
3 minute read
Apresentação
A produção artística apresentada neste livro é de desenhos realizados por estudantes de design interessados na expressividade do ser humano e no desenho de personagens. E, embora se possa situar este livro nos campos das artes visuais por propor a realização de desenhos, corresponde a um projeto interdisciplinar envolvendo a linguagem teatral, a fotográfica e a preservação de patrimônio cultural. No seu centro, está o acervo documental do TUT — Teatro da UTFPR–Curitiba, um projeto institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná criado em 1972, e que segue em atividade até os dias de hoje.
Em 2022 o TUT comemora seu cinquentenário, sendo um dos projetos mais antigos da UTFPR. Dos 113 anos que a UTFPR completa, por 50 anos o TUT fez parte de sua história, sendo um dos projetos de teatro amador estudantil mais duradouros do Brasil.
Advertisement
Para o desenvolvimento do projeto deste livro, foram selecionadas nove ações teatrais, a maioria espetáculos, dirigidos pelo professor Ismael Scheffler entre os anos de 2005 e 2010, em sua primeira fase à frente do TUT. Desde que assumiu a direção do grupo, em 2005, Scheffler realizou diversos espetáculos e apresentações nos quais explorou com seus alunos-atores a interpretação de tipos cômicos, perpassando pela farsa, pela sátira, pela palhaçaria e mimo, experimentando cores e expressividade em diversas personagens. No presente trabalho, retomam-se os registros fotográficos e fílmicos, bem como textos teatrais, como matérias-primas a serem desvendadas e conhecidas por novas pessoas, primeiramente pelos desenhadores que se debruçam sobre elas e realizam desenhos disponibilizados a todas as pessoas que se aproximam deste livro.
O projeto foi idealizado por Ismael Scheffler e desenvolvido em parceria com o professor José Marconi Bezerra de Souza, artista e designer aficionado pela ilustração e representação gráfica do corpo humano expressivo. Diversas parcerias entre estes dois artistas-professores-pesquisadores já foram feitas. Este livro, portanto, é resultado de um processo de colaborações que se reinventam ao longo dos anos.
Os alunos que integram o volume com seus desenhos são estudantes do Bacharelado em Design e do curso de Tecnologia em Design Gráfico, do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial, do qual Scheffler e Souza também
fazem parte. São oito estudantes em diferentes momentos da vida acadêmica, alguns ainda no primeiro ano e outros em anos mais adiantados. Os desenhos foram realizados em um período de três meses, em maio, junho e julho de 2021, como um projeto de extensão, com reuniões quase todas as semanas em um processo formativo, de experimentações e partilhamentos. Tudo realizado no mundo virtual durante a nefasta pandemia que exige o distanciamento social. Com a obtenção de cinco bolsas de Incentivo à Produção ArtísticaCultural (BIPAC), do Edital 01/2021–PROREC (Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias), e com uma bolsa de extensão do Edital 02/2020–PROREC, contando ainda com duas alunas voluntárias, foi formado um time eclético com variadas experiências, habilidades, estilos e técnicas: Alan Rodrigues Rêgo, André Vieira, Danka Farias de Oliveira, João Pedro Neto, Letícia Máximo, Maiara Miotti Cunha, Priscila Celeste Chiang e Vinícius Calegari Marocolo.
Um desafio proposto foi de cada desenhista buscar um estilo pessoal, ao mesmo tempo em que pretendíamos uma diversificação de estilos no conjunto. Assim, o livro compõe um panorama de variadas possibilidades do desenho de personagens no campo amplo das caricaturas.
Muitas discussões provocativas foram empreendidas nesta aventura de desenhar “caricaturas de personagens caricatos”, considerando tanto a aparência mais externa das personagens teatrais destes espetáculos (figurinos, maquiagens, adereços e penteados), quanto a própria anatomia dos atores e atrizes que, entre 2005 e 2010, deram vida às personagens. Neste livro, portanto, temos uma produção artística (desenhos) realizada sobre outras criações artísticas (espetáculos de teatro) que, em alguns casos, foram produzidas a partir de outras obras (textos literários, como de Federico García Lorca, Alfred Jarry, William Shakespeare e Marilda Castanho).
A obra é composta por nove seções, uma para cada produção cênica, e está organizada cronologicamente. Em cada uma, Scheffler elaborou um texto contextualizando o espetáculo e seu processo de criação, perfazendo assim uma retrospectiva histórica e artística do TUT, sendo seguido pelos desenhos das personagens, apresentando, por fim, um memorial escrito por cada desenhista sobre sua experiência e escolhas estéticas, além de fotografias que serviram de referência.
Os leitores observarão que alguns atores e algumas atrizes, em determinadas produções, desempenharam mais de uma personagem e que alguns participaram de mais espetáculos. Assim, foi elaborado um índice onomástico para o deleite de quem quiser realizar uma observação cruzada, vendo como uma mesma pessoa pode se transformar em diferentes personagens e/ou ser desenhada com diferentes sensibilidades e estilos.