ipcm® LatinoAmérica 2013 n. 4

Page 7

EDITORIAL by Paola Giraldo

E

sta crise financeira persistente, que acabou se transformando em uma nova ordem da economia mundial, levou muitas empresas a se reinventarem, inovarem, colocarem em prática as forças mais discrepantes para entrar em novos mercados e se internacionalizarem. É uma crise econômica que não é acompanhada por uma crise de ideias, mas por uma unidade inovadora que se choca com os limitados recursos financeiros de empresas de muitos países europeus. Se, além disso, essas empresas têm de operar em países como a Itália ou a Espanha, onde fazer negócios significa chocar-se com a areia movediça da burocracia e com o peso de uma dívida vergonhosa, inovar é um desafio para aqueles que tem coragem. Quem oferece produtos ou conceitos inovadores em tempos de crise é recompensado pelo mercado: a redução do orçamento obriga as empresas a escolherem cuidadosamente suas compras, com uma análise profunda do produto que deve comprar. Se em tempos de abundância a escolha das compras era amplamente influenciada por dinâmicas subjetivas (vínculo pessoal com o fornecedor/vendedor, por exemplo), agora só se compra se o produto puder trazer valor agregado. Isto é ainda mais verdadeiro para a indústria da comunicação. Mesmo se é errado (“investir em publicidade em tempos de crise é como criar asas enquanto os outros caem”, palavra de Steve Jobs), a primeira despesa que as empresas reduzem é a de comunicação e marketing. Mesmo assim, quem decide seguir o conselho de Jobs, o faz avaliando cuidadosamente as características dos produtos de comunicação, a sua eficácia, difusão, a taxa de resgate esperada. Existe também o componente emocional: um evento estudado em detalhe, um produto editorial bonito e um site de qualidade, rápido e atraente, além de rico de conteúdo joga com o sentido estético de cada um de nós e comunica qualidade. Desde o seu surgimento no mercado internacional de publicação especializada, a Ipcm® trouxe inovação: no conceito gráfico, no conteúdo de alto nível e na circulação internacional e transversal entre diferentes setores do tratamento de superfície. Hoje a Ipcm® lança o seu novo site, www.ipcm.it, completamente refeito e em cinco idiomas – incluindo espanhol e português – para aumentar a visibilidade das publicações da Ipcm®, Protective Coating, LatinoAmérica, ICT_Industrial Cleaning Technologies, disponíveis para leitura online através de um software de visualização digital avançado. O site apresenta um índice que, com o motor de busca, oferece ao público internacional todos os artigos publicados, de 2010 até hoje. A seção de notícias está sempre atualizada sobre as últimas novidades. Enfim, o site irá aumentar a visibilidade na internet das empresas que podem se inscrever no banco de dados dos fornecedores de produtos e tecnologias, para serem facilmente encontradas por usuários de tratamentos de superfície. Deixamos a vocês, leitores, a tarefa de determinar o sucesso do nosso website.

L

a prolongación de esta crisis financiera, ya se ha convertido en un nuevo orden de la economía global, ha empujado a las empresas a reinventarse, a innovar, a poner en juego sus fuerzas más dispares para entrar en nuevos mercados e internacionalizarse. A esta crisis económica no acompaña una crisis de ideas, sino un empuje innovador que tropieza con los limitados recursos financieros con los que actualmente cuentan las empresas de muchos países europeos. Si además dichas empresas operan en países como Italia o España donde el empresario se encuentra con las arenas movedizas de la burocracia o con el peso de una deuda pública vergonzosa, innovar entonces es un desafío para valientes. A quien propone productos o ideas innovadoras en tiempos de crisis, el mercado le recompensa: la reducción de los presupuestos obliga a las empresas a elegir con mesura sus adquisiciones, con un análisis profundo del producto a adquirir. Si en tiempos de abundancia, la elección del producto a adquirir estaba influenciada por dinámicas subjetivas (la relación personal con el proveedor/vendedor, por ejemplo), actualmente se compra únicamente si el producto conlleva un valor añadido. Esto sucede aún más en el sector de la comunicación. Aun confundiéndose («invertir en la publicidad en tiempo de crisis es como ponerse alas mientras los demás caen» palabras de Steve Jobs), la primera partida que las empresas reducen es la del marketing y la comunicación. En cambio, cuando se decide seguir los consejos de Jobs, se hace valorando atentamente las características de los productos de comunicación, su eficacia, difusión y la amortización planteada. Además, está la componente emocional: un evento cuidado hasta el detalle, un bello producto editorial y una página web rápida y atractiva con contenido interesante, dejan huella en el sentido estético de la gente y comunican calidad. Desde que apareció en el mercado internacional, la editora especializada Ipcm® ha propuesto innovar el grafismo, el contenido de alto nivel y la difusión internacional y transversal a diferentes sectores de los tratamientos de superficies. Hoy Ipcm® lanza su nueva página web, www.ipcm.it, completamente de nueva y en cinco lenguas –incluidos el español y el portugués– para amplificar las cabeceras Ipcm®, Protective Coatings, LatinoAmérica, ICT_Industrial Cleaning Technologies, disponibles para su lectura en línea a través de un software de visualización digital avanzado. La página es capaz de indexar y, con el motor de búsqueda, ofrece al público internacional todos los artículos publicados desde 2010 a día de hoy. La sección de noticias, está siempre actualizada con las últimas novedades. Y en definitiva, aumenta la visibilidad en la red de las empresas que pueden inscribirse en la base de datos de los proveedores de productos y tecnologías para que los usuarios de tratamientos superficiales puedan encontrarlos con facilidad. Ahora, lectores, es su turno para decidir el éxito de nuestra página web.

Alessia Venturi Redator Chefe / Director IPCM LATINO AMÉRICA magazine - NOVEMBRO/NOVIEMBRE 2013 - N. 4

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.