega simbólica aconteceu na Escola Municipal Maria Olívia de Mello, na Vila Beca, onde a prefeita Cristina Ghizzi, professores e alunos estiveram presentes. Com a implantação em 2010 do Programa Ler e Escrever a proposta pedagógica da rede municipal de ensino é pautada na leitura e escrita. Segundo o secretário da pasta, junto às sugestões da proposta de ensino do Estado de São Paulo, o município pauta o ensino nas orientações técnicas. “Trouxemos para o nosso sistema de educação o EMAI, que tem um trabalho amplo de forma construtiva aos conhecimentos dos educandos na aprendizagem matemática”. Com objetivo de complementar a proposta pedagógica do Programa Ler e Escrever, desenvolvendo métodos de aprendizagem dos alunos no ensino da matemática, a Secretaria de Educação adquiriu 6.900 apos-

tilas, divididas em dois volumes com quatro unidades cada um, para atender 3.941 alunos de 1º ao 5º ano. Foram compradas também 300 apostilas para os professores, com os encaminhamentos que direcionam em sequências didáticas a metodologia de ensino de matemática do fundamental 1. A educação municipal prioriza a qualidade da aprendizagem dos alunos e por isso iniciou a formação dos Coordenadores Pedagógicos, trazendo o conhecimento das Trajetórias

Hipotéticas de Aprendizagens (THAs) no ensino de Matemática, contemplada no material do EMAI. Este sistema possui direcionamentos metodológicos, que capacitam o professor para atender todos os alunos de forma progressiva. “Acreditamos que com a aquisição deste material o professor terá um ganho maior no preparo de suas aulas, o que resultará, sem dúvida, numa aprendizagem mais rápida e prazerosa da disciplina”, disse José Carlos.

Parceria entre Prefeitura e Senai promove curso gratuito de modelista Na quarta-feira (13) iniciaram as aulas do curso de modelista de roupas, que acontece na Escola Móvel de Confecção Industrial do Senai, instalada na Praça Coronel Jordão. O treinamento é resultado

de uma parceria entre o Senai e as Secretarias de Assistência Social e de Indústria, Comércio e Empreendedorismo. O aluno aprenderá sobre modelagem de peças do vestuário, considerando a estrutura, caimen-

to e sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas na ficha técnica para elaboração de moldes. O curso tem duração de 160 horas e é voltado para as famílias assistidas pela Secretaria da Assistência Social.


20 de maio de 2015

www.jornalitanews.com.br

Caminhoneiros morrem em acidente na ponte do Rio Pelame U m grave acidente ocorreu na noite da quintafeira (15), por volta das 21h, quando um caminhão, que seguia sentido Itararé a Sengés veio a cair da ponte do Rio Pelame. De acordo com informações obtidas no local, o motorista da carreta, a qual estava carregada com laranjas, acabou perdendo o controle da direção na curva, vindo a passar direto pela ponte e cair no rio. Populares que passavam pelo local acionaram o Corpo de Bombeiros de Itararé e o resgate do SAMU de Sengés, que se dirigiram ao local para prestar socorro às vítimas. O lugar era de difícil acesso, sendo uma altura, segundo os bombeiros de aproximadamente 15 metros. Foi necessário destreza e muito trabalho dos bombeiros para resgatar as vítimas que ficaram presas entre as ferragens do caminhão. O motorista já estava em óbito quando o socorro chegou. Já o passageiro apresentava sinais vitais, mas segundo a enfermeira do SAMU, ele estava engasgando com o sangue, quando foi retirado e encaminhado ao Pronto Socorro de Itararé. A vítima não resistiu e acabou vindo a óbito também. A pista e o rio ficaram tomados por laranjas, que tinha como destino Santa Catarina. O tráfego da Rodovia teve de ser controlada pela Polícia Rodoviária, para que outro acidente fosse evitado. Conforme nos informou pessoas que estavam presentes no local deste fatídico acidente, é comum acidentes neste trecho e muitas vidas já foram ceifadas naquela ponte como nos contaram o trabalhador Claude-

mir Vieira, que foi o primeiro a chegar no local para ajudar as vítimas e a enfermeira Raquel, que foi bastante corajosa durante o resgate, confira: IN - O que o senhor presenciou aqui?

Claudemir - Mais um dos acidentes trágicos que estão acontecendo por aqui. Em menos de um mês tivemos outro acidente com vítima fatal. As autoridades têm que tomar alguma providência, pois o povo tem que se unir e cobrar alguma medida para evitar que mais pessoas morram. IN - O senhor como uma pessoa que trafega todos os dias por esta estrada, o que pediria para as autoridades? Claudemir - Que olhem para as vítimas, para as famílias que perdem seu ente querido aqui no local. Fui um dos primeiros a chegar ao local do acidente. Lá eu presenciei muito sofrimento, pedido de socorro e não podíamos fazer nada. Consegui-

mos ainda tirar uma vítima com vida e penso nos pais destas vítimas, nas famílias, pois a pessoa sai de casa para trabalhar e acontece isso. IN - O senhor tem conhecimento do que pode ter acontecido? Claudemir - A curva é muito acentuada, em cima da ponte, quando a pessoa percebe já está na ponte e não dá para fazer nada, não dá tempo. Acredito que o acidente acontece com muitas pessoas que não conhecem a

estrada, mas também com pessoas daqui da nossa região, que também perderam suas vidas. IN - Como é para as famílias receberem uma notícia desta e as autoridades não fazerem nada? Claudemir - É muito triste, eu já perdi uma prima aqui, todas as vezes que passo pela ponte me lembro dela, é triste, algo precisa ser feito urgente antes que mais pessoas venham a morrer. IN - Você foi uma das primei-

05 11 05

ras pessoas a chegar ao local. Qual foi o cenário presenciado?

Raquel - Um cenário bastante triste, com duas vítimas graves, uma estava se afogando com sangue e a segunda que ficou lá embaixo estava sem sinal vital. Ela foi retirado pelos bombeiros e é um sentimento de tristeza em ver tantos acidentes nesta curva. IN - Você já atendeu vários acidentes neste local? Raquel - Vários. Inclusive esta curva já fez várias vítimas fatais, não é a primeira, já teve inclusive uma colega que se acidentou aqui e acabou morrendo em Itapeva, é triste. IN - Você possui uma profissão que lida com este tipo de coisa a todo o momento. Qual o sentimento, o que você sente em ter que chegar a um local como este e ter que fazer o resgate de uma vítima como fez hoje? Raquel - Eu sinto satisfação em ter este dom, em socorrer a vítima, sabendo que alguém que precisa de mim, mas também tristeza e sofrimento. Peço às autoridades com cidadã que elas tomem providência, sinalize o local, coloque radar, antes que novos acidentes venham a ocorrer e acabar ceifando mais vidas.


06

www.jornalitanews.com.br

17 de dezembro de 2014


20 de maio de 2015

www.jornalitanews.com.br

11 07

Operação de Fiscalização é realizada na cidade N o sábado (16), foi desenvolvida em Itararé, uma Operação Conjunta entre os Órgãos Públicos de Segurança, Prefeitura Municipal e Conselho Tutelar com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais e garantir segurança à população de Itararé. Para falar sobre o assunto, entrevistamos o chefe da fiscalização municipal, Renato Azevedo, confira: IN - Qual o objetivo desta fiscalização?

Renato - Estas operações estão ocorrendo de forma contínua e visa além de fiscalizar os estabelecimentos comercias, também tem o intuito de garantir aos cidadãos de bem segurança e tranquilidade para saírem e se divertirem nas noites itarareenses. IN - Quais foram os lugares visitados pela comitiva da fiscalização? Renato - A comitiva de fiscalização primeiramente diri-

giu-se até a Zona Rural do município, onde haviam diversas reclamações de moradores devido a perturbação do sossego, causada por som automotivo, bem como uma denúncia de um estabelecimento comercial que funcionava irregularmente nas margens do Rio Itararé. Durante essas diligências nada de irregular foi constatado e os agentes públicos retornaram até o perímetro urbano. Já pela área central de Itararé, os fiscais, conselheiros tutelares, guardas e policiais passaram a visitar bares e casas noturnas, sendo que em uma casa de shows, acontecia uma festa “open bar”, em que o cliente paga um determinado valor de entrada e ingere as bebidas fornecidas gratuitamente no interior do evento. Neste evento os conselheiros tutelares flagraram um adolescente ingerindo bebida alcoólica, fato este que constitui crime previsto na Lei 13.106/2015,

Preso ladrão de residência na Paulicéia No dia 10, às 03h20, policiais militares realizavam patrulhamento pela Rua José Carlos Vasconcelos Klocker, pelo Bairro da Paulicéia, quando avistaram um indivíduo carregando um saco preto nas costas. Em abordagem, os policiais

encontraram com o indivíduo dois frangos congelados, cinco unidades de empanados de frango, seis quilos de carne bovina e dois quilos de carne suína, sendo que ao ser indagado sobre a procedência dos produtos alimentícios informou

que havia furtado de uma residência. Diante da situação, os PMs deslocaram-se até a residência, onde a vítima informou que sua geladeira estava aberta e que seus alimentos haviam sido furtados.

Justiça de Itararé proíbe Baile Funk

Estava agendado para acontecer no último sábado (16), no Clube Atlético Fronteira, o CAF, a 1ª Noite Eletro Funk, entre outras atrações, iriam se apresentar a Mc Lary, Mc Valim, DJ Lissandro de Itapetininga e a atração principal o jovem Mc Luxo, menor de 18 anos de idade. No entanto, através de uma liminar do Ministério Público Estadual, o evento foi PROIBIDO de ser realizado.

De acordo com a motivação da liminar, o “evento poderia prejudicar o sadio desenvolvimento da criança Mc e das demais crianças e adolescentes que estivessem presentes ao evento”. Com base no artigo 12, da lei n° 7347/85, a decisão foi favorável pela não realização do evento. As empresas Magic Eventos, Impacto Produções e o Clube Atlético Fronteira, que promo-

veriam o evento manifestaramse nas redes sociais, informando o cancelamento da festa. Em janeiro deste ano, a justiça de Araçatuba, já havia proibido a apresentação do menor de idade Mc Pedrinho, de apenas 12 anos. O juiz da Vara da Infância e da Juventude disse nesse caso que a liminar era necessária para se garantir a ordem pública e ainda o pouco que resta de digno naquela sociedade.

que altera o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90), por vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, bebida alcoólica a menores de 18 anos.

IN - Qual foi o destino deste adolescente? Renato - O menor foi conduzido ao Plantão Policial para onde foi determinada a presença de seu responsável e elaborado o Boletim de Ocorrência para apu-

ração da responsabilidade criminal. A pena para o crime é de dois a quatro anos de detenção e multa, que varia de R$ 3 mil a R$ 10 mil, além da interdição do estabelecimento comercial. (Fotos: Milton Komnick)

Condutor embriagado choca veículo contra poste de iluminação pública No dia 12, por volta das 06h55, a Guarda Civil Municipal foi acionada para atender uma ocorrência de trânsito no Jardim Paulicéia. Chegando ao local, os guardas depararam com um veículo Gol, que havia chocado-se contra um poste da rede de energia elétrica. Ao verificar o condutor, constataram que o mesmo não apresentava ferimentos, porém apresentava sinais de embriaguez, além de haver garrafas de bebida alcoólica no interior do veículo. O motorista do carro foi submetido ao teste de alcoolemia,

apresentando um resultado de 0,60 mg/l, acima do permitido por lei, sendo ele encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi

autuado em flagrante delito pelo crime de embriaguez ao volante. O veículo foi apreendido. (Fotos Milton Komnick)

Casal é preso por porte ilegal de arma de fogo No dia 17, por volta das 03h, uma equipe da Guarda Civil Municipal em patrulhamento pela Vila Osório, recebeu uma denúncia de que estaria ocorrendo uma desinteligência pela a Rua Frei Caneca e Rua Tiradentes. Os guardas foram ao local, onde constataram o tumulto. Durante a abordagem aos envolvidos, os GMs localizaram com uma mulher um revólver calibre 22 municiado. A mulher informou que a arma era do seu amigo, o qual lhe entregou por achar que ela não seria revistada. Os dois foram conduzidos ao Plantão Policial, onde foram autuados em flagrante por crime de porte ilegal de arma. A Polícia Militar prestou apoio a ocorrência.


08

www.jornalitanews.com.br

20 de maio de 2015

Secretária da Assistência Social fala sobre início da construção do CREAS E conomia e espaço adequado são as prerrogativas para a construção do novo prédio que irá abrigar o CREAS, que foi conseguido através de parceria com o Governo Federal. Bárbara Lechinsk, secretária da Assistência Social falou com nossa equipe de reportagem sobre a importância desta obra e os trabalhos realizados pela CREAS em Itararé, confira: IN - Como será a construção desta sede do CREAS? Bárbara - A construção é uma parceria do MDS e do município de Itararé para adequar o espaço de funcionamento do CREAS e melhorar a qualidade do serviço ofertado. O projeto e as documentações necessárias foram enviados para a CAIXA e após aprovação foi realizado processo licitatório para dar início às obras. IN - Qual foi o prazo para a construção? Bárbara - O prazo de execu-

ção estabelecido no contrato é de 180 dias. IN - Qual o valor do investimento? Bárbara - A obra terá um in-

vestimento de R$ 333.406,78, entre os quais R$ 53.406,78 de recursos próprios da Prefeitura e R$ R$ 280 mil de recursos do Governo Federal, através do

Ministério do Desenvolvimento Social. IN - Qual a importância e o trabalho do CREAS no município?

Bárbara - O CREAS é uma unidade púbica que presta um serviço especializado dentro do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Segundo o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome) o CREAS faz parte da Proteção Especial de Média Complexidade e oferta atendimento a famílias e indivíduos que vivenciam situações de vulnerabilidade, com direitos violados, geralmente inseridos no núcleo familiar. O CREAS é dividido em duas equipes de trabalho: PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), que atende famílias e indivíduos em diversas situações de violação de direto como: violência, tráfico de pessoas, abandono, trabalho infantil entre outras; e MSE (Medida Socioeducativa), que tem como objetivo o acompanhamento de adolescentes e jovens em cumprimento de me-

didas socioeducativas em meio aberto determinadas judicialmente, podendo ser LA (Liberdade Assistida) ou PSC (Prestação de Serviço à Comunidade). IN - Onde o CREAS está localizado hoje o imóvel é alugado? Faz quanto tempo que vocês estão lá? Bárbara - O CREAS está desde setembro de 2011 funcionando em um imóvel alugado, situado à Rua XV de Novembro, 549 – Centro. IN - Qual a importância de ter um imóvel próprio? Bárbara - Primeiramente a economia que irá gerar para a Secretaria, que não precisará mais pagar aluguel. Também o prédio próprio que está sendo construído em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS terá o espaço e a estrutura adequada para o melhor desenvol vimento do s erviço ofertado.

Problema com vagas no Cemitério Municipal preocupa vereadores

O

vereador José Aparecido dos Santos, Zeca do Cofesa, na sessão do último dia 11, falou sobre o pedido de informação em relação ao problema do Cemitério Municipal, que há meses vem preocupando não só o Legislativo, como também os munícipes, pois muito vai chegar um momento em que não terá mais espaço.

Conforme informações dos edis, o Cemitério está lotado. A Prefeitura tomou a atitude de desocupar os jazidos antigos e abandonados, no entanto esta medida segundo o vereador é uma ação que não resolverá a situação. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, Zeca do Cofesa falou sobre a resposta do Executivo e da situação em que o Cemitério se encontra hoje. Confira: IN - Qual é a atual situação do Cemitério? Zeca - Pelos dados que temos, inclusive o vereador Laércio Amado que é do mesmo par-

tido a qual eu pertenço, tem cobrado constantemente a situação do Cemitério Municipal de nossa cidade, sabemos que não há mais onde recorrer, pois a situação esta muito crítica e nada é feito. Fizemos um pedido de informação, só que a resposta diz que foi feito um edital dos terrenos antigos e abandonados, para no prazo determinado de 90 dias, que inclusive

já venceu, retorne ao município, mas acredito que isso é paliativo, o número de terrenos abandonados ou antigos é curto e não vai ser suficiente. IN - Itararé possui lugar para um novo Cemitério? Zeca - Hoje em dia para se fazer um Cemitério tem uma burocracia muito grande, é bastante complicado, precisa falar com vários órgãos, porque não pode se fazer em qualquer lugar. Não é do meu conhecimento que tenha algum terreno próprio para este fim, a não ser do lado do Cemitério, que tem um terreno ao lado, o qual eles estavam pleiteando junto a CE-

TESB para ver a respeito da autorização. Foi o que me passaram em uma reunião que eu tive no Executivo, mas na minha resposta não veio este pedido. IN - Quantos jazidos ainda existem no Cemitério? Zeca - Estes dados eu não tenho, mas sabemos que são poucos, se for do jeito que está e estes túmulos abandonados não voltarem para a Prefeitura a nossa situação realmente é precária. IN - Existe alguma solução paliativa ou a situação aguenta por mais alguns anos? Zeca - Paliativa é o que eu citei acima, que é a volta dos terrenos abandonados e antigos. Eles voltaram para o município, eu não tenho ainda a quantidade certa destes jazidos, mas vai chegar um momento em que não vamos ter para onde correr. IN - O Cemitério corre risco de ser interditado? Zeca - O vereador Laércio Amado, algumas vezes tocou neste assunto e se não tivesse tomado esta posição de voltar os túmulos para o município a situação estaria bem mais complicada.

IN - Se não há mais lugares, como as famílias irão fazer para enterrar seus entes queridos? Zeca - Realmente é difícil de responder isso, seria algo absurdo ter que enterrar nossos entes queridos em outra cidade. Acredito que neste momento não tem esta possibilidade. A Prefeitura pelo pedido de informação que me veio, ela vai assim esperar receber estes túmulos, até ter aquela resposta

do terreno do lado. IN - Mas na situação em que está tem como esperar tanto assim? Zeca - Não, como vereador eu acredito que deveria ter pensado nisso há tempo, inclusive já cobramos, pode ser que aconteça uma interdição e aí vai complicar mais ainda. Temos que começar a pensar numa solução urgente. Esperamos do setor competente da Prefeitura, que

não deixe para a última hora. Estou fazendo um novo pedido de informação para eles me darem uma resposta mais satisfatória. Vale ressaltar que se der certo este terreno ao lado do Cemitério, ele ainda pode durar mais uns 20 anos. NR: Procuramos o vereador Laércio Antonio Amado para falar da situação do Cemitério, mas o mesmo não quis comentar sobre o assunto.

Judô e Jiu Jitsu no Clube Atlético Fronteira O Clube Atlético Fronteira traz mais uma novidade, em parceria com o professor Neto Torresilha. No dia 06 teve início aulas de judô e jiu jitsu adulto e infantil, com o objetivo de proporcionar opções de atividades para seus associados. Neto Torresilha é formado em Educação Física, faixa preta 2º Dan de Judô filiado na Federação Paulista de Judô e faixa marrom de jiu jitsu pela equipe B9JJ. Sobre a inauguração e as aulas no CAF Sensei Neto diz que

“foi um sucesso, até me surpreendeu. O Dojo (local de treinamento) lotado de crianças adolescente e adultos, os treinos que tivemos até agora foram bem produtivos e prazerosos. Meu objetivo e filosofia de trabalho é contribuir para a formação e na qualidade de vida das pessoas. Quero agradecer o presidente do Clube Fabiano Rasmussen e o vice presidente Sergio Stadler e toda diretoria pela parceria. Para os sócios e não sócios que ainda não foram visitar o novo espaço fica o convite.”


13 de maio de 2015

www.jornalitanews.com.br

11 09


10

www.jornalitanews.com.br

20 de maio de 2015

Copa de Xadrez foi um sucesso no Clube Atlético Fronteira A Prefeitura Municipal de Itararé, através de sua Coordenadoria de Esportes realizou neste domingo (17), em parceria com o Clube Atlético Fronteira, a 1ª Copa Cidade de Itararé de Xadrez. O evento contou com 20 en-

xadristas das cidades de Itararé, Itapetininga, Itaporanga, Taquarituba e Avaré. As categorias realizadas foram Livre, Sub 17 e Feminino. Confira os resultados da competição:

CATEGORIA LIVRE 1º Colocado: Roberto Suardi Junior (Itapetininga) 2º Colocado: João Andrade da Cruz Junior (Itararé) 3º Colocado: Marlos Antunes de Lima (Itararé) CATEGORIA SUB 17 1º Colocado: Alan Christian de Almeida Machado (Itararé) 2º Colocado: Gustavo Tadeu Aparecido Dos Santos (Itaporanga) 3º Colocado: Luis Eduardo F. de Lima (Itararé) CATEGORIA FEMININO 1º Colocado: Ester Rebeca Filipino (Taquarituba) 2º Colocado: Solange Aparecida Santos (Itararé)

3º Colocado: Janaína Aparecida Geremias (Itararé) A Coordenação de Esportes

agradece e parabeniza todos os atletas participantes nesse grande evento e também ao pre-

sidente do Clube Atlético Fronteira pela parceria na modalidade de tabuleiro.

Itararé na XXI Maratona Internacional de São Paulo Na manhã do último domingo (17), as ruas da capital paulista foram tomadas por milhares de atletas que disputaram a XXI Maratona Internacional de São Paulo. A competição, que reuniu muitos atletas de elite do Brasil e também estrangeiros, notadamente os fortes quenianos, teve disputas nas distâncias de 8 km (5 milhas), 24 km (15 milhas), a prova principal de 42,195 km (26 milhas), além de uma caminhada de 3 km (2 milhas). A largada geral junto ao Obelisco do Ibirapuera foi feita mais cedo neste ano, às 7h30, o que favoreceu os corredores pelo clima ameno logo pela manhã. Com o clima ajudando, os atletas começaram a competição imprimindo um forte ritmo, e no final, como na maioria das vezes, deu Quênia, tanto no masculino quanto no feminino. Asbel Kipsang venceu entre os homens, com o tempo de 2h15min14seg. Já no feminino a campeã foi Caroline Rotich, que fez o tempo de 2h35min51seg. Os melhores brasileiros na maratona foram Vagner da Silva Noronha, com 2h20min12seg, que surpreendeu, sendo vice-campeão, e Graciete Moreira Carneiro Santa-

na, que terminou em 4º lugar, com o tempo de 2h46min18seg. Itararé também fez bonito na tradicional competição Foram mais de 50 atletas na prova, com representação em todas as distâncias (8, 24, 42 km), e contando também com participantes na caminhada de 3 km. Na prova de 8 km (5 milhas) os itarareenses disputaram os primeiros lugares. No masculino, dentre os 1.061 que concluíram, o atleta Dênis Felipe de

Lima foi o décimo colocado. No feminino, competindo com 747 corredoras, Mariana Malheiros foi a décima primeira. Além dos dois, nossos corredores com suas camisetas laranjas destacavam Itararé no meio da multidão de atletas. E todos se saíram muito bem, com ótimos tempos. Na prova de 24 km nossos representantes de camiseta laranja foram Edson Bueno de Freitas, Emanuel Barbosa de Lima, Flávio de Lima, Gilson de Oli-

veira, Cláudio, e Oracy Gorski Damaceno. Na distância principal, de 42,195 km quem levou as cores da Equipe 28 de Agosto e o nome de Itararé no peito foi o maratonista Sérgio Crespi, que completou a mítica e insana distância comemorando o seu aniversário. Todos os atletas conquistaram lindas medalhas na mais importante maratona brasileira. Mais uma vez a Equipe 28 de Agosto destacou Itararé num evento esportivo contando com

a importante parceria das empresas Grupo Colombo, Auto Posto Estradão, Hotel Paraíso, Juli Henry, Jotagê Creative, Papelaria Machado, Berauto Veículos, Fisioterapeuta Dr. Jonas Célio Camargo Tupá, e Móveis São José. Representaram Itararé no tradicional evento os atletas Alberto Magno Ghizzi, Alexandre Monteiro Silva, Ana Maria Domingues, Beatriz Pedroso Pimentel Mello, Bruna Carla Almeida Antunes, Carolina Veiga, Claudia de Lima, Denis Felipe de

Lima, Doris de Almeida Jorge Ducatti, Edson Bueno de Freitas, Emanuel Barbosa de Lima, Fabiane Gasparini, Fernando Luis Fernandes, Flávio de Lima, Gabriela Martins Gorski, Geazy Ferreira do Prado Santos, Gerson Francisco de Lima, Gilson de Oliveira, Gisele Marcela J. Corrêa Fernandes, Guilherme Marques Gorski, Izalmira de Azevedo Bueno, Jesiel Ferreira do Prado Santos, Jesiele Ferreira do Prado Santos, Jonas Célio Camargo Tupá, José Carlos da Cunha, Júlia Soares Fernandes, Lorenzo Luis Fernandes, Maria Cristina de Oliveira Polay, Maria Eunice Camargo Tupá, Maria Teresa Gambeta Leal, Maria Veiga, Mariana Malheiros, Matheo Fernando Fernandes, Mayara de Souza, Mirela Casagrande dos Santos, Nancy Araujo Gorski Damasceno, Olívia Tabarro Borges, Patrícia Souza Abdala Rodrigues, Rodrigo Lages de Moraes, Rômulo César Almeida, Rosa Cristina Martins Gorski, Rosalba Marinho Santos, Silmara Martins dos Santos, Teresa Cristina Schroder, Valmir de Jesus Bueno, Ariane Souza Crespi, Sérgio Crespi, Claúdio, Marco Antonio, Oracy Gorski Damasceno, Sumara Passos, Cirineu Júnior, Lúcia Helena Rocca Monteiro.

1º Encontro de Ex-Guardas Mirins foi um sucesso

A

conteceu no domingo (17), o 1º Encontro de ExGuardas Mirins, organizado pelo Instituto Educacional Guarda Mirim de Itararé. O evento aconteceu no CAP - Clube Atlético Pinguim e contou com a participação de mais de 350 pessoas, em que foi oferecido um almoço beneficente e a arrecadação revertida à instituição. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o diretor do Instituto, GM Rivéli, falou sobre este evento e sua importância, acompanhe: IN- Qual o objetivo deste evento?

GM Rivéli - O objetivo principal do evento foi o reencontro de ex-guardas mirins de diversas gerações. O Instituto Educacional Guarda Mirim de Itararé foi fundado no ano de 1969 e de lá para cá passaram pela instituição mais de 10 mil crianças e adolescentes e todos com uma história importante. Durante este almoço eles tiveram a oportunidade de contar e compartilhar suas histórias no tempo em que estiveram na entidade. IN- Quantas pessoas participaram do almoço? GM Rivéli - Cerca de 350 pessoas estiveram presentes

durante o almoço e puderam degustar um cardápio muito

variado. O evento contou com a apresentação da dupla sertane-

ja de Ventania do Paraná, Leandro Correa e Ailsson, que com o sertanejo universitário empolgaram e abrilhantaram o almoço e até divulgaram o lançamento de seu CD. IN- Somente ex-guardas mirins estiveram presentes? GM Rivéli - Não, também compareceram ao almoço atuais guardas mirins, parceiros, familiares e amigos da instituição que fizeram questão de prestigiar o evento. IN- Há a intenção de promover outros eventos como este? GM Rivéli - Sim, iremos promover outros encontros como

este, e não só para que fundos sejam arrecadados para a instituição, mas para que possamos ter a oportunidade de compartilhar histórias e ideias. Em breve iremos divulgar novos eventos. Gostaria de agradecer a todos os colaboradores, que prefiro não citar nomes, pois poderia cometer o descuido de esquecer alguém, mas foram muitos, pois todo o almoço foi realizado com doações e com a colaboração voluntária de pessoas, e também a todos os presentes que contribuíram com o evento. Muito obrigado, nossas crianças agradecem!


20 de maio de 2015

www.jornalitanews.com.br

FAFIT recebeu oficina do Pontos Mis

As Faculdades Integradas de Itararé - FAFIT, através de parceria com a Prefeitura Municipal recebeu na noite do dia 11, o Programa ‘Pontos Mis’, com a presença de Pedro Maciel Guimarães, doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne de Paris e Pós-Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e,

também, curador de curtas metragens na Mostra de Cinema de Tiradentes. O visitante ministrou uma oficina sobre curtas brasileiros e reuniu, no auditório Newton Marques, acadêmicos da instituição e comunidade em geral. Nesse encontro os participantes puderam conferir alguns curtas brasileiros pre-

sentes nos mais importantes festivais mundiais da categoria e entender um pouco mais sobre esse universo da sétima arte. Os curtas apresentados fora m: ‘O D uplo’ (ficçã o); ‘Marina não vai à praia’ (ficção); ‘E’ (documentário); ‘Babás’ (documentário); ‘Vó Maria’ (documentário experimental) e ‘Fantasmas’ (ficção). Após a exibição dos curtas, Pedro esclareceu diferenças e similitudes entre os curtas de ficção e os documentários, traçando um perfil deste tipo de película. “O palestrante demonstrou total domínio da sétima arte e nos brindou com uma oficina brilhante que contribuiu para a formação acadêmica e humanística dos alunos”, finalizou o coordenador do curso de História, prof. Osvaldo Rodrigues Junior. O Programa ‘Pontos Mis’ é promovido pelo Museu da Imagem e do Som, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e visa a formação de público e a circulação de obras do cinema através da circulação e difusão do audiovisual em diversas cidades do Estado.

11 11

Alunos de Pedagogia realizam exposição de objetos antigos Disciplina de Metodologia de História prevê atividades extraclasse aos acadêmicos do 5º semestre Acadêmicos do 5º semestre do curso de Pedagogia realizaram no último dia 12, nas dependências das Faculdades Integradas de Itararé – Fafit, uma exposição de objetos antigos a fim de valorizar aspectos da cultura e da tradição local, bem como resgatar memórias e vivências de algumas famílias e sobretudo trabalhar a importância desses materiais para a construção, preservação e divulgação das histórias das gerações passadas. De acordo com Jeane Galhoti, professora da disciplina de Metodologia de História (para o 5º semestre), o processo de pesquisa e montagem da exposição durou aproximadamente quatro semanas. “As peças expostas, na sua maioria, são de familiares e conhecidos dos acadêmicos, que realizaram uma investigação sobre os materiais expostos, como: a quem pertenceu, sua funcionalidade, data da fabricação, local onde foi adquirida. Em algumas das peças foi possível notar a evolução com o passar dos anos, como por exemplo, o ferro de passar. Antes disso, os alunos trabalharam com fotos antigas, de forma a identificar os costumes da época e características como vestimentas, cenários, entre outros elementos presentes nas imagens”, explicou. Disciplina de Metodologia de História Jeane, nesta disciplina, tra-

balha vários temas e abordagens com os acadêmicos. No início de maio, a docente e os alunos estiveram na aldeia Karuguá, em Barão de Antonina – Paraná, para uma atividade extraclasse. Lá os acadêmicos tiveram contato com índios da etnia tupi-guarani e praticaram atividades voltadas para a educação socioambiental, através de uma caminhada ecológica pela trilha que contorna a aldeia. Em seguida conheceram a estru-

tura escolar do local e assistiram a apresentações culturais. ‘Esses acadêmicos puderam observar aspectos da vida social e da cultura tradicional da comunidades indígena, sua língua, costumes e artesanato; bem como coletar dados para discussões e atividades sobre a cultura indígena na disciplina em questão, observando a lei 11.645/08 que inclui a cultura indígena no currículo escolar brasileiro”, finalizou a profes-

sora Jeane.


12

www.jornalitanews.com.br

20 de maio de 2015

Paulo Luciano Cabral ganha a moto 0 km da ACEI Conheça os outros ganhadores do primeiro sorteio do Concurso Cultural 5 em 1 da Associação Comercial de Itararé, em comemoração ao Dia das Mães A Associação Comercial e Empresarial de Itararé – ACEI sorteou na noite do dia, os primeiros ganhadores do Concurso Cultural 5 em 1 2015. O sorteio, referente ao Dia das Mães, aconteceu na Praça São Pedro, durante a Feira da

Lua, e contou com transmissão ao vivo pela Rádio Clube Itararé. Paulo Luciano Cabral, cliente da Josymix Magazine, foi o sortudo que levou para casa a Pop 100 Honda 0 km. Além do prêmio principal,

foram sorteados 06 vales-compra de R$ 100,00. Os ganhadores foram: Majuri da Silva Ramos (cliente Bazar Cristal); Elizabeti F. de Melo (cliente Drogaria São João); Rogério Ferreira dos Santos (cliente Monalisa Mega Center); Fábio Rodrigo Costa (cliente Bazar Cristal); Terezinha de Fátima Miranda (cliente Josymix Magazine); e Luiza Helena Miranda (cliente Josymix Magazine). Os ganhadores dos 04 valescompra de R$ 200,00 foram: Maria Marta Bueno (cliente Kuchta Modas); Jéssica Bellantoni (cliente Music & Malha); Eva do Socorro Pinheiro (cliente Lojas Ipiranga); e Denilson César Tavares (cliente Josymix Magazine). O Concurso, que foi lançado no mês passado, ainda terá mais

quatro sorteios com diversos prêmios, inclusive um carro 0 km. O diferencial deste Concurso é que cupons depositados nas urnas participam de todos os sorteios.

O próximo sorteio, referente ao Dia dos Namorados, acontece no dia 17 de junho. Para participar basta comprar nas lojas participantes, que são identificadas com o cartaz da

promoção, preencher o cupom e depositar nas urnas. “Comprem nas lojas participantes, prestigiem o comércio local e todos só tem a ganhar”, finalizou a Associação.

‘Debates Contemporâneos’ de maio discute redução da maioridade penal no Brasil

Teatro Municipal recebe a Confraria da Dança para espetáculo infantil ‘Sem Fim’

Evento acontece na próxima quarta-feira, dia 20, no auditório Prof. Newton Marques das Faculdades Integradas de Itararé. A entrada é livre!

Divertido passeio sobre a imensidão do universo acontece sábado (23), às 17h, no Sylvio Machado. A entrada é gratuita!

Nesta quarta-feira (20), às 20h, o auditório Professor Newton Marques das Faculdades Integradas de Itararé recebe a edição de maio do projeto ‘Debates Contemporâneos”, uma realização do Curso de Licenciatura em História em parceria com a Prefeitura de Itararé. Votado pelos espectadores do evento em abril, o tema debatido neste encontro será a proposta de redução da maioridade penal através da PEC 171/93, recentemente aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Na mesa, estarão presentes Antônio Murat Neto, promotor de Justiça; Dirceu José Mendes,

professor de Direito e advogado; e Janaína Mayra de Oliveira, presidente do Conselho

Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itararé. A entrada é gratuita!

Bazar de Roupas em prol do Lar São Vicente de Paulo Nos dias 10, 11 e 12 de junho irá acontecer em Itararé o Bazar de Roupas em prol ao Lar São Vicente de Paulo. Serão oferecidas

roupas de diversos modelos, utensílios e outros objetos. O evento acontece no Salão de Festas da Igreja de Santa

Edwirges, na Vila Jora, das 09h às 16h. Compareçam e colaborem com esta entidade, a qual precisa da sua ajuda.

Atletas representam a cidade na Fase Regional dos Jogos Abertos da Juventude A fase regional dos 32º Jogos Abertos da Juventude teve início no dia 08 com as competições de atletismo, que aconteceram no SESI de Votorantim. As modalidades de Damas, Futebol, Futsal, Judô, Tênis de Mesa e Xadrez

de Itararé também estão classificadas para esta fase por uma vaga na final estadual. A programação ficou assim estabelecida: 24/05 - Tênis de Mesa em Sorocaba 24 e 30/05 - Futebol e Futsal

Feminino em Sorocaba 30/05 - Damas e Xadrez A Coordenação deseja boa sorte a todos os envolvid os n este imp orta nte evento realizado pela Secretaria de Esportes do Estado De São Paulo.

Sábado (23), o Teatro Municipal Sylvio Machado recebe pela primeira vez a Confraria da Dança com o espetáculo infantil “Sem Fim”, um divertido passeio pela imensidão do universo. Em cena, Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues misturam coreografia e teatro, embalados pela trilha sonora assinada por Rafael Santos. No espetáculo, as descobertas da ciência e os planetas do sistema solar são apresentados para instigar a curiosidade do público. Fundada em 1996, na cidade de Campinas/SP, a Confraria da Dança acumula premiações de Funarte/Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Cultura Inglesa, Associação Paulista dos Críticos da Arte, Sesi/SP, entre outros. Em Itararé, o espetáculo acontece através do Programa

de Ação Cultural do Estado de São Paulo e conta com a parceria da Prefeitura Municipal. A entrada é gratuita! Serviço Espetáculo: Sem Fim Grupo: Confraria da Dança

Local: Teatro Municipal Sylvio Machado Data: 23 de maio (sábado) Horário: 17h Classificação indicativa: a partir dos 3 anos Entrada: Gratuita

10ª Tropeada Itararé a Sorocaba parte neste dia 20 A 10ª edição da Tropeada Itararé a Sorocaba acontece entre os dias 20 e 31 de maio. A saída dos tropeiros será na manhã de quarta-feira (20) da Associação Tropeira de Itararé. Durante o trajeto os cavaleiros passarão por Itararé, Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Alambari, Capela do Alto, Tatuí, Boituva, Iperó, Araçoiaba da Serra e Sorocaba. Serão 444 quilômetros, num percurso de 11 dias, sendo que no 12º dia (31 de Maio), os tropeiros e muladeiros, charreteiros e cavaleiros se encontrarão para participar do Desfile de Encerramento da 48ª Semana do Tro-

peiro de Sorocaba. O evento é organizado por Associação Intermunicipal Caminho Paulista das Tropas, em par-

ceria com as Prefeituras da região, além de Centros de Tradições Tropeiras, Centros de Tradições Gaúchas e Muladeiros em geral.


13 de maio de 2015

www.jornalitanews.com.br

11 13

Prefeito abre canal para denúncia em relação às casas da Morada do Bosque O prefeito de Itapeva Roberto Comeron, visando transparência no sorteio das 1043 casas da Morada do Bosque, decidiu fornecer à população um canal para que possa fazer denúncias formais quanto aos contemplados do residencial, com o objetivo de que as unidades habitacionais possam servir às famílias que realmente precisam. Desta forma, as denúncias estão sendo recebidas no Espaço Cidadão, através do assessor especial Adriano Ferreira, o qual nos contou como este canal pode ser utilizado, confira: IN – Referente às denúncias em relação às casas do Morada do Bosque como as pessoas devem proceder? Adriano – A Prefeitura coloca à disposição da população um canal para que denunciem as irregularidades e desta forma possam agir e dar continuidade ao processo, fazendo os encaminhamentos e tomando as pro-

vidências necessárias. Vale ressaltar que as denúncias terão seu sigilo garantido, porém nós não aceitaremos denúncias anônimas. Ressaltamos que toda a denúncia será recolhida e encaminhada à Caixa Econômica Federal, que é a única responsável pela análise final dos cadastros. Para formalizar a denúncia, a pessoa deve comparecer ao Espaço Cidadão, localizado à Rua Lucas de Camargo, número 290, no período de 13 a 22 de maio em horário comercial, que é das 09h às 17h, onde ela irá protocolar a denúncia e relatar os fatos. Se houve alguma prova que possa nos ajudar com as investigações da Caixa, que nos apresentem também. O responsável pelas denúncias sou eu mesmo, Adriano e em minha ausência a assistente social Débora. IN – Diante dessa denúncia quem tomará as providências? Adriano – Alinhamos isso com a superintendência da Caixa, responsável pelo Programa

Minha Casa Minha Vida, também com o Ministério Público de Itapeva e o nosso Departamento Jurídico. Foi decidido que o único que faz a análise em relação a essas denúncias é a Caixa. Nós recolhemos essas denúncias, anexamos ao processo do denunciado e a Caixa fará a análise. IN – Quais tipos de provas as pessoas podem trazer? Adriano – O denunciante pode se munir de toda a prova que ele conseguir, endereço, nome completo da pessoa e o número de inscrição da pessoa é importante para nós, fotos ou qualquer outro documento poderá ser entregue que será anexado ao processo. O que vale ressaltar é que apesar do caráter completamente sigiloso das denúncias são necessários realmente que a pessoa faça isso de maneira formal. Não aceitaremos denúncias anônimas, até porque não teria um peso para

Caixa. IN – Caso o denunciante não possua nenhuma prova, o caso será apurado? Adriano – Da mesma maneira, se uma pessoa nos liga para fazer via telefone ou vem fazer pessoalmente, absorvemos o relato e as informações, tendo ou não provas essas denúncias serão enviadas juntamente com os dossiês para a Caixa. O prefeito Roberto Comeron falou também sobre este canal para denúncias, pois ele quer que o processo seja transparente e que as casas fiquem com quem realmente necessita, confira: IN – O senhor decidiu abrir um espaço para que as pessoas possam fazer denúncias à Prefeitura. Em que consiste este local? Roberto – Esse espaço que criamos é para que as pessoas busquem uma forma legal para denunciar. Algumas pessoas descontentes procuram as redes

sociais, o que não tem o peso jurídico, não é uma denúncia oficial, deve haver uma denúncia concreta para que os responsáveis possam tomar as medidas necessárias. Estamos recebendo as denúncias no Espaço Cidadão. A pessoa faz a denúncia por escrito, dando nome aos bois, pois não adianta nada falar em rede social que fulano tem casa e ganhou outra casa. Queremos que a pessoa prove com documentos, com vídeos e fotos, para podermos tomar as medidas cabíveis junto ao Ministério Público. IN – Qual a sua expectativa quanto a viabilizar esta ponte entre o Executivo e o cidadão, enfatizando o sentimento de Justiça? Roberto – Nós procuramos agir com justiça em todos os setores do nosso município e digo à imprensa que quando alguém colocar alguma coisa na tribuna, que a imprensa antes de divulgar procure o outro lado também. Muitas vezes uma pessoa mal informada sobe na tribuna e acaba falando algo que não é verdadeiro e vai parar jornal e Facebook esses fatos irreais. Isso é ruim, tem que ouvir os dois lados e sei que o Ita News faz muito bem isso, sempre ouve os dois lados, não coloca a matéria só porque alguém falou. Isso é fundamental para um jornalismo sério, é isso que queremos, transparência. Eu não estou brincando de ser prefeito, estou fazendo o que eu posso para melhorar a cidade,

construindo moradias, postos de saúde, melhorando as condições de nossos funcionários e eu não tenho essa ganância de estar no poder, estou cumprindo uma missão que me foi dada primeiro por Deus e depois pela população de Itapeva. Quero cumprir bem, quero sair de cabeça erguida como eu entrei, entregando Itapeva melhor do que encontrei. Não estou aqui para fazer melhor para um e pior para outro, estou para atender as demandas da população. Se eu não tivesse interesse em fazer o melhor para a população mais carente, jamais iria atrás dessas casas, não é a minha intenção. Minha intenção é entregar loteamentos para a população, entregar uma Itapeva melhor, com melhor qualidade de vida. Não é fácil? Não. Recebo críticas? Sim. Muitas vezes as pessoas não compreendem qual é o nosso desejo. Estou tentando fazer política de forma diferente, não privilegiando grupos ou pessoas, mas sim cuidando dos problemas da cidade. Sei que não vou conseguir resolver tudo, mas posso melhorar em muitos sentidos. Muitas vezes prefeitos querem cuidar de interesses de grupos, apadrinhar pessoas e isso não é o nosso caso, não negociei cargo com ninguém. Custe o que custar, nós vamos entregar uma Itapeva melhor. Pergunto às pessoas, o que Itapeva piorou nesse período em que estou como prefeito? Gostaria de ouvir a resposta.

Dia de luta contra o abuso infantil é marcado com passeata em Itapeva Prefeito Comeron participou da caminhada e elogiou a iniciativa dos organizadores A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promoveu uma passeata nesta segunda-feira, 18 de

maio, Dia Nacional de Mobilização Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento contou com a presença do prefeito Roberto Comeron, do secretário municipal de Desenvolvimento Social,

Jeferson Modesto, e do secretário municipal de Defesa Social, Ivair Leonardo Patriarca, além da vereadora Áurea Rosa e dos alunos da Escola Municipal “Dom Sílvio Maria Dário”. A mobilização teve início na Praça Anchieta, de onde os manifestantes seguiram em caminhada até a Praça de Eventos Zico Campolim. Portando faixas e cartazes, os estudantes distribuíram girassóis simbolizando o fim da impunidade. A campanha é realizada em todo o país desde 2000 para lembrar o caso da garota Araceli Cabrera Crespo, que foi violenta e morta por jovens de classe média em Vitória (ES). O crime aconteceu em 1973 e ficou impune devido à influência das famílias dos acusados. “O caso Araceli é um exemplo do que infelizmente ainda acontece no país. Apesar dos avanços alcançados ao longo dos anos, a agressão em muitas vezes é acompanhada de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente entre as crianças”, explicou o secretário municipal Jeferson Modesto. Para o prefeito Roberto Comeron, que também participou da caminhada, a iniciativa é

merecedora de elogios. “Temos a obrigação de amparar nossas crianças e adolescentes com iniciativas que promovam o bem estar social e a cidadania. Além disso, precisamos estimular todas as iniciativas de combate e punição desses crimes hediondos”, destacou o prefeito. Em Itapeva, a campanha pretende mobilizar a sociedade para que casos envolvendo a exploração sexual de menores sejam denunciados. Para coibir esses abusos, na madru-

gada do último sábado, dia 16, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e a Guarda Municipal fizeram uma grande operação em hotéis, motéis, casas noturnas e bares da cidade contra supostas violações de crianças e adolescentes. Segundo nota publicada pelo Conselho Tutelar, foram encontradas diversas irregularidades envolvendo situação de risco eminente de abuso e exploração sexual de adolescentes em casas noturnas.



14

www.jornalitanews.com.br

20 de maio de 2015

Taquarivaí adere à Campanha ‘Viva seu Município’ No dia 14, o prefeito Edson Sima decretou a suspensão das atividades não essenciais nas repartições públicas municipais, das 11 horas às 12 horas e 30 minutos, em adesão à campanha “Viva seu Município”, uma proposta da Confederação Nacional de Municípios – CNM, para chamar a atenção das autoridades e do Governo Federal

para o cenário de crise econômica que as Prefeituras enfrentam há anos. Nesse dia realizou-se a palestra com o tema: “Viva seu Município”, no Auditório “Benedita Aleixo Castilho”, na Câmara Municipal, presentes o Prefeito, Vereadores, diretores, servidores, estudantes e população em geral, mobilizando

mais de 125 pessoas. A palestra foi ministrada pelo auxiliar Jurídico Leandro Rodrigues Estevam que apresentou as 7 bandeiras da pauta municipalista para este ano: 1. Leis que potencializem a arrecadação própria dos Municípios; 2. Atualização dos programas federais pelo INPC; 3. Ampliação dos recursos do Fundeb; 4. Ampliação dos recursos para a Saúde; 5. Encontro de contas da Previdência; 6. Ampliação do orçamento para ações de reparo aos efeitos da seca; e 7. Destino de recursos para o combate de drogas, com ênfase no crack. E ainda, expôs o panorama da crise em Taquarivaí: o quanto o Governo Federal deve para o Município de 2014; que não existe emendas parlamentares até o presente momento; os gastos com pessoal de 52,26%, Saúde 21,34%, Educação 31,55% e Fundeb 66,27%; e por fim, a falta de recursos financeiros no montante de R$ 6.599.892,68 por causa das desonerações de 2008 a 2012 realizadas pelo Governo Fede-

ral; restando claro o comprometimento na execução de serviços públicos essenciais, não sobrando para investimentos como infraestrutura, segurança pública, transportes e outros. Por isso, o cenário das finanças municipais é desesperador e foi ampliado em razão da seca, inundações, destruição de lavouras, reajustes nas tarifas de

energia e apagões. Enfim, das mesmas dificuldades que afetam a maioria dos cidadãos. Além das questões climáticas, o acúmulo de atribuições e o atraso nos repasses federais refletem diretamente nos cofres municipais. Com isso, os gestores ficam impossibilitados de realizar diversas ações em benefício do seu município. E a situação só tende a piorar se

nada for feito. Sobre a campanha o Prefeito disse: “Aderimos à Campanha ‘Viva seu Município’, pelo segundo ano consecutivo, para, juntos, lutarmos pelo resgate da saúde financeira do nosso Município e dos demais entes locais brasileiros. Mais do que nunca, as Cidades brasileiras agonizam por socorro e a nossa esperança está na reformulação do Pacto Federativo”.

ITABERÁ

APIAÍ

Vem aí curso de viola caipira

Prefeitura adquire veículo zero quilômetro destinado aos alunos do CEMAE

A Prefeitura Municipal de Itaberá, através da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com HMC Escola de Música abre inscrição para o curso de viola caipira com o conceituado professor Alessandro Roberto e maestro Heliton Macedo Costa.

As aulas serão gratuitas com vagas reduzidas, buscando formar a Orquestra de Viola “Pedra Brilhante de Itaberá”. Inscrições abertas até o dia 22, para alunos de 13 a 40 anos, que serão divididos em três turmas de acordo com a faixa etária. Oportunidade única em

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAQUARIVAÍ GABINETE DO PREFEITO Rua Benedito Paulino Nogueira, 001 – CEP 18.425-000 – Taquarivaí/SP E-mail: pmtaquarivai@bol.com.br - CNPJ 60.123.049/0001-63 Portaria nº 002/2015 – “Exoneração a pedido DENILSON ROGÉRIO DE MACEDO.” Portar ia nº 004/2015 – “Exoneração a pedido PATRICIA DE SOUZA A LMEIDA .” Portaria nº 005/2015 – “Dispensa da função em designação SYNTIA TALBERG SCHIMIDT BINI – Supervisor de Ensino. Portaria nº 006/2015 – “Exoneração a pedido IVANILDA CAETANO DE SOUZA FONSECA.” Portaria nº 011/2015 – “Dispensa da função em designação MÔNICA APARECIDA CAMARGO DE OLIVEIRA – Vice-Diretora de Escola. Portar ia nº 012/2015 – “Exoneração a pedido DEBORAH APARECIDA DOS SA NTOS.” Portaria nº 017/2015 – “Exoneração a pedido LEANDRA APARECIDA MARTINI CABRAL.” Portaria nº 020/2015 – “Dispensa da função em designação ANDERSON DE PAULA SA NTOS – Assistente Técnico Pedagógico. Portaria nº 028/2015 – “Exoneração a pedido ANGELA SILVA DE FRANÇA.” Portaria nº 031/2015 – “Exoneração a pedido ROBSON ALTIERES DIAS BATISTA.” Portaria nº 035/2015 – “Exoneração a pedido ADRIANA CALODIANO LEITE.”

Itaberá, para aprender sobre a música raiz. Não é necessário ter conhecimento musical, mas haverá uma pré-seleção com professores e teste de percepção rítmica no dia 25. As aulas terão início no dia 08 de junho.

Preparado para o transporte de cadeirantes, a van adquirida pela Prefeitura de Apiaí e disponibilizada para o Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE), traz conforto e segurança para os cadeirantes que frequentam a entidade três vezes por semana. O novo veículo atenderá a unidade, vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Recebendo o veículo, a secretária municipal da Educação e Esportes, Rosângela Aliaga e a diretora do CEMAE, Teresinha de Jesus Oliveira comentaram que a aquisição oferece conforto para quem é transportado e facilita o trabalho do motorista. “Além da economia que teremos, pois, a partir de agora utilizaremos veículos próprios para transportar alunos paraas consultas mensais na AACD (Associação de Apoio à Criança Deficiente)”, afirmaram. Custando R$ 146, 5 mil, a

Portaria nº 038/2015 – “Exoneração a pedido PATRICIA APARECIDA DE MACEDO.” Portaria nº 040/2015 – “Dispensa da função em designação JAILSON APARECIDODE MELO – Vice Diretor de Escola. Portaria nº 045/2015 – “Exoneração a pedido MARCOS ROBERTO CHIQUELERO MA CHADO.” Portaria nº 047/2015 – “Exoneração a pedido LUIZ CARLOS DE MATOS.” Portaria nº 049/2015 – “Exoneração a pedido ELISEIA DOS SANTOS MENDES CUSTÓDIO.” Portaria nº 050/2015 – “Exoneração a pedido VANIA LUIZA ARRUDA CARNEIRO.” Portaria nº 051/2015 – “Exoneração a pedido ELIAS DE AGUIAR FOGAÇA JÚNIOR.” Port aria nº 056/2015 – “Ex oneração a pedido NARCISO DE CASTRO REICHERT.” Portaria nº 062/2015 – “Exoneração a pedido DALVANA APARECIDA LEITE FERREIRA SANTOS.” Portar ia nº 063/2015 – “Exoneração a pedido JÉSICA SABRINA OLIV EIRA FONSECA .” Por taria nº 065/2015 – “Exoneração a pedido FERNA NDO GOULART DA SILVA.” Lei nº 886/2015 – “Dispõe sobre os honorários advocatícios em que o Município for parte, e dá outras providências.” Decreto nº 038/2015 – “Decreta a suspensão das atividades no dia 14 de maio de 2015.” Decreto nº 039/2015 – “Dispõe sobre a 1ª Conferência Municipal de Saúde, e dá outras providências.”

Municipalidade completou o valor em R$ 26,5 mil. Foi adquirida num processo de licitação presencial. O veículo tem capacidade mínima para quatro cadeirantes, seis a sete passageiros e um motorista, direção hi-

dráulica, ar condicionado, ar quente, airbag e freios ABS. Completando com plataforma elevatória automática de uso simples e pelo operador, sistema de segurança, com fixação de rodas e cintos de segurança.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAQUARIVAÍ CONVOCAÇÃO Convocamos os Senhores (as) abaixo descrito para comparecer ao Setor de Recursos Humanos desta municipalidade, localizado à Rua Benedito Paulino Nogueira nº 01 – Centro, até o dia 21 de maio de 2015 das 08h00 às 17h00. - Alesandra de Matos Souza - Cargo: Professor Auxiliar de Educação Infantil - Concurso 002/2014 - Nelci dos Santos Oliveira – Cargo: Professor Substituto PEB II Geografia - Concurso 002/2014


20 de maio de 2015

www.jornalitanews.com.br

11 15

Vereador Polaco pede atenção do Governo em relação ao Bairro Lajeado em Apiaí O Bairro Lajeado, localizado na zona rural de Apiaí tem sofrido com a falta da rede de esgoto, a qual é de

responsabilidade do Governo do Estado. Na última semana, os alunos da Escola Osvaldina Souza em protesto a este problema foram de máscara assistir aula, já que o cheiro da fossa tem se tornado insuportável. O vereador Polaco Moura, sensibilizado com este problema pede maior atenção do Governo do Estado para que possa resolver o problema daquela parcela da população, como nos contou em entrevista, confira: IN – Qual o problema que os alunos da Escola

Osvaldina Souza têm enfrentado na cidade de Apiaí? Polaco – O problema principal é a falta de rede de esgoto no bairro todo. Isso é um problema que acontece na zona rural toda de Apiaí, não apenas no Bairro Lajeado. Na escola existe uma fossa, que foi mal feita, a mesma transborda e causa um odor horrível na unidade de ensino. IN – Qual foi a atitude tomada pelo vereador em relação a este problema? Polaco – Estamos cobrando o Governo do Estado e cobrando essa rede de esgoto, não apenas no Bairro Lajeado, mas sim em toda a zona rural de Apiaí. Hoje devemos ter cerca de 12 mil habitantes sem rede de esgoto, em pleno ano de 2015. Pedimos ao Governo do Estado para fazer essa rede. A previsão é só para o ano de 2025.

IN – Essa foi a sinalização que o Governo deu para a cidade de Apiaí? Polaco – Em princípio era 2017, mas devido à crise hídrica eles mudaram para 2025. O bairro não aguenta esperar, o Lajeado tem hoje cerca de 7 mil habitantes e está crescendo muito. Agora com o asfalto, que liga Apiaí até Ribeirão Branco a tendência desse bairro é crescer mais rapidamente ainda. IN – Os alunos foram de máscara até a escola para protestar. Quais medidas paliativas poderão ser feitas nesse caso para que se amenize essa situação? Polaco – Foi um protesto que eles fizeram, porque não tinham mais como assistir aulas com qualidade e nem os profissionais ministrá-las. Eles fecharam a escola e fizeram esse protesto. A única solução é fazer a

rede de esgoto no bairro. Para amenizar é melhorar a fossa, que

na verdade é um lugar que armazena o esgoto.

“Uma greve somente irá trazer problemas aos munícipes”, diz prefeito de Nova Campina

N

a segunda-feira (18), aproximadamente 100 servidores municipais compareceram à Câmara Municipal de Nova Campina, onde se reuniram para discutir sobre a revisão anual geral de seus salários. Segundo os servidores, o repasse não será cumprindo pelo prefeito Nilton Ferreira. Em sua última fala com os professores, o chefe do Executivo prometeu dar 3% de reajuste e mais R$ 30,00 no Cartão Alimentação, o que não foi aceito pela categoria. Na reunião ficou decidida uma possível greve na próxima segunda-feira (25), a qual está sendo organizada pelo Sindicato dos Funcionários Públicos de Itapeva e Região. Ficou decidida uma notificação ao prefeito, que terá o prazo de 72 horas para se manifestar. Na sexta-feira (22), os servidores se reunirão novamente, visando dar sequência ao movimento e chegar a um acordo. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o prefeito Nilton Ferreira falou sobre esta manifestação e disse que não há como atender as exigências dos servidores, confira: IN - Por que os servidores municipais querem fazer greve? Prefeito - A administração municipal se reuniu por três vezes seguidas com um grupo de professores da rede municipal. Participaram dessas reuniões eu, a diretora de Gabinete, Marli Oliveira, a diretora da Educação, Marisa Bernardo e o diretor de Finanças, Marcos Takabayachi. A reunião aconteceu com o intuito de se efetuar um acordo entre a administração e os servidores, representados pelos professores, em relação à revisão geral anual. Nessas reuniões os professores apresentaram suas propostas e o Executivo também apresentou uma proposta, levando em conta as orientações do diretor de Finanças do município, visto que a administração está adstrita aos ditames da lei. Como

os professores não aceitaram a proposta apresentada pelo Executivo, resolveram reunir os demais professores e servidores com o fim de exigir maior repasse. Certamente essa é a razão de estarem falando em fazer greve. IN - Eles estão com salário atrasado? Prefeito - Os salários e demais benefícios pagos pela administração municipal aos servidores estão em dia. Todos recebem seus salários sem qualquer atraso. Inclusive o vale alimentação e a cesta básica também estão em dia. Isso graças à cautela dos responsáveis pelas Finanças do município, que trabalham com eficiência e responsabilidade, não deixando a bomba estourar e atrasar salários e pagamento aos fornecedores. IN - O que acontece em relação ao aumento de salário e ao repasse inflacionário? Prefeito - A administração propôs a revisão salarial, tendo em conta a atual situação do município, dentro das possibilidades reais e legais. Não há nada além disso. IN - O que o senhor propôs até o momento para a categoria? Prefeito - A administração municipal propôs revisão geral de 3% e repasse de mais R$ 30,00 no vale alimentação de todos os servidores municipais. Em princípio poderia se afirmar que o montante é irrisório. No entanto, após estudo feito pelos setores responsáveis, é o valor possível para a administração, com o intuito de não comprometer a folha de pagamento e lá na frente não poder cumprir com o compromisso de continuar pagando em dia os servidores. Além dessa proposta, a administração também se comprometeu em mudar a data base para 01 de janeiro a partir do próximo ano e efetuar algumas adequações necessárias junto aos servidores, isso tudo para melhorar e valorizar os servidores municipais. IN - Como não foi aceito, qual

será o acordo entre o prefeito e os servidores? Prefeito - A proposta do Executivo já foi feita. Esperamos que haja sensatez de todos os servi-

Nova Campina não se nega a oferecer melhorias aos seus servidores, tanto é que, além do repasse salarial também está disposta a melhorar ainda mais o

organizar junto ao Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Itapeva e região. IN - O que ficou resolvido durante esta reunião?

dores para que possamos caminhar juntos nessa busca por melhorias. Importante levar em conta que os municípios de um modo geral estão sofrendo com a queda de arrecadação em todos os níveis, o que dificulta em muito a vida das cidades. No entanto, com sensatez e pé no chão é possível administrar sem prejudicar ninguém. É o que penso. IN - O município possui verba para este aumento de salário? Prefeito - Não é possível atender os servidores nos moldes em que os representantes dos professores solicitaram. Não há verba para isso. Além da folha de pagamento e demais benefícios que os servidores de Nova Campina já possuem, temos outras ações, também prioritárias, que necessitam ser atendidas. Não podemos comprometer as finanças com folha de pagamento e depois não cumprir com os compromissos de um modo geral. IN - O senhor não pode mais pagar gratificações. Como ficou esta situação? Prefeito - Em relação a esse assunto ainda não há nada definido. Está em trâmite perante a Justiça, mesmo porque a lei é inconstitucional e a administração, por sua assessoria jurídica, está regulamentando o assunto. IN - O que o senhor diria neste momento aos servidores? Prefeito - A Prefeitura de

vale alimentação. Hoje o vale é de R$ 150,00. Em outros municípios nem esse benefício existe e onde existe o valor é menor que em Nova Campina. Gostaria de melhorar ainda mais o salário dos servidores municipais. Gostaria de que o repasse fosse bem maior. No entanto, a administração municipal tem que obedecer às regras e normas que a Constituição Federal exige. O que foi oferecido é o que e possível de ser cumprido. Portanto, contamos com o bom senso e compreensão dos servidores, pois uma greve somente irá trazer problemas aos munícipes, o que não interessa a ninguém. O vereador Antônio Isael da Silva Junior, o Junior da Itaóca, também falou sobre estas exigências dos servidores municipais, que segundo ele são direitos dos mesmos, acompanhe: IN - Qual o motivo que levou os servidores a se reunirem? Junior - Os servidores públicos de Nova Campina decidiram se reunir para uma Assembleia pelo fato de maio ser o mês de referencia data base, porém o prefeito até a presente data não concedeu nem mesmo a correção da inflação de 8,17%, oferecendo apenas 3% e mais R$ 30,00 no cartão alimentação. Ocorre que os servidores não concordaram com a proposta do prefeito e assim decidiram se

Junior - Na reunião realizada pelos servidores e Sindicato ficou decidido pelos servidores notificar o prefeito em 24 horas a contar da Assembleia realizada, informando o mesmo de uma possível paralisação. E na manhã do dia 19, já foi notificado, tendo então 72 horas para se manifestar. Caso contrário os servidores irão novamente se reunir na próxima sexta-feira para decidir os procedimentos da paralisação. IN - Qual a situação dos servidores em Nova Campina? Junior - Ocorre que os servidores públicos de Nova Campina estão solicitando o reajuste salarial no mínimo a correção da inflação, pois no ano passado já não foi possível conceder este benefício e em acordo foi liberado um cartão alimentação aos servidores. Porém este ano, os funcionários solicitam do prefeito que o mesmo conceda o reajuste. IN - Como está sendo a interseção da Câmara quanto a este problema? Junior - A Câmara está tentando auxiliar a discussão entre os servidores e o Executivo, porém sem êxito até o momento, pois por diversas vezes tentamos agendar uma conversa com o prefeito e vereadores para tentarmos juntos atender ao pedido, porém até a presente data o prefeito não retornou nenhuma

solicitação por parte da Câmara. Então optamos em acompanhar a solicitação dos servidores, haja vista que sabemos que existem possibilidades de conceder a correção da inflação aos servidores municipais. IN - O que reivindicam os servidores? Junior - Reajuste salarial no mínimo da correção da inflação do período de maio de 2014 a abril de 2015 e também repasse da inflação no cartão alimentação. IN - Há recursos para isso? Junior - No entendimento dos vereadores sim, pois o prefeito estava pagando gratificações a funcionários comissionados de até 100%. Porém, os vereadores no início deste ano decidiram suprimir o artigo III da lei 881/2002, que permitia a gratificação a comissionados. O prefeito se negou a sancionar, cabendo ao presidente da Câmara sancionar no dia 20 de fevereiro. Ocorre que no dia 30 de março, o prefeito entrou com a ação direta de inconstitucionalidade da lei e com medida liminar, porém no último dia 15 de maio, o processo foi extinto sem resolução do mérito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Ou seja, o prefeito não poderá mais pagar as gratificações a comissionados , cujo valor ultrapassava R$ 30 mil por mês, 360 mil reais ano. Acreditamos que com este valor poderia ser investido nos servidores dando a correção da inflação. IN - O senhor acredita que a greve possa se consumar na segunda-feira? Junior - Eu acredito que sim, pois os servidores públicos de Nova Campina tentaram de todas as formas em negociação com o Executivo resolver esta questão. Porém, como os próprios servidores afirmam, esgotaram todas as possibilidades de acordo. Esperamos que neste prazo de 72 horas o prefeito apresente o projeto de pelo menos a correção da inflação e assim resolva esta questão não sendo necessário paralisar.


16

www.jornalitanews.com.br

20 de maio de 2015

RIBEIRÃO BRANCO

População comemora mais uma conquista para o Distrito de Itaboa Através de emenda parlamentar do Deputado Guilherme Mussi, várias ruas do município de Ribeirão Branco irão receber calçamento, que irá trazer melhor qualidade de vida para os moradores. Quero aqui registrar a atenção que o prefeito Sandro Sala e o deputado Guilherme Mussi estão tendo com nosso Distrito, assim como o município em geral e reafirmar o compromisso com a população de que estarei sempre em busca de bons resultados para trazer melhor qualidade de vida a todos. Esse é meu jeito de fazer a boa política, frisou o vereador Tuca Ribas. (Fonte: RB Notícias)

Sandro Sala acompanha execução de serviços em parceria com a Sabesp Parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Branco e a Sabesp leva prolongamento da rede de água ao Bairro Palmeirinha. O convênio entre a Prefeitura e a SABESP está sendo finalizado. A implantação do prolongamento da rede de água no Bairro Palmeirinha, cerca de 1080 metros de canos foram necessários para o serviço. As obras contemplaram cerca de 20 residências, que passavam dias sem água durante o período de seca, pois os moradores usavam água de mina. Os moradores da localidade acompanharam as obras com entusiasmo da conquista. “Em parceria com a SABESP estamos buscando alternativas para atender toda demanda que temos no município”, informou o prefeito Sandro Sala. (Fonte; RB Notícias)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.