Rita Lee: Estrela Ímpar

Page 1

Rita é considerada uma das mulheres mais influentes do Brasil, sendo referência para aqueles que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 1970.

Antunes sobre a grande Rita Lee algumas palavras

Arnaldo

Cantora, compositora, multiinstrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira. É conhecida como a "Rainha do rock brasileiro", tendo alcançado a marca de 55 milhões de discos vendidos, sendo a quarta artista mais bem-sucedida neste sentido no Brasil. Construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como a psicodelia durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new wave, a MPB, bossa nova e eletrônica, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.

Participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade. Suas canções, em geral regadas com uma ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina, tornaram-se onipresentes nas paradas de sucesso. O álbum Fruto Proibido (1975), lançado com a banda Tutti Frutti, é comumente visto como um marco fundamental na história do rock brasileiro, considerado por alguns como sua obra-prima.

Rita era vegana e defensora dos direitos dos animais. Com uma carreira que alcançou os 60 anos, a artista passou da inovação e do gueto musical dos anos 1960 e 1970 para as baladas românticas de muito sucesso nos anos 1980 e uma revolução musical, tendo apresentado-se com inúmeros artistas que variam de Elis Regina e João Gilberto à banda Titãs. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a lista dos cem maiores artistas da música brasileira, onde Rita ocupa o 15° lugar.

Precisa dizer mais?

1 2 sumário 08 12 disco solo e casamento os mutantes infância e adolescência anos iniciais
3 4 16 26 momentos um até logo 1975 - 98 século xxi

ANOS INICIAIS

e adolescência
infância

CRONOLOGIA DE UMA ESTRELA 09

Nascida na véspera de Ano-Novo, em uma família de classe média paulistana, Rita é a filha mais nova do dentista Charles Fenley Jones (1904-1983), paulista descendente de imigrantes norte-americanos confederados do Alabama e do Tennessee estabelecidos em Santa Bárbara d'Oeste, e de Romilda Padula (1904–1986), também paulista, filha de imigrantes italianos da região do Molise, no sul da Itália. Seus pais tinham outras duas filhas: Mary Lee Jones e Virgínia Lee Jones. "Lee" é um nome composto com que o pai quis registrar todas as filhas, em homenagem ao general Robert E. Lee, do exército confederado norte-americano.

Rita nasceu e cresceu no bairro da Vila Mariana, onde viveu até o nascimento de seu primeiro filho. Em entrevistas, revelou que esse bairro lhe é especial, já que lá tem uma grande parte de todas as melhores lembranças de sua vida . A artista foi educada no colégio franco-brasileiro Liceu Pasteur; é poliglota, e fala fluentemente português — sua língua materna — inglês, francês, castelhano e italiano. Chegou a ingressar no curso de Comunicação Social na Universidade de São Paulo, em 1968, na mesma turma da atriz Regina Duarte. Assim como Regina, Rita abandonou o curso no ano seguinte.

“Se, por acaso, morrer do coração...

10

...é sinal que amei demais”

Na adolescência passou a se interessar por música, começando a compor suas primeiras canções. Junto de alguns amigos, começou a se apresentar em clubes da região como componente do Tulio's Trio. Em 1963, formou um conjunto musical com mais duas garotas, as Teenage Singers, que faziam pequenos shows em festas colegiais. No ano seguinte, elas conheceram o trio masculino Wooden Faces. Nesse mesmo ano, faz sua primeira gravação, fazendo vocais para um álbum de Prini Lorez. Teenage Singers e Wooden Faces juntaram-se, formando o Six Sided Rockers, banda que depois se chamará Os Seis, que chega a gravar um disco compacto com duas músicas. Com a saída de três componentes, sobram Rita, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, que passam a se chamar Os Bruxos. Por sugestão de Ronnie Von, o grupo passou a chamar-se Os Mutantes.

11

disco solo e casamento os mutantes

Os Mutantes, cantando, tocando flauta e percussão, além de performances bissextas no sintetizador, no banjo e manipulando bizarrices como um gravador portátil (como na música "Caminhante Noturno") e uma bomba de dedetização (em "Le Premier Bonheur du Jour") e sendo letrista. Em 1967, a banda acompanhou Gilberto Gil no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record na apresentação da canção "Domingo no Parque". da TV Record na apresentação da

13

Entre 1968 e 1972, Rita foi casada com o companheiro de banda Arnaldo. O divórcio seria assinado somente em 1977. Acompanhada dos componentes dos Mutantes, Rita gravou dois discos solo. O primeiro foi Build Up (1970) — contendo algumas parcerias com Arnaldo — que originalmente era o repertório de um show que foi feito exclusivamente para uma edição da Fenit (feira de moda de São Paulo). Desse disco saiu seu primeiro single solo, "José" (uma versão de Nara Leão para o hino francês "Joseph").

O segundo disco, Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (1972), foi lançado com o seu nome pois a banda já havia lançado um álbum naquele ano e a gravadora não os permitiu, por contrato, que gravassem outro. Com isso, Os Mutantes gravaram e só Rita o assinou. Em decorrência do fim de seu casamento e incompatibilidades artísticas com os rumos que a banda estava tomando, Rita foi expulsa dos Mutantes pelo próprio Arnaldo.

14

momentos 1975 - 98 Em 1975, é lançado Fruto Proibido

pela Som Livre. O disco, que contém os sucessos

“Agora Só Falta Você”, "Esse Tal de Roque Enrow" e "Ovelha Negra", tornou-se um clássico do rock brasileiro, vendendo mais de 200 mil cópias na época, e dando a Rita o título de "Rainha do rock brasileiro".

O terceiro disco, Entradas e Bandeiras, é lançado em 1976, com os singles "Coisas da Vida", "Corista de Rock" e "Com a Boca No Mundo". O disco também contava com a faixa "Bruxa Amarela", que foi composta por Raul Seixas e Paulo Coelho. Devido a uma crise de estresse , Rita fica afastada do processo de mixagem deste disco, fato que ocasiona num som mais pesado com a nítida predominância da guitarra de Carlini. No mesmo ano, conhece o músico carioca Roberto de Carvalho e inicia uma parceria musical e amorosa de sucesso, que segue até aos dias atuais.

16
17

Com o namorado definitivamente incorporado à banda, Rita, mesmo grávida, sai em turnê com Gilberto Gil. O show, denominado Refestança, foi registrado em disco, mas, segundo a própria cantora, resgatou apenas 30% da atmosfera do show. Beto Lee, primeiro filho da artista, nasce em 1977, seguido por João em 1979, e Antônio em 1981.

18

Em 1978, a banda lança o disco Babilônia, que produziu os singles bem-sucedidos "Jardins da Babilônia", "Agora é Moda" e "Eu e Meu Gato". Outro destaque do disco foi a futurista "Miss Brasil 2000". Apesar de já conter influências da música disco e do pop, fruto da participação de Roberto de Carvalho, Babilônia tem sido considerado por muitos como o último disco verdadeiramente de rock de Rita.

Em 1977, Rita já havia manifestado desgosto pelos radicais do rock e da MPB, dizendo que não se considerava uma roqueira radical. A partir de 1979, Rita e Roberto começam a fazer discos e shows juntos — num formato "dupla dinâmica" — e inauguram uma fase superpop, de enorme empatia popular. Acontecem então espetáculos e diversos especiais para a TV Globo.

O primeiro trabalho em disco da dupla foi o álbum Rita Lee, de 1979, com os sucessos "Mania de Você", "Chega Mais" e "Doce Vampiro".

O disco seguinte, Rita Lee, de 1980, é mais conhecido pelo seu hit

Lança Perfume

Do repertório, também fazem parte canções como "Baila Comigo", "Nem Luxo, Nem Lixo", "Ôrra Meu", "Shangrilá" e "Bem-Me-Quer". O então príncipe Charles da Inglaterra passa-se por excêntrico ao dizer que sua cantora favorita seria Rita Lee. Em 1981, gravam o álbum Saúde, com a faixa-título, "Atlântida", "Banho de Espuma", e "Mutante". Em 1982, lançou Rita Lee e Roberto de Carvalho, com "Flagra", "Só de Você", "Vote em Mim", "Barata Tonta" e "Cor de Rosa Choque". Bombom (1983) teve os hits "Desculpe o Auê" e "On the Rocks" e ainda como temas de novela "Raio X" e "Bobos da Corte". Rita e Roberto (1985) trouxe "Vírus do Amor", "Yê Yê Yê", "Noviças do Vício" e "Vítima". Neste mesmo ano, apresenta-se na primeira edição do Rock in Rio, apresentação que marca sua volta aos palcos após dois anos. Ainda em 1985, Rita participa como uma das juradas do Festival dos Festivais, em que foi júri ao lado de personalidades como Marcelo Tas e Malu Mader.

23

Flerte Fatal chega em 1987 com "Bwana", "Xuxuzinho", "Brazix Muamba" e "Pega Rapaz". O álbum precedeu uma turnê onde Rita se despediu de shows em grandes ginásios, percorreu todo o país, finalizando com shows na Europa e Estados Unidos em 1988. Zona Zen veio em 1988 com "Livre Outra Vez", "Independência e Vida", "Zona Zen" e "Nunca Fui Santa". Rita ainda passa por intervenções cirúrgicas na época: uma devido a calos nas cordas vocais e outra na face, devido a um acidente de carro.

Em 1990, lança o álbum Rita Lee e Roberto de Carvalho, que teve entre suas faixas a música "Perto do Fogo" (composição de Rita e Cazuza) e também "La Miranda" — uma ode à Carmen Miranda, que foi tema de abertura da telenovela Lua Cheia de Amor — e "Esfinge".

Em 1991, Rita separou-se profissionalmente de Roberto, iniciando a bem-sucedida turnê voz e violão Bossa ‘n’ Roll .

Em 1998, lança seu Acústico MTV, com a participação de Cássia Eller em “Luz del Fuego”, Paula Toller na canção “Desculpe o Auê”, Titãs em “Papai, Me Empresta o Carro” e Milton Nascimento em “Mania de Você”.

24
25

século xxi Em 2000, lança o álbum 3001,

que teve faixas escritas com Tom Zé e Itamar As -

sumpção, além dos sucessos "Erva Venenosa", "Pagu", "O Amor em Pedaços" e sua faixa-título (uma continuação da canção "2001", dos Mutantes).

A turnê internacional que durou de 2000 a 2001 ganhou um especial de fim de ano na Rede Bandeirantes, contando com as participações de Caetano Veloso, Zélia Duncan, Paula Toller e Pato Fu.

Logo após, Rita grava um CD com releituras de clássicos dos Beatles. O álbum é lançado como Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar — no exterior, Bossa'n Beatles — misturando bossa nova, rock e inspirações no forró.

Entre 2001 e 2002, inicia a turnê internacional Yê Yê Yê de Bamba, percorrendo Brasil, Estados Unidos e alguns países da América Latina, como a capital argentina Buenos Aires, onde fez apresentações como na casa de shows Luna Park, no que foi considerada a consagração de sua carreira na Argentina.

26

“Mostrar a bunda é normal. Envelhecer é que é tabu”

Em abril de 2013, concede uma rara e franca entrevista a revista Marie Claire , em que diz que o grande tabu da mulher atual é o envelhecimento . "Para envelhecer com dignidade, a mulher tem de ter desapego. É muito complexo!". Em março de 2014, decide deixar de pintar os icônicos cabelos vermelhos e assumir os fios grisalhos. "Quero ficar anônima", disse ela.

Em 2015, chegou as lojas uma caixa com 20 álbuns de sua discografia e um CD com raridades.

31

Em 2021 , foi lançada "Change", canção com parceria de Roberto de Carvalho e Gui Boratto, sua primeira música inédita em oito anos. A faixa integrou a trilha sonora da telenovela Um Lugar ao Sol.

Em 2023, a artista anunciou o lançamento do livro Rita Lee : outra autobiografia, também pela Globo Livros. No livro, ela narra detalhes de seu tratamento contra um câncer de pulmão, diagnosticado em 2021. No dia 8 de maio desse mesmo ano, seu estado de saúde piorou novamente e Rita faleceu cercada de sua família, em seu apartamento em São Paulo.

“Lost in your mind you may find the meaning of life”

pra que sofrer com despedida?

... se a história é de amor não acaba tão mal

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook

Articles inside

“Mostrar a bunda é normal. Envelhecer é que é tabu”

1min
pages 32-38

século xxi Em 2000, lança o álbum 3001,

1min
pages 30-31

Lança Perfume

1min
pages 27-29

momentos 1975 - 98 Em 1975, é lançado Fruto Proibido

1min
pages 20-27

disco solo e casamento os mutantes

1min
pages 16-19

...é sinal que amei demais”

1min
page 15

CRONOLOGIA DE UMA ESTRELA 09

1min
pages 13-14

Antunes sobre a grande Rita Lee algumas palavras

1min
pages 8-11

“Mostrar a bunda é normal. Envelhecer é que é tabu”

1min
pages 32-38

século xxi Em 2000, lança o álbum 3001,

1min
pages 30-31

Lança Perfume

1min
pages 27-29

momentos 1975 - 98 Em 1975, é lançado Fruto Proibido

1min
pages 20-27

disco solo e casamento os mutantes

1min
pages 16-19

...é sinal que amei demais”

1min
page 15

CRONOLOGIA DE UMA ESTRELA 09

1min
pages 13-14

Antunes sobre a grande Rita Lee algumas palavras

1min
pages 8-11

“Mostrar a bunda é normal. Envelhecer é que é tabu”

1min
pages 28-34

século xxi Em 2000, lança o álbum 3001,

1min
pages 26-27

Lança Perfume

1min
pages 23-25

momentos 1975 - 98 Em 1975, é lançado Fruto Proibido

1min
pages 16-23

disco solo e casamento os mutantes

1min
pages 12-15

...é sinal que amei demais”

1min
page 11

CRONOLOGIA DE UMA ESTRELA 09

1min
pages 9-10

Antunes sobre a grande Rita Lee algumas palavras

1min
pages 4-7

“Mostrar a bunda é normal. Envelhecer é que é tabu”

1min
pages 31-37

século xxi Em 2000, lança o álbum 3001,

1min
pages 29-30

Lança Perfume

1min
pages 26-28

momentos 1975 - 98 Em 1975, é lançado Fruto Proibido

1min
pages 19-26

disco solo e casamento os mutantes

1min
pages 15-18

...é sinal que amei demais”

1min
page 14

Antunes sobre a grande Rita Lee algumas palavras

1min
pages 7-10
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Rita Lee: Estrela Ímpar by Isabela Valle - Issuu