Mosteiro de São Damião em Porto Alegre-mono 2010

Page 24

24

cidade, os quais escolhem um dentre eles para o cargo de prefeito. Este 44 será o modelo de governo dos mendicantes.

Com o tempo, o mosteiro acaba por tornar-se o “modelo da sociedade medieval, uma potência econômica e um símbolo de segurança ”45, afastando-se, porém, dos princípios evangélicos, em direção à decadência. No século X, por exemplo, temos a reforma de Cluny, numa tentativa de voltar às origens e à Regra Beneditina. Mas Cluny reformado também vai em direção à decadência devido ao laxismo dos monges envaidecidos por sua fama. Nova reforma e Cister é fundado e refundado no século XII por Bernardo, que cria Claraval e mais sessenta e oito mosteiros. No século XIII, porém, tanto Cluny como Cister estão muito distantes das suas origens. Segundo Le Goff,46 em torno do ano mil e cem, ainda, novas ordens dos “monges brancos” se erguem em face dos tradicionais “monges negros” beneditinos sinalizando reformas no clero. Étienne de Muret e a Ordem de Grandmond em 1074; São Bruno e a Grande Cartuxa em 1084; Roberto de Molesmes e Cister em 1098; Roberto d’Abrissel e Fontevrault em 1101; São Norberto e Prémontré em 1120. É, portanto, um novo monasticismo se opondo ao antigo: polêmica entre Pedro o Venerável, abade de Cluny e São Bernardo, abade de Claraval. O mesmo historiador ainda nos diz: Aos adeptos de uma espiritualidade em que o essencial é o serviço divino, o opus Dei, ao qual os monges podem se dedicar por causa do recurso do trabalho braçal dos servos, opõem-se os partidários fervorosos de uma mística que une a prece ao trabalho manual praticado pelos monges ao lado dos conversos ou irmãos leigos; aos religiosos animados por uma sensibilidade nutrida pelo esplendor das igrejas, pelo brilho da liturgia, pela pompa dos ofícios, opõem-se monges apaixonados pela simplicidade, pelas 47 linhas puras sem ornamento.

Com o crescimento das cidades, porém, as comunidades monásticas e os eremitas solitários, mais ligados a uma sociedade rural e feudal, passam para um segundo plano. Nessa nova fase da adaptação da Igreja, novas ordens mendicantes são criadas, mas não sem dificuldade e crise. Movimentos como o de Pedro Valdo, 44

CERON, Ida Tereza. Consciência Viva, 40 anos de caminhada. Santa Maria: Associação Franciscana Madalena Darmen, 1996, p. 489. 45 CERON, Ida Tereza. Consciência Viva, 40 anos de caminhada. Santa Maria: Associação Franciscana Madalena Darmen, 1996, p. 484. 46 LE GOFF, Jacques. A Civilização do Ocidente Medieval. São Paulo: Edusc, 2005, p. 78. 47 LE GOFF, Jacques. A Civilização do Ocidente Medieval. São Paulo: Edusc, 2005, p. 78.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.