
3 minute read
O conceito e a influência da Investigação e Inovação
Responsável (IIR) nas empresas
A inovação é muito mais do que invenção. Segundo Joseph Schumpeter, a inovação combina «conhecimentos, recursos, equipamentos novos ou existentes, e outros fatores» mas também tem uma função social crucial retratada como um propósito comercial. Peter Drucker defende que a inovação começa por criar riqueza através de novos produtos ou serviços e depois transforma as necessidades da sociedade em oportunidades de negócio que conduzem à rentabilidade. Mathias Schüz (2016) desafia esta noção de riqueza, defendendo que «a riqueza também deve ser criada oferecendo soluções para problemas que ameaçam todos os seres vivos e as gerações futuras. Portanto, a responsabilidade sustentável é indispensável quando se cria riqueza» (p.636).
Advertisement
Mas porque deveriam as empresas estar interessadas em utilizar a IRR?
A não adoção da IRR leva a que se percam oportunidades competitivas, bem como a impactos económicos, sociais e ambientais negativos.
A IRR também é benéfica para as empresas porque as inovações sociais e ambientais podem criar benefícios económicos e oportunidades de negócio.
Ao adotar a IRR, as empresas podem alcançar um melhor equilíbrio com a sociedade, o governo e o meio académico.
Através da implementação da IRR, as empresas ficam mais rentáveis, permitindo-lhes investir em ferramentas, equipamentos e processos empresariais - afetando diretamente a produtividade - mas também investir no envolvimento e educação dos empregados, o que tem um efeito positivo na produtividade.
A implementação de estratégias de IRR pode suscitar uma sensação de «trabalho com significado» entre os funcionários.
Ao fazer coincidir os seus valores éticos com os dos clientes, as empresas encontrarão clientes mais empenhados, que não necessitam de um marketing específico (o que reduz os custos) e recomendarão a empresa a outros.
Os investidores «verdes» consideram que os critérios sociais e de governação empresarial geram retornos financeiros competitivos a longo prazo e têm um impacto social positivo.
Neste sentido, as empresas têm três dimensões de responsabilidade: responsabilidade estética (dimensão ecológica), responsabilidade técnica (dimensão económica) e responsabilidade ética (dimensão social).
Preservação do todo Planeta
Agir de forma sensata para Ser / Natureza para Dimensão Ecológica: Responsabilidade estética
Copreservação
Pessoas
Dimensão Social: Responsabilidade Ética
Para se relacionarem bem
Para os Stakeholders
Dimensão Económica: Responsabilidade Técnica
Para os Stakeholders
Para otimizar o lucro Autopreservação Prosperidade
Três dimensões da responsabilidade
Fonte: https://www.researchgate.net/publication/307477409_Sustainably_Responsible _Leadership_and_Innovation
Para que as empresas prosperem verdadeiramente nas três dimensões, os stakeholders externos devem estar envolvidos nas inovações das empresas. É habitual que as empresas organizem projetos participativos para antecipar o valor de mercado dos seus produtos. Sob a égide do utilizador principal, inovação aberta, e inovação do utilizador, os clientes (ou potenciais clientes) são convidados a participar na avaliação de produtos específicos, praticamente finais, com o foco comercial em mente.
A Hélice Quádrupla
De seguida, propomos muito além disso - envolver a Hélice Quádrupla. O Modelo de inovação Hélice Quádrupla reconhece quatro atores principais no sistema de inovação: ciência (investigação académica), política (governo), indústria (empresas), e sociedade civil (Schutz et al., 2019).
O Modelo de Hélice Quádrupla destaca a importância da participação da sociedade na investigação e inovação. Para as empresas, os modelos de colaboração Hélice Quádrupla têm prometido aumentar a eficiência e a responsabilidade.
Os principais aspetos chave para a implementação de uma abordagem IRR são:
Ser inclusivo, envolvendo um leque diversificado de stakeholders no processo. Os stakeholders devem ser identificados de forma estruturada e exaustiva. O guia de cocriação ACCOMPLISSH fornece diretrizes básicas para a criação e condução de parcerias de cocriação num cenário de hélice quádrupla.
Os princípios da IRR devem ser partilhados por todos os trabalhadores. No entanto, é da responsabilidade dos CEO, quadros superiores e gestores de projeto organizar internamente a IRR ao desenvolver a investigação de produtos ou serviços. Explore a ferramenta Código de Ética e Conduta Profissional da ACM sobre este tópico.
Aconselha-se a integração da IRR ao longo de toda a cadeia de valor, complementada com uma estratégia de avaliação do impacto dos riscos éticos e sociais. A empresa assume a responsabilidade pelo seu compromisso e pela criação de uma cultura ética entre os funcionários.
No que respeita à eficiência, os modelos de colaboração Hélice Quádrupla prometem proporcionar uma capacidade extra de resolução de problemas, particularmente quando se trata de enfrentar problemas sociais complexos (Head & Alford, 2015). Quando é necessária uma mudança sistemática para enfrentar estes problemas complexos e as organizações individuais não conseguem cumprir por si só, são estas colaborações quádruplas que podem resolver a situação. Ao integrar a perícia e o comportamento orientado para o valor das quatro hélices, espera-se que as colaborações quádruplas de hélices não só tenham mais sucesso onde os sectores individuais por si só falhariam, mas também que criem um ambiente de inovação mais responsável (Riconfigure, 2021).
