
3 minute read
15 de junho - Dia Nacional da Agricultura Irrigada
from Irrigazine #82
O Dia Nacional da Agricultura Irrigada é celebrado no dia 15 de junho, foi proposto em 2021, pela PL2975/2021. A data foi escolhida estrategicamente por ser próxima ao Dia Mundial do Meio Ambiente e também por estar no início do período seco em grande parte das regiões do Brasil, quando a produção de alimentos depende totalmente da irrigação.
O objetivo dessa data é criar uma postura crítica e ativa em relação à importância da agricultura irrigada para a sustentabilidade na produção de alimentos e para o desenvolvimento e segurança alimentar, econômica e ambiental do Brasil.
Advertisement
A irrigação tem crescido de forma sólida no país e demostrado um grande potencial nos últimos anos. De acordo com o relatório da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), a irrigação pode crescer 45% até 2030 no Brasil, frente a uma demanda alta de produção de alimentos. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), será necessário aumentar em 70% a produção até 2050.
Lineu Neiva Rodrigues, fundador e Coordenador da RENAI (Rede Nacional de Irrigantes), explica que a irrigação é, sem dúvida, a tecnologia com maior potencial de contribuir para o aumento da segurança alimentar e ambiental, bem como à redução da fome e da pobreza, além de gerar grande número de empregos.
Neste ano em razão a esta data, aconteceram diversos eventos como o “Papo Irriga”: Dia da Agricultura Irrigada: Tecnologia fundamental para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Também o MIDR celebra o Dia da Agricultura Irrigada com um evento para discutir ações e programas da temática. O encontro contará com a presença do Ministro Waldez Góes e outros participantes. Além disso, haverá um workshop promovido pelo Sistema CNA Senar: Setor Agropecuário na Gestão da Água, que será um evento técnico com a apresentação da Política Nacional de Recursos Hídricos e seus instrumentos de gestão destacando o importante papel do usuário nesse sistema.
Para Luiz Roberto Barcelos, Presidente da Rede Nacional de Irrigantes (RENAI) o Dia Nacional da Agricultura Irrigada, é muito importante uma vez que a irrigação é uma tecnologia associada hoje a produção do agronegócio, que permite você fazer, duas ou três safras na mesma área, evita que você expanda para áreas novas que ainda estejam com a cobertura da vegetação natural, além de ajudar a preservar o meio ambiente.
“Com a agricultura irrigada você tem uma segurança hídricamuito grande, o irrigante fica menos dependente, devido as alterações climáticas. A irrigação aumenta a produtividade, e com isso barateia o preço dos alimentos, o que ajuda e muito o consumidor, ou seja, são inúmeras as vantagens. O que acaba gerando mais empregos, mais renda, então, em lugares como o semiárido, por exemplo, é a forma que você tem para produzir; ela mais que ajuda, ela é fundamental. Também é uma forma, de reduzir as diferenças sociais, ela tem o poder de transformar, levar alimento, emprego e renda para todos”, conclui o Presidente da RENAI.
Para finalizar, a irrigação continua sendo um desafio para todas as instituições de pesquisa e setor agrícola privado. É muito importante mostrar à sociedade que a agricultura brasileira pode ser eficaz e eficiente em relação à utilização da água na produção agrícola. Além de que é também uma oportunidade para mostrar o conhecimento que temos no Brasil sobre o assunto e que pode ser difundido e transferido para capacitar produtores e profissionais.
