Page 1

43 43 Foco 43

JANEIRO A JUNHO DE 2020

Jornal

Psicologia em

JANEIRO A JUNHO DE 2020

43 10 anos! 43 43 43 JANEIRO A JUNHO DE 2020

JANEIRO A JUNHO DE 2020

e d i ç ã o c o m e m o r a t iJANEIRO v a A JUNHO DE 2020

JANEIRO A JUNHO DE 2020

Reviva as memórias sobre as Oficina do Saber

Relembre os momentos de Agradecimento aos membros cada ano do JPF que já passaram pelo Instituto JANEIRO A JUNHO DE 2020


Jornal Psicologia em Foco Nº 43

Edição nº 43 Jan, Fev, Mar, Abr, Mai, Jun de 2020.

Coordenação Vinicius Romagnolli Rodrigues Gomes (CRP 08/16521) Jornalista Suelen Albuquerque (MTB 8792 PR) Equipe Colaborativa Ana Monteschio, Antonio Trentinalha, Caroline Bolsoni, Emilý Albuquerque (08/24208), Gabriel Arndt (08/30796), Joed Ryal, Lauren Carvalho, Leticia Cabral, Lucas Franco, Luciano Biondi, Marcos Shhirosaki (08/23463), Mariana Bardi, Regina Tuller.

Capa e Projeto Gráfico Lauren Stephani Soares de Carvalho Artes: Unsplash

Carta ao Leitor

Uma década bem vivida! A origem do IPF remonta a algumas memórias da minha infância e juventude... meu saudoso avô paterno era um leitor contumaz de jornal e eu o acompanhava nas idas às bancas aos domingos, normalmente ganhava um gibi ou algo do tipo e, à medida em que fui crescendo, ele passou a me dar dinheiro pra que eu comprasse jornal pra ele. Não raro, podia ficar com o troco pra “tomar uma coca” como ele costumava dizer; o fato é que eu nem tomava refrigerante e meu avô não sabia disso! É certo que eu fazia aquilo sem pensar no troco e o grande barato era poder acompanhar meu avô na leitura e discussão... de saída me interessavam política, cultura e esporte... ficava espantado com a inteligência do meu avô que parecia saber de tudo! Anos depois, vejo como esses momentos ficaram regis-

Nossos núcleos

Vinicius R. R. Gomes Psicólogo clínico (08/16521), historiador e professor universitário. Doutorando em psicologia e fundador do Instituto Psicologia em Foco.

trados e deixaram marcas indeléveis na minha vida... Algo foi transmitido para meu pai e para mim; afinal após a separação dos meus pais ele passou a morar em outra cidade e enviar via correio cartas e recortes de jornal com matérias interessantes e relacionadas à Psicologia, as quais queria compartilhar com meus colegas... Há algo de fascinante no conhecimento e na ideia de transmissão e isso já ecoava dentro de mim. Ao longo da minha jornada psi, que teve início em 2006, meu pai se fez presente através desse material que guardo ainda hoje com carinho na clínica: e eis que em 2010, no meu último ano de Psicologia tive um insight... vou fazer um jornal de Psicologia! Ao longo das páginas a seguir você acompanhará toda a trajetória dos dez anos desse insight, que deu origem ao Instituto Psicologia em Foco.

Promovemos experiências transformadoras para que as comunidades (acadêmica e leiga) possa ter acesso à psicologia de uma maneira inovadora.

Mídias Sociais Facebook: Instituto Psicologia em Foco Instagram: @ipfoco

site: institutopsicologiaemfoco.com.br


Jan, Fev, Mar, Abr, Mai, Jun de 2020.

2010

Edição Especial

O INÍCIO DOS DIÁLOGOS

Edição 1

A Edição 2

Edição 3

primeira edição teve apenas 6 páginas e uma tiragem de 500 exemplares, tendo sido distribuída apenas na Unicesumar. Foi lançada nos meses de julho e agosto; ainda em 2010, teríamos mais duas edições do JPF, que em 2011 passaria a ter 10 páginas e 1000 exemplares, além de ter sido cadastrado como um projeto de extensão e conquistado o ISSN.


Jornal Psicologia em Foco Nº 43

2011

Edição Especial

Edição 4

Edição 6

Edição 5

Edição 7

Em 2011, fizemos 4 edições do JPF, que chegaram a ter 12 páginas e a equipe passou dos 10 membros. O ponto alto do ano foi a celebração do primeiro aniversário do JPF num jantar que contou com uma palestra da Prof. Dra Regina Abeche sobre sua tese de doutorado acerca do BBB; ali surgiu o até então “Espaço do Saber”. Ainda naquele ano, organizamos mais três eventos e a receptividade foi excelente, vislumbramos ali que as palestras seriam um novo campo a ser explorado pelo JPF.


Jan, Fev, Mar, Abr, Mai, Jun de 2020.

Edição Especial

2012

No ano de 2012, deixamos de ser um projeto de extensão veiculado a Unicesumar e abrimos seleção pra ter membros de outras Instituições. Ao longo do ano, aumentamos o número de exemplares pra 3 mil, o número de páginas de 10 pra 12 e, depois, para 16. O número de leitores e patrocinadores também cresceu. Com as Oficinas acontecendo regularmente no Aspen Park Trade Center, fomos consolidando nosso nome e investindo na melhoria da qualidade de nosso material.

Edição 8

Edição 9

Edição 10

Edição 11

Edição 12


Jornal Psicologia em Foco Nº 43

Edição Especial

Edição 13

Edição 14

Edição 15

2013 Em comemoração aos três anos de trabalho, lançamos a primeira edição colorida e com uma diagramação nova e mais agradável. Tivemos 12 oficinas e começamos a diversificar nos temas de modo a atrair a atenção e interesse de um público para além da Psico. Ao fim de 2013, nós decidimos que iríamos transformar o projeto num Instituto pra ter mais credibilidade e possibilidade de contar com incentivos culturais... essa é a próxima história.

Edição 16

Edição 17

Edição 18


Jan, Fev, Mar, Abr, Mai, Jun de 2020.

2014

Edição Especial

Edição 19

Edição 22

Edição 20

Edição 23

Edição 21

Edição 24

O ano de 2014 foi marcado pela mudança do Grupo Psicologia em Foco para Instituto, adotando a organização formal, caminhando para novas possibilidades de atuação. Nesse ano, também o Jornal ganhou nova diagramação, mais moderna e organizada, esse novo design marca uma mudança de estilo no modelo impresso. Na Oficina do Saber, houve os trabalhos da Oficina in Company, levando os eventos da Oficina para outros públicos.


Fases da Vida Eixo Temático: 2015


Jan, Fev, Mar, Abr, Mai, Jun de 2020.

Edição Especial

2015

Chegamos na metade da década de vida do IPF, e com isso uma nova etapa, tanto para o Jornal quanto para Oficina do Saber: atuamos agora com eixos temáticos. Ao longo do ano, correlacionamos os textos e temáticas abordadas no Jornal com os eventos da Oficina do Saber a fim de promover uma troca mais rica em torno da temática.

Edição 25

Edição 26

Edição 27

Edição 28

"Há muito mais pesar pelo que está se perdendo do que alegria pelo advir, misterioso e incerto." Aline Sanches, ed. 26 JPF


Jornal Psicologia em Foco Nº 43

2016

Edição Especial

Edição 29

Edição 30

Em 2016 nos propusemos a discutir as emoções e nossos eventos da Oficina do Saber apresentaram temáticas como amor, ciúmes, alegria e tristeza, de forma ampla e plural. No Jornal, além das discussões acerca do eixo temático, devido ao contexto político do Brasil na época, nos dispusemos a dialogar sobre política, visto que esse tema engloba a sociedade e, consequentemente, a psicologia.

Edição 31

Edição 32


Jan, Fev, Mar, Abr, Mai, Jun de 2020.

2017

Edição Especial

Edição 33

Edição 34

No decorrer de 2017, abordamos o sofrimento em diversas óticas, com isso tivemos edições que foram escritas somente por mulheres, outras por negros, lgbtqia+.

"Após discutir as fases da vida em 2015 e as emoções em 2016, o IPF elegeu o "sofrimento" como tema para 2017. De saída, pode soar uma proposta antipática para o ano que se inicia em meio a esperança e euforia de muitos na expectativa de dias melhores [...] Longe de querer ser uma "ave de mau agouro" fazendo presságios apocalípticos, cabe a nós o questionamento e o debate em torno do sofrimento inexorável à vida. O escritor Rubem Alves nos lembra isso ao dizer que não podemos prescindir do sofrimento, pois é a partir dele que podemos extrair grandes ensinamentos para a vida ulterior; "ostra feliz não faz pérola" nos lembra o autor, fazendo alusão ao fato de que a ostra transforma um grão de areia que a incomoda em algo belo e precioso. Freud, também nos convidava a encarar o sofrimento como um adversário digno de estima, sem incorrer na "covardia moral" de não assumir nossa parcela de responsabilidade por aquilo que nos faz sofrer. " Trecho da Carta ao Leitor da Ed. 33 do JPF.

Edição 35

Edição 36


Jornal Psicologia em Foco Nº 43

Edição Especial

2018

Com a mudança de trimestral para quadrimestral em 2018, produzimos no decorrer dos meses sobre o eixo temático Mitologia e Literatura. Esse tema nos permitiu fazer uma reflexão sobre a relação de tempos passados com a nossa atualidade, pois o passado nos serve como uma bússola, precisamos da literatura, dos mitos, da cultura, pois conta nossa história e como chegamos até aqui. Com essa proposta, apresentamos, além de das edições 37 a 39 do JPF, Oficinas do Saber com conteúdos sobre Imaginação, Clarice Lispector, Democracia.

Edição 37

Edição 38

Edição 39


Jan, Fev, Mar, Abr, Mai, Jun de 2020.

Edição Especial

2019

Mudança talvez seja a palavra que melhor defina o ano de 2019 no Instituto. Mudança da diagramação e design gráfico, mudança na presidência e, como de costume, do eixo temático. Edição 40

Edição 41

Brasil e historicidade foi um eixo temático preciso, visto o contexto brasileiro daquela época, que retratava um ano pós eleições presidenciais, com diversas discussões sociais e políticas. Nas Oficinas do Saber, trouxemos assuntos como suicídio, identidades e luta antimanicomial. Diálogos plurais, em um período marcado por polarizações. Edição 42


Jornal Psicologia em Foco Nº 43

Oficina do Saber

Compartilhando saberes, vivências e sentimentos. Com o objetivo de aprofundar um assunto e permitir a troca de conhecimentos, a Oficina do Saber foi criada em 2011 e desde então tivemos mais de 70 palestrantes diferentes em 69 Oficinas realizadas. Através dos temas abordados, trouxemos diálogos entre as abordagens, autores, pontos de vistas controversos e complementares; cada Oficina é única, cada vivência uma possibilidade de reflexão. Realizamos viagens culturais, gastronômicas, nos permitimos conversar com o teatro, a música, a arte, a literatura e principalmente, com o nosso público.


Jan, Fev, Mar, Abr, Mai, Jun de 2020.

Parceiros

Alguns dos parceiros que já contribuíram e cooperaram para que o Jornal pudesse, de fato, sair do planos das ideias e passar ao plano concreto.


Jornal Psicologia em Foco Nº 43

Conexões

Os braços, o coração e o brilho nos olhos do IPF: a equipe. Cada membro que passou deixou sua marca e levou consigo um pouco do IPF. Obrigado a todos que tornaram o Instituto uma casa de amor e conhecimento. Vinícius Romagnolli César Cadamuro Diogo Valim Roberto Martins Marcelo Khoury Helom Miranda João Marques Cintia Ciceri Elora Schaly Germano Brites Katrine Giacopini Livia Ruiz Mayara Coutinho Raquel Abeche Renata Boff Thaila Esquiante Thais Rocco Emily Gois Larissa Damian Maressa Aires Milene Harumi Rafaela Bertipalha Roseane Pracz Amanda Tupiná Camila Cortellete

Eduardo Chierrito Fernanda Ferdinandi Giovanna Bertoni José Gilabert Marcella Bellini Paulo Rigon Patrícia Martins Luiza Calegari Ariana Krause Fernanda Almagro Jessica Demiti Helen Maysa Reis Oliver Cury Luiz Antonio Trentinalha Rodrigo Correa Cicero Felix Ieda Marinho Luana Ramos Thais de Paiva Maria Philip Gabriela Cristófoli Christian Reis Cayla Souza Tais Kemp Abdo Zeca Grigoleto Fernanda Bornioto

Lauren Carvalho Emily Albuquerque Laura Cristofoletti Thais Koga Frank Franco Bruna Maia Thaynara Felipe Ana Monteschio Marcos Shiozaki Gabriela Romagnolli Francieli Ferri Juliana Sanches Luciano Biondi Gabriel Arndt Joao Boeira Leticia Cabral Suelen Albuquerque Alison Maciel Caroline Bolsoni Igor Sabotto Joed Ryal Mirian Noemi Regina Tuller Mariana Bardi Lucas Franco


Jan, Fev, Mar, Abr, Mai, Jun de 2020.

2020 Da criação à transformação, passamos a primeira década.

E agora? O que esperar do Instituto nesse próximo ciclo? No último ano, trabalhamos na organização de um livro que compila uma seleção destes textos e que marca a homenagem aos 10 anos de projeto. Infelizmente, o lançamento teve que ser adiado por conta das circunstâncias que vivemos, além disso, o JPF não pode ser impresso e as Oficinas tiveram que ser canceladas para este ano de 2020, contudo, isso não impediu que nosso trabalho seguisse circulando, agora com ênfase nas mídias digitais, o que para muitos representa o futuro dos jornais e do ensino. Estamos aqui, 10 anos depois, contando essa história. E nos alegra em pensar que ainda temos muito a fazer e aprender. Obrigado a todos os 76 membros, parceiros e leitores que fizeram parte dessa aventura que não seria possível sem o apoio de vocês. Equipe Instituto Psicologia em Foco


43 43

JANEIRO A JUNHO DE 2020

43 43 43 43

JANEIRO A JUNHO DE 2020

JANEIRO A JUNHO DE 2020

JANEIRO A JUNHO DE 2020

JANEIRO A JUNHO DE 2020

JANEIRO A JUNHO DE 2020

Profile for Instituto Psicologia em Foco

Edição 43: jan/fev/mar/abr/mai/junho de 2020  

Edição 43: jan/fev/mar/abr/mai/junho de 2020  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded