
2 minute read
Abid participa de reuniões no MAPA e MIDR
from Irrigazine #80
ABID participa de reuniões no MAPA e MIDR para discutir pautas ligadas a agricultura irrigada
Um grupo de lideranças da agricultura irrigada esteve em Brasília, no último dia 15 de março, para apresentar pautas de interesse do setor a parlamentares e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). Um dos principais temas tratados foi a situação atual da irrigação e da agricultura irrigada no Brasil e sua sustentabilidade, além dos desafios para 2023 e a tramitação de projetos de lei que tratam do setor.
Advertisement
Estiveram presentes, representando a ABID, o presidente Everardo Mantovani, a diretora Maria Emília Alves e o consultor técnico Bruno Marques, pela CNA participaram o presidente da CNI David Schmidt e a assessora técnica da Comissão de Irrigação da coordenação de sustentabilidade da CNI Jordana Girardello, pela RENAI o diretor executivo João Carlos Dé Carli, pela SEAGRI-GDF o secretário Fernando Rodriguez e representante das demais instituições.
“Tratamos de diversos assuntos envolvendo os eventos do setor (Conird/Inovagri Meeting, FIIB/Workshop e outros), apoio das instituições aos importantes programas dos Polos de Irrigação, do IrrigaMais, do Programa ABC+ e ao trabalho do pessoal técnico da área de irrigação em ambos os ministérios. Houve discussão também da área de legislação e apoio parlamentar às nossas pautas”, explica o presidente da Abid.
Uma das pautas também abordada foi a aprovação do Projeto de Lei 2168/2021 que acata como utilidade pública, para fins de aplicação do Código Florestal, obras de infraestrutura de irrigação e dessedentação animal, como os barramentos, que visa contribuir com a segurança alimentar e hídrica, promovendo dentro das propriedades rurais a estabilidade para produção das safras que estão a cada ano sofrendo com as estiagens prolongadas, além dos estados que sofrem com as baixas precipitações, como é o caso do Nordeste e outras regiões do país nas últimas safras como o RS.
O Secretário de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, salientou que estava muito otimista com esse esforço do setor em reestruturar uma agenda forte de irrigação como propulsor de desenvolvimento.





