
2 minute read
Mapa 14 – Diretrizes
5.9.1 MAPA DE DIRETRIZES
CRIAÇÃO DE EIXO DE LIGAÇÃO
Advertisement
CRIAÇÃO DE CORREDORES VERDES
REUQALIFICAR ESPAÇOS DE USO PÚBLICO
REDESENHO DA MALHA URBANA
ÁREAS DE INFRAESTRUTURAÇÃO SOCIAL
PRESERVAÇÃO DE VILAS COMO PATRIMÔNIO
CONTEÇÃO DAS ÁREAS DE ALAGAMENTO
Por meio dos mapas de levantamento e confrontamento obtidos, conseguimos compreender as problemáticas da área e desenvolver diretrizes, que possam contribuir para o espaço (Mapa 14).
01. ADENSAMENTO POPULACIONAL
para atender ao aumento populacional, são escolhidos tipologias de edificações para a implantação de edifícios verticalizados em áreas passíveis de adensamento populacional, em áreas que proporcionam verticalização adequada respeitando as diretrizes do plano diretor, além de priorizar o pedestre e incentivar a fruição pública.
02. PRAÇA LARGO DA BATATA
Para a praça do Largo da Batata, foi proposto o redesenho dos caminhos de ligação aos eixos de pedestres da Av. Faria lima, para melhorar a travessia do pedestre. Requalificar o largo da batata, trazendo áreas de permanência, espaços destinados a feiras livres e um edifício com serviços para atender aos moradores e trabalhadores do entorno. Juntamente com o terminal já existente, é proposta uma baia de acesso para o ponto de ônibus, que servirá como ponto de ônibus.
03. RUA PAIS LEME
A Rua Pais Leme é um dos principais eixos que corta projeto de intervenção no largo da batata e para isso é proposto um eixo verde que conecta os principais pontos de interesse próximos ao largo da batata, além da requalificação e redimensionamento das calçadas em relação ao eixo carroçável e conta também projeto de escoamento das águas que causam transtorno a população em períodos de chuva.
04. VILAS
É proposta a preservação das vilas (devido ao seu valor paisagístico e urbano) e qualificação de seu entorno, além de retificar e seguir as diretrizes do plano diretor com relação ao gabarito das edificações que estejam próximas a estas áreas.
05. PASSARELA RIO PINHEIROS
A passarela tem a função de transpor e conectar as duas áreas cortadas pelo rio pinheiros, para a travessia de pedestres e ciclistas, conectando as margens do Rio Pinheiros e proporcionando segurançapara pedestres e ciclistas.
06. SUBPREFEITURA
A região da subprefeitura conta com a maior parte de áreas verdes próximos ao largo da batata, e para que a população tenha acesso a mais uma área com grande cobertura vegetal é proposta a abertura de passagenspara pedestres para essas áreas de parque.
07. HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
Para a integração da população com baixa renda são propostas áreas para a implantação de unidades de habitação social.
CAPÍTULO 06
PROJETO URBANO
6 Adensamento populacional 6.1 Leis complementares 6.2 Largo da Batata 6.3 Rua Paes Leme
ADENSAMENTO ORDENADO EM PINHEIROS
O projeto urbano tem como objetivo analisar as potencialidades e problemáticas da região, por meio dos estudos realizados, destacando como premissa principal a baixa densidade da área, causada pelo especulação imobiliária, e outros pontos ,como: a falta de cobertura vegetal, principalmente no largo da batata e áreas passiveis de alagamentos. Portanto para cada problema urbano, conseguimos desenvolver um projeto e alcançar resultados satisfatórios em relação a densidade populacional, a fim de contribuir e qualificar a região de pinheiros.