Institudo 002

Page 1

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO - CAMPUS UBERLÂNDIA CULTURA • ESPAÇO DO ALUNO • ENTREVISTAS • ARTIGOS • INFORMAÇÕES

02 2011

A VOZ DO CAMPUS

Informativo bimestral do Campus Uberlândia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro | nº002 | agosto/setembro de 2011

Semana da

Família Rural Evento do Campus Uberlândia chega a sua 23ª edição

e

JIFEM

A competição esportiva mais esperada do IFTM

Coleta

Seletiva Adote essa ideia


A VOZ DO CAMPUS

01

ACONTECE NO CAMPUS

Evento discute os rumos da educação tecnológica

Editorial Com a sensação de dever cumprido e de desafios vencidos, entregamos a você mais uma edição de nossa revista eletrônica. Novamente, executamos este projeto com a intenção de divulgar a instituição e suas ações. Elaboramos cada texto com bastante dedicação, sempre tendo em vista a ética profissional e mantendo o foco em torno dos objetivos que nos levaram a criar a Institudo: informar com qualidade, com respeito, com segurança, pois acreditamos que a seriedade de nosso trabalho é o que vai nos fazer perseverar no caminho que escolhemos e o que vai nos permitir fortalecer a imagem do Campus Uberlândia. Não poderíamos deixar de citar aqui as inúmeras mensagens de apoio que recebemos após o lançamento da primeira edição. A repercussão foi muito boa dentro e fora do IFTM. Recebemos e-mails de vários institutos federais e de pessoas em diferentes regiões do país. Além do gosto pelo que fazemos, essas demonstrações de carinho e respeito estimularam a equipe a seguir adiante e a ousar. Obrigada a todos e todas que tiraram um tempinho para ler nossa revista. Quando dizemos “nossa revista”, queremos enfatizar que ela é de todos nós, servidores. Embora a responsabilidade de sua publicação esteja por conta de uma equipe específica, contamos com a colaboração dos colegas para sua realização e dos leitores para que tudo isso faça sentido. Ela é de todos nós porque reflete a imagem da instituição e não de uma ou outra pessoa ou setor. Seguindo a proposta de publicações bimestrais, neste número apresentamos várias matérias destacando os principais eventos realizados na instituição, tais como a Semana da Família Rural, JIFEM e a Mostra Competitiva de Fotografias. A partir desta edição, o Napne News passa a integrar a Institudo, com um espaço fixo e exclusivo para suas publicações. Tudo isso e muito mais você encontra nas páginas desta edição. Confira! Esta publicação também está disponível em: www.issuu.com/institudo Envie sua colaboração para: cinara@iftm.edu.br Cinara de Melo

apresentou um número e, em seguida, o professor Geraldo Gonçalves de Lima, do Campus Paracatu, proferiu palestra para os partiInstituto realiza II Fórum de Diretores de cipantes do evento com o tema “Os InstituEnsino, Coordenadores de Ensino e de Cursos e Equipes Pedagógicas tos Federais e a Educação Profissional e TecNos dias 14 e 15 de junho, o Campus Uber- nológica: uma perspectiva diante da cultura lândia sediou o II Fórum de Diretores de capitalista de mercado”. Ensino, Coordenadores de Ensino e de Cursos e Equipes Pedagógicas do IFTM. O evento foi organizado pela equipe da PróReitoria de Ensino, sob a coordenação do pró-reitor de ensino, Luiz Alberto Rezende, e do diretor de ensino, Márcio José Santana, com o apoio da equipe pedagógica do Campus Uberlândia. Com o tema “Reflexões sobre a prática pedagógica e a construção da identidade do IFTM”, a abertura do encontro contou com a presença do magnífico reitor do IFTM, proNa tarde do dia 14 e no dia 15, os participanfessor Ronaldo Ananias Ferreira, e do diretes discutiram temas como cursos técnicos intor do Campus Uberlândia, professor Ruben tegrados, concomitantes e subseqüentes; traCarlos Benvegnú Minussi. balho de conclusão de curso; estágio e prática profissional; atividades complementares e ações desenvolvidas pelos campi que visam promover a permanência e o sucesso escolar dos estudantes. Para o pró-reitor de ensino, Luiz Alberto Rezende, momentos como esses propiciam discussões e reflexões acerca das atribuições e atividades desenvolvidas pelos gestores do ensino no cotidiano da instituição, além de Ainda na manhã do primeiro dia do encon- fortalecer e consolidar a identidade do Institro, o grupo de dança formado por estudan- tuto. Texto: Coordenação Geral de Ensino tes do Campus Uberlândia, sob a coordenaCampus Uberlândia ção da professora Márcia Maria de Sousa,

DICAS DA COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO Está disponível na biblioteca da Unidade I exemplar da revista “Cultivar: Máquinas”, ano X, nº 106, abril de 2011, que traz o artigo “Água Negativa” cujos autores são o professor do Campus Uberlândia (e também pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFTM) Carlos Alberto Alves de Oliveira e Leomar Paulo de Lima, técnico também do Campus Uberlândia.

blicação “Pedagogia em Ação”, ano I, nº 1, de junho de 2011, que traz artigo de autoria da professora Elisa Antônia Ribeiro, intitulado “Qual Escola para a Sociedade do Conhecimento?”.

Especial, em dois volumes que tratam dos temas “Ciência com o jeito do Brasil: Inovação e Desafios desde a Colônia” e “Ao Universo e Além: Descobertas Valiosas do Brasil para o Mundo”.

Confiram também, nas bibliotecas do Campus:

“Darc y”, nº 5, mai/jun/2011. Revista de Jornalismo Científico e Cultural da Universidade de Brasília que, neste número, aborda temas como juventude, saúde e biodiversidade.

Na biblioteca da Unidade II, pode ser conferida a pu-

“Revista de História da Biblioteca Nacional”. Edição

A VOZ DO CAMPUS

“Com Ciência Ambiental”: publicação que traz artigos relacionados à questão ambiental;

Leila Márcia Costa Dias - CGE

EXPEDIENTE

Institudo: A Voz do Campus - Publicação bimestral do Campus Uberlândia do Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro | Campus Uberlândia: Diretor Geral - Ruben Carlos Benvegnú Minussi | Diretor de Administração e Planejamento - Murilo de Deus Bernardes | Diretor de Desenvolvimento Educacional - Juvenal Caetano de Barcelos Edição, redação e revisão: Cinara de Melo (Mtb 005900 JP) | Pauta: Cinara de Melo, Leila Márcia Costa Dias e Marcus Vinícius Ribeiro | Projeto gráfico e diagramação: Marcus Viníciuis Ribeiro | Fotos: Alexandre Santos Costa e Arquivo IFTM | Contato: cinara@iftm.edu.br Os conceitos, opiniões, declarações, comunicados e textos assinados são de total responsabilidade de seus autores.


A VOZ DO CAMPUS

02

I Mostra de Fotografias Despertando novos talentos e consciência ecológica no Campus Uberlândia O Campus Uberlândia promoveu, dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, sua primeira mostra competitiva de fotografias. Cada pessoa pode participar com até dois trabalhos. Os primeiros e segundos colocados de cada categoria foram premiados. Segundo a professora Márcia Maria Sousa, responsável pela organização da mostra, o objetivo foi sensibilizar alunos e servidores a observarem a realidade ambiental vivenciada na escola e refleti-

ACONTECE NO CAMPUS rem sobre seus modos de se relacionar com o meio ambiente. Além disso, pretendeu incentivar as atividades criativas e as manifestações artísticas e visuais no Campus, revelando talentos na área da fotografia. “Coordenar esta mostra de fotografia foi uma experiência bastante enriquecedora. Minha percepção sobre as questões ambientais que vivenciamos no Campus foi ampliada pela sensibilidade do olhar dos alunos e servidores que participaram. Apesar do número ainda tímido de inscrições, me sinto provocada a pensar em outras mostras, uma vez que as imagens apresentadas são de muita beleza e qualidade visual. Isso me faz pensar que temos muitos talentos a revelar não só em fotografia, mas também em outras linguagens artísticas.” Profª Márcia Maria de Sousa – Artes

CATEGORIA A - BELEZAS NATURAIS

José Carlos Pereira Costa Junior - Servidor IFTM Uberlândia

Cícero Augusto F. Silva - Aluno Engenharia Agronômica - IFTM Uberlândia

“Tenho me encantado cada vez mais com o ato de fotografar. Achei a idéia da mostra muito boa. Além de uma oportunidade de registrar nosso ambiente de trabalho, vi também na promoção da mostra, uma chance de colocar à prova a minha visão desse espaço comum, registrado e eternizado pelo olhar eletrônico de uma câmera fotográfica. Fiquei muito feliz com a premiação. Fotografar é poder congelar e compartilhar momentos especiais do nosso meio.”

“Comecei a tirar fotografias da natureza devido a um trabalho de Morfologia Vegetal, ministrada pelo o Profº Pablo. Desde então, carrego a câmera comigo, e registro sempre quando posso, o menor detalhe que percebo, pois em algumas fotos que tirei para este trabalho, vi em alguns detalhes, como é lindo a força da natureza, como por exemplo a luta de algumas formigas pela sua sobrevivência. Este evento deveria ser realizado semestralmente, com visões diferentes a cada mostra.”

CATEGORIA B - PROBLEMAS AMBIENTAIS

CATEGORIA C - SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Mauro das Graças Mendonça - Professor IFTM Uberlândia

José Carlos Pereira Costa Junior - Servidor IFTM Uberlândia

“Essa Mostra de Fotografias representa uma ótima oportunidade para servidores e alunos se integrarem e conhecerem melhor o espaço onde convivem boa parte do dia. Sugiro que essa mostra seja institucionalizada na escola, considerando a ampla possibilidade de participação tanto de servidores quanto de alunos.”

"Nesta foto, flagramos dois elementos essenciais nas ações de sustentabilidade para o meio ambiente - as mudas utilizadas na recomposição do meio degradado e a irrigação que pode ser usada para otimizar a produção agrícola."


A VOZ DO CAMPUS

03

Redes de relacionamentos: Cara ou coroa? Wilton Filho Prof. de Computação IFTM Campus Uberlândia

Você teria coragem de conhecer uma pessoa na Internet, trocar fotos íntimas com ela, informações confidenciais e por último marcar um encontro e no mesmo dia ser capaz de forçá-la a tomar decisões contrárias a própria vontade dela? Talvez você não tenha coragem de responder sim a todas estas perguntas, mas certamente uma quantidade significativa de pessoas teria coragem não somente de responder positivamente como também teria coragem de colocá-las em prática. Além disso, você teria coragem de divulgar seu estado civil na Internet, as fotos de seu companheiro(a) e disponibilizar um link para que outras pessoas pudessem ter acesso às informações pessoais dele(a)? Bom, qual a relação entre a primeira e a segunda parte desta matéria? Na verdade, ambas referem-se a um mesmo assunto – Redes de Relacionamentos na Internet e as diversas formas de seu uso. As informações coletadas pelo miCoach (Adidas), por exemplo, poderiam ser facilmente disponibilizadas num site de relacionamentos, para que outros atletas pudessem contribuir com dicas de alimentação, tipos de calçados apropriados para cada tipo de treino, datas de competições, etc. Portanto, percebe-se diariamente um interesse cada vez maior das pessoas em relação ao segundo cenário, ou seja, ao invés de utilizarem estas ferramentas como oportunidades para realizações de negócios, compartilhamento de informações, colaborações em pesquisas, fonte de informações, localização e reencontro de amigos, etc, muitos tem aproveitado estes sites para roubar informações (senhas) de usuários, difamar, extorquir, humilhar e ameaçar pessoas, etc. Porém, os dias podem estar contados para estas pessoas que adotam este último tipo de postura nas redes de relacionamentos e que pretendem conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho, pelo menos é o que mostram algumas pesquisas realizadas por empresas na área de recrutamento. Conforme matéria publicada no mês de julho de 2011, na revista Info Exame, um estudo elaborado e aplicado pela Jobvite, uma rede social de recrutamento, divulgou recentemente que 92% das empresas americanas já utilizaram ou pretendem utilizar as redes sociais no processo de contratação de novos funcionários, sendo que deste total, 60%, aproximadamente, informaram terem pesquisado informações dos candidatos em sites como Facebook e Twitter. No Brasil, esta realidade não é muito diferente, conforme aponta uma pesquisa elaborada e realizada pela Robert Half, uma agência de recrutamento. De acordo com os resultados desta pesquisa, 44% de um total de 2500 executivos desclassificariam candidatos em um processo seletivo dependendo do comportamento apresentado por eles em redes sociais como Orkut e Facebook.

OPINIÃO

Esta realidade chegou cedo para o jornalista Gustavo Longo, candidato a uma vaga de estagiário na TV Globo de São Paulo. Conforme aquela revista, em uma matéria publicada no mesmo mês, o candidato foi desclassificado do processo seletivo por ter postado comentários caluniosos em seu Twitter em relação a um presidente de um clube de futebol brasileiro.

Portanto, para que você não seja surpreendido em uma entrevista de emprego, para que você não tenha seus dados facilmente clonados ou utilizados de forma inadequada ou sem sua autorização, tenha sempre em mente alguns cuidados básicos, como por exemplo, evite publicar fotos pessoais, não disponibilize excesso de informações pessoais e de terceiros sem autorização deles, deixe sempre claro em nome de quem você está falando, procure sempre respeitar os direitos autorais, etc. As redes de relacionamentos são ótimas, quando bem utilizadas e configuradas. A dica, portanto, é investir um tempo na exploração das diversas opções de configurações oferecidas por estas ferramentas. O Facebook, por exemplo, possui uma série de configurações para “garantir” a privacidade do usuário na Internet, como por exemplo, impedir que outras pessoas, inclusive amigos, possam publicar mensagens em murais privativos, autorizar ou não comentários em publicações, permitir o acesso a álbuns de fotografias, autorizar ou não a localização do perfil de determinado usuário a partir de ferramentas de busca online, etc. Personalizando as configurações adequadas e fazendo aos outros usuários somente aquilo que você gostaria que fizessem a você, certamente estaríamos criando uma rede cada vez mais segura e agradável de ser utilizada.

miCoach: Tecnologia e Saúde

cativo miCoach (www.micoach.com). na prática do exercício, a distância percorEste software foi desenvolvido pela Adidas rida e a velocidade média, entre outras inem parceria com a maior empresa esporti- formações. va do mundo, a Core Performance. Você possui um telefone inteligente, ou se- Atualmente o aplicativo está disponível ja, um smartphone? O chip do seu aparelho para o iPhone, BlackBerry e aparelhos celupossui pacote de acesso a Internet? O seu lares com sistema operacional Android. a p a r e l h o p o s s u i S i s t e m a d e Através deste aplicativo é possível definir Posicionamento Global (GPS)? Você gos- treinos para atletas interessados em corritaria de ter um personal trainner disponível das, futebol, basquete, tênis, entre outros. durante todos os dias da semana sem pagar Ele funciona como um verdadeiro personal nada por isso? trainer durante a prática do esporte, inforSe as respostas para estas quatro perguntas mando ao atleta em tempo real a quantidafoi sim, então você precisa conhecer o apli- de de calorias consumidas, o tempo gasto


A VOZ DO CAMPUS

04

Semana da Família Rural capacita produtores rurais Cerca de 400 pessoas participaram do evento

do o magnífico reitor do IFTM, professor Ronaldo Ananias Ferreira, do diretor geral do Campus Uberlândia, professor Ruben O Campus Uberlândia promoveu, entre os Carlos Benvegnú Minussi, bem como de lidias 5 e 8 de julho, a 23ª Semana da Família deranças da Emater-MG e da Secretaria de Rural. O evento, realizado em parceria com Agropecuária e Abastecimento de Uberlâna Emater e Prefeitura Municipal de Uber- dia, além de participantes dos cursos, lândia, reuniu cerca de 400 pequenos e médi- professores e instrutores. os produtores rurais da região e teve como teNo primeiro dia do evento, os cursistas parma “Meio Ambiente, Trabalho e Sustentaticiparam da palestra “Áreas de Preservabilidade”. ção Permanente- APP’s”, proferida pela anaNeste ano, foram oferecidos 22 cursos nas lista ambiental, Amara Borges Amaral. Duáreas de administração da propriedade ru- rante a tarde, os participantes dos cursos de ral, produção animal e vegetal, economia processamento artesanal participaram de doméstica. De acordo com Leila Márcia mais duas palestras instrutivas que abordaCosta Dias, uma das organizadoras do even- ram os temas “Boas Práticas de Fabricação to, a temática proposta buscou chamar a de Alimentos” e “Rotulagem de Alimenatenção dos participantes para a necessida- tos”, sob a responsabilidade das professoras de de preservação da qualidade ambiental da área de alimentos, do Campus Uberlânno desenvolvimento das atividades no cam- dia, Fernanda Raghiante e Fernanda Jarpo. dim, respectivamente. A abertura oficial, realizada na manhã do dia 5, contou com a presença da Banda Municipal de Uberlândia, que apresentou diversas músicas populares e encerrou sua participação com a execução do Hino Nacional. A solenidade contou com a participação do professor Roberto Gil, representan-

MATÉRIA DE CAPA ta junina realizada pela Escola Municipal Sobradinho. No último dia do evento, pela manhã, houve comercialização do que foi produzido nos cursos de processamento artesanal e artesanato. A renda obtida foi revertida em prol de uma instituição assistencial do município de Uberlândia, conforme tem sido todos os anos. Conforme destacou Leila, a equipe organizadora da 23ª Semana da Família Rural contou com o apoio de muitas pessoas, entre elas a professora Márcia Maria de Souza, o servidor João Rocha Filgueira Júnior e o aluno Igor de Souza Coletti, responsáveis pelo som. “O trabalho da equipe da Coordenação Geral de Apoio ao Estudante também mereceu destaque pelo suporte e apoio aos instrutores de cursos e aos cursistas. A realização da Semana deve-se, também, ao trabalho das equipes da Coordenação Geral de Produção e Pesquisa, Coordenação Geral de Ensino e Coordenação de Serviços de Apoio”, reconheceu.

O diretor geral do Campus, Ruben Carlos Benvegnú Minussi, fez questão de agradeLeila destacou que a programação da Sema- cer a cada uma das pessoas envolvidas pelo na, além das atividades propostas para os empenho. “Parabenizamos todos aqueles cursos, também incluiu música e animação, que, de alguma forma, colaboraram para a realização do evento. A Semana foi um sunos intervalos e após o jantar. Na noite do cesso e o bom resultado somente foi possível dia 6, houve apresentação do Grupo de Dan- graças ao apoio, disposição e competência ça de Uberlândia e, no dia 7, a tradicional fes- da equipe envolvida”, destacou.


A VOZ DO CAMPUS

05

ENTREVISTA

Campus Uberlândia implanta programa de coleta seletiva de lixo Quem tem o olhar mais atento já deve ter percebido que o Campus Uberlândia está diferente. Por onde se passa, é possível observar placas e lixeiras indicando que o lixo da instituição receberá o destino correto. Agora, é possível separar recicláveis e rejeitos. Os professores Nara Cristina e Mauro Mendonça explicam como a coleta seletiva está sendo implantada.

Como surgiu a proposta de gerenciamento de resíduos sólidos? Desde o momento que ingressamos no IFTM, tínhamos interesse em implantar o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS no Campus Uberlândia. Essa vontade justifica-se pelo fato de atuarmos diretamente com a área ambiental, quer seja ministrando disciplinas, como coordenando atividades e cursos. Considerando que a escola não dispunha de um programa dessa natureza entendemos que seria um momento oportuno para colo-

car em prática a teoria trabalhada em sala de aula. No mês de março deste ano, o Diretor Geral do Campus Uberlândia, Ruben Carlos Benvegnú Minussi, incumbiu-nos de elaborar e desenvolver esta proposta. Essa solicitação veio de encontro às nossas aspirações e iniciamos os trabalhos imediatamente. Quais são os principais objetivos? Conscientizar a comunidade escolar sobre sua responsabilidade pela geração, acondicionamento e destinação final do lixo produzido diariamente; Separar o lixo reciclável do lixo nãoreciclável; Diminuir o volume de lixo gerado no Campus. Como esse gerenciamento será posto em prática? Serão distribuídas, em locais estratégicos, li-

Os números do lixo Tempo estimado de decomposição dos materiais que são despejados em rios, lagoas e oceanos

xeiras para disposição dos resíduos “recicláveis” e resíduos considerados “rejeitos”. Estas lixeiras serão identificadas com adesivos especiais. Os rejeitos continuarão sendo coletados pelo caminhão da coleta pública, enquanto os recicláveis serão coletados por funcionários da limpeza que os encaminhará a um depósito na própria escola. Quinzenalmente, esse material será doado a uma Associação de Catadores de Recicláveis. A Unidade II será contemplada? Sim. Será adotada a mesma estratégia.

Quais são as fases de implementação da proposta? Diagnóstico dos resíduos sólidos gerados; Elaboração da estratégia de separação e coleta; Aquisição da proposta e conscientização da comunidade escolar; Operacionalização do Programa; Avaliação permanente do Programa. Atualmente, a proposta encontra-se em que etapa? Encontra-se na transição da etapa de aquisição dos materiais e recursos para a etapa de divulgação e conscientização da comunidade escolar. Qual será o destino dos resíduos especiais? Os resíduos especiais (embalagens de agrotóxico, lâmpadas, pilhas e baterias, etc.) serão encaminhados às empresas que estejam Papel e papelão Tecidos de fibras naturais Chiclete Madeira pintada Plásticos em geral Vidro Borracha

legal e ambientalmente aptas a realizarem a reciclagem e/ou destinação final dos mesmos. Qual o papel dos servidores no desenvolvimento desse trabalho? E dos alunos? Realizarem a separação e disposição adequada dos resíduos sólidos gerados em seus ambientes de trabalho e estudo. Também terão a missão de contribuírem para a conscientização de seus pares no sentido de apoiarem o Programa. Esperamos que tanto os servidores quanto os alunos sejam parceiros e sintam-se à vontade para apresentarem sugestões e idéias novas para aprimorarmos o Programa. Como está sendo feita a sensibilização da comunidade? Primeiramente, foram realizadas reuniões setoriais para apresentação da proposta e coleta de sugestões por parte dos servidores. Essas reuniões envolveram coordenadores de áreas/setores, docentes, servidores administrativos, servidores operacionais, funcionários da limpeza e do refeitório. Após estas reuniões, foi iniciado um projeto piloto envolvendo o refeitório e o setor de limpeza da escola com o objetivo de avaliar a eficácia do plano elaborado. A partir do mês de agosto, serão realizadas ações de divulgação e conscientização dos alunos e visitantes, concomitantemente à distribuição das lixeiras, cartazes e placas educativas fixadas em pontos estratégicos do Campus. Qual a relevância desse gerenciamento para a sociedade como um todo? De forma imediata e pragmática, estaremos contribuindo para ampliar a vida útil do Aterro Sanitário, aumentar a renda dos catadores de recicláveis e contribuindo para economizar energia e recursos naturais do planeta. Com a implementação desse Programa o Campus Uberlândia também estará cumprindo com o seu papel de instituição educacional que prima pelo ensino de qualidade, uma vez que a educação ambiental somente se torna efetiva com a prática. Assim, todos os cidadãos que estudam, trabalham ou visitam a instituição terão oportunidade de conhecerem e participarem de um Programa ancorado em três princípios básicos: educacional, ambiental e social.

03 a 06 meses 06 a 12 meses 5 anos 13 anos alguns levam até 500 anos, outros nunca se decompõem 1 milhão de anos indeterminado


A VOZ DO CAMPUS

06

ACONTECE NO CAMPUS

Atletas do Campus Uberlândia conquistam 11 vitórias no JIFEM A primeira etapa dos Jogos dos Institutos Federais de Minas Gerais (JIFEM), realizada no Campus Uberlândia entre os dias 17 e 19 de junho, movimentou a instituição. Durante os três dias, atletas dos campi que compõem o Instituto Federal do Triângulo Mineiro disputaram vagas para a segunda fase da competição, que deverá ocorrer em outubro, na cidade de Muzambinho (MG).

Segundo um dos organizadores do evento, o professor Tarcísio Batista Leite, cerca de 200 estudantes participaram em diferentes modalidades, tais como futebol de campo, voleibol, atletismo e handebol. A delegação de Uberlândia conquistou o maior número de vitórias. Confira:

Atletismo Modalidade

1º lugar

Salto em distância (masculino) Salto em distância (feminino) Arremesso de peso (masculino) Arremesso de peso (feminino) 800 metros rasos (masculino) 800 metros rasos (feminino) 3000 metros (masculino) 1500 metros (feminino) 100 metros rasos (masculino) 100 metros rasos (feminino)

Uberlândia Izair Neto – 5,13 metros Uberlândia Daniela Valiati – 3,25 metros Uberlândia Gabriel Faria – 10,45 metros Paracatu Marcelle de Souza – 6,20 metros Uberlândia Gabriel Martins – 2’18” Paracatu Fernanda Melo - 3’24” Uberlândia Warley Almeida Silva – 11’36” Paracatu Patrícia Caixeta Borges – 6’54” Uberaba José Carlos – 12”90’ Paracatu Marciele Coimbra – 16”20’

2º lugar Uberlândia Cícero Augusto – 4,77 metros Paracatu Clara Oliveira – 3,24 metros Paracatu Cristhian Basílio – 10,24 metros Uberlândia Renata Pereira – 5,89 metros Uberlândia Pablo Higor - 2’19” Paracatu Patrícia Caixeta Borges - 3’29” Paracatu Mateus Pereira – 11’43” Uberlândia Bianca Naves Silva – 7’31” Paracatu Erik José – 13”10’ Uberlândia Daniela Valiati – 16”50’

1º lugar 2º lugar 3º lugar

1º lugar 2º lugar 3º lugar

Gisele Rodrigues Almeida - Paracatu Nathane Alves Cruz Ituiutaba Elen Isis Borges Uberlândia

Xadrez Masculino 1º lugar 2º lugar 3º lugar

Gustavo Soares Ituiutaba Vinícius Afonso Uberaba Eduardo Pinheiro Paracatu

Feminino 1º lugar

Ituiutaba Carlos Eduardo Silva – 12”05” Uberlândia Rayanne Naves Silva – 8’05” Uberlândia João Paulo Fernandes – 13”20’ Paracatu Clara Oliveira – 17”00’

Masculino

Feminino

Washington Soares Braga - Uberlândia Rafael Meira da Silva Uberaba Jonathas Fernandes Costa - Paracatu

Voleibol

Tênis de Mesa Masculino

3º lugar Patrocínio Rafael José Cardoso – 4,62 metros Uberlândia Bianca Neves – 3,20 metros Uberlândia Talles Norval – 9,67 metros Ituiutaba Laís Carvalho – 5,44 metros Patrocínio Rafael José – 2’38”

1º lugar 2º lugar 3º lugar

Uberlândia Ituiutaba Uberaba

Bruna Correia - Uberaba

3º lugar

Débora Alves Uberlândia

Basquete - Masculino

Uberlândia Ituiutaba Uberaba

Handebol Masculino 1º lugar 2º lugar 3º lugar

Ituiutaba Uberlândia Uberaba

Lara Cardine Santos Ituiutaba

2º lugar

Feminino 1º lugar 2º lugar 3º lugar

Feminino 1º lugar 2º lugar 3º lugar

Ituiutaba Uberlândia —

Futsal Masculino 1º lugar 2º lugar 3º lugar

Uberaba Ituiutaba Paracatu

Feminino 1º lugar 2º lugar 3º lugar

Uberlândia Ituiutaba Uberaba

Futebol de Campo - Masculino

1º lugar

2º lugar

3º lugar

1º lugar

2º lugar

Uberlândia

Ituiutaba

Paracatu

Uberlândia

Paracatu

CULTURA Cinema & Vídeo

Pouca gente sabe, mas um dos melhores filmes de todos os tempos foi imaginado em 3D

inúmeros objetos de cena em primeiro plano, à frente dos atores. Uma grande história de suspense com a direção impecável de um dos maiores cineastas de todos os tempos fazes de “Disque M para Matar” um item obrigatório na coleção de todo cinéfilo. O meu está na estante.

Como o cinema 3D está de volta em evidência, é interessante citar esta obra-prima de Alfred Hitchcock que, embora tenha sido produzido há 57 anos, ainda é referência de uma cinematografia impecável. Baseada na peça de Frederick Knott, a trama apresenta um ex-tenista profissional que planeja a morte da esposa para ficar com a herança. Uma das características mais interessantes do filme é o fato de ter sido concebido para apresentação em 3D estereoscópico. Infelizmente, Nota 10 quando a obra foi lançada, este formato já estava em declínio, e o filme acabou sendo apresentado de modo normal. Disque M para Matar (Dial M for Murder) - 1954 Mas é muito interessante observar como Elenco: Ray Milland, Robert Cummings e Grace Hitchcock filmou todas as cenas para dar ao esKelly. pectador a impressão de estar assistindo a uma Direção: Alfred Hitchcock. peça de teatro, com ângulos baixos de câmera e Marvin - Seção de TI

Dica de Leitura O Homem que Calculava

As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir — o Homem que Calculava — tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Tahan relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis. 869.93 / S 729 h / 72. ed. TAHAN, Malba [Júlio César de Mello Souza]. O homem que calculava. 72. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008. 224 p.

Heliese Fabrícia - Bibliotecária IFTM UDI


A VOZ DO CAMPUS

07

Assistência estudantil beneficia estudantes do IFTM Lançado no primeiro semestre deste ano, o Programa de Assistência Estudantil do IFTM disponibiliza auxílio financeiro para alunos que não têm renda e precisam desse amparo para estudar. No Campus Uberlândia, 293 estudantes regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos foram contemplados, além dos 66 beneficiados do Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Segundo Welber Moitinho Dias, responsável pela implementação do Programa em Uberlândia, os objetivos são democratizar as condições de permanência dos jovens na escola, consolidar o apoio à formação acadêmica integral, além de promover o acesso e permanência de estudantes em condições de vulnerabilidade social e econômica, contribuir para a promoção da inclusão social pela educação, articulada com as demais políticas setoriais e para a permanência e melhoria do desempenho acadêmico do estudante participante do Proeja. Dias também destacou outras metas, como minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão dos cursos regulares; apoiar o estudante na participação em atividades e eventos pedagógicos, esportivos, sociais e culturais, complementares à formação acadêmica; apoiar o estudante por meio de auxílio financeiro para atenção à saúde biopsicossocial; elevar os índices de aproveitamento dos alunos e reduzir as taxas de retenção e evasão. Durante cinco meses, os contemplados do Campus Uberlândia receberão auxílio no valor de R$200,00 e os do Proeja, R$120,00. Dias destacou que existem critérios para participar do Programa e os interessados devem ficar atentos às oportunidades. “É preciso ser aluno regularmente matriculados em um dos cursos regulares, presenciais, do IFTM. O candidato não pode ter restrições disciplinares em sua vida acadêmica no instituto ou em outra Instituição,

POR DENTRO DO CAMPUS no caso de transferências e não pode usufruir de estágio remunerado ou de bolsa remunerada (exceto modalidade Junior), oferecidos pela instituição ou por outro órgão de fomento”, informou Dias. Para 2012, a previsão é de 100 assistências durante dez meses. Não existe renovação automática, ou seja, quem foi contemplado neste ano, se tiver interesse em receber em 2012, terá de participar de nova seleção. O edital está previsto para fevereiro do próximo ano. Para 2011, ainda há uma oportunidade. Entre os dias 8 e 12 de agosto, estarão abertas as inscrições para o Edital 02/2011. Para o Campus Uberlândia, serão disponibilizadas mais seis vagas dentro do Programa. Para esse edital, não haverá assistência para o Proeja. Interessados devem procurar a Comissão Permanente de Assistência Estudantil do Campus Uberlândia, que está instalada na Sala da Coordenação de Pesquisa Institucional, na Unidade I.

Comissão Permanente de Assistência Estudantil Campus Uberlândia José Antônio Pereira João Batista Donizete Severino Welber Moitinho Dias Isabel Arice Koboldt Almeida Evanice Martins Felisberto Contato e-mail: assistenciaestudantil.udi@iftm.edu.br Fones: (34) 3233-8840 e (34) 9992-0382 Em Uberaba Comissão Gestora de Assistência Estudantil Pró-Reitoria de Extensão Fone: (34) 3326-1100

ESPAÇO DO ALUNO

"Há tempo para tudo debaixo do céu e da terra". E, agora, para nós, comunidade do IFTM-Campus Uberlândia, é tempo de refletir. Nos últimos anos, temos passado e sofrido o sentimento de perda. Perdemos, vitimados por acidentes, alunos e servidores. Perdemos talentos. Perdemos juventude. Perdemos futuro e esperanças. Queremos que, no futuro, este espaço seja preenchido com frases de alegria. Hoje, não! Hoje é tempo de refletir. Tempo de saudade!!! Professor Paulo Roberto Ribeiro.

Nossos talentos que se foram

Liovaldo Domingos Ribeiro ë 01-01-1957 11-08-2008

Gabriel Wellesley Barros Ferreira ë06-01-1967 13-12-2008

Arthur Martins Rosa William Rosa Diniz ë12-12-1989 ë14-03-1991 22-10-2009 22-10-2009

Pabllo Henrique Muniz Ferreira Caixeta ë10-09-1993 10-07-2011


A VOZ DO CAMPUS

08

NAPNE NEWS

Recepção Cidadã Projeto de iniciativa do NAPNE em parceria com diversos setores do IFTM Campus Uberlândia foi apresentada em evento na UFU A equipe do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) apresentou aos estudantes e professores o trabalho da Recepção Cidadã que ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro de 2011, no Campus Uberlândia, no Colóquio de Psicologia da Educação na Universidade Federal de Uberlândia. A iniciativa da Recepção Cidadã foi bem recebida pelos educadores participantes do evento e foi considerada como ação de exemplo e de incentivo a projetos contra o bullying e o trote violento em outras instituições escolares. A apresentação também foi uma forma efetiva de divulgação e valorização do IFTM Campus Uberlândia.

GEB-Vida

Estudantes participam de ciclo de palestras promovidas pelo NAPNE

O GEB-Vida, Grupo de Estudos sobre Bullying, Violência e Relações interpessoais, é formado por alunos do Instituto que, orientados pelo NAPNE, objetivam a realização de estudos sobre temas de violência, bullying, cyberbullying e das relações interpessoais para promover ações voltadas para a eliminação destas práticas e colaborar para a formação da educação voltada para a convivência com a diversidade e práticas de inclusão. Desta forma, para um resultado em longo prazo, o objetivo do trabalho é também contribuir para a formação dos alunos como cidadãos compromissados com a sociedade, com a ética, promovendo a paz e o bem comum da população.

VEM AÍ...

Professores e servidores realizam palestras, discussões e reflexões relacionadas aos temas de violência e relacionamentos interpessoais. Estes estudantes, que planejaram e organizaram a Recepção Cidadã de 2011, preparam-se para selecionar os planejadores e organizadores da Recepção Cidadã de 2012, para que os objetivos sejam alcançados, promovendo-se um trabalho efetivo contra a violência na Instituição.


Unidade I

Unidade II

Faz. Faz. Sobradinho Sobradinho S/N S/N Zona Zona Rural Rural (34)3233-8800 (34)3233-8800

Av. Av. Blanche Blanche Galassi, Galassi, 150 150 Bairro Bairro Altamira Altamira (34)3221-4800 (34)3221-4800

Curso Técnico - Informática (integrado ao ensino médio)

Curso Técnico - Meio Ambiente (concomitante ao ensino médio)

Curso Técnico - Agropecuária (integrado ao ensino médio) Curso Técnico - Agroindústria (concomitante ao ensino médio)

Curso de Graduação - Licenciatura em Computação

Curso Técnico - Agropecuária (concomitante ao ensino médio) Curso Técnico - Informática (concomitante ao ensino médio)

Curso de Graduação - Tecnologia em Sistemas para Internet

Curso de Graduação - Engenharia agronômica Curso de Graduação - Tecnologia em Alimentos

Curso de Graduação - Tecnologia em Logística

www.iftm.edu.br/uberlandia

AGENDA DO CAMPUS

D 7 14 21 28 15 20 25

S 1 8 15 22 29

AGOSTO Q T Q 2 3 4 9 10 11 16 17 18 23 24 25 30 31

S 5 12 19 26

Feriado - Nª Senhora da Abadia Dia letivo Término de inscrições - 12ª Feira de Conhecimentos e IV Mostra Científica 31 Feriado - Aniversário de Uberlândia

S 6 13 20 27

D

S

4 11 18 25

5 12 19 26

7 9 a 14 10 26 a 30

SETEMBRO T Q Q 1 6 8 7 13 14 15 20 21 22 27 28 29

S 2 9 16 23 30

S 3 10 17 24

Feriado - Declaração da Independência Avaliações trimestrais (cursos técnicos integrados) Dia letivo Apresentações de estágio


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.