Portal 109 – Boletim informativo do Instituto Politécnico de Portalegre

Page 8

8

PORTAL N.º 109 | 12/2016

Aluno de ERASMUS estuda resíduos valorização de energia na BioBIP Energia

de

MOOVE lança “Call for Alentejo incubators network”

A

centro de experimentação da BioBIP_Energia acolhe, até ao final do ano, um estágio ERASMUS, de um aluno cipriota, Miltiadis Samanis. Este estágio visa o estudo da conversão termoquímica de misturas de resíduos em combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos com baixa emissão de carbono. Estes materiais são a fração não-reciclável dos resíduos sólidos urbanos e resíduos industriais e são produzidos na triagem e gestão de resíduos, nomeadamente através de processos de tratamento mecânico e de produção de resíduos FTR. Atualmente são avaliados pela combustão ou co-combustão, mas nem sempre essa opção é comercialmente viável. Assim, propõe-se neste estágio o estudo da gaseificação térmica como uma alternativa avançada a recuperar a energia destes resíduos, a fim de diversificar os produtos obtidos, que podem ser utilizados em métodos eficientes para a produção de calor, eletricidade ou trabalho mecânico.

MOOVE Alentejo Incubator Network, rede de incubadoras do Alentejo, lançou um concurso de ideias dirigido a jovens empreendedores. As candidaturas estão abertas até dia 28 de fevereiro. A iniciativa envolve um total de apoios que ronda os 100 mil euros. O concurso, dinamizado pelas seis entidades da região que formam o MOOVE, entre as quais a BioBIP-Bioenergy and Business Inscubator of Portalegre, pretende estimular o lançamento de startups inovadoras na região Alentejo e potenciar o investimento empresarial em projetos que privilegiem a aplicação de tecnologia e conhecimento. As 25 melhores ideias de jovens e de jovens empresas alentejanas vão ser premiadas com serviços de apoio à constituição das empresas, nomeadamente a instalação numa das incubadoras parceiras e uma bolsa mensal de 750 euros válida para o 1º trimestre de incubação para os jovens empreendedores que desenvolvam projetos oriundos do meio académico, tendo em vista a constituição de empresas de base tecnológica e/ou assentes em forte intensidade em conhecimento. O primeiro prémio tem um valor pecuniário de cinco mil euros, montante que terá de ser incorporado no capital social da empresa a constituir, recebendo ainda o autor da melhor ideia um ano de incubação para o projeto e uma bolsa mensal de 750 euros, durante três meses. A iniciativa envolve um total de apoios que ronda os 100 mil euros. O período de candidaturas decorre até 28 de Fevereiro de 2017. Podem concorrer jovens maiores de 18 anos ou empresas constituídas após 1 de janeiro de 2016. (o regulamento do concurso pode ser consultado em http://www.anje.pt/portal/call-alentejo-incubators-network)

BioBIP marca presença na Gala Mais Alentejo

Up2Com apresenta BioBIP a 360º

O

A

BioBIP – Bioenergy and Business Incubator of Portalegre marcou presença na XV Gala dos Prémios Mais Alentejo. A Incubadora do Politécnico de Portalegre era uma das nomeadas para a categoria “Mais Iniciativa”, a par do Centro de Ciência do Café, da Amieira Marina, da Hempwearvers e do projeto My Farm. O vencedor da categoria “Mais Iniciativa” acabou por ser o Centro de Ciência do Café. Os Prémios Mais Alentejo são uma iniciativa da Revista Mais Alentejo que visam premiar um conjunto de personalidades, instituições e projetos, nomeadamente nos sectores das artes, cultura, comunicação, desporto, lazer, turismo, iniciativa, inovação, empresas e sociedade em geral. Os 105 nomeados, entre os quais a BioBIP, foram parabenizados por serem vencedores no percurso de construir Mais Alentejo.

H

á uma nova forma de conhecer a BioBIP e os projetos aqui incubados através de fotografia 360. O produto foi desenvolvido pela empresa UP2COM, que produz conteúdos multimédia a 360º, nomeadamente vídeo e fotografia, assim como a modelação tridimensional vetorial de cidades, espaços públicos, edifícios e objetos. A fotografia 360 capta todo o momento no espaço, possibilitando uma visualização constante através de sistemas informáticos aplicados em computadores, tablets, e smartphones. Com um simples movimento do rato ou da passagem do dedo no ecrã, podemos ter acesso a toda a imagem através de um movimento esférico, percorrendo todo o local fotografado com a possibilidade de fazer ligações entre diferentes espaços, criando percursos e possibilitando uma visita virtual a qualquer edifício, monumento, espaço natural ou urbano. Veja aqui: http://www.biobip.pt/up2com-apresenta-biobip-a-360o/


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.