Dr. Arnaldo em Notícias - Edição 60 (Abril a Junho/2021)

Page 1

Informativo N° 60 - Abril a Junho de 2021

Inauguração do Novo Ambulatório da CCP Homenagem ao Dr. José Francisco Gois Filho Confira na página 04 e 05

Começo de uma nova fase para muitos

Benefícios de ter um pet durante o tratamento

Página 08

Página 11


Expediente É uma publicação do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. O primeiro Hospital de Câncer do Brasil. Fundado em 19/02/1920.

Diretoria Executiva Antônio Martins da Silva Neto (Presidente) Ronaldo Vieira de Carvalho (1º Vice-Presidente) Alexandre Teixeira Carsola (2º Vice-Presidente) David Vieira da Costa (1º Tesoureiro) Pedro Rogério Clemente Palomares (2º Tesoureiro)

Conselho de Administração Germano Fraga Lima (Presidente) Paulo Massaru Uesugi Sugiura (Vice-Presidente) João Mauricio Gonçalves Lima (1º Secretário) Adelino Detofol (2º Secretário)

Conselho Fiscal Carlos Magno de Oliveira (Presidente) Luciano Romagnolli Sérgio Ricardo Rocha Santin Luiz Fernando Rocha Santin (Suplentes)

Diretoria

Pascoal Marracini (Diretor Geral) João Batista Lopes (Diretor Administrativo) Dr. Rodrigo Macedo da Silva (Diretor Técnico) Marcio Antonio Vieira Alves (Diretor Financeiro) Dr. Jefferson Mazzei (Diretor Clínico) Redação e Edição de Textos Júlia Leocata Berringer Layout Izabela Cristina Revisão Ortográfica Claudia Travassos Centro Hospitalar Rua Dr. Cesário Motta Júnior, 112 Vila Buarque São Paulo SP CEP: 01221-020 Tel. (11) 3350-7088 Centro Ambulatorial e Administrativo

Largo do Arouche, 66 República São Paulo SP CEP: 01219-010 Tel. (11) 3367-3844 Site www.doutorarnaldo.org Facebook /institutodecancerdrarnaldo Instagram @icavc Distribuição gratuita. Proibida a venda.

02

Editorial

S

eguimos 2021 com a certeza de muitas vitórias! Ainda lutando contra a pandemia, reaprendendo a cuidar e torcendo por dias melhores. Mesmo com tantas dificuldades herdadas do ano passado, seguimos fortes no trabalho, que não para! No segundo trimestre, realizamos 31.219 consultas ambulatoriais, 1.007 cirurgias, 9.963 aplicações de quimioterapia e 1.117 pacientes que fizeram tratamento com radioterapia, além de 4.966 consultas em pronto-atendimentos e 112.036 exames realizados, resultados que nos enchem de confiança. Nesta edição, falamos sobre uma importante reforma concluída em nosso Centro Ambulatorial. O novo ambulatório do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço foi completamente adaptado e melhorado visando otimizar os atendimentos e dar mais confortos aos nossos pacientes, em um ambiente seguro e espaçoso. Comemoramos junto às nossas colaboradoras o dia das mães, homenageando cada uma dessas mulheres que cumprem seu papel profissional de forma excepcional e, em casa, um papel ainda mais importante no exercício da maternidade. Além de tudo isso, agradecemos as doações que recebemos, homenageamos pessoas muito queridas e inauguramos o Sino da quimioterapia e radioterapia, uma forma de celebrar nossas vitórias! Aprendemos ao longo desses 101 anos de história que celebrar todas as vitórias é necessário. Agradecemos a todos que estão ao nosso lado para lutar e comemorar. Nosso muito obrigada!

Claudia Travassos

Relações Governamentais e Marketing

Agradecimentos Hoje o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo vem agradecer todos aqueles que de algum a form a colaboraram para o desenvolvimento e aprimoramento da instituição. Em especial viemos agradecer pela participação da Caudalie que parabenizou as mulheres do ICAVC com o Protetor Solar Facial Antirrugas FPS30 no dia das mães. Gostaria de agradecer a ONG Amor Rosa pela doação e apoio aos pacientes da instituição, e muito obrigada aos funcionários do CCIH e Cozinheiras por estarem tão presentes no nosso dia a dia. Agradecemos também a participação da diretoria e equipe do CCP, as funcionárias da enfermagem, farmácia e faturamento. Todos estão de parabéns e merecem um sincero agradecimento pelo trabalho feito! Parabéns e obrigado.


Informativo Nº 060 - Abril a Junho de 2021

Gestão

Indicadores Hospitalares 2021 Centro Hospitalar e Centro Ambulatorial e Administrativo

APLICAÇÕES DE QUIMIOTERAPIA

RADIOTERAPIA PACIENTES TRATADOS

Abr Maio Jun 3.312 3.235 3.410

CONSULTAS AMBULATORIAIS Abr Maio Jun 9.945 10.522 10.752

Abr 429

Maio 366

Jun 322

EXAMES REALIZADOS Abr Maio Jun 35.911 36.410 39.715

CIRURGIAS REALIZADAS Abr 298

Maio 343

Jun 366

PRONTO ATENDIMENTO Abr Maio Jun 1.602 1.718 1.646

Para ter acesso aos indicadores completos acesse DOUTORARNALDO.ORG/INDICADORES Unidades Avançadas São unidades externas em parceria com o poder público estadual e municipal, que buscam atender a demanda de tratamento oncológico nos bairros Heliópolis, Imirim, Ipiranga e Santo Amaro na capital e em Santos e região.

Abril

Maio

Junho

Hospital Guilherme Alváro

53

46

47

Hospital Heliópolis

79

79

78

Abril

Maio

Junho

Hospital Ipiranga

16

17

23

CEO Alto da Boa Vista

309

365

364

Urologia

Abril

Maio

Junho

Unidade São José - Consultas

1.248

1.463

1.356

Unidade São José - Cirurgias

101

102

106

Radioterapia - Pacientes tratados

Aplicações de Quimioterapia

03


Informativo Nº 060 - Abril a Junho de 2021

Gestão

Novo Ambulatório CCP Celebração reuniu a diretoria e equipe da CCP para a inauguração do novo ambulatório de Cirurgia de Cabeça e Pescoço Mais uma conquista de 2021; foi inaugurado no Centro Ambulatorial e Administrativo do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo o novo ambulatório de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. O espaço, totalmente otimizado para melhor atender os pacientes dessa especialidade, fica localizado no segundo andar e conta agora com seis ambulatórios, sala de enfermagem, sala de exames e um espaço para a equipe de pesquisa. O ambulatório aprimorado proporciona um maior conforto aos pacientes, com sala de espera espaçosa, ar condicionado e banheiros adaptados. Além disso, o espaço foi pensado para acolher também os ambulatórios de odontologia, com espaço adequado para as consultas dos pacientes. Para marcar o início de um novo capítulo para o Serviço de CCP do ICAVC, uma homenagem muito justa: Por iniciativa dos médicos da CCP, o ambulatório foi nomeado em deferência ao Dr. José Francisco de Góis Filho, um dos médicos mais experientes do hospital, muito

04

querido por todos os colegas e pacientes. A surpresa foi guardada até o último segundo, e no dia 8 de abril toda a equipe e os diretores do hospital se reuniram para parabenizar e inaugurar a placa em homenagem ao Dr. Góis, que ficou muito emocionado e grato pela condecoração. Dr. Rafael De Cicco, chefe do serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, justificou a homenagem agradecendo ao Dr. Góis pelos ensinamentos: “Um exemplo de profissional e um grande mestre para todos”, conta ele. Parabenizamos o Dr. Góis pelo trabalho realizado, sempre com muita dedicação e também toda a equipe de CCP pela estimável iniciativa. Desejamos que o novo ambulatório possa ser aproveitado da melhor forma possível para os nossos pacientes, agora atendidos com muito mais conforto, e possa ter muitas conquistas e vitórias.

Agradecemos também aos parceiros do Amigos do Arnaldo que fizeram acontecer e apoiaram o ICAVC em todo o processo de obras. Sem vocês nada disso seria possível!


Informativo Nº 060 - Abril a Junho de 2021

Gestão

HOMENAGEM PARA DR. GOIS

05


Informativo Nº 060 - Abril a Junho de 2021

Gestão

DIA 10 DE MAIO É DIA DA COZINHEIRA

Q

uem diz que comida de hospital é ruim não provou a comida que a equipe da cozinha do ICAVC prepara! Essa equipe sempre realiza seu trabalho com excelência, recebendo muitos elogios. Para alguns pacientes, o período no hospital pode ser duradouro e cansativo. Para outros, pode até não ser tão longo assim, mas ainda parecer arrastado e exaustivo. Em ambos os casos, a refeição pode ser mais do que apenas uma obrigação e se tornar um momento pelo qual os pacientes esperam. Proporcionar refeições saudáveis, saborosas e agradáveis contribui não somente para a recuperação física do paciente, mas também para a melhora da saúde mental e emocional.

Paul a ora

Déb

Conheça a equipe que, com muita dedicação, prepara as deliciosas refeições de nossos pacientes. Parabenizamos a Raquel, Débora e Paula pelo seu dia e por entregarem sempre as melhores refeições.

Débor

a

DIA DA COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

D

ia 15 de maio é Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar e da CCIH! Você sabe o que é?

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar é responsável por definir ações normativas e coordenar todas as atividades de prevenção, investigação e controle das infecções hospitalares. Aqui no ICAVC essa importante missão fica a cargo da Dra. Marilisa Cicerelli e do enfermeiro Rodrigo de Andrade Silva, que desempenham seu trabalho de forma exemplar! Ainda que a CCIH faça o trabalho da conscientização, é importante lembrar: A prevenção das IRAS (Infecção Relacionada à Assistência à Saúde) é uma responsabilidade de todos! A higiene das mãos (com preparação alcoólica 70% ou sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, incluindo a COVID-19.

06

Dra. Marilisa e Enfermeiro Rodrigo equipe da CCIH


Informativo Nº 060 - Abril a Junho de 2021

Responsabilidade Social

Doação da ong Amor Rosa

N

o mês de Junho a ONG Amor Rosa realizou doação de 301 fraldas, 200 kits de higiene para os pacientes internados e outros materiais e insumos, como sondas e seringas. No Instituto de Câncer, o Amor Rosa apoia os internados com visitas e entrega de kits para os pacientes hospitalizados e em processo de quimioterapia e radioterapia. São realizadas doações de produtos de higiene pessoal; kits para inverno contendo cachecol, meias de algodão ou tricô e gorro; protetores para traqueostomizados feitos de crochê; roupas íntimas; fraldas geriátricas; kits de primeiro-socorros.

Conheça o trabalho da ONG:

Site: www.amorrosa.com.br Facebook: fb.com/amorrosa.org Instagram: @institutoamorrosa

COMO AJUDAR O ICAVC CONHEÇA NOSSO TRABALHO

CONHEÇA ALGUMAS FORMAS DE DOAR

Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho é a primeira instituição brasileira destinada ao estudo e tratamento do câncer do Brasil. Fundada em 1920, tem perfil filantrópico e atende 100% SUS. Busca garantir a excelência e proporcionar um atendimento humanizado aos pacientes.

Transferência/Depósito.

Cartão de Crédito.

Carnê Solidário.

Cupom Fiscal

o

Página de doações: www.doutorarnaldo.org.br

Central de Doações! UTILIZE A CÂMERA DO SEU CELULAR PARA LER O CÓDIGO OU ACESSE ATRAVÉS DO LINK:

https://bit.ly/ajudeoICAVC ESCANEIE AQUI

07


Informativo Nº 060 - Abril a Junho de 2021

Responsabilidade Social

Um Novo Começo Inauguração do sino da vitória!

D

ia 14 de abril. Para alguns, uma quarta-feira como qualquer outra. Para a paciente do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo, Joslaine, o fim de um ciclo e o começo de uma nova fase. Depois de muitas idas à ala de quimioterapia, finalmente o fim de um tratamento desafiador. Para nós do ICAVC, esse dia também foi marcado de uma maneira especial. Inauguramos o sino da vitória, uma forma de comemorar o fim do tratamento dos pacientes que realizaram quimioterapia e, através das badaladas, do sino anunciar uma nova fase.

É com a frase "A vida é feita de ciclos e a cada vitória temos que comemorar. Quando seu tratamento terminar, toque este sino pa r a to d o s a n u n c i a r : v o c ê venceu!", que todos se juntam às c o m e m o r a ç õ e s . Pa c i e n t e s , acompanhantes, enfermagem e demais colaboradores se unem em um só propósito: celebrar a vida. Desejos de dias melhores. Confira o emocionante relato da Joslaine, a primeira paciente a tocar o sino

QR CODE Com a doação realizada por Ana Maria Obranovich, da ONG Amor Rosa, foi possível instalar um sino na quimioterapia e também na radioterapia. Mais do que um símbolo de vitória, o sino também se torna uma motivação para quem ainda está atravessando o tratamento.

ESCANEIE AQUI UTILIZE A CÂMERA DO SEU CELULAR PARA LER O CÓDIGO OU ATRAVÉS DO LINK:

https://bit.ly/Joslaine

08

Sino da Quimioterapia


Informativo Nº 060 - Abril a Junho de 2021

Responsabilidade Social

DIA DAS MÃES - CAUDALIE

Enfermagem

N

esse ano, tivemos a sorte e o prazer de contar com a caudalie, uma empresa francesa de produtos para a pele, especializada em Vinotherapie, e que prontamente aceitou participar dessa ação super especial para o Dia das Mães aqui no ICAVC. As mulheres são maioria dentre nossos colaboradores e quase 300 delas são mães, além de excelentes profissionais. Nesse último ano difícil, de muita apreensão e incertezas, é incrível poder presentear todas com esse mimo da Caudalie, reafirmando o valioso papel que elas tem no trabalho e também em casa.

Faturamento

As colaboradoras receberam o Protetor Solar Facial Antirrugas FPS30 - que o f e r e c e p r o t e ç ã o U VA / U V B e é enriquecido com água de uva orgânica, que hidrata e acalma as peles sensíveis. num lindo saquinho de algodão e cartãozinho "Para as mães solo, as que trabalham fora, mães em tempo integral, novas professoras durante a quarentena, todas que mantiveram suas famílias seguras: é tempo de celebrar e recompensá-las por todo o seu esforço durante o último ano. Feliz Dia das Mães! Nosso agradecimento a todos da caudalie e principalmente Rafaela Frigerio e Laura Caramelli que desde o começo nos deram muita atenção e tornaram possível essa ação que aqueceu nossos corações.

Farmácia

09


Responsabilidade Social

Informativo Nº 060 - Abril a Junho de 2021

HOMENAGEM ÀS mães do ICAVC - DIA DAS MÃES

N

o dia das mães não poderíamos deixar de parabenizar nossas pa c i e n te s e , c l a ro , n o s s a s colaboradoras, que além de profissionais d e d i c a d a s , s ã o e xc e l e n te s m ã e s . Se você já passou pelo ambulatório, já deve reconhecer a Neide na foto. Nossa recepcionista é muito querida por todos, principalmente pela filha Mariana, que também é nossa colaboradora, no setor de pesquisa. A Mariana tem a sorte de ter além da Neide, a tia-mãe Conceição (ou Con, como todo mundo conhece) que comanda o setor de higiene no ambulatório! Duas gerações aqui no ICAVC. Nossa homenagem a todas as mães, de barriga, de coração, escolhidas ou de vida... Mãe tem de vários tipos, mas o amor é o único que não muda, é sempre gigante! Parabéns a todas.

Confira as fotos!

Mariana e Neide

UTILIZE A CÂMERA DO SEU CELULAR PARA LER O CÓDIGO.

https://bit.ly/3xBX ESCANEIE AQUI

Conceição, Mariana e Neide

Mãe, um título maior que Rainha 10


Informativo Nº 060 - Abril a Junho de 2021

Responsabilidade Social

PET TERAPIA Benefícios durante o tratamento Texto por: Ewerton da Silva Medeiros

Q

uem aí não é apaixonado(a) por um cãozinho bagunceiro e sapeca, que nos ajuda a alegrar aquele dia que parece estar meio chato, ou de um gatinho fofinho e todo manhoso que adora um colinho? Pois bem, independente do seu bichinho de estimação preferido, estudos comprovam que a presença dos animais ajuda (e muito!) no tratamento da doença. A convivência com esses carinhas afeta positivamente a saúde biológica, emocional, cognitiva e social do paciente. Outro ponto positivo da pet terapia, é que os animais ajudam a manter o astral elevado também dos integrantes da família do paciente, ajudando assim na sensação de bem-estar de todos.

Em fases mais pesadas do tratamento como a quimioterapia e a radioterapia, geralmente a sensação de solidão e ansiedade do paciente tende a aumentar, e é nesse momento em que o convívio com animais de estimação tem a sua maior impor tância e eficiência.

no tratamento de pacientes com câncer já foi bastante forte, porém de alguns anos para cá, essa visão está mudando, e a procura pelos bichinhos de estimação só aumenta! Ainda assim, caso se sinta inseguro, orientese com seu médico oncologista e peça a sua opinião.

No Brasil existem ONGs especializadas em levar animais até essas instituições de tratamento de câncer, para passar o dia com os pacientes e seus familiares, especialmente crianças. Como é o caso do Patas Therapeutas, onde todos os animais são de pessoas voluntárias e passam por exames de saúde e comportamento, além de serem higienizados antes de entrarem nas dependências dos hospitais.

E aí? Pronto para encontrar o seu bichinho ideal? Procure por ONGs que ajudam animais perto de sua casa ou conheça Procure um Amigo, Amigos de São Francisco, Instituto Santo Pet e encontre o amigo perfeito pra você! Fonte: INCA

Contudo, nem sempre foi assim. O preconceito acerca da ideia de que os animais de estimação podem ajudar

Os principais benefícios de quem adota um animalzinho de estimação são:

Liberação da endorfina, hormônio da felicidade. Estímulo à interação social; Ação antidepressiva e ansiolítica;

ESCANEIE AQUI UTILIZE A CÂMERA DO SEU CELULAR PARA LER O CÓDIGO E ACESSAR NOSSO SITE OU ACESSE ATRAVÉS DO LINK:

https://bit.ly/icavcpet

11


Informativo Nº 060 - Abril a Junho de 2021

Conscientização

ABRIL Vamos falar sobre... Câncer de Testículo! Câncer de Testículo O principal fator associado ao câncer testicular é a criptorquidia (testículos que não estão posicionados dentro da bolsa escrotal). Os portadores desta condição possuem um risco 50 vezes maior de desenvolver o câncer. Outro grupo com maior incidência da doença são os homens portadores de infertilidade. Nesses casos, a presença de tumor pode ser a causa da diminuição da produção de esperma-tozóides. Algumas síndromes genéticas raras, histórico familiar de tumor testicular, e antecedente de tumor testicular são causas relacionadas a um maior risco de desenvolver este tipo de tumor. O sinal clássico é o achado de um nódulo endurecido no testículo à palpação, além do aumento progressivo do tamanho do mesmo. Geralmente não há dor, embora este sintoma possa ocorrer sob determinadas condições. Por vezes, o paciente refere ter sofrido algum traumatismo testicular. O trauma não leva ao aparecimento de um tumor testicular, mas costuma ser o motivo para que o paciente palpe o testículo afetado e note o nódulo que possivelmente não havia sido notado anteriormente. Frente a suspeita de uma nodulação no testículo é necessário procurar um médico para melhor avaliação.

O exame de ultrassonografia escrotal deve ser realizado, podendo revelar a presença e características do tumor, como uma vascularização anômala além de ajudar a estabelecer um diagnóstico diferencial. Exames laboratoriais de sangue, com dosagem de Beta HCG, alfafetoproteína e DHL devem ser sempre realizados nestas condições. Os dois primeiros são marcadores tumorais específicos e sua elevação no sangue acaba confirmando o diagnóstico de câncer testicular, sendo extremamente úteis na fase do diagnóstico, bem como no monitoramento durante e após o tratamento. É importante salientar, entretanto, que os marcadores tumorais negativos, não excluem o diagnóstico de câncer. Uma vez diagnosticado o câncer, devese conhecer a extensão da doença para propor o melhor tratamento. A tomografia computadorizada de abdômen, pelve e tórax são impor-tantes neste contexto. Diante da suspeita, deve-se proceder ao tratamento do câncer de testículo, que é a orquiectomia radical por via inguinal (não se deve abordar um testículo com suspeita de tumor por via escrotal) para a remoção do testículo afetado, com ou sem colocação de uma prótese testicular no mesmo ato operatório.

Após a remoção do testículo e na dependência da extensão e grau de agressividade do tumor, pode ser indicado um tratamento complementar, cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Em casos favoráveis, apenas a remoção do testículo é suficiente para curar o paciente. Se houver metástases à distância, a quimioterapia deverá ser indicada, e mesmo nestas condições, as taxas de cura são extremamente animadoras. Atualmente, as taxas de cura para doença precoce estão acima de 95%. Por afetar preferencialmente jovens, frequentemente sem prole constituída, o tratamento de quimioterapia pode representar um grande impacto na fertilidade destes pacientes. Após quimioterapia, quase todos os pacientes têm a função do testículo remanescente gravemente alterada por um período de aproximadamente três anos, quando um pouco mais da metade desses apresentam melhora importante com possibilidade de recuperar a fertilidade. Por esse motivo, todos os pacientes que serão submetidos a quimioterapia deverão ter seu sêmem coletado e criopreservado (congelado) antes do tratamento.

Dr. Hamilton de Campos Zampolli Médico Urologista CRM 62512

Curiosidade

QUER SABER MAIS?

Até o momento, a Medicina não conhece todas as causas e mecanismos biológicos do câncer de testículo, sendo assim, não há como prevenir a enfermidade. A exceção são os casos de criptorquidia. A correção cirúrgica desta condição nos primeiros dois anos de vida diminuem o risco de desenvolvimento de câncer de testículo. O autoexame dos testículos, realizado todos os meses representa um meio simples e adequado de detectar qualquer alteração importante para o diagnóstico precoce. Procure um urologista sempre que suspeitar de uma nodulação testicular. Não perca tempo!

ESCANEIE AQUI UTILIZE A CÂMERA DO SEU CELULAR PARA LER O CÓDIGO E ACESSAR NOSSO SITE OU ACESSE ATRAVÉS DO LINK:

https://bit.ly/ICAVCtesticulo

12


Informativo Nº 060 - Abril a Junho de 2021

Conscientização

MAIO Vamos falar sobre... Câncer de Ovário Câncer de Ovário Pouco frequente, o câncer de ovário é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o de menor chance de cura. Cerca de 3/4 dos cânceres desse órgão apresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico. A maioria dos tumores de ovário são carcinomas epiteliais (câncer que se inicia nas células da superfície do órgão), o mais comum, ou tumor maligno de células germinativas (que dão origem aos espermatozoides e aos ovócito chamados erroneamente de óvulos). Na fase inicial, o câncer de ovário não causa sintomas específicos. À medida que o tumor cresce, pode causar pressão, dor ou inchaço no abdômen, pelve, costas ou pernas; náusea, indigestão, gases, prisão de ventre ou diarreia e cansaço constante. Outros sintomas, apesar de menos comuns, também podem como necessidade frequente de urinar e sangramento vaginal. A maioria desses sintomas não significa que a mulher tem tumor de ovário, mas serve de alerta para que ela procure um médico. Na fase inicial, o câncer de ovário não causa sintomas específicos. A medida que o tumor vai crescendo, pode causar pressão, dores ou inchaço no abdômen, costas ou pernas; náusea, indigestão,

gases, prisão de ventre ou diarreia e cansaço constante. Outros sintomas, apesar de menos comuns, também podem surgir, como necessidade freque-nte de urinar e sangramento vaginal. A maioria desses sintomas não significa que a mulher tem tumor de ovário, mas serve de alerta para que ela procure um médico. As mulheres devem estar atentas aos fatores de risco e consultar regularmente o seu médico, principalmente aquelas acima de 50 anos. Fatores hormonais, ambientais e genéticos estão relacionados com o aparecimento do câncer de ovário, como alteração genética por genes BRCA 1 e BRCA 2. História familiar é o fator de risco isolado mais importante. Cerca de 10% dos casos apresentam componente genético ou familiar, e 90% são esporádicos, isto é, sem fator de risco conhecido. Ter tido câncer de mama, útero ou colorretal ou nunca ter engravidado também aumenta o risco de ter câncer de ovário. Alguns estudos sugerem que a ingestão do hormônio estro-gênio (sem progesterona) por 10 anos ou mais pode aumentar a chance de a mulher vir a ter esse tipo de tumor. A presença de cistos no ovário, bastante comum, não deve ser motivo para pânico. O perigo só existe quando

eles são maiores que 10 mm e possuem áreas sólidas e líquidas. Nesse caso, quando detectado o cisto, a cirurgia é o tratamento indicado. O exame preventivo ginecológico (Papanicolaou) não detecta o câncer de ovário, já que é específico para detectar o câncer do colo do útero. A pílula anticoncepcional para as jovens chega a reduzir em 50% o risco, mas só deve ser utilizada de acordo com necessidade individualizada. Diante de algum sintoma suspeito, o médico poderá pedir exame de sangue específico e uma ultra-ssonografia transvaginal. Baseado nos resultados desses testes, poderá ser indicada biópsia (feita por laparo-scopia ou laparotomia) do tecido ovariano. Diversas modalidades terapêuticas podem ser oferecidas (cirurgia, radioterapia e quimioterapia). A escolha vai depender principalmente do tipo histológico do tumor, do estadiamento, da idade e das condições clínicas da paciente e de se o tumor é inicial ou recorrente. Se a doença for detectada no início - especialmente nas mulheres mais jovens - é possível remover somente o ovário afetado.

Dr. Maurício Fristachi Médico do SOGM Com informações do INCA

Curiosidade

QUER SABER MAIS?

ŸO exame Papanicolau não detecta o

cãncer de ovário, para isso, é preciso um exame pélvico; ŸO Instituto Nacional de Câncer

(INCA) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 6.650 novos casos de câncer de ovário; ŸOcupa o quinto lugar em mortes por

câncer entre as mulheres, sendo responsável por mais mortes do que qualquer outro câncer do sistema reprodutivo feminino; ŸA taxa de mulheres diagnosticadas

com câncer de ovário está caindo lentamente ao longo dos últimos 20 anos.

ESCANEIE AQUI UTILIZE A CÂMERA DO SEU CELULAR PARA LER O CÓDIGO E ACESSAR NOSSO SITE OU ACESSE ATRAVÉS DO LINK:

13


Informativo Nº 060 - Abril a Junho de 2021

Conscientização

JUNHO Vamos falar sobre... Câncer de Bexiga e Rim Câncer de Bexiga O câncer de bexiga representa a Segunda maior neoplasia do trato genitourinário mais comum no Brasil, inferior apenas ao adenocarcinoma de próstata. De acordo estimativas para o ano de 2018, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) acredita que serão descobertos 9.480 novos casos, sendo 6.690 em homens e 2.790 em mulheres. Só no Estado de São Paulo, acredita-se que 2.090 homens e 730 mulheres vão ser diagnosticados. O principal tipo histológico de câncer de bexiga é o carcinoma urotelial, derivado do revestimento interno da bexiga e responsável por cerca de 90% dos casos. O segundo tipo mais frequente de tumor vesical maligno é o carcinoma escamoso, representando 5% dos casos, sendo relacionado principalmente a infecção ou irritação prolongada. Outro subtipo, menos frequente, porém não desprezível, é o adenocarcinoma (2% dos casos). O sintoma mais comum dos pacientes com câncer de bexiga é a hematúria macroscópica (sangramento na urina) indolor, porém pode haver outros sintomas como aumento da frequência urinária e dor à micção também podem estar presentes.

O diagnóstico do câncer de bexiga pode ser realizado através de exames de imagem como a ultrassonografia e a tomografia computadorizada de abdome, detectando a grande maioria dos casos. O melhor exame, contudo é a cistoscopia (avalição endoscópica da bexiga com uma câmera), a qual permite analisar com precisão o número de lesões, seu aspecto, localização e tamanho. Além disso, durante este exame existe a possibili-dade de realização de biópsia para confirmação do diagnóstico. O tratamento do câncer de bexiga está relacionado ao grau de invasão do tumor (músculo invasivo x não músculo invasivo) e disseminação da doença. Nos casos dos tumores superficiais, não músculo invasivos, a principal forma de tratamento é a ressecção endoscópica da lesão vesical. Este procedimento tanto permite o diagnóstico definitivo quanto o tratamento da doença. Câncer de Rim O tumor renal é a terceira neoplasia urológica mais comum, depois do câncer de próstata e bexiga. Corresponde a cerca de 2 a 3 % de todas as neoplasias malignas em adultos. É duas a três vezes mais frequente em homens, sendo mais prevalente entre os 55 e 70 anos de idade.

A maioria dos tumores renais é composta pelo carcinoma de células renais (CCR), correspondendo a 90% dos casos. Destes, o mais comum é o carcinoma renal de células claras, seguido pelos subtipos papilífero e cromófobo, respectivamente. O câncer de rim é o mais letal dentre os tumores urológicos. Não responde a quimioterapia convencional, nem mesmo a radioterapia. A cirurgia continua sendo o único tratamento curativo para o câncer renal localizado, diagnosticado precocemente. Esta pode ser nefrectomia radical (retirada de todo rim) ou nefrectomia parcial (retirada da parte do rim afetada pelo tumor) a depender da extensão e localização do tumor. A abordagem cirúrgica pode ser realizada por cirurgia tradicional aberta, por laparoscopia ou laparoscopia assistida por robô. Alguns casos considerados excepcionais e criteriosamente selecionados podem ser tratados com a terapia ablativa (crioablação e radiofrequência), e até mesmo submetidos a uma monitorização ativa e periódica, especialmente em idosos de situações extremas ou em pacientes com outras comorbidades de gravidade, com comprometimento clínico significativo e baixa expectativa de vida.

Dr. Hamilton de Campos Zampolli Médico Urologista CRM 62512

Vida Saudável Hábitos de vida saudável, com uma dieta equilibrada, atividade física regular, controle do peso e principalmente não fumar são fundamentais para uma vida longa e saudável. Exames periódicos, embora não possam evitar o câncer, colaboram para um diagnóstico precoce da doença, no momento em que o tratamento pode oferecer taxas de cura acima de 90%, sem comprometimento da qualidade de vida. Você precisa estar consciente de que, mesmo tomando os devidos cuidados, não há como prevenir doenças se não tiver uma boa noite de sono, afinal de contas dormir é um fator muito importante para a prevenção de doenças, por que quando dormimos, o corpo reproduz suas células de defesa, para que o sistema imunológico possa combater os agentes infecciosos e prejudiciais ao organismo.

14

QUER SABER MAIS?

QR CODE

ESCANEIE AQUI ESCANEIE AQUI

UTILIZE A CÂMERA DO SEU CELULAR PARA LER O CÓDIGO E ACESSAR NOSSO SITE OU ACESSE ATRAVÉS DO LINK: https://bit.ly/ICAVCbexigaerim


Você sabia que agora pode doar suas Notas Fiscais Paulista automaticamente para o ICAVC? Todos os dias milhões de cupons fiscais vão para o lixo, mas poderiam ter outro destino: ajudar o ICAVC. Quando você doa seu cupom fiscal, o retorno financeiro dos impostos (ICMS) embutidos em sua compra, é destinado ao ICAVC e sua nota fiscal pode valer até 40 vezes mais do que valeria para repasse de uma pessoa física. Destinando seus cupons fiscais para o ICAVC, você, além de ajudar, continua participando de todos os sorteios da Nota Fiscal Paulista e pode ganhar até 1 milhão de reais.

FAZER O BEM AGORA É (MAIS) AUTOMÁTICO Cadastrando o ICAVC como sua entidade o seu cupom fiscal vale muito mais (até o triplo do que valeria para um repasse de pessoa física) e você continua a participar dos sorteios mensais!

Confira o passo a passo acessando www.doutorarnaldo.org/nfp

Fique por dentro! Siga o ICAVC nas redes sociais @icavc

/institutodecancerdrarnaldo

/icavc


Expediente Esta é uma publicação do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. O primeiro Hospital de Câncer do Brasil. Fundado em 19/02/1920. Desenvolvimento, Criação, Redação e Edição Júlia Leocata Berringer Layout Izabela Cristina Revisão Ortográfica Claudia Travassos

Centro Ambulatorial e Administrativo Largo do Arouche, 66 República - São Paulo - SP 01219-010 Tel.: (11) 3367-3844 Centro Hospitalar Rua Dr. Cesário Motta Jr., 112 Vila Buarque - São Paulo - SP 01221-020 Tel.: (11) 3350-7088

Depto. de Doações Tel.: 0800-000-0300 doacoes@doutorarnaldo.org Acesse Site: doutorarnaldo.org Facebook: fb.com/institutodecancerdrarnaldo Instagram: instagram.com/icavc


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.