2 minute read

Abid participa de reuniões no MAPA e MIDR

ABID participa de reuniões no MAPA e MIDR para discutir pautas ligadas a agricultura irrigada

Um grupo de lideranças da agricultura irrigada esteve em Brasília, no último dia 15 de março, para apresentar pautas de interesse do setor a parlamentares e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). Um dos principais temas tratados foi a situação atual da irrigação e da agricultura irrigada no Brasil e sua sustentabilidade, além dos desafios para 2023 e a tramitação de projetos de lei que tratam do setor.

Advertisement

Estiveram presentes, representando a ABID, o presidente Everardo Mantovani, a diretora Maria Emília Alves e o consultor técnico Bruno Marques, pela CNA participaram o presidente da CNI David Schmidt e a assessora técnica da Comissão de Irrigação da coordenação de sustentabilidade da CNI Jordana Girardello, pela RENAI o diretor executivo João Carlos Dé Carli, pela SEAGRI-GDF o secretário Fernando Rodriguez e representante das demais instituições.

De acordo com Everardo Mantovani as reuniões em Brasília no MAPA e MIDR atingiram todos os objetivos, “foi uma excelente demonstração de união do setor em prol de uma agenda para a agricultura irrigada”.

“Tratamos de diversos assuntos envolvendo os eventos do setor (Conird/Inovagri Meeting, FIIB/Workshop e outros), apoio das instituições aos importantes programas dos Polos de Irrigação, do IrrigaMais, do Programa ABC+ e ao trabalho do pessoal técnico da área de irrigação em ambos os ministérios. Houve discussão também da área de legislação e apoio parlamentar às nossas pautas”, explica o presidente da Abid.

Uma das pautas também abordada foi a aprovação do Projeto de Lei 2168/2021 que acata como utilidade pública, para fins de aplicação do Código Florestal, obras de infraestrutura de irrigação e dessedentação animal, como os barramentos, que visa contribuir com a segurança alimentar e hídrica, promovendo dentro das propriedades rurais a estabilidade para produção das safras que estão a cada ano sofrendo com as estiagens prolongadas, além dos estados que sofrem com as baixas precipitações, como é o caso do Nordeste e outras regiões do país nas últimas safras como o RS.

O Secretário de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, salientou que estava muito otimista com esse esforço do setor em reestruturar uma agenda forte de irrigação como propulsor de desenvolvimento.

This article is from: