2 minute read

Figura 7 – Feira no Largo da Batata

No entanto, as ocupações começaram a causar alguns impasses em relação ao tráfego de veículos e as condições que os produtos eram vendidos, em 1960 foi previsto por meio de um Plano Urbanístico Básico, trazer a descrição das chamadas “feiras modernas’’, que tinha como finalidade instalar as feiras em áreas centrais, como pontos exclusivos e cobertos, de forma que liberassem o fluxo das vias públicas. Como uma tentativa de melhorar a organização destes equipamentos, foram criados dois projetos de lei na década de 1990 (VERNILLEDA, 2017). Sendo assim, o primeiro propôs a criação de estacionamentos para os consumidores em quarteirões próximos aos locais das feiras e o segundo previa locais estáveis para a ocupação. Portanto, ocorreram correções em relação ao funcionamento das feiras livres, mas não sofreram alterações relevantes mantendo, dessa forma, o interesse. A partir disso, foi considerado sua importância na cidade no que diz respeito ao abastecimento, mantidos desde o início do século XX. Embora as funções das feiras fossem significativas para a região, elas não se sustentavam por ser um equipamento atemporal e resultar um baixo impacto no seu entorno, porque na maioria das vezes se instalam próximos a locais de fraco abastecimento, as chamadas regiões periféricas. Dessa forma, podemos considerar as feiras como prestadoras de serviço no abastecimento da cidade, geradora de emprego e renda para os feirantes. FIG. 7 – Feira no Largo da Batata

FONTE: https://spcity.com.br/nome-largo-da-batata/

Advertisement

Contribuindo, assim, na compreensão e usabilidade dos Mercados, que tem como objetivo unir relações sociais, culturais e econômicas em um mesmo ambiente, impulsionando a urbanidade nas cidades. Sendo assim, foi utilizado como objeto de estudo o Mercado Municipal de Pinheiros.

2.5 RESTAURANTE POPULAR

Os Restaurantes Populares tiveram origem na Revolução Francesa, segundo Silva Filho (1947), após a queda da aristocracia quando, naquela época, instalaram-se “usinas-cozinhas” para servir refeições aos trabalhadores. Assim, com o incentivo do governo começa a surgir cantinas e restaurantes, afim de dispor pelo menos uma refeição por dia a todos.

Atualmente, a grande expansão do mercado alimentício vem sendo reivindicado por seus direitos na melhoria dos padrões de serviço, pois apesar de fornecer refeições a preços acessíveis, fizeram com que os restaurantes populares tornassem um lugar de qualidade alimentícia, com produtos frescos e espaços mais convidativo.

O principal objetivo de implantar um restaurante popular no programa de necessidades do complexo misto é contribuir com atividades de interesse social na área, incentivar o hábito de consumo saudável, promover acesso igualitário, além de auxiliar nos custos na manutenção da habitação de interesse social,,.

CAPÍTULO 03

PROJETOS DE REFERENCIAS

3 Mercado Municipal de Pinheiros 3.1 Moradia estudantil da Unifesp – Osasco 3.2 Requalificação do Mercado Publico de Lajes

Os projetos de referencias escolhidos serviram como base para o desenvolvimento do projeto final.

This article is from: