
2 minute read
Evolução da Gestão
4.1. O caminho para uma Gestão Sustentável e Responsável
A Gestão Responsável Sustentável é geralmente conhecida como Gestão Responsável e as empresas onde a Gestão Responsável é aplicada são chamadas Empresas Responsáveis.
Advertisement
A Gestão «Tradicional» pode evoluir para uma Gestão Responsável se cada elemento de gestão, mencionado na secção anterior, for transformado em «responsável». Esta «responsabilidade» é definida com base nos três domínios da Gestão Responsável: Sustentabilidade, Responsabilidade e Ética [2].
Por conseguinte, o próximo passo para uma gestão responsável é reconfigurar e integrar a sustentabilidade, responsabilidade e ética nos recursos, nos objetivos, na eficiência, na eficácia e no desempenho. Todos os elementos devem criar valor para os stakeholders nos três domínios, e, ao mesmo tempo, alcançar a excelência moral.
A Gestão Responsável deve abranger os três principais domínios, sustentabilidade, responsabilidade e ética, em todas as práticas de gestão. Cada um dos três domínios proporciona uma perspetiva única, mas os domínios também se sobrepõem e complementam mutuamente nos seus efeitos sobre a gestão [2]. As orientações gerais fornecidas por estas questões estão resumidas na Figura 2.
Ética Sustentabilidade Responsabilidade
Tipo Descrição exemplar
Responsável 1
Responsável avançado 2
Responsável avançado 3
Prime: sustentável, responsável, ético
Responsável e ético: ex: seguindo o princípio da maior felicidade refletido na ética utilitarista e no valor dos stakeholders
Responsável e sustentável: ex: a responsabilidade dos stakeholders como meio para alcançar o objetivo da sustentabilidade como indicado pelo ISSO 26000.
Responsável avançado 4 Ético e sustentável: ex: seguindo uma abordagem ética ambiental rigorosa que torna a sustentabilidade um valor dominante dos stakelholders e parte de uma otimização mais ampla do valor dos stakeholders
Responsável emergente 5 Ética: moralmente excelente.
Responsável emergente 6
Responsabilidade: valor ótimo dos stakeholders.

Responsável emergente 7 Sustentabilidade: resultado triplo ótimo.
Irresponsável 8
Irresponsável: não-sustentável, irresponsável, não-ético.
4.2. Sustentabilidade
A sustentabilidade é a atividade de gestão que deve conduzir a um triplo resultado sólido e positivo que protege, cria, e sustenta o valor social, ambiental e económico do negócio. A prática de gestão deve abranger a otimização do Resultado Triplo. [2]
Numa definição mais simples, Sustentabilidade significa satisfazer as nossas próprias necessidades sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as suas próprias necessidades, em recursos naturais, sociais e económicos. A sustentabilidade não é apenas ambientalismo. [5]
O Resultado Triplo [5] é um método utilizado pelas organizações para avaliar os seus lucros através das suas soluções de sustentabilidade empresarial. O método do Resultado Triplo pede às empresas que vejam para além do resultado tradicional das empresas, e observem os lucros que obtêm social, ambiental, e economicamente.
4.3. Responsabilidade
A responsabilidade é a atividade de gestão que conduz à otimização do valor global dos stakeholders, em vez da ênfase limitada na maximização do valor acionista. Todas as práticas de gestão devem abranger a otimização do valor dos stakeholders [2]. Esta abordagem argumenta que uma organização (e os gestores a todos os níveis) é responsável pela criação de valor para os stakeholders (empregados, fornecedores, clientes, sociedade, ambiente, etc.) e não apenas para os acionistas.
No contexto da gestão responsável, a palavra empregado deve ser substituída pelo termo mais amplo «stakeholder», a fim de procurar um equilíbrio entre a orientação dos stakeholders e o pensamento orientado para o desempenho. A relação com a gestão responsável é menos competitiva do que na gestão tradicional, uma vez que o desempenho é redefinido do ponto de vista dos stakeholders em geral e não apenas dos acionistas.
4.4. Ética
A ética é definida como as decisões da gestão que devem ser moralmente desejáveis tanto no processo como no resultado. As práticas de gestão devem abranger a tomada de decisões éticas e criar excelência moral [2]. No mundo atual fortemente conectado, as organizações devem operar com transparência e ter em consideração os interesses de todas os stakeholders. A gestão deve compreender que a ética e a integridade são cruciais, pois podem mudar a mentalidade organizacional dos ganhos a curto prazo para a sustentabilidade a longo prazo.
Gestão Responsável e Sustentável Sustentabilidade

Ética
Responsabilidade