Caricaturas e tipos cômicos no teatro

Page 15

Desenho de teatro: um croqui do percurso Os professores José Marconi Bezerra de Souza (de desenho) e Ismael Scheffler (de teatro), do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial, da UTFPR, campus Curitiba, têm promovido, há vários anos, projetos de produção artística envolvendo artes visuais, design, artes cênicas, literatura e patrimônio. Desde 2013, José Marconi é cofundador e participa da coordenação do coletivo Croquis Urbanos, que semanalmente se reúne (em razão da pandemia os encontros estão suspensos) para desenhar a cidade de Curitiba, estabelecendo um local diferente da cidade ou um edifício em particular como tema. O coletivo tem finalidade de socialização, valorização do patrimônio público, da cidadania, de utilização do ambiente público urbano e desenvolvimento de aprendizado horizontalizado, uma vez que uma pessoa aprende com a outra ao partilhar suas técnicas e seus pontos de vista (pois não consiste em uma prática de ensino tradicional, mas sim de partilha). Do coletivo participam profissionais e estudantes, amadores e especialistas, pessoas das mais diferentes faixas etárias. Em 2015, atendendo a um convite do SESC Paço da Liberdade, um novo grupo foi criado como projeto de extensão

chamado de Desenhadores1 de Rua, o qual desenhou o edifício Paço da Liberdade, prédio histórico construído em 1916, localizado no centro da cidade de Curitiba, tombado pelo patrimônio municipal, estadual e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Os desenhos realizados pelos participantes, tanto do interior quanto do exterior do prédio, foram levados à exposição Múltiplos Instantes – Croquis do Paço da Liberdade e integraram o livro comemorativo do centenário do Paço: Impressões – Diários Gráficos do Paço da Liberdade, organizado por Celise Helena Niero e José Marconi Bezerra de Souza (SESCPR, 2016). Esta atividade fez parte de uma ação de extensão da UTFPR coordenada por Souza (Niero; Souza, 2016). Outra iniciativa de extensão da UTFPR que seguiu este fluxo foi o projeto de extensão Desenhadores de Rua nos Palcos Urbanos, posteriormente abreviado como Desenhadores de Palco, 1O termo “desenhadores” visa dar um caráter mais informal ao ato de desenhar, reconhecendo que qualquer um, tendo técnicas apuradas ou não, pode desenhar junto. O termo “desenhista” se refere a uma atividade profissional especializada, o que poderia sugerir a necessidade de apuro técnico para fazer parte do coletivo.

13


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Caricaturas e tipos cômicos no teatro by ismaelssss - Issuu