3. A inclusão digital
desregulação, precarização. O teletrabalho, que supostamente facilita a conciliação com o trabalho não remunerado das mulheres, continua as colocando como principais responsáveis do cuidado.
O que diz o W20... …que participar do mundo digital será logo uma condição básica para entrar no mercado de trabalho e melhorar a qualidade de vida das mulheres. No mundo, há 200 milhões de 4. O Desenvolvimento rural mulheres a menos que de homens com acesso a um celular, e 250 milhões a menos com O que diz o W20... acesso à internet. ...que as mulheres são responsáveis pela metade da produção mundial de alimentos, e O que não diz... no entanto, a maioria delas não recebe uma …que a brecha tecnológica entre homens e renda por seu trabalho, o que reduz suas mulheres tem muito a ver com a tradicional possibilidades econômicas. divisão sexual do trabalho: os homens dedicados ao trabalho produtivo, incluídas O que não diz... a ciência e a tecnologia, e as mulheres, ao … que esses alimentos são os que a maioria trabalho reprodutivo. de nossas sociedades consome. E que estas …que a economia digital está criando mulheres e a agricultura familiar em geral enormes impactos no mundo do trabalho. Um estão sendo ameaçadas e expropriadas deles é o crescimento do setor de serviços pelo agronegócio e as empresas de cultivos em detrimento da produção de bens. Outro, é extensivos de exportação que, com seus que vem modificando as relações de trabalho: agrotóxicos, contaminam a terra, as maior flexibilidade, trabalho em casa, mulheres, suas famílias e produções.
As responsabilidades do cuidado devem ser distribuídas entre os Estados, as empresas, as famílias e os homens. A igualdade nos salários e nas oportunidades não se resolve com uma lei, mas sim, criando condições sociais e políticas mais equitativas para o desempenho laboral das mulheres. Os Estados devem garantir pisos mínimos de proteção social para todo tipo de trabalho, incluindo o trabalho informal. Não se trata de propor modelos de empresárias de sucesso, promovendo o empreendedorismo e a meritocracia, mas de conseguir condições dignas para todo tipo de trabalho.
WOMEN 20
Procurar a equidade de gênero requer abordar as raízes da subordinação das mulheres, isto é, a apropriação de seus corpos, suas vidas e trabalho. A partir das construções de gênero, as mulheres continuam sendo as principais responsáveis das tarefas do cuidado em nossas sociedades, e isso condiciona sua desvantagem no mercado de trabalho. Os Estados devem formular políticas que revertam essas desigualdades. As mulheres rejeitamos o uso enganoso que fazem G20 e W20 de nossas reivindicações: NÃO, em nosso nome! NÃO ao G20! Rede de gênero e comércio Equidade de gênero com justiça econômica
“Empoderamento” “Inclusão digital” “Desenvolvimento rural” “Inclusão pelo trabalho”
E dizem que os governos dos países mais ricos e poderosos do mundo nos darão tudo isso????
AS MULHERES CONTRA O G20! Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2018 acontecerá a Cúpula de Presidentes do G20 em Buenos Aires: dela participarão as principais figuras do poder político, econômico e financeiro mundial.
As mulheres dizemos Não ao G20 porque sabemos que as decisões ali tomadas serão prejudiciais a nossos povos, e particularmente a nós mesmas, sobretudo àquelas em situações de vulnerabilidade. mail redgeneroycomercio@gmail.com Fb Red de Género y Comercio WWW.GENEROYCOMERCIO.NET