1 minute read

Gestão responsável e sustentável – Visão geral

Atualmente, os consumidores exigem que as empresas com que lidam tenham a responsabilidade de tornar o mundo um lugar melhor para viver, trabalhar e desfrutar. Por conseguinte, a responsabilidade social das empresas é mais importante agora do que em qualquer outro momento da história da humanidade. A nova geração de consumidores está pronta a lutar por aquilo em que acredita, tais como questões ambientais, práticas laborais éticas, e muito mais. Verifica-se uma grande exigência em matéria de responsabilidade social das empresas a vários níveis.

Esta é a razão pela qual os gestores se confrontam cada vez mais com questões de sustentabilidade e responsabilidade. Além disso, outro desafio significativo que se combina com uma gestão sustentável e responsável é a ética. A Gestão Sustentável e Responsável é uma abordagem de gestão integradora baseada em três domínios: sustentabilidade, responsabilidade e ética.

Advertisement

Por outro lado, Peter Drucker no seu livro The Essential Ducker diz que «A responsabilidade pelos impactos sociais é uma responsabilidade de gestãonão porque seja uma responsabilidade social, mas porque é uma responsabilidade empresarial» [3].

Reformulando a citação acima, podemos dizer que a própria gestão responsável é um pleonasmo, uma definição «nova» desnecessária que não oferece qualquer inovação ao significado global da gestão. A responsabilidade pelo impacto social da atividade de um gestor é a componente essencial natural da boa gestão e não precisa de ser especificamente declarada. Um gestor deve tentar alcançar um impacto social positivo como uma das suas tarefas essenciais para as suas organizações, para detetar as necessidades sociais de forma ativa e transformá-las em oportunidades de negócio.

This article is from: