ipcm®_Ibérica 2015 n. 3

Page 9

EDITORIAL

Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar em fazer, comece-a. A coragem tem em si gênio, poder e magia. Comece imediatamente.

J

J. W. Goethe

aneiro é um mergulho no futuro. Tanto a nível pessoal como empresarial se enfrenta o ano com energia renovada e se iniciam novos projetos, esperando as condições propícias para a sua realização. Para as empresas, o início de 2015 foi repleto de notícias econômicas, algumas tranquilizadoras, como o crescimento muito superior ao esperado pelo PIB da Espanha: de fato, ninguém tinha previsto que a economia espanhola, depois de seis anos de recessão quase contínua, teria se fortalecido tanto durante 2014, a ponto de fechar o ano com um aumento do PIB de 1,4 %1. Outras nem tanto, como a acentuada desaceleração da economia do Brasil, também devido a fatores políticos, ou como o aumento das sanções contra a Rússia: duas situações que, nos últimos meses de 2014, deram um golpe final em muitas empresas manufatureiras europeias que nestes mercados têm grandes interesses. No entanto, à base de tudo está a coragem. A coragem de acreditar, acima de tudo, a coragem de fazer e de pensar positivo, a coragem de enfrentar novos territórios, a fim de realizar seus projetos. Em janeiro de cinco anos atrás, saía a primeira edição de ipcm®. Em plena crise financeira global, houve muitos elogios à coragem, mas mais ainda houve dúvidas daqueles que achavam que a ipcm® teria sido um meteoro, não por falta de capacidade dos editores, mas pelas dificuldades inerentes a um mercado, mesmo o publicitário, em profunda mudança. Nestes seis anos de atividade, não só consolidamos o papel da ipcm® como revista de referência internacional para quem quer estar pontualmente e devidamente bem informado sobre as inovações tecnológicas e de produtos para o acabamento e o tratamento de superfícies, mas também lançamos uma nova revista, ou melhor, duas: a ipcm®_LatinoAmérica e a sua versão impressa, a ipcm®_Ibérica. Decidimos começar 2015 com um número explosivo, com muitos estudos de caso sobre aplicações e equipamentos de última geração, e com uma gráfica renovada, com sabor mais tecnológico e, sobretudo, com uma novidade: este número também será impresso na versão ipcm®_LatinoAmérica, habitualmente digital. Isto porque seremos parceiros de mídia da EBRATS 2015, em São Paulo, reconhecido como o principal evento da América Latina para a divulgação dos processos de tratamento de superfície. A ipcm® optou por investir muito nesta iniciativa, para oferecer aos clientes que desejam se promover na América Latina, mais uma oportunidade importante para a visibilidade. Essa é a magia, o poder e o gênio da coragem. 1

Luca Veronese - Il Sole 24 Ore – leia aqui http://24o.it/rFL3kP

Todo lo que puedes hacer o sueñas hacer, empiézalo. “El coraje lleva consigo genio, poder y magia. Empiézalo enseguida. ”

J. W. Goethe

E

nero es un salto al futuro. Tanto a nivel personal como empresarial, se afronta el año con renovadas energías y se inician los nuevos proyectos, esperando que lleguen las mejores condiciones para su realización. Para las empresas, el inicio del año 2015 ha estado llenos de noticias económicas, algunas tranquilizadoras, como el crecimiento del PIB español, muy superior al previsto: nadie, de hecho hubiese previsto que la economía española, tras seis años de recesión casi continuada, se hubiese reforzado tanto que durante el año 2014 llegase a cerrar el año con un incremento del PIB del 1,4 por ciento1. Otras menos, como la recesión económica de Brasil, debida a factores políticos, o como el aumento de las sanciones a Rusia: dos situaciones que en los últimos meses del año 2014 han dado un golpe de gracia a muchas empresas de productos europeos que tienen en estos mercados importantes intereses. Sin embargo, por encima de todo, está el coraje. El coraje de crecer, sobre todo, el coraje de hacer y de ser positivos, el coraje de enfrentarse a nuevos países o incluso de realizar los propios proyectos. En enero de hace cinco años salía el primer número de ipcm®. En plena crisis financiera global, fueron muchas las alabanzas a ese coraje pero aún más las dudas de quien pensaba que ipcm® sería una estrella fugaz: no tanto por la falta de capacidad de sus editores como por las dificultades intrínsecas del mercado, también del publicitario, en profunda transformación. En estos seis años de actividad, no solo hemos consolidado el papel de ipcm® como revista de referencia internacional para quien quiere estar puntualmente y seriamente informado de las novedades tecnológicas y de producto en el campo del acabado y del tratamiento de las superficies. También hemos lanzado una nueva revista, e incluso dos: ipcm®_ LatinoAmérica y su versión en papel, ipcm®_Ibérica. Hemos decidido empezar este año 2015 con un número explosivo, rico en estudios de casos, sobre aplicaciones e instalaciones de vanguardia, y con un grafismo renovado, de aire más tecnológico y sobre todo con una novedad: de este número también se imprimirá la versión ipcm®_LatinoAmérica, habitualmente digital. Esto porque seremos socios mediáticos de EBRATS 2015 de San Paolo, conocido como el principal evento de América Latina para la divulgación de los procesos de tratamiento de superficies. ipcm® ha elegido invertir mucho en esta iniciativa para ofrecer a sus clientes que deseen promoverse en América Latina otra importante ocasión para darse a Alessia Venturi conocer. Editor-in-chief Esta es la magia, el poder y el genio del coraje. Direttore Responsabile

1

Luca Veronese - Il Sole 24 Ore - léelo en http://24o.it/rFL3kP

ipcm_IBÉRICA/LATINO AMÉRICA magazine - FEVEREIRO/FEBRERO 2015 - N. 9

03


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.