Dr. Arnaldo em Notícias - Edição 57 (Setembro e Outubro/2020)

Page 1

Informativo Nº 057 - Setembro e Outubro de 2020

Pacientes oncológicos e os cuidados com a saúde bucal Confira na página 06

Lives e Aula online no Outubro Rosa Página 05

Setembro Amarelo Página 07


Expediente É uma publicação do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. O primeiro Hospital de Câncer do Brasil. Fundado em 19/02/1920.

Editorial

Diretoria Executiva Antônio Martins da Silva Neto (Presidente) Ronaldo Vieira de Carvalho (1º Vice-Presidente) Alexandre Teixeira Carsola (2º Vice-Presidente) David Vieira da Costa (1º Tesoureiro) Pedro Rogério Clemente Palomares (2º Tesoureiro) Germano Fraga Lima (1º Secretário) Rosely Duarte Correa (2ª Secretária)

este quarto bimestre, ainda sobre o impacto de uma pandemia, prosseguimos. Contabilizamos 20.012 consultas ambulatoriais, 841 cirurgias, 6.749 aplicações de quimioterapia e 865 pacientes que fizeram tratamento com radioterapia, além de 2.730 consultas em pronto-atendimentos e 72.597 exames realizados.

Conselho de Administração Samuel Karasin (Presidente) Sérgio Ciquera Rossi (Vice-Presidente) Silvana de Rose (1ª Secretária) Rosy Maria de Oliveira Leone (2ª Secretária) Ana Leonor Edison Ferreira da Silva João Alfonso José da Silva Guedes Nivaldo Campos Camargo Rodney José Idankas Conselho Fiscal Carlos Magno de Oliveira (Presidente) Luciano Romagnolli Sérgio Ricardo Rocha Santin Luiz Fernando Rocha Santin (Suplentes)

Diretoria

Pascoal Marracini (Diretor Geral) João Batista Lopes (Diretor Administrativo) Dr. Rodrigo Macedo da Silva (Diretor Técnico) Marcio Antonio Vieira Alves (Diretor Financeiro) Dr. Reinaldo Ilha de Vilhena (Diretor Clínico) Redação e Edição de Textos Júlia Leocata Berringer

Revisão Ortográfica Claudia Travassos Centro Hospitalar Rua Dr. Cesário Motta Júnior, 112 Vila Buarque São Paulo SP CEP: 01221-020 Tel. (11) 3350-7088 Centro Ambulatorial e Administrativo

Largo do Arouche, 66 República São Paulo SP CEP: 01219-010 Tel. (11) 3367-3844 Site www.doutorarnaldo.org Facebook /institutodecancerdrarnaldo Instagram @icavc Distribuição gratuita. Proibida a venda.

02

N

Nesta edição, você encontrará informações sobre as novidades em nossas redes sociais, como a atualização mensal dos alimentos da safra, conteúdo da nossa Unidade de Nutrição e Dietética e como nos readaptamos diante a pandemia para realizar os eventos de conscientização e ensino nesse Outubro Rosa. Além disso, tudo sobre nossa visita ao Museu da PM de São Paulo e uma matéria especial com a equipe de odontologia do ICAVC, chamando a atenção para a saúde bucal antes, durante e também depois do tratamento oncológico. Ainda nesta edição, uma matéria especial sobre o Setembro Amarelo. Agradecemos a todos que continuam nos apoiando mesmo em tempos difíceis, assim, vamos muito mais longe!

Claudia Travassos

Relações Governamentais e Marketing

Agradecimentos O Instituto de Câncer Dr. Arnaldo vem por meio desta nota agradecer a todas as pessoas, ONGs e empresas que de alguma forma colaboraram com os trabalhos da instituição. Em especial ao excelente trabalho da equipe de odontologia do ICAVC que entrega o melhor tratamento para todos os nossos pacientes e a equipe de psicologia que também realiza indispensável trabalho com o paciente e familiar. À UNACCAM que muito nos auxiliou nesse Outubro Rosa, aos psicólogos que atuam em todas as áreas e à Policia Militar de São Paulo pelo convite de conhecer de perto o acervo de seu museu.


Informativo Nº 057 - Setembro e Outubro de 2020

Gestão

Indicadores Hospitalares 2020 Centro Hospitalar e Centro Ambulatorial e Administrativo

APLICAÇÕES DE QUIMIOTERAPIA

RADIOTERAPIA PACIENTES TRATADOS

EXAMES REALIZADOS

SETEMBRO OUTUBRO 3.029 3.162

SETEMBRO OUTUBRO 428 437

SETEMBRO OUTUBRO 37.182 35.415

CONSULTAS AMBULATORIAIS

CIRURGIAS REALIZADAS

PRONTO ATENDIMENTO

SETEMBRO OUTUBRO 9.823 10.189

SETEMBRO OUTUBRO 425 416

SETEMBRO OUTUBRO 1.384 1.346

Para ter acesso aos indicadores completos acesse DOUTORARNALDO.ORG/INDICADORES Unidades Avançadas São unidades externas em parceria com o poder público estadual e municipal, que buscam atender a demanda de tratamento oncológico nos bairros Heliópolis, Imirim, Ipiranga e Santo Amaro na capital e em Santos e região.

Seembro

Ouubro

Hospital Guilherme Alváro

58

54

Hospital Heliópolis

86

95

Seembro

Ouubro

Hospital Ipiranga

14

17

CEO Alto da Boa Vista

264

263

Seembro

Ouubro

Unidade São José - Consultas

1.171

1.254

Unidade São José - Cirurgias

120

116

Radioterapia - Pacientes tratados

Aplicações de Quimioterapia

Urologia

03


Informativo Nº 057 - Setembro e Outubro de 2020

Gestão

VISITA AO MUSEU DA PM

Regisro de nossa visia

A

través de um convite do Tenente Coronel Lechener, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o presidente do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho – ICAVC, Dr. Antônio Mar tins da Silva Neto, acompanhado do Arquiteto Felipe de Padua, e o colaborador Ildomar Pereira, visitou o Museu da Polícia Militar na Academia do Barro Branco. O acervo, que guarda mais de 12 mil objetos de valor histórico, incluindo canhões, carros de combate, uniformes, insígnias, fotografias e a espada do patrono Tobias de Aguiar, conta uma equipe altamente e s p e c i a l i z a d a p a r a c a t a l o g a r, acondicionar e conservar o acervo, proporcionando aos visitantes e pesquisadores uma ótima experiência. Estiveram presentes, além do Tenente Coronel Lechener, o Tenente Coronel Anisio Araujo dos Santos, Tenente Coronel Luiz Antonio Rosa, Major Ivan César Belentani e o Capitão Eduardo Mosna Xavier. Agradecemos o convite para conhecer

04

mais sobre a história da Polícia Militar do Estado de São Paulo e aproveitamos essa oportunidade para congratular os profissionais da PM, que nas mais diversas áreas de atuação, se dedicam diariamente para garantir a segurança e zelo da população do nosso Estado mesmo diante a pandemia que enfrentamos. Competência e dedicação definem o trabalho tão nobremente realizado por estes habilitados e qualificados policiais.

Fotos do acervo do museu


Informativo Nº 057 - Setembro e Outubro de 2020

Responsabilidade Social

ICAVC NAS REDES SOCIAIS ALIMENTOS DA SAFRA

E

m outubro demos início a uma série mensal dos alimentos ideais de cada safra, um conteúdo da Unidade de Nutrição e Dietética do ICAVC, que cada vez mais tem feito o trabalho fora do consultório e internação, levando informação também para a casa do paciente Todos os meses serão postados em nossas redes sociais uma seleção de alimentos da estação que, além de mais baratos, são também mais saudáveis já que tem maior qualidade nutricional, superiores em termos de vitaminas e minerais porque em sua p ro d u ç ã o s ã o u s a d a s m e n o re s quantidades de agrotóxicos.

LIVE E AULA ONLINE NESSE OUTUBRO ROSA

A

pandemia impediu muitas das atividades programadas para o Outubro Rosa, mas, sabemos, o câncer de mama não espera e precisamos falar dele sempre, durante o ano todo. As lives e reuniões online se tornaram parte do nosso dia a dia, então o ICAVC também adaptou muito para a era digital! No dia 8 de outubro realizamos uma discussão de casos clínicos, evento voltado para profissionais da saúde e reunimos não só toda a equipe do Serviço de Oncoginecologia e Mastologia - SOGM do ICAVC, como médicos e residentes de outras áreas para debater importantes tópicos do tratamento cirúrgico e prevenção do câncer de mama. Conversamos também, no dia 15 de outubro, com a presidente da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama - UNACCAM, Clarisia Ramos. O Prof. Dr. Carlos Elias Fristachi, chefe do SOGM, bateu um papo descontraído mas muito informativo com a Clarisia. Além de falarem sobre o câncer de mama e a importância de um diagnóstico precoce, eles também responderam as perguntas enviadas pelos seguidores no Instagram e contaram um pouco sobre a história da UNACCAM e o trabalho de conscientização e capacitação de voluntários realizados pela ONG.

Nossa aula e discussão de casos clínicos reuniu o corpo clínico de diferentes multiespecialidades e debateu importantes aspectos do câncer de mama

O Dr. Carlos Elias Fristachi bateu um papo muito interessante e informativo com Clarisia Ramos, presidente da UNACCAM. Se você perdeu, ainda pode assistir no nosso instagram, pelo IGTV @icavc.

05


Informativo Nº 057 - Setembro e Outubro de 2020

Responsabilidade Social

UMA SAÚDE IMPECÁVEL TEM QUE COMEÇAR PELA SAÚDE BUCAL

Euipe de odonologia do ICAVC

D

ia 25 de outubro é Dia Nacional da Saúde Bucal e a frase “A saúde começa pela boca” não poderia ser mais verdadeira. Sendo a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio externo, nossa boca é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. É por isso que uma boa higiene e ir ao dentista regularmente diminui o risco d e d e s e n v o l v i m e n t o d e vá r i o s problemas bucais. Segue as dicas para manter sua boca saudável: •Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente •Ingerir alimentos balanceados e

evitar comer entre as principais refeições •Usar produtos de higiene bucal, inclusive o creme dental, dando preferência para os que contenham flúor. •Usar enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.

06

Além disso, é importante ressaltar que doenças da boca têm também relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação. Ao identificar qualquer anormalidade ou incomodo na região da boca, a pessoa deve buscar o serviço de saúde bucal do SUS, realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para a investigação por um profissional de saúde. Quanto mais cedo o diagnóstico de qualquer problema é feito, maior é a chance de cura. Por isso, o atendimento odontológico prestado pelos profissionais da área englobam ações de prevenção, p ro m o ç ã o à s a ú d e , c u i d a d o e acompanhamento do usuário durante o tratamento. No QR Code ao lado você acessa o recado do Dr. Wagner Seroli sobre a importância do paciente oncológico cuidar também da saúde de sua boca, gengivas e dentes.

ESCANEIE AQUI UTILIZE A CÂMERA DO SEU CELULAR PARA LER O CÓDIGO E ACESSAR NOSSO SITE OU ACESSE ATRAVÉS DO LINK:

bit.ly/icavcbucal


Informativo Nº 057 - Setembro e Outubro de 2020

Responsabilidade Social

SETEMBRO AMARELO

Como ajudar alguém em depressão? Everton Ramos Jordão de Aguiar Psicólogo CRP 06/126957

A

pessoa que está confusa, em sofrimento e que encontra na morte uma forma de alivio, já não vê mais alternativa ou possibilidades de resolver seus problemas em vida, e é importante que saiba que elas existam talvez só não as esteja percebendo ainda. Temos a tendência de tentar mensurar e comparar a nossa dor com a dor do outro, como se houvesse um maior ou menor motivo para sofrer, porém quando a morte se torna a única saída para encontrar o alivio daquele sofrimento, só podemos presumir que aquilo que se passa na vida daquela pessoa é insuportável. O que podemos fazer para ajudar é nos colocarmos disponíveis e sensíveis, para que essa pessoa chegue a nós ou para que percebamos quando alguém estiver dando sinais de que algo não está bem. Para a pessoa em sofrimento, saber que alguém a vê, entende ou a escuta, pode significar a existência daquela possibilidade que já não existia mais. Mas calma, acolher uma pessoa em sofrimento não significa que tenhamos que resolver ou nos responsabilizar de forma direta por ela, nem todos possuem o que é preciso para cuidar de alguém em t a m a n h o s of r i m e n t o , p o r i s s o podemos e devemos orientá-la a procurar uma ajuda especializada, que podem ser em um primeiro momento, profissionais como, médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, pois se espera que estes profissionais acolham de forma adequada e encaminhem ao profissional mais indicado para ajudá-la.

Faores de risco e sinais ue devemos ficar aenos

Transtornos mentais

Desejo súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever testamento, etc

Afastamento ou isolamento social

Menção repetida de morte ou suicídio

Ansiedade,

Oferecer objetos ou bens pessoais valiosos

Acesso a meios letais (ex. armas de fogo, pesticidas)

Desesperança/pessimismo/solidão

Dificuldade de relacionamento e integração

Apatia pouco usual, letargia, falta de apetite

Grande impulsividade e agressividade

Perda recente importante Cartas de despedida

O ue não fazer

X

O ue fazer

Interromper muito frequentemente;

Ouvir atentamente, com calma;

Ficar chocado ou muito emocionado;

Entender os sentimentos da pessoa;

Dizer que está ocupado;

Demonstrar aceitação e respeito;

Fazer o problema parecer trivial;

Expressar respeito pelas opiniões e valores das pessoas;

Tratar a pessoa com posição de inferioridade;

Conversar honestamente;

Dizer simplesmente que tudo vai ficar bem;

Mostrar sua preocupação, cuidado e afeição;

Fazer perguntas indiscretas;

Focalizar nos sentimentos da pessoa.

Emitir julgamento ou tentar doutrinar.

Para os familiares e amigos, é importante ficar alerta a algumas frases de alerta, como: •“Eu preferia estar morto”; •“Eu não posso fazer nada”; •“Eu não aguento mais”; •“Eu sou um perdedor e um peso para os outros”; •“Os outros serão mais felizes sem mim”.

Precisa de ajuda? Ligue para o CVV: 188. 07


Informativo Nº 057 - Setembro e Outubro de 2020

Conscientização

SETEMBRO Vamos falar sobre... Câncer de Colo e Reto É uma doença potencialmente curável quando detectada precocemente. No Brasil é o segundo tumor mais frequente nos homens e o terceiro nas mulheres. Na maioria das vezes se inicia a partir de lesões intestinais benignas chamadas de pólipos que se removidas a tempo podem evitar o desenvolvimento da doença. Idade superior a 50 anos, consumo excessivo de alimentos gordurosos, carnes vermelhas e embutidos, sedentarismo, obesidade, tabagismo e etilismo são os principais fatores de risco. Manifesta-se principalmente com o aparecimento de mudanças no hábito intestinal (diarréia ou constipação), dor abdominal, sangramento nas fezes e dor ao evacuar. Perda de peso e anemia também são sinais de alerta. Caso haja a presença desses sintomas um médico deve ser procurado. A colonoscopia é o principal exame de rastreamento e diagnóstico do câncer colorretal. Este exame consiste na

introdução de uma câmera pelo ânus que tem o objetivo de estudar o reto e todo intestino grosso. Permite a identificação de lesões precoces ou avançadas, a realização de biópsias e muitas vezes a remoção completa de pólipos que venham a ser encontradas. O exame é realizado com o paciente sedado e requer um preparo intestinal prévio com uso de laxativos. A prevenção pode ser feita na adoção de hábitos saudáveis evitando os fatores de risco. Recomenda-se uma dieta rica em frutas, verduras e vegetais, evitar o excesso de gorduras e carnes vermelhas. Exercícios físicos regulares e combater o tabagismo e o etilismo são importantes medidas de prevenção. O rastreamento com colonoscopia é recomendado a partir dos 50 anos e em pessoas com histórico familiar mais precocemente.

Dr. Mário Feitoza Freitas Filho Cirurgião Geral CRM 12.7762

ACESSE PARA SABER MAIS

ESCANEIE AQUI UTILIZE A CÂMERA DO SEU CELULAR PARA LER O CÓDIGO E ACESSAR NOSSO SITE OU ACESSE ATRAVÉS DO LINK:

http://bit.ly/coloretal

OUTUBRO Vamos falar sobre... Câncer de Mama O câncer de mama é pouco comum antes dos 35 anos, mas, à medida que aumenta a idade, atinge um número cada vez maior de mulheres. Entre as brasileiras, é o segundo câncer mais frequente. O sintoma mais comum é a presença de nódulo ou caroço palpável, que pode ser detectado pelo toque da mão se tiver mais de 1 cm. Secreção com sangue pelo mamilo, inchaço, vermelhidão, feridas, retrações e abaulamentos da pele ou do mamilo também são suspeitos. Mesmo sem apresentar sintomas, pode haver câncer de mama. Por isso a mulher deve consultar o médico para um exame mais detalhado das mamas, como mamografia e ou ultrassom. Algumas mulheres podem ter o risco aumentado de desenvolver o câncer de mama caso tenham histórico familiar, primeira menstruação antes do 12 anos, menopausa após os 50 anos, primeiro filho após os 30 anos, dieta rica em gorduras e ingestão frequente de bebida alcoólica. Hábitos podem diminuir os fatores de

08

risco, recomenda-se exercícios físicos, controle de peso, uma dieta pobre em gorduras e diminuição da ingestão de bebidas alcoólicas.

ACESSE PARA SABER MAIS

A mamografia é o exame mais eficaz para o diagnóstico. É a radiografia feita com equipamento especializado, que permite identificar tumores muitos pequenos. O diagnóstico precoce permite identificar e tratar lesões e tumores só visíveis na mamografia, que podem evoluir para câncer. Essas lesões são tratadas facilmente em serviços especializados, quase sempre com a conservação das mamas e altas taxas de cura, de até 98%. O autoexame é um método simples, sem custo e que pode colaborar no diagnóstico precoce, podendo ser realizado por mulheres de todas as idades. Deve ser realizado uma semana após a menstruação ou no mesmo dia do mês nas mulheres que não menstruam. Caso sinta alguma alteração, é importante consultar o médico imediatamente.

ESCANEIE AQUI UTILIZE A CÂMERA DO SEU CELULAR PARA LER O CÓDIGO E ACESSAR NOSSO SITE OU ACESSE ATRAVÉS DO LINK:

bit.ly/icavcmama Dr. Carlos Elias Fristachi Oncoginecologista e Mastologista CRM 44.605


Departamento de Doações Colaborar com o Instituto de Câncer Dr. Arnaldo é garantir que nossos pacientes, todos atendidos através do SUS, tenham acesso ao tratamento oncológico, além de suprir os estoques de medicamentos utilizados e possibilitar a ampliação do nosso trabalho para cada vez mais pessoas.

Fale com o departamento de doações no WhatsApp! (11) 98234 7214 Para saber mais entre em contato doacoes@doutorarnaldo.org ou acesse www.doutorarnaldo.org/doar

Conheça nosso novo site Mais funcionalidades para ficar mais perto de você! Acesse www.doutorarnaldo.org

@icavc

/institutodecancerdrarnaldo

/icavc


Expediente Esta é uma publicação do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. O primeiro Hospital de Câncer do Brasil. Fundado em 19/02/1920. Desenvolvimento, Criação, Redação e Edição Júlia Leocata Berringer Revisão Ortográfica Claudia Travassos

Centro Ambulatorial e Administrativo Largo do Arouche, 66 República - São Paulo - SP 01219-010 Tel.: (11) 3367-3844 Centro Hospitalar Rua Dr. Cesário Motta Jr., 112 Vila Buarque - São Paulo - SP 01221-020 Tel.: (11) 3350-7088

Depto. de Doações Tel.: (11) 3203-1971 doacoes@doutorarnaldo.org Acesse Site: doutorarnaldo.org Facebook: fb.com/institutodecancerdrarnaldo Instagram: instagram.com/icavc


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.