Fatores Críticos de Sucesso e Governação Integrada

Page 143

Fatores críticos de sucesso e governação integrada

no imediato para terceiros. Não obstante, noutros momentos, foi valorizada e reconhecida como altamente significante, generativa, vitalizante e de aproximação à missão adoptada, quer por quem nela participava de forma mais recorrente ou a quem a ela acabou por aderir em momentos mais tardios. #60 ... em abordagens colaborativas o estatuto a atribuir às suas “materialidades” joga-se em domínios não exclusivamente indexados à transferência e/ou comunicação de resultados!

4.6. ... conceitos, significados, sentidos e vocabulários Mas, apesar de tudo, os maiores incómodos e estranhezas iniciais fizeram-se sentir sobretudo no facto de não termos iniciado este processo e de ainda não termos colocado como prioridade nenhum levantamento sistemático e convencional de “state of art” e, concomitantemente, uniformizado vocabulários e entendimentos conceptuais de partida. #61 ... em processos colaborativos não hegemónicos a construção de quadros de referência partilhados suscita amiúde a “reconstrução” de sentidos a atribuir às linguagens e conceitos instituídos, nem sempre assumindo-os como ponto de partida, mas antes como ponto de “re-encontro”! Em verdade, estes incómodos voltam à baila amiúde, sobretudo quando se confrontam argumentos com base em diferentes referenciais que suscitam clarificação e/ou o GT se confronta com a necessidade de “comunicar” para fora, sem que ainda todos os sentires e sentidos atribuídos às co-produções tenham sido amplamente partilhados. #62 ... os momentos de “exposição” de co-produções decorrentes de abordagens colaborativas também são os momentos em que os GT podem “descobrir” novos conteúdos entretanto co-produzidos, afinidades ainda não reveladas e/ou arquiteturas emergentes de racionais alternativos! Esta opção de não partir de um “state of art” baseado em literatura disponível – mas antes, das várias experiências reflexivas e/ou vividas do coletivo de inter141


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.